24 maio 2007

Bom futebol, alegria e festa


O Fátima fez história ao vencer este desafio e obteve por mérito próprio o direito a disputar o campeonato da Liga de Honra para a próxima época. Mérito de um clube que honra a cidade, o concelho e o distrito através da imagem que criou no futebol ao longo de 41 anos de actividade.


A equipa fatimense ao ven-cer o Real em sua casa a sema-na transacta assumiu um favo-ritismo que poderia ser enganador. A disputa do play-off é o resultado das duas mãos e como tal, ao Fátima apenas bastaria o empate para atingir a subida contudo, se a equipa visitante marcasse primeiro igualava a eliminatória. Pois foi exactamente o que aconteceu ao sétimo minuto de jogo. Nuno Gomes, um avançado poderoso e exímio na área, conse-guiu fazer o 1-0 na resposta de cabeça a um pontapé de canto.
A partir deste resultado tudo voltava à estaca zero, ou seja, a equipa fatimense teria mes-mo que empatar ou vencer, se pretendesse atingir os seus objectivos. Vinte minutos fo-ram o tempo de sofrimento à espera do empate. Carlos Ma-nuel foi o autor do golo do em-pate – e o homem da tarde, pois apontou dois golos – e que fez renascer a esperança, não apenas da equipa de Fátima, mas também do numeroso pú-blico – a maior enchente de sempre – à espera da festa.
A equipa fatimense teve um reinício fulgurante, dado que, com apenas dois minutos de-corridos colocou-se em vanta-gem no marcador, um excelen-te trabalho de Devigor a "chapelar" o infortunado Pedro Cardoso que saíra a encurtar o ângulo de remate. Foi o delírio e começo da festa nas bancadas com a ola, as bandeirinhas a esvoaçar, os gritos de apoio. Um espectáculo a que a equipa fatimense nunca havia assistido. O Real bem lutou – e vendeu cara a derrota – mas na ânsia da procura do golo, os forasteiros foram obrigados a abrir brechas na sua defesa – o sector mais vulnerável da equipa visitante – e o Fátima pôde utilizar a sua arma mais perigosa: o contra-ataque que foi mortífero e que permitiu a Carlos Manuel marcar o terceiro golo. Destaque para o golo de Anderson – o quarto, no declinar da partida – na sequência de um livre apontado soberbamente e que entrou ao ângulo da baliza, junto ao poste esquerdo.
A festa já estava instalada e com o quarto golo foi o delírio completo nas bancadas afectas à equipa da casa e o conformis-mo para a claque dos adeptos visitantes.
No final foi a festa, a inva-são de campo era inevitável, mas tudo acabou em bem para alegria de uma cidade que vê pela primeira vez o seu nome inscrito na Liga de Honra.
Após o desafio Morgado, o capitão da equipa do Despor-tivo de Fátima, era um homem com a alegria estampada no rosto quando afirmou: "Este é um momento de enorme felicidade para todos nós". Questionado quanto à época, referiu: "no princípio foi difícil para assimilar os novos métodos de treino, mas com a continuidade do trabalho conseguimos atingir uma boa prestação, graças a um espírito conjugado (de união) de todo o grupo e por isso hoje estamos a comemorar."
Rui Vitória, treinador do Fá-tima, apresentava um ar sere-no, sinal de que os momentos difíceis tinham sido ultrapassa-dos com êxito e afirmou: "sin-to uma alegria enorme nesta subida de divisão, pois não é todos os dias que acontece. Dedico à Direcção, adjunto, jogadores e pessoas de Fáti-ma que nos apoiaram e acre-ditaram no nosso trabalho. Dedico aos meus pais, aos miúdos do Benfica, pois pro-meti-lhes que o meu primeiro título seria para eles. Consi-dero a missão cumprida, mui-to graças a todos aqueles que nos ajudaram a atingir este objectivo", acrescentou.
Referindo-se a este jogo, disse: "Parabéns ao Real, não foram uma equipa fácil. Nós entramos com intranquilidade mas depois do golo do empate assentamos. Na segunda parte entramos tranquilos, marcamos cedo, o Real abriu espaços e nós consolidamos o objectivo pretendido." Quando lhe foi perguntado qual o momento mais difícil do campeonato, respondeu: "foi nesta parte final, quando tínhamos a possibilidade de ganhar a série e mesmo assim ficar arredados da subida. Felizmente que ganha-mos, foi uma época histórica, se não o conseguíssemos seria injusto."
Jorge Paixão, treinador do Real, foi peremptório: "Sinto-me triste, mas com a satisfa-ção do dever cumprido. Não tivemos sorte tanto no pri-meiro como no segundo jogo.
Neste jogo até entramos bem, marcamos cedo, mas o golo do empate perturbou-nos. Na segunda parte tivemos que procurar o golo e isso custou-nos caro. Sofremos o segundo e sentimos que estava acabado. Ainda lutamos, mas o Fátima foi mais forte, parabéns por isso."

Eduardo Santos



Pedro Duarte, o grande

Pedro Duarte foi o homem que esteve a poucos minutos de bater o recorde de Vítor Baía, não o conseguiu, mas não deixa de ser grande em altura e categoria. Graças à sua compenetração e empenho se deve boa parte do êxito obtido pela equipa.
Quando colocamos a questão do seu trabalho nesta época e a consequente subida, o guardião fatimense sorriu e disse: "Es-tou bastante feliz pela prestação da equipa. Foi uma das melhores épocas – talvez a melhor – para mim, mas foi fruto de muito trabalho e colaboração de todo o grupo".
Para um guarda-redes a idade pode não ser impeditivo de ambições e o Pedro que tem trinta e cinco anos, confessa que "Esta subida pode ser importante e trazer grandes diferenças em relação ao futuro".
Também o veterano guardião acalenta esperanças para o jogo que irá decidir o campeão da II Divisão:"Vamos entrar com a mesma garra e concentração para o campo, temos a ambição de ganhar e lutaremos para trazer a taça. A época ainda não acabou".

Rui Vitória o treinador convicto



Rui Vitória é um treinador com convicções. Sabe o que quer e tem uma metodologia própria, rigoroso, mas realista. Antes de assinar pelo Fátima treinou os juniores do Benfica, tem escola de futebol.
Quando lhe pergun-tamos o que levou à subida, foi claro:"A formação do plantel foi criteriosa, pro-curamos ter jogadores com boa qualidade, desenvolve-mos um trabalho que foi bem assimilado por todos e como em tudo, também tivemos um pouquinho de sorte".
Considera que o êxito no acesso à Liga é: "Um marco impor-tantíssimo na minha curta carreira. Depois de haver treinado as camadas jovens do Benfica entrar num clube como o Fátima e subir logo no primeiro ano, é de facto excepcional. É um feito para recordar".
Quanto à sua permanência à frente do Fátima, o treinador é cauteloso, diz que "Vamos conversar, o primeiro ano de tra-balho foi muito bom e portanto há a possibilidade de con-tinuidade". Contudo, faz notar que isso também depende de "haver uma comunhão de ideias quanto ao futuro, pois uma equipa profissional é sempre diferente, há a necessidade de harmonizar princípios e objectivos de ambas as partes".
A sua filosofia para o jogo da final é no mínimo, curiosa. Diz que "Quem anda um campeonato inteiro a ganhar tem que lutar pelo objectivo até ao fim. É como a garrafa de champa-nhe, vai tentar aguentar o gás".

Um presidente vencedor



O Pe. António Martins Perei-ra é um homem ligado desde sempre ao Fátima. Começou como jogador em 1969, foi dirigente muitos anos e é presidente há cinco anos. É padre por vocação, mas revela um vincado pendor humanista. Quando lhe perguntamos como encarava o jogo do próximo sábado com o Freamunde para apuramento do campeão, disse com toda a naturalidade: "tenho uma grande fezada que podemos vencer".
NO: O Fátima começou há qua-renta e um anos nas distritais, subiu aos nacionais onde jogou na 3.ª e 2.ª Divisão, agora subiu à Honra, como explica este percurso?
A. Pereira: A vida de qualquer clube depende dos seus dire-ctores. Analisando a história do Centro Paroquial de Fáti-ma, houve prática desportiva a sério durante muitos anos. Mais tarde, surgiu uma deca-dência e após o 25 de Abril deu-se a retoma, embora mu-tilada, que teve a ver com a equipa sénior, daí as subidas e descidas. Mais tarde e como consequência surgiu uma cri-se financeira que foi sendo debelada lentamente. Hoje é um clube equilibrado e com alguma dignidade, exerce um trabalho sério, o que permi-tiu esta subida.
NO: Como vislumbra o futuro deste clube, qual a aposta prin-cipal?
A. Pereira: A grande aposta deste clube está na forma-ção, criar as estruturas ade-quadas para as camadas jo-vens.
NO: A que estruturas se refere e onde?
A. Pereira: Essencialmente um campo sintético que deverá ser o grande objectivo do clube. A sua localização é obviamente no complexo desportivo de Fátima, poderá ser construído por fases, mas é absolutamente necessário.
NO: O Fátima está na Liga de Honra, como encara este pas-so?
A. Pereira: Já estamos a pre-parar a próxima época. Va-mos reforçar o actual plantel e manter aqueles que nos deram garantias para continuar. A responsabilidade e definição continuarão a ser do Luís Albuquerque e eu vou trabalhar para garantir a estabilidade financeira e estrutural do clube.
NO: Quais os objectivos para a próxima época já com uma equipa profissionalizada?
A. Pereira: Os objectivos são construir uma equipa com dignidade e dentro dos parâ-metros de trabalho deste clu-be, sem aventuras e de acor-do com as nossas capacidades financeiras.
NO: Lembramos que disse esta semana que o Fátima não vai para a Honra para serem "os coitadinhos", como vai conci-liar isso?
A. Pereira: Claro que quere-mos manter a mesma postura que tivemos até agora, já es-tamos a sensibilizar os nos-sos patrocinadores e amigos do clube para um apoio mais substancial, havendo já res-postas positivas.
NO: A equipa que concorrerá na próxima época na Honra exi-ge mais profissionalismo, como encaixa a posição do Pe. Perei-ra nesta nova etapa?
A. Pereira: Até agora fiz o que foi possível, daqui em diante dou o lugar a outros, pois a equipa principal deste clube necessita de uma atenção es-pecial e portanto esse papel vai caber a gente com conhecimentos à altura.

Fátima, a história de uma subida

A equipa sénior do Centro Desportivo de Fátima (CDF) cometeu a proeza de vencer – assumindo a liderança desde a sexta jornada – a série C do Campeonato Nacional de Fute-bol da II Divisão. Com a altera-ção aos regulamentos da Fede-ração, esta época apenas ti-nham acesso à Liga de Honra dois clubes de entre os quatro vencedores das respectivas sé-ries, daí a necessidade de uma poole entre eles em jogo a duas mãos. Ao Fátima coube defron-tar o Real, clube da série D. O primeiro jogo realizado em ca-sa do Real teve como desfecho a vitória do Fátima por 2-3. No Domingo passado o Fátima re-cebeu o seu rival e voltou a vencer, desta vez por um con-cludente 4-1. Ao fazer a dobra-dinha, a equipa fatimense as-segurou a subida à Liga de Hon-ra, trinta anos após o União de Tomar ter militado nesse esca-lão. Facto inédito na história da equipa de Fátima e que mui-to honra não apenas a cidade, mas também o concelho e o distrito de Santarém.
Em conversa com o presi-dente do Fátima, Pe. António Pereira, este traçou uma ima-gem curiosa. Lembrou que quando a França venceu o campeonato do Mundo em 1998, o conceituado jornal L"Equipe ostentava a toda a largura da primeira página um título: Para a eternidade. Com esta comparação, mesmo que alegórica, o presidente do Fátima quis transmitir a ideia simples de que ficará para a história esta passagem ao segundo escalão mais importante do futebol português. A amplitude do feito poderá ainda ser maior se o Fátima juntar o título de cam-peão nacional da II Divisão.

Morgado, um capitão feliz


Morgado é o jogador mais antigo do Fáti-ma, com ele subiu e desceu, sendo um dos homens que mais trabalhou para o êxito desta temporada no clube.
Quando indagámos o que sentiu após a vitória do jogo que deu acesso à Honra, afirmou: "Este jogo foi o que mais me marcou. Quando entrei em campo, vi e ouvi aquele público a apoiar-nos até sen-ti arrepios. Foi emocionante".
Quisemos saber o que representou para o atleta o feito histórico da subida ao que nos disse: "Foi muito importante para nós, mas também para a cidade e poderá vir a mexer com muita coisa".
Os adeptos já perguntam se Morgado vai continuar a jogar no clube que sempre serviu, mas o capitão apenas revela: "Aguar-do o contacto dos responsáveis e só de-pois vou decidir. Jogar na Liga de Honra exige outra dedicação e eu tenho a mi-nha profissão, penso que vai ser difícil conciliar ambas, mas veremos o que vai surgir. Uma coisa é certa, irei continuar a jogar enquanto tiver motivação e sen-tir condições, independentemente de ser no Fátima ou não. Pratico futebol por gosto, o resto é acessório".
Para o próximo jogo de sábado que irá definir o campeão da II Divisão, Morgado garante: "Estamos muito motivados, sa-bemos que poderá ser um marco impor-tante, por isso vamos tentar ganhar o jogo. Jun-tar o título de campeões da II Divisão à subida seria extraordinário".

Carlos Manuel, um extremo goleador



Carlos Manuel actua habitualmente a extremo e tem apetência para o golo. Foi um dos melhores marcadores da equipa durante o campeo-nato e bisou no jogo com o Real em Fátima. Este jogador fez a sua primeira época de sénior no Fátima – emprestado pelo Bele-nenses – e não foi feliz, a equipa fatimense desceu nessa temporada para a 3.ª divisão. Esta época foi um dos artífices da subida. Para ele o que levou o Fátima ao êxito foi "O grupo ser muito forte, ter trabalhado bem e sobretudo haver funcionado como um todo".
Quanto à sua prestação, diz:"Foi uma alegria redobrada, pois lembro que no meu primeiro ano de sénior no Fátima descemos, agora nove anos depois ascen-demos à Liga de Honra, claro que é muito gratificante".
Em relação ao futuro, o extremo cla-ma:"Primeiro está o Fátima e depois o resto. Fátima para mim está primeiro que tudo e todos, sinto-me bem e portan-to se o Fátima quiser vou continuar cá".
Em relação ao jogo de sábado próximo, Carlos Manuel quer "Entrar para vencer. Vamos com a mesma convicção com que trabalhamos ao longo da época", acres-centa.

Mais comboios a parar em Caxarias



Desde há muito que Caxarias vinha pedindo que mais comboios parassem na sua estação.
Isso tornou-se uma realidade com a nova reestruturação da CP e, desde o passado mês de Abril, há mais inter-cidades a servirem o concelho.
Enquanto isso, no vizinho concelho de Tomar lamenta-se que os comboios inter-cidades que fazem a ligação entre Lisboa e o Porto e vice-versa, tenham deixado de parar em Vale dos Ovos, na denominada Estação de Fátima e tenham passado a parar apenas em Caxarias ficando a parar na estação de Fátima apenas os comboios da linha da Beira Interior que fazem a ligação à Guarda e que continuam, também estes, a parar em Caxarias.
Assim, são os seguintes os novos horários de comboios inter-cidades a parar em Caxarias:
Em direcção a Norte 9h57 (também a parar na est. Fátima às 9h49); 10h52; 14h55 (também a parar na est. Fátima às 14h47); 18h52; 19h55 (também a parar na est. Fátima às 19h47) e 22h52.
Em sentido contrário, em direcção a Lisboa, os inter-cidades param às 10h04 (também a parar na est. Fátima às 10h12); 10h39; 14h39; 16h04 (também a parar na est. Fátima às 16h12); 18h39; 21h04 (também a parar na est. Fátima 21h12) e 21h39.
Quanto aos comboios regionais, são os seguintes os horários em Caxarias:
Para norte: 5h11; 6h11; 7h28; 8h18; 9h17; 12h11; 13h18; 16h11; 18h18; 19h21; 20h28; 22h01. Todos param também na estação de Fátima 8 minutos antes e em Seiça, 5 minutos antes. Na estação de Fátima pára ainda o regional das 14h14, que não pára em Caxarias nem em Seiça
Para Sul: 6h45; 7h54; 8h51; 9h57; 12h03; 14h53; 17h45; 18h54; 19h45; 20h45; 21h43 e 3h56. Todos param na estação de Fátima 9 minutos depois e 5 na de Seiça (à excepção do das 3h56 da madrugada que não pára em Seiça).

Apajefátima prepara-se para reunir com ministra da Educação

Três faxes para a ministra da educação, a Associação de pais e encarregados de educação do Agrupamento de jardins-de-infância e escolas de Fátima sugere a Maria de Lurdes Rodrigues uma data e hora para uma reunião. É que até agora a ministra responsável pela pasta da Educação ainda não respondeu afirmativamente aos pedidos da Apajefátima.
Ao Notícias de Ourém, Manuel Neves adianta que uma pequena comitiva se deslocará a Lisboa, neste dia 25 de Maio, à tarde.
Juntamente com os argumentos que vão repetir para justificar a existência do agrupamento horizontal de Fátima, tendo em conta a situação específica desta freguesia. Este responsável recorda ainda que "não percebemos bem como todas as posições são tidas em conta, menos as de Fátima". Os argumentos adiantados pela DREL, refere o presidente do Apajefátima servem exactamente para a defesa do agrupamento horizontal. Perante o impasse e a reunião do conselho municipal de Educação que terá decorrido na terça-feira e nova assembleia municipal, na quinta-feira em que o tema principal foi o reordenamento dos agrupamentos, o Apajefátima está convicto que "só a ministra pode alterar" este mapa da verticalização e admitir a excepção de Fátima.

Mais pequenos em palco

Pela primeira vez um grupo não português participou no XVI Encontro de coros infantis/juvenis realizado a 20 de Maio, no cine-teatro. Em palco estiveram a classe de iniciação do Coral infantil de Ourém, o Coral infantil/juvenil de Ourém, o Coral infantil do Conservatório regional Silva Marques – Alhandra e a Escolania y Rondalla de la Garrovila – La Abuera , Badajoz.
O coral da Academia de Música Banda de Ourém serviu para apresentar vários temas entre os quais o tema "Venham mais cinco" de Zeca Afonso. O momento serviu ainda para a apresentação oficial de novos elementos.
Além do concerto, o grupo espanhol teve ainda oportunidade de visitar o Santuário de Fátima, o Museu de cera além de uma visita ao Castelo e Sé Colegiada.
A 9 de Junho, o coral infantil/juvenil de Ourém tem uma actuação, no âmbito do programa do ciclo Musicarte. Na mesma noite estarão em palco, pelas 21h30, três corais: Além do coral da AMBO, cantarão ainda o coral da Ourearte e um coro convidado dos Pousos – Leiria.

GNR assumiu Fátima há um mês

A transferência de competências da PSP para a GNR na cidade de Fátima ainda não é consensual um mês depois de ter sucedido mas grande parte da população já aceita melhor a presença dos militares."Eles estão a começar e, para já, as coisas não estão a correr mal", afirmou Teresa Santos, uma das proprietárias de uma loja junto ao Santuário de Fátima, que confessou ter visto com "maus olhos" a mudança, decretada pelo Governo."O problema é que as pessoas estavam habituadas à PSP e custa sempre mudar", considerou Teresa Santos, numa posição que é subscrita por Carlos Carvalho, morador na cidade."As fardas mudaram, mas desde que haja segurança não me chateio", afirmou Carlos Carvalho.No entanto, nem tudo são elogios já que a forte presença dos militares não tem satisfeito alguns moradores que acusam a GNR de falta de tolerância e de diálogo."Na peregrinação do dia 13, muitos moradores foram impedidos de ir para as suas casas, apesar de terem garagens onde pôr os carros", afirmou Carlos Mendes, que critica a posição "autoritária" de alguns militares na relação com os cidadãos."Será sempre diferente da PSP que já nos conhecia e sabia lidar com as pessoas. Um GNR é sempre mais distante", considerou este morador de Fátima e proprietário de um café perto do Santuário.Apesar das críticas, algumas delas relacionadas directamente com a gestão da segurança e do trânsito nos passados dias 12 e 13, numa coisa parecem estar todos de acordo."Há mais homens e eles estão mais na rua", resumiu Catarina Heleno, que critica somente o "desconhecimento" que muitos militares têm ainda da cidade."Mas isso vai lá com o tempo", considerou.
Para o presidente da Câmara de Ourém, o balanço do trabalho da GNR é "positivo", e mantém o que "de bom era feito" pela PSP, nomeadamente na articulação com a autarquia e Santuário para os dias das grandes peregrinações."No dia-a-dia, chegam-nos notícias de uma presença bem visível" da GNR, afirmou o autarca, que minimizou as críticas feitas por alguns moradores e comerciantes para as dificuldades em escoar os peregrinos após as celebrações religiosas de domingo.A cidade esteve congestionada durante várias horas mas para David Catarino isso já era esperado, tal a afluência de peregrinos ao Santuário."As pessoas foram chegando toda a semana e depois não dá para sair em meia-hora", resumiu o autarca.A agência Lusa tentou obter um comentário junto do comandante distrital da GNR, Tenente-coronel Vítor Lucas, pedindo um balanço do primeiro mês de actividade em Fátima mas o oficial não o quis fazer.

Congestionamento em Fátima

Os acessos ao Santuário de Fátima ficaram congestionados na manhã de domingo, causando uma fila de quatro quilómetros na A1 no sentido norte-sul, devido à afluência de milhares de peregrinos que tentavam participar nas celebrações religiosas.
Segundo a Brigada de Trânsito, citada pela agência Lusa, o elevado número de autocarros e de veículos congestionou os acessos logo após a praça de portagem da A1, junto à avenida João XXIII.
De acordo com moradores contactados pela Lusa, as artérias principais estão também congestionadas com filas paradas de veículos, apesar dos esforços dos militares da GNR para escoar o tráfego.
A afluência de peregrinos surpreendeu as autoridades e os próprios moradores da cidade, que reclamam melhores acessos à cidade para prevenir estas enchentes que se tornam cada vez mais regulares.
No fim-de-semana passado, tiveram lugar as cerimónias oficiais da Peregrinação Internacional de Maio mas hoje decorreram as celebrações habituais de domingo.

Chorus Auris no Coliseu Micaelense



A convite do tenor italiano Giovanni D’Amore, deslocou-se a Ponta Delgada o Chorus Auris, para integrar o elenco do espectáculo "Mediterraneo, Profumo Latino," cuja estreia nacional ocorreu, no dia 18 de Maio, nesta emblemática sala de espectáculos da bela ilha açoriana de S.Miguel. Para assinalar o lançamento do seu 4º CD e integrando o programa cultural das famosas festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Giovanni D’Amore apresentou-se no Coliseu Micaelense acompanhado por cerca de cem pessoas, entre músicos convidados, uma banda, uma orquestra e um coro, naquela que foi, sem dúvida, uma grande produção para um belíssimo espectáculo que teve a duração de três horas.
Nesta ousada jornada musical participaram, para além do grupo coral oureense, Rao Kyao, a orquestra Mare Nostrum, composta por jovens estudantes de música de Aveiro, Coimbra e Porto, uma banda de onde se podem destacar Gianluca Nanni (baterista) e Luciano Zadro (guitarrista), a soprano de origem austríaca Barbara Ullrich, os guitarristas Luís Ribeiro e Lelo Nogueira (músicos que acompanharam Amália Rodrigues), Carlos Jesus, guitarrista de Coimbra e Paulo Larguesa, em viola, Yanan (uma das duas únicas executantes europeias do instrumento tradicional chinês denominado "pipa"), a bailarina brasileira Karina e o tocador de serrote Osvaldo Roque, uma das promessas reveladas no programa televisivo «Aqui há talento». Todos estes elementos foram superiormente dirigidos pelo pianista e maestro italiano Stefanno Nanni que participou na produção dos últimos álbuns de Luciano Pavarotti.
A complexidade desta produção, nomeadamente no que respeita aos ensaios de conjunto, à montagem de todo o espectáculo e ao próprio local de exibição do mesmo, obrigou a que todos os participantes estivessem em Ponta Delgada no dia 16 do corrente, pelo que os 32 elementos que integraram a comitiva desta secção da AMBO deixaram Ourém pelas 16 horas, rumo ao aeroporto da Portela. O regresso ocorreu ao fim da tarde do dia 19.
Durante o tempo de permanência nos Açores há a realçar a forma excelente como o coro foi recebido, tanto no tocante ao alojamento e alimentação, como no tocante às relações interpessoais. Com efeito, e para além do plano artístico que decorreu num nível elevado, foi muito gratificante verificar que também no plano pessoal a recepção foi bastante calorosa, o que se tornou bem evidente sobretudo nos períodos das refeições em conjunto e dos ensaios, em que o convívio foi uma constante.
Por tudo isto pode afirmar-se que esta não foi apenas mais uma saída do Chorus Auris, face às particularidades de que se revestiu. Antes de mais por se tratar de uma das mais carismáticas salas de eventos culturais do país que comemorou, no passado dia 10 de Maio, noventa anos de existência com a exibição, única em Portugal, do espectáculo Mi soledad, do bailarino de flamenco Joaquin Cortés. Depois, pela grandiosidade e qualidade da produção de "Mediterraneo, Profumo Latino" que, pela diversidade de linguagens artísticas envolvidas, proporcionou aos elementos do Chorus Auris a criação de novas amizades com alguns músicos de grande craveira em termos europeus. Por último, mas nem por isso menos relevante, porque esta dispendiosa deslocação não teve qualquer custo para o orçamento da Academia de Música, pelo menos no que respeita às viagens e estadia do grupo.
Não será, portanto, exagero dizer-se que esta constituiu uma das melhores experiências de que o Chorus Auris, na sua já longa vida, teve oportunidade de desfrutar, o que poderá constituir um aliciante para aqueles que já integram o grupo mas, sobretudo, para os outros que, sendo apreciadores da música coral, não deverão protelar por mais tempo a sua entrada neste grupo. Sejam, pois, bem-vindos com a certeza de que outras experiências idênticas se adivinham no horizonte, ainda que a médio ou longo prazo.
Rogério Marques

“7 maravilhas” apresentadas



As 7 maravilhas do Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima são: Nossa Senhora da Piedade, Passos da Vida de Cristo, Presépio – Adoração dos Reis Magos, Santa Ana e Nossa Senhora, Nossa Senhora do Leite, Natividade e o Crucifixo.
Foram eleitas pelos 750 pessoas que visitaram o museu durante os dias 18 e 19 de Maio (por ocasião do Dia dos museus e Noite dos museus) e divulgadas no final das actividades que aquele espaço museológico proporcionou aos visitantes naqueles dois dias.
As sete maravilhas foram eleitas entre 21 peças a concurso. São parte do espólio permanente e uma da exposição temporária. Estão assinaladas até 7 de Julho de 2007 para que os visitantes do museu as possam identificar enquanto visitam o espaço museológico.
O anúncio foi feito depois de um espectáculo musical por um coral composto por três dezenas de jovens da Ortiga, Sobral, Colégio das religiosas de Maria Imaculada, em Fátima a que se juntaram outros vindos de Juncal e Cacém. O encantamento pela missão foi cantado e aplaudido em temas como "Salelaka Mokonzi", tema da República Nacional do Congo ou "Hoje é a nossa festa" da autoria do padre Silvanus e dedicada à Consolata. Durante uma hora de concerto, a plateia a que se juntou um grupo de espanhóis ouviu ainda "Emmanuel", Hino das Jornadas Mundiais da Juventude de 2000 ou "Faz a paz escolhe o amor".
Patente ainda está a exposição de trabalhos dos alunos do colégio de Leiria que ganhou um prémio por ter adoptado o Museu.

Lar de Alburitel inaugurado oficialmente



Quatro senhoras entoam uma simples canção dando assim um cunho pessoal e festivo à inauguração do Lar residencial Abrigo em Alburitel. A funcionar desde o início do ano foi agora abençoado e inaugurado, a 19 de Maio.
Duas dezenas de quartos, dez duplos e dez individuais, ambiente familiar, o lar é baptizado de Nossa Senhora da Ajuda, padroeira da freguesia. Recebe pessoas de todas as localidades, adiantando os responsáveis que há pessoas de Lisboa que contactam o Lar e manifestam interesse em saber mais pormenores.
Previsto está o Apoio domiciliário e o Centro de dia de forma a proporcionar outras actividades aos mais idosos. O desejo de colocar estas estruturas a funcionar deverá iniciar-se no prazo de um ano. O Apoio domiciliário deverá servir 12 utentes enquanto que o Centro de dia prestará apoio a 19 pessoas. Já contam com utentes de fora do concelho a que se juntam outros da localidade.
Mesmo os dependentes, adianta a directora técnica, convivem com os outros, na sala de convívio. Para os menos dependentes há um conjunto de actividades como pintar as unhas, o corte de cabelo ou outras actividades como a pintura. Os utentes podem ainda dispender alguns momentos de oração na pequena capela que o lar possui.
O lar conta com 13 funcionárias, uma directora técnica e uma pessoa que faz serviço de animador. Contam ainda com apoio médico e de enfermagem.
O valor das mensalidades varia entre os 700 e os mil euros consoante a autonomia ou não da pessoa. O horário das visitas decorre entre as 17h e as 19h. O lar Abrigo Nossa Senhora da Ajuda situa-se na Encosta do Carrascal em Alburitel.
Ao Notícias de Ourém, um dos sócios, Manuel Neves Abreu salientou que a construção do lar foi iniciada em 2002 e aponta a existência de "algumas burocracias". "Nem sempre é fácil fazer compreender aquilo que se quer", refere.
O investimento de um milhão de euros visa, além da rentabilidade económica "fazer qualquer coisa que uma pessoa gosta", refere Manuel Abreu. À experiência com os idosos de Maria do Céu juntou-se a capacidade do sócio na área da hotelaria e construção.
Solidariedade
Maria do Céu Cruz Lopes presenteou, na inauguração, as pessoas com as suas palavras cantadas. "Quero pedir a tua bênção (a Deus) unida ao nosso pastor/ para que haja nesta casa/ carinho paz e amor/ testemunho verdadeiro/ da tua presença Senhor".
O presidente da Junta de Freguesia, Elias Silva frisou que "é preciso coragem para avançar com um projecto destes". Aos residentes deste lar, expressou o desejo que "estejam aqui muito tempo e que gozem das instalações muito tempo". Na inauguração deste local de "cuidados de saúde familiares", o autarca aproveitou a presença do presidente de Câmara para pedir a melhoria nos acessos àquela casa. A estrada que dá acesso, encontra-se com tuvenan.
"Não bastar ser velho, basta chegarem algumas dificuldades", assinalou o presidente da Câmara referindo-se à importância de estruturas deste tipo. E quer seja de iniciativa pública quer associativa "o princípio é o mesmo".
David Catarino apontou o empenho das pessoas que trabalham em casas destas em trazer momentos de mais felicidade aos que ali estão. A estes pediu que saibam dar carinho aos utentes enquanto apelou aos familiares para que não encarem o lar como "depósito".
Por seu turno, o governador civil salientou duas ideias: a da solidariedade "preocupação com os outros" aliada ao investimento, "progresso e desenvolvimento da terra".
"Cada um - salientou Paulo Fonseca – só pode ser feliz se olhar para o outro e para o seu bem estar". Ao mesmo tempo apreciou o esforço e ousadia destes empresários.

Boleiros revive feira antiga e prepara nova festa



86 atletas correram os 12 quilómetros "Boleiros – Fátima", numa corrida inserida nas comemorações dos 400 anos do culto de Santa Bárbara, em Boleiros. A corrida teve início e meta junto à capela e teve passagem por Boleiros, Valinho, Chã.
No mesmo fim-de-semana, a comunidade de Boleiros levou a cabo mais uma iniciativa do ciclo comemorativo dos 400 anos. A "Feira antiga" juntou comerciantes da comunidade que vendem produtos hortícolas além de outras utilidades. O espaço do telheiro tinha ainda outras bancas de pequenas utilidades e uma quermesse do Centro de Catequese de Boleiros. Ao longo de dois dias foram ainda servidas refeições, tendo os participantes a oportunidade de degustar iguarias tradicionais. A organização faz um balanço positivo desta iniciativa e prepara já a próxima iniciativa que decorrerá neste fim-de-semana. Assim, a 25 de Maio, pelas 20h30 decorrerá a habitual "Serenata a Nossa Senhora", na capela. Os fadistas serão 5 e haverá 6 fados que serão cantados no final da narrativa de cada Aparição. Esta narrativa é assegurada por um narrador e duas jovens (Nossa Senhora e Lúcia), havendo em simultâneo uma "coreografia" com os 3 pastorinhos trajados a rigor. Serão três os fadistas da terra além dos convidados acompanhados que cantarão acompanhados à viola. No domingo, realiza-se a habitual "Festa da baluga" que coincide com o encerramento do mês de Maria. A eucaristia festiva será celebrada às 11h seguindo-se a procissão. À tarde haverá arraial e venda das ofertas várias a Nossa Senhora. Nesse dia, a comunidade realiza a "inauguração" oficial da capela renovada.

Santuário selecciona 49 trabalhos sobre Aparições

Os 49 trabalhos vencedores do concurso sobre as Aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos já são conhecidos. Até final de Abril e desde início do ano chegaram aos Serviços do Santuário trabalhos de 2482 crianças, de dezenas de escolas de todo o país. As crianças optaram por dedicar-se mais ao desenho e, por isso, 2407 trabalhos são de desenho e 75 são textos. Por anos de ensino: do 1.º ano foram recebidos 564 trabalhos, do 2º ano 649, do 3º ano 615 e do 4º ano foram recebidos 654 trabalhos.
A lista dos 49 trabalhos premiados, assim como a lista de todos os estabelecimentos de ensino que aderiram à iniciativa proposta pelo Santuário, já foram colocadas on line, na página oficial do Santuário na Internet: www.santuario-fatima.pt na pasta da Peregrinação Nacional das Crianças. (http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=2336 )
Em 2006, o Santuário de Fátima lançou semelhante concurso em que a temática foi "O Anjo de Fátima", por ocasião dos 90 anos das Aparições. Participaram neste concurso 1.937 trabalhos de 56 escolas. Os 30 melhores trabalhos foram editados num livro depois oferecido às crianças, na peregrinação.
io-fatima.pt na pasta da Peregrinação Nacional das Crianças. (http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=2336)

«Fátima é um destino maduro a necessitar de requalificação»


Apresentação do PROT

Decorreu, na passada sexta-feira, à tarde, no Auditório da Nersant, em Torres Novas, a primeira sessão de a apresentação do PROT - Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo. Pela primeira vez, apresenta-se um Plano que pretende intervir na região como um todo procurando-se assim uma harmonia que o espartilhamento não permitia.
O futuro PROT-OVT terá como área de intervenção as sub-regiões da Lezíria do Tejo, Médio Tejo e Oeste que em conjunto acolhem mais de 800 mil habitantes distribuídos por 8792 Km2 e 33 municípios dos distritos de Leiria, Santarém e Lisboa, a saber: Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Alenquer, Almeirim, Alpiarça, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cartaxo, Chamusca, Constância, Coruche, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Golegã, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Ourém, Peniche, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém, Sardoal, Sobral de Monte Agraço, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras e Vila Nova da Barquinha.
O PROT – OVT será a base para a definição das linhas estratégicas de desenvolvimento e gestão das regiões da Lezíria, Médio Tejo e Oeste, sendo que as acções a ocorrer na próxima década serão influenciadas pelas definições agora traçadas.
Nesta sessão de discussão com os agentes económicos da região, foram apresentados os objectivos de desenvolvimento económico e social em áreas tão distintas como o turismo, a indústria, os serviços, a agricultura, as acessibilidades, etc. tendo em vista sempre uma perspectiva do futuro que se deseja para a região onde o novo aeroporto da OTA ocupa papel fundamental para as estratégias de desenvolvimento regional a adoptar.
Fonseca Ferreira começou por explicar, numa altura em que os trabalhos se encontram sensivelmente a meio, quer aquilo que já foi feito, quer o que falta fazer e respectiva calendarização.
O PROT define as opções estratégicas de desenvolvimento do território dando directrizes para a sua ocupação e uso mas também para as transformações que se pretendem, através de políticas sectoriais. Apresentando, ao mesmo tempo, as orientações para elaboração dos PMOT – Planos Municipais de Ordenamento do Território Municipais.
As principais fases do PROT passam pelo diagnóstico, pela visão para o território, ou seja, as opções estratégicas a desenvolver; pelo modelo territorial, normas orientadoras e programação de investimentos.
Com o trabalho desenvolvido até agora encontram-se como factores positivos a qualidade paisagística da região e a sua diversidade ambiental, a industria tradicional existente, a especialização produtiva agrícola, um sistema urbano considerado de qualidade e policêntrico e ainda a proximidade com Lisboa.
Já como factores negativos surgem a fragilidade do sistema empresarial, o reduzido nível de escolarização/ formação/ qualificação e ainda o envelhecimento da população.
Uma grande região
A grande ambição passa pela criação de uma grande região, de escala ibérica e relevância europeia.
Para tal será necessário saber tirar partido da localização geográfica, ao centro do país, da proximidade com a área metropolitana de Lisboa e ainda por se encontrar no eixo para a Europa que o novo aeroporto irá acentuar, prevendo-se a instalação e o desenvolvimento de um conjunto de actividades logísticas e produtivas.
Não espanta pois, que os responsáveis regionais não só sejam a favor do aeroporto da Ota, como também defendam que este possa vir a entrar em funcionamento antes da data prevista, apontando o ano de 2015 em vez de 2017.
Naturalmente que também por isso a aposta turística na região seja forte, até porque esta actividade é, já hoje, uma realidade em termos de investimento. Isto numa altura em que existe a certeza de que uma das áreas de investimento que vão contribuir para o relançamento da economia do país, é, exactamente, a do turismo.
E é na área do turismo que o concelho de Ourém se destaca na região já que, como dizia o arquitecto Hipólito, «Fátima é um destino maduro a necessitar de requalificação».
Quanto às acessibilidades, a região foi considerada privilegiada, face às existentes mas também às que estão em construção ou projectadas.
Paulo Madruga insistiu na importância do futuro aeroporto que, conjuntamente com a nova ponte do Carregado, virá alterar «por completo a paisagem deste território». Por isso, «vai acontecer, num futuro próximo, muita coisa, com muitos investimentos e movimentos de actividades empresariais mas também associadas à ciência e desenvolvimento», dado as alterações previstas com as verbas vindas do QREN, com a região separada da região de Lisboa e por isso a receber muito mais fundos. E Paulo Madruga não dúvida da necessidade de estratégia porque «as actividades e empresas vêm aí» e «é preciso saber orientá-las de modo a aumentarem a produtividade do território». Insiste que «não podemos ficar passivos. É preciso procurar empresas que interessem e orientá-las para os espaços mais adequados». Reconhecem existirem «fragilidades na inovação e internacionalização que é preciso saber ultrapassar».
É que a própria alteração de fundos comunitário que Espanha vai receber, «poderá vir a reflectir-se neste território», já que «as poucas verbas para Espanha poderão promover a deslocalização de grandes empresas para a região». Defende-se assim a criação, mais do que de parques, de condomínios empresariais permita a criação de uma rede capaz de acolher as actividades que vierem a desenvolver-se.
É pois da máxima importância que os próprios municípios se vão preparando, desde já, para que quando chegar a hora, existam condomínios empresariais já devidamente licenciados, com serviços avançados numa cultura de inovação, com um interlocutor único que permita decisões rápidas e instalação, funcionando em rede e com gestão e promoção partilhada, sem esquecer os incentivos à localização.
Mas os atractivos não devem ter em mira apenas empresários como também a população em geral, promovendo a sua fixação e invertendo assim a tendência de envelhecimento da região. Para tal é necessário existir uma boa rede de serviços de apoio à família.
Tudo isto terá que ter sempre por base a ideia da rede que permita ligações ao mundo científico e tecnológico, de modo «a afirmar uma inteligência colectiva» que permita a afirmação da região como porta norte da grande região de Lisboa.
Não deve esquecer-se também que o espaço físico junto à Ota, «não é suficiente para a instalação total de todas as actividades que lhe estão ligadas, pelo que os territórios à volta poderão beneficiar desta realidade.
Todas estas ideias devem ser partilhadas e discutidas sempre em articulação com as NUT II, de Lisboa e numa lógica interregional.

Espectáculo de dança

"Idade das asas" é o tema do espectáculo de dança que a Escola de dança da Academia de Música Banda de Ourém leva a cabo esta sexta-feira, 25 de Maio, pelas 21h30, no Cine-teatro municipal.

PSP sensibiliza crianças para a segurança



De dedo em riste para responder às perguntas do agente da PSP da "Escola segura" ou já no átrio da escola a cumprimentá-los, os alunos da EB1 de Ourém mostram que têm nos agentes da Polícia de Segurança Pública, amigos.
Ao longo do último mês dos agentes da "Escola segura" tem sido também, dentro da sala de aulas, em acções de formação e prevenção sobre segurança rodoviária e às situações de perigo de que podem ser alvo, os alunos.
"O que é uma pessoa estranha?", questiona o agente António Martins. Dedos no ar e a vontade de responder. Alguém que não se conhece. Um estranho "quase nunca é para nos fazer bem". E por isso, os meninos sabem que não devem falar com pessoas que não conhecem nem sequer aceitar nada deles.
Ou trazer o telemóvel para a escola. A lição estava mais que sabida mas a verdade é que muitos são os alunos que trazem o telemóvel e outros bens, como dinheiro, para a escola. A preocupação dos pais reside em ter os filhos contactáveis, caso seja necessário.
As cadeiras e a utilização do cinto de segurança são matérias que os alunos conhecem mas na prática, denunciam que os pais não cumprem completamente.
O filme permitiu aos alunos saber como circular no passeio, (afastados do lancil) e em caso de necessidade, em fila indiana. À noite, com roupas claras e coletes reflectores. As travessias, na passadeira devem ser efectuadas em locais de visibilidade olhando para a esquerda, direita e novamente esquerda. O transporte dos mais pequenos com idades até 12 anos, 36 quilos ou 1,5 metros deve ser feito em cadeiras apropriadas. A entrada e saída do veículo deve ser assegurada pelo lado do passeio e em segurança. Brincadeiras na via pública são proibidas bem como aceitar boleias, devendo assentar a matrícula do carro. Em caso de pessoas estranhas a bater à porta, os meninos sabem que devem dizer que estão acompanhados e, ter à mão três números importantes: o contacto dos pais, da Polícia e dos bombeiros.
Actuação nos sismos
A novidade da acção de prevenção deste ano lectivo reside nos cuidados a ter em caso de sismo. O filme "Tinoni e companhia" mostra que procedimentos ter em caso de terramoto: locais de abrigo, existência de um plano de emergência e pontos de encontro depois da ocorrência. Simples indicações como ter preparado o kit de emergência com medicamentos e bens de sobrevivência ou desligar água, luz e electricidade e não ser mirone das operações de salvação foram outros conceitos apreendidos pelos alunos.
Até meados de Junho, os alunos de quarto ano do primeiro ciclo do ensino básico vão ainda ter uma acção específica sobre droga. A 5 de Junho, está prevista uma acção de rua, de sensibilização dos condutores. Nesse dia, os alunos, juntamente com agentes da PSP de Ourém sairão numa operação que visa alertar os condutores para as boas práticas.
Regras
O sub-comissário Paulo Faria esteve presente na acção desta segunda-feira, a primeira vez desde que assumiu a esquadra de Ourém, a 17 de Abril. Uma esquadra que conhece bem já que foi aqui que começou enquanto agente e, nos últimos tempos, na ausência da sub-comissária Marta Miguel, era ele que a substituía.
"Sensibilizar as crianças para certas regras", foi o objectivo, salienta Paulo Faria.
O mesmo responsável adianta ainda que pelos comentários das crianças "os pais nem sempre cumprem as regras". E talvez as acções de sensibilização pudessem incluir os pais, também.
Estas acções de sensibilização junto da escola do primeiro ciclo do ensino básico da cidade já decorrem há cinco anos.
O balanço é positivo. "As crianças participam, mostram-se interessadas", refere.
Um mês
No balanço de pouco mais de um mês a dirigir a esquadra, Paulo faria assinala que Ourém "é a cidade com menos crimes". O número é "quase insignificante" e diz respeito a furtos. Aqueles que decorreram este mês, adianta o comandante da esquadra, o meliante já está identificado sendo um jovem de 14 anos e, como tal, inimputável.
A cidade é "sossegada", reconhece o sub-comissário mas salienta o "mérito" da Polícia. Manifesta-se ainda satisfeito com a localização da futura esquadra, no DTOU – Divisão Técnica de Obras e Urbanismo da Câmara Municipal de Ourém.
Actualmente o efectivo é composto por 33 elementos sendo que, por baixas médicas e a apresentação de um agente em Leiria, na prática "seremos 28".
Tal como nos anos anteriores, a PSP patrulha as residências em tempo de férias bastando para isso que, antecipadamente, os moradores façam esse pedido na esquadra.

Casos de Polícia

Área da GNR
Dia 15, deflagrou um incêndio florestal em Santo Amaro, tendo ardido 50m2 em zona de caça associativa, com causas e prejuízos desconhecidos. Ainda no mesmo dia deflagrou outro incêndio, em S. Sebastião, desta feita numa residência, causada por trabalho de soldaduras estando também por apurar o valor dos prejuízos. Quanto a acidentes há a registar, uma colisão entre dois ligeiros, na Freixianda, de que resultaram danos materiais.
Dia 16, de um atropelamento de um peão por um ligeiro, no Lavradio, Matas, resultou um ferido leve. No Lagarinho, outra colisão entre dois ligeiros apenas teve como resultado danos materiais. O mesmo resultado adveio de um despiste de um ligeiro, na Carvoeira, Caxarias.
Dia 17, em Vale Travesso, deflagrou um incêndio de dimensões por apurar, em zona de caça associativa. Em Parceiros, Freixianda, uma colisão entre dois ligeiros, causou danos materiais. O mesmo resultado adveio de um despiste de ligeiro no Zambujal.
Ainda neste dia mas em Fátima, ocorreram três colisões de que apenas resultaram danos materiais. Uma foi entre um ligeiro e um pesado na Av. José Alves Correia da Silva. As outras, envolvendo dois ligeiros cada, aconteceram na rotunda sul e na rua João Paulo II.
Dia 18, uma colisão entre dois ligeiros em Pinhel causou apenas danos materiais.
Dia 19, o despiste de um ligeiro, na Melroeira, provocou três feridos leves e uma colisão entre dois ligeiros em Alburitel, foi responsável por um ferido leve. Em Fátima há a registar duas colisões entre dois ligeiros cada de que resultaram apenas danos materiais. Uma foi na rotunda sul e outra na rua de Santo António.
Dia 20, duas colisões entre dois ligeiros cada, causaram danos materiais. Uma foi na Corredoura e outra em Casal Ribeiro, Rio de Couros. Neste dia deflagrou um incêndio florestal em mato, pinheiros e eucaliptos, em Cisterna, Olival, tendo ardido 200 m2 em área de caça associativa. Em Fátima, neste dia, ocorreram duas colisões. Uma na rua N.S. das Vitórias de que apenas resultaram danos materiais e outra na rua do Rosário que causou um ferido leve.
Dia 21, o despiste de um motociclo em Abadia, Caxarias, provocou um ferido leve e uma colisão entre dois ligeiros, na rua S. João de Eudes, em Fátima, apenas causou danos materiais.
Outras ocorrências no Posto de Ourém
Dia 19 Maio, foi detido um indivíduo por injúrias à autoridade e condução sob efeito do álcool, em acto de fiscalização, tendo acusado uma TAS de 1,37 G/L, no sangue.
Dia 20 Maio, foi detido um cidadão moldavo, por se encontrar em situação ilegal ao ter sido interveniente em acidente de viação. Ao ser efectuado o teste de alcoolémia, acusou uma TAS de1, 09 G/L de álcool, no sangue. Foi notificado para abandonar o País no prazo de 20 dias.
Acções da GNR
A GNR realizou uma acção de sensibilização no Casal dos Bernardos, Ourém, sobre os temas " Prevenção incêndios florestais" Estiveram presentes 25 crianças e 2 auxiliares".
Dia 18 Maio, o NES – Núcleo Escola Segura realizou duas acções de sensibilização sobre temas" Prevenção de incêndios florestais, poços em segurança e transporte de crianças em veículo", no Jardim-de-infância da Cova da Iria, Fátima e em Ourém. Estiveram presentes 84 alunos e 5 educadoras.
Área da PSP - OURÉM
Dia 19 foi apresentada denúncia contra desconhecido/s, por no período compreendido entre as 17:15h/18:15h, ter sido furtado um auto ligeiro de passageiros, no valor de 12.000 euros, que se encontrava estacionado numa rua da cidade.

Prevenir a raiva

A vacinação anti-rábica de 2007 e a campanha de identificação electrónica 8microchip’s), no concelho de Ourém, continua até 27 de Maio, aos sábados, domingos e feriados, tendo em vista um melhor acesso dos munícipes ao serviço.
Assim, amanhã, dia 26 de Maio, o veterinário municipal vai estar:
8h00 – Seiça, Fontaínhas; 9h00 - Valada; 9h30 – Peras Ruivas (junto ao café); 10h30 – Peras Ruivas (cimo da povoação); 11h00 – Vale da Cordela; 12h00 – Outeiro; 12h30 - Tacoaria; 14h00 – Quinta de Seiça; 14h30 – Coroados; 15h00 – Cristóvãos.
Dia 27 de Maio:
7h30 – Olival, Barrocaria; 9h00 – Olival; 10h00 – Óbidos; 10h30 – Aldeia Nova; 11- Mossomodia; 12h00 – Casaria; 12h30 – Ventilharia; 14h30 – Conceição; 15h30 – Santarém dos Tojos; 16h00 – Fartaria; 16h30 - Gondemaria.
Fátima dia 2 de Junho
Devido ao mau tempo que se fez sentir no passado sábado, a campanha marcada para Fátima teve que ser adiada para dia 2 de Junho, próximo:
7h30 – Giesteira; 8h30 – Eira da Pedra; 9h30 – Valinho; 10h00 – Boleiros; 11h30 – Maxieira; 12h00 – Amoreira; 13h00 Moitas.

Curso de ”Primeiros Socorros”

A ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima vai levar a cabo uma acção de formação de "Primeiros Socorros", de 31 de Maio a 5 de Julho, às Terças e Quintas-feiras, em Ourém, no horário das 19.30 às 23.00, num total de 35 horas. Este destina-se a toda a população em geral e, em especial aos activos que trabalhem com públicos específicos como crianças e idosos e ainda pessoas que exerçam a sua actividade profissional em situações de risco. O objectivo principal do curso é dar a conhecer os princípios e as técnicas do socorrismo de forma a fazer face a situações de emergência.
Para mais informações, deve ser contactada a ACISO através do telefone 249 540 220, do fax 249 540 221 ou do e-mail: silviaeugenio.aciso@mail.telepac.pt.

Chorus Auris em Espanha

O Chorus Auris, coral da Academia de Música Banda de Ourém desloca-se a Espanha, para uma actuação, a 2 e 3 de Junho. A convite do coral Andrés Segóvia, o coral oureense participará num encontro de coros, na província de Córdova. O programa inclui ainda uma visita ao museu Andrés Segóvia. Em Novembro, este coral virá a Ourém para um espectáculo organizado pelo Chorus Auris.

O “Ciclo do Pão” nas Fontaínhas

O "Ciclo do Pão" vai ser motivo de festa nas Fontaínhas de Seiça nos dias 2 e 3 de Junho.
Com exposições, tasquinhas, teatro, desporto e muita animação, este promete ser um fim-de-semana em grande.
A iniciativa é da Associação Social e Cultural de Fontaínhas, e pretende, para além do convívio entre gerações, reavivar as etapas mais importantes do ciclo do pão, desde que este é cereal, até chegar às nossas mesas.

4º Encontro de vespas

O clube vespa de Ourém – Vespourém realiza a 2 e 3 de Junho a edição de 2007 da sua habitual concentração vespista. Assim, o 4º Encontro de vespas tem início às 14h de 2 de Junho, com as inscrições. Segue-se, pelas 16h, um passeio onde os participantes rumarão ao Olival onde farão uma visita à Quinta do Moinho, Olival. Depois dirigir-se-ão ao Arte Caffé onde lancharão. De volta ao campo da Caridade, quartel-general dos vespistas por estes dias, haverá actividades várias como a habitual "corrida dos lentos".
Depois do jantar, às 22h, a animação será garantida pela banda "The target". Enquanto decorrer o espectáculo musical, o público em geral pode entrar e assistir gratuitamente.
No segundo dia, 3 de Junho, as inscrições abrem às 10h. pelas 11h30 os vespistas saem para um passeio com passagem pelos Castelos (para degustar a tradicional Ginjinha), Ortiga e regresso ao restaurante Ponto de Encontro onde será servido o almoço.
Durante a concentração serão entregues prémios ao maior grupo participante, ao vespista que vier de mais longe, à vespa mais antiga e às mulheres vespistas. Haverá ainda um stand com material promocional do clube para venda.
As inscrições devem ser efectuadas até 27 de Maio, junto de Vítor Mota através do telm: 914 693 791 ou Carlos Sousa, telm: 919 662 661. As inscrições custam 25 euros (2 dias) ou 15 euros (1 dia). Acresce a estes valores uma taxa de 5 euros se a inscrição for feita no próprio dia. Os que participarem os dois dias dispõem de espaço para acampar e balneários (do CAO) para a higiene.
Vítor Mota, do clube organizador destaca como elemento fundamental deste encontro o convívio entre os participantes. São esperados duzentos vespistas.

Cursos profissionais com equivalência ao 9º ano

Consciente da necessidade de oferecer percursos escolares alternativos a alunos com interesses divergentes dos escolares, a Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Freixianda encontra-se a preparar a candidatura para a criação de Cursos de Educação e Formação (C.E.F.), com equivalência ao 9º ano de escolaridade, já a partir do próximo ano lectivo. Estes cursos pretendem proporcionar aos alunos um conjunto de ofertas diferenciadas que permitam o cumprimento da escolaridade obrigatória e a obtenção de qualificações profissionais, devidamente certificadas, que facilitem a inserção no mundo do trabalho.
Os C.E.F. a implementar na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Freixianda destinam-se principalmente a alunos com idade igual ou superior a 15 anos, a alunos que ainda não terminaram o 3º Ciclo do Ensino Básico, a alunos que não pretendam, de imediato, prosseguir estudos, ou a alunos em risco de abandono escolar precoce. Os alunos com idade inferior a 15 anos que se desejem inscrever terão de ter uma autorização por parte dos respectivos Encarregados de Educação.
A conclusão de um Curso de Educação e Formação confere o certificado de conclusão do 3º Ciclo do Ensino Básico e um certificado de qualificação profissional de nível 2 e permite o prosseguimento de estudos no ensino secundário.
Filomena Miguel, professora da EB 2,3 de Freixianda

Melhor mecatrónico 2007


2º e 3º lugares para o Centro de Formação Profissional de Tomar

Decorreu na AUTOEUROPA, a maior empresa do sector automóvel do País, em Palmela, distrito de Setúbal, de 8 a 11 de Maio p. p., o concurso internacional " O MELHOR MECATRÓNICO DE 2007".
A organização desta iniciativa foi da responsabilidade do Jornal das Oficinas, da ATEC-Centro de Formação Profissional da AUTOEUROPA e da empresa DUAL.
Participaram, neste concurso, profissionais e formandos com conhecimentos de Mecânica, Electricidade e Electrónica Automóvel, oriundos de empresas nacionais e alemãs e de Centros de Formação Profissional.
O Centro de Formação Profissional de Tomar concorreu com dois (2) formandos do curso de Técnico de Mecatrónica Automóvel a decorrer no Pólo de Alferrarede (Abrantes), onde tem as oficinas da área automóvel.
A concorrer com profissionais e formandos do sector a nível nacional e internacional, Pedro Filipe Antunes dos Santos, conquistou o 2º lugar e Joel André dos Santos Alves o 3º.
Participar nestas iniciativas é uma forma de afirmação dos formandos do Centro de Formação Profissional de Tomar e permite que sejam comparados com outros formandos e até profissionais nos vários sectores de actividade, a nível internacional, valorizando a qualidade da formação que é ministrada neste Centro de Formação Profissional.

17 maio 2007

90 anos da primeira Aparição: Meio milhão de peregrinos na peregrinação aniversária


“Queremos pedir a Maria que mostre uma vez mais toda a sua solicitude materna pelos homens e mulheres do nosso tempo, às vezes tentados a esquecerem Deus para se prostrarem diante do ‘vitelo de ouro’ das fatuidades da terra”, afirmou o cardeal Ângelo Sodano, que presidiu à peregrinação de 12 e 13 de Maio.
Assinalou o esquecimento de Deus na Europa e lembrou que “está em curso uma apostasia sub-reptícia que não pode deixar-nos indiferentes”, aos mais de meio milhão de fiéis que estiveram em Fátima, fazendo desta a maior peregrinação depois da beatificação dos dois videntes em Maio de 2000.
Na homilia, o legado pontifício de Bento XVI entregou ao Imaculado Coração de Maria “os destinos dos homens e dos povos do nosso continente”. Apela ainda o enviado do Papa a que os fiéis reencontrem o valor da fé e se comprometam a “colocar novamente no coração da nossa sociedade aquele fermento do Evangelho”.
Sodano recordou a mensagem de Maria, neste mesmo local, há 90 anos às três crianças, e do seu triunfo apesar da “incredulidade do mundo, da oposição das autoridades e da reserva da Igreja”. Sem esquecer as várias visitas papais a este local, em particular a devoção de João Paulo II para salientar que se encontra aqui enquanto legado do Papa Bento XVI que se encontra no Brasil. “As nossas aclamações se elevam hoje, como um arco sobre as praias opostas do Atlântico que nos une aos nossos irmãos no Brasil, todos irmanados no mesmo desejo de nos entregarmos ao Coração Imaculado de Maria acolhendo-nos à sua materna intercessão”.

29 países
Milhares de peregrinos estrangeiros de 29 países estão a participar nesta peregrinação internacional aniversaria que marca os 90 anos da primeira Aparição aos videntes. Itália, Polónia, Alemanha, França e Espanha são os países com mais peregrinos inscritos. Mas há ainda grupos de África do Sul, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Holanda, Irlanda, Líbano, Reino Unido, República Democrática do Congo, Singapura, Suíça e Ucrânia.
Foram acolhidos no posto de socorros 844 peregrinos e 419 doentes. Recorreram ao serviço de confissões 5 730 pessoas e ao lava- pés 1353 pessoas. Cumpriram promessas 1249 fiéis. Prestam serviço 233 servitas, 40 escuteiros, quatro médicos e oito enfermeiros.

Ícone
Uma réplica do ícone da Mãe de Deus, Nossa Senhora de Fátima, venerado na Igreja católica de Tsarskoe Selo, São Petersburgo, na Rússia foi entregue em Fátima por um sacerdote espanhol. Foi apresentado como dom no ofertório na eucaristia da peregrinação internacional aniversária da primeira Aparição.
Tem o Rosário na mão direita de Maria e, na esquerda encontra-se escrita a palavra “coração”, rodeada de espinhos. Além da tradicional inscrição “Maternidade divina de Maria” tem ainda outra: “Ícone da Santíssima Virgem de Fátima. Em Ti, a Unidade”.
Este trabalho realizado pelo iconógrafo russo Ivan Lvovich pretende agradecer a graça da profecia de Nossa Senhora. A festa do ícone celebra-se a 13 de Julho e, nesse dia, em 1917, a Virgem falou da Rússia na Aparição aos videntes. O trabalho de execução deste ícone que demorou dois anos, foi mostrado à irmã Lúcia que “apreciou” o que viu, nas fotografias enviadas. Morreu, no entanto, antes de o ver.

Mensagem
Foi enviada uma mensagem ao Papa pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima em nome dos peregrinos de Fátima “Posso assegurar-lhe a profunda comunhão e o sincero amor pessoal e de todo o nosso povo juntamente com os seus pastores, pela sua pessoa e pelo seu ministério”, pode ler-se. No pequeno documento, António Marto agradece o envio de um legado e a “presença espiritual connosco”. A Bento XVI “queremos dizer-lhe Santo padre, que o acompanhamos com a nossa oração, na sua visita pastoral ao Brasil”, escreve o prelado da diocese.

Visita
Após as celebrações, o cardeal Ângelo Sodano, visitou as obras da Igreja da Santíssima Trindade.
Acompanhou-o o Núncio Apostólico em Espanha, D. Manuel Monteiro (de nacionalidade portuguesa), o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e outros Senhores Bispos que também concelebraram na Eucaristia desta manhã. A visita foi guiada por Monsenhor Luciano Guerra, Reitor do Santuário de Fátima.
Durante a visita, mostrou-se sempre interessado em conhecer pormenores técnicos e de construção da obra, e foram-lhe apresentados alguns projectos em termos de iconografia.
No final, afirmou que a construção “é uma obra maravilhosa da arquitectura moderna” e concluiu: “Espero vir vê-la quando estiver finalizada”.
Sobre a sua deslocação ao Santuário de Fátima, o Cardeal Sodano afirma ter sentido durante esses dias “uma grande emoção”.
“Foi um momento de um entusiasmo único na história da Igreja contemporânea, um momento de fé autêntica”, disse.

Balanço “Operação Fátima 2007”

O governador civil do distrito de Santarém, Paulo Fonseca veio, em nota oficial, “agradecer a todas as entidades que integraram o dispositivo da “Operação Fátima 2007”, pelo seu empenho, esforço e trabalho desenvolvidos, cruciais para o sucesso do evento”.
Para este responsável, os bombeiros do Distrito, Brigada Territorial de Santarém da GNR, Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), INEM, Corpo Nacional de Escutas (CNE) – “conseguiram assegurar todas as condições de segurança para que as celebrações decorressem dentro da normalidade, sem registo de qualquer ocorrência grave”.
Para este responsável, as circunstâncias de se tratar de um fim-de-semana, a estreia da GNR nesta operação e o facto de se comemorem os 90 anos das Aparições, contexto este que “não foi impeditivo para que fossem garantidas a segurança e a eficácia na capacidade de resposta das entidades intervenientes”.

Números
106 evacuações primárias (situações resolvidas nos postos de socorro), 20 evacuações secundárias (situações que implicaram transporte para os hospitais de Leiria, Tomar e Torres Novas), 782 assistências pelos postos de socorro da CVP, em ambulâncias e pelo CNE, este último que ainda apoiou 60 pessoas perdidas. Integraram o dispositivo de socorro 198 elementos, apoiados por 59 veículos e um helicóptero.


Filas e muitos peregrinos
O Notícias de Ourém esteve no terreno e, logo, no dia 12 de Manhã, verificou que havia fila de três quilómetros na auto-estrada. Nessa altura, mediante a vinda de muitos peregrinos, o tenente-coronel Vítor Lucas, coordenador da Operação Fénix, que colocou no terreno 500 militares, apelava aos condutores para que saíssem em Condeixa, Pombal e Leiria, do lado norte e, em Torres Novas, do lado sul.
O pico voltou a registar-se à saída, no final das cerimónias religiosas com a fila a estender-se e a demora a alcançar horas. Os parques de estacionamento revelaram-se insuficientes e havia carros estacionados nas bermas das estradas nacionais que ligam a Fátima, ao longo de quilómetros.
A Lusa adiantou mesmo que “horas depois do final das celebrações, as saídas da cidade permaneciam congestionadas, nomeadamente nas artérias de acesso á auto-estrada, apesar dos esforços das autoridades em retirar o trânsito”.
Um peregrino espanhol com 80 anos morreu na noite de sábado em Fátima, onde decorrem as cerimónias religiosas da peregrinação internacional de Maio. O idoso foi transportado cerca das 19h pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no dia 12 de Maio e chegou já cadáver ao hospital de Santo André, em Leiria.
Além deste caso, os bombeiros transportaram vários peregrinos para os hospitais de campanha localizados na cidade de Fátima. A enorme afluência de peregrinos durante as cerimónias da noite obrigou os bombeiros a intervir por diversas vezes, junto de pessoas que se sentiram mal nos acessos ao recinto. Pouco antes das cerimónias terem início, no sábado à noite, o reitor e a Protecção civil apelaram aos peregrinos para não tentarem forçar a entrada, devido aos problemas nos acessos.

Nove obras de arte

São nove as obras de arte que vão embelezar a nova Igreja da Santíssima Trindade.
São de de Siza Vieira, Pedro Calapez ou Kerry Joey Kelly (Canadá).
Segundo revelou o reitor do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra, Pedro Calapez encarregar-se-á dos painéis superiores laterais da porta principal da nova igreja, com peças em bronze, enquanto o canadiano Kerry Joe Kelly terá a seu cargo os painéis inferiores, em vidro.
O pórtico de entrada terá ainda uma escultura de anjos em adoração da autoria de Maria Loizidou, do Chipre, enquanto o crucifixo do interior do templo tem a assinatura de Catherine Green, da Irlanda.
Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, do italiano Benedetto Pietrogrande, a colocar no presbitério da Igreja, cuja parede de fundo, com mais de 500 metros quadrados, receberá uma obra em mosaicos dourados do esloveno Marko Ivan Rupnik.
Siza Vieira ficará ligado à nova igreja com um painel de azulejos no átrio dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo, enquanto o polaco Czeslaw Dzwigaj está a esculpir uma estátua do Papa João Paulo II, que será colocada no exterior do templo.
Também no espaço exterior será erigida a nova Cruz Alta, da autoria do alemão Robert Schad.
A nova igreja está orçada mais de 60 milhões de euros, terá capacidade para cerca de nove mil pessoas, e tem arquitectura do grego Alexandros Tombazis.

Ourém aprende a preservar património

A sessão no concelho de Ourém decorre a 19 de Maio, às 21h, no Salão paroquial Nossa Senhora das Misericórdias - Castelo.
Mais de uma centena de pessoas já participou nas sessões “Despertar para o património” que estão a decorrer na diocese. Nas quatro vigararias que já receberam a visita do Núcleo de estágio do Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, as pessoas obtiveram esclarecimentos sobre os procedimentos a efectuar.
mais importância, existe ainda algum desconhecimento quanto ao seu estado real e os cuidados a ter para que possa ser preservado. Assim, torna-se essencial não só divulgar esse património, como também sensibilizar para a sua conservação, perdurando assim para as gerações vindouras.
Sendo o património religioso, móvel e imóvel, que detém a grande maioria das obras de arte no país (e as de maior valor artístico e documental), a consciencialização para estas questões ganha assim grande importância.
Tendo esta problemática em vista, o Núcleo de estágio procura, com este projecto, esclarecer párocos, zeladores das igrejas, concelhos paroquiais e paroquianos em geral, de uma forma cientificamente rigorosa, mas acessível a todos. Serão utilizados nas apresentações exemplos práticos.

Museu assinala
dia internacional
O Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, irá promover diversas actividades no âmbito das comemorações do dia 18 de Maio, dia eleito pelo ICOM (International Council of Museums) como o «Dia Internacional dos Museus». Este ano o tema de reflexão proposto é “Museus e Património Universal”. Neste dia as entradas no Museu serão gratuitas e apresentar-se-ão as seguintes actividades: Visitas guiadas às 21 peças do Museu candidatas ao concurso «As 7 Maravilhas do Museu» e respectiva votação pelos visitantes; mostra dos trabalhos concebidos pela Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos de D. Dinis – Leiria no âmbito do Concurso Nacional “A Minha Escola Adopta um Museu” que ganhou uma Menção Honrosa.
19 de Maio - NOITE DOS MUSEUS – 3.ª Edição Europeia
Museu aberto ininterruptamente das 10h00 às 0h00.
Continuação das Votações para o concurso «As 7 Maravilhas do Museu»; 21h00 – Cerimónia oficial de abertura da exposição dos trabalhos concebidos pela Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos de D. Dinis – Leiria no âmbito do Concurso “A Minha Escola Adopta um Museu”;
21h30 – Encerramento das urnas para a votação das «7 Maravilhas do Museu»; 22h00 – Animação Multicultural organizada pelo Missionário da Consolata Tanzaniano Padre Silvanus Stock; 23h00 – Anúncio oficial das «7 Maravilhas do Museu»; 0h00 – Encerramento.

Bento XVI quer vir a Fátima

O Papa espera vir um dia a Fátima, ainda no seu pontificado. O cardeal Ângelo Sodano revelou, na conferência de imprensa que Bento XVI manifestou vontade de voltar ao Santuário, desta feita enquanto líder da Igreja católica.
“Estou seguro que um dia também o tereis aqui”, afirmou o ex-secretário de Estado do Vaticano que presidiu à peregrinação internacional aniversária dos 90 anos da primeira aparição aos videntes.
Quanto ao programa e data da visita, o cardeal salientou apenas que ainda não há e que será preparada com antecedência.
Antes do início da peregrinação internacional aniversária, Sodano que acompanhou João Paulo II em 51 viagens, a primeira das quais em 1982, a Fátima, recordou o “amor particular” que o antigo Papa nutria por este santuário mariano.
Sobre os processos de canonização de Francisco e Jacinta Marto, Sodano considera que “a causa poderá progredir” esperando que nos próximos haja um desfecho no processo. “Espero poder assistir à canonização”, disse. Em relação à abertura do processo de beatificação da irmã Lúcia, antes dos cinco anos depois da morte (período normal obrigatório) “pode-se pensar”.
A visita de Bento XVI a Moscovo, Rússia poderá acontecer nos próximos anos. Esta é a convicção do cardeal Ângelo Sodano que se encontra em Fátima para presidir à peregrinação internacional aniversária dos 90 anos da primeira Aparição. Na Rússia já “existe liberdade” mas não completa. No entanto, a “perseguição religiosa terminou”, afirmou em conferência de imprensa. Ainda assim há conflitos entre católicos e ortodoxos, “por questões de culto ou de rito”.

Preservar o “outro pulmão de Fátima"

Foi lançado o livro “Aljustrel e Valinhos – o outro pulmão do Santuário”. Trata-se do conjunto das comunicações proferidas nas jornadas com o mesmo nome que decorreram de 28 a 30 de Abril de 2006.
O reitor do Santuário de Fátima tem defendido a preservação dos Valinhos e Aljustrel. Monsenhor Luciano Guerra assinala que “Aljustrel não teve interesse da autoridade concelhia ou nacional”. O comércio espontâneo foi surgindo ao longo dos anos, sem muito cuidados, aponta.
Monsenhor Luciano Guerra fala sobretudo no futuro e na preservação do património da localidade dos pastorinhos já que “ali se conserva a pureza da Cova da Iria”. Metade dos peregrinos que se desloca a Fátima, vai lá, apontou ainda aquele responsável. O que significa 2 a 2,5 milhões de visitantes por ano.
“Há um segredo, uma sabedoria, da perenidade, dos valores essenciais que Aljustrel e os Valinhos não podem deixar de afirmar e fazer transparecer”, escreve na nota de abertura.
E questiona “Que Aljustrel e que Valinhos desejaríamos deixar aos peregrinos de 2917?”.
No livro que se pode encontrar na livraria do Santuário reúne todas as nove comunicações, dos 13 oradores. A edição é do Santuário de Fátima e insere-se na colecção dos 90 anos de que já foi publicado livro de actas das jornadas “Santuário, iniciativa divina em favor dos homens”, editada já em 2007.

Lançada Enciclopédia de Fátima

Já está à venda a “Enciclopédia de Fátima”, uma obra de 650 páginas, 127 entradas escritas por 58 autores.
“A consciência dos limites não nos retira a intuição de que temos nas mãos o melhor guia para um trabalho no próximo decénio. Um passo essencial foi dado em ordem a uma história crítica das Aparições de Fátima. A organização de um arquivo, a publicação de uma bibliografia e de uma cronologia serão bons auxiliares para o caminho a percorrer até ao centenário (2017)”, afirmou o bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, na apresentação do livro, a 11 de Maio.
“O assunto é não só verdadeiramente marcante para a religiosidade lusa, mas igualmente sintoma dos seus contornos”, sublinhou. O livro “não é reduzido à acumulação de memórias” mas, aparece como uma “interpretação severa, crítica, aberta, objectiva e histórica” da mensagem e acontecimentos depois das Aparições de 1917.
A obra é grande e pretende ser um “serviço” para quantos procuram “informação sobre os actores, a evolução” de Fátima. Visa ainda oferecer uma “visão global” e ser “impulsionadora de avanço, de novos estudos”, salientou Carlos Azevedo.
“Vamos aconselhar (a enciclopédia) às pessoas que querem saber mais sobre Fátima, com seriedade”, afirmou o reitor do Santuário de Fátima, durante. Esta obra “vai ser um instrumento precioso”, salientou monsenhor Luciano Guerra que diz esperar por uma segunda edição para breve.
A enciclopédia conta com 127 entradas na área de História, Teologia, Arte, Sociologia, Etnografia, Urbanismo e Botânica, sobre elementos relacionados com Fátima. Escritos estes pela mão de 58 autores entre os quais o cardeal patriarca de Lisboa que escreve sobre “Conversão” e “Penitência”, o próprio reitor do Santuário que escreve sete entradas, sobre a ligação dos vários Papas a Fátima. Stefano de Fiores, um dos oradores convidados do Congresso internacional da Santíssima Trindade é autor das duas principais entradas deste livro: “Mariologia e Fátima” e “Reparação”.
A obra encontra-se à venda na livraria do Santuário e custa 33.50 euros. A capa é a pintura de João Sousa Araújo “A glorificação de Nossa Senhora de Fátima” que se encontra no altar-mor da Basílica.

Orquestra Típica em jantar de gala


Várias dezenas de pessoas participaram no jantar de gala, a 5 de Maio, que juntou antigos e actuais elementos da Orquestra Típica de Ourém, bem como seus amigos. A iniciativa foi promovida ao abrigo do ciclo comemorativo das bodas de prata daquela secção da Academia de Música Banda de Ourém.
O momento de encontro entre actuais elementos da Orquestra e antigos executantes serviu ainda para um agradável e saudável convívio onde foram recordados momentos passados na história destes 25 anos. Após o jantar houve ainda um baile animado musicalmente pelo actual maestro José António Santos, pelo antigo maestro Sérgio Poupado e pelo amigo do grupo, Rui Sérgio.
A Orquestra Típica de Ourém encontra-se a preparar a edição do CD «Memórias» a ser lançado ainda este ano, com vários trabalhos musicais, fruto da recolha feita junto dos ranchos folclóricos do concelho.

PS visita freguesia de Seiça


O PS de Ourém promoveu, no passado sábado, uma visita à Junta de Freguesia de Seiça, com vista a conhecer, mais de perto a realidade daquela freguesia, a fim de poder alertar e/ou exercer pressão, junto dos órgãos onde têm assento autarcas socialistas, sobre situações consideradas irregulares ou incorrectas.
A visita começou na sede da freguesia, onde, junto à sede da Junta de Freguesia se apontou a situação da principal via que a atravessa e os estrangulamentos de que padece sendo que o mais evidente acontece perto da própria sede da Junta onde se afirmou a existência de uma autorização por parte da Quinta de Seiça, bem como a existência de projecto e orçamento por parte da Câmara. No entanto, reconheceu-se também, esse orçamento será demasiado elevado pelo que poderá exigir revisão.
No cemitério foram apontados os terrenos adquiridos com vista ao seu alargamento. Depois, já na estrada para Fontaínhas, apontou-se o seu mau estado de conservação. Houve mesmo quem recordasse que aquela era uma estrada «do tempo de Albuquerque» e que «desde aí nunca mais viu alcatrão».
Nas Fontaínhas nada de importante a reportar para além do fontanário público cujas obras de recuperação se iniciaram à muito, continuando por acabar.
Em Peras Ruivas, a atenção voltou-se para dois muros junto à colectividade local. Um da responsabilidade da Junta de Freguesia, em avançado estado de deterioração, a ameaçar ruir. Outro, particular, que ruiu aquando das últimas cheias levando consigo um poste de iluminação pública e que agora se encontra a ocupar parte da via. Neste caso foi chamada a atenção para a necessidade da Câmara intervir no sentido da responsabilização do seu proprietário. Partes da estrada que liga Seiça à Valada ruíram com as cheias e os trabalhos provisórios aí desenvolvidos pela Junta ameaçam eternizar-se correndo-se o risco de com a chegada das primeiras chuvas, as coisas virem a complicar-se.
Mais à frente a comitiva entra num estreito caminho de terra. Completamente votada ao abandono e coberta por matos e silvas, fomos encontrar uma ponte romana que esconde um local absolutamente idílico. Depois da dificuldade passada a atravessá-la, foi com estupefacção que os visitantes puderam admirar aquele local que poderia bem vir a ser um parque de merendas e até mesmo uma pequena praia fluvial, já que correm limpas ali as águas da ribeira e possui margens naturalmente preparadas para esse efeito. Às portas da cidade, um espaço fantástico e completamente desaproveitado..
Mais à frente foi chamada a atenção para um caminho de terra batida, que liga a localidade de Cristóvãos ao Centro de Dia de Seiça e que por ser bastante utilizada, pede alcatroamento. O mesmo acontece em relação a um nem bem caminho mas que se apela à sua concretização, ligando Cristóvãos a Vale Travesso.
No Mosqueiro somos despertos para aquilo que nos afirmam ser uma sucata ilegal mas que estará em vias de solução, pelo que a principal preocupação, naquele local, e segundo os moradores, se prende com o facto do proprietário daquele espaço ter cortado um aqueduto, desviando a linha de água aí existente.
Na estrada de Covas da Raposa às Serradas, ficou o alerta para o facto de estar por asfaltar cerca de uma centena de metros daquela via. Também a estrada de Alqueidão ao Cabeço falta acabar de abrir e necessita de alcatrão.
No Alqueidão é chamada a atenção para uma fonte com lavadouro desactivados devido a uma construção no local, sobre a linha de água. Logo abaixo, no Outeiro, a atenção foi dirigida para um chafariz centenário a necessitar de reparação, cuja data inscrita na placa de construção chega de 1901.
Seguiu-se uma breve passagem pelo Clube onde foram referidos os projectos existentes para os terrenos à volta, já adquiridos pela Câmara, com vista à construção do novo complexo escolar e para os quais o clube pede ainda a construção de um ringue multi-usos que sirva quer a escola quer o próprio clube.
A visita segue para Rossio, tendo sido apontado que o local (Rossio) está mais pequeno, relativamente ao passado.
Na ponte que liga Seiça a Chão de Maças verificou-se a existência um tubo de água da rede roto ao longo da ponte. Ainda debaixo da mesma ponte foram apontados os Emissários de Águas e Esgotos, debaixo de uma arcada, o que dificulta a passagem das águas em períodos de cheias.
No cruzamento Seiça/ Sabacheira/ Chão de Maças foi apontada a necessidade de uma rotunda face aos perigos do entroncamento.
No Vale da Cordela encontrámos “betuvenan” por lançar numa estrada/ caminho que dá para a Saltia, destruída pelas últimas intempéries. Ali se encontra um monte de material à espera de ser espalhado pela Junta sem que esta o faça.
No cruzamento da Lameirinha para a estrada da Marta verificaram-se erros no nivelamento das águas pluviais que provocam constantes concentrações de águas, aquando de chuvas.
Por fim, no limite do concelho de Ourém, junto à Lameirinha, foram visitados pinhais da Junta de Freguesia onde se verificou não existirem caminhos abertos, quer pela Junta quer pela Câmara, com vista ao combate a incêndios.

Oqtrup de volta a Ourém


O Oqtrup voltou ao Artecaffé na passada sexta-feira. Mais um serão animado por este grupo que tem sido presença frequente naquele espaço e que procura, através das suas sátiras espectáculos bem-humoradas, chamar a atenção para um conjunto de situações do quotidiano. São aliás as vivências do dia-a-dia que alimentam os seus «bonecos», como lhes chama Paulo Serafim, um dos elementos do grupo. É também ele que nos explica que muitas das situações que servem para fazer caricatura social, nascem durante as suas digressões pelo país e da atenção que vão prestando à realidade que os cerca. Para Luís Portugal, outro dos elementos dos Oqtrup, o nosso país «é pródigo a dar novas ideias» passíveis de serem satirizadas. É graças a isso que o espectáculo se torna intemporal mas que necessita de estar a ser sempre inovado, com novos «bonecos», com novas caricaturas burlescas da sociedade portuguesa.

O nascimento
do grupo
Vítor Fernandes e Luís Portugal já há muito que tocavam juntos e é em 2003 que conhecem Paulo Serafim que, com Fernando Mendes, tinha em cena o espectáculo «In Love» na Fábrica do Inglês, em Silves e para onde Luís Portugal é também convidado. Assim nasce uma amizade e dá-se a partida para uma nova aventura, denominada Oqtrup. Um nome que tem como base a ideia transmitida pela expressão popular «oh… que trupe…», procurando remeter as loucuras, saudáveis, a que se assiste nos palcos por onde vai passado e repassando o espectáculo.
Espectáculos que são criações próprias, nascidas, como já se disse, da atenção prestada à realidade e a que se juntam as canções do Luís Portugal e outras de alguns autores nacionais bem conhecidos. Isto porque o grupo gosta particularmente de cantar e fazer música em português. Mas que não se pense que a tal loucura e o burlesco dão azo a um espectáculo simplesmente anedótico e superficial. Pelo contrário, bem ao gosto do mestre Gil Vicente, «ridendo castigat mores», que é como quem diz, «a rir se castigam os costumes» e se fazem denúncias daquilo que está mal na sociedade.
Não espanta pois que a inovação seja constante, já que o manancial de informação o é também. O objectivo final de um espectáculo deste tipo é, em primeira análise o de deixar as pessoas bem dispostas, libertando o stress através das muitas gargalhadas que vão dando, mas, de uma forma mais profunda, deixá-las a pensar nos vícios sociais que se escondem por trás de cada caricatura.
Para além destes espectáculos, têm ainda em cena um espectáculo infantil, chamado «Conto a gotas», vocacionado para o pré-escolar e primeiro ciclo, que têm levado a escolas, bibliotecas, etc. O espectáculo baseia-se no livro «Os olhos do coração» de José Guedes, amigo do grupo. Também este, para além do entretenimento, é um espectáculo didáctico que procura criar o hábito da leitura nas crianças.

Alunos da Ourearte cantam Zeca Afonso


Não foram muitos os que, no passado sábado, assistiram ao espectáculo promovido pela associação de estudantes da Ourearte, para homenagear Zeca Afonso. E foi pena porque a praça Mouzinho de Albuquerque assistiu a um excelente momento musical com as canções de Zeca a desfilarem e os que ali foram não se arrependeram. A prova foi o número de vezes que, após a despedida, os jovens tiveram que repetir e repetir cantigas já cantadas.
A apresentação esteve a cargo de Sérgio Ribeiro que falou de Zeca da sua música e de um tempo que não pode ser esquecido, em que a canção foi uma arma, quantas vezes escondida. Sérgio Ribeiro contou episódios desse tempo. Episódios reais porque vividos, duma época em que por traz de cada melodia se escondia uma letra de alerta, um grito de revolta a que os mais novos que ali estavam a actuar ou a assistir, nunca viveram mas de que precisam ter conhecimento porque eles fazem parte da história de um povo que soube libertar-se mas que por vezes é de fraca memória.
Este foi o primeiro espectáculo do II Ciclo de Música e Artes de Ourém, organizado por esta escola e que vai continuar durante este mês e no próximo.

II Ciclo de Música programa
Dia 19 de Maio – 21h30m “Notas Soltas _ Audição de Professores”, Concerto aberto a toda a população que contará com a participação de todo o corpo docente da Ourearte. Este Concerto terá lugar no Auditório da Ourearte.
Dia 26 de Maio – 10h00 – Workshop de Percussão com o Grupo de Percussão Beat2Beat. Esta actividade irá realizar-se durante todo o dia no Auditório da Ourearte.
Dia 26 de Maio – 23h00 – Concerto de Multi-Percussão pelo Grupo Musical Beat2Beat, tendo lugar no ArtCaffé.

Dia 1 de Junho – 21h30 – Concerto de Música de Câmara, Tuba, Piano e Trompa, a realizar-se no Auditório da Ourearte. Contará com alguns professores da Ourearte.
Dia 7 de Junho – “kompasso Duo_ Concerto de Piano e Saxofone”, que contará com a presença da Professora Valentina Ene e Professor Nuno Silva.
Dia 9 de Junho – 21h30 – Encontro de Coros, que contará com a presença do CLASSE DE CORO DA OUREARTE, CORAL INFANTIL DE OURÉM, e CORO FEMININO DOS POUSOS. Este concerto irá ter lugar na Praça Mouzinho de Albuquerque.
Dia 22 de Junho – 21h30 – “Apontamentos Musicais” – Audição Final de ano, a ter lugar no Cine -Teatro Municipal de Ourém.

Festas da Cidade e do Concelho

Dia 15 de Junho (sexta-feira)
19h30- Abertura oficial do certame (gastronomia e Artesanato) - C. Negócios
21h30- Encerramento da Cenourém- “ O Pequeno Imperador” - Cine-Teatro
22h00- Concerto com “Rabo de Saia” (entradas pagas)- C. Negócios

Dia 16 de Junho (Sábado)
9h00 - Torneio de natação -Piscinas - Org. JO
Torneio de Tiro aos Pratos - campo de tiro de Ourém e Olival - Org. Clube de Caçadores
15h00- Abertura do certame(gastronomia e Artesanato)
19h00- Actuações das IPSS do concelho
22h00- Actuação do Grupo “Santamaria” (entradas pagas)- C. Negócios

Dia 17 de Junho
8h00- Inicio do 4º Torneio Nacional de Petanca - recinto de Feiras e Mercados - Org: União Desp.Cult.do Alqueidão
15h00- Abertura do certame (gastronomia e Artesanato)
22h00- Actuação do Grupo “4 Taste” (entradas pagas) - C. Negócios

Dia 18 de Junho
18h00- Abertura do Certame
21h00-Passeio BTT Nocturno
21h30-Grupo de Cavaquinhos do Louriçal (entradas livres)
22h30- Peça de Teatro do projecto ‘O Animador’- “O cruzeiro do regato” - C. Negócios

Dia 19 de Junho
18h00- Abertura do Certame no Centro de Negócios de Ourém
21h00- Passeio Pedestre Nocturno
22h00- Actuação “Os Corvos” (entradas pagas)- Piscinas Municipais

Dia 20 de Junho
9h00- Cerimónias Oficiais
Solta de pombos (União Columbófila Lagoa do Furadouro; Grupo Columbófilo Vilarense e Grupo Columbófilo Asas de Caxarias)
Desfile pelas ruas da cidade
Entrega de medalhas de mérito - Cine-Teatro
Almoço Oficial
Torneio de Futebol de Iniciados e Juvenis - Campo de Futebol do Atlético Ouriense e Grupo Desportivo Vilarense
Org. Clube Atlético Ouriense e Grupo Desportivo Vilarense
18h30- Sardinhada Popular no recinto das festas
19h30- Desfile de fatos recicláveis

20h00-Marchas Populares
22h00- Actuação com o grupo “FH5” (entradas livres)
Local: Centro de Negócios de Ourém
24h00- Encerramento

CRIF de portas abertas à comunidade

O CRIF – Centro de Recuperação Infantil de Fátima vai levar a cabo uma semana aberta, na última semana de Maio. O ponto alto ocorrerá a 1 de Junho, Dia mundial da criança.
Depois de uma manhã animada, com actividades várias ao ar livre, com as crianças do primeiro ciclo do ensino básico das escolas e jardins-de-infância de Fátima, o CRIF abre as portas à comunidade. Assim, os visitantes poderão conhecer o dia a dia nesta instituição, o leque de serviços prestados e conhecer as actividades e trabalhos produzidos pelos utentes.
A partir das 19h, funcionarão as tasquinhas, em simultâneo com uma exposição-venda de trabalhos dos utentes das diversas valências: escolaridade, centro de actividades ocupacionais, formação profissional e escola aberta. A terminar, pelas 21h, em palco estará o espectáculo “O outro podemos ser nós”.

Encontro de coros infantis/juvenis de Ourém

A 20 de Maio, realiza-se o XVI Encontro de coros infantis/juvenis de Ourém, no Cine-teatro municipal. A partir das 15h30, entram em palco a classe de iniciação do Coral infantil de Ourém, Coral infantil/juvenil de Ourém, Coral infantil do Conservatório regional Silva Marques – Allhandra e Escolania y Rondalla de la Garrovilla-La Abuera, Badajoz-Espanha. A iniciativa é da Academia de Música Banda de Ourém.

“O Som do silêncio – Doença de Alzheimer”

A Santa Casa da Misericórdia Fátima-Ourém e a Associação portuguesa de familiares e amigos de doentes de Alzheimer (APFADA) – delegação Centro vai levar a cabo uma sessão de informação “O Som do silêncio – Doença de Alzheimer”, a 30 de Maio.
A iniciativa que decorrerá na Sala do Bom Pastor, no Centro Pastoral Paulo VI visa proporcionar informação à comunidade de forma a aliar a informação técnica à solidariedade social. Na sessão, aberta ao público, vão estar presentes oradores na área da saúde, social e reabilitação. A entrada é livre.
Programa
13h15 – Abertura do Secretariado
14h – Sessão de abertura
14h30 – “O médico de família e o doente de Alzheimer”, Isabel Gonçalves, médica de família no Centro Saúde de Pombal;
15h – “O apoio social ao doente de Alzheimer”, Carla Pereira, assistente social da APFADA – Delegação do Centro;
15h20 – “Cuidados de enfermagem ao doente de Alzheimer, Suze Simões, enfermeira, Centro hospitalar de Coimbra;
15h45 – Projecto “viver saúde”, da Santa Casa da Misericórdia Fátima – Ourém
16h – Pausa para café
16h15 – “O papel da fisioterapia no doente de Alzheimer”, Carla lemos, fisioterapeuta, Centro Saúde de Pombal, APFADA – Delegação do Centro;
16h30 – “A doença de Alzheimer no seio da família – divulgação da APFADA”, Rosária Cardoso, presidente da APFADA – Delegação Centro
17h – Debate
17h30 – Momento musical (Ourearte)
17h45 – Sessão de encerramento