17 agosto 2006

Entregues mais quatro casas a vítimas dos incêndios




Na passada sexta-feira, 11 de Agosto, foram entregues mais quatro casas às vítimas dos incêndios do último Verão. Uma das habitações foi entregue a uma família de Valongo, Casal dos Bernardos, e as restantes três em Lagoa de Santa Catarina e Fonte Fria freguesia da Freixianda.
A entrega das novas habitações só foi possível graças a uma parceria entre a Cáritas e a Câmara Municipal de Ourém com o objectivo de resolver os casos mais dramáticos resultantes da destruição da primeira habitação nos incêndios do verão passado.
O presidente da Câmara Municipal de Ourém, David Catarino, agradeceu o apoio por parte das várias entidades envolvidas neste projecto. "Quero agradecer à Caritas, ao Banco Espírito Santo e à Gulbenkian pelo apoio prestado." O presidente lamentou ainda o atraso na entrega das habitações mas salientou que a espera "valeu a pena". "Há um ano a desgraça bateu às vossas portas mas fica aqui a ajuda possível." Catarino não quis deixar de alertar a população portuguesa para a necessidade de permanecer "atenta e vigilante" afim de evitar "tragédias deste tipo".
O presidente da Cáritas portuguesa, Eugénio da Fonseca, fez questão de salientar o espírito solidário da população portuguesa que "levantou este monumento". O presidente agradeceu a ajuda dos construtores da região, do BES e das irmãs dominicanas que no seu colégio juntaram cerca de seis mil euros. Eugénio da Fonseca salientou o carácter solidário do poder local, dizendo que sozinho ninguém consegue fazer nada. "As boas condições desta nova habitação não vão, no entanto, atenuar a dor psicológica que estas pessoas sentem" referiu Eugénio da Fonseca. Este responsável lamentou ainda o facto de ser natural em Portugal a chegada da época de incêndios. "No nosso país já se tornou banal a abertura da época de fogos quase como a época balnear, isto é lamentável".
Além da presença destes responsáveis destaca-se ainda a presença dos presidentes das juntas de freguesia afectadas e dos respectivos párocos que benzeram as novas habitações.
Filipa Ferreira

Sem comentários: