17 agosto 2006

Família Neto em convívio

São Neto de nome. Mas já são mais que netos. São netos, primos, tios, bisnetos, irmãos e encontraram-se a 14 de Agosto, na Conceição.
José Esteves tentou reunir, toda a família descendente de António da Fonseca Neto, que nasceu em 1859 e faleceu com 83 anos, natural de Carcavelos de Baixo, freguesia do Olival.
"Ao fazermos a festa no largo da capela podemos dizer que o patriarca também está presente", diz José Esteves, um dos cinco organizadores da iniciativa, frisando, com orgulho, que este "1.º Encontro da Família Neto reuniu quase 200 netos, bisnetos, trinetos e quatranetos".
"No total somos 239, mais os que se juntaram, casando com netos e netas, seremos nesta altura 322", pode ler-se no livro com a árvore genealógica da família, que foi distribuído durante a festa.
Vieram de longe, muitos são emigrantes no Canadá, Luxemburgo, França, Brasil e até no Bahrain.participaram na eucaristia celebrada na capela da Conceição e realizaram o convívio no largo da capela. Ali, ao lado, no cemitério está sepultado o patriarca da família: António da Fonseca Neto.
Há dois anos que José Esteves prepra este encontro realizando, por isso pesquisa sobre a família. Com ele, os primos Adelino Fonseca, Manuel Lopes, Manuel Ferreira e Carlos Rodrigues colaboraram na organização deste primeiro evento que pretende realizar-se mais vezes, futuramente.
Para melhorar a comunicação entre a família, José Esteves está a pensar fazer um ‘site’ na internet, que terá a história da família e servirá para as novas gerações comunicarem e trocarem ideias. Por isso, o próximo encontro poderá ser marcado ‘on-line’ e todos saberão ao mesmo tempo, onde quer que estejam a visualizar a página.

Sem comentários: