29 novembro 2006

Associação Terra do Móvel apresenta : Cinco projectos inovadores



Cinco empresas de Ourém/Vilar dos Prazeres aceitaram o desafio de desenvolver novas linhas de mobiliário que apresentaram a outros empresários e à comunicação social, a 23 de Novembro.
Estes projectos de associados da Terra do Móvel, estão integrados no projecto COOPMOB – iniciativa de cooperação transnacional EDDT – Reforçar o desenvolvimento económico.
Guisephe Bianchi, director do centro Sperimentale del Mobile, especialista italiano assinalou que este projecto se insere num muito mais amplo. E "apesar das dificuldades iniciais de equilíbrio", o responsável apontou a importância de "dar continuidade a este tipo de acção".
Joaquim Mendes, em nome da direcção da Associação Terra do Móvel salientou que "temos que apostar na cooperação" e por outro lado "continuar a apostar nas empresas" para que daqui a "a 20, 30 anos se fabriquem móveis de qualidade".
Este responsável salientou ainda que o mobiliário de Ourém/Vilar dos Prazeres tem preço e tem design, além da qualidade.
Piergiorgio Robino, um dos consultores do projecto assinalou que este projecto partiu da ideia base de criar uma identidade portuguesa para uma linha de móveis. E isolando os elementos que digam algo aos portugueses: azulejos, móveis tradicionais, calçada portuguesa, madeira, entre outros, as cinco empresas lançaram mãos ao projecto.
Cozinha em ilha – Movior
Vânia Faria apresentou o projecto de cozinha em ilha, um móvel de cozinha que possui aplicações de azulejo, elemento que recupera o azul tradicional da azulejaria portuguesa. A madeira foi escurecida para dar o tom "tosco" e "ir buscar o que era feito pelos marceneiros".
Os azulejos são pintados à mão e o inox é um elemento que serve de ligação entre a madeira e o azulejo. A versatilidade reside, acentuou esta responsável, no facto de se poder escolher o motivo a pintar no azulejo. Esta ilha que pode ser montada em módulos onde podem ser aplicados os electrodomésticos. "O objectivo é ir buscar as origens: convívio à mesa", referiu Vânia Faria.
Móvel de sala - Megamóveis
A "tendência é o revivalismo e a interpretação da linguagem no futuro", assinalou Simão Gibelino que apresentou o projecto de um móvel de sala.
As linhas rectilíneas e os códigos do passado são evocados para um móvel rectangular, de cor preta, maciço, reinterpretando um conceito de móvel antigo "com rádio para o novo mundo". O dourado, os arabescos e o azulejo, tendências do passado são aplicados num novo modelo linear.
A empresa está à procura de parceiros para desenvolver uma peça deste tipo, em termos comerciais.
Móvel de sala - Vilarmóvel
Bruno Baptista apresentou um móvel de sala que faz a ligação entre a nova tecnologia digital aliando-a a um conceito que móvel que recupera algum do desperdício de madeira na feitura de outro mobiliária. As aparas e outros restos de madeira impregnam a peça de um feitio mais robusto apresentando estrutura simples. A peça é decorada com arabescos e motivos florais.
Linha de quarto – Madeivilar
A qualidade, a versatilidade, a criatividade a simplicidade fazem parte desta nova linha de quarto que Sónia João apresentou. A partir de uma linha base, a Versus, de linhas direitas e robustas para mobiliário de quarto, a Madeivilar possui uma versão "Equilíbrio" com a mesa-de-cabeceira e cómoda suspensas.
A linha "Design" junta também a opção funcionalidade além de acabamentos redondos enquanto que a linha "Simplicidade", mais jovem.
Móvel – Seiva/MTM
Nuno Inácio apresentou uma linha de mobiliário de quarto que aposta em "fortes espessuras, robustez do conjunto, linearidade, simetrias, simplicidade", num móvel inspirado numa igreja e que recupera também o elemento azulejo e o pinho. "Toda a linha obedece a uma linguagem que obedece a uma lógica e coerência".

Lions e Leos comemoram aniversário



Lions e Leos de Ourém comemoraram, respectivamente, o décimo primeiro e o segundo aniversário da entrega da carta constitutiva.
Duas companheiras do Lions clube de Ourém foram homenageadas no jantar comemorativo, realizado a 25 de Novembro, onde estiveram presentes amigos e companheiros Lions vindos de diversos pontos do país.
João Silva, presidente dos Leos frisou o empenho do clube oureense em realizar e programar actividades ao longo do ano, mais do que as até agora concretizadas. "Vamos tentar estar mais activos", afirmou. E salientou aos responsáveis dos clubes Leo e Lions contar com a colaboração.
Fábio Martins, presidente do distrito Leo, assinalou que é necessário ultrapassar a actual situação em que se encontram os clubes Leos e Lions. "Talvez, ainda, haja maneira de dar a volta a isto. O problema não são só os Leos, mas também os Lions".
E, segundo este responsável "não existe ligação entre os Lions e os Leos". A falta do símbolo dos Leos no pequeno livro que assinalava este aniversário não passou despercebido ao jovem que pediu aos Lions para que calcem as sapatilhas, vistam os jeans e participem nas actividades de campo e "entrem no nosso espírito irreverente e imaturo". Mas que, nas horas certas, também saibam, repreendê-los.
Este responsável anunciou a formação de conselheiros Leos, em Fevereiro de 2007 aconselhando que "qualquer conselheiro leo tem a responsabilidade de cá estar".
Aos leos incentivou-os a apresentarem propostas e a participarem em actividades com outros clubes leos, a "inserirem-se nos outros clubes e na comunidade lionística". "Não deixem o vosso clube morrer", afirmou pedindo aos Lions que "não abandonem e apoiem" os leos.
O presidente do Lions clube de Ourém, Filipe Mendes salientou o trabalho desenvolvido ao longo dos anos com actividades em prol "dos idosos, deficientes, instituições de carácter social e para conforto dos mais necessitados".
Aos companheiros, Filipe Mendes pediu a presença dos companheiros, na próxima iniciativa organizada pelos Lions, o baile da pinhata, a 24 de Fevereiro. Os fundos reverterão a favor da Casa da criança – Dr. Alves, para apoio a meninas desprotegidas.
O presidente dos Lions agradeceu, publicamente ao presidente de Câmara, a cedência das instalações para a sede, que funciona na Casa dos magistrados.
Por seu turno o autarca salientou que "é bom que haja estruturas de apoio e solidariedade aos mais desprotegidos" e a quem os Lions apoiam. E sobre a cedência de espaço assinalou que "as organizações da cidade quando prosseguem fins nobres contam com a disponibilidade para, em parceria, ajudar aqueles que mais precisam".
Vítor Melo, governador do distrito 115 compartilhou as preocupações adiantadas pelo companheiro Fábio Martins. "Não podemos continuar a tapar o sol com a peneira" pedindo, também a participação e trabalho de todos. "Seremos capazes de renovar o espírito dos clubes, fazer mudanças e atingir novas pessoas".
Com o lema "Mais excelência em espírito de missão", defendeu que "vamos por os pés a caminho com trabalho, preserverança e certeza de vencer". Aos companheiros presentes na sala deixou o desafio da "abertura de um Lions clube de Fátima".
As homenageadas
Regina Fernandes, past presidente do Lions clube de Ourém foi homenageada pelo past governador Guerra Maneta, pelo empenho e serviço prestado à comunidade, ao longo dos anos.
A companheira Isabel Queiroz recebeu também um diploma, pelo apoio prestado, aquando do campo internacional da juventude. "A Isabel foi uma grande mãe", salientou Júlia Lima, dos Lions Clube de Faro.

Celebrar Lopes Graça




No ano em que se comemora o centenário do nascimento de
Fernando Lopes Graça,
Ourém não ficou indiferente e
celebrou a efeméride,
no passado fim-de-semana.
No sábado, foi na Som da Tinta e no domingo no cine-teatro municipal.

Na Som da Tinta o maestro e compositor, mas sobretudo o amigo de Lopes Graça, António Sousa, falou da vida de Lopes graça, permitindo assim que se compreenda um pouco melhor a personalidade daquele que é um dos maiores vultos da música contemporânea.
Embora pouco tenha falado de si mesmo, António Sousa apresentou-o como fruto de muitas e diversificadas vivências que acabariam por moldar a sua forte personalidade.
Do pai herdou o apelido Graça, que em Tomar, é sinónimo de descendente de alguém que foi deixado na roda dos expostos que então existia no velho Hospital da Graça. Aí, as crianças, ao serem recolhidas, recebiam um nome próprio que, mais tarde, aquando do baptismo, era acrescido do apelido «da Graça». Recolhido por uma ama, o pai de Lopes Graça, acabaria por ficar na sua família, recebendo também o apelido dela, Lopes. É pois, no seio de uma família humilde que nascerá o nosso compositor embora as mudanças da vida lhe tenham proporcionado o contacto com muitas e diferentes realidades. A trabalhar num hotel, o seu pai acaba por vir a adquirir também um e a família deixa a sua humilde casa para viver no hotel, embora também ele humilde.
Mas para além da origem, há que situar temporalmente a infância e juventude do compositor. Com o fim da Ordem Templária, existe uma série de nobres que transformam Tomar numa cidade cosmopolita com muita gente culta e endinheirada. Por outro lado, tinha muita tropa e alguma dela hospedada no hotel do pai do compositor. De referir ainda que a família, ao chegar ao hotel. Deparou-se com um piano e os mais novos, não sabendo tocar, massacravam os ouvidos dos hóspedes. Foi então que um tenente ali hospedado se lembrou de uma jovem, filha de um general, que poderia ensinar música ao pequeno Fernando. Assim entra Lopes Graça no mundo que o havia de celebrizar. Seguem-se, durante a juventude, os contactos com famílias cultas tomarenses, sempre através da música.
De referir ainda que o facto de Tomar ser uma terra com muita tropa, teve, no início do século passado, duas bandas militares de grande qualidade. Isto aliado à tal riqueza e cultura das famílias nobres, acabou por criar, em Tomar, uma sociedade musical muito especial: de um lado gente culta, ligada à igreja, do outro os militares que, em campanha, tomavam contacto com novas realidades culturais e musicais. É neste meio musical muito vivo que nasce e se forma o jovem Fernando que acaba por entrar neste mundo muito por obra do acaso.
É o primeiro grande contraste da sua vida: a origem pobre e o contacto com a aristocracia culta.
Como o dinheiro não abundava, muito jovem ainda, Fernando Lopes Graça forma um quinteto para acompanhar as sessões de cinema mudo do salão Paraíso e assim pode continuar a pagar as suas lições de piano. Uma das suas ligações importantes na aristocracia, foram os irmãos Mota Lima que abastados, tinham autorização familiar para se foramrem musicalmente desde que não se tornassem profissionais. Mas segundo António de Sousa, eram estes excelentes músicos que viajavam muito e compravam tudo o que à música respeitava. Lopes Graça, adolescente então, pertencia ao seu grupo restrito de músicos que faziam sessões nocturnas em casa, levando, no Verão, os passeantes a juntarem-se em torno da sua casa para ouvirem a música que saia pelas janelas, tocada pelo grupo. Assim se compreende que Lopes Graça sempre tenha entendido que a música não necessita de salões para ser executada porque ela se faz em qualquer lado.
O compositor vai depois para Lisboa e liga-se a outro salão onde se faziam serões musicais e por onde passava a «nata» da música, na capital. Em Coimbra já depois da prisão porque passou quando director do Jornal «Acção» onde acaba por participar em tudo quanto são movimentos culturais da época.
Mais tarde, com a ajuda de um grupo de amigos, acaba por ir para França «a salto» mas a verdade é que a sua cidade natal funciona sempre como retaguarda de todo o seu percurso. Aliás, nos relatórios da PIDE ele parece sempre referenciado em Tomar. Segundo António de Sousa é de referir também o apoio que Lopes Graça deu sempre às tentativas de criação de coros em Tomar. Aliás ele próprio havia, em miúdo, cantado no coro da igreja, levado pela professora de piano. Isto apesar de, como refere Sousa, com graça, que José Gomes Ferreira dizer que Lopes Graça «tinha voz de vaca». Por isso Sousa considera que Lopes Graça, Tomar e a música coral, formam um triângulo muito forte.
Daí que no final da conversa no átrio da Som da Tinta, a homenagem tenha continuado com o Chorus Auris a cantar vários temas musicados pelo maestro Fernando Lopes Graça.
Momentos na vida
de Lopes Graça
1906: Nasce a 17 de Dezembro em Tomar, onde inicia os estudos de piano. -1924: Ingressa no Conservatório Nacional de Lisboa. - 1927: É aluno da Classe de Virtuosidade de Viana da Mota. - 1931: Termina o Curso Superior de Composição. É preso e desterrado para Alpiarça. - 1934: Ganha uma bolsa para estudar em França, que lhe é recusada por motivos políticos. -1937: Parte para Paris. Estuda com Koechlin Composição e Orquestração. -1938: A Maison de la Culture de Paris encomenda-lhe uma obra: «La fiévre du temps» (ballet-revue). Harmonizações de canções populares portuguesas. -1940: Ganha o prémio de Composição do Círculo de Cultura Musical com o 1º Concerto para Piano e Orquestra. - 1941: Tomás Borba convida-o para professor na Academia de Amadores de Música. - 1942: Obtém o prémio do Círculo de Cultura Musical com a «História Trágico-Marítima» (poema de Miguel Torga). - 1944: Ganha pela 3ª vez o Prémio de Composição do CCM com a «Sinfonia». - 1945: Faz parte da Comissão Distrital do MUD. - 1949: Faz parte do júri do Concurso Internacional Béla Bartók em Budapeste. - 1952: Novo prémio de composição do Círculo de Cultura Musical com a 3ª Sonata para Piano. - 1961: Edita com Michel Giacometti o 1º volume da Antologia de Música Regional Portuguesa. Início do In Memoriam Béla Bartók (8 suites progressivas para piano) que completa em 1975. - 1969: Rostropovich interpreta o Concerto de Câmara para violoncelo encomendado a Lopes-Graça. - 1973: Início da publicação das «Obras Literárias» (Editora Cosmos) em 18 volumes. - 1974: Assume a presidência da Comissão para a Reforma do Ensino Musical criada pelo Governo Provisório da Revolução de Abril. - 1979: Compõe para grande orquestra, solistas e coro o «Requiem pelas vítimas do fascismo em Portugal». - 1981: Convite do governo húngaro para as Comemorações do Centenário do nascimento de Béla Bartók. - 1993: Audição integral das sonatas e sonatinas para piano (Matosinhos). Homenagem no seu 87º aniversário. - 1994: Morre na noite de 27 Novembro na sua casa na Av. da República, na Parede, junto a Cascais.




As peças de Lopes Graça "foram feitas para serem cantadas". E Lopes graça dizia: "Que todos as cantassem e já ninguém se lembrasse que eram de Lopes Graça". As palavras são do musicólogo António Sousa que apresentou alguns aspectos da obra tanto de Lopes Graça, como de Mozart, no concerto "Viver grandes compositores", uma iniciativa da Academia de Música Banda de Ourém - AMBO a festejar os "75 anos ao serviço da cultura".
Durante o espectáculo em que foram recordados os dois compositores, o Chorus Auris, apresentou na primeira parte, temas de Lopes Graça e de Mozart, alguns dos quais acompanhados por Pedro Cruz ao piano.
António Sousa referiu a musicalidade das composições do tomarense. "Foi buscar as espécies folclóricas" e acaba por criar um outro estilo. E se no início, o som é reconhecido e até o ouvinte tem vontade de o cantarolar, "a meio da música já temos a sensação que já não conhecemos".
As "canções heróicas hoje já descontextualizadas no sentido heróico", não o são "no sentido mobilizador", salienta o musicólogo.
Sobre Mozart, os temas apresentados reflectem o período maçónico do compositor. António Sousa recordou que Mozart apresentava uma serenata por ano, em Salzsburgo, "música leve" e que servisse de algum modo como ornamento musical aos palácios e palacetes da época.
Na segunda parte do espectáculo dedicado aos dois compositores, actuaram em conjunto a Orquestra de sopros e o Chorus Auris.

Meia maratona de teatro

O Grupo de Teatro Apollo – Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas termina a agenda do 2º semestre de 2006 com a Meia Maratona de Teatro, que terá lugar nos dias 8 e 9 de Dezembro, na sede do Grupo, Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas.
Durante dois dias, a Meia Maratona irá reunir grupos de teatro do concelho de Ourém, designadamente, Grupo de Teatro Jovens Com Passado Velhos Com Futuro, Movimento Pró Palco sediado no Centro Cultural e Recreativo do Olival e Os Pepetos – Grupo Desportivo e Recreativo Sobralense bem como dos concelhos vizinhos: Grupo de Teatro Fatias de Cá de Tomar, o qual abrirá a Meia Maratona com a peça "Comissão de Festas", dia 8 de Dezembro, pelas 15h00, Grupo de Teatro Ultimacto de Cem Soldos (Tomar) com o espectáculo "A Bengala", marcado para dia 9 de Dezembro, pelas 22h00, e Ferreira de Zezere, com o Grupo de Dança e Teatro da Câmara Municipal de Ferreira de Zêzere, o qual apresentará a peça: "O Costa do Castelo (ou a memória que é fraca). A Meia Maratona conta com o apoio da Câmara Municipal de Ourém e com o patrocínio do jornal semanário Notícias de Ourém.



Programa
Sexta, 8 de Dezembro
15h00 – "A Comissão de Festas", versão de Carlos Carvalheiro, a partir de Alan Ayckbourn – Fatias de Cá (Piso 1)
17h00 – "Meta a Menina para Dentro!", a partir de J/F (1965) - Grupo Teatro Apollo – Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas (Piso 1)
20h00 – "O Marquês de Alcoitão" de Sérgio Ribeiro - Jovens Com Passado Velhos Com Futuro (Rés-do-chão)
21h00 – "O Costa do Castelo (ou a memória que é fraca)", versão de Ana Paula Eusébio, baseado no filme "O Costa do Castelo" segundo original de João de Bastos - Grupo de Dança/Teatro da Câmara Municipal de Ferreira Zêzere (Piso 1)
Sábado, 9 de Dezembro
15h00 – "O Principezinho", versão de Dora Conde, a partir de Antoine de Saint Exupéry - Grupo de Teatro Apollo, Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas (Piso 1)
17h00 – "Gota de Mel" de Leon Charcierel- Jovens Com Passado Velhos Com Futuro (Piso 1)
18h30 – "A Encenação" de Lauro António – Movimento Pró-Palco, Centro Cultural e Recreativo do Olival ( Piso 1)
20h30 – "Tribulações de um Aldeão em Lisboa", Os Pepetos – Grupo Desportivo e Recreativo Sobralense (Piso 1)
22h – "A Bengala", adaptação do Grupo a partir de Prista Monteiro - ULTIMAcTO– Grupo de Teatro de Cem Soldos (Piso 1)
Custo bilhete:
Não sócios:4€ - 1dia / 6€ - 2 dias
Sócios CCRPêras Ruivas (com quotas em dia): 3€ - 1dia / 6€ - 2 dias

Transporte de crianças sob olhar atento



As expectativas e os impactos da nova lei de transporte de crianças até 16 anos foram analisados por vários responsáveis do sector, num seminário que ocorreu a 24 de Novembro, em Fátima.
"Se tivesse um filho de três anos não o deixaria circular só com o cinto de segurança, nem que fosse num transporte de pesados de passageiros", afirmou Sandra Nascimento, da Associação para a Promoção da Segurança Infantil durante os trabalhos da tarde.
Esta legislação é "uma mais valia não só para escolas mas também para grupos de escuteiros".
Esta responsável salientou a necessidade de ter uma vigilante sempre presente, sendo que a formação é "essencial" para os motoristas.
A existência de cadeirinhas para transportar as crianças, segundo as normas pode ser um problema que se coloca para muitas das entidades que transportam crianças mas, "há soluções: bancos elevatórios", frisou. O sistema de retenção confere protecção adicional à criança, salientou.
Sandra Nascimento salientou ainda o papel importante do agente de autoridade. "Se um agente de autoridade não souber se é situação gravosa ou não, corrermos o risco de não estar a fiscalizar bem".
Martim Dornellas, gerente da Transvetra defendeu que o problema da nova lei deriva da "própria lei". Aliás "o espírito da lei deve ser reforçado. Os normativos devem ser rapidamente definidos . Muitos potenciais clientes não estão informados, desconhecem a lei". O responsável de uma empresa de transformação de veículos manifestou a sua preocupação com "as adaptações feitas em vão de escada", e que "fica parecido com o que a lei pede", referindo-se aos cintos de três pontos, aos bancos.
A lei em causa é aLei nº 13/2006 de 17 de Abril de 2006.

Civilis traz Soares a Ourém para ser moderador: Congresso "Cidadania e Comunidade"

Com o "alto patrocínio" do Presidente da República, está a decorrer o Congresso «Cidadania Activa – Um País com Futuro», organizado pela Civilis –Associação para a Cidadania e Desenvolvimento.
Decorrendo entre os meses de Outubro de 2006 e Fevereiro de 2007, no distrito de Santarém, o Congresso está a passar pelos concelhos de Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Ourém, Santarém e Torres Novas, tratando seis temas nucleares, correspondentes ao número de concelhos pelos quais desdobra o seu programa, a saber: Cidadania, Globalização e Autonomia; Cidadania, Direitos e Responsabilidade; Cidadania e Comunidade; Cidadania, Inovação e Desenvolvimento; Cidadania, Família e Escola; Cidadania, Representação Política e Democracia, de acordo com o seguinte programa:
15 e 16 de Dezembro
Moderador: Mário Soares
Cine-Teatro Municipal
15 de Dezembro
18h00: Cidade e Cidadania. Urbanismo e Qualidade de Vida (José António Bandeirinha, Carlos Fortuna e Macário Correia)
21h30: Violência, Criminalidade e Segurança (Nuno Magalhães, Francisco Moita Flores e Nelson Lourenço)

16 de Dezembro
9h30- A cultura como eixo estratégico (Fernando Rosas, Jorge Barreto Xavier, António Mega Ferreira)
11h30- Cultura e Património (Luiz Manuel Fagundes Duarte, Rui Carita, Cláudio Torres)
15h00- A mobilização dos cidadãos. Os novos movimentos sociais (Margarida Neto, Isabel Monteiro, Manuel Silva e Isabel Vieira)
Na apresentação do programa do Congresso, a Civilis defende que «num país como o nosso é bom que, com os tempos de crise, não concorram, nem a descrença que gera abandono, nem a irresponsabilidade que recusa o risco da intervenção».
E porque «a maior e mais empenhada participação democrática das populações constitui um dos desígnios do projecto político consagrado na Constituição da República Portuguesa». A associação apela a «uma "cidadania activa" que chame a atenção para a necessidade de outro e de mais aprofundado conhecimento enquanto garante de uma verdadeira autonomia pessoal e instrumento indispensável ao exercício do dever cívico de participação».
Assim sendo, «Congresso de Cidadania propõe-se, como espaço aberto a todos, potenciador de um debate e de uma reflexão plurais tanto nos temas que propõe, como nas abordagens que sugere, como ainda no método que segue na sua organização.

O ArteCaffé e as entradas

Há já algum tempo que chegou à redacção do NO, um artigo de opinião com acusações à actuação da gerência do ArteCaffé. Embora tratando-se de um texto opinativo e portanto da responsabilidade do seu autor, devidamente identificado, porque há acusações que refutamos de graves, não quisemos deixar de, de acordo com o código deontológico do jornalistas, deixar de ouvir a parte acusada que, como é sabido, deverá ter direito ao contraditório.
Assim, no referido texto, o seu autor conta que no dia 4 de Novembro se dirigiu «ao referido café/bar para tomar uma bebida» e que «ao entrar fui abordado por um senhor que me disse; "desculpe mas não pode entrar, só é permitida a entrada a casais"». Afirmando perplexidade, até porque terá visto entrar outros indivíduos, terá perguntado o porquê, sendo-lhe respondido tratar-se de clientes habituais. Mais, acusa o redactor do texto, ter-lhe-ão depois dito que poderia entrar, mas só com «um cartão especial de consumo mínimo de 25€», o que considera ser um exagero.
Ao Notícias de Ourém, um dos responsáveis por aquele espaço conta outra versão dos acontecimentos. Segundo Paulo Assis, de facto o individuo ter-se-à dirigido ao estabelecimento mas pedindo para ir à casa de banho. Assis explica que, mesmo sem obrigatoriedade, porque as casas de banho do estabelecimento não são públicas, foi-lhe permitida a entrada. No entanto, continua Paulo Assis, após ter entrado, «foi ele que, com ar de gozo, disse à pessoa que estava na porta que afinal lhe apetecia ficar». Assis explica que, por ser fim-de-semana, a casa estava cheia e havia espectáculo. Explica ainda que o regulamento que está exposto no espaço deixa claro que, em dias de espectáculo, os preços podem ir até aos 250 euros, conforme legislação em vigor. Assis recorda ainda que, embora a obra tenha sido feita pela Câmara, a verdade é que ela foi concessionada a privados que tem que responder às suas obrigações. Refere também que a legislação que permite cobrar estas entradas, veio em parte cobrir uma brecha que ficou com a extinção do direito de admissão que hoje só é detida pelos casinos. «Para estabelecimentos como o ArteCaffé foi criada a possibilidade de praticar consumos mínimos como forma, também, de salvaguardar o ambiente da casa».
Até porque, refere, já têm ocorrido situações menos agradáveis de indivíduos que ali se deslocam no intuito de «se meterem» com as senhoras que frequentam o bar ou até com as funcionárias, o que cria um ambiente desagradável que há que impedir.
Mais, alega o gerente, o indivíduo em causa terá apresentado queixa junto da PSP que ali se terá dirigido e confrontada com o regulamento do estabelecimento, terá dado razão ao ArteCaffé.
Para Paulo Assis, esta é «uma situação normalíssima» que «acontece por todo o país». E diz que o indivíduo em causa «só levou com o cartão de 25 euros porque entrou à "má fila"». Mas, garante, foi a primeira vez que tal sucedeu já que nunca antes sentiram necessidade de o fazer. Acrescenta ainda que «os consumos mínimos são estabelecidos consoante o tipo de espectáculo e o investimento feito pela casa».

"um Menino chamado Natal" lançado a 8 de Dezembro

"um Menino chamado Natal" é o título da obra que vai ser lançada em Fátima a 8 de Dezembro, pelas 16 horas, no Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima.
A obra apresenta presépios de vários países do mundo. Alguns fazem parte do espólio daquele Museu e de Lopes Morgado, frei capuchinho. Os textos são do jornalista da SIC, Joaquim Franco e as fotografias do livro do missionário da Consolata, Elísio Assunção e de Ana Paula Ribeiro.
A obra foi lançada na livraria Bertrand, em Lisboa, a 23 de Novembro.

Para que o último adeus seja na terra natal



Faleceu, no passado dia 17, em Londres, Inglaterra, Iolanda Ribeiro das Neves, natural do Boeiro, Olival, na véspera do dia em que completaria os 28 anos. A causa da morte foi uma embolia pulmonar provada por um ataque epiléptico.
Amigos da jovem, sabendo das dificuldades porque está a passar a mãe para trazer o corpo para a sua terra, desencadearam uma acção de solidariedade com vista à angariação de fundos para este efeito. Foi assim que já no passado fim-de-semana foi feito, pelo pároco da freguesia, um peditório na eucaristia dominical e deverá ser aberta uma conta, já depois do fecho desta edição, na Caixa Geral de Depósitos de Ourém.
O funeral deverá custar cerca de 2000 euros (400 contos na moeda antiga).
Os interessados em contribuir nesta acção de solidariedade poderão contactar a mãe de Iolanda, Maria Celeste Neves, através do telefone 249585839.
Faleceu, no passado dia 17, em Londres, Inglaterra, Iolanda Ribeiro das Neves, natural do Boeiro, Olival, na véspera do dia em que completaria os 28 anos. A causa da morte foi uma embolia pulmonar provada por um ataque epiléptico.
Amigos da jovem, sabendo das dificuldades porque está a passar a mãe para trazer o corpo para a sua terra, desencadearam uma acção de solidariedade com vista à angariação de fundos para este efeito. Foi assim que já no passado fim-de-semana foi feito, pelo pároco da freguesia, um peditório na eucaristia dominical e deverá ser aberta uma conta, já depois do fecho desta edição, na Caixa Geral de Depósitos de Ourém.
O funeral deverá custar cerca de 2000 euros (400 contos na moeda antiga).
Os interessados em contribuir nesta acção de solidariedade poderão contactar a mãe de Iolanda, Maria Celeste Neves, através do telefone 249585839.

CTT em greve

Se por acaso o seu jornal sofrer atrasos na entrega, tal pode ser consequência de uma greve convocada de 27 a 30 de Novembro.
Os CTT – Correios de Portugal informam assim a população de Fátima que o serviço prestado pode ser afectado mas não completamente interrompido.
Esta greve não abrange a Estação de Correios, que se mantém em funcionamento com habitualmente, de segunda a sexta, entre as 8h30 e as 18h00.
Os CTT "lamentam os prejuízos e os incómodos que poderão ser causados por esta greve aos seus clientes e à população de Fátima e tudo farão para reduzir o seu impacto e manter os níveis habituais de qualidade de serviço".
Por isso, serão accionados os planos de contingência adequados. "Inclui-se, nesses planos, a priorização de todo o correio social, que inclui as cartas contendo vales de pensões de reforma e encomendas contendo medicamentos, e também do correio azul e do correio registado".

Géneros Alimentares oferecidos durante o espectáculo

Arroz – 139 Kg
Açúcar – 91 Kg
Farinha – 21 Kg
Massa esparguete – 32 Kg
Massa cortada – 29 pacotes
Massinhas – 27 pacotes
Leite – 74 litros
Leite c/ chocolate – 5 pacotes
Leite crescimento "nestlé"- 1 pacote
Óleo – 19 garrafas
Azeite – 7 garrafas
Bolachas / bolos / biscoitos – 28 pacotes
Feijão seco – 5 pacotes de Kg
Grão de bico – 1 kg
Grão cozido – 1 lata
Tomate em conserva – 2 latas
Macedónia – 1 lata
Pêssego em calda – 2 latas
Ananás em calda – 2 latas
Leite condensado – 5 latas
Salsichas – 2 latas
Atum em conserva – 14 latas
Sardinhas em conserva – 2 latas
Polvo em conserva – 1 lata
Patê de fiambre – 1 lata
Sal – 1Kg
Sal fino (de mesa) - 4 embalagens
Puré de batata instantâneo – 1 embalagem
Nestum mel – 1 embalagem
Batata frita – 1 embalagem
Queijo flamengo – 1 embalagem
1 chouriço magro
Mousse de chocolate instantâneo – 3 embalagens
Leite creme instantâneo – 5 embalagens
Pensal (cevada solúvel) – 1 embalagem
Vinagre – 4 garrafas de meio litro
Sumo de pêssego – 3 pacotes
Chocolates – 4 embalagens
Cabe-nos ainda agradecer ao Augusto do Castelo pela Ginjinha, e à Padaria de Urqueira pelo pão, servidos durante o espectáculo

Casos de polícia

A 21 de Novembro, a colisão entre duas viaturas ligeiras, no Olival provocou danos materiais. De um despiste em Cercal, de um ligeiro, resultaram danos materiais.
A 22 de Novembro, uma pessoa ficou levemente ferida na sequência de um choque entre dois veículos ligeiros. Um despiste em Casal de frades, de um veículo ligeiro, provocou danos materiais.
Uma pessoa ficou ferida, ainda que sem gravidade, na sequência de um despiste ocorrido em Urqueira a 23 de Novembro. Em 24 de Novembro, o choque entre dois ligeiros também provocou danos.
Em 25 de Novembro, uma pessoa ficou levemente ferida na colisão entre um veículo ligeiro e um motocultivador.
Um ferido leve é o resultado do despiste de um ciclomotor em Freixianda, a 26 de Novembro. Um outro despiste, desta vez em Fátima, também provocou um ferido ligeiro enquanto que um outro despiste, em Melroeira, só resultou danos materiais.
PSP Fátima
Em 24 de Novembro 2006, apresentada denuncia contra desconhecidos, por no período compreendido entre as 18h00 e as 18h35, se terem introduzido no interior da sua residência, através de arrombamento, furtaram do interior da mesma artigos avaliados em cerca de 1.500 euros.
Bombeiros Fátima
Os bombeiros de Fátima foram chamados a socorrer sete pedidos devido à chuva forte que caiu e que provocou inundações.
Da semana de ocorrências, os soldados da paz tiveram ainda várias saídas para ocorrer a cinco pedidos de doença súbita (a 21 de Novembro), além de outros, noutros dias. Houve ainda duas quedas de árvore (a 24 de Novembro). Contam-se ainda acidentes rodoviários (3), intoxicação (1), atropelamentos (1).

Arroz Doce, Livros e Preços Baixos

Decorre este fim-de-semana no pavilhão de exposições da Nersat, em Torres Novas, um certame inédito, que junta num espaço só o III Festival do Arroz Doce, a II Feira do Livro e a IV Feira dos Stocks de Torres Novas.
Arroz Doce para todos no dia 3 de Dezembro
Em cada banca, uma receita diferente. É esta a promessa que deixa o III Festival do Arroz que volta a juntar casas de confecção gastronómica, associações recreativas e outras instituições do distrito de Santarém, num certame em que são protagonistas o tachinho de arroz doce e a boa animação popular.
Do programa de animação consta ainda o aguardado Concurso de Arroz Doce, no dia 3 de Dezembro, pelas 16horas, com a presença dos bem conhecidos Chefe Silva e Filipa Vacondeus. Também na tarde de domingo, será confeccionado, como já é tradição, um grande tacho de arroz doce para oferecer aos visitantes, com o patrocínio do Arroz Cigala.
À noitinha, sobem ao palco o Grupo de danças de salão da Praia do Ribatejo, a Academia de dança do Entroncamento e a Associação Cultural de Vilamor.
Fátima Lopes e o fadista João Braga na II Feira do Livro
Com a aproximação do Natal, a realização da II Feira do Livro de Torres Novas promete atrair ao Pavilhão de Exposições da Nersant miúdos e graúdos. De presença confirmada estão cerca de 40 editoras, a saber:A Cobra Laranja, Ambar, Ángelus Novus, Ántigona, Arte Mágica, Assírio & Alvim, Cão Menor, Caminho, Calendoscópio, Colibri, Coimbra Editora, Cosmos, Devir, Duarte Reis, Errata, Esfera dos Livros, Esquilo, Entrelinhas, Edirraia, Fim de Século, Fubu, O Gaiense, Guerra & Paz, Ideias & Rumos, Inforfi, Legis, Meribérica, Noemio Ramos, Novembro, Objecto Cardíaco, Papa-Letras, Parceria A.M. Pereira, Replicação, Salamandra, Sete Caminhos, Teorema, Vendaval, Vislis Editores, Voxgo, Vitamina BD, Witloof, Via Óptima, Zero a Oito, Casa do Sul Editora, Edições Dinossauro, Edições Kual, Fundação C. Gulbenkian, João Azevedo Editores, Livros do Oriente, Sebenta e Sururu.
Mas mais do que a venda de livros aos melhores preços, esta segunda edição da Feira do Livro de Torres Novas será igualmente pautada por diversos momentos de convívio com alguns escritores.
É o caso da apresentadora Fátima Lopes, cujo livro "Amar Depois de Amar-te" alcançou já grande sucesso de vendas, e que estará de visita ao certame, no dia 3 de Dezembro, pelas 16 horas, para uma sessão de autógrafos.
Já no dia 1 de Dezembro, o autor de livros infanto-juvenis, Alexandre Honrado, marcará também presença no evento, pelas 16horas. Entre as suas obras mais conhecidas está "Uma chuvada na careca", com mais de 60 mil exemplares vendidos.
A sessão de autógrafos com o fadista João Braga, a propósito do seu livro "Ai este meu coração", terá lugar no sábado, dia 2 de Dezembro, também pelas 16 horas.
Do programa da feira consta ainda a apresentaçãoda obra de Aurélio Lopes "Devoção e Poder nas Festas do Divino Espírito Santo", no dia 1 de Dezembro, às 18h30; a apresentação de nove livros da colecção "Análise Educativa" publicados pela Editora Cosmos, no dia 3 de Dezembro, pelas 18h30; e a obra de Domingos Lobo "Desconstrutor de Neblinas", no dia 3 de Dezembro, à mesma hora.
A II Feira do Livro de Torres Novas terá ainda uma bancada específica onde estarão expostos os 25 títulos mais vendidos em Portugal no mês de Novembro.
Compras de Natal aos melhores preços
A IV Feira dos Stocks de Torres Novas, num formato mais reduzido que as edições anteriores, é composta por cerca de 20 expositores que oferecem uma diversidade interessante de artigos para quem procura prendas de Natal a preços mais baixos.
As peças de vestuário não vão faltar, seja para adultos, seja para crianças, bem como os casacos de peles e o calçado. A Feira dos Stocks conta ainda com comerciantes na área do artesanato, aspiradores, têxteis para o lar, tapetes, bijutaria e marroquinaria.
Horário
30 Nov. 18h – 22horas
1 Dez. 14h – 23horas
2 Dez. 14h – 23horas
3 Dez. 14h – 20horas

Notícias da Nersant: NERSANT promove projecto GESTÃO.COM-PME

Para empresas que querem saber quais os sues pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Para empresas que querem definir um plano estratégico de médio e longo prazo.

A NERSANT-AE, no âmbito da sua estratégia de reforço da capacidade técnica e de gestão do tecido empresarial regional, coloca à disposição de Micro e Pequenas Empresas (MPE’s), que tenham até 50 trabalhadores ao seu serviço, o PROJECTO GESTÃO.COM-PME.
Este projecto pretende reforçar a capacidade de gestão empresarial ao nível do PLANEAMENTO ESTRATÉGICO e ao nível OPERACIONAL – Marketing; Gestão da Informação; Finanças; Recursos Humanos, Inovação. Deste modo, são objectivos do Gestão.com-PME:
Desenvolver nos empresários/gestores de MPE’s, as suas competências de gestão empresarial nos domínios tecnológico, financeiro, de mercado, organizativo e estratégico;
Proporcionar às MPE’s um desenvolvimento sustentado, na óptica da inovação, modernização, e adaptação das empresas ao contexto macro-económico, através de um plano empresarial de desenvolvimento;
Desenvolver no empresário a capacidade de realização de diagnósticos à estratégia da empresa, bem como a capacidade para a sua redefinição;
Promover a competitividade local e regional e simultaneamente a comunicação e troca de experiências;
Aumentar a taxa de sobrevivência das MPE’s;
Inserir o empresário no ambiente empresarial da sua região, desenvolvendo a apetência pela cooperação empresarial.
O projecto GESTÃO.COM-PME é apoiado em parte pelo FSE, tendo as empresas participantes que suportar uma pequena parte dos custos. Assim, por 1.680,00€ (140,00€/mês), as empresas terão acesso aos seguintes serviços: Diagnóstico à empresa; Definição e Desenvolvimento de Estratégias Empresariais e Aconselhamento Técnico permanente; Elaboração de um Plano de Acção; Consultoria especializada.
O projecto GESTÃO.COM-PME adopta uma metodologia de intervenção baseada no diagnóstico da empresa, cuja consequência é a estruturação de um plano de estratégico, elaborado entre a equipa consultora e o empresário/gestor de cada empresa participante.
Para mais informações poderá contactar o Departamento de Formação Profissional através do nº 249839500

16 novembro 2006

Solidariedade

Águas de Ourém vai investir 15 milhões



A Veolia - Águas de Ourém esta a levar a cabo um "ambicioso" plano de investimentos no próximos dois a três anos e que passam por um plano de investimentos de 15 milhões de euros. "O que irá permitir a renovação das redes de abastecimento de água, cujo período de vida já foi ultrapassado tendo como objectivo reduzir drasticamente a ocorrência de rupturas e resolver os problemas da falta de água e de interferências nas condições normais de abastecimento resultantes de falhas".
A remodelação de algumas estações elevatórias e novas captações de água são outros dos projectos que a Águas de Ourém levará a cabo.
Além disso a empresa encontra-se no final de implementação do processo de certificação de qualidade, sublinhou o director da Águas de Ourém, José Santos, na sessão solene, comemorativa do décimo aniversário da presença em Ourém. O processo estará concluído em Março de 2007.
Carta de compromisso
A Águas de Ourém vai implementar, até Dezembro, a carta de compromisso com os clientes "demonstrando a nossa capacidade. Assim, a empresa compromete-se a estabelecer ligações num prazo de 24 horas e, em caso de incumprimento, a empresa credita 10 mil litros de água na conta do cliente, salientou o responsável.
Até ao final do ano, a Veolia levará a cabo um inquérito de satisfação de qualidade aos clientes.
Pretende-se conhecer toda a informação que os clientes disponibilizem em relação à qualidade dos serviços prestados, serviço de atendimento, meios de pagamento, rapidez da resposta dada, à qualidade da água e à gestão técnica do serviço. Será o segundo inquérito e como resultado do primeiro, foi alargado o horário de atendimento, agora sem interrupção, das 8h30 às 18h30.
Kit cliente
Um kit cliente irá ser disponibilizado a todos os clientes, com diversos folhetos informativos e que vão desde o tarifário de 2006, o regulamento do serviço de águas, o como fazer a leitura correcta da factura à informação sobre o grupo Veolia que tem quatro concessionárias em Portugal: Ourém, Mafra, Paredes e Valongo.
A Veolia Água é a divisão portuguesa do grupo Veolia Environment, empresa francesa presente em Portugal desde 1991 a operar no sector da gestão de água, resíduos e serviços associados à energia e aos transportes.
Três anos depois da entrada no país ganhou a concessão municipal do abastecimento de água e saneamento do concelho de Mafra, na altura sob o nome Compagnie Générale des Eaux Portugal. Em Ourém está desde 1996. Actualmente são 51 os funcionários.
Em Ourém, as obras dizem respeito ainda à remodelação das instalações (espaço interior) melhoria das condições de atendimento e de trabalho, bem como o fim das obras do centro de exploração da Caridade, referiu ainda este responsável.
Parceria
O presidente da Câmara salientou que, se hoje as parcerias público/privado são recorrentes. E "o futuro vai trazer o aprofundamento da forma de fazer as coisas".
O autarca salientou a "necessidade de fazer face a desafios", isto é " a nossa falta de competitividade vai ter que encontrar respostas que passam pela eficiência".
David Catarino referiu ainda que "dez anos depois da concessão, ganhámos eficiência na prestação do serviço e do ponto de vista económico muito se alterou". Nos "próximos anos, haverá melhorias significativas no abastecimento porque o concelho já está abastecido".

"Meta a menina para dentro" no Castelo

O Grupo de Teatro Apollo leva a cena amanhã, 18 de Novembro a peça de teatro "Meta a menina para dentro". O espectáculo tem a duração de 90 minutos divididos em duas partes com almoço no intervalo. Às 18h06 na Sala do Torreão, no Castelo. O bilhete custa cinco euros e inclui jantar volante. Pode ser adquirido antes,, no próprio local ou reservando na Divisão de Educação Desporto e Cultura. O espectáculo repete-se ae 25 de Novembro.
Blog
Desde o início de Novembro que o Grupo de teatro Apollo, de Peras Ruivas tem um blog. Em http://gteatroapollo.blogspot.com, o visitante poderá encontrar todas as novidades de agenda deste grupo de teatro, os espectáculos bem como notas sobre o grupo, os elementos que o compõem e outras novidades.

Manif

Porque «não há políticas inevitáveis» e «em luta pela mudança», a Intersindical Nacional CGTP está a organizar uma manifestação nacional em todo o país. No nosso distrito a manifestação está marcada para as 15h00 na cidade de Santarém. A saída de Ourém está marcada para as 13h00 e os interessados em participar podem inscrever-se pelos telemóveis 913450751 ou 936110450

Casal dos Bernardos: Cemitério ampliado



Casal dos Bernardos assistiu à bênção, no domingo à tarde, da segunda fase do seu cemitério. São mais 360 lugares a adicionar aos actuais 180 existentes. É que, embora o espaço seja menor, a organização do mesmo, conforme explicou o presidente da Junta de Freguesia, é maior.
A bênção do espaço foi proferida pelo pároco da freguesia que explicou as razões porque é usual proferir esta bênção que pretende bendizer a «habitação» eterna, remontando esta prática ao tempo em que os cemitérios ainda eram pertença da Igreja.
Depois foi a vez do presidente da Junta de Freguesia fazer o historial desta ampliação, apontando as muitas dificuldades de que se revestiu todo o processo que se arrastava há cerca de 10 anos. Dificuldades que, como explicou Sérgio Fernandes se prenderam com as negociações do terreno e a falta de acordo inicial entre as partes o que levou a que só em 2005 se tivesse chegado a acordo, podendo então a obra avançar, o que sucedeu.
Sérgio Fernandes aproveita para falar de outras obras que tem projectadas para a sua freguesia. Recordando o seu tempo como presidente de Junta, o jovem autarca diz que os primeiros três anos em que foi presidente sem ter sido eleito, em substituição, considera-os como anos de aprendizagem e é no primeiro ano após a sua eleição que surge esta primeira obra. Em carteira estão os arranjos do adro da igreja, a recuperação da sua antiga torre e o novo mercado tendo também já dado entrada na Câmara um projecto para um novo parque de merendas. Diz o presidente da Junta que «se conseguir concretizar estas obras nos próximos três anos, posso ir-me embora feliz».
A presidente da Assembleia Municipal defende ser «gratificante para o ser humano, saber que o respeitam após a sua morte», o que considera ser ali o caso até porque considera que «este local foi bem projectado, apontando a parceria entre a Junta e a Câmara, no sentido de tornar possível a obra. Chamando a atenção para a juventude do presidente da Junta, apela à população para que esta o apoie, considerando-o merecedor face ao programa concreto que apresenta.
O presidente da Câmara começou por dizer que não iria referir-se ao «calvário» que foi a aquisição do terreno, uma vez que Sérgio Fernandes o deixou bem explícito. Por isso, David catarino fala também da necessidade da Câmara, Juntas de Freguesia e população «darem as mãos para fazer obra». E no que toca à obra, Catarino elogia o trabalho desenvolvido, recordando que se nota que Sérgio Fernandes, para além de autarca, é alguém que entende de obras. Faz, também ele, referência a novas obras projectadas e apela à colaboração de todos para que elas sejam possíveis. Aponta o caso do adro como exemplo para referir a necessidade de à volta de criarem espaços de estacionamento.

Casal dos Bernardos: Cemitério ampliado



Casal dos Bernardos assistiu à bênção, no domingo à tarde, da segunda fase do seu cemitério. São mais 360 lugares a adicionar aos actuais 180 existentes. É que, embora o espaço seja menor, a organização do mesmo, conforme explicou o presidente da Junta de Freguesia, é maior.
A bênção do espaço foi proferida pelo pároco da freguesia que explicou as razões porque é usual proferir esta bênção que pretende bendizer a «habitação» eterna, remontando esta prática ao tempo em que os cemitérios ainda eram pertença da Igreja.
Depois foi a vez do presidente da Junta de Freguesia fazer o historial desta ampliação, apontando as muitas dificuldades de que se revestiu todo o processo que se arrastava há cerca de 10 anos. Dificuldades que, como explicou Sérgio Fernandes se prenderam com as negociações do terreno e a falta de acordo inicial entre as partes o que levou a que só em 2005 se tivesse chegado a acordo, podendo então a obra avançar, o que sucedeu.
Sérgio Fernandes aproveita para falar de outras obras que tem projectadas para a sua freguesia. Recordando o seu tempo como presidente de Junta, o jovem autarca diz que os primeiros três anos em que foi presidente sem ter sido eleito, em substituição, considera-os como anos de aprendizagem e é no primeiro ano após a sua eleição que surge esta primeira obra. Em carteira estão os arranjos do adro da igreja, a recuperação da sua antiga torre e o novo mercado tendo também já dado entrada na Câmara um projecto para um novo parque de merendas. Diz o presidente da Junta que «se conseguir concretizar estas obras nos próximos três anos, posso ir-me embora feliz».
A presidente da Assembleia Municipal defende ser «gratificante para o ser humano, saber que o respeitam após a sua morte», o que considera ser ali o caso até porque considera que «este local foi bem projectado, apontando a parceria entre a Junta e a Câmara, no sentido de tornar possível a obra. Chamando a atenção para a juventude do presidente da Junta, apela à população para que esta o apoie, considerando-o merecedor face ao programa concreto que apresenta.
O presidente da Câmara começou por dizer que não iria referir-se ao «calvário» que foi a aquisição do terreno, uma vez que Sérgio Fernandes o deixou bem explícito. Por isso, David catarino fala também da necessidade da Câmara, Juntas de Freguesia e população «darem as mãos para fazer obra». E no que toca à obra, Catarino elogia o trabalho desenvolvido, recordando que se nota que Sérgio Fernandes, para além de autarca, é alguém que entende de obras. Faz, também ele, referência a novas obras projectadas e apela à colaboração de todos para que elas sejam possíveis. Aponta o caso do adro como exemplo para referir a necessidade de à volta de criarem espaços de estacionamento.

Profissões em competição



Decorreu na passada semana, o campeonato das profissões da Região de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional, cujas provas tiveram lugar no Centro de Formação Profissional de Tomar e onde estiveram envolvidos 104 jovens em 15 saídas profissionais: Cabeleireiro, Carpintaria de Limpos, Contabilidade, Desenho de Construção Civil – CAD, Desenho Gráfico, Electricidade de Instalações, Electromecânica Industrial, Electromecânica de Frio, Serralharia, Electromecânica Industrial, Electromecânica de Frio, Electrónica Industrial , Marcenaria, Gestão de Redes Informáticas, Serralharia Mecânica , Soldadura, Tecnologia da Informação
Os campeonatos decorreram em simultâneo nas cinco delegações do IEFP e neles participaram jovens dos 17 aos 21 anos que tenham adquirido uma qualificação profissional através da formação ou da experiência, provenientes de Centros de Formação Profissional, Escolas Secundárias e Profissionais, empresas e outras entidades.
Os Campeonatos das Profissões são encontros onde os jovens têm oportunidade de competir entre si, pretendendo-se, com a sua realização, promover e valorizar a educação e a formação de natureza técnico profissional e, ao mesmo tempo, proceder ao apuramento, em cada região, dos jovens que demonstram melhor aptidão, para concorrerem, em Março de 2007, ao título de campeão nacional.
O Notícias de Ourém visitou, durante a semana do evento, o Centro de Emprego e Formação profissional, onde foi recebido pela sua directora, a oureense Lucília Vieira e onde tomou contacto com o trabalho ali desenvolvido tendo ainda oportunidade de conversar com alguns jovens de Ourém que o frequentam (ver notícia nesta página).
Também estivemos na cerimónia de encerramento que contou com a presença de vários responsáveis regionais e nacionais.
O delegado Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do IEFP, Rui Patrício referiu a necessidade do trabalho desenvolvido nas escolas de cariz profissionalizante basearem o seu trabalho na vida real e no stress que esta provoca já que o que acontece normalmente é que quando os trabalhos correm mal, os alunos recomeçam-nos. Ora, este tipo de eventos, com tempo e tarefas marcadas, acabam por tocar a realidade diária levando os alunos a aperceber-se daquilo que os espera nos futuros locais de trabalho. Terminou a elogiar o desempenho do Centro de Tomar onde, «apesar da directora ter estado doente», as coisas funcionaram bem. Fernando Cabecinha, vogal do Conselho Directivo do IEFP destacou o facto de este campeonato que prosseguirá a nível nacional e depois internacional, envolver 46 países que «procuram gerar competitividade e solidariedade. Refere ainda que, apesar de Portugal se apresentar como um país de baixas qualificações, ele tem vindo a receber diversas medalhas, o que prova das suas capacidades. Para este responsável, o que se passa é que as competências individuais ainda não estão reconhecidas pelo que considera de extrema importância que essas competências sejam devidamente reconhecidas e certificadas.
O Governador Civil do Distrito de Santarém começou por considerar que esta é uma das iniciativas que se enquadram nas directivas do seu mandato e que passa pela «importância de se saber ultrapassar algum individualismo». Apontando como «uma das principais fragilidades do país a falta de competitividade» defende, também ele a necessidade de maior organização da sociedade e de melhor qualificação. Mas Paulo Fonseca considera que «não basta ser um bom profissional», como «é preciso ter capacidade de adaptabilidade às exigências da vida». Até porque a ideia de que se tem um emprego para o resto da vida está hoje completamente ultrapassada e se é preciso competir, também é preciso ter flexibilidade para assumir novas profissões, quando necessário.
De referir ainda que durante a sessão de encerramento foram medalhados os alunos vencedores. Destes destacamos Micael Pereira Santos, aluno do curso de Desenho de Construção Civil – CAD, da Escola Profissional de Ourém, que obteve o segundo lugar neste confronto de competências.
No final houve um momento de convívio, com almoço serviço e confeccionado no próprio Centro, seguindo-se um interessante desfile que apresentou a evolução do vestuário desde o homem das cavernas à actualidade, passando por importantes civilizações como o antigo Egipto, Roma ou Grécia, tudo através de trajes feitos pelas próprias alunas do curso de costura.

O Centro


A entrada em funcionamento do Centro de Formação Profissional de Tomar, em Novembro de 1995, veio complementar uma rede de Centros de Formação Profissional, dependentes da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto do Emprego e Formação Profissional.
Servindo uma região com características e necessidades diversificadas está, presentemente, vocacionado para as áreas de Agricultura e Desenvolvimento Rural; Construção Civil e Obras Públicas; Electricidade e Electrónica; Energia, Frio e Climatização; Indústria Agro-Alimentar; Madeiras; Metalurgia e Metalomecânica; Reparação e Manutenção de Veículos; Restauração, Hotelaria e Turismo; Saúde, Serviços Pessoais e à Comunidade; Serviços Comerciais, Administrativos e Financeiros; Ergonomia, Segurança e Higiene e Informática e Gestão de Sistemas.
O Centro procura constituir uma resposta dinâmica e oportuna nas diferentes modalidades de formação inicial e contínua, bem como na formação de formadores e de gestores e quadros, conferindo a respectiva certificação profissional.


Jovens de Ourém em formação

Foi na padaria/pastelaria e no curso de empregado de mesa e bar que encontramos quatro jovens oureenses.
O Micael Mendes, do Alqueidão, e a Anabela Ferreira de Urqueira, frequentam o curso de padaria e pastelaria do Centro, tendo iniciado a sua formação em Maio. O Micael, com 20 anos, já trabalha nesta área mas considerou importante tirar o curso, apostando assim por obter uma maior formação e, ao mesmo tempo, a certificação profissional para desenvolver a sua actividade.
Quanto à Anabela, para já, diz apenas que foi fazer o curso porque gosta de fazer bolos. O futuro dirá como vai utilizar as competências que agora está a adquirir.
A Sandra Oliveira é de Alburitel e o João Luís vive na casa da criança de Aldeia Nova. A Sandra diz que já tinha vontade de trabalhar nesta área e as coisas acabaram por se concretizar após uma visita das psicólogas do Centro quando a jovem frequentava a EB, Conde de Ourém.
Por sua vez, o João Luís foi motivado para esta formação por colegas que já o frequentavam. Como chumbou por faltas na Secundária de Ourém, falou com a psicóloga e acabou por ir para o Centro de Formação Profissional de Tomar que garante estar a gostar de frequentar.

Ginjinha servida em espaço melhorado


A garagem foi transformada em espaço comercial e assim, a Loja típica da ginjinha ganhou mais um espaço, sendo agora três as salas em que se pode apreciar a ginjinha típica de Ourém.
O segredo que tem passado de geração em geração pertence agora a Augusto Gonçalves. O negócio da família, é mantido hoje com a ajuda da matriarca da família. O estabelecimento tem agora 68 lugares sentados e encontra-se aberto diariamente até às 2h da manhã.
O responsável pelo estabelecimento comercial, Augusto Gonçalves manifestou a satisfação pelas melhorias implementadas no estabelecimento. As obras de restauro começaram em Outubro de 2004 e terminaram em Julho de 2006. Foram feitas por fases, adiantou Augusto Gonçalves, para evitar de encerrar o estabelecimento ao público.
Na abertura oficial da Loja da ginjinha, depois destas obras, a 9 de Novembro, o presidente da Câmara, David Catarino referiu-se à história desta casa, do Joaquim da Vila. Depois "com impulso e novas dinâmicas", a casa obteve mais sucesso.
O autarca referiu-se ainda ao "alojamento nas Louçãs", que foi apoiado com fundos comunitários mas que acabou por fechar. "Não são todos casos de sucesso mas o que se passou é importante", salientou.
David Catarino referiu-se ainda a outras potencialidades que podem ser exploradas: os produtos locais aproveitando também a estrada real e o caminho do norte, dos caminhos de Fátima, além de alguns monumentos do concelho.
O restauro da Loja da Ginjinha fez parte de um projecto do Leader + tendo contado com o apoio do programa Leader I, no que diz respeito a ampliação e melhoria das condições das instalações que se encontravam degradadas.
O objectivo primordial foi a valorização e melhoria das condições físicas e funcionais da mesma e promoção e divulgação dos produtos regionais.
Estão previstas vinte apresentações de 100 projectos que foram apoiados com verbas comunitárias. Esta apresentação foi a quarta num conjunto de outros projectos apoiados em Ourém, Alcanena, Ferreira do Zêzere, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha.
Durante estas apresentações, que, de algum modo servem para "validar o projecto" servem também para "colher opiniões", salienta Jorge Rodrigues, responsável da ADIRN.




Sinalética
A sinalética do Centro histórico de Ourém foi um dos projectos apoiados ao abrigo do programa Leader II bem como a recuperação do posto de Turismo. No entanto, em virtude do mau tempo e de alguns outros estragos já foi necessário que a autarquia a substituísse.
Percurso áudio
Ainda não está executada mas foi aprovada a candidatura que visa a colocação de um percurso áudio no centro histórico de Ourém. O objectivo é permitir ao visitante ter uma visita guiada sem para isso necessitar de um guia. Assim, o visitante recolherá, no posto de turismo mediante a apresentação de um documento de identificação, os phones. Ao visitar o espaço histórico, aproximando-se de um monumento de interesse, automaticamente irá ouvir-se uma gravação com dados sobre o que está a visualizar. Depois de
Este projecto deverá ser executado até Setembro de 2008. O presidente da Câmara salientou que falta a adquirir o sistema informático que permite colocar em funcionamento esta visita virtual.
Ucharia do conde
A antiga cadeia vai entrar em obras de adaptação para instalar ali a "Ucharia do conde", (Dispensa do conde) isto é o projecto que já teve a denominação de "Solar do baco" e que pretende ser um espaço de divulgação enóloga, cultural e gastronómica do concelho.
Queijos, enchidos, mel, vinho, "está a sair o primeiro vinho certificado" serão alguns dos produtos que aqui poderão ser adquiridos.
"Temos que valorizar as coisas que são o nosso património", assinalou o presidente da autarquia.
As obras estão estimadas em oito mil euros.

PS/Ourém em convenção autárquica

O PS/Ourém organiza a I Convenção Autárquica do PS, amanhã, dia 18 de Novembro, a partir das 14h30m, em Alburitel, na sede da ACRA.
Esta iniciativa decorre da candidatura apresentada em 2005 e que os socialistas de Ourém consideram ser uma «honra». Para além disso, referem em comunicado, esta Convenção realiza-se «em nome da esperança que representamos para o futuro do Concelho de Ourém, hoje estagnado, sem rumo e sem uma gestão à altura das circunstâncias e da importância e da dignidade do Concelho de Ourém».
Por isso, acrescentam que «é a trabalhar para o futuro do Concelho que sentimos que a contribuição dos nossos autarcas é decisiva, porque queremos ouvir as pessoas e vir a governar junto das populações e para todos».
Acrescentam ainda que «este é um tempo decisivo para o futuro do Concelho de Ourém. Depois deste tempo à frente dos destinos do nosso Município por parte do actual executivo no poder (21 anos seguidos), eis que temos todas as condições para lançar uma candidatura ganhadora à Câmara Municipal».
Assim, «é necessário que todos os autarcas dêem o seu contributo para que esta conquista se alcance: não só em nome do PS mas, fundamentalmente em nome do futuro da nossa terra».
Termina o comunicado defendendo a necessidade de «que falemos da necessidade de mudança de políticos e, sobretudo, das políticas na Câmara Municipal de Ourém, pois há já um vasto sentimento de descrédito e desilusão quanto aos actuais autarcas do PSD».
Por isso na Convenção Autárquica «usarão da palavra todos os autarcas e eleitos nas listas do PS, António Gameiro, Paulo Fonseca, Silvino Sequeira e Ascenso Simões».

Gameiro na Comissão Nacional do PS
Mais de 1.800 delegados de todo o País, do Continente às Ilhas e das Secções da Europa, estiveram reunidos em Santarém no p+assado fim-de-semana, no Congresso Nacional do Partido Socialista.
A Federação de Santarém do PS viu reforçada a sua participação nos órgãos nacionais do partido.
Foram eleitos para a Comissão Nacional os militantes do Distrito:Idália Moniz (Santarém), Rosa do Céu (Alpiarça), António Gameiro (Ourém), Jorge Lacão (Abrantes), Anabela Freitas (Tomar), Fernando Pratas (Chamusca), João Sequeira (Rio Maior) e Sandra Vitorino (Santarém).
Juntam-se a estes, como inerentes com voto, António Rodrigues (Presidente da Federação - T.Novas) e Hugo Cristóvão (Representante da JS - Tomar).Foi ainda eleita para a Comissão Nacional de Jurisdição Fernanda Asseiceira (Alcanena).
Entre outros suplentes, com fortes possibilidades de assumirem a sua participação, na Comissão Nacional, Pedro
Magalhães Ribeiro (Cartaxo) e na Comissão de Jurisdição Fernando Vasco (Sardoal).
Esta é a maior representação de sempre da Federação de Santarém nos órgãos nacionais do Partido Socialista.

PS/Ourém em convenção autárquica

O PS/Ourém organiza a I Convenção Autárquica do PS, amanhã, dia 18 de Novembro, a partir das 14h30m, em Alburitel, na sede da ACRA.
Esta iniciativa decorre da candidatura apresentada em 2005 e que os socialistas de Ourém consideram ser uma «honra». Para além disso, referem em comunicado, esta Convenção realiza-se «em nome da esperança que representamos para o futuro do Concelho de Ourém, hoje estagnado, sem rumo e sem uma gestão à altura das circunstâncias e da importância e da dignidade do Concelho de Ourém».
Por isso, acrescentam que «é a trabalhar para o futuro do Concelho que sentimos que a contribuição dos nossos autarcas é decisiva, porque queremos ouvir as pessoas e vir a governar junto das populações e para todos».
Acrescentam ainda que «este é um tempo decisivo para o futuro do Concelho de Ourém. Depois deste tempo à frente dos destinos do nosso Município por parte do actual executivo no poder (21 anos seguidos), eis que temos todas as condições para lançar uma candidatura ganhadora à Câmara Municipal».
Assim, «é necessário que todos os autarcas dêem o seu contributo para que esta conquista se alcance: não só em nome do PS mas, fundamentalmente em nome do futuro da nossa terra».
Termina o comunicado defendendo a necessidade de «que falemos da necessidade de mudança de políticos e, sobretudo, das políticas na Câmara Municipal de Ourém, pois há já um vasto sentimento de descrédito e desilusão quanto aos actuais autarcas do PSD».
Por isso na Convenção Autárquica «usarão da palavra todos os autarcas e eleitos nas listas do PS, António Gameiro, Paulo Fonseca, Silvino Sequeira e Ascenso Simões».

Gameiro na Comissão Nacional do PS
Mais de 1.800 delegados de todo o País, do Continente às Ilhas e das Secções da Europa, estiveram reunidos em Santarém no p+assado fim-de-semana, no Congresso Nacional do Partido Socialista.
A Federação de Santarém do PS viu reforçada a sua participação nos órgãos nacionais do partido.
Foram eleitos para a Comissão Nacional os militantes do Distrito:Idália Moniz (Santarém), Rosa do Céu (Alpiarça), António Gameiro (Ourém), Jorge Lacão (Abrantes), Anabela Freitas (Tomar), Fernando Pratas (Chamusca), João Sequeira (Rio Maior) e Sandra Vitorino (Santarém).
Juntam-se a estes, como inerentes com voto, António Rodrigues (Presidente da Federação - T.Novas) e Hugo Cristóvão (Representante da JS - Tomar).Foi ainda eleita para a Comissão Nacional de Jurisdição Fernanda Asseiceira (Alcanena).
Entre outros suplentes, com fortes possibilidades de assumirem a sua participação, na Comissão Nacional, Pedro
Magalhães Ribeiro (Cartaxo) e na Comissão de Jurisdição Fernando Vasco (Sardoal).
Esta é a maior representação de sempre da Federação de Santarém nos órgãos nacionais do Partido Socialista.

Restaurante da EPO já serve refeições, neste ano lectivo


"Devo ter capacidade e gosto de cozinhar da mesma forma que o pintor tem de pintar", afirmou o chefe de cozinha José Luís Lavrador, durante o almoço que marcou a reabertura do restaurante de aplicação da Escola Profissional de Ourém, a 7 de Novembro. O conselho deixado aos alunos: "cultivar o gosto pela cozinha" porque esta é "património, uma forma de identidade".
O cozinheiro – defendeu – José Luís Lavrador tem então uma responsabilidade de "alimentar corpo e mente". E aconselhou os jovens alunos a "transportarem a alma para aquilo que fazem".
O paladar é "determinante para fazer com que uma refeição seja de boa qualidade", frisou o cozinheiro assinalando que "os paladares portugueses são de origem rural. São os melhores".
Para um bom trabalho, ou seja, para apresentar um bom prato é importante que haja uma boa matéria-prima, para cozinhar. A boa apresentação é também importante, assinalou, defendendo que tal "não é pôr no prato coisas que não se comem. A cozinha tem de ser genuína, pura". Apontou ainda que "devemos recriar e inovar".
Dirigindo particularmente aos convidados entre os quais se incluíam, na sua maioria, responsáveis de hotéis de Fátima, lembrou que é necessário a um cozinheiro ter condições na cozinha. A higiene e a segurança alimentar são algo "essencial" e "ninguém pode fugir a esta realidade".
"As cozinhas são laboratórios, são ateliers de arte. Têm de estar em condições para os cozinheiros estarem lá 8, 9 horas", considerou, também.
E "hoje em dia um cozinheiro tem de cozinhar bem e com higiene", referiu ainda. Além da higiene pessoal, da qualidade das matérias primas, este cozinheiro salientou ainda o relacionamento humano.
A presidente da direcção da EPO – Associação promotora de Ensino profissional, Purificação Reis falou da importância desta experiência para os alunos, em contexto de trabalho. Formação prática esta que visa esbater o hiato entre a teoria e a prática, numa cozinha ou restaurante, durante o almoço preparado pela turma do 2º ano de Cozinha de 24 alunos, sob a orientação do chefe Luís Bicho. O almoço foi servido por um grupo de nove alunos do 2º ano de Hotelaria, Restauração Organização e Controlo, sob orientação do chefe de sala, José do Vale.
O restaurante da EPO funcionará às terças e quintas-feiras, durante o período lectivo, sendo o custo de cada refeição de 6,50 euros. As reservas devem ser efectuadas junto da escola através do telef: 249 530 630.

Monstros na Som da Tinta



Constantino corbain é uma personagem criada pelo imaginário de Sérgio Faria, responsável por uma colectânea de pequenos textos de índole filosófica, reunidos em caderno, a que deu o nome de «apontamentos para monstroário» e que foram apresentados no passado sábado, no Som da Tinta.
Estes «apontamentos» começaram por ser ditos no programa, realizado pela associação "Auren", «ossos do ouvido», na ABC Rádio.
Segundo o seu autor trata-se de «ensaios de reacção e correspondência a um estímulo musical, modo legenda que parasita uma canção ou música».
A sua reprodução escrita acaba por surgir de forma casuística numa altura em que foi sentida necessidade de realizar algum dinheiro para a associação, após a realização do Animeet que trouxe o Japão a Ourém, no Verão passado. Como recorda Ségio Faria, a associação «quis fazer bem» e isso implicou pagar seguros e tudo o mais que era necessário...
Quanto a este caderno, explica que o seu aspecto rústico, com capa em papel pardo e um cordel central, não remete apenas para a literatura de cordel, como pretende dar a ideia daquilo que se fazia antigamente e com poucos recursos. No entanto não deixa de lado a sua preocupação ambientalista, já que as suas páginas são em papel reciclado. A edição foi toda composta por Sérgio Faria, sendo que apenas a capa, com ilustrações de Filipe Saraiva, foi feita e aparada na tipografia Oureense. A única fotografia da obra está na antecontracapa e é de Nuno Abreu. Foram produzidos 200 exemplares, editados pela Som da Tinta, onde são vendidos pela módica quantia de dois euros e meio.

Festival de concertinas junta 2500



Mais de duas mil e quinhentas pessoas passaram pelo festival nacional de concertinas que assinalou o segundo aniversário da associação Amigos da Farra, a 11 de Novembro.
Pelo palco passaram mais de cem artistas, tocadores de concertina e outros instrumentos tradicionais vindos de diversos pontos do país, desde Viana do Castelo, Barcelos, Lousã, Coimbra, Barrenta até Lisboa.
António Ferreira, mais conhecido por António Lagarinho, manifestou ao Notícias de Ourém a sua satisfação pela adesão que a festa granjeou. "Foi bom", salienta.
No próximo aniversário, este responsável pretende alargar o encontro e transformá-lo em internacional com a presença de tocadores de concertina de França e Suiça. A estes juntar-se-ão outros vindos do Alentejo.
Espera ainda este responsável fazer melhor que este ano e duplicar o número de apreciadores deste tipo de espectáculo musical e vindos do concelho, e de toda a região: Tomar, Ferreira do Zêzere, Mira, Minde, Caranguejeira e Lisboa.
A partir de Janeiro de 2007, a Associação Amigos da farra vai proporcionar aulas de aprendizagem de concertina, aos sábados. Todos os interessados, a partir dos seis anos devem contactar a organização através do telm: 917889328. As aulas serão leccionadas pelo professor Daniel dos Santos, do Zambujal com apoio de Joaquim Ruivo.

ADLEI promove congresso regional

A ADLEI - Associação para o Desenvolvimento de Leiria organiza, em Abril de 2007, o IV Congresso Regional, que pretende debater os problemas e desafios que se colocam ao futuro da região.
Oito anos depois do último congresso, a ADLEI assume ser o actual um momento «de grande relevância para a nossa região, em termos de competitividade territorial, bem como da respectiva coesão social e regional, num contexto nacional de acelerada mudança», refere o presidente da Associação, Acácio de Sousa.

OTO no Algarve

A Orquestra Típica de Ourém irá realizar o seu 3.º Retiro Musical em Albufeira – Algarve, de 1 a 3 de Dezembro. Este fim-de-semana tem por objectivo "o aperfeiçoamento da execução musical e a preparação de novos temas", pode ler-se no blog da OTO.
O programa é composto por ensaios intensivos, contemplando também momentos de convívio entre os músicos.A Orquestra ficará hospedada no "Hotel da Aldeia" onde, no sábado dia 2, pelas 21h30, realizará um "concerto intimista" para os hóspedes ali alojados.

Empresas portuguesas desafiadas à exportação



"O sector da exportação é vital" referiu o orador principal deste jantar de empresários, o director da rede de gabinetes de empresas do IAPMEI.
Perante uma plateia de 350 empresários no XI encontro de empresários promovido pela ACISO a 9 de Novembro.
A necessidade de ajustamento, isto é, os sectores que se irão modernizar ainda mais: banca, seguros e energia. "A competição internacional vai aumentar e vai afectar todos os sectores", frisou André Março na conferência "Desenvolvimento económico, dinâmicas empresariais e financiamento das PME".
"A própria banca portuguesa, para crescer, tem de ser no exterior", referiu apontando, também, a necessidade das empresas passarem a encarar o mercado como global e "passarem a exportar", alterando da actividade turística centralizada em "sol e praia".
Na Roménia - assinalou - há 140 empresas portuguesas a operar, sugerindo este responsável que Portugal possa servir com "plataforma, placa giratória de pessoas".
É ainda necessário "atrair investimento directo estrangeiro porque permite consolidar as PME portuguesas".
E as pequenas e médias empresas portuguesas "estão carenciadas de gestão" havendo a necessidade de "apostar na formação de recursos humanos " bem como a "promoção no acesso a mercados externos".
Em matéria de incentivos à modernização, André Março apresentou algumas soluções financeiras que passam pelo micro-crédiito e pelo financiamento por parte dos bancos pelas linhas de capital de risco.
Valorizar o diferente
"Temos capacidade diferentes e temos que valorizar o diferente", afirmou o governador civil do distrito de Santarém, Paulo Fonseca durante o jantar de empresários.
Este responsável assinalou a necessidade de uma "reforma das mentalidades" e uma "nova adaptação a novos conceitos que temos de ter presentes" para se ser competitivo a nível mundial.
Fonseca referiu-se às três grandes reformas em curso: PRACE, PROT e CREN para frisar a necessidade de adaptação das empresas aos desafios. No caso do PROT, assinalou o facto do concelho de Ourém estar inserido na região de Lisboa e Vale do Tejo e que comporta "a jóia da coroa, Fátima e também o aeroporto da Ota" que deve ser aproveitado. "Estima-se que a única região do país que terá mais habitantes, no futuro, é esta", salientou.
O governador civil realçou a importância dos empresários do concelho responderem positivamente em matéria de competitividade, qualificação dos recursos humanos e coesão territorial porque "não tenhamos ilusões, como não temos fronteiras, os nossos parceiros europeus virão fazer o trabalho por nós.
Desafios de futuro
Os "tempos não são fáceis. Os desafios do futuro também não são fáceis", afirmou o presidente de Câmara que apontou como uma solução para fazer face a estes desafios, as parcerias. A formação e a especialização são as outras duas tónicas importantes para o autarca, a par das acções de divulgação adequadas.
David Catarino justificou a baixa taxa de desemprego existente no concelho pela actividade empresarial existente, pequenas e médias empresas. "Se formos inteligentes saberemos enfrentar o futuro", frisou.

ACISO homenageia associados


A Aquino & Rodrigues foi galardoada com o troféu "Empresa/empresário do ano" tendo o galardão sido entregue ao fundador Vítor Félix Aquino durante o jantar do XI encontro de empresários, promovido pela ACISO e realizado a 8 de Novembro.
Foram ainda homenageados 11 empresários e associados da ACISO – Associação empresarial Ourém-Fátima pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido.
No ano de 2006, a ACISO registou a filiação de 96 associados (até 7 de Novembro). Os números indicam 3 915 atendimentos (associados e não associados) e o desenvolvimento de 7 projectos de Criação de emprego para desempregados beneficiários das
prestações de desemprego; 1 projecto de apoio à contratação e 2 planos de negócio.
Contam-se ainda, no ano de 2006, 3 candidaturas ao programa" Estágios profissionais"; 2 candidaturas ao PROREST – Programa de Apoio à Requalificação e Modernização de Estabelecimentos de Restauração e Bebidas; 3 acompanhamentos a iniciativas locais de emprego submetidas pela ACISO junto do Centro de Emprego de Tomar, no ano 2005; 5 candidaturas aprovadas ao ModCom – Sistema de Incentivos à Modernização do Comércio, 3 das quais em benefício de associados e os 2 restantes Projectos de intervenção e dinamização dos centros urbanos de Ourém e Fátima.
Os homenageados:
José Borralho Silva Martins; Trapos – Transformação de madeiras de pinho, Lda; José Oliveira Eugénio; Joaquim Verdasca Júnior & Herdeiros, Lda; Maria Graça Vieira Sapata; Fernando Rodrigues, Lda; Diamantina Jesus Mendes Vieira; Isalina Ferreira Dias; Mariano Pereira Henriques; Maria Augusta Reis Neves e Carlos Alberto Oliveira Buraca

Vice campeão de perícia


Natural da Freixianda, onde vive, Paulo Marques é vice-campeão nacional de Perícia Automóvel.
Para o desportista este foi um ano normal, com cerca de 30 provas que decorreram de norte a sul do país, havendo meses em que elas se disputavam durante todos os fins-de-semana. Quanto aos adversários que encontrou, Paulo Marques diz que «na zona centro e sul até foi fácil». Já no norte «a concorrência é muito forte e os carros estão muito bem preparados, com excelentes pilotos».
Para o piloto oureense, as provas mais fáceis «são as mais rápidas» onde, afirma «a força do carro é importante». Como exemplo refere as provas de Alcobaça e da Exponor, no Porto. As mais lentas «são mais complicadas porque não posso tirar tanto proveito do carro».
Arrancado um honroso segundo lugar no podium, Paulo Marques espera continuar no próximo ano «se os patrocinadores continuarem a apoiar». Aproveita para fazer os seus agradecimentos aos que o patrocinaram este ano porque, afirma «sem eles eu não poderia concretizar estes objectivos».
Quanto ao carro afirma que vai continuar a concorrer com o mesmo depois de lhe melhorar a direcção e de lhe instalar novas suspensões. Trata-se de um Toyota com motor de Opel Calibra que «está muito perto dos 200 cv.

O Crio foi ao bolinho...


Foi com poemas, lengalengas e canções alusivas ao dia do bolinho que as crianças e professores da E.B.1 e Jardim de Infância do Alqueidão receberam um grupo de alunos do Crio na tarde de 30 de Outubro.
Neste dia dedicado ao convívio desenvolveram-se jogos colectivos e danças em que alunos e professores participaram entusiasticamente.
Depois do lanche, em que os tradicionais bolinhos adornavam as mesas, as crianças do Alqueidão ofereceram as suas lembranças aos visitantes. Os meninos do Crio agradeceram o convite e os doces que trouxeram nas suas sacas.
Numa tarde em que reinou a boa disposição, as duas escolas despediram-se e manifestaram vontade repetir outras actividades deste âmbito assim que possível.

Incêndio em Alburitel

O Incêndia em Alburitel que anunciamos na passada semana e que ocorreu aquando do fecho da edição, numa empresa de construção civil, mais concretamente, de perfis de plástico, atingiu as áreas de produção e armazenagem, disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém.
O incêndio não provocou danos pessoais e também não é conhecido o montante dos prejuízos.
No local estiveram 33 bombeiros, das corporações de voluntários de Ourém, Caxarias e Tomar, apoiados por onze viaturas.

BREVES

Vigília vocacional em Caxarias
A 17 de Novembro, a partir das 21h, realiza-se na Igreja de Caxarias a vigília vicarial de Ourém de oração vocacional. A vigília será presidida pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto

Área de repouso encerrada
A área de repouso de Fátima na A1 que liga Lisboa ao Porto está temporariamente encerrada. A Brisa - Auto-estradas de Portugal informa que até 30 de Novembro, a área de repouso de Fátima, situada no sublanço Torres Novas – Fátima, ficará encerrada em face da necessidade de se proceder à instalação de uma nova rede "pública" de distribuição de água.



Chícharos da Serra em S. Catarina
Para celebrar o aniversário da sua criação, a 25 de Novembro de 1549, a freguesia de Santa Catarina da Serra promove nos dias 24, 24 e 26 de Novembro, um evento gastronómico denominado «o chícharo da serra». A par dos pratos à base desta leguminosa, preparados por associações da freguesia, haverá manifestações de índole cultural. Naturalmente que, para os menos amantes do chícharo, haverá outros pratos tradicionais da região.
O evento decorre no parque Desportivo da União Desportiva da Serra. Dia 24, pelas 17h00 dá-se a abertura do certame, havendo ainda acordeão, com cantigas à desgarrada e a actuação do grupo musical NKZ.
Sábado, dia 25, o espaço reabre pelas 12h00 e às 15 há a recepção às entidades oficiais. Pelas 16h30 celebra-se uma missa em honra da padroeira, Santa Catarina, com a actuação de coros e reconhecimento de cidadãos. Após a visita ao local pelas entidades oficiais, há jazz e actuam ainda a Tuna Académica Templários e o grupo musical Revolution. Pelas 24h00 é sorteado um Citroen 2 cavalos, a favor do Clube de Automóveis Antigos de Santa Catarina da Serra.
No domingologo pelas 8h00 da manhã inicia-se um passeio BTT com concentração junto à Casa do Povo e o certame reabre às 12h00. A animação desta tarde está a cargo de ranchos folclóricos e dos grupos musicais «Granizés» e «Laranja Mania».


AMAE pede apoios para prejuízos de cheias
A Associação de Municípios da Alta Estremadura (AMAE), apelou ao governo para que crie mecanismos de apoio excepcionais às autarquias para a recuperação das infra-estruturas públicas afectadas pelo mau tempo das últimas semanas.
De acordo com o comunicado, os concelhos que pertencem àquela associação, "foram violentamente atingidos pelos estragos" provocados pelo mau tempo.
No entanto, o ministro da Administração interna, António Costa já afirmou publicamente que os apoios existentes eram suficientes e desta forma, não eram necessárias "medidas extraordinárias" para financiar a recuperação de equipamentos públicos e imóveis privados.


Identidade(s) e Diversidade(s)
O projecto de investigação Identidade(s) e Diversidade(s) e a Direcção do Curso de Turismo da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria levam a cabo nos dias 29 e 30 de Novembro, quarta e quinta-feira, o Congresso Turismo Cultural, Territórios e Identidades, a decorrer nos auditórios da ESE. Um encontro onde é possível debater as marcas do Turismo Cultural, nas suas diferentes facetas.
Informações detalhadas e inscrições em: www.turismo2006.esel.ipleiria.pt.
RTLF em Espanha
A Região de Turismo Leiria/Fátima marca presença nos workshops que vão ter lugar nas cidades espanholas de La Coruña, Santiago de Compostela e Vigo, nos próximos dias 14, 15 e 16 de Novembro respectivamente e que se realizam no âmbito do PAE - Plano de Acção Específica Multiprodutos Lisboa Região.
Trata-se de uma acção orientada para o reforço da promoção do segmento Touring em Espanha, nomeadamente da região da Galiza, explorando as potencialidades deste mercado de proximidade.
Essencialmente direccionadas aos agentes de viagens, operadores turísticos e comunicação social daquelas cidades estas acções constituem uma oportunidade de excelência para promover contactos, estreitar relações entre profissionais, promover os produtos turísticos e sobretudo aprofundar conhecimentos a nível da oferta e procura no mercado em causa. A RTL/F está presente nestes wokshops em parceria com vários hoteleiros da Região. A iniciativa conta com a colaboração da delegação do ICEP em Madrid.

OK Trupe anima noite no ArteCaffé

Paulo Serafim, Luís Portugal e Vítor Fernandes formam a OK Trupe, grupo que vai actuar hoje à noite, no ArteCaffé. "Ri, Rádio, Interferência" é o espectáculo que junta notas de humor com música e sketches característicos do melhor teatro burlesco. Eis os condimentos de uma hora e meia de actuação que culmina com a famosa banda sonora da série televisiva Bonanza.
O espectáculo conta também com convidados, ou seja, figuras que os artistas vão encarnando. De alma e coração, no regresso aos bons espíritos do café-teatro.
Do trio, Luis Portugal é aquele que tem a carreira mais longa, tendo ficado mais conhecido como vocalista do grupo Jafumega. Paulo Serafim passou pelos palcos de "A Barraca", onde foi dirigido e contracenou, entre outros, com Maria do Céu Guerra e Hélder Costa. Em Ourém foi maestro na Academia de Música. Passou depois pela SIC, onde era professor na série "Zero em Comportamento". Vitor Fernandes é um instrumentista de grandes recursos e responsável da sonoplastia.

09 novembro 2006

Incêndio em Alburitel



Na noite de terça para quarta-feira, à hora de fecho desta edição, deflagrou um violento incêndio numa empresa de construção civil, em Alburitel.
Passava da 1h00 da manhã quando a equipa de reportagem do NO se deslocou ao local, onde se encontravam já oito viaturas dos bombeiros de Ourém, uma de Caxarias e outra de Tomar, aguardando-se mais reforços. O incêndio estava então a ser combatido por cerca de duas dezenas de bombeiros. A GNR fazia controle do tráfego enquanto uma equipa da PT cortava a electricidade, numa noite que se adivinhava complicada, até porque ao lado havia outras empresas que era necessário salvaguardar.
As labaredas era visíveis da estrada e o fumo provavelmente proveniente de materiais tóxicos, dificultava a respiração.
Na próxima edição, o NO irá procurar fornecer mais informações sobre esta ocorrência.

Voltaram as cheias



No passado fim-de-semana as cheias voltaram a assolar o país. O distrito de Santarém voltou a ser um dos mais flagelados e o concelho de Ourém não foi poupado à força das águas que desta vez atacaram mais o norte do concelho, com a freguesia de Seiça a ser a mais sacrificada. Mas Nossa Senhora das Misericórdias, sobretudo em Vilar dos Prazeres e Lagoa do Furadouro, também sofreram inundações e tiveram estradas com trânsito condicionado.
Mas foi em Seiça, na Valada, que as coisas estiveram mais complicadas. A povoação ficou completamente cercada pelas águas e houve que derrubar muros. Uns caíram com a enxurrada e outros tiveram que ser derrubados para fazer o escoamento das águas que entrou pelas habitações adentro, levando tudo o que encontrava à passagem. Foi lá que um carro ficou completamente destruído ao ser retirado da ribeira. Mas não foram apenas habitações particulares que sentiram a desolação entrar portas adentro. Ainda não havia sido feita a recuperação da semana anterior e eis que mais estradas, pontes, barreiras, taludes caem, ou ficam em vias disso, obrigando a autarquia a deitar mãos à obra, um pouco por todo o concelho.
Também a freguesia de Formigais ficou mais uma vez assolada. Sensivelmente desde a zona da Junta de Freguesia até ao Agroal, era praticamente impossível passar de carro. No Agroal, segundo informações do CDOS, as águas subiram até 4, 99 metros, muito mais que na semana anterior
Os bombeiros de Ourém receberam, no dia 4, duas dezenas de pedidos de socorro, sobretudo para habitações em Seiça e no norte do concelho. No entanto, segundo informações do seu comandante, a meio da tarde deste dia, a situação estaria controlada, apesar de também terem tido que acorrer à estação ferroviária de Vale dos Ovos onde, como foi largamente noticiado pelas televisões, a linha do norte esteve interrompida e foram necessárias várias intervenções.
Já a Câmara viu-se obrigada a colocar na rua tudo quanto era maquinaria pesada para fazer face à situação.
Sessenta pedidos de ajuda em Fátima
Também a freguesia de Fátima viveu momentos difíceis, sobretudo na semana passada, o que levou a Associação Humanitária dos Bombeiros de Fátima a emitir um comunicado onde dão conta do ocorrido. «O concelho de Ourém e em particular a freguesia de Fátima», lê-se no comunicado, «foi assolada na madrugada do dia 25 de Outubro, por uma tempestade de água que causou graves prejuízos, nomeadamente devido a inundações em caves e garagens de edifícios e casas particulares.
Os bombeiros de Fátima mobilizaram todos os seus meios materiais e humanos para socorrer os muitos pedidos de ajuda que não pararam de chegar durante toda a madrugada e ainda ao longo do dia.
Devido à dimensão da tragédia, foi solicitada colaboração a outras corporações de bombeiros, que vieram de Ferreira do Zêzere, Caxarias, Ourém, Pernes, Minde, Chamusca e Constância. Estiveram envolvidos na operação dezasseis veículos e méis centena de bombeiros.
Tendo chegado ao conhecimento dos bombeiros de Fátima algum descontentamento de pessoas afectadas pela tragédia e que não foram prontamente socorridas pelos bombeiros, vem a direcção e comando esclarecer que foram registados, no quartel, sessenta pedidos de ajuda. Logo, seria humanamente impossível socorrer todos ao mesmo tempo.
Deu-se prioridade ao socorro de pessoas e também ao salvamento de bens. Naturalmente que a bombagem de água provocada pelas inundações não teria muita lógica fazer-se durante as enxurradas, já que não haveria, na maior parte dos casos para onde a bombear. Tudo estava inundado.
Os bombeiros procuraram minimizar os prejuízos e empenharam-se voluntariamente na operação ao longo da madrugada do dia 25 e durante todo o dia. A operação só terminou por volta das dez horas da noite. Mais não lhes podia ser exigido.
O seu trabalho acaba por ser reconhecido pela Junta de Freguesia de Fátima que, em ofício assinado pelo seu presidente, fez chegar à Direcção o seguinte agradecimento: "no rescaldo da intempérie ocorrida na noite de 24 para 25 e após ter constatado presencialmente em alguns sítios o desempenho rápido, corajoso e altruísta de todos os bombeiros, vimos prestar o devido reconhecimento em nome da Junta de Freguesia e de toda a população de Fátima, por todo o empenho dispendido"». O comunicado é assinado pelo Comando e Direcção.

As «Feiras dos Pobres»



A tradição das Feiras dos Pobres, que podemos considerar como a componente social do Jornal Notícias de Ourém, nasceu há já mais de meio século e, como tudo na vida, foi evoluindo.
Sendo pertença, por legado, do Património dos Pobres da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, o Notícias de Ourém iniciou esta, hoje considerada, sua vocação social, pagando nas farmácias os medicamentos dos mais desfavorecidos. Depois passaram a ser distribuídos, por alturas da Feira de Santa Iria, cobertores e outros agasalhos, aos mais desprotegidos. Aliás, deste tempo lhe vem a designação que ainda hoje mantém de "Feiras dos Pobres".
Dos cobertores, passou-se à roupa e calçado. Mais tarde entenderam os administradores convocar os carenciados e oferecer-lhes um lanche farto. Em tempos mais recentes pensou-se que, em vez do lanche, melhor seria distribuir mercearias que trouxessem algum aconchego aos lares, na noite da consoada. Manteve-se contudo a distribuição de roupas, trazidas por quantos querem participar.
Há 5 anos entendeu-se que o "cabaz" poderia ser um pouco mais farto se, ao esforço económico do Jornal, se juntassem os empresários e outras entidades concelhias. Feito o apelo, ele obteve resposta e de tal forma que, no ano seguinte, a iniciativa saiu de Nª. Sra. da Piedade, estendendo-se às outras freguesias do concelho de Ourém (porque, afinal, o jornal é de todo o concelho). Para fazer o levantamento dos casos com maiores necessidades, o Jornal contou com o apoio dos presidentes das Junta de Freguesia e das assistentes sociais do concelho, com o aval do Centro Distrital de Segurança Social. Os dados recolhidos são, obviamente confidenciais e, de tal forma que, se na freguesia de Nª Sra. da Piedade a distribuição se faz como sempre se fez, através de inscrição, e com as pessoas a levantarem os "cabazes", nas freguesias eles são entregues pelos presidentes de Junta e pelas assistentes sociais. Nos últimos anos ultrapassaram-se os 150 cabazes. Em cada um, para além do bacalhau para a consoada vão as mais diversas mercearias: leite, arroz, massas, açúcar, farinha, azeite, óleo, bolachas... enfim, o básico acrescido daquilo que é oferecido. Para além dos produtos de primeira necessidade foram acrescidos alguns outros a pensar, sobretudo, nas crianças.
Algumas entidades mais têm vindo a associar-se a esta iniciativa que deixámos de considerar do Notícias de Ourém para passar a ser de todos quantos a nós se têm juntado. De entre estes destacamos o Lions Clube de Ourém que tem vindo a organizar uma loja/ venda de Natal e apoia-nos também logisticamente.
Para além disso tem vindo a decorrer iniciativas com a finalidade de conseguir meios para rechear os cabazes.
Para este ano está a ser organizado um grande espectáculo. A ideia partiu de dois artistas nacionais: Toy e Chiquita. Os dois cantores, ao saberem do trabalho desenvolvido, de imediato se ofereceram para se nos associarem, o que muito nos deixa sensibilizados.
Com o seu apoio, avançámos então para a realização de um espectáculo de variedades que terá lugar no próximo dia 19 de Novembro, no Centro de Negócios de Ourém e onde estarão presente muitos artistas do nosso concelho, mas não só, e que culminará com a actuação de Toy e Chiquita.
As entradas terão um preço simbólico apenas para os gastos com a causa a que se destinam. Por isso, cada pessoa dará um euro e um quilo (1 kg de massa ou de arroz, ou de açúcar, ou de farinha, etc., ou um litro, que pode ser de leite, ou de óleo…). Com os euros compraremos os bens que ficarem a faltar.
Quanto mais recebermos mais teremos para dar e maiores serão os cabazes dos mais necessitados. Entretanto estamos já a cruzar dados com a Segurança Social, com as Juntas de Freguesia e com Assistentes Sociais, para que, chegados ao dia das entregas, esteja tudo a postos.
Até lá, quem quiser colaborar poderá fazê-lo dirigindo-se à secretaria do Notícias de Ourém, na travessa da Bela Vista nº 4 ou através de carta com donativo para Notícias de Ourém, Trav. da Bela Vista nº 4, 2490-569 Ourém. Não nos esqueceremos de ninguém quando chegar a hora de fazer os agradecimentos através das nossas páginas.
Desde já os primeiros agradecimentos a quantos se dispuseram a colaborar connosco na realização deste espectáculo, começando pela Sónia Mendes que criou o cartaz pelo nosso colega Rui Melo que, mais uma vez, ofereceu a sua impressão na Tipografia oureense.
Nest edição iniciamos a apresentação dos participantes no espectáculo.