29 junho 2007

Eu gosto é do Verão...


Os deditos esticados apontam os quatro anos de Pedro Figueira, do jardim-de-infância de Boleiros-Maxieira enquanto sentado, na relva do campo de futebol João Paulo II come o queque e bebe o sumo.
Foi um dos 224 miúdos dos 11 jardins-de-infância abrangidos pela Componente de Apoio à Família do Agrupamento de jardins e escolas de Fátima que, na manhã de 27 de Junho, participaram nas Olimpíadas 2007 de expressão físico-motora.
Foi da bola saltitante, o jogo do canguru, nome que a organização deu ao jogo, que o pequeno Pedro gostou mais. Porque «abanava e a bola saltava». Um outro miúdo, ainda enfarinhado depois do jogo do Guloso (ou jogo da farinha) afirmava ter gostado e pretender repetir… para comer o rebuçado.
Ao longo da manhã, as crianças foram experimentando as 11 “estações” cada um com um jogo: desde a bola não mão e no pé ao jogo das cadeiras, ou das andas, a animação foi garantida durante toda a manhã.
A iniciativa da Associação de pais do Agrupamento de jardins-de-infância e escolas de Fátima foi levada a cabo com a empresa que promove as actividades de ginástica nos jardins-de-infância além de educadoras e auxiliares. A organização convidou também o jardim infantil do Bairro que, embora o Apajefátima não preste serviço de apoio à família a este estabelecimento de ensino.
Ao Notícias de Ourém, Manuel Neves, presidente do Apajefátima salientou que a actividade visou «acabar o ano lectivo de forma desportiva-recreativa». Uma oportunidade ainda para «convívio, lanche e brincadeira».

Verão em movimento
Actividades desportivas, radicais, saídas culturais e lúdicas é o que não vai faltar aos miúdos que frequentam o ATL do Apajefátima. Durante os meses de Julho, Agosto e primeira quinzena de Setembro, as crianças do 1º ao 6º ano, mesmo aquelas que não sejam do ATL mas que, residentes em Fátima, se queiram inscrever, terão os dias ocupados. Uma das saídas mais esperadas é o dia 6 de Julho com várias actividades desportivas e aquáticas nos Olhos de água, nascente do Alviela. Os alunos do primeiro ciclo terão, nesse dia, oportunidade de visitar o centro de interpretação ambiental, jogar futebol, andar de canoa, entre outras.

Sem comentários: