13 julho 2007

Idosos em passeio


Iniciou-se, no passado dia 10 de Julho, o já tradicional passeio dos idosos do concelho de Ourém. Esta iniciativa da Câmara Municipal realiza-se este ano na região de Coimbra, com visitas à Universidade e ao Jardim Botânico, almoço convívio no parque de merendas de Montemor-o-Velho, visita ao Castelo desta localidade, paragem na praia da Figueira da Foz e lanche no parque de merendas de S. Pedro - Gala.
Tendo como objectivos proporcionar aos mais velhos momentos de convívio, animação e alegria, complementados pelo conhecimento do património mais significativo das regiões visitadas, esta actividade conta este ano com a participação de 2544 pessoas, provenientes de todas as freguesias do concelho. As viagens são repartidas por oito dias (10, 11, 12,13, 24, 25, 26 e 27 de Julho) estando prevista a utilização de um total de 51 autocarros.
Sendo uma actividade de grande envolvimento, ela conta com a participação, para além dos técnicos do Município, de várias alunas da Escola Profissional de Ourém, Enfermeiras do Centro de Saúde e o apoio fundamental das Juntas de Freguesia, que se encarregam de efectuar as inscrições dos participantes e os acompanham nas viagens. Além disso, são ainda importantes os apoios da PSP, na partida de Ourém, nas paragens em Coimbra e na orientação do trânsito na Figueira da Foz, de modo a tornar possível a circulação simultânea desta comitiva, composta por cinco a oito autocarros por dia.
Em Coimbra o grupo divide-se em dois, para visitar o Jardim Botânico e a Capela de S. Miguel, na Universidade mais antiga do país.
Nos locais de paragem, em Montemor-o-Velho e em S. Pedro, o convívio é animado pela participação de vários acordeonistas, que dão o mote e o acompanhamento ao canto e à dança dos participantes, após o repasto repartido entre todos sob a forma de piquenique. Também durante as deslocações, em cada autocarro, a animação é grande, com informações culturais, canções, poesia e anedotas, proporcionando momentos de boa disposição a todos os participantes.

Sem comentários: