29 março 2007

Notícias de Ourém, 23 de Março de 2007

Matas e Espite com horário médico reduzido: Impasse na Saúde


Na semana passada passou à aposentação mais um médico do Centro de Saúde de Ourém, o que veio complicar ainda mais a situação da saúde concelhia. Delfim Abreu era o médico de Espite e das Matas e que agora terá que ser substituído.
Em Espite, este médico fazia 4 períodos e nas Matas três. Dada a falta de médicos esses períodos vão ser reduzidos, passando a médica que o vai substituir a deslocar-se a Espite dois períodos de 4 horas por semana, num total de 8h, enquanto que às Matas se deslocará apenas por um período de 4 horas.
A médica que vai servir estas duas populações encontra-se de férias regressando ao serviço no dia 19.
O presidente da Junta de Freguesia de Matas já foi falar com a directora do Centro de Saúde de Ourém, procurando que o horário de visita à sua freguesia passe também para dois dias por semana porque considera que, apenas num período, «a médica vai se sentir asfixiada. A população vai começar a ir para o posto às 5h da manhã». Mas Manuel Antunes, depois de falar com a directora do Centro de Saúde, afirma ter compreendido as dificuldades com que se debate o Centro, embora se afirma esperançoso de que a sua reivindicação ainda possa vir a ser respondida. A ida da médica à freguesia dois dias por semana, não sendo a situação ideal, «já seria melhor».
Entretanto, Manuel Antunes aproveita para, em nome da população da sua freguesia, agradecer o trabalho desenvolvido por Delfim Abreu, ao longo dos quinze anos que serviu a população. Os mesmos agradecimentos faz o presidente da Junta de Freguesia de Espite, este menos conformado com os novos períodos de visitas médicas à sua freguesia.
João Trezentos não aceita que ver assim reduzidos os tempos de consulta médica recordando que a sua freguesia tem uma população bastante idosa, com dificuldade de deslocação, com os filhos, na maioria dos casos emigrados e que, para se deslocarem para outra localidade têm que chamar táxis, o que, afirma, se torna incomportável dadas as baixas reformas que muitas vezes mal chegam para pagar os medicamentos.
João Trezentos refere a distância a que a freguesia se encontra da sede do concelho para dizer que, em termos de assistência médica «isto está pior do que no tempo do Salazar» e recorda que o centro de Saúde de Espite «é antigo. Está ali desde antes do 25 de Abril». Refere ainda as más acessibilidades p+ara dizer que «Espite está de luto. Morrem as pessoas por não terem quem as socorra, por falta de médico». Recorda que «anteriormente já houve uma redução de um dia e calámo-nos». Mas «agora não vamos aceitar. Há mais de 1200 pessoas inscritas no posto. Isto já para não falar nas épocas de férias».
A directora do Centro de Saúde de Ourém pouco pode adiantar ao que já foi dito. Recorda a falta de médicos com que se debate o Centro e recorda que, em caso de necessidade, a população pode sempre deslocar-se a Ourém.

Centro de Saúde: ainda nada é definitivo
Como é do conhecimento geral, conversações entre responsáveis da Saúde, Câmara e Governo Civil, conseguiram que, pelo menos durante algum tempo, a abertura do Centro de Saúde de Ourém passasse a ser até à meia-noite, em vez de até às 22h como inicialmente previsto. No entanto esta é uma situação provisória em que estaria a ser avaliada a situação através da contabilidade das ocorrências verificadas durante este período. Mas, quando parecia que a recém criada comissão ia começar a trabalhar, eis que à Câmara chega uma carta, assinada pelo próprio ministro da Saúde, afirmando a necessidade de ouvir os municípios antes de avançar com qualquer solução. Assim, a Câmara está a preparar um documento/ proposta para apresentar ao ministério da Saúde. Compreendendo as dificuldades devidas à falta de médicos do Centro de Saúde, a proposta deverá ser feita no sentido do encerramento à meia-noite. A Câmara deverá ainda propor que seja contratualizado consigo, um serviço de atendimento com disponibilidade para que seja permanente, mantendo assim a abertura entre as 00h00 e as 8h00. Ou seja, no fundo aquilo que David Catarino defende desde há muito que é a contratualização de serviços ao sector privado.

GNR assume freguesia de Fátima a 16 de Abril

A esquadra de Fátima da Polícia de Segurança Pública encerra dia 16 de Abril. Ao que o Notícias de Ourém conseguiu apurar a transição da jurisdição da freguesia de Fátima da PSP para a GNR far-se-á ao longo deste dia. Assim, elementos da GNR deslocar-se-ão à esquadra de Polícia de Fátima e assumirão a responsabilidade da segurança de toda a freguesia de Fátima.
Os comerciantes de Fátima e o presidente da Câmara de Ourém criticaram hoje a prevista substituição da PSP pela GNR na cidade-santuário, sublinhando que a PSP já tem muita experiência na gestão de grandes peregrinações.
Para o presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços de Ourém (ACISO), Carlos Batista, a decisão de acabar com a PSP em Fátima é algo que “não se compreende”, até porque a cidade tem uma “importância nacional” que mereceria a manutenção desta força de segurança. “Não é lógica esta medida, nem tão pouco é compreensível”.
A tutela “garante que é uma melhor solução mas é sempre um risco desnecessário porque estamos a substituir uma coisa que estava a funcionar bem”, afirmou o líder da ACISO. Quanto ao trabalho dos militares da GNR, os comerciantes esperam que “cumpram bem a sua missão”, confiando que a passagem de testemunho seja “adequada e gradual”, para não prejudicar a segurança das populações.
A Câmara de Ourém lamenta a decisão do Ministério da Administração Interna, embora prometa colaborar com os militares da GNR que venham a ser destacados para Fátima. “Se fossemos nós a decidir, teríamos decidido de outra maneira”, mas “nesta fase não vale a pena chorar sobre o leite derramado”, afirmou David Catarino.
O autarca acredita que “vai haver todo o empenhamento” da GNR para garantir a segurança das populações e dos peregrinos, procurando “manter aquilo que de bom tem sido feito pela PSP” nos últimos anos. Na próxima peregrinação de Maio, será a GNR a responsável pelo ordenamento de trânsito e segurança na cidade.

A contra proposta


O processo de reorganização dos agrupamentos de escolas do concelho de Ourém implica o redimensionamento dos agrupamentos de escola verticais de Freixianda, Cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão e Ourém. O agrupamento de Ourém, com sede na Escola Básica Secundária 2,3 de Ourém alterará a tipologia e passará a integrar o agrupamento de Fátima (horizontal), o Ajefátima, bem como duas escolas do Agrupamento Oureana.
Com esta proposta da DREL, cinco escolas básicas que já pertenciam ao agrupamento Dr. Manuel Lopes Formigão passem a integrar o de Freixianda. Uma escola do agrupamento Conde de Ourém, duas do Acácio de Paiva e duas do Oureana passariam a integrar o Agrupamento cónego Dr. Manuel Lopes Formigão enquanto que seis estabelecimentos de ensino do actual agrupamento de Paiva e quatro do Oureana passariam a integrar o Agrupamento Conde de Ourém.
Perante esta proposta, a autarquia remeteu uma proposta alternativa à DREL que “poderá ser aceite, apesar dos constrangimentos e contrariedades que, certamente, serão provocados em toma a comunidade”.
O documento foi enviado a 20 de Março, mas da parte da DREL ainda não houve qualquer resposta.
Quanto à proposta alternativa, ela define cinco Territórios Educativos: Freixianda, Caxarias, Ourém, Ourém – Conde de Ourém e Fátima.
O Território Educativo (TE) de Freixianda passaria assim a integrar os estabelecimentos de ensino das freguesias de Freixianda, Ribeira do Fárrio, Casal dos Bernardos, Rio de Couros e Formigais.
O TE de Caxarias passaria a integrar os estabelecimentos de ensino de Caxarias, Urqueira, Espite, Seiça, Olival e Matas. Seria também criado um novo TE, com sede na Escola Secundária e que incluiria a EB1 de Ourém nº 1 e o Jardim Infantil de Ourém além das escolas desta freguesia.
O TE Conde de Ourém albergaria as freguesias de Alburitel, as escolas básicas de Alqueidão, Pinheiro e Vale Travesso de Nossa Senhora da Piedade e as escolas da freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias (excepto escola do Bairro), escolas de Gondemaria, Cercal e Atouguia (excepto Fontaínhas da Serra). Manter-se-ia o TE de Fátima com as escolas da freguesia de Fátima além dos estabelecimentos de ensino de Bairro e Fontainhas da Serra.
A autarquia refere ainda a possibilidade de criação de uma unidade autónoma, com 2º e 3º ciclos, que seria sede de Agrupamento a criar, na Secundária. Ao que o Notícias já apurou esta escola necessitaria de obras de adaptação de espaços, a realizar com carácter de “muita urgência”.

Pais de Fátima podem endurecer protesto: “Escolas fechadas a cadeado e meninos na DREL”


“Escolas fechadas a cadeado e meninos na DREL a fazer visitas de estudo”. Estas são duas acções que podem vir a concretizar-se perante a ameaça de encerramento do Agrupamento de jardins e escolas de Fátima.
O presidente da recém-criada Federação concelhia das associações de pais de Ourém, Alberto Caveiro garante que os pais vão tomar medidas.
“Se calhar temos de ir a Lisboa e, rapidamente”, defende este pai que considera não haver “lógica nenhuma” nesta decisão. Por isso, “se for preciso fechamos escolas a cadeado” e “vamos pôr os nossos meninos à DREL – Direcção Regional de Educação de Lisboa para uma ’visita de estudo”.
Alberto Caveiro defende que se faça um projecto pioneiro que englobe o colégio do Sagrado Coração de Maria, o Colégio de São Miguel e o Centro de Estudos de Fátima, estabelecimentos de ensino com o segundo ciclo mas, privados. Mais “excepção por excepção, mais vale manter o agrupamento como está”, defende este responsável.
A proposta da autarquia definia a continuidade geográfica como regra a aplicar mantendo-se como excepção o agrupamento de Fátima.
Segundo o Ministério da Educação e tendo em conta a verticalização dos agrupamentos (isto é, com todos os ciclos de ensino) o agrupamento Oureana seria incluído no Agrupamento da Escola Secundária enquanto que o agrupamento Acácio de Paiva seria integrado no agrupamento de Caxarias.
Nesta perspectiva de verticalização que “os nosso filhos, quando acabam o 4º ano, vão todos para Ourém. Não há comentários a fazer. Vamos tentar fazer chegar a nossa posição”.
Na Assembleia-geral da Associação de pais do Agrupamento de jardins e escolas de Fátima, realizada a 23 de Março, o presidente desta associação, Manuel Neves manifestou o seu desagrado por esta possibilidade de encerramento.
Maria José Graça, vice-presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Fátima – Ajefátima salientou que “compete a todos os pais tomar algum tipo de atitude”. Esta responsável ressalva que o que está em causa não é o agrupamento mas a “vida dos nossos filhos”.
Além disso, significa o “fim de um modelo de trabalho de 9 anos” e que acompanha a realidade específica das escolas de Fátima. E por tudo isso “Fátima merece um agrupamento”, defende a responsável.
Para as burocracias os pais passarão a dirigir-se a Ourém e para as crianças há “mudança radical”. A própria associação de pais “deve encerrar porque fica posta em causa sem agrupamento”.
Actualmente todos os alunos das escolas têm acesso garantido depois do quarto ano do primeiro ciclo do ensino básico, nos colégios de Fátima. O que é “mais uma situação para se cumprir Fátima como excepcional”, refere a vice-presidente do Agrupamento de Fátima.
Os pais reuniram-se numa reunião, na noite de terça-feira, 27 de Março de 2007, para definir que tipo de procedimentos vão aplicar em relação a esta situação. No entanto, foi já aprovado, por unanimidade, um voto de apoio á manutenção do agrupamento devido à importância e desempenho do mesmo. Este voto foi enviado para o poder político, Ajefátima, entre outras entidades.
O possível encerramento do Agrupamento de jardins-de-infância e escolas de Fátima foi um dos assuntos abordados na Assembleia-geral da Associação de pais do Agrupamento de jardins-de-infância e escolas de Fátima, realizada a 23 de Março. Para maiores esclarecimentos, todos foram convidados a estar presentes na reunião de 27 de Março.
O vereador da Cultura, Educação e Desporto assinalou ao Notícias de Ourém que a Câmara “fará tudo o que estiver ao seu alcance”.

Abatida árvore protegida



A grande e centenária magnólia que se encontrava junto ao edifício da Junta de Freguesia do Olival foi cortada na semana passada o que indignou alguns olivalenses que nos fizeram chegar fotos da árvore, depois de cortada, para que pudéssemos aferir da saúde do seu tronco.
Recorde-se que esta era uma árvore protegida de acordo com o Diário da República de 30 de Dezembro de 2002.

Solidariedade para o CRIO



Lurdes Pedrosa, proprietária da Quinta da Ramila, na Ortiga, Fátima, ofereceu na passada sexta-feira, um jantar de solidariedade para com o CRIO que juntou cerca de 200 pessoas.
Na horta dos agradecimentos, o presidente da instituição agradeceu não apenas a Lurdes Pedrosa mas a todos os presentes bem como aos fadistas e seus acompanhantes que ali se deslocaram para tornar ainda mais agradável o serão.
Mário Albuquerque falou da instituição e do trabalho ali desenvolvido, não esquecendo a recente aquisição do lar, deixando o convite a todos os presentes para o visitarem. Referiu ainda a importância destes apoios vindos da sociedade civil, considerando-os como essenciais para complementar os recebidos do Estado, sempre insuficientes para toda a obra que está a ser realizada.
Destaque também para uma coreografia apresentada por um dos utentes, José Jorge, e a sua monitora, Sandra Jorge, que emocionou os convivas.
A Lurdes Pedrosa, Albuquerque elogiou a forma como, estando há pouco tempo em Ourém, rapidamente se integrou na sua sociedade de cujos problemas se apercebeu.
Quanto à proprietária da Quinta da Ramila, foi parca em palavras e apenas quis agradecer ao CRIO «por ser quem é». Ao Notícias de Ourém, Lurdes Pedrosa disse que foi, sobretudo, o dinamismo de Mário Albuquerque que a fez promover este jantar. Não é a primeira vez que organiza eventos deste tipo e afirma continuar a manter a sua disponibilidade para abraçar causas que a tocam. Até porque, disse ao NO, a mãe foi também uma criança institucionalizada, o que poderá ser uma razão para que estes problemas a sensibilizem particularmente.
Resta referir a beleza do espaço, muito acolhedor e o bom serviço de mesa que deixou todos satisfeitos. Quanto aos fadistas foram eles: Alfredo da Sé, José do Carmo, Joana Cota, Ana Dória e a nossa Ana Catarina Mendes. A acompanhá-los estiveram, à viola, Jacinto Carminho e à guitarra portuguesa Carlos Timóteo.

«Casa de banho inteligente»: CRIO ganha 1º prémio nacional


«Casa de banho inteligente» foi o trabalho elaborado pelo CRIO que ganhou o 1º prémio, na categoria C – Ensino Especial, do concurso escolar Disney Channel. O tema do concurso era «Cria uma ideia ou evento para poupar energia» e, dos muitos trabalhos participantes onde foi avaliada a criatividade do trabalho e a originalidade dos materiais, o CRIO venceu a sua classe com uma equipa composta pelos alunos Elsa Castelão, Márcia Oliveira, Márcio Silva, Michael Sampaio e Ricardo Sousa, coordenados pelo professor Vasco Silva.
O principal objectivo deste concurso, era sensibilizar os alunos para a utilização racional das diferentes fontes de energia.
O CRIO já havia concorrido no ano anterior tendo então integrado a lista dos cinco finalistas. A «casa de banho inteligente» que este ano lhe deu o primeiro lugar é um trabalho que consiste na representação de uma casa de banho onde a água da banheira é reaproveitada para descargas no autoclismo.
A entrega de prémios decorreu no dia 9 de Março, integrada na Expo-criança, em Santarém, onde os alunos do CRIO receberam os seus prémios, no decorrer de uma cerimónia que contou com os vencedores, finalistas e representantes da Disney Channel.

Fiéis da diocese desafiados a viver a vocação

Cento e cinquenta mil peregrinos participaram na 76ª peregrinação da diocese de Leiria-Fátima ao Santuário, a 25 de Março.
Os fiéis foram convidados pelo bispo D. António Marto a viverem a sua verdadeira vocação “seja ela o matrimónio, tão desacreditado pelos meios de comunicação social”, ou o sacerdócio, “neste momento em que sofremos a penúria das vocações sacerdotais”.
A alegria da vocação cristã, tema do projecto pastoral norteou a homilia do prelado da diocese de Leiria-Fátima que desafiou os fiéis a procurarem na sua vida”a verdadeira Primavera da vocação,
D. António Marto pediu ainda que, por intercessão de Nossa Senhora “o amor de Deus possa irradiar na multidão de jovens” e que “respondam com coragem e generosidade, Sim, ao chamamento de Deus”.
O prelado da diocese expressou ainda o seu desejo que os fiéis se dediquem “à vocação, à vida, ao amor, à comunhão fraterna, à missão”. Para contrariar os “desertos de hoje: da fome e da sede, do abandono, da solidão, da indiferença” num ambiente de “obscurantismo de Deus” e um “vazio das almas, sem sentido da vida e perda de referências morais”.
Foi a primeira vez que este bispo presidiu a esta peregrinação enquanto pastor de Leiria-Fátima, depois de ter entrado na diocese a 25 de Junho de 2006. Recorde-se que, desde 1931, um ano após o bispo D. José Alves Correia da Silva ter declarado dignas de crédito as aparições de Nossa Senhora, se realiza a peregrinação ao Santuário.

Luís Represas em Fátima

O cantor Luís Represas actuará a 14 de Abril, num espectáculo solidário, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima, a partir das 21h30. Os lucros deste concerto revertem a favor da gemina~ção das dioceses de de Leiria-Fátima e Sumbe (Angola).
Os bilhetes podem ser reservados através do telefone 244 840 637 ou telemóvel 962 666 204.
Desde Agosto de 2006 que se encontra no Sumbe, no Gungo uma equipa formada por dois sacerdotes e três leigos da diocese.

Em Ourém: Celebrações da Semana Santa

Começam dia 1 de Abril, domingo, as celebrações da Semana Santa em Ourém, que ano após ano atraem milhares de visitantes ao núcleo muralhado da cidade.
Assim, dia 1, Domingo de Ramos, terá lugar, pelas 15 horas, a Celebração dos Passos. Mais tarde, às 17h30, a Igreja receberá um concerto coral. Dia 2, segunda-feira, pelas 21 horas, decorrerá a Celebração Penitencial para os adultos e jovens de toda a paróquia.
Dia 5, quinta-feira celebrar-se-á, a partir das 20h30, a cerimónia do lava-pés, seguido da adoração do Senhor.
Dia 6, sexta-feira Santa, a recriação da Via-Sacra, que atrai diversos milhares de forasteiros à cidade, começará às 15 horas.
Dia 7, às 22 horas haverá a Vigília Pascal. Dia 8, às 11 horas, haverá a celebração pascal, seguida de procissão com a presença de todas as confrarias da paróquia.
Todas as cerimónias decorrem na zona muralhada do núcleo histórico da cidade, numa envolvência preservada e com séculos de existência.

Boleiros: Sopa das tengarrinas faz sucesso na mostra de artes e ofícios


A sopa de tengarrinas foi o chamariz e rainha da ementa da “Mostra de artes e ofícios” levada a cabo no último fim-de-semana em Boleiros e incluída nas comemorações dos 400 anos do culto a Santa Bárbara.
Ao longo do certame foram servidas 350 doses de sopa a que se juntaram outros petiscos e doces feitos pelas senhoras da comunidade.
Os preparativos exigidos tiveram início com a recolha das plantas, a cuidadosa operação de limpeza de forma a preservar para utilização apenas os caules, e a confecção de todos os restantes ingredientes: feijão, massa, enchidos e carne de porco cortada em pequenos pedaços. “Sendo uma receita simples, exige no entanto muito tempo dispendido sobretudo na limpeza das plantas”, salienta Nuno Oliveira, um dos elementos da comissão organizadora.
Pratos servidos por um grupo de elementos devidamente vestidos a rigor, isto é, com trajes antigos.
Paralelamente, no espaço do alpendre existente junto ao salão foi colocada uma mostra com profissões antigas, tendo em conta a “sua importância e implantação na comunidade e obviamente da disponibilidade e conhecimento das pessoas”.
A representação da Associação Centro de Dia da Freguesia de Fátima (sedeada na localidade) trouxe o resultado das actividades desenvolvidas pelos mais idosos, para uma mostra e venda de artigos. Para angariar fundos, a organização das comemorações teve numa espécie de stand produtos oferecidos voluntária e anonimamente como contributo pessoal para o equilíbrio financeiro da iniciativa. Queijos, coscurões, quadros, bordados, e outros artigos de decoração puderam ali ser adquiridos.
Os canteiros (Armindo Borralho, José Fuma e António Guerra) trouxeram várias formas de trabalhar a pedra, o sapateiro (Francisco Marto) demonstrou como era confeccionado e reparado o calçado, as costureiras (dona Adelaide, dona Rosa e dona Livramento) mostraram como se confecciona vestuário, bordados e aproveitamento de restos de tecido, o tear (João de Mira de Aire) recordou a importância que esta arte teve em grande escala na localidade e como actividade empregadora em localidades próximas.
Nuno Oliveira manifesta a sua satisfação não só pelo sucesso da iniciativa mas também pelo facto de ser congregadora de pessoas. Ou seja, a “identificação de muitas pessoas com as iniciativas” leva a que “o trabalho cansativo seja encarado com grande dinamismo, boa vontade e gosto em participar, o que acaba também por provocar uma grande desinibição individual e a revelação de talentos que de outra forma permaneceriam ocultos”.
A próxima iniciativa vai decorrer no dia 22 de Abril e consiste numa caminhada. O mote é a rota dos pontos de água, o percurso é por caminhos antigos e no final do passeio será servido um “almoço no campo”.

Casos de Polícia

Quinta-feira, no período compreendido entre as 10H00 e as 12H00, a Esquadra da PSP de Ourém realizou uma operação no mercado semanal, daquela cidade, visando combater a ciomercialização de DVDs usurpados.
Nesta operação estiveram empenhados os seguintes elementos:
- 1 Oficial - Comandante local;
- 4 elementos das Brigadas de Investigação Criminal
- 5 elementos do Trânsito e Esquadra de Compet~encia Genérica.
Foram identificados os vendedores deste material, ali presentes, nomeadamente, um de origem romani e outro de nacionalidade marroquina.
Apreendidos 509 DVDs de firmes diversos que estavam a ser comercializados a 5 euros por três unidades.
Estes filmes mostravam ser cópias grosseiras dos originais uma vez que as capas eram meras fotocópias a cores das frentes das capas originais.
O indivíduo de origem romani apoiado pela família ali presente, quando verificou que os DVDs seriam apreendidos destruiu alguns exemplares (talvez uns 20), ali mesmo.

Outras ocorrências
na área da PSP Ourém
Em 22-03-2007, elaborado expediente relacionado com operação realizada no interior do mercado semanal desta cidade, que culminou com apreensão de 509 DVD’s, usurpados, por se tratar de cópias dos originais e vendidos a um preço muito inferior.
Em 23-03-2007, apresentada denúncia contra desconhecido/s, por no período compreendido entre as 15:00 e as 17:00h, se terem introduzido no interior da sua residência, através de arrombamento de uma porta situada nas traseiras, e do interior da mesma terem furtado a quantia de 300,00 euros.
Em 25-03-2007, apresentada denúncia contra desconhecido/s, por cerca das 12:00h, enquanto a denunciante se deslocou ao cemitério desta localidade, lhe terem furtado do interior do seu veículo, um saco de mão no valor de € 30, 00, contendo no seu interior documentos e dinheiro no valor de 1215,00 euros.

RIT no ArteCaffé


Já não é novidade dizer que o ArteCaffé faz a diferença nas noites oureenses. No sábado estava anunciado o mais recente espectáculo dos Oktrupe. Mal abriu, pelas 22h30, o espaço do ArteCaffé encheu. Depois, foi «abarrotando». Mas os que ali se deslocaram não deram o seu tempo por perdido. Mais um excelente espectáculo que reúne música, teatro e muito humor critico. Paulo Serafim, Luís Portugal e Vítor Fernandes, mostram, através deste “RIT- Rádio Interferência e Televisão”, a grande criatividade que, aliada ao profissionalismo, só podem resultar num espectáculo de excelência que, quando acaba, deixa sempre um sabor a pouco.
Interessante foi apercebermo-nos da diversidade de público que assistiu ao espectáculo. Desde jovens adultos a outros menos jovens, na casa do 30/ 40 anos e, muitos destes fazendo-se acompanhar dos pais, o que criou uma imagem interessante. O facto é que todos se divertiram e ficou provado que este é o tipo de espectáculo que agrada a todos.

22 março 2007

Notícias de Ourém 23 de março de 2007


Fórum Estudante de volta

O Fórum Estudante do Centro está de volta. É já hoje e amanhã que os jovens estudantes da região poderão visitar, no Centro de Negócios de Ourém, uma diversificada mostra do que poderão ser as suas opções na preparação do futuro. O certame, que reúne instituições de ensino superior, profissional e profissionalizante, abrirá pelas 11 horas do dia 22, quinta-feira e encerra pelas 18h00 de dia 23.
Como é habitual, em paralelo com a exposição, decorrerão algumas actividades de índole cultural.
Novidade digna de destaque, este ano, é uma sessão, no dia 22, a partir das 14h00, dedicada ao empreendedorismo, que vai trazer até ao Centro de Negócios empresários e associações que falarão das suas próprias experiências. A primeira intervenção cabe à Associação Empresarial Ourém/Fátima, ACISO, que dará a sua visão das actuais oportunidades de negócio.
O CENTIFEME, Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos dará a perspectiva do empreendedorismo na região, com uma visão específica sobre uma das indústrias mais importantes da zona centro.
A administração da Micronipol, empresa concelhia, dará uma visão real sobre o que é ser empresário em Ourém, salientando as oportunidades que o concelho oferece e os constrangimentos que podem pôr em risco os projectos empresariais.
A NerSant falará da integração dos jovens no mercado de trabalho, numa perspectiva empresarial, de oportunidades e ameaças. E o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, dará a conhecer os incentivos governamentais e as facilidades que actualmente existem na criação do próprio emprego ou da própria empresa. Por fim, o gabinete de arquitectura ‘Segmento Ponto 4’ falará da experiência de sucesso que teve com os apoios do IEFP.
Segundo a organização, este ano foi um pouco mais complicado realizar o Fórum, já que as instituições sentem ainda existir algumas indefinições nas suas propostas formativas, devido ao processo de Bolonha, em curso. Isto para além das dificuldades orçamentais das próprias escolas em tempos de crise económica. Mas, no final, as coisas acabaram por se compor e são 42 as presenças confirmadas. Dentre estas, também de acordo com a organização, uma das faltas mais notadas será a do IEFP que, à última da hora, acabou por dizer que não poderia estar devido a dificuldades de recursos humanos. De resto, a estrutura habitual também vai manter-se.
Durante todo o evento haverá serviço de bar e as entradas são gratuitas.


Presenças


- Esc. Prof. Torres Novas
- Esc. Sup.de Tecnologia e Gestão
- Instituto Politécnico da Guarda
- Universidade da Beira Interior
- Inst. Superior Técnico
- Instituto Politécnico de Coimbra
- Instituto Superior de Engenharia de Coimbra
- Instituto Português de Administração e Marketing
- Instituto Superior de Novas Profissões/Instituto Superior de Gestão
- Universidade Fernando Pessoa
- Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança Interna
- Instituto Politécnico de Castelo Branco
- Instituto Superior Miguel Torga
- Instituto Superior D. Dinis
- Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia
- Escola Superior de Educação de Torres Novas
- ISLA- Leiria
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa
- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas/ Universidade Técnica de Lisboa
- Escola Profissional Gustave Eiffel
- Conservatório de Música de Ourém
- Ourearte- Escola de Música e Artes de Ourém
- Centro de Estudos de Fátima
- Colégio S. Miguel
- Esc. Secundária de Ourém
- ISEG- Instituto Superior de Economia e Gestão/Universidade Técnica de Lisboa
- Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa
- Faculdade de Economia/ Universidade de Coimbra
- Instituto Superior das Ciências da Saúde Egas Moniz
- Instituto Politécnico de Leiria
- Universidade do Minho
- Universidade de Aveiro
- Exército
- Instituto Piaget
- Escola de Tecnologia e Gestão Industrial/Universidade Católica
- Instituto Politécnico de Santarém
- Instituto Politécnico de Tomar
- Escola de Artes e Ofícios da Batalha
- Esc. Profissional de Tomar
- CENTIMFE
- CENFIME
- Escola Profissional de Pombal
- Esc. Profissional de Ourém
- Douro CABE (cabeleireira)- Formação Profissional
Haverá serviço de bar. Entradas gratuitas.
IV FORUM ESTUDANTE - 22 e 23 de Março

22 Março
11h00- Inauguração Oficial com a actuação de um guitarrista do Conservatório de Música de Ourém
13h45- Actuação do Grupo de Percussão da Ourearte
14h00- Sessão Dia Aberto- "Empreender em Ourém" no Salão Nobre do Centro de Negócios de Ourém
19h00- Encerramento
23 Março
10h00- Abertura
14h00- Actuação do grupo de percussão do Centro de Estudos de Fátima
15h00- Actuação do grupo de Hip-Hop do Colégio S.Miguel
18h00- Encerramento
Durante o certame os alunos do curso de Acção Social da Escola Secundária de Ourém de Ourém garantem a animação

Atouguia geminada com Vulcana Pandele



O presidente da Junta de Freguesia de Atouguia espera que a geminação, recentemente efectuada com o município de Vulcana Pandele, na Roménia sirva para uma benéfica troca de experiências.
Tavares Lopes que se deslocou àquele país incluído numa comitiva distrital encabeçada pelo governador civil, Paulo Fonseca para a geminação de localidades e ainda assinatura de protocolos de cooperação.
A geminação desta freguesia de Ourém com o município da região de Dimbovita (a organização administrativa é diferente e não há freguesias naquele país) ocorreu no primeiro dia do programa oficial da viagem, a 5 de Março.
Tavares Lopes destaca o excelente acolhimento que a comitiva oureense e distrital apelando a que a população saiba receber de igual forma. Lembra que "as pessoas são simples, recebem muito bem" e são de uma "amabilidade extraordinária".
O autarca considera que a freguesia e o município têm semelhanças e espera a vinda dos responsáveis de Vulcana-Pandele, em Julho deste ano, para iniciar a cooperação, na prática. Para assinalar esse momento e tal como aconteceu na Roménia, a Junta deverá construir um pequeno monumento, simbólico desta geminação.
Por outro lado, a visita dos romenos à Atouguia incluirá o conhecimento da realidade, numa visita aos jardins-de-infância e a uma empresa da freguesia de modo a que as empresas possam estreitar laços.
Como o sistema de ensino é diferente, Tavares Lopes gostaria de lhes ceder o projecto do novo jardim de infância de Atouguia para que possam, caso vejam interesse, implementar também este nível de ensino, lá.
Este responsável refere ainda a importância do governo civil, enquanto elo de ligação e de apoio para esta cooperação aos vários níveis.
O protocolo
A cooperação assentará na troca de informação e experiência prática nas áreas económicas, técnicas, sociais, culturais, desportivas, turísticas e educacionais assim como noutras áreas baseadas nas competências das autoridades públicas locais.
Exposições e outras actividades artísticas, festivais de folclore, canção e dança; cooperação entre entidades culturais bem como trocas de livros, revistas e outras publicações.
Para o desenvolvimento social e económico, as partes trocarão informações referentes a oportunidades de negócio; organização de exposições para a promoção de produtos bem como o fornecimento de informação e ajuda na gestão de fundos comunitários.
Para promover o turismo, as duas partes apresentarão a oferta turística do parceiro, bem como organizando ofertas turísticas.
Assinado por tempo ilimitado, as partes poderão desenvolver ainda outro tipo de colaboração.
Para conhecer Vulcana-Pandele clique em http://vulcanapandele.cjd.ro



História
Vulcana Pandele é um município no noroeste do concelho, sendo banhado pelo rio Ialomita e atravessada pelo rio Vulcana.
O primeiro documento oficial data de 20 de Janeiro de 1604, assinado pelo príncipe Radu Serban e mostra que a ldeia já existia desde meados do século XV, quando o príncipe Vlad Tepes a ofereceu como dote a sua irmã Alexandrina.
Foi propriedade das famílias Bunea Gradisteanu e Fuse. Ali, em 1779 foi construída a igreja Fusea, um grande monumento de arquitectura religiosa. No início do século XIX, Vulcana é dividida em três. Adopta como segundo nome, o nome do proprietário, Pandelache Mavropolo.
Até 1968, o município existe, ano em que é extinto e passa a pertencer a Branesti. Desde 2002 recupera a sua autonomia estando actualmente dividida em Vulacana-Pandele (centro administrativo), Gura Vulcanei, Toculesti e Laculete Gara.
A vida económica desenvolve-se em áreas como a indústria têxtil, indústria das madeiras, transformação de legumes e frutas bem como o artesanato, nomeadamente cestos em verga.
No domínio cultural, possui uma Casa da Cultura, uma biblioteca, com actividades culturais várias. Também ali está instalada a Casa "Gabriel Popescu", em homenagem ao primeiro escultor de metal da Roménia.
Vulcana Pandele tem duas escolas C+S, duas pré-primárias, cinco postos médicos e um gabinete estomatológico.

Câmara pondera repetir evento: I “Fórum das Associações”



Foram cerca de duas mil as pessoas que ao longo do passado fim-de-semana passaram pelo Centro de Negócios de Ourém para visitar a primeira edição do Fórum das Associações, um evento que a autarquia pondera repetir em 2008.
Na abertura do certame Vítor Frazão, vice-presidente da edilidade, referiu o peso do associativismo "num concelho que conta com cerca de 100 associações". Falando do papel da autarquia no movimento associativo, Frazão salientou "o papel no apoio de diversas iniciativas e a atribuição de subsídios anuais". Sobre este último ponto, o vice-presidente referiu "a criação e entrada em vigor, antes de 2008, de um regulamento de atribuição de apoios que premeie quem mais faz".
Deolinda Simões, também na abertura do evento, salientou "o voluntarismo e entrega altruísta das pessoas que se movimentam sem nada em troca".
Ao longo dos dois dias do certame, que incluiu concertos, passeios e provas desportivas, o destaque foi para um colóquio sobre «Fiscalidade nas Associações» e «Associações na hora» que, pelo carácter prático, atraiu diversos dirigentes associativos. Em debate estiveram as principais obrigações fiscais das associações e o esclarecimento de dúvidas dos dirigentes associativos.
Também a associação Auren esteve presente e apresentou um workshop sobre «Comunidade wireless em Ourém» Das muitas associações concelhias, fizeram-se representar, no Fórum, 48 que levaram um pouco de tudo ao Centro de Negócios, das bijutarias às bicicletas ou motorizadas, passando por desfiles, folclore, aviões, animais, etc. Razões por que o fórum não se limitou ao espaço do Centro de Negócios, tendo vindo para a rua, onde se realizaram passeios, torneios, desfiles, jogos tradicionais e até demonstração com ultra-leves a cargo do Pias Longas. A edição encerrou com um desfile de moda em «fatos recicláveis e não faltou a música, a cargo dos ranchos folclóricos e dos «Amigos da Farra».

Consumidores mais informados dos seus direitos



"Um julgado de Paz facilitaria a vida" em vez do envio de processos para tribunal defende Elianora Cardoso, jurista da DECO.
Esta responsável, na sessão de esclarecimentos, expressou o desejo de ver nascer um "centro de arbitragem do Ribatejo" para resolver algumas questões. "Certos conflitos, se as pessoas estivessem informadas não existiam", refere.
"Os consumidores têm direitos" que devem exercer. Para que os consumidores conheçam melhor os seus direitos e como reagir em determinadas situações, a Câmara Municipal de Ourém através do GIAC – Gabinete de informação autárquica ao consumidor, em parceria com a DECO, por ocasião do Dia do Consumidor.
O cliente tem direito à protecção da saúde e segurança, à qualidade dos bens e serviços, à protecção de bens económicos, à reparação de prejuízos e à informação e educação. Entre estes é obrigatória a afixação de preços, a rotulagem de produtos, a garantia de dois anos para os bens móveis e de cinco para os imóveis, bem como a obrigatoriedade de todos os estabelecimentos terem livro de reclamações.
Quanto a situações práticas, como a queixa por pagar o mesmo valor de portagem e a auto-estrada se encontrar em obras, salienta Elianora Cardoso que "se eu pago por um serviço (a circulação nas três faixas) e por bom preço, tenho direito de exigir que o serviço me seja prestado nas melhores condições". Aliás – recorda a jurista – "já foi aprovado em Conselho de ministros que são obrigados a reduzir o preço", na proporção do número de faixas intransitável.
A técnica da DECO aconselhou as pessoas a, em relação a casos de vendas agressivas, lerem o contrato antes de assinar, não assinar nada em branco, tendo em atenção todas as alíneas. "Não há problema ir às reuniões, o problema é a forma como os contratos são elaborados e a prepotência", frisou.
Ao longo do debate, foram-lhe colocadas ainda questões como o consumo da electricidade, consumo de água e contadores avariados, às quais foi dando resposta, aconselhando os consumidores a fazer a leitura do contador e a pagar apenas facturas emitidas num prazo até seis meses.
Nesta sessão, Carlos Baptista, presidente da ACISO – associação empresarial salientou o trabalho meritório desenvolvido frisando a importância de posturas que respeitem os direitos, "serviços de reclamações eficazes, privilegiando mecanismos extra-judiciais".
Deolinda Simões, presidente da Assembleia Municipal desafiou a DECO a realizar campanhas de sensibilização às freguesias. A este convite, aquela organização respondeu positivamente.
"Na nossa sociedade há sempre um xico-esperto que tenta sempre enganar o outro", salientou esta responsável assinalando que há quem não tenho acesso à informação sobre os seus direitos.

“Artes & Ofícios” em Boleiros

A 24 e 25 de Março realiza-se a Mostra de "Artes & Ofícios", em Boleiros. A iniciativa insere-se no plano comemorativo dos 400 anos do culto de Santa Bárbara.
A iniciativa terá 2 componentes em simultâneo: no exterior (Telheiro), junto ao salão, estarão expostos trabalhos de várias áreas já prontos e à venda, bem como alguns artesãos a trabalhar: costureiras, canteiros, sapateiro, serradores de madeira, idosos do Centro de Dia, uma senhora a confeccionar queijos de cabra. Haverá ainda um "stand" da
organização que terá à venda os artigos já prontos bem como o vinho que foi engarrafado com rótulo dos 400anos.
No interior do salão funcionará uma tasca semelhante à do evento anterior, com uma série de petiscos de criar água na boca. Mais informações sobre estas comemorações em www.boleiros400anos.org
Programa
Sábado, 24
5h00 – Abertura da Mostra, com artesãos ao vivo
Abertura do espaço "Convívio & Petiscos"
Domingo, 25
10h00 – Abertura
12h30 – Almoço: "Sopa de Tengarrinas"
Durante a tarde "Convívio & Petiscos"

Volta ao distrito parte de Fátima



O vereador da Educação, Deporto e Cultura da Câmara Municipal de Ourém, Humberto Piedade cortou a fita dando assim início à primeira etapa da segunda volta ao distrito de Santarém, a 15 de Março.
Na partida simbólica, o bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva assumindo-se um adepto confesso desta modalidade, no momento da partida simbólica saudando os corredores e dirigindo-lhes algumas palavras de incentivo desejando igualmente paz a todos os participantes nesta 2ª Volta ao Distrito de Santarém/RTP.
Também o governador civil incentivou os ciclistas a realizarem uma boa prova esperando que "se sintam bem" na região. Este responsável espera que a edição de 2008 seja alargada ao Oeste, satisfeito pela promoção que a prova oferece ao Ribatejo.
Alinharam à partida para esta 1ª etapa 149 corredores em representação de 19 equipas. Apesar de algumas tentativas de fuga o pelotão não deixou nenhuma iniciativa vingar respondendo prontamente aos vários ataques e só aos 59 km aconteceu aquela que viria a ser a fuga do dia.
O benfiquista Javier Benitez ganhou ao sprint, em Torres Novas, a primeira etapa da 2ª Volta ao distrito de Santarém/RTP. Benitez deu à nova equipa do S.L. Benfica o primeiro triunfo da formação profissional e no fim da mais longa tirada da edição deste ano da volta ribatejana envergou a camisola amarela. O corredor espanhol impôs-se no sprint discutido por um pelotão alongado depois de 206,5 km batendo sobre o risco de meta Robert Hunter da Barloworld e Tom Veelers da Rabobank.
Meta Volante em Ourém: 1º Mickael Buffaz (Cofidis); 2º Martin Garrido (Duja); 3º Kilian Patour (Slipstream)

FESTAMBO termina este fim-de-semana

Termina este fim-de-semana a terceira edição do FESTAMBO – Festival de música e dança de Ourém.
Hoje, 23 de Março, pode assistir, pelas 21h30 a um espectáculo de dança contemporânea apresentado pela companhia CeDeCe. Antes, a escola de dança fará uma apresentação ao público oureense. O bilhete custa ,5 euros podendo ser adquiridos na Sede da AMBO, na Ourearte ou ainda pelos telefones 912 560 103, 249 544 510, 249 541 539 ou ainda, nas bilheteiras do cine-teatro Ourém onde decorrerá o espectáculo.
No domingo, 25 de Março, sobem ao palco a Orquestra de Sopros de Ourém e a Banda música do Loureiro para um concerto conjunto sob a regência do maestro José Pedro Figueiredo. A entrada é livre. Às 15h30, no cine-teatro de Ourém.

Apollo comemora aniversário

O Grupo de Teatro Apollo – Centro Cultural e Recretaivo de Pêras Ruivas - vai realizar o Desfile Apollo Mostra na Praça Mouzinho Albuquerque, em Ourém. O desfile terá lugar no dia 24 de Março, pelas 22h00 e surge no âmbito da comemoração dos 10 anos do Grupo de Teatro. Os actores irão apresentar o guarda roupa e adereços de todas as peças de teatro desenvolvidas durante os 10 anos bem como em projectos de parcerias aos quais se tem vindo a associar. Peças como Meta a Menina para Dentro; Leandro, Rei de Helíria; O vizinho de Cima; O Principezinho; Duas Gatinhas Cá em Casa; Des (Encontros de Café); Duas Gatinhas Cá em Casa; Amor de Perdigão, A Derrota do Kid Labaredas, são espectáculos que, entre outros, estarão presentes no Desfile.
Durante a parte da tarde, o Grupo de Teatro Apollo realiza na Mata Municipal de Ourém, a peça de teatro "A Derrota do Kid Labaredas", uma peça infantil que terá lugar pelas 16h00.
O Grupo de Teatro Apollo do Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas (criado em 1997) desenvolve projectos/actividade de âmbito amador para o que conta com cerca de 20 membros (entre permanentes, regulares e pontuais).

Rota das adegas leva a saborear "bons vinhos"




Seis dezenas de pessoas participaram na IV Rota das Adegas que percorreu a freguesia de Atouguia, a 17 de Março.
Ao longo da tarde, os participantes visitaram 20 adegas de produtores provando vinhos tintos, brancos mas também medievais.
"Este ano, temos aí boa qualidade de vinhos", refere o presidente da Junta de Freguesia, entidade promotora da iniciativa.
Tavares Lopes fala em "qualidade de vinho apreciável", defendendo que esta iniciativa serve para "mostrar o vinho da Atouguia" ao mesmo tempo que é promovido.
"Queremos divulgar o vinho da Atouguia para que os produtores consigam vender o seu vinho que é bom", refere o autarca. Ao lado de alguns produtores que ainda produzem de forma artesanal, encontram-se outros que "já têm métodos modernos".
Satisfeito com a forma como decorreu esta iniciativa, Tavares Lopes pretende implementar uma novidade em 2008: Juntar a gastronomia à rota das adegas e fazer um festival de gastronomia com prova de vinhos, além da animação.

Cem fazem “Rota das fontes”



Uma centena de pessoas participou no passeio pedestre "Rota das fontes" pela freguesia de Atouguia que se realizou a 4 de Março.
Aproveitando os trilhos e as paisagens, os caminhantes fizeram um percurso de oito quilómetros, de média dificuldade e com a duração aproximada de 3 horas.
A iniciativa da Associação Fontaínhas da Serra juntou não só pessoas da localidade e da freguesia bem como um grupo significativo veio de Leiria e Caldas da Rainha.
Além da caminhada, os participantes tiveram oportunidade de fazer uma paragem nas "Fontes", local no Vale das Fontaínhas muito usado para piqueniques e convívios ao ar livre. Ali, puderam ser degustar pequenas iguarias, uma espécie de "reforço" para continuar a caminhada.
Os participantes encerraram a caminhada num almoço convívio que contou com a animação do grupo de cavaquinhos da Moita Redonda.

BREVES

Diplomas
Os cinquenta e cinco formandos que frequentaram as três acções de "Boas práticas de higiene e segurança alimentar", vão receber os diplomas a 30 de Março.
A entrega de certificados desta acção desenvolvida em parceria entre a Escola Profissional de Ourém e Câmara Municipal de Ourém, pelas 19h30, nas instalações da EPO.
As três acções visaram dotar os formandos de competências que lhes permitam executar as regras e princípios subjacentes ao código de boas práticas nos locais onde são manipulados e confeccionados alimentos.
Convenção autárquica da JSD em Fátima
A Comissão Política Distrital da JSD de Santarém leva a cabo uma actividade de formação autárquica, a 31 de Março, no auditório da Junta de Freguesia de Fátima.
Os trabalhos iniciam-se pelas 11h e terminam, com a sessão de encerramento marcada para as 18h. Terá três painéis de debate onde estarão presentes jovens autarcas do PSD do Distrito, em cada um dos órgãos autárquicos.
Cada um dos painéis será precedido de uma palestra por parte de um autarca de referência. Os convidados serão o Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém; o deputado Miguel Relvas, presidente da Assembleia Municipal de Tomar e Isaura Morais, presidente da Junta de Freguesia de Rio Maior.

“Terras de Oureana”

O Ourémotor Clube 4x4 realiza o seu passeio de todo o terreno "Terras de Oureana" a 23 e 24 de Março de 2007.
As inscrições devem ser efectuadas até dia 20/03/2007 para o fax 249 561 115, ou Sérgio Nunes (917 220 289) ou para a morada do clube.
Sexta – Feira dia 23 de Março de 2007
20H – Abertura Secretariado na Sede Clube Ouremotor; 21H – Jantar Salão Caneiro – Nª Sª Misericóridas; 22H – Inicio de Percurso; 00H – Chegada ao Bar Clube Motard – Alburitel.
Sábado – dia 24 Março de 2007
08H30 – Concentração frente Sede – Casal Charnequinha
08H45 – Inicio Passeio; 09H30 – Pequeno-almoço; 12H – Almoço – Rio Couros; 17H30 –Trial - Jardins S . Miguel - Lagarinho – Ourém; 18H – Encerramento com Lanche-Buffet

Festival de sopas de verde



A Junta de Freguesia de Fátima promove, em conjunto com as associações, o Festival das Sopas de Verde - Gastronomia e Artesanato, de 20 1 22 de Abril, no salão e recinto da Igreja paroquial de Fátima.
Durante três dias haverá animação e gastronomia. No sábado à noite, dia 21 de Abril, haverá um concurso onde vai ser eleita a melhor sopa de verde servida. Deste modo, todas as tasquinhas têm que ter, obrigatoriamente, sopas de verde.
No Domingo será divulgada a vencedora do concurso. Durante os três dias do festival, haverá animação e jogos populares.
Para preparar este festival, o presidente da Junta de Freguesia reunirá a 26 de Março, com os vários responsáveis das associações da freguesia. Será às 20h30, na sede da Junta.
Programa
Sexta, 20 de Abril
18h: Abertura das tasquinhas e da exposição de artesanato
20h: Palco das tasquinhas: grupo de jazz do Conservatório de música de Ourém
23h: Palco principal: Quem é o Bob?
01h: Encerramento
Sábado, 21 de Abril
18h: Abertura
20h: Zona das tasquinhas: Concurso de sopas de verde
Palco das tasquinhas: Desbundixie
23h: Palco principal: Cheiro Brasil
01h: Encerramento
Domingo, 22 de Abril
18h: Abertura com festival de acordeão
20h: Zona das tasquinhas: Tum’ Acanénica, da Escola Superior de Educação de Leiria
Grupos de música popular portuguesa da freguesia
23h: Encerramento com fogo de artifício

OKTrupe de volta ao ArteCaffé


É já amanhã (sábado) à noite que os OkTrupe, com Paulo Serafim, Luís Portugal e Vítor Fernandes, regressam ao ArtCaffé. Desta vez com o novíssimo espectáculo «RIT» (Rádio Interferência e Televisão. Para quem já viu o espectáculo anterior (RI), pode esperar muitas novidades, trazidas pelas introdução de apanhados televisivos, onde não falta a magia, muitas surpresas e, dizem os artistas, «essencialmente, muita parvoíce». Por isso, aconselham a quantos os forem ver a que levem consigo boa disposição que, de certo, a diversão não vai faltar.

Conhecer a missão

O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, tem à disposição do público novos "ateliers": "Na Sala de Restauro", "1 hora com os Maasai…" e "A Formiga Migas".
"Na Sala de Restauro" os visitantes poderão adquirir noções de Conservação e Restauro, dialogando com os técnicos que partilharão exemplos práticos de intervenções e explicarão a função de alguns aparelhos utilizados no restauro e conservação.
"1 hora com os Maasai…" é um "atelier" que pretende dar a conhecer ao público a colecção existente no museu pertencente ao povo africano Maasai, habitante no Quénia e Tanzânia. Um Missionário tanzaniano, com experiência directa junto do povo pastor, contará os seus modos de vida, experiências e a função de alguns objectos expostos. A música, claro, não irá faltar!
Com a ajuda da "A Formiga Migas", uma simpática Formiga Missionária, os visitantes poderão conhecer a exposição permanente do Museu de uma forma interactiva. Não faltarão experiências e aventuras com esta formiga amiga!
Para marcações e informações contactar o Museu através do telefone 249 539 470, fax 249 539 479 ou por mail museuartesacra@consolata.pt

Casos de Polícia

Área da GNR
Dia 14, deflagrou um incêndio, em Boleiros, Fátima, provocado por uma queimada. Arderam, 80 m2 de pinheiros e mato que não estavam cobertos pelo seguro e tendo sido identificado o autor.
Dia 15, o despiste de um ciclomotor, em Matas, provocou um ferido leve. O mesmo resultou de outro despiste, de um motociclo, no Vale, N. S. da Piedade.
Dia 16, uma colisão entre um pesado e um ciclomotor, em Vilar dos Prazeres, causou um ferido leve. Danos materiais, foi o resultado de outra colisão, mas no Moimento, Fátima, entre um pesado e um ligeiro. O despiste de um ciclomotor, no Cercal, provocou um ferido leve.
Dia 17, de uma colisão entre dois ligeiros em Pinhel, Atouguia, resultaram danos materiais.
Dia 18, um despiste em Vales, N. S. da Piedade, causou um ferido leve.
Área da PSP
Fátima
Dia 12 foi detido 1 homem de 33 anos de idade, por cerca das 23:54h, ter sido identificado na via pública. O referenciado, de nacionalidade Ucrâniana, encontrava-se em situação ilegal no nosso país, pelo que vai ser presente a tribunal.
No mesmo dia, foi elaborado auto de notícia contra desconhecidos, por no período compreendido entre as 19h30 do dia 16 e as 8h00 do dia 17, através de arrombamento da porta da frente, terem furtado do interior de estabelecimento várias peças de roupa para senhora e criança, relógios de senhora, óculos de sol para senhora e uma aparelhagem de som, ignorando-se de momento o valor.
Ourém
Dia 13 foi apresentada denúncia, contra organismo público, por cerca das 09H30, ao proceder ao levantamento da quantia de 500,00 euros e ao pretender efectuar o depósito numa agência bancária, foi confrontado pelo funcionário, que lhe comunicou que uma nota de 100,00 era falsa e que iria ficar retida naquele departamento bancário.

16 março 2007

Comunicado - SAP encerra mais tarde

E aqui fica o comunicado emitido pela Câmara e acabado de chegar:

Comunicado
SAP encerra mais tarde
Decorreu ontem, dia 15 de Março, ao final do dia uma reunião entre David Catarino, Presidente da Câmara Municipal de Ourém, Deolinda Simões, Presidente da Assembleia Municipal, António Branco, Presidente da ARS-LVT e Paulo Fonseca, Governador Civil. Em cima da mesa este o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Ourém.
Da reunião ficou acordado que o SAP veria o seu período de funcionamento ampliado em relação ao que estava proposto, passando a servir a população até às zero horas. Recorde-se que a decisão anterior era encerrar o serviço a partir das 22 horas.
Da reunião saiu ainda a criação de uma comissão que reunirá todas as partes do processo e analisará outras soluções que permitam que o SAP funcione ininterruptamente nos meses de maior afluência ao Serviço. Desta comissão fazem parte membros da ARS-LVT, o Presidente da Autarquia e a Presidente da Assembleia Municipal.

SAP - Resultado da reunião com Governador Civil e presidente da ARS

Haviamo-nos comprometido a dar notícia do que fosse acontecendo.

Ontem, quinta-feira, há noite, decorreu uma reunião entre os presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal e o presidente da ARS e o Governador Civil.
Concluiram sobre aquilo que já se sabe há muito: só há um médico no Centro, com menos de 50 anos, o que dificulta a possibilidade de existência de um serviço permanente.
Por outro lado, reafirma-se o facto de ali não serem assistidas nem emergências nem sequer urgências básicas. Dizem que o único serviço que tem vindo a ser prestado é o das consultas que vai manter-se mas agora já não permanentemente. Repete-se a informação de que, em média são atendidas 9 pessoas por noite que, não se tratando, na maioria dos casos de urgências, poderão ali dirigir-se noutro horário.
Para já a unica alteração parece ser que em vez do serviço encerrar às 22h00 como estava previsto, nos próximos dias vai manter-se aberto até às 24h00.
David Catarino diz que foi alcançado o principal objectivo que era o do diálogo. Por isso vão decorrer reuniões entre responsáveis da saúde e da Câmara, prevendo-se que a primeira decorra já na próxima terça-feira.
Com estas reuniões pretende-se analizar a situação da saúde no concelho, através do tal diálogo defendido pelo presidente da autarquia, com o objectivo de, eventualmente, reforçar as consultas até à meia-noite e manter o serviço aberto à noite em determinadas épocas do ano, se isso for tido como necessário. Mas não há qualquer certeza de que isto aconteça.
O que quer dizer que o abaixo-assinado continua a circular mas, para já, parece não haver lugar a qualquer outro tipo de manifestação.

15 março 2007

Vila Shopping: o novo Centro Comercial de Ourém


Muitos convidados marcaram a abertura oficial do novo Vila Shopping de Ourém. Passados dois anos e muitas polémicas, o novo Intermarché, agora associado às outras siglas do grupo Mosqueteiros e mais duas dezenas de lojas de particulares, deram lugar a um moderno centro comercial que se estende por uma vasta área.
À excepção do Stationmarché, com entradas distintas, todas as outras lojas são acedidas ao longo de uma galeria com mais de 100 metros de comprimento, onde pode encontrar-se um pouco de tudo.
Após visita às instalações, o primeiro a usar da palavra foi o promotor do espaço, António Figueira que o apontou como um local moderno.
Logo a abrir o seu discurso, António Figueira referiu dois oureenses, presentes em memória, fazendo-lhes o seu elogio e manifestando-lhes a sua gratidão. Tratou-se de Abílio Aquino que «iniciou a obra comigo e que tenho a certeza que hoje está orgulhoso» e do «prof. Rocha» que «estava ansioso por conhecer o novo Intermarché». Passada a comoção inicial, Figueira diz que embora tenha já feito muitos discursos, este lhe é «particularmente difícil, dado o muito que haveria a dizer». Concentrando-se no que considera essencial diz que «este foi um combate difícil e desigual mas que valeu a pena», dado que «houve empenho de muita gente» pelo que «saímos todos vitoriosos», quer a Câmara que conseguiu uma entrada melhor na cidade, quer o próprio ambiente. Quanto ao promotor, «creio que no fim acabará também por rentabilizar o seu espaço». Por isso a vitória é de todos. Mas é-o, sobretudo, da população que ficou com um «Intermarché que é o último conceito de modernidade, com equipamentos mais modernos e extremamente bem concebido».
O Vilashopping dispões de 22 lojas, sendo que quatro são «a âncora» e vieram criar 120 novos postos de trabalho num investimento de cerca de 10 milhões de euros, o dobro do que estava inicialmente previsto.
António Figueira agradeceu a quantos se empenharam para que o projecto pudesse ir avante, desde a Câmara ao Governo Civil, passando pela Junta de Freguesia, Assembleia Municipal e deputados do concelho na AR.
Diz Figueira que, «há 14 anos, quando cheguei a Ourém, obtive todo o apoio do então presidente Mário Albuquerque». Um apoio diz ter tido também agora. Nos agradecimentos, o promotor não esqueceu o vereador José Alho, afirmando que «muito contribuiu para que este projecto fosse avante». É por isso que Figueira considera que este projecto acabou por permitir que se assistisse a «algo invulgar». Isto porque considera que, ao contrário do que é costume, a «política não foi cega e individual. Houve a preocupação de todos com o desenvolvimento de Ourém e não com os dividendos políticos que daí pudessem advir».
António Figueira não esqueceu o agradecimento aos seus colaboradores, afirmando a importância de se ter uma boa equipa de trabalho. Aliás, para o promotor da obra, esse é o segredo do sucesso: «rigor, objectivos, trabalho, regras e, sobretudo, dividir bem as tarefas». Depois, de forma brincalhona diz que o difícil é mesmo a divisão de tarefas e, por isso a ele coube-lhe fazer o discurso inaugural enquanto, «tudo o resto é com a minha esposa». A brincar foi uma forma bonita de valorizar também o trabalho e o apoio da esposa que apontou como «peça fundamental» desse sucesso.
O responsável do Veti prosseguiu com os agradecimentos, enquanto o presidente do Grupo Mosqueteiros falou da implantação das marcas no nosso país e da boa fase que atravessam, estando em grande expansão.
Furando o protocolo, o deputado Mário Albuquerque foi chamado a usar da palavra, acabando por contar a história de «um jovem tímido que, há 14 anos lhe apareceu no gabinete». Regressado de França onde era emigrante, Figueira terá consultado o mercado e concluído que Ourém seria um bom local para se estabelecer. Albuquerque recorda que, na altura, aind não havia médias superfícies em Ourém pelo que «desbloqueou-se a situação», o que já então terá sido difícil, dada também a localização onde viria a ficar o velho Inter, numa zona pantanosa, junto à ribeira. Mas, diz Albuquerque, valeu a pena e após «um percurso, com muitas dificuldades no início, singraram e estenderam-se para concelhos vizinhos».
A presidente da Assembleia Municipal defendeu a importância da família enquanto pilar fundamental nos outros sucessos da vida. Ao casal Figueira, Deolinda Simões agradeceu o empenho e a perseverança capazes que foram de ultrapassar os muitos obstáculos que se lhes depararam pelo caminho.
O presidente da Câmara começou por dizer que aquele era «um dia a que dou particular importância». Em representação do município quis desejar «sucesso a todos os que são empreendedores» considerando que, mais do que sucesso pessoal, «é isto que faz desenvolver a economia de um concelho e do país». Refere a sua defesa de um modelo de economia em que «não é o Estado que faz tudo» antes «assenta na iniciativa privada» onde «são os cidadãos que criam condições para que, globalmente o concelho e o país evoluam», através do «pagamento de impostos de quem tem êxito».
Mas Catarino não fica indiferente ao que considera ter sido «o calvário de dificuldades» porque passou António Figueira desde que compareceu na Câmara com o propósito de implementar no local a nova superfície comercial. Diz o presidente da autarquia que «este como outros empreendedores que para cá queiram vir terão sempre o empenho da Câmara». No que se refere a Figueira, recorda Catarino que «oferecemos-lhe apoio e pedimos-lhe que em contrapartida, e associado ao projecto, promovesse a reformulação das vias com a implementação de uma rotunda», numa zona de acidentes». Prontamente aceitou o desafio», afirma o autarca. David Catarino faz depois uma breve resenha do que foram as dificuldades dos últimos dois anos para concluir dizendo a António Figueira que «o senhor resolveu os problemas de uma estrada que é do Estado e o Estado ainda o obrigou a gastar mais cinco mil euros». Este é um exemplo, no entender do presidente da Câmara do modo como o «Estado mal trata os cidadãos». Aponta o dedo afirmando que «quando criam emprego, o Estado que devia ser aliado, é, normalmente, um obstáculo». Mas para o autarca a culpa nem sequer é dos ministros ou dos secretários de Estado, mas sim de «uma certa massa cinzenta que lhes trava a vontade». Estando na presença do Governador Civil, ele também oureense, Catarino afirma a necessidade de «fazer passar a mensagem aos governantes; porque «nenhum país se pode desenvolver com este tipo de dificuldades». Aliás, refere a ponte que ali está a ser construída pela Câmara para dizer que não foi pedida autorização para a mesma já que, se o fosse, «ainda andaríamos aqui à espera».
O Governador Civil começou por saudar o amigo Figueira e o seu empenho, afirmando «sublinhar com veemência as palavras do presidente da Câmara» porque, «é preciso saber dizer, olhos nos olhos, que é preciso mudar um conjunto de coisas no nosso país». Como exemplo refere o caso da gasolineira que, na vizinha Espanha, vende gasolina mais barata e paga mais ordenados aos seus funcionários. Diz Paulo Fonseca que isto acontece porque se ambos comprarem um terreno no mesmo dia, «o espanhol passados quatro meses já factura e o português, passados quatro anos ainda anda às voltas com os papéis». Mas Fonseca diz que para que as coisas mudem, há que alterar mentalidades e sabermos adaptar-nos aos tempos modernos, unindo-nos e deixando «o preconceito do individualismo».
No final decorreu a cerimónia de entrega de espadas aos Mosqueteiros de Ourém «para que estes combatam os preços altos». Também os representantes oficiais (GC, CMO, AM, JF) presentes receberam pequenas espadas em cristal para, pressupostamente, os ajudarem nos cargos que ocupam.

Criança não tinha meningite

Tudo não passou de um susto. A criança de meses que foi hospitalizada por alegada suspeita de meningite já está a frequentar a creche e encontra-se bem de saúde.
Durante uma semana a criança esteve hospitalizada mas os médicos descartaram a possibilidade de meningite três dias de pois da criança ter dado entrada no hospital de Leiria.
Tudo começou a 2 de Março. Com febre a criança foi medicada e regressou a casa. Como a febre não baixava, a criança deu entrada no hospital no domingo à noite.
Não foi detectada meningite tendo sido realizados exames ao sangue bem como a punção lombar cujos resultados se revelaram negativos. Apareceu uma inflamação no sangue que não foi identificada mas para a qual foi medicada, segundo adiantou ao Notícias de Ourém o presidente da Apajefátima.
Antes, e de forma preventiva, o delegado de Saúde levou a cabo uma operação de profilaxia preventiva. No dia 5 de Março, José Martins e a enfermeira Maria do Céu deslocaram-se à creche onde auscultaram as crianças e disponibilizaram a primeira das quatro tomas deste tratamento preventivo. No mesmo dia, o delegado de saúde reuniu com os pais das crianças da creche sossegando-as nesta matéria. "Foi excepcional", refere Manuel Neves, quanto à acção desenvolvida por este profissional de saúde.
Manuel Neves destaca a sua satisfação pela forma como a situação foi tratada por todos os profissionais da creche.

Cercal vai ter edifício polivalente

A Câmara Municipal de Ourém consignou, por cerca de 600 mil euros, a edificação de um edifício na freguesia de Cercal, concelho de Ourém. O edifício era uma pretensão antiga da autarquia e da junta de freguesia, que não tinha sede. Aproveitando o facto de se tratar de uma construção nova, e tentando alcançar economias de escala, o edifício irá albergar também salas para o pré-escolar e para o ATL –Actividades de Tempos Livres.
O edifício, localizado no centro da localidade, entre a igreja e o clube local, tem prazo de execução de um ano.
Detalhadamente o edifício conta na cave com hall, sanitários e garagem. No piso térreo, e afecto à junta existe um hall, um auditório, videoteca, sala polivalente e instalações sanitárias; a nível administrativo existe recepção, dois arrumos, dois gabinetes e sala de reuniões. No memo piso, mas afecto ao jardim infantil, existe um hall, refeitório, duas salas, uma sala polivalente e sanitários; a nível administrativo existe recepção, escritório, copa, dispensa, instalações frigoríficas e dois vestiários.
O edifício, com área bruta de 1200 metros quadrados, está implantado num terreno com 2000 metros de área. Conta com 12 lugares de estacionamento.

Dogma XXI em crescimento


A Dogma XXI, empresa de equipamentos informáticos, com sede em Caxarias festeja o terceiro aniversário com nova imagem. Com o novo logótipo desta "empresa em crescimento", mantém-se a aposta iniciada em 2004: honestidade, profissionalismo e qualidade no serviço.
Desde o início de 2007 a empresa oferece um leque de produtos diferenciados de forma a satisfazer o cliente seja ele particular ou empresarial. A preferência por marcas de qualidade no equipamento aliadas a um serviço de assistência pós-venda são "o que nos destaca", realça Miguel Lopes, um dos sócios da empresa.
A mudança de imagem traduz-se na postura que a equipa jovem e dinâmica mantém e surge como evolução natural de uma empresa que quer estar na vanguarda de soluções e equipamentos informáticos. O novo site, em fase conclusiva, serve de montra da empresa e possui loja de vendas on-line. A mudança de visual vai ainda ser notada pelos clientes, na loja.
Fruto desta evolução nasceu, há pouco mais de um ano, uma nova empresa, fruto de uma parceria dos sócios da Dogma XXI com Ivo Vicente. A WSP apresenta-se no mercado como empresa fornecedora de soluções de web design, nomeadamente criação de páginas de Internet, publicidade, bem como a criação de logótipos de forma a oferecer uma gama de serviços complementares aos clientes.
"Não somos uma empresa de passagem", faz questão de frisar Nelson Gaspar, o outro sócio que reforça os objectivos a concretizar em 2007: a prestação de serviços na área da contabilidade, gestão comercial e formação profissional.
Actualmente, a Dogma XXI é parceiro do Grupo Sage (líder mundial de software), consultores da Zonesoft desde 2005, Microsoft Partner desde 2006 e recentemente associado da Assoft (Associação Portuguesa de Software).
Apresentam ainda, "excelentes produtos na área da restauração e bebidas", para servir desde pequenas a grandes empresas, entre as quais a discoteca Kayene.
Para os particulares, a Dogma XXI apresenta soluções "à medida" tendo em conta a exigência do cliente.
O "ano da mudança" como pretendem que seja 2007, significa também uma aposta na formação contínua dos técnicos de modo a responder melhor às exigências do mercado.
Daí que tenham duas equipas especializadas, em função do apoio técnico a prestar.
"Queremos expandir mas dar passos com segurança", adianta Miguel Lopes. E por isso, a empresa que pretende alargar o atendimento a clientes encontra-se à procura de um espaço "diferente" e "inovador" na região centro.
Actualmente a maioria dos clientes encontra-se nesta zona, mas a Dogma tem já um nicho de mercado em Lisboa enquanto os serviços já vão sendo solicitados, além fronteiras, como por exemplo, em Angola.
Em Maio, a Dogma XXI será uma das empresas a apoiar a quinta edição da OCP - Ourém Cyber Party.

Ficha técnica
Empresa: Dogma XXI – Equipamentos informáticos, Lda
Morada: Rua dos combatentes 167, Caxarias
Telf./Fax. 249 574 909
Sócios: 2
Miguel Lopes
Nelson Gaspar
DepartamentoTécnico:
Nelson Gaspar
Telmo Calhaço
Departamento de Software:
Miguel Lopes
Carlos Silva
Volume de facturação 2006: 500 mil euros

Governador Civil ordenado Cavaleiro de Valáquia

Muito positiva. Foi desta forma que o Governador Civil de Santarém classificou a viagem à região de Dâmbovita, na Roménia. Durante os sete dias, foram assinados vários protocolos de cooperação e estabelecidas actividades de intercâmbio aos mais diversos níveis.
Acompanhado por representantes de entidades do distrito, Paulo Fonseca considerou que se deram pequenos passos de elevada importância para o aprofundar das relações institucionais entre Portugal e a Roménia. O acordo previsto e assinado entre os Institutos Politécnicos de Santarém e Tomar e a Universidade de Valáquia destina-se à troca de conhecimentos de natureza científica, através da organização de seminários e conferências. Prevê-se igualmente o intercâmbio de alunos e docentes a partir do programa Erasmus. A deslocação a Dâmbovita incluiu uma reunião entre o NERSANT – Núcleo Empresarial de Santarém e as Câmaras de Comércio regional e nacional, com vista à aproximação económica e comercial entre os dois países, bem como a partilha de ideias ao nível da protecção civil entre os responsáveis romenos e a Federação dos Bombeiros do Distrito de Santarém. Tal como agendado, Ferreira do Zêzere, Torres Novas e Atouguia, Ourém, assinaram protocolos de geminação com Moreni, Fieni e Vulcana, respectivamente. Esta visita permitiu alargar o âmbito dos objectivos desta cooperação luso-romena. Em nome dos Bispos de Santarém e de Leiria/Fátima, o Governador Civil convidou o Arcebispo de Dâmbovita, Dr. Ninou, para visitar a nossa região, tendo em vista a aproximação das Igrejas Católica e Ortodoxa.
Sob forte cobertura da comunicação social romena, Paulo Fonseca foi ainda ordenado Cavaleiro de Valáquia, uma homenagem de grande prestígio local atribuída, pela primeira vez, a um estrangeiro.
Dando continuidade a esta cooperação entre o distrito de Santarém e a região de Dâmbovita, está já prevista uma deslocação de uma comitiva romena no segundo semestre deste ano.

Sousinha recandidato

Miguel Sousinha anunciou na passada segunda-feira, em conferência de imprensa, a sua recandidatura à presidência da Região de Turismo Leiria/Fátima, apresentando-se com os mesmos elementos que integraram a Comissão Executiva até ao último mandato que terminou no passado dia 28 de Fevereiro. Trata-se da única lista às próximas eleições marcadas para o dia 22 de Março, quinta-feira.
"Mais e Melhor Turismo"
«Mais e Melhor Turismo» é o mote desta candidatura que, no actual quadro em que se aguarda a aprovação pelo Governo da nova Lei das Regiões de Turismo, se propõe continuar a projectar a Região como destino turístico de excelência, garantindo um desenvolvimento sustentado do destino Leiria/Fátima.
A missão desta candidatura, estruturada para 2007 - 2011, passa por desenvolver um conjunto de planos de acção alicerçados em produtos e segmentos definidos, permitindo uma actuação eficiente e eficaz de modo a potenciar a RTL/F como uma região dinâmica, atractiva e sustentável. Pretende-se conseguir um aumento qualitativo e quantitativo do número de turistas potenciado pela qualificação e diferenciação da oferta.
Um destino onde, em termos de entretenimento, seja possível desfrutar de uma programação cultural de qualidade, que dê resposta a diferentes motivações de visita ou férias (religioso, lazer, touring, MICE, aventura, natureza, cultura, etc.) ou para residência e além disto se identifique como um destino seguro e friendly para estrangeiros.
Entre as principais linhas de acção contam-se a definição de politicas de qualificação, protecção e conservação do património histórico e arquitectónico; a criação de condições para o investimento turístico, nomeadamente ao nível da hotelaria; o posicionamento dos investimentos no próximo QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional - para que seja possível acompanhar os investimentos privados com os públicos; o desenvolvimento de novas plataformas de e-business e e-marketing e o desenvolvimento de um plano de marketing estratégico para a RTL/F, evidenciando os potenciais diferenciadores desta Região.

Vereadores do PS tomam posição

SUBSÍDIOS ÀS COLECTIVIDADES
Na sequência da atribuição de subsídios para 2005 apresentámos uma proposta para que se definissem critérios de atribuição de subsídios às colectividades e associações do concelho de forma transparente e de acordo com o trabalho desenvolvido. A certa altura tivemos ideia que os serviços da DEDC estariam a ultimar esses critérios de forma a decidir em novas bases os subsídios de 2006. Passou o tempo mais do que justificado e estamos mais uma vez a definir apoios em cima do joelho, apenas de acordo com a tradição e ainda por cima incompreensivelmente atrasados.
Não podemos nem queremos pactuar com este tipo de actuação que para além de significar uma falta de respeito pelo trabalho de tantos dirigentes esforçados, representa também uma falta grave para com as propostas que em devido tempo apresentámos e que foram relegadas sem discussão para o caixote do lixo.
Com esta atitude de protesto pela atitude da maioria PSD queremos deixar um estímulo a todas as Associações para que não desistam de trabalhar e de elevar bem alto o nome de Ourém seja na actividade desportiva, na vertente social e cultural, cujas dinâmicas são hoje bem reconhecidas.


Pedido de esclarecimento
Estamos quase em meados de Março, aproxima-se a realização do Fórum das Associações do Concelho e continuamos sem resposta quer quanto à nossa proposta de definição dos critérios de atribuição de subsídios quer quanto à aprovação dos mesmos para o ano de 2006.
Gostaríamos de obter um esclarecimento sobre esta matéria porque nos parece completamente incompreensível o que se está a passar. Não chega reconhecer por palavras de ocasião o bom trabalho que muitas das Associações realizam, é preciso o apoio devido até porque há compromissos assumidos e expectativas legítimas por parte dos dirigentes.

XII Terras de Oureana

O Ourémotor Clube 4x4 realiza o seu passeio de todo o terreno "Terras de Oureana" a 23 e 24 de Março de 2007.
Nesta décima segunda edição por terras de Ourém, os participantes vão percorrer o concelho testando a sua perícia numa "aventura" que se inicia na sexta-feira à noite com passagem por Castelos; Caneiro; Casais Igreja e Alburitel, num total de 20 quilómetros.
No sábado, os participantes sairão de Ourém em direcção a Montalto ; Caxarias; Rio de Couros; Agroal; Vale dos Ovos; Fungalvaz; Alburitel; Lagarinho - Jardins de São Miguel em Ourém, terminando com pequena prova de trial, num total de 70 quilómetros.
O grau de dificuldade será "médio", adianta a organização. As inscrições devem ser efectuadas até dia 20/03/2007 para o fax 249 561 115, ou Sérgio Nunes (917 220 289) ou para a morada do clube.
Programa
Sexta – Feira: 20H – Abertura Secretariado na Sede Clube Ouremotor; 21H – Jantar Salão Caneiro – Nª Sª Misericóridas; 22H – Inicio de Percurso; 00H – Chegada ao Bar Clube Motard – Alburitel.
Sábado: 08H30 – Concentração frente Sede ; 08H45 – Inicio Passeio; 09H30 – Pequeno-almoço; 12H– Almoço – Rio Couros; 17H30 –Trial - Jardins S . Miguel - Lagarinho – Ourém; 18H – Encerramento com lanche-buffet

Freire com Gedeão, ao Som da Tinta


No sábado, a Som da Tinta iniciou aquela que pretende ser uma nova actividade. Trata-se de criar uma espécie de clube de leitura para, à volta de um livro se gerar discussão, após leitura prévia.
Para dar o pontapé de saída, foi convidado um dos sócios da livraria, Manuel Freire, que veio falar sobre António Gedeão/ Rómulo de Carvalho, mas também para dizer alguns dos seus poemas e cantar outros.
Freire começou por referir o seu primeiro contacto com Rómulo de Carvalho, através de um compêndio escolar.
Noutro registo, refere a sua entrada no mundo das canções, com conteúdo, aquelas que «me permitiam ‘falar’ das coisas que me preocupavam» através de Zeca Afonso. Estava-se então em 1962. E é em 1969 que Manuel Freire descobre o poeta António Gedeão, copiando poemas dos seus livros e musicando-os. Um desses poemas, a Pedra Filosofal, acabaria fazendo sucesso num programa televisivo, também ele de sucesso, à época, o zip-zip.
Mais tarde acaba por conhecer o autor e recorda ess dia em que conheceria também Natália Correia. De Gedeão, na altura, diz que «foi muito discreto, como sempre», mas é aqui que irá nascer o seu relacionamento, que se manteve distante até que a filha de Gedeão resolveu promover a aproximação.
Do autor de «Lágrima de preta» Manuel Freire recorda a ironia, para a qual ele «não dava a chave», ironizando com no mesmo tom em que falava. Refere depois o facto de Rómulo de Carvalho ter nascido no seio de uma família ligada à cultura e à arte, pelo que cedo se iniciou neste mundo e «mostrou a sua genialidade». Logo aos dez anos, depois de ter lido os Lusíadas, o pai foi encontrá-lo a escrever a sua continuidade, já que ele achara que o poema não estava completo. Mas antes ainda, aos 5 anos, fez a sua primeira quadra: «Era uma vez um menino/ Que não era nada feio/ O que tinha de extraordinário/ Era um feitiço no meio». Freire explica que a sua mãe era ligada ao espiritismo, pelo que a palavra feitiço lhe vem dos multi-significados que pode ter, numa criança que começa a aperceber-se da sua sexualidade. Aos sete anos terminara já a instrução primária e a professora primária colocava-o a dar aulas aos colegas. Estes apenas alguns episódios na vida do jovem Rómulo que, contrariamente ao que, sendo um homem de ciências, para além de poesia, escreveu ficção, fez uma banda desenhada para explicar ao filho a história de Portugal e escreveu teatro. Da sua vertente de dramaturgo, Freire destaca uma breve história onde explica aos mais novos os movimentos da terra, da lua, etc. E até uma revista, que segundo Freire terá tido grande sucesso, Gedeão escreveu. Muito mais Manuel Freire disse sobre o autor e a sessão com este a, depois da leitura de alguns poemas, cantar outros onde não faltou, claro está, a «lágrima de preta» ou a «Pedra Filosofal». Pelo meio alguns comentários do muito público presente e algumas experiências à volta da obra de Gedeão.

Um manto de esperança


Dezenas de pessoas do concelho juntaram-se a largas centenas que assistiram ao espectáculo "O manto do mundo", em Torres Novas.
O grupo Gen Verde constituído por 24 senhoras de 14 países, das quais uma portuguesa.
"O manto do mundo" percorre os caminhos da História, com um olhar de esperança na possibilidade de viver este amor (de fé) na terra. O confronto entre a fé a indiferença retrata também a difusão da espiritualidade dos focolares, no mundo inteiro, a partir de Chiara Lubich, a fundadora.
A força para a vida vem do Evangelho, abrindo espaços de paz, valorizando o que une para transformar, aos poucos, o mundo, envolto pelos valores da tolerância, da justiça, da solidariedade e da fraternidade se «cada um de nós, também acreditar naquele sonho».
Ao Notícias de Ourém, um dos elementos do grupo, Anna Conte, italiana, assinalou que este espectáculo visa ser uma «pequena gota» de esperança para que o «mundo seja diferente, seja de irmãos; que as pessoas se sintam verdadeiramente irmãs».
De diversas idades, o grau de satisfação dos que assistiram ao musical-mensagem era imenso.
Anna Conte sublinha essa diversidade de elementos: música, dança, palavras e de imagens. «Tudo faz o espectáculo, uma coisa ao serviço da outra para poder passar a mensagem», refere.
Mas, «primeiro devemos nós vivê-la, devemos sentir» para depois poder ajudar os outros a mudar e construir um mundo melhor.
E «a música contribui para criar este clima de família porque une».
Em tournée pelo país, o grupo percorre ainda Espanha regressando a Itália, em Maio. O último local desta digressão por Portugal onde será apresentado "O manto do mundo" será a 15 de Março, no pavilhão municipal de Loulé, pelas 21h15.
Para poder apreciar uma ínfima parte do espectáculo pode recorrer ao youtube. Um dos links é este http://www.youtube.com/watch?v=IuoTJ5ZQaHk
Para conhecer melhor o movimento dos focolares, clique em: www.focolares.org.pt

Cidade em obras prepara futuro


Comerciantes de Fátima reuniram com o reitor do Santuário e diversos responsáveis. Ao convite lançado para este quinto encontro (o último realizou-se em 1996) 186 comerciantes em representação de 126 estabelecimentos, responderam positivamente.
Artigos fora da rua
Uma das temáticas a que os oradores aludiram foi à exposição de artigos na rua. Carlos Baptista defendeu que é importante para a imagem de Fátima que "não se coloquem na rua e, de forma desordenada, produtos". Ainda que haja exemplos de boas práticas – aponta – há ainda "quem teime em pôr tudo ao molho e fé em Deus".
O mesmo responsável criticou ainda a mistura de artigos religiosos com outros (até mesmo budas) bem como a "venda ambulante e ilegal nas imediações do Santuário e que merece de quem de direito, acção".
Trata-se de "um problema que não é de agora a que se tem vindo a agravar", reforça lembrando que se trata de "desrespeito pelos princípios da leal concorrência".
Aos comerciantes sublinhou que as normas de instalação comercial devem ser cumpridas sob pena de coima.
SRU
O plano de pormenor da avenida Papa João XXIII está em consulta pública. "Na pior das hipóteses, até final do ano, está pronto", salientou Francisco Vieira, presidente do Conselho de Administração da Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima.
Durante a apresentação do trabalho a desenvolver, Francisco Vieira adiantou que as intervenções previstas na ruas Cónego Formigão e João Paulo II iniciar-se-ão depois de 15 de Outubro, isto é depois da inauguração da nova igreja da Santíssima Trindade. Este responsável adiantou que havia a possibilidade das obras se iniciarem antes mas, o "impacto não trará benefícios", em particular aos hoteleiros.
O território entre as duas avenidas e a Cova Grande, área crítica de intervenção da SRU trará "uma nova centralidade a Fátima", além da construção de mais de 2 300 fogos para seis mil habitantes.
"A partir de Outubro, Fátima estará em obras durante alguns anos" avisou o responsável apontando já os "impactos negativos" das mesmas mas "com as vantagens após a conclusão das mesmas".
O centenário das Aparições (2017) é uma data e meta para a requalificação urbana de Fátima sendo que um dos outros objectivos em termos de fundos é preparar uma candidatura ao Polis 21 (2021).
Lobby
Na estratégia de requalificação urbana de Fátima "não se pode deixar de pensar nos que nela habitam e trabalham", salientou José Poças, em representação da Junta de Freguesia de Fátima.
"Fátima precisa de lobby", salientou, defendendo que no âmbito da promoção de turismo religioso "a promoção de Fátima não existe".
A Junta de Freguesia pretende propor a colocação dos três pastorinhos na bandeira de Fátima.
O reitor do Santuário também defende que "é bom entendermo-nos porque temos interesses comuns e não são só comerciais". Para "nós é importante esta identidade.
2017 é uma data importante para Fátima, defende monsenhor Luciano Guerra que espera que, até lá "houvesse a canonização de Francisco e Jacinta porque dá selo definitivo á santidade das crianças. E aí Aljustrel receberá uma auréola muito forte e também com a beatificação da irmã Lúcia".
Aos comerciantes anunciou que 2008 trará um novo reitor e que há dez anos para preparar Aljustrel que necessita de um "centro pastoral".
Sobre a SRU deposita "grandes esperanças" esperando que dali saia um gabinete que "pense esta terra".
Aos comerciantes pediu "dignidade na exposição. Devíamos ter mais brio, mais estética" disse assinalando não apreciar a mistura de artigos religiosos com outro tipo de lembranças.
Desafios
"A reabilitação urbana é o grande desafio dos próximos anos", salientou o presidente da Câmara que aproveitou ainda o encontro com os comerciantes para os sensibilizar para a boa utilização das ilhas ecológicas. "Se houver restaurantes a despejar óleo de fritar no ecoponto, só com um polícia ao lado", criticou.


Maio, a PSP e a GNR

A saída da Polícia de Segurança Pública e a vinda da Guarda Nacional Republicana têm criado alguma instabilidade em Fátima. Este responsável manifestou a sua preocupação pois "não sabemos como isto está a ser feito e a PSP não sabe se Maio vai ser da sua responsabilidade ou não.
Em matéria de segurança "estamos perante um governo que não se preocupa em ouvir opiniões", salienta David Catarino.
Para o autarca "a resolução ainda não foi publicada mas, também já não estão (PSP) a ligar muito", critica. E se a teoria é "vamos sair, desligamos já, também deveríamos deixar de pagar o ordenado já", sugere David Catarino.
As queixas feitas em público referem-se ao estacionamento indevido e que, segundo Catarino não têm sido punidos com multa, por parte da polícia.
Para o presidente de Câmara é "óbvio" que a segurança na peregrinação de 13 de Maio ainda será da responsabilidade da Polícia de Segurança Pública.
Quanto à alteração e ida da GNR para Fátima, o autarca confessa que "também não percebi". Aliás "parece-me mais simples a actuação da PSP em toda a freguesia e a PSP mantinha-se e, Fátima. Parecia-se que era uma mudança mais simples e que atingia os mesmos resultados".