27 julho 2006

Quanto custa......um banho de piscina?


Para acabar de vez com as teimas, o NO foi saber os preços das piscinas na região e o que têm elas para oferecer para além do tradicional mergulho


São velhas as questões levantadas com os preços das piscinas municipais de Ourém. A polémica volta à ordem do dia, agora que é Verão e apetece estar dentro de água. Os responsáveis pelos ATL’s procuram, nesta altura, encontrar formas de ocupar crianças e jovens e uma delas passa pelas piscinas. O problema é quando se começa a fazer contas. É aí que surgem casos caricatos como o que envolve as crianças do ATL de Rio de Couros cujos responsáveis, depois de terem contactado a Verourém, ficaram a saber que não teriam descontos nas entradas das piscinas e por isso, resolveram ir com a criançada até às piscinas do vizinho concelho de Alvaiázere onde cada criança paga apenas 50 cêntimo e adulto 75, para permanecerem o dia todo a chapinhar.
É a própria funcionária do ATL de Rio de Couros que nos conta como contactou a Verourém, tendo-lhe sido dito que não havia descontos mas que, se assim o entendessem, poderiam sempre enviar uma carta à Câmara solicitando apoio. Acontece que já então era conhecido o parecer negativo que havia sido dado ao Jardim Infantil que, à semelhança de anos anteriores também havia solicitado apoio. Neste caso, contam-nos os responsáveis da Associação de Pais deste Jardim que apresentaram o ofício, à semelhança do que tem sucedido em anos anteriores. Há dois anos a resposta foi favorável e foi concedido o acesso às crianças. No ano passado as coisas foram diferentes com a atribuição de um subsídio à Verourém para que os miúdos pudessem entrar. Este ano, nada. É assim que um dos responsáveis da Associação de Pais ligado ao CEF trata de abrir as portas da piscina, gratuitamente aos jovens do Jardim Infantil que aí se deslocam em carrinhas da instituição e noutras emprestadas por clubes.
Mais caricata é a deslocação dos jovens de Rio de Couros que foram mesmo no autocarro da Câmara de Ourém para as piscinas de Alvaiázere. É que a distância a percorrer para a cidade de Ourém ou para Alvaiázere é, sensivelmente a mesma e os preços no concelho vizinho justificam a escolha. Dizem os responsáveis de Rio de Couros que se o autocarro fosse cedido gratuitamente para a deslocação a Ourém ainda se pensaria mas pagando o mesmo, que é como quem diz 39 cêntimos o km, a escolha recai pelo (muito) mais barato.
Para acabar de uma vez com as teimas, o Notícias de Ourém pediu as tabelas de preços de entradas em piscinas aqui há volta. E há um pouco para todos os bolsos embora as diferenças já não sejam tão grandes como há uns tempos atrás. Aliás, quando o calor apertar mais, a melhor opção, em termos de preços, parece ser mesmo Alvaiázere. Mais, falam-nos da existência de um regulamento afixado ali que aufere gratuitidade de entradas a colectividades sem fins lucrativos e esse é o próximo passo a dar pelo ATL de Rio de Couros que está a preparar o envio de um ofício para a Câmara de Alvaiázere, solicitando essa gratuitidade.
De resto, onde as diferenças se sentem mais é no aluguer de pistas pelas colectividades que, na maioria dos casos anda entre os 5 e os 7 euros à hora e em Ourém, chega aos 20, quando se trata de adultos. Instado a comentar esta situação o presidente da Câmara de Ourém começa diz não comentar porque se trata das opções de cada município. Afirma ainda que as entradas não pagam a manutenção dos equipamentos e considera que as pessoas devem ser livres de fazer as suas escolhas e procurar as soluções que melhor lhes convier. De qualquer modo diz que a Câmara está a fazer uma reavaliação desta questão. Esperemos que o trabalho que publicamos hoje possa dar uma «ajudinha» nessa reavaliação.
Tabelas de preços
Face à polémica instalada, pedimos tabelas de preços a vários municípios à volta de Ourém, com piscinas municipais. Alguns enviaram-nos tabelas simples que não levantam dúvidas. Outras têm tabelas bem mais complexas a exigirem ser analisadas. Aqui ficam os resultados, para acabar com as teimas. Agora é só fazer contas e escolher. De referir ainda que o NO pediu tabelas também das piscinas da Batalha mas até à hora do fecho desta edição não nos chegou qualquer informação.
Ourém
Crianças até aos 6 anos (inclusive) – grátis
7 a 14 anos - 1 hora = 1euro; horas seguintes = 50 cêntimos cada
Mais de 14 anos: 1 hora = 1,5 euros; horas seguintes = 50 cêntimos cada
Cartão com banda magnética – 4 euros
Aluguer de pista por colectividade: até 6 anos (8 a 15 utentes) – 10 euros; mais de 7 anos (8 a 15 utentes) – 20 euros
Outros utentes
Alunos do pré-escolar e 1º ciclo (período lectivo) – suportado pela autarquia
Outros estabelecimentos ensino e associações desportivas, também durante o período lectivo – sujeito a protocolos com a autarquia.
Alvaiázere
Para quem as não conhece, da Câmara de Alvaiázere recebemos anexo às tabelas de preços a tipologia das piscinas. Trata-se de duas, uma para adultos outra para crianças com dimensões de, a grande 25 metros de comprimento por 12 de largura e 0,90 a 3,5 metros de profundidade. A das crianças tem 15 metros de comprimento por 8 de largura e a profundidade é de 0,70 metros.
Os preços, como já dissemos, não são à hora mas sim ao dia (quem sai tem que comprar nova entrada). As crianças com menos de 6 anos não pagam, dos 6 aos 14 anos pagam 50 cêntimos e a partir dos 14 e adultos 75 cêntimos. Acresce-se que os portadores de cartão jovem têm 10% de desconto Funcionam todos os dias excepto à segunda-feira que é dia de manutenção. Dão acesso a restaurante-bar e esplanada. De momento, informam, não há protocolos com associações sendo que os casos apresentados são estudados um a um.
Ferreira do Zêzere
Até aos 6 anos – gratuito
Dos 7 aos 14 anos: de segunda a sexta-feira –65 cêntimos; aos sábados, domingos e feriados 0,81 cêntimos.
Mais de 14 anos: de segunda a sexta-feira – 1,08 euros; aos sábados, domingos e feriados – 1,35 euros.
Cartão com 20 entradas (todos os dias): dos 7 aos 14 anos – 11,91 euros; mais de 14 anos – 17,33 euros.
Entroncamento
Até 3 anos, inclusive – grátis
Dos 4 aos 8 anos, inclusive, acompanhados:
Uma hora = 51 cêntimos; 10x1H = 4,09 euros; 20x1H = 6,14 euros; 3H (só no Verão) = 1,02 euros; dia inteiro (só no Verão) = 2,05 euros.
Dos 9 aos 17 anos e mais de 60: Uma hora = 1,02 euros; 10x1H = 9,21 euros; 20x1H = 15,35 euros; 3H (só no Verão) = 1,53 euros; dia inteiro (só no Verão) = 2,56 euros.
Dos 18 aos 59 anos: Uma hora = 1,53 euros; 10x1H = 14,32 euros; 20x1H = 24,55 euros; 3H (só no Verão) = 2,05 euros; dia inteiro (só no Verão) = 3,07 euros.
Utilização colectiva – pista/hora (só no Inverno) – 14,32 euros;
Utilização colectiva por associações desportivas – pista/hora (só no Inverno) – 7,16 euros;
Férias desportivas – 12,28 euros
Cartão jovem – 20% desconto
Funcionários do município do Entroncamento – 25%;
Aquisição cartão/ inscrição – 8,70 euros; renovação inscrição (anual) – 6,14 euros; 2ª via cartão – 3,58 euros; Cartão de clube – 2,56 euros; aluguer de cartão – 0,51 euros
Tomar
Escola de Natação
Dos quatro aos dezassete anos, inclusivé e a partir dos sessenta anos:
Taxa de inscrição (anual) – 7 euros
Aulas de natação /mensalidade para uma aula por semana – 15 euros; duas aulas por semana – 20 euros; três aulas por semana) – 25 euros
Desconto de família (família directa) - 20 %
Dos dezoito aos cinquenta e nove anos, inclusive:
Taxa de inscrição (anual) – 8 euros
Aulas de natação /mensalidade: uma aula por semana – 20 euros ; duas aulas por semana – 25 euros; três aulas por semana – 30 euros
Desconto de família (família directa) - 20 %
Adaptação ao meio aquático para bebés
Taxa de inscrição (anual) – 7 euros
Aulas / mensalidade para uma aula por semana – 18 euros; para duas aulas por semana – 25 euros
Desconto de família (família directa) - 20 %
Serviços de Hidromassagem, Sauna
ou Banho Turco
Aluguer individual de um equipamento (trinta minutos) – 3 euros
Aluguer de um dos equipamentos (trinta minutos) – máximo duas pessoas - 5 euros
Aluguer de um dos equipamentos (trinta minutos) – máximo quatro pessoas - 8 euros
Aluguer individual (trinta minutos) de banho turco e hidromassagem ou sauna e hidromassagem - 5 euros
Aluguer do espaço (uma hora) – máximo 6 pessoas - 20 euros
Aluguer do espaço (uma hora e trinta minutos) – máximo seis pessoas - 30 euros
Regime livre
Até aos cinco anos, inclusive: Inscrição anual - 7 euros
Utilização em regime livre desde que acompanhado por um adulto com entrada paga (até 2 crianças por cada adulto) - grátis
Dos seis aos dezassete anos, inclusive e a partir dos sessenta anos
Taxa inscrição anual - 7 euros
Uma hora - 2 euros
Dez períodos de uma hora - 17 euros
Duas horas - 2,50 euros
Cartão de livre trânsito mensal (uma hora de regime livre por dia e uma sessão de trinta minutos de sauna, de hidromassagem ou de banho turco por semana) - 30 euros
Dos dezoito aos cinquenta e nove anos, inclusive
Inscrição anual - 8 euros
Uma hora - 2,20 euros
Dez períodos de uma hora - 19 euros
Duas horas - 2,50 euros
Cartão de livre trânsito mensal (uma hora de regime livre por dia e uma sessão de sauna, de hidromassagem ou de banho turco por semana) - 35 euros
Aluguer de espaços nas piscinas por períodos de 45 minutos:
- Associações em geral cujo espaço utilizado seja para realizar actividades de jardins de infância, estabelecimentos de ensino, ATL´s e equiparados:
Uma pista da piscina de 25 metros por período - 7 euros Uma pista dos tanques de aprendizagem - 7 euros
- Associações com atletas de natação federados com participação no quadro competitivo regional ou nacional:
Uma pista da piscina de 25 metros - 7 euros
Uma pista dos tanques de aprendizagem - 7,50 euros
- Associações Desportivas com atletas federados e entidades sem fins lucrativos:
Uma pista da piscina de 25 metros - 11 euros
Uma pista do tanque de aprendizagem - 11 euros
- Entidades com fins lucrativos:
Uma pista da piscina de 25 metros por período - 20 euros
Uma pista do tanque de aprendizagem - 20 euros
Cartões
Segunda via - 4 euros
Outras actividades
Classes Especiais (Viver em Movimento, Férias Desportivas, Cursos de Verão, etc.)
Inscrição anual (caso a actividade seja anual) - 5 euros
Uma aula - 2,10 euros
Bilhetes de grupo (festas de aniversário e outras organização ou entidades)
Dos quatro aos dezassete anos, inclusive e a partir dos sessenta anos: uma entrada de uma hora na piscina - 1,25 euros; dos dezoito aos cinquenta e nove anos, inclusive - Uma entrada de uma hora na piscina - 1,50 euros
Sala de Massagens
Aluguer da sala - Uma hora - 4 euros; Um período de cinco horas - 15 euros; Um período de seis a dez horas - 20 euros
Salas de Actividades Físicas: aluguer da sala - uma hora, para aluguer pontual - 10 euros; uma hora, para aluguer regular - 6 euros.
Squash
Uma hora de utilização do court até às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados 6 euros; Uma hora de utilização do court até às 18 horas e aos sábados, domingos e feriados para torneios e programas - 4 euros; Uma hora de utilização do court partir da 18 horas - 7 euros; uma hora de utilização do court a partir das 18 horas - 6 euros
Cursos de Squash
Cursos de 8 horas - 25 euros
Cursos de 12 horas - 35 euros
Torneios - 10 euros
Aluguer de material por hora:
uma raquete - 2 euros; bolas – 1 euro; óculos de protecção - grátis
Outros serviços (filmagens subaquáticas,cursos e outros)
Uma hora - 10 euros
Torres Novas
Escola de Natação
Dos 4 aos 17, inclusive e a partir dos 60 anos: Taxa de inscrição (anual) - 5 euros
Aulas de natação/ mensalidade: uma aula por semana - 12 euros; duas aulas por semana - 20 euros; três aulas por semana - 25 euros; uma aula por semana com direito a uma sessão de trinta minutos de sauna, hidromassagem ou banho turco por semana - 15 euros; duas aulas por semana com direito a uma sessão de trinta minutos de sauna ou hidromassagem ou banho turco por semana - 25 euros.
Dos 18 aos 59 anos, inclusive: taxa de inscrição (anual) - 6 euros
Aulas de natação/ mensalidade - uma aula por semana 20 euros; duas aulas por semana - 25 euros
Aulas de natação (mensalidade para três aulas por semana) - 27,50 euros; uma aula por semana com direito a uma sessão de sauna, hidromassagem ou banho turco por semana - 25 euros; duas aulas por semana com direito a uma sessão de sauna, hidromassagem ou banho turco por semana - 30 euros
Adaptação ao meio aquático para bebés
Taxa de inscrição (anual) - 5 euros
Aulas / mensalidade - uma aula por semana - 16 euros; duas aulas por semana - 25 euros
Serviços de Hidromassagem, Sauna
ou Banho Turco
Trinta minutos - 3 euros
Uma hora - 5 euros
Dez períodos de trinta minutos - 25 euros
Serviços mistos
Regime livre na piscina, Hidromassagem, banho turco e sauna (duas horas) - 5 euros
Regime livre na piscina (trinta minutos) e uma sessão de trinta minutos de sauna, hidromassagem ou banho turco - 3,50 euros
Cartão de fim-de-semana (inclui duas entradas de uma hora em regime livre na piscina e uma sessão de trinta minutos de sauna, de hidromassagem ou de banho turco) - 4 euros
Cartão de livre trânsito especial (dá direito a 1 hora diária de utilização de regime livre, de hidromassagem, de banho turco ou de sauna) - 30 euros
Regime livre
Até aos cinco anos, inclusive, desde que acompanhado por um adulto com entrada paga - grátis
Dos seis aos dezassete anos, inclusive e a partir dos sessenta anos - Uma hora - 1,50 euros; Dez períodos de uma hora - 12 euros; Três horas - 3 euros; Dez períodos de três horas - 25 euros; Um dia - 4 euros; Cartão de livre trânsito mensal (uma hora de regime livre por dia e duas sessões de trinta minutos de sauna, de hidromassagem ou de banho turco por semana) - 25 euros
Dos dezoito aos cinquenta e nove anos, inclusive:
Uma hora - 2 euros
Dez períodos de uma hora - 16 euros
Três horas - 4 euros
Dez períodos de três horas - 35 euros
Um dia - 5 euros
Cartão de livre trânsito mensal (uma hora de regime livre por dia e duas sessões de sauna, de hidromassagem ou de banho turco por semana) - 30 euros
Outras modalidades/especialidades de piscina
Taxa de inscrição (anual) - 6 euros
Aulas /mensalidade para uma aula por semana - 18 euros; para duas aulas por semana - 25 euros
Aluguer de espaços
- Jardins de infância, ATL´s, escolas e outras instituições públicas:
Uma pista da piscina de 25 metros por período de 45 minutos - 5 euros
Uma pista do tanque de aprendizagem - 4,50 euros
- Associações Desportivas com atletas federados e entidades sem fins lucrativos:
Uma pista da piscina de 25 metros por período de 45 minutos - 8 euros
Uma pista do tanque de aprendizagem por período de 45 minutos - 7 euros
- Entidades com fins lucrativos:
Uma pista da piscina de 25 metros por período de 45 minutos - 20 euros
Uma pista do tanque de aprendizagem por período de 45 minutos - 16 euros
Cartões
Emissão - 3,50 euros; Segunda via - 5 euros
Outras actividades
Classes Especiais (Férias Desportivas, Cursos de Verão, etc.): uma aula - 2 euros/pessoa
Bilhetes de grupos (festas de aniversário e outras organizações ou entidades):
Dos quatro aos dezassete anos, inclusivé e a partir dos sessenta anos: uma entrada de uma hora na piscina - 1,25 euros/pessoa.
Dos dezoito aos cinquenta e nove anos, inclusivé: uma entrada de uma hora na piscina - 1,50 euros/pessoa.
Formação
Aluguer da sala de formação
Uma hora, de segunda a sexta-feira - 10 euros
Um período de cinco horas, de segunda a sexta-feira - 40 euros
Uma hora, aos sábados, domingos ou feriados - 12 euros
Um período de cinco horas, no sábado, domingo ou feriado - 48 euros
Um fim-de-semana - 100 euros
Sala de Massagens
Aluguer da sala: uma hora, de segunda a sexta-feira - 5 euros; uma hora, aos sábados, domingos ou feriados - 7,50 euros; um período de cinco horas, de segunda a sexta-feira - 20 euros; um período de cinco horas, aos sábados, domingos ou feriados - 30 euros
Aluguer da Sala de Aulas de Grupo
Aluguer da sala: Uma hora, de segunda a sexta-feira - 25 euros; Uma hora, aos sábados, domingos ou feriados - 30 euros; Um período de cinco horas, de segunda a sexta-feira - 100 euros
Um período de cinco horas, aos sábados, domingos ou feriados - 120 euros
Musculação,
Cardio-Fitness
Taxa de inscrição (Anual) - 5 euros; Mensalidade para duas aulas por semana - 20 euros; para três aulas por semana - 25 euros; para cinco aulas por semana - 35 euros
Aulas de Grupo
Taxa de inscrição (Anual) - 5 euros:mensalidade para duas aulas por semana - 20 euros; para três aulas por semana - 25 euros; para cinco aulas por semana - 35 euros
Outros serviços (filmagens subaquáticas, cursos e outros): uma hora - 10 euros
Alcanena e Minde
Taxas na época normal
Banho (sábados, domingos e feriados) - 1,70 euros
Banho (semana) - 1,50 euros
Taxas na época de Verão
Banho (sábados, domingos e feriados) - 2,10 euros
Banho (semana) - 1,70 euros
Cartões - Vinhetas:
Custo do - 3,40 euros
Custo do cartão para reformados residentes no Concelho:
- com reforma igual ou inferior à reforma mínima do regime geral - gratuito;
- com reforma superior à reforma mínima do regime geral mas inferior ao salário mínimo nacional, têm direito a 50% de desconto, sendo o custo do cartão 1,70 euros.
Vinhetas
Época normal
Vinheta do 1º. cartão - 9 euros; do 2º. - 6,90 euros; do 3º. e seguintes - 4,60 euros
Vinhetas para reformados residentes no Concelho:
- com reforma igual ou inferior à reforma mínima do regime geral - gratuito;
- com reforma superior à reforma mínima do regime geral mas inferior ao salário mínimo nacional, têm direito a 50% de desconto dos valores indicados anteriormente, sendo: vinheta do 1º. cartão - 4,50 euros; do 2ª. - 3,50 euros; do 3º. e seguintes - 2,30 euros
Época de Verão
Vinheta do 1º. cartão - 17,40 euros; do 2º. - 13 euros; do 3º. e seguintes - 9 euros
Vinhetas para reformados residentes no Concelho:
- com reforma igual ou inferior à reforma mínima do regime geral – gratuito;
- com reforma superior à reforma mínima do regime geral mas inferior ao salário mínimo nacional, têm direito a 50% de desconto dos valores indicados anteriormente, sendo: vinheta do 1º. cartão - 8,70 euros; do 2ª. - 6,50 euros; do 3º. e seguintes - 4,50 euros.
Os reformados portadores do Cartão 65 que não sejam abrangidos pelo ponto 3 anterior têm direito à redução de 10% nos preços de acesso às Piscinas Municipais, independentemente da sua residência, pagando os seguintes valores Taxas na época normal: Banho (sábados, domingos e feriados) - 1,50 euros; Banho (semana) - 1,40 euros
Taxas na
época de Verão
- Banho (sábados, domingos e feriados) - 1,90 euros; Banho (semana) - 1,50 euros
Cartões - Vinhetas:
- Custo do cartão - 3,10 euros
- Época normal: vinheta do 1º. Cartão - 8,10 euros; do 2ª. - 6,20 euros; do 3º. e seguintes - 4,10 euros
- Época de Verão: Vinheta do 1º. cartão - 15,70 euros; do 2º. - 11,70 euros; do 3º. e seguintes - 8,10 euros
Leiria
Horário do Complexo Municipal de Piscinas de Leiria: Segunda-feira a sexta-feira: 7h00 – 22h00; Sábados: 8h00 – 18h30; Domingos: 8h30 – 13h00
Encerramento em Agosto para intervenções de manutenção
Entradas individuais
Menos de 14 anos c/Cartão Jovem - 1,40 euros
Mais de 65 Anos - 1,40 euros
Menos 14 anos - 1,80 euros
Mais 14 anos - 1,80 euros
Forças de segurança, militares e protecção civil - 1,30 euros
Pack 10 entradas
Mais de 14 anos - 16,20 euros
Menos de 14 anos - 12,60 euros
Pack 20 entradas
30,60 euros
Pack 30 entradas
45,00 euros
Pistas
Clubes: Aulas de 45 minutos - 13,30 euros; Competição /45 minutos - 13,30 euros
Escolas: 45 minutos - 13,30 euros
Outros /45 minutos - 21 euros
Espaço aquático de 5X5 metros /45 minutos - 3,50
Espaço aquático de 5X10 metros /45 minutos - 7 euros
Espaço aquático de 5X12,5 metros /45 minutos – 9 euros
Espaço aquático de 5X15 metros /45 minutos - 10,50 euros
Eventos - Mediante orçamento
Serviços
Ludoteca sem enquadramento técnico – entidades - 45 minutos - 7,50 euros
Ludoteca com enquadramento técnico – entidades - 45 minutos – 15 euros
Ludoteca com enquadramento técnico - utilização individual - 45 minutos - 0,75 euros
Sala de exercício - mensalidade para utilização individual – 45 minutos – 15 euros
Ginásio 2 - 45 minutos – 25 euros
Gabinetes r/c - utlilização pontual – hora – 10 euros
Gabinetes - 1º piso - utlilização pontual – hora - 15,00
Prestação de serviços administrativos a entidades – Mensal – 100 euros
Inscrição e activação no sistema de gestão de utentes – 10 euros
Estão isentos do pagamento de entrada individual os cidadão portadores de deficiência e as crianças até 3 anos inclusive, quando acompanhados por utente acompanhante que pague a sua utilização e os associados das Obras Sociais da CML;
Os utentes em regime de utilização livre que se inscrevam em classes parametrizadas em horário não nobre (07H30 - 16H00) beneficiam de um desconto de 50% nos preços de utilização individual dos planos de água. Este desconto produzirá efeito no valor a debitar na conta corrente de cada utente após a utilização.
As entidades que solicitem pistas para classes parametrizadas em horário não nobre beneficiam de desconto nos preços de utilização de pista, conforme tabela infra. Estes descontos devem-se reflectir nos preços cobrados pelas entidades aos seus utentes pela prestação do serviço.

Desconto para pistas/entidades
Dias úteis entre as 07H30 e as 10H00 e as 12H30 e as 15H15 - 30%
Dias úteis entre as 21H15 e as 22H00 e 09H00 e as 13H00 - 20%
Sábado entre as 13H00 e as 18H00 - 30%
Maceira e da Caranguejeira
Horário das Piscinas Municipais da Maceira e da Caranguejeira:
Segunda-feira a sexta-feira: 8h30 – 13h00; 14h30 – 22h00; Sábados: 8h00 – 12h30; 14h00 – 18h00; Domingos: 9h00 – 13h00 - Encerramento para intervenções de manutenção: Julho (PM Caranguejeira) e Agosto (PM Maceira)
Caranguejeira
Mais de 14 anos – 1,20 euros
Menos de 14 anos – 0,80 euros
Mais de 14 anos c/ cartão jovem – 90 cêntimos
Menos de 14 anos c/ cartão jovem – 60 cêntimos
Entrada Ind. forças de segurança, militares e protecção civil – 90 cêntimos
Caderneta
de 10 entradas
Mais de 14 anos – 10,25 euros
Menos de 14 anos – 7,10 euros
Mais de 14 anos c/ cartão jovem – 7,50 euros
Menos de 14 anos c/ cartão jovem – 5,40 euros
Pistas
Clubes: aulas e competição – 10,75 euros
Escolas: públicas – 10,75 euros; privadas – 23,60 euros
LEIRISPORT Actividades: «viver activo» - 10,75; «saber nadar» 14,15 euros
ISS – 10,75 euros
Eventos – 16,90 euros
Outros – 23,60 euros
Maceira
Mais de 14 anos – 1,20 euros
Menos de 14 anos – 0,80 euros
Mais de 14 anos c/ cartão jovem – 90 cêntimos
Menos de 14 anos c/ cartão jovem – 60 cêntimos
Entrada Ind. forças de segurança, militares e protecção civil – 90 cêntimos
Caderneta
de 10 entradas
Mais de 14 anos – 10,25 euros
Menos de 14 anos – 7,10 euros
Mais de 14 anos c/ cartão jovem – 7,50 euros
Menos de 14 anos c/ cartão jovem – 5,40 euros
Os preços previstos nas tabelas para entradas individuais de forças de segurança, miltares e protecção civil são aplicáveis a elementos dos quadros da PSP, GNR, Polícia Judiciária, Serviços Prisionais, Bombeiros Voluntários, Cruz Vermelha Portuguesa e militares dos três ramos das forças armadas. Os utentes deverão fazer prova da sua condição mediante entrega de cópia do seu cartão no acto de inscrição.

Idosos de Fátima em convívio



Trezentos idosos da freguesia de Fátima reuniram-se no habitual convívio anual, a 21 de Julho. A iniciativa da Associação Centro de Dia da freguesia de Fátima junta maiores de 65 numa tarde de alegria e conversa. Aos 37 em Centro de dia, juntam-se ourtros.
Os mais velhos vêm de autocarro, das diferentes localidades da freguesia desde a Moita Redonda à Giesteira. Participaram na eucaristia, celebrada na capela de Boleiros, pelo padre Rodrigo e já no salão entre o lache convívio tiveram a oportunidade para conversar, rir e dançar: Para muitos este é um dos momentos do ano em que convivem com outras pessoas da mesma idade, da freguesia. Cada vez participam mais pessoas, salienta a responsável da Associação Centro de Dia da freguesia de Fátima, Teresa Oliveira.
Este evento já faz parte da agenda dos mais velhos. Na última quinzena de Julho é certo o convívio. Para divulgar junto dos velhos, esta tarde, foram distribuídos panfletos nos cafés e associações das diferentes localidades da freguesia. Depois, no domingo anterior ao convívio, os sacerdotes lembraram, no final da eucaristia, do encontro.
Entre uma conversa e outra, entre um pastel e um bolinho, a animação musical dos "Esfaguntados" garantiu alegria para o resto da tarde, com um pezinho de dança.
Para concretizar esta festa para os idosos, uma equipa de 17 funcionárias do centro de Dia além de seis voluntárias confeccionaram bolos e pastéis além das carnes que foram assadas por dois funcionários da Junta de freguesia de Fátima. Mas, salienta Teresa Oliveira, toda a comunidade apoiou esta iniciativa com a cedência do espaço do salão e com o transporte.

Colégio São Miguel ganha prémio com investigação sobre cogumelos

O colégio de São Miguel ganhou o "Ciência na escola" num projecto que envolve os cogumelos e, mais precisamente as trufas.
"As trufas com tal valor económico serão um grade pólo de desenvolvimento, uma mais valia para a região", afirmou o professor Álvaro Madureira, num encontro com os jornalistas.
Se o projecto vingar, as trufas, utilizadas, habitualmente, na alta cozinha, proporcionarão a subsistência de famílias e da população desta zona serrana. Aqui, apesar de existirem, não são um fungo apreciado na cozinha e rentável economicamente, em Espanha são vendidos.
O colégio ganhou um prémio nacional mas a pesquisa e investigação, em matéria de fungos, vai continuar no próximo ano lectivo.
O responsável pelo projecto assinala também que estes fungos crescem próximo de carvalhos e azinheiras e que é necessário "cães" para ajudar na pesquisa. "Do ponto de vista ecológico é uma mais valia porque as pessoas da zona do parque (PNSAC) não repõem. Se houver um projecto económico, vão ter interesse na vegetação autóctone".
Primeira particular
a ganhar prémio
Foi a primeira escola particular a ganhar o prémio "Ciência na escola". com o seu trabalho ‘Micologia: Cogumelos e Trufas’. A entrega do prémio ocorreu dia 19 de Julho de 2006 numa cerimónia presidida pela Ministra da Educação, na sede da Fundação Ilídio Pinho no Porto, entidade que organizou o evento em associação com o Ministério da Educação e o Banco Espírito Santo.
Este projecto envolveu alunos das diferentes turmas do colégio além de professores e encarregados de educação. A estes juntaram-se os encarregados de educação que participaram em saídas de campo e recolha de trufas. Também os alunos do primeiro ciclo das escolas do Ajefátima tiveram a oportunidade
De participar em várias actividades experimentais de observação de fungos, dinamizadas pelos alunos do secundário.
Álvaro Madureira destacou a "grande capacidade de trabalho" dos alunos que além das experiências mostraram os trabalhos aos colegas.
Mais valias
"Isto só lhes traz mais valia – referiu o responsável do projecto – salientando que os alunos se empenharam imenso neste projecto.
Álvaro Madureira destacou também o facto da equipa da DREL – Direcção de educação que estiveram no colégio, numa visita, a comprovar os trabalhos do projecto.
Prémio
Além do diploma entregue a 19 de Julho, a uma comitiva de alunos e professores do colégio, pela mão da ministra da educação, o Colégio de São Miguel recebeu um prémio pecuniário de 12 500 euros que será convertido no projecto do núcleo de investigação de fungos.
Este projecto será desenvolvido em parceria com associações de Itália e Espanha para analisar o potencial económico dos cogumelos. Esta equipa terá 6 a 8 pessoas e incluirá um professor do primeiro ciclo.

Equipa:
Alunos:
5º Ano Turmas - A, B, C, D e E; 6º Ano Turmas - A, B, C, D e E; 7º Ano Turmas - A, B, C, D e E; 8º Ano Turmas - A, B, C, D e E; 9º Ano Turmas - A, B, C, D,E e F; 10º Ano Turmas - A,B e C; 11º Ano Turmas - A,B e C; 12º Ano Turmas - A e B; Clube do Ambiente; Clube de Desenho Técnico e Clube Multimédia
Professores:
Álvaro Madureira
Nuno Pedroso
Maria Madalena Silva
Patrícia Rosário
Idalina Salgueiro
Laurinda Serelha
Ana Maria Rafael
Gonçalo Pereira
António Santos
Hélder Magalhães
Paulo Figueira
Daniel Marques
Pais/Encarregados
de Educação
Mais informações sobre este projecto em http://www.csmiguel.pt/mico/

O Japão em Ourém



A ideia foi trazida pela Patrícia, do Brasil, onde existe uma especial atracção pela cultura nipónica. Patrícia Lopes nasceu no Brasil, filha de um oureense dos Tomaréis. Em Ourém conheceu a associação Auren e a ela se juntou. Rapidamente surge a ideia de mostrar, também por cá, um pouco dessa cultura. Assim nasce a Animeet que decorreu no passado fim-de-semana, no centro de negócios de Ourém. Exposição, filmes e workshops bem diferentes do que é usual ver-se em Ourém e até em Portugal onde já tem decorrido realizações do género mas de menor dimensão como nos explicou o presidente da associação, André Simões. Desde conhecer a banda desenhada japonesa, até aprender a trabalhar com os acessórios que lhe estão ligados ou fazer desenho digital e manual, encarnar personagens vestindo roupas ou fazendo os seus penteados e até mesmo fazer massagens de shiatsu ou aprender a dizer algumas palavras em workshop de iniciação linguística, um pouco de tudo foi possível fazer este fim-de-semana no Centro de Negócios onde, em paralelo, decorria também uma mini OCP.
O que é o quê?
Foram vários os workshops que permitiram aos interessados um melhor conhecimento da cultura nipónica.
Shiatsu
Massagem milenar de origem oriental, inicialmente praticada na antiga China e Índia. É uma das ramificações da medicina tradicional chinesa que trabalha com a pressão com os dedos em cima dos canais de energia do corpo, para equilibrar a sua energia vital.
Recomendado para problemas de coluna, stress, insónias, deficiência funcional dos órgãos e psicossomáticos como a depressão.
Cosplay
O cosplay apresenta várias tendências. Fatos mais ou menos elaborados mas todos feitos no sentido de alcançar a perfeição. No animeet foi analisada uma destas tendências: a construção de acessórios e armaduras.
Shotokai
O karate-do é uma forma de arte marcial japonesa que enfatiza as técnicas de defesa. O shotokai é caracterizado por ser um estilo muito fluido onde não existe competição por se considerar que esta desvirtua o estilo e objectivos do karate.
No animeet, para além de assistir a uma demonstração, houve oportunidade para aprender algumas técnicas de defesa pessoal.
Origami
É a arte de dobrar papel, criando figuras e objectos, que também pôde ser aprendida.
Manga
Trata-se de técnicas de desenho que pode ser aprendido nas vertentes digital e manual. No caso da manga manual, foi dada uma introdução aos conceitos base do desenho tradicional, criação de estudos e noções simples de equilíbrio e proporcionalidade.
De referir ainda um concerto, na sexta-feira à noite, com o grupo Carnille. Trata-se da única banda portuguesa com tendências de JRock e Visual-K.

Crianças da Atouguia com actividades durante todo o Verão




"Um por todos e todos por um" é o tema do projecto que durante os meses de Julho e Agosto junta idosos e crianças em actividades várias. Os miúdos estão de férias e o Centro social paroquial da freguesia de Atouguia proporciona-lhes actividades diferentes: passeios à praia, jogos exteriores, campo aventura, ida às piscinas, percurso nocturno pela localidade, passeio à Pia de Urso, visita ao estádio de Leiria e à Cuétara, passeios a Abrantes, Almourol, idas ao Mac Donald’s.
Estes 26 miúdos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, da freguesia de Atouguia podem assim ocupar o tempo de férias. Apenas quatro miúdos acabaram por não pernoitar no campo aventura.
Nesta noite que os miúdos passaram no campo aventura, foram os próprios pais que disponibilizaram as tendas e ajudaram na montagem nas mesmas. E à noite, acabaram por visitá-los.
Para alguns destes pequenos foi a primeira vez que dormiram fora de casa enquanto que outros já estão mais habituados. No entanto, organizado pelo Centro, esta foi a primeira vez que jantaram no centro e no dia seguinte, logo pela manhã, já estavam no local das actividades de ATL. No mês de Agosto, repetir-se-á a noite de acampamento e as actividades de ocupação de tempos livres nas férias culminarão com uma festa convívio que abrangerá toda a comunidade de Atouguia.
Monitores da freguesia
Presença importante nestas férias são os monitores. Jovens da freguesia, com idades compreendidas entre os 12 e os 16 anos. Quatro a seis adolescentes, inscritos no Instituto Português da Juventude. Eles ajudam nos "trabalhos manuais, preparam actividades para as crianças. Preparam e ajudam nas saídas" e "até trazem material de casa", dizem os responsáveis.
Durante o dia, os miúdos têm outras actividades em que participam com os idosos: carpintaria ou outros trabalhos manuais. "Acabam por mobilizar-se em comunidade" e promovem a autonomia de uns e outros, adiantam as responsáveis do projecto.
Nestas actividades juntam-se ainda outras instituições como a Comunidade vida e paz que faz alguns trabalhos ali e da Medicourém que acompanha em termos de saúde.
O objectivo destas actividades de férias é "valorizar o brincar" enquanto se educa as crianças. Os miúdos não vão permanecer os dois meses do tempo que duram as actividades. "Não sentimos que estamos a substituir a família, estamos a apoiá-los", dizem as responsáveis por este projecto.
A prioridade de inscrições é para os meninos da freguesia mas outros podem candidatar-se.
A equipa responsável é constituída por Lídia Jordão, Ana Ferreira, Sylvie Pereira, Carla Costa, Susana Boaventura, Arlete Veríssimo, Aida Martins e Deolinda Ferreira.

Noite na tenda

Daniel Bento, 5 anos, de Fontaínhas da Serra passou a 20 de Julho, uma noite fora de casa. Ele foi um dos participantes das actividades de ATL organizado pelo Centro social paroquial da freguesia de Atouguia e que incluiu uma noite na tenda, ali junto ao Centro.
Estava contente o miúdo que, com o irmão, ia dormir fora juntamente com os outros, mais de vinte ao relento, instalados em várias tendas. "Foi fácil", afirmou, quando questionado sobre a dificuldade de pedir aos pais para ficar uma noite fora de casa. E ele já esta habituado a dormir na tenda, com os pais e o irmão, quando fazem campismo.

"Gosto muito"
Daniela Pereira, 14 anos, residente no Murtal é uma das monitoras desta quinzena. Resolveu inscrever-se para "estar ocupada, para se divertir e conhecer coisas e pessoas novas".
Nesta quinzena, ela receberá um subsídio de 60 euros. Ainda que sem usufruir de rendimentos, esta jovem vai estar três semanas nestas actividades porque "gosto muito".
Daniela já está habituada às lides de tendas e noites no campo, porque é escuteira. Gosta particularmente dos miúdos que, "são simpáticos e gostam de brincar".
Para a noite no acampamento, os monitores tinham preparados jogos e surpresas.

Valorlis nas praias, neste verão

A Valorlis vai estar nas praias da região, durante os meses de Julho e Agosto. Assim, uma equipa irá estar nas praias entre as 11h e as 18h, ao fim de semana, numa acção de sensibilização sobre a reciclagem. As actividades incluem jogos diversos para crianças e adultos: Mikado da reciclagem, Tangram da reciclagem, Puzzle gigante bem como pinturas faciais para os mais pequenos.
A equipa de animação vai estar presente em:
29 de Julho – Praia da Vieira
30 de Julho – Praia do Osso da baleia
5 de Agosto – Praia do Pedrógão
6 de Agosto - Praia da Vieira
12 de Agosto - Praia do Osso da baleia
13 de Agosto – Praia de São Pedro de moel
19 de Agosto – Praia da Vieira
20 de Agosto – Praia do Pedrógão

Pegadas dos Dragões nas Pegadas de dinossáurios

"As Pegadas dos Dragões", é o nome do espectáculo de teatro que tem estreia marcada para o dia 15 de Agosto, no Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios, localizada na Serra de Aire e Candeeiros, Bairro, Ourém, produzido pelo Fatias de Cá de Tomar (que está a legalizar um centro de produção em Ourém, sob a forma de Associação Cultural), com a parceria do Instituto de Conservação da Natureza, Câmara Municipal de Ourém, Região de Turismo Leiria/Fátima e a colaboração de vários grupos de teatro do Concelho de Ourém e do Natureza Moto Clube.
Na linha de Ursula le Guin, Tolkien ou JK Rowling, "As Pegadas dos Dragões" transporta-nos a uma realidade fantasiosa e fantástica onde os dragões convivem com os homens, a magia é quotidiana e os reis são aconselhados por homens sábios que dizem: "não faças nada por ser correcto ou ser digno de louvor ou ser nobre de fazer; não faças nada por parecer que é bom fazê-lo; faz apenas o que tiveres de fazer e que não possas deixar fazer."A peça tem a duração de 0h45 + jantar + 0h45 (18€ é o preço do bilhete). A estreia do espectáculo está marcada para o dia 15 de Agosto, pelas 18h18. Os espectáculos realizam-se novamente nos dias 18, 19 e 20, 25, 26 e 27 de Agosto .
O Fatias de Cá (criado em Tomar em 1979) tem 6 centros de produção teatral (Tomar, Barquinha, Chamusca, Constância, Coimbra e Lisboa) enquadrados pelo Fatias de Cá - Mãe. Enquanto Companhia de Teatro, desenvolve projectos de âmbito profissional e amador para o que conta com mais de 100 membros (entre permanentes, regulares e pontuais).
A designação "Fatias de Cá" inspira-se no nome de um doce conventual (Fatias de Tomar) cuja receita pode ser considerada uma metáfora do acto teatral: batem-se as gemas de ovos demoradamente até obterem um aspecto cremoso e uniforme e vão a cozer em banho-maria numa panela especial até ficarem com a consistência do pão que se fatia e frita-se em calda de açúcar.
A opção estética do Fatias de Cá assume três vertentes: o património, quer o construído quer o paisagístico, é entendido como um espaço teatral privilegiado tendo em conta o cenário natural que comporta; a partilha com o público de um momento de refeição é assumido como uma forma de sociabilização e de concentração no espaço-tempo convocado pelo espectáculo; o acto teatral é entendido como um momento que emocione e divirta.
O Fatias de Cá usa como lema uma frase atribuída a Galileu: Não resistir a uma ideia nova nem a um vinho velho. não resistir a uma ideia nova nem a um vinho velho

Notícias da Nersant: INOV EMPRESA já arrancou

A primeira acção do programa INOV EMPRESA arrancou no passado dia 20 de Julho.
Antes mesmo de ter início o primeiro módulo desta acção de formação, os representantes das empresas e os estagiários foram recebidos na Nersant para uma breve apresentação do projecto e algumas palavras de incentivo.
Os 12 formandos seleccionados nesta primeira fase do programa INOV EMPRESA vão agora, e ao longo de três meses, frequentar um curso na área de Gestão Comercial, período após o qual serão devidamente integrados nas empresas acolhedoras.
Os formandos estão já distribuídos por empresas do distrito sendo a Jerolin do Entroncamento, a Madeivilar de Vilar de Prazeres, Higialcanede de Alcanede, a Naxol de Almeirim e a Marouço de Alcanena algumas das participantes.
Anabela Carvalho, representante da empresa Goma Camps de Montalvo, e que vai acolher um dos formandos, referiu que a participação no programa INOV EMPRESA surgiu, simultaneamente, de uma necessidade da empresa e também da vontade de abraçar um projecto deste âmbito. As expectativas são elevadas, quanto ao desempenho do estagiário, podendo haver continuidade na empresa após o término dos 9 meses de estágio. Por seu lado, os futuros estagiários mostraram também uma elevada motivação e muita vontade de trabalhar. Apesar de alguns destes jovens se estarem agora a iniciar na vida profissional, grande parte dos candidatos aceites são desempregados de longa duração que procuram agora uma nova oportunidade de reintegração no mercado de trabalho. É o caso de Luís Silveira, licenciado em Design Industrial e que vai efectuar o seu estágio na Bindopor. Entre o desenvolvimento de projectos e o contacto directo com os clientes, Luís Silveira espera fazer um pouco de tudo de forma a ampliar os seus conhecimentos e adquirir mais valias que lhe permitam pensar numa estadia mais longa na empresa que agora o recebe.
A Nersant está, actualmente, a seleccionar os formandos que irão constituir a segunda turma, cuja formação e competências irá incidir na área da Higiene e Segurança no Trabalho.
O projecto INOV EMPRESA tem como objectivo o apoio à inserção em pequenas e médias empresas, de jovens com idade até aos 35 anos, com qualificações de nível superior em áreas críticas para a inovação e o desenvolvimento empresarial e destina-se a PME com actividade no sectores da indústria, comércio, serviços, construção e turismo, cujo CAE e critérios se enquadrem no projecto INOV EMPRESA.
Numa primeira fase, prestes a iniciar-se com esta primeira turma seleccionada, decorre um conjunto de acções de formação de especialização dirigidas aos quadros a integrar nas empresas, durante cerca de três meses.
Numa segunda fase seguir-se-á, então, a realização do estágio em contexto real de trabalho, com a duração de nove meses e com a orientação de tutores especializados. Co-financiado pelo Fundo Social Europeu, a empresa acolhedora apenas terá que comparticipar 25% da bolsa de estágio (192,95€ x 9 meses).
Os jovens e as empresas que desejem ainda candidatar-se poderão consultar todas as condições e realizar a inscrição em www. nersant.pt ou contactar o Departamento de Formação Profissional através do telefone 249 839 500 ou para o e-mail dfp@nersant.pt

Monumento ao povo de Fátima inaugurado a 6 de Agosto

As comemorações do jubileu de ouro, do padre Manuel António Henriques à frente da paróquia de Fátima iniciaram-se a 1 de Julho e terminam a 17 de Setembro. Para assinalar a data, o Conselho Pastoral Paroquial e a Comissão da Fábrica da Igreja da Paróquia de Fátima tem já preparado um programa de iniciativas alusivasUm ponto alto ocorrerá a 17 de Setembro, com a sessão solene. Outro momento realizar-se-á a 6 de Agosto com a inauguração de um monumento ao povo de Fátima.
Para a realização destas iniciativas, em especial para a construção do "monumento ao povo da Fátima", os juízes das capelas e suas equipas visitarão cada família, entregando informação e recebendo o contributo financeiro que as pessoas queiram partilhar.

Programa
A 6 de Agosto, depois da celebração eucarística das 11h, será inaugurado o "Monumento ao povo de Fátima". Esta iniciativa insere-se num conjunto de iniciativas comemorativas do jubileu de ouro, do padre Manuel António Henriques à frente da paróquia de Fátima que terminam a 17 de Setembro.
."Não só pela efeméride, mas, sobretudo, porque ao longo de 50 anos, o padre Manuel Henriques fez muito pela paróquia de Fátima, não só em termos religiosos, como também ao nível civil, tornando-se num verdadeiro amigo das gentes da terra", esclarece a comissão.
Programa
8 a 16 de Setembro: 21h
Novena de oração, cada dia em diferente capela terminando na Capelinha das Aparições.
Fátima(8/09); Boleiros (9/09); Giesteira(10/09); Lombo d’Égua (11/09); Maxieira (12/09):; Moita Redonda (13/09); Montelo (14/09); Ortiga (15/09) e Capelinha das Aparições (16/09 – no horário da Capelinha)
16 de Setembro: 16h – Jogo de futebol com as velhas glórias, no campo de futebol João Paulo II
Conclusão da novena de oração na Capelinha das Aparições
17 de Setembro: 11h
Eucaristia. Sessão solene com as autoridades civis e religiosas, movimentos e associações da paróquia.
Almoço partilhado
Tarde cultural com variedades

Santuário proporciona férias às mães com filhos deficientes

O Santuário de Fátima proporciona às famílias com filhos deficientes um período de algum descanso e repouso.
Assim, aquelas que têm filhos deficientes, com mais de 14 14 anos, podem vir de 20 a 25 de Agosto. As que têm filhos deficientes, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos, inclusive, podem vir de 25 a 31 de Agosto.
As mães poderão ficar estes dias com os filhos ou deixá-los , em Fátima, onde estarão com outras crianças deficientes.
As interessadas devem inscrever-se no Movimento da Mensagem de Fátima, até ao dia 10 de Agosto. O Santuário paga todas as despesas.

Casos de Polícia

Uma senhora de 40 anos, empresária faleceu vítima de suicídio por enforcamento, a 17 de Julho.
A 18 de Julho, um incêndio em Porteladas, Matas consumiu 3 000 m2 de área. As causas são desconhecidas tendo as chamas deflagrado em zona de caça associativa. No mesmo dia, em Toucinhos, Alburitel, as chamas consumiram 300m2, numa zona de caça associativa. Tal como no primeiro caso, as causas e os prejuízos são desconhecidos.
Uma pessoa ficou ferida sem gravidade na sequência do despiste de um ciclomotor em Carvoeira, Caxarias.
O despiste de um ciclomotor, no Carregal, acabou por provocar um ferido leve, a 19 de Julho. No mesmo dia, o choque entre um ligeiro e um ciclomotor, em Caxarias, também provocou um ferido leve. Também em Óbidos, Olival, a colisão entre uma ambulância e um ciclomotor provocou um ferido leve. De um outro choque, No Olival, entre dois ligeiros, só resultaram danos.
As chamas devastaram 100m2 de área em Sandoeira, Rio de Couros, em zona de caça associativa.
A 20 de Julho, um incêndio deflagrou em Portela, Matas consumiu 1002, numa zona de caça associativa. Da colisão entre dois ligeiros em Sismarias, Espite resultaram apenas danos.
Um choque entre duas viaturas ligeiras, em Alburitel, a 21 de Julho, provocou danos materiais.
Uma pessoa ficou ferida sem grave gravidade depois de ter sido atropelada por um veículo ligeiro, a 22 de Julho. Uma outra pessoa também ficou ferida depois do embate entre um ligeiro e um pesado em Lameirinha, Seiça.
Um incêndio em Beco da Matinha, Castelo, Espite consumiu 500m2. As causas e os prejuízos são desconhecidos.
Dois feridos leves é o balanço da colisão entre um ligeiro e um ciclomotor em Carvoeira, Caxarias, a 23 de Julho.
Um incêndio em Fontaínhas da Serra, Atouguia consumiu 2000m2, em zona de caça livre. As causas e os prejuízos são desconhecidos.
O despiste de um semi-reboque no Olival provocou danos, a 24 de Julho. De um outro despiste em Àguas Formosas, Rio de Couros, resultaram também danos tal como do choque entre dois ligeiros em Toucinhos.
Detido suspeito por furtos
A GNR de Ourém deteve, no dia 19 de Julho, cerca das 17h30, um indivíduo de 33 anos de idade, residente no concelho, por suspeita de prática de vários furtos qualificados, em residências na área do concelho e nos limítrofes.
Esta investigação, com cerca de quatro meses, culminou com a realização de uma busca domiciliária, no dia 20, na residência do suspeito, onde foram apreendidos diversos artigos, referenciados como furtados no interior de residências, nomeadamente electrodomésticos, ferramentas de construção civil, material hi-fi, artigos de pesca.
O suspeito foi presente ao tribunal judicial de Ourém para primeiro interrogatório, sendo, para já, desconhecidas qual ou quais as medidas de coação que lhe foram aplicadas.

20 julho 2006

Editorial



Notícias de Ourém com 73 anos


O Notícias de Ourém completou ontem 73 anos.
Um momento relevante na vida deste jornal, o mais antigo deste concelho e um dos mais antigos semanários do país. É uma oportunidade para agradecer a todos quantos, nossos leitores, anunciantes e, em especial, aos profissionais desta casa e colaboradores que deram e continuam a dar o seu contributo para que o Notícias de Ourém seja um veículo de informação objectivo, isento e credível, do concelho.
Hoje, como ontem, o Notícias de Ourém pugna pela informação rigorosa, ciente de que é com cidadãos esclarecidos e bem informados que se percorrem os caminhos do desenvolvimento e do progresso de que o concelho tanto precisa, no sentido de se afirmar como pólo de referência (que é) no concelho.
É por isso que, ao longo dos tempos, e desde o seu início ele foi registando alterações na procura de melhor se adaptar às mutações dos tempos, sem ferir os seus alicerces e os seus desígnios como razão primeira do seu nascimento. Cresceu em tamanho, alargou o seu espaço a novas secções que correspondiam a preocupações crescentes dos seus leitores, agilizou a cobertura semanal da actualidade sem descurar o aprofundamento dos temas, diversificou espaços de opinião, introduziu suplementos... e vai continuar a mudar, porque as evoluções tecnológicas são constantes nos tempos que correm e a sua vocação é a de não se deixar acomodar. E, independentemente das vicissitudes porque vem passando em tempos difíceis, há-de conseguir preservar essa "imagem de marca", essa matriz inicial de uma informação exigente e crítica, atenta a um concelho que se quer cada vez melhor, próxima das pessoas mas não seguidista, respeitadora da autonomia e da inteligência dos seus leitores.
É, afinal, aos leitores que se deve o essencial deste percurso – tanto na mudança do que foi preciso alterar como na preservação do que se revelou adequado. Este jornal foi adoptado, desde o seu início, por um elevado número de leitores que com ele se identificaram, que se vão sucedendo no tempo e que a ele continuam fiéis. Criticamente, como convém, mas fiéis.
Assim pode dizer-se que muitos deles também hoje se sentirão em dia de aniversário – e merecedores dos parabéns da praxe, porque fazem eles próprios 73 anos de Notícias de Ourém. Aquele a quem com propriedade chamam "o meu jornal", pois todos sabemos como partilhar semana a semana, ano a ano, esta pequena janela por onde se vai lendo e tentando perceber o concelho, confere um sentimento de pertença e uma familiaridade muito particulares – frequentemente transformados em hábito imprescindível na rotina do quotidiano.
A conjuntura que atravessamos não é fácil e avolumam-se as dificuldades de um País que cresceu no envididamento e no consumo e não registou indicadores de crescimento ao nível da produção de riqueza. Por isso os desafios do futuro são complexos, em termos globais e também para os jornais, sobretudo se tivermos em conta que vivemos num país com indíces de analfabetismo assustadores, a que se junta um crescente fenómeno de iliteracia, e onde não há, por parte do Estado, uma política clara de incentivos à leitura de jornais. Bem pelo contrário. A juntar ao Porte Pago (um incentivo que tem vindo a ser limitado progressivamente) as mais recentes medidas têm vindo a penalizar as empresas de comunicação social. Quanto ao Notícias de Ourém, pior ainda… a legislação em vigor não lhe permite aceder a qualquer tipo de incentivos (para além do porte pago) porque… imagine-se... é propriedade do Património dos pobres de Nossa Senhora da Piedade, e, por conseguinte, não se constituindo este entidade como empresa de comunicação social, não possui os requisitos necessários para o efeito. Triste sina… penalizado por teimar em ser fiel a um dos seus desígnios primeiros… distribuir os magros proventos, através da sua conhecida secção "Feiras dos pobres", aos que mais sentem as dificuldades dos tempos.
Hoje, passados que são 73 anos, creio que credores da confiança e carinho que os leitores, anunciantes e colaboradores nos têm manifestado, desejamos continuar o nosso caminho, ao serviço do concelho e dos mais necessitados.
A todos o nosso Bem-haja.

Vítor Cordeiro - Director do Notícias de Ourém

UMA QUESTÃO DE (BEM) QUERER



Quando me informaram que o Notícias de Ourém fazia a bonita idade de 73 anos, embora não seja colunista do jornal decidi alinhavar meia dúzia de linhas para celebrar o aniversário. Por vários motivos.
O primeiro porque é sempre agradável e animador fazer anos, é mais um em que "cá andamos" apesar das cada vez maiores dificuldades em aguentar o esqueleto sem dar cabo da coluna, dia a dia mais carregada e agredida nos tempos que correm.
Outro, por que se trata duma Instituição com marcada vertente social – é património dos pobres da Freguesia de N. Sra. da Piedade – o que, por si só, lhe dá uma razão de ser acrescida.
Outro motivo ainda e para mim o mais relevante, dadas as circunstâncias, é estarmos a falar da desde sempre tão maltratada Imprensa Regional.
Celebrar uma existência de mais de setenta anos num País em que este género de imprensa foi sempre "o patinho feio" da comunicação escrita, é não só motivo de natural regozijo como também o deverá ser de sincera homenagem a todos quanto, ao longo destas mais de sete décadas deram o seu empenhado contributo para esta obra.
Ainda pensei em fazer pesquisa nos arquivos para elencar as situações historicamente mais marcantes, mas pus a ideia de lado pela falta de tempo e pensar que esse trabalho deve ser deixado para "quem está por dentro".
Limito-me assim ao genuíno prazer de, como leitor, ter para com a palavra escrita dos periódicos de Ourém, a atitude solidária de agradecimento e ânimo forte na luta constante pela sobrevivência. Que vai sendo conseguida à custa dos mesmos sacrifícios de sempre, da mesma "carolice", embora por contraponto o progresso tenha aparentemente criado melhores condições.
Mas o homem que com uma mão gera o progresso, com a outra gere as oportunidades, distribuídas com o costumado e escandaloso desequilíbrio: Os grandes nacos para meia dúzia de instalados e um punhado de migalhas para os restantes.
E a Imprensa Regional (que até parece filha de um Deus menor), dividindo ainda as migalhas, tem de em permanência fazer das tripas coração para sobreviver e cumprir a sua nobre missão.
E apesar de todos os pesares continua, porque sabe que no terreno em que (sobre) vive faz falta e por isso, não abdica de levar ao seu público específico a informação e opinião essencialmente locais.
É uma questão de (bem) querer, que se destina a todo um mundo característico de leitores do perto e do longe, que com regularidade pendular aguardam a chegada do seu jornal.
A imprensa Regional só por piada de mau gosto poderá importunar os jornais nacionais de grande circulação, antes os complementa e preenche com naturalidade as lacunas por eles deixadas. Atesta-o o facto de as pessoas comprarem o jornal diário ou/e semanário e, em simultâneo, assinarem o ou os jornais da sua terra.
A Imprensa Regional é, no seu conjunto, um serviço público que curiosamente (ou talvez não) funciona à margem do Estado, que por razões que a razão não conhece nunca foi acarinhado.
Daí o esforço tremendo a que metem ombros os poucos que teimam em levar a muitos, o muito que há para dizer com o pouco de que se dispõe.
E quando, como no caso presente, se pretende sobreviver com o objectivo de minorar a pobreza, celebremos este e os vindouros aniversários.
De peito cheio. Solidariamente.

Luis Silva Rosa - Pres. Ass. Reformados e Pensionaistas de Ourém


É com grande satisfação que falo sobre a importância que o Jornal Semanário Local e propriedade do património dos pobres "Notícias de Ourém" tem tido ao longo dos seus 73 anos de existência ao serviço da comunidade onde está inserido.
Um jornal é sem dúvida toda uma equipa que se pretende que seja dinâmica e activa como a que faz deste jornal um jornal de referência local, levando os acontecimentos deste concelho ao conhecimento de agentes económicos, populações e emigrantes com a sua curiosidade e saudade, alimentando os laços de amizade à sua terra.
O papel da comunicação social deve permitir dar voz àqueles que habitualmente não são notícia a não ser pelas "más razões", evitando permitir que se criem mais fossos na nossa estrutura social. Corresponder aos anseios do nosso próximo e de toda uma comunidade, ultrapassando obstáculos e entraves variados, cometendo a ousadia de resolver problemas, actuando de uma forma séria e justa, assente em critérios em que as maiorias se revêem, é seguramente contribuir para o desenvolvimento harmonioso das diversas vertentes da sociedade onde nos inserimos.
Um jornal como o Notícias de Ourém, que está ao serviço e é de todos, tem certamente no seu historial e no trabalho dos seus profissionais e colaboradores grande mérito, ajudando a aproximar as pessoas e contribuindo para a diminuição do crónico fosso entre ricos e pobres, tornando o concelho de Ourém numa região melhor.
É desse historial e permanente trabalho realizado que são merecedores dos nossos parabéns pela comemoração de mais um aniversário. Votos de felicidades e bem hajam.
Carlos Batista - Presidente da ACISO

NOITES DE VERÃO



1. Um calor sufocante, abrasador, enche o dia todo, entra nas casas, deixa-nos à beira da prostração, torna o ar irrespirável, cansa. Há quem se abandone à sonolência, quem se atreva a partir para férias noutras paragens e há quem, com suor, com nervos de aço, com coragem, retome as tarefas quotidianas, indiferente ao ar que corre, porque tem que ser e "o que tem que ser tem muita força". Há noite, o ar refresca um pouco, apetece sair e gozar o silêncio iluminado, a brisa suave que amaina. As noites de Verão são diferentes. Convidam a sair, ao convívio, às portas e janelas abertas, aos programas que enriquecem os espíritos – cinema, música, festa!... É por isso que não há aldeia ou freguesia que não tenha a sua festa, clube ou associação que não comemore uma qualquer data, trazendo alegria, encontro, divertimento. Ourém – nos seus lugares, um pouco por todo o lado, torna-se diferente em cada Verão. Em cada fim-de-semana são inúmeras as iniciativas e com as férias chegam emigrantes e muitos outros visitantes!
2. Na passada semana tive oportunidade se assistir a três concertos de música, dois da Ourearte – alunos e professores e por iniciativa da AMBO e da sua Orquestra Típica um memorável espectáculo intitulado Memórias que contou com a participação do grupo de Teatro "Apolo"de Peras Ruivas e do grupo de folclore "Lírios do Nabão" de S. Jorge. Vale a pena enaltecer a iniciativa que juntou três grupos reconhecidos, a unidade conseguida, o ritmo com que decorreu todo o espectáculo, a temática proposta que nos levou a outros tempos, antigos costumes e canções de sempre. A noite magnífica, o espaço bem escolhido da praça, a antiga casa dos Magistrados recuperada e iluminada, com as janelas abertas e suas varandas com gente dos tempos da Vila – é algo que tem de ser repetido!
3. Os exames estão aí, os alunos mesmo cansados não se podem distrair e alguma bronca evitável a complicar o que devia decorrer sem sobressaltos de maior atendendo ao stress inevitável. Não se entendem os erros, os resultados tão abaixo do que é espectável para quem fez o ano com boas notas e legitimamente aspira ao sucesso. Para quem defende os exames, exige-se mais competência na elaboração das provas, mais concentração na correcção e sobretudo critérios devidamente esclarecidos, os mesmos que durante o ano servem a avaliação dos alunos.
4. Parabéns ao Notícias de Ourém por mais um aniversário ao serviço da informação. São muitos anos de presença, de história, de páginas que falam do pulsar colectivo, de debate de opiniões. Com altos e baixos, com incompreensões e aliciações mas sempre com vontade de marcar presença e fazer melhor e isso representa muito trabalho. Com renovação, com novos colaboradores e parcerias, o mais antigo jornal da nossa terra está de boa saúde e recomenda-se.
José Fernandes

PARABÉNS NOTICAS DE OURÉM



73 anos ao serviço da população oureense, é obra, ou melhor … é muita notícia. O Noticias de Ourém comemora esta semana a bela idade de 73 primaveras, ou melhor … 73 verões. PARABÉNS.
A Direcção da Academia de Música Banda de Ourém, não pode deixar passar em branco a comemoração do aniversário do N.O., principalmente porque sempre esteve ao serviço dos oureenses. Embora não possamos testemunhar as primeiras décadas da sua existência, por a nossa idade não nos permitir tal facto, o certo é que os nossos antepassados e os que ainda estão entre nós, sempre passaram essa mensagem – ao serviço da população e do concelho de Ourém. Os mais novos podem continuar a verificar essa máxima, porque o N.O. pugna por uma informação isenta, quer ela seja política, desportiva, cultural, económica, social ou de actualidade.
Tão importante como o seu carácter informativo, é a sua função social. O Noticias de Ourém é pertença dos pobres da freguesia, onde se insere e a eles presta tributo. Não é um jornal qualquer, que tem como fim último, o lucro (embora nestas coisas da imprensa local e regional, poucos são os que dão lucro). Daí a sua ISENÇÃO. Embora, claro está, tenha de garantir a sua subsistência e continuidade em termos económicos.
Nós sabemos o quanto isso é difícil. Deixamos desde já um apelo a todos, particulares, comerciantes, empresários, associações e poder autárquico, que colaborem a todos os níveis, até económico, com o N.O. Ele é dos pobres desta freguesia e de todas as outras, atrevemo-nos a dizer.
Ainda na função social realçamos, as parcerias que o N.O. sempre possibilitou: estamos a falar do "Repórter", com a Escola Profissional de Ourém, dos "Sinais" com a Escola Secundária de Ourém e de suplementos que por vezes edita, como foi o caso do suplemento que noticiou a ida do Coral Infantil de Ourém a Barcelona e dos suplementos alusivos às idas do "Chorus Auris" à Madeira e da Orquestra Típica as Açores. Bem hajam!
Bem hajam por se associarem ao movimento que possibilitou a compra do Lar/Residência do CRIO e por se associarem ao movimento que possibilitou o campo relvado do Atlético Ouriense e bem hajam por ter dado o devido destaque ao Juventude Ouriense pelo seu desempenho e recente subida à I divisão e muitos outros que também foram notícia. È disto que todos nós precisamos. OBRIGADO E PARABÉNS.
Os 75 anos da AMBO
Também a nossa associação - AMBO, Academia de Música Banda de Ourém, se encontra na tenra idade dos 75 anos. Estamos a comemorá-los desde Julho de 2005 e terminamos em Agosto de 2006.
Muitas foram as actividades, grande parte divulgadas pelo N.O. outras nem por isso, mas é mesmo assim - a liberdade de imprensa. Liberdade que alguns não entendem e pretendem fazer prevalecer com grande aparato, as suas iniciativas culturais ou outras, mesmo que tenham apenas meia dúzia de pessoas em termos de público, mesmo que sejam apenas associações de fachada onde os seus dirigentes são remunerados sobre a capa de directores técnicos ou professores.
Nós não fazemos pressões, nem consideramos o N.O pressionável e é bom que entendamos isso. Tem a liberdade de publicar apenas o que entende como verdadeira notícia, e ponto final.
No N.O tal como na AMBO, as direcções trabalham voluntariamente por uma causa, com sacrifícios familiares em termos de tempo e por vezes até económicos, mas vale a pena.
Só assim se chega aos 73 e 75 anos (N.O. e AMBO).
Hélder Santos - Membro da Direcção da Academia de Música Banda de Ourém

Notícias de Ourém com 73 anos



O Notícias de Ourém sempre entrou em minha casa, desde que me lembro. Ao longo do tempo, foi como uma janela para os acontecimentos da nossa região. Muito agradável quando trás notícias boas, triste quando estas retractam desgraças. Por vezes revoltante quando articulistas usam as suas páginas para lavar roupa suja.
Na qualidade de presidente da Liga dos Amigos da Secção dos Bombeiros de Freixianda, encontrei no Notícias de Ourém um aliado das causas públicas pois, sempre que necessário, as suas páginas estiveram ao dispor para divulgar as várias actividades.
Foi ainda num momento de grande emoção, enquanto as nossas florestas (e algumas casas) ardiam, que vi o jornalismo confundir-se, muitas vezes, com altruísmo, ajuda e parceria.
Para este jornal bem adulto com os seus 73 anos, vão os meus mais sinceros parabéns e votos de longevidade.
Odete Piedade - Presidente da Liga dos Amigos da Secção dos Bombeiros de Freixianda

Santuário proporciona tempo de descanso às famílias com filhos deficientes

O Santuário de Fátima proporciona às famílias com filhos deficientes um período de algum descanso e repouso.
Assim, aquelas que têm filhos deficientes, com mais de 14 14 anos, podem vir de 20 a 25 de Agosto. As que têm filhos deficientes, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos, inclusive, podem vir de 25 a 31 de Agosto.
As mães poderão ficar estes dias com os filhos ou deixá-los , em Fátima, onde estarão com outras crianças deficientes.
As interessadas devem inscrever-se no Movimento da Mensagem de Fátima, até ao dia 10 de Agosto. O Santuário paga todas as despesas.

Atouguia em chamas



Um incêndio de grandes dimensões, cuja área não foi ainda apurada, mas que se estima seja de cerca de 150 hectares, deflagrou na passada segunda-feira, na freguesia de Atouguia. Ameaçou as povoações de Casal Novo, Alvega e Figueirais tendo ardido uma casa de primeira habitação e dois barracões. A casa ardida era de um idoso de 91 anos, que aí não se encontrava. Num dos barracões ardidos havia o gado, ovelhas, cabras, galinhas e coelhos e alfaias agrícolas. Estiveram envolvidos no combate a este incêndio que se iniciou pelas 13h50, 29 corpos de bombeiros, 51 viaturas, 195 homens, dois aviões e um helicóptero.O comandante dos bombeiros de Ourém não deixa de valorizar o desempenho dos bombeiros que considera terem feito um bom trabalho dada a dificuldade de acessos, a dimensão do incêndio e as difíceis condições atmosféricas.Naturalmente que as causas do incêndio estão ainda a ser investigadas mas não falta quem acredite, uma vez mais, em mão criminosa. É que, exactamente à mesma hora, os bombeiros recebem comunicações em simultâneo de fogos em Vilar dos Prazeres, Lagoa do Furadouro e Moinhos, Casal da Pena. Havia claramente uma intenção de despistar meios. Enquanto se resolviam estas situações, surge informação de mais uma deflagração no Outeiro das Gameiras. Mais, há quem afirme ter visto, no início do fogo da Atouguia, no local onde este deflagrou, Figueirais, uma camisola encharcada em combustível. Se todas as situações referidas foram controladas, o problema surge na Atouguia com o incêndio a encaminhar-se para a serra. Houve um momento, quando o vento o empurra para o lado de Alvega, que ele esteve praticamente controlado. O vento porém resolve mudar de direcção e a situação complica-se. É aí que se encaminha para Casal Novo onde arderiam os tais barracões. A casa, a bem da verdade, não pode dizer-se que tenha ardido senão parcialmente já que o fogo chegou ao telhado e aí foi combatido. Foi aliás a força da água que fez com que este desse de si, acabando por destruir, inundando, o interior.O fogo foi dado por extinto às 19h33 mas, na terça-feira, aquando do fecho desta edição, decorriam ainda trabalhos de rescaldo e vigilância.Este foi, até agora, o maior fogo no concelho e uma vez mais fica os bombeiros deixam o apelo às pessoas para que limpem os matos cinquenta metros à volta das suas casas. A nova legislação a isso obriga, mas mais que cumprir a lei é importante que as pessoas se responsabilizem pelos seus bens e os protejam. É preciso prevenir para que não seja tarde remediar.

Folclore junta dezenas



Dezenas de pessoas assistiram à edição deste ano do festival de folclore promovido pela Casa do Povo de Fátima e realizado a 15 de Julho, no espaço exterior junto ao salão paroquial de Fátima. Participaram o Rancho infantil da Casa do Povo de Fátima, Rancho folclórico da Casa do Povo de Fátima, Rancho folclórico e etnográfico de Refúgio – Covilhã, Rancho folclórico "Os hortelões da Ercidreira" – Mafra, Rancho folclórico de Santa Crstina do Couto – Baixo Minho, Rancho folclórico de Alcácer do Sal – Estremadura Sul - Alentejo, Rancho folclórico e etnográfico de Arzila – Coimbra e Rancho folclórico e etnográfico de Alviobeira – Tomar.

Bispo considera “natural”saldo negativo

É "natural" o valor apurado, na contabilidade referente ao ano de 2005, considera o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto.
Aos jornalistas, no final da peregrinação internacional aniversária de 13 de Julho, a que presidiu pela primeira vez como bispo diocesano, o prelado desvalorizou o saldo negativo de 3,7 milhões de euros.
"Não é nada catastrófico", afirmou. Este valor fica a dever-se ao grande investimento efectuado, durante o último ano, nas obras da igreja da Santíssima Trindade cujo custo está estimado em 55 milhões de euros. O total dos investimentos é de 12,4 milhões de euros.
Quanto a receitas, o Santuário de Fátima registou a entrada de 9,3 milhões de euros em ofertas, mais 127.874 euros que em 2004. As outras receitas também sobem de quase 3,1 milhões de euros para 4,5 milhões de euros. As actividades comerciais renderam ao Santuário 1.065.953 euros.
Mas, no total os proveitos do serviço de administração diminuem, em relação ao ano anterior e, fixam-se nos 15.633.097 euros. No ano de 2005 houve mais proveitos do Serviço de Pastoral Litúrgica ( 51.990 euros), do Serviço de peregrinos (133.662 euros) e do serviço de doentes (14.663 euros). Mas na contabilidade geral, os proveitos atingem 17,2 milhões de euros ficando atrás dos 19 milhões de euros registados nas contas de 2004.
Quanto a custos, eles são de 8,5 milhões de euros, a maior parte respeitantes ao serviço de administração e ao alojamento de peregrinos.
Com a assinatura da Concordata, o Santuário passou a pagar impostos sobre os lucros de actividades comerciais, para as quais contribuem três casas de alojamento, duas livrarias e duas lojas de artigos religiosos.

Passeio de antigos junta 44 carros



Fernando Silva, 70 anos, vem, pela terceira vez, com a esposa, ao passeio organizado pelo grupo de Ourém. Vem da Amadora e percorreu 170 quilómetros com o seu mini até chegar ao local de partida para este passeio pelo concelho, tendo demorado duas horas e meia para cá chegar.
Veio, porque, assim que leu que havia este passeio, resolveu inscrever-se. Ele que é associado do clube mini tem participado em quase todos os passeios organizados por este clube tendo já percorrido o país e até em Espanha.
Fernando Silva veio pelo "convívio" e pela "confraternização". "Tudo isto é aventura", comenta, pelo facto de "ter acendido o vermelho no Castelo e, tive de ir buscar água".
44 carros de diferentes marcas, duas motos e 84 pessoas participaram na terceira edição deste passeio de automóveis e motos antigas que percorreu o concelho para mostrar as paisagens naturais. Os participantes vieram de Alcanena, Tomar, Amadora, Torres Novas, Carregado, Albergaria dos Doze, Entroncamento, além dos muitos participantes do concelho.
Ao Notícias de Ourém, o grupo organizador do passeio manifestou-se satisfeito com a adesão de tantos participantes tendo em conta o calor abrasador que se fez sentir a 16 de Julho. As viaturas acabaram por suportar as elevadas temperaturas não sendo necessário rebocar sem utilizar serviços de mecânica para nenhuma das viaturas. A maioria dos carros participantes é dos anos 70, encontrando-se um jaguar, vários citroen e Mercedes entre outras marcas, disseram elementos da organização. Esta equipa de cinco elementos diz que pretende agora formar um clube de automóveis e motos antigas.

Coleccionador também participa



Raul do Espírito Santo conduzia o seu automóvel de 1930, um NASH, azul-escuro com rails de madeira, feito à mão, o carro mais antigo deste terceiro passeio de automóveis e motos antigas realizado a 16 de Julho.
"Estamos a fazer um grupo de coleccionadores de carros antigo", disse ao Notícias de Ourém. Ele é um participante assíduo deste tipo de convívios: Odivelas, Santiago de Litém, Pedras d’El Rei, Lisboa e até mesmo ao Algarve."Já percorri 18 vezes Figueira da Foz a Pedras d’El Rei!" Há já 20 anos que é sócio do clube português de automóveis antigos.
Raul Espírito Santo recorda que Ourém tem uma tradição de automóveis antigos e gostaria que esta não se perdesse."Ourém, merece", salienta, recordando que ajudou na fundação de clubes de automóveis antigos de Alcobaça e Leiria.
No seu carro já se sentaram figuras como o D. Duarte e o cantor Emanuel.
Ele próprio tem um museu particular com 15 automóveis e stock de peças antigas para automóveis. Ao seu carro antigo dedica muito tempo. "É como um bebezito, são carros que andavam muito devagarinho e se desligavam na descida" com os quais é preciso ter um cuidado especial.
Agora está a restaurar um automóvel que foi estreado em 1937, pelo padre Moreira, em Ourém. No livrete do Ford – comenta- ainda se encontra o nome dos vários proprietários. Um carro que foi dispensado ao médico de Ourém, naquela altura. Raul Espírito Santo acabou por adquirir o carro, já este danificado, na Corredoura, "para tirar as rodas".

História de Ourém desfila no palco



Lotação esgotada para assistir à encenação das músicas da Orquestra Típica da Academia de Música Banda de Ourém, no passado sábado à noite, junto à Casa dos Magistrados.
O calor estival propiciava as saídas nocturnas e a população acorreu para assistir a um espectáculo diferente que envolveu a Orquestra Típica, o grupo de teatro Apolo e o rancho folclórico Lírios do Nabão. Tratou-se da encenação de quadros da história oureense, ao mesmo tempo que, como diria Vítor Frazão em nome da Câmara de Ourém, ali se escrevia também uma página de história.
Tudo começa com D. Maria Almeida (Dora Conde) que à varanda daquela que foi a sua casa, apresenta retractos vivos dos costumes e ofícios das gentes de Ourém no início do século. No palco a história faz-se através das músicas da Orquestra Típica conduzidas pelo maestro José António Santos, ele que foi o primeiro ideólogo do espectáculo.
É José António que nos conta como a ideia terá surgido, no ano passado, durante a deslocação do grupo aos Açores. «Estivemos 7 ou 8 dias todos juntos e, em conversas ao final da noite, entre um copo e um cigarro, surgiu a ideia. Fomos falando e, quando chegamos cá, pensamos que era engraçado fazer-se isto».
Mas porque não basta ter ideias, é preciso saber concretizá-las, José António diz que, depois, «através do Gonçalo que é uma pessoa extremamente organizada, fizemos uim roteiro que apresentamos ao grupo de tatro, convidamos o rancho e tentamos fazer um intercâmbio de ideias».
E foi um sucesso a avaliar pela reacção do público, apesar do pouco tempo e do pouco conhecimento que os elementos dos três grupos tinham uns dos outros. A orquestra tem vindo a fazer recolha de músicas junto dos ranchos da região com vista à produção de um CD no próximo ano. Por isso, como refere o maestro, «nós tínhamos o nosso trabalho feito». Depois «foi apresentar propostas, definir ideias, definir, em cada quadro, o que é que se integrava e o que é que se pretendia». Por isso os ensaios foram parciais tendo decorrido apenas na véspera do espectáculo um ensaio geral.
Mas para José António Santos, o que é importante, é que este espectáculo pode ter marcado o início de um novo ciclo pautado pelas parcerias entre as colectividades. «As associações passam a vida voltadas de costas umas para as outras e eu acho que, de uma vez por todas, as pessoas devem pensar que podem colaborar em vez de virar costas. É ridículo estarmos todos a trabalhar para um bem comum, o da comunidade em que nos inserimos e fazê-lo de costas voltadas uns para os outros. Só de mãos dadas poderemos fazer mais e melhor».
Talvez por isso, José António, depois deste espectáculo, acredita que pode fazer-se mais e que um dia ainda podemos ver desfilar pelo palco não apenas quadros do início do século mas sim um pouco de toda a história de Ourém. «A semente está lançada, a partir de agora, basta que as pessoas queiram…».
Dora Conde, para além de interpretar o papel de D. Maria Almeida, narrador omnipresente do espectáculo, foi a sua encenadora. Recorda o convite feito pela Orquestra Típica onde o desafio passava por recriar quadros que ilustrassem as suas músicas, muito ligadas a Ourém e à sua história. «A partir daí construiu-se todo um guião», refere. «Foi-nos apresentada uma primeira versão que acabou por ser toda alterada tendo por base o espectáculo teatral». Para além disso foi feita investigação histórica onde «o grupo de teatro procurou inteirar-se dos costumes e tradições de Ourém no início do século».
A ideia de ter como narradora D. Maria Almeida, explica-nos Dora Conde, advém do facto «desta ser a casa dos magistrados e ela, como esposa de um magistrado, vive aqui. Daí que surja na janela de sua casa onde vai narrando a história. Ela é, no fundo, o fio condutor que liga os diferentes quadros. Estamos em 1920, com as tradições e os costumes da época mas procurámos também recuar de modo a falar das origens de Ourém com a lenda de Oureana. Até porque as músicas da orquestra típica são muito nesse sentido».
Quanto a avançar para um desafio maior, o tal de percorrer de forma mais vasta temporalmente a história de Ourém, Dora Conde diz ter essa ambição.
Em relação a este espectáculo diz que «quando a proposta nos foi lançada, efectivamente não sabíamos bem no que é que isto ia dar porque afinal trata-se de três grupos onde quase ninguém se conhece e cujo trabalho foi desenvolvido em muito pouco tempo». Porém, «trata-se de uma parceria importante, na medida em que acreditamos que assim é sempre possível fazer-se um bocadinho mais, aliando a dança ao teatro e à música, no fundo três formas de arte que se tocam muito de perto».
Para além de José António Santos e Dora Conde, houve outro elemento considerado como essencial na produção deste trabalho. Trata-se de Gonçalo Cardoso. Ao Notícias de Ourém refere a ideia de José António que «eu passei para o papel. Fiz logo um projecto», afirma, «com o que era necessário e fiz a sequência histórica. No fundo criei o tronco. Mas quem fez os ramos, as flores e os frutos, foi a Dora, com a sua experiência em teatro».
Também para Gonçalo Cardoso, fica provada a importância das parcerias, até porque «correu muito bem e todos acabámos por nos enriquecer. Partilhámos experiência e todos nós aprendemos muito com a encenação, o trabalho de actores. Ficamos admirados e percebemos a gestão de toda aquela orgânica. Do rancho recebemos o testemunho de algumas tradições e hábitos que não conhecíamos…».
Quanto a ir mais longe, alargando temporalmente o espectáculo, Gonçalo Cardoso acredita que «tudo se pode fazer através de parcerias. Nós continuamos a fazer a nossa investigação junto dos ranchos e à medida que avançamos vão surgindo novas histórias e tradições que, certamente, um dia iremos mostrar ao público porque é para a comunidade que trabalhamos».
No final do espectáculo, o vice-presidente da Câmara fez questão de agradecer aos três grupos o trabalho desenvolvido, considerando tratar-se de um «grande espectáculo» a «merecer que se repita». Frazão repete a ideia deixada por Dora Conde ainda no papel de D. Maria que, do alto da varanda, deixava expresso o desejo de que as novas gerações possam perceber assim um pouco da história da sua terra e das suas gentes. O vereador considerou ainda que acabara de ser «rubricada uma página importante da cultura deste concelho».
Também o presidente da Academia de Música Banda de Ourém quis deixar os agradecimentos pelo trabalho por todos desenvolvido, salientando o de Gonçalo Cardoso, Dora Conde e José António Santos.

Lançamento do CD - APOLLINIS

É já no dia 21 de Julho às 21.30h na sede da AMBO, que se realizará o lançamento do CD comemorativo dos 75 anos da colectividade - Apollinis. Apareça, está convidado!
Poderá assistir a um pequeno filme, à interpretação de algumas peças por um trio de piano, flauta e clarinete e a uma pequena actuação do Chorus Auris.
E claro, ouvir o CD Apollinis e comprá-lo se assim o desejar.
Apollinis, foi o nome que o compositor Jorge Salgueiro escolheu para obra para Coro e Banda encomendada pela AMBO por ocasião do seu 75.º aniversário. Evoca o deus Apolo, que para os Gregos reflecte o génio artístico do seu país, o ideal da juventude, da beleza e do progresso.
Apollinis, interpretado pelo "Chorus Auris" e pela Banda Juvenil/Orquestra de Sopros é o tema de abertura deste CD e foi escolhido para título do mesmo, por forma a vincar a associação deste CD aos 75 anos da AMBO.
Depois de todos os grupos que compõem a AMBO terem gravado um CD (Orquestra Típica, Coral Infantil, Banda Juvenil, "Chorus Auris" e Romeiros) surgiu a ideia de gravação de um disco com todos os grupos musicais (a Escola de Dança, não participou neste trabalho, por motivos óbvios), como forma de registo para as gerações vindouras, pela comemoração das "bodas de diamante", mas também de estimular a criação de elos de ligação e de parcerias no seio da associação.
Trata-se de um trabalho que reúne estilos musicais muito díspares e por esse facto carecendo de uma certa identidade temática, assumindo, no entanto, uma importância grande para a AMBO por permitir uma amostragem geral do trabalho de todos os integrantes dos nossos agrupamentos, que dia após dia, semana após semana, de forma empenhada se valorizam culturalmente e socialmente no espaço AMBO.

“metamorfoses


Pela época estival e revivendo os ciclos das estações e alternância dos equinócios e solstícios. Jorge Melo inaugura na Domus’Art, dia 27, pelas 15h00, uma exposição cujo tema é "metamorfoses de um equinócio", quadros em tons quentes, nus, figurativos e abstractos.

13 julho 2006

Notícias de Ourém 14 de Julho de 2006

PSP recebe mais meios para o trânsito



Fátima
Paulo Faria, comandante da esquadra de Fátima está bastante satisfeito com estes dois novos veículos motorizados, agora ao serviço da esquadra fatimense. A alegria é maior porque esta esquadra não tinha nenhum motociclo e recorreu mesmo ao empréstimo de um de uma outra sub-unidade para assegurar um bom serviço. Aliás, o subcomissário "já tinha aflorado o problema na reunião de comandos". Agora, "no verão, dá muito jeito" assegura.
Quanto a veículos automóveis, a esquadra que Paulo Faria comanda, não recebeu nenhum veículo novo. Nem está previsto que receba, a curto prazo uma viatura usada. Este responsável adianta que a esquadra possuiu três veículos de patrulha, um carro da escola segura além do reboque e de um outro veículo de serviço. E por isso, em relação a outras esquadras, salienta, a necessidade não é tão grande.
Ourém
A cidade de Ourém recebe um motociclo com motor nesta distribuição de meios. A comandante da esquadra da Polícia de Segurança Pública de Ourém, Marta Miguel adianta que a scooter vai ser muito útil pois "temos situações em que precisamos das facilidades que este tipo de veículo nos vai trazer".
Apesar da esquadra de Ourém não ter sido privilegiada com um veículo automóvel novo, em breve, terá um outro carro ao seu dispor. A comandante da esquadra adianta que já lhe foi dada a confirmação de uma viatura usada para Ourém que deverá chegar num prazo máximo de 15 dias. "Não é dos mais recentes mas dá sempre jeito". E tem a garantis que "está em boas condições".

O que dizem os comandantes das esquadras

Fátima
Paulo Faria, comandante da esquadra de Fátima está bastante satisfeito com estes dois novos veículos motorizados, agora ao serviço da esquadra fatimense. A alegria é maior porque esta esquadra não tinha nenhum motociclo e recorreu mesmo ao empréstimo de um de uma outra sub-unidade para assegurar um bom serviço. Aliás, o subcomissário "já tinha aflorado o problema na reunião de comandos". Agora, "no verão, dá muito jeito" assegura.
Quanto a veículos automóveis, a esquadra que Paulo Faria comanda, não recebeu nenhum veículo novo. Nem está previsto que receba, a curto prazo uma viatura usada. Este responsável adianta que a esquadra possuiu três veículos de patrulha, um carro da escola segura além do reboque e de um outro veículo de serviço. E por isso, em relação a outras esquadras, salienta, a necessidade não é tão grande.
Ourém
A cidade de Ourém recebe um motociclo com motor nesta distribuição de meios. A comandante da esquadra da Polícia de Segurança Pública de Ourém, Marta Miguel adianta que a scooter vai ser muito útil pois "temos situações em que precisamos das facilidades que este tipo de veículo nos vai trazer".
Apesar da esquadra de Ourém não ter sido privilegiada com um veículo automóvel novo, em breve, terá um outro carro ao seu dispor. A comandante da esquadra adianta que já lhe foi dada a confirmação de uma viatura usada para Ourém que deverá chegar num prazo máximo de 15 dias. "Não é dos mais recentes mas dá sempre jeito". E tem a garantis que "está em boas condições".

Casos de polícia

Uma pessoa ficou ferida sem gravidade, na sequência de um despiste de um veículo ligeiro, em Boleiros, a 3 de Julho. De um despiste registado no Olival, acabaram por resultar danos.
Já numa colisão entre dois ligeiros, em Atouguia, resultaram apenas danos materiais.
De um despiste de um veículo ligeiro em Olival, a 4 de Julho, resultou um ferido leve.
Três viaturas ligeiras colidiram a 6 de Julho, em Painel, Seiça, Tendo-se registado um ferido ligeiro.
Uma colisão, em Boleiros, entre dois ligeiros, a 7 de Julho, provocou danos materiais.
Um incêndio em Soutaria, a 8 de Julho, Olival consumiu 100 m2 de carvalhos. As causas e os prejuízos são desconhecidos. No mesmo dia, um outro incêndio em Cavadinha, Caxarias consumiu 50 m2 de erva seca.
O despiste de um motocultivador em Lagoa do Furadouro, Nossa Senhora das Misericórdias provocou um ferido leve. No mesmo dia um animal de raça canina foi atropelado no Bairro. Registaram-se danos materiais e ferimentos no cão.
No Agroal, a 9 de Julho ocorreu uma colisão entre duas viaturas ligeiras o que provocou danos materiais. Já no Ninho de Água, o choque entre um veículo ligeiro e um pesado originou danos materiais. Um incêndio em Vale Grande, Cercal consumiu 1500 m2 de área. As causas e os prejuízos são desconhecidos.
Um incêndio em Gondemaria, a 10 de Julho, consumiu 50 m2 de mato e pinheiros. As causas e prejuízos são desconhecidos.
Uma colisão entre três ligeiros, em Seiça, resultou em danos enquanto que de uma registada em Fátima entre um veículo ligeiro e um pesado, também só resultaram danos.
As chamas consumiram a loja de uma casa desabitada em Freixianda onde arderam 20 quilos de palha seca e uma arca de madeira além dos 300m2 de mato e oliveira. As causas e os valores do prejuízo são desconhecidos.
Desaparecimento
Ana Margarida Teixeira está desaparecida desde a noite de 23 de Junho de 2006. Tem 13 ou 14 anos e é de Porto Carro (Freixianda). É favor contactar os seguintes números caso seja reconhecida: 914000757, 914166903, 918107904

Solitário condenado a mais 20 meses de prisão

O maior assaltante de bancos, português, conhecido como o "Solitário" foi condenado a vinte meses de prisão efectiva pelo crime de evasão do Estabelecimento Prisional de Coimbra. Esta pena junta-se à de 11 anos que ainda falta cumprir, por assalto. Em dois anos assaltos, sozinho 28 instituições bancárias, na região Centro do País, entre Junho de 1998 e Agosto de 2000.
Manuel Simões, natural de Carvalhal do meio, Rio de Couros, de 56 anos, cumpria 15 anos no estabelecimento prisional de Coimbra quando se evadiu, em Março de 2005.
O ‘Solitário’ fugiu quando colocava um contentor do lixo no exterior da cadeia, acompanhado por outro presidiário e um guarda. Surgiu uma viatura com dois ocupantes, tendo um deles ameaçado com uma caçadeira o guarda e o outro recluso, enquanto Manuel Simões entrava na viatura, que arrancou de imediato. O fugitivo foi capturado em Setembro de 2005, em Viseu.

"Águas de Ourém" garante qualidade da água

A Compagnie Générale des Eaux, S.A – Águas de Ourém garante que a água que corre nas torneiras do concelho.
Em comunicado, a empresa esclarece que a água "é de boa qualidade e segura para consumo humano sendo devidamente controlada e analisada".
Em causa estão denúncias apresentadas por populares, especialmente das localidades de Maxieira e Bairro, que teriam sido contactados por uma empresa que propõe a marcação de uma visita para a realização de análises de água. Posteriormente anuncia o resultado e propõe a venda de equipamento purificador de água.
Perante estas situações, a Águas de Ourém adianta que "não é necessário qualquer tipo de equipamento, nas habitações, para tratamento adicional da água". Mais, a empresa "não vende qualquer tipo de equipamento para instalação no interior das habitações".

Urqueira com fim de semana gastronómico e cultural



A gastronomia e os trabalhos artesanais foram o chamariz para mais uma edição da IV Festa cultural e gastronómica de Urqueira que se realizou de 7 a 9 de Julho.
Mais de 800 pessoas terão passado pelo parque de merendas da Amieira onde a animação musical e dois ecrans para ver os últimos jogos do Mundial de 2006, trouxeram muitos ao local.
Além dos diversos pratos confeccionados e servidos ali no parque de merendas, esta festa teve uma vertente cultural com a exposição de pintura, bordados e outros trabalhos de artesãos e artistas da terra.
Na noite de sábado, a música ficou a cargo de duas bandas da freguesia: os "B4" e "N&S". No domingo, um passeio de bicicleta juntou participantes que pedalaram até ao Agroal, tendo a tarde sido animada pelo rancho folclórico "Moleiros da Ribeira", do Olival.
Participaram nesta festa, com tasquinhas: A Associação Cultural e Recreativa da Urqueira; a secção de pétanca da Associação Cultural e Recreativa da Urqueira; a Associação de pais da escola e jardim de infância de Urqueira (só com doces); a Associação escola da Amieira; a Associação de pais da escola de Urqueira Norte e Associação Bem Estar de Urqueira.
Na abertura das tasquinhas, na sexta-feira, o presidente da Junta, António Neves expressava o desejo que as pessoas fossem bem recebidas salientando a presença de seis associações da freguesia. Vítor Frazão, por seu turno destacou a preocupação da Junta de Freguesia no campo da cultura e da educação. "A Junta de freguesia da Urqueira esta a dar a ideia de que é importante que reivindiquemos infra-estruturas mas que olhe também pela parte cultural, associativa e desportiva", afirmou.
O vice-presidente referiu-se ainda ao parque infantil, ali existente e inaugurado recentemente.
Por seu turno, a presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões frisou que "o espírito associativo do nosso concelho está de boa saúde". Fez uma referência particular à Associação de Bem Estar porque "está a pensar naquelas pessoas que, pela contingência da vida, vão avançando e se não tiverem apoio são fragilizadas, abandonadas". A associação encontra-se a iniciar um projecto de apoio aos idosos.
"É difícil concretizar o vosso sonho mas a pouco e pouco, paulatinamente, vocês estão a conseguir e vão conseguir de certeza", apontou Deolinda Simões.

Maior articulação com outras secções

Avelino Subtil explica que esta entrada de um novo maestro significa uma aposta num modelo de formação. Na prática significa colocar em funcionamento a escola de música com os escalões de iniciação, passagem pela banda juvenil e integração na orquestra de sopros, já num terceiro nível.
"Depois, os que pretenderem, poderão complementar a formação na Ourearte", salienta.
É também objectivo da direcção da AMBO que "o maestro articule a escola de música com a nossa banda"refere Avelino Subtil ciente que o novo maestro "está habituado a trabalhar nesta área".
Para este responsável, José Pedro Vasconcelos ficará ainda responsável por uma maior articulação entre as diferentes secções que compõem a AMBO. "Vamos procurar fazer mais coisas, em comum, com mais frequência".
Avelino Subtil salienta já conhecer o trabalho do maestro de cursos e de actuações, ele é maestro da banda do Loureiro, que faz parte conjuntamente com a de Ourém, da Plataforma de bandas.
"O maestro já conhecia alguns elementos da direcção, sabe como é que nos funcionamos, sabe a nossa filosofia de trabalho, penso que se coaduna com a forma de estar", diz o responsável.

Banda juvenil/Orquestra de sopros com novo maestro




"Pareceu-me um bom desafio e eu gosto de desafios novos", afirma.
José Pedro Figueiredo é o novo maestro da Banda juvenil/Orquestra de sopros da Academia de Música Banda de Ourém. Sucede ao maestro Mortágua que, durante vinte anos foi o responsável por esta secção da Academia.
Desde Junho, o novo maestro ensaia, aos sábados, com o grupo que compõem a Banda juvenil/Orquestra de sopros. "Os métodos poderão ser diferentes" salienta o maestro mas, o certo é que "a média de idades é baixa e os jovens reagem com muita facilidade quando lhes peço alguma coisa".
Além de sentir uma boa adaptação por parte dos executantes ao seu modo de dirigir, manifesta alguma satisfação pelo regresso de alguns elementos.
Formação é prioridade
José Pedro Vasconcelos gostaria de ter tido tempo para elaborar um plano de trabalho. A sua entrada como regente esteve inicialmente prevista para Setembro mas foi antecipada para Junho. Assim, "ainda estou a conhecer como as coisas funcionam" e " estou já a fazer plano para reestruturação da escola de música".
Em termos de formação, o objectivo seria permitir aos jovens executantes integrarem a Ourearte, para terem uma" formação mais completa", os que pretenderem seguir na carreira.
Numa linha de trabalho, "vou tentar contar com a ajuda de alguns elementos que já cá estavam (na banda) para me ajudar a dar formação". Ou seja, futuramente, o maestro gostaria que executantes ensinem outros alunos, num instrumento e não que o regente ensinasse todas os instrumentos.
Um dos objectivos que possui é "fazer é espectáculos conjuntos com as outras secções da casa".
A grande meta do maestro é "ter uma boa escola de música a funcionar e fazer com que a banda toque o melhor possível", o que significa conseguir "fazer ensaios com casa cheia", ou seja, "que as pessoas se sintam motivadas a vir ao ensaio e que não seja qualquer coisa que as demova".
Banda entusiasta
"Encontrei pessoas jovens entusiasmadas com espírito muito aberto. Há gente a tocar muito bem. Há qualidade nos músicos da banda", salienta o novo maestro.
Certo que "a banda terá os seus problemas técnicos", José Pedro Vasconcelos está muito satisfeito com o facto de eles reagirem bem ao que lhes é pedido, em termos musicais.
A prioridade da banda/orquestra é agora ensaiar para o cortejo das festas da paróquia de Nossa Senhora da Piedade. Nesta altura será apresentada uma peça nova.
Depois de Outubro, o maestro gostaria de realizar concertos regulares, tendo vontade de estrear reportório, também, regularmente.
José Pedro Vasconcelos é licenciado em Fagote, pela Escola Superior de Música do Porto.Fez vários cursos de direcção com o maestro Robert Houlihan.
Já dirigiu vários grupos, é maestro da Banda de música do Loureiro e professor do Conservatório de música de Coimbra, o que acumula com a direcção da Banda juvenil/Orquestra de sopros.