06 julho 2007

No combate aos incêndios

O dispositivo de combate a incêndios já está preparado. A fase Charlie iniciou-se a 1 de Julho e os meios estão preparados.
A rede de pontos de água existentes foi ampliada, contando agora com mais dois pontos de abastecimento, num total de 23, capazes de abastecer tanto meios aéreos como meios terrestres de combate a fogos. Um dos pontos situa-se na freguesia de Freixianda e o outro na freguesia de Caxarias. Ambos os terrenos onde estas estruturas se encontram foram cedidos pelas juntas de freguesia locais.
A torre de vigia existente em Óbidos, freguesia de Olival, foi substituída por outra com maiores capacidades, permitindo uma prevenção mais eficaz.
Numa outra perspectiva de prevenção e combate a incêndios, a autarquia tem feito esforços, no sentido de “apelar ao bom senso e civismo de todos” para “evitarem comportamentos capazes de resultar em incêndio”, assim como para contactarem as autoridades locais ou os números de emergência 112 ou 117, no caso de detectarem algum potencial fogo.
Por outro lado, a autarquia deliberou não permitir, no período crítico de incêndios, a emissão de “autorizações prévias para o lançamento de foguetes ou fogo de artifício”.
Com esta medida, David Catarino, presidente da câmara de Ourém, pretende “limitar uma das causas de incêndio e, assim, contribuir para os restantes esforços” que o município tem realizado.

Pista em acção
Na pista de aviação, situada na localidade de Giesteira, freguesia de Fátima, irão ficar disponíveis dois aviões ligeiros de combate a incêndios, «que ficarão em prontidão total, arrancando logo na fase de detecção de incêndio», refere a Câmara, adiantando que estes meios ficarão no concelho, até finais de Setembro.
Os bombeiros de Fátima estão a dar apoio logístico à equipa de aeronaves. Três elementos dos soldados da paz de Fátima: um operador de comunicações, um motorista e um técnico de apoio estarão diariamente a prestar apoio no Centro de Meios Florestais. Na pista estão dois aviões de combate a incêndios florestais, Dromaders.

Sem comentários: