07 setembro 2007

Parque eólico obriga a relocalização do Pias Longas

A Junta de Freguesia de N. S. das Misericórdias quer ver desafectada da REN de uma parcela de terreno, no Sobral, para ai relocalizar o Pias Longas aeroclube.
Recorde-se que para o local onde está actualmente instalado o aeródromo, está prevista a colocação de um parque eólico com 14 aerogeradores.
Entretanto, a Câmara deliberou solicitar à Assembleia Municipal a emissão de declaração de interesse público municipal no que se refere à colocação do parque eólico.
Para David Catarino, o «interesse público do parque eólico justifica que se encontre uma alternativa para a pista do Pias Longas».

1 comentário:

so disse...

Não é, propriamente, um comentário,porque desconheço os pormenores do projecto para perceber a incompatibilidade deste com o aeroclube. É mais uma pergunta: afinal o que significa o invocado "interesse público"?
Ou seja: que entidade explora os 14 aerogeradores? É pública ou privada? Que benefício para a freguesia de NS das Misericórdias, em particular, e para o concelho, em geral? E como são salvaguardados os interesses e o património do aeroclube? Se a Câmara Municipal já deliberou pedir à Assemleia a declaração de interesse público é porque já existe algum projecto acordado e bem definidos os objectivos, parceiros envolvidos, direitos e deveres de cada um. Era bom que isto fosse conhecido! Então, sim, já se podem fazer comentários !

S.O.- sócio do Pias Longas Aeroclube