27 julho 2007

Notícias de Ourém, 27 de Julho 2007

Quercus denuncia construção violadora do Plano Director Municipal


A associação ambientalista Quercus denuncia que a construção de um prédio junto ao Centro de Saúde de Ourém, licenciado pela autarquia. Em causa está o facto da construção violar o Plano Director Municipal (PDM) e a Reserva Ecológica Nacional (REN).
Depois de alertados por populares (o Notícias de Ourém também já se referiu a esta matéria na edição de 13 de Julho), para a escavação das fundações, na encosta, o Núcleo Regional do Ribatejo e Estremadura da Quercus consultou o PDM em vigor.
«Apesar do local estar dentro do perímetro urbano de Ourém, a planta de condicionantes do PDM classifica o local como Reserva Ecológica Nacional por ser considerada área de risco de erosão», adianta a Quercus em comunicado. Em causa está o «elevado declive (superior a 30 por cento) e à instabilidade geológica dos solos argilo-calcários dominantes».
Domingos Patacho, presidente do Núcleo Regional adianta que a Câmara foi alertada para a situação tendo sido pedida informação sobre a obra «sem que até ao momento tivéssemos obtido resposta». Este responsável defende que a «Câmara de Ourém deve cumprir a lei e embargar a obra» que ela própria licenciou.
Aliás, «pela lei, isto dava perda de mandato», sublinha Domingos Patacho. A placa de aviso de licenciamento colocada no local, depois do Notícias de Ourém ter adiantado isso, indica que a obra foi aprovada por despacho do presidente da Câmara municipal de Ourém, de 11 de Agosto de 2004 tendo o alvará de construção o número 450/2006 sido emitido em 20 de Outubro de 2006 em nome da empresa Imotecnorém – Construção e administração de imóveis.
“Queremos pressionar a Câmara para embargar a obra, mas, se ela não cumprir, «teremos de optar pelas vias judiciais», face a uma «violação grosseira do PDM», aponta. O que pode significar o recurso ao Tribunal Administrativo de Leiria e ao Ministério Público.
Confrontado com a situação, o presidente da autarquia considera que se a obra «está licenciada é porque cumpre a legislação».
David Catarino diz que a zona do Centro de saúde tem um «plano de pormenor aprovado e em vigor», que se sobrepõe juridicamente à carta de REN. Para o autarca não há violação das zonas protegidas, já que o plano de pormenor permite a construção.

Fátima. Solidariedade dá carro e dinheiro a bombeiros

A comunidade de Long Branch ofereceu aos bombeiros voluntários de Fátima uma viatura de combate a incêndios. O veículo foi entregue durante um arraial de Verão promovido pelos bombeiros de Fátima, a 21 de Julho.
A sirene fez-se ouvir e o carro dos bombeiros, guiado pelo comandante dos bombeiros de Long Branch chegou ao parque do centro de saúde de Fátima: Os bombeiros entregaram depois a chave do veículo ao comandante Costa Pereira.


leia a notícia completa na edição impressa

Espite: Sindicato denuncia”pressão” às trabalhadoras do centro social

«O que se passa no Centro social de São João Baptista em Espite é um vergonha!”. Quem o diz é o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro.
Em comunicado, aquele sindicato denuncia o “não cumprimento do Contrato colectivo de trabalho” sendo que, considera “mais grave” a “atitude da direcção da instituição”. Em causa está o “abuso de poder”, as repreensões, “as ameaças de despedimento” bem como a “perseguição psicológica”. A “prova” adianta o Sindicato “está nas cartas que a instituição escreve às trabalhadoras”.


leia a notícia completa na edição impressa

Espite: Nasce a Arrochela viva

Espite, que futuro?
Esta questão juntou duas dezenas de espitenses, no último sábado, 21 de Julho, para discutir o futuro de Espite.
Manuel Rodrigues foi um dos oradores desta primeira reunião em que foi criada a Comissão instaladora da associação “Arrochela viva”.
Este nascido em Espite a trabalhar e morar em Lisboa lança um olhar de “estagnação, de persistente estagnação” em relação à freguesia onde nasceu. Uma “estagnação” que assinala existir “na área social, económica, a todos os níveis sem excepção”.


leia a notícia completa na edição impressa

Férias na Atouguia


Jogo, brinco
Salto e grito
Somos as abelhinhas do
ATL da Atouguia

Estou lá nas férias
Páscoa Natal e Verão
Viajo, passeio
Procuro e encontro

Este é o refrão e uma das estrofes do hino do ATL, a letra é de Márcia Costa que os miúdos do campo de férias de Atouguia apresentaram aos pais durante a festa de encerramento, a 26 de Julho. Uma festa que englobou também uma sardinhada aberta à comunidade e uma noite de acampamento dos mais pequenos.


leia a notícia completa na edição impressa

Nuno Baptista, presidente da Comissão política distrital da Juventude socialista: «Não existe política de juventude” em Ourém

O oureense Nuno Baptista é o presidente da Comissão Política da distrital da Juventude Socialista. Aos 28 anos, natural das Matas, a viver em Ourém, é também presidente da Comissão Política da concelhia de Ourém da JS.
Para Ourém, o cargo que agora ocupa «significa muito». É dali que sairão «todas as estratégias a nível autárquico, o que as estruturas da JS concelhias irão fazer ao longo destes dois anos que faltam para as eleições autárquicas».


leia a notícia completa na edição impressa

A palavra aos candidadatos

O Notícias de Ourém questionou os dois candidatos às eleições de 5 de Agosto, na Ribeira do Fárrio
para conhecer as motivações e os projectos de cada lista


leia na edição impressa

Breves

Encontro de aviões
O Pias Longas Aero Club promove a 27, 28 e 29 de Julho o XI encontro de aviões. Haverá show acrobático, baptismos de voo, lançamento de paraquedistas além de serviço de bar e restaurante.
Programa
Sexta, 27
20h – Jantar convívio
Sábado, 28
10h – Chegada de aeronaves
13h – Almoço
15h – Baptismos de voo
Domingo, 29
10h – Chegada de aeronaves
Baptismos de voo
13h – Almoço
15h – Paraquedistas, parapentes e auto gyros
15h30 – Grande show acrobático – Pitts
18h – Sorteio surpresa

Jantar escutista
Os caminheiros do agrupamento 977-Ourém organizam um jantar de antigos escuteiros, a 4 de Agosto, no encerramento do ano escutista.
A partir das 20h30, no espaço exterior da antiga escola básica do primeiro ciclo da Valada, Pêras Ruivas, decorrerá Durante o jantar, momento também de convívio realiza-se ainda a inauguração da sede de campo, na antiga escola primária da Valada.
O jantar visa ainda a angariação de fundos para uma actividade da IVª secção a Santiago de Compostela.

Festa da espuma
na Freixianda
A secção da Freixianda dos bombeiros voluntários leva a cabo a Festa da espuma, a 3 de Agosto. Às 22h haverá a actuação da banda “Tirikeda” e, a partir da 01h, a animação é garantida pelo “DJ Hugoss”.

Festa da cerveja
no Fárrio
O Grupo Desportivo da Ribeira do Fárrio está a festejar o 30º aniversário. Assim, no próximo fim-de-semana, a 3 de Agosto, realiza-se a Festa da Cerveja. A partir das 23h, no ringue, junto á sede da Junta de Freguesia.

Festival de sopas
no Olival
O Centro Cultural e Recreativo do Olival está a comemorar 32 anos de vida com um conjunto de actividades desportivas e culturais. Esta sexta-feira, pelas 22h terá início um torneio de petanca. No Sábado, 28 a partir das 21h e durante 12horas será disputado o torneio de futsal.
No domingo, a partir das 15h30 haverá um leilão tradicional e meia hora depois entram em campo solteiras e casadas para um jogo de futebol. Pelas 17h, a disputa dentro das quatro linhas será entre casados e solteiros. O encerramento oficial está marcado para as 18h e meia hora depois inicia-se o festival de sopas.


Concentração nacional de mototurismo
A 3, 4 e 5 de Agosto, realiza-se no recinto desportivo do Clube Atlético Ouriense a Concentração nacional de mototurismo, uma iniciativa do Natureza – Acção e coordenação de eventos desportivos.
A entrada na concentração, para os participantes com moto, para os três dias, custa 25 euros e inclui alimentação e possibilidade de acampar no local. Os visitantes podem participar nas actividades e concertos bem como na sardinhada grátis. A entrada custa 5 euros.
Programa
Sexta, 3 de Agosto
17h – Demonstração de stundt riding
Aula sobre segurança (dirigida aos mais jovens) dada pelo tetra campeão Ricardo Domingos.
20h – Jantar convívio
22h – Stundt riding (Freestyle) com Ricardo Domingos
23h – Actuação com os FH5
00h30 – Strip tease “Maybe strip club”
Sábado, 4 de Agosto
10h30 – Abertura de inscrições para o paintball
13h – Almoço
14h – Torneio de paintball
Jogos tradicionais: corda, prego, ponte Himalaia, lançamento do barril
20h – Monumental sardinhada (sardinhas, broa e vinho, grátis)
22h – Actuação do grupo Mirmex
00h30 – Mega strip tease “Maybe strip club”
Domingo, 5 de Agosto
10h – Passeio pela região
Visita ao off road do Acel Sport no Escandarão
12h30 – Almoço convívio, entrega de lembranças e despedida.

Passeio de
veículos antigos
O VilarClássicos – Real Clube de veículos antigos D. Carlos I vai levar a cabo um passeio-convívio a 5 de Agosto.
A concentração está marcada para as 9h30, no parque do Vila Shopping. Pelas 10h30, haverá desfile de veículos. Às 11h30, realiza-se a bênção dos automóveis (em Valinhos, Aljustrel).
Pelas 13h, o almoço convívio decorrerá na Quinta da Ramila. Pelas 15h30, os participantes fazem a “Rota da natureza” e duas horas depois haverá lanche convívio e jogos tradicionais. Às 19h30 haverá distribuição de diplomas e lembranças. As inscrições devem ser efectuadas até 30 de Julho, junto do clube através dos telms: 966270674 e 913269224.

Ourém quer «aeroporto na Ota, já»

Na Assembleia Municipal do passado dia 12, foi aprovada, apenas com uma abstenção (CDU), uma moção de apoio ao aeroporto da Ota.
A moção foi apresentada pela bancada social-democrata através da sua líder de bancada.
Carina João defendeu que o novo aeroporto não se destina só a Lisboa, mas servirá todo o país. Por isso, considerando que tanto o norte do país como o sul está servido, «a potencial localização de um novo aeroporto poderá articular-se com as necessidades de serviço da zona centro do país e Lisboa», cuja capacidade está a atingir o limite.
O PSD lamenta os sucessivos atrasos em relação a este assunto e diz que «continuar a adiar o inadiável» não traz modernidade nem competitividade ao país.
Para provar que o novo aeroporto deverá ser na Ota, Carina João diz que «não querendo chegar a expressões mais ou menos ofensivas, a verdade é que 80% da população está a norte do Tejo»; pelo que «só daqui se pode esperar que continue a haver movimentação de pessoas pelos caminhos-de-ferro, acessos rodoviários alternativos que sirvam simultaneamente quem aqui vive, quem aqui trabalha e quem se desloca indo/ vindo do aeroporto». E isso én importante quando se sabe que os investimentos têm que ser rentabilizados mas também devem servir o seu fim «numa perspectiva social, pois só assim se consegue uma verdadeira análise de custos e benefícios».
À Assembleia Carina João recorda a importância do turismo para a região, sector em que, defende, o país tem de apostar. Do mesmo modo, a região não pode esquecer a importância do turismo religioso, tendo em conta que Fátima «gera 6 milhões de peregrinos/ ano), considerando que, «uma porta aberta ao mundo conduz ao natural trajecto de peregrinos vindos do exterior através de ligações rápidas, cómodas e seguras».
Sublinha ainda que um aeroporto na Ota, «serviria os interesses de uma das zonas com mais vitalidade económica do país», destacando os distritos de Lisboa, Santarém e Leria, «mas também toda a zona centro de Portugal».
Por isso, «ao invés de se procurar incessantemente uma solução perfeita para o novo aeroporto de Lisboa» o PSD defende que se encontre «aquela que melhor se encaixa na realidade existente» Conscientes das desigualdades populacionais do país, os deputados apontam a realidade para dizer que «não deverá ser um aeroporto a criar desenvolvimento mas sim o desenvolvimento a criar a necessidade de um novo aeroporto». Por tudo isto, conclui, «gostaríamos de ver já e rápido, um aeroporto na Ota».

«Não apoio
nem desapoio».
Sérgio Ribeiro absteve-se e apresentou uma declaração de voto onde começa por apontar os «aspectos caricaturais» deste «folhetim». Referindo as várias soluções apontadas, aponta os «interesses privados» que se movem neste «xadrez». Porque se confessa «fora do jogo» e porque não aceita ser «um peão mais ou menos cego a abrir caminho para a movimentação de outras peças na sombra, jogando na falta de transparência e com motivações que pouco terão a ver com aeroportos», entre outros motivos, o deputado diz que não apoia nem desapoia a construção do aeroporto na Ota.

Asalto rende 30 mil euros

A dependência da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria, na Urqueira, foi assaltada por dois indivíduos armados com armas de fogo, revelou fonte da GNR de Santarém.
O assalto sucedeu às15h18 de sexta-feira, 20 de Julho. Os assaltantes entraram de cara descoberta, como se fossem dois clientes, e foi já dentro do banco que se encapuzaram. Empunhando duas caçadeiras mantiveram sob sequestro, durante cerca de 10 minutos, os três funcionários e os clientes que se encontravam no banco. Ao longo desse tempo, obrigaram um funcionário a entregar o dinheiro que estava nas caixas do banco e a abrir a caixa ATM, que já havia sido carregada para o fim-de-semana. Depois de terem ameaçado funcionários e clientes e depois fugiram a pé. Levaram trinta mil euros.
As autoridades ainda não tinham identificado os autores do assalto, até ao fecho de edição deste jornal.

Casos de Polícia

A 19 de Julho, um despiste de um ciclomotor em Póvoa, Freixianda causou um ferido leve. Em Fátima, um choque entre dois ligeiros na rua de São Paulo provocou apenas danos. A 20, um choque entre duas viaturas ligeiras e um pesado na estrada da Moita do Martinho provocou danos.
Um incêndio florestal em Cisterna, Olival, a 21 de Julho, consumiu 500 m2 de área. As causas e os prejuízos são desconhecidos tendo o incêndio deflagrado em zona de caça associativa.Um choque entre dois ligeiros em Gondemaria provocou danos materiais.
Uma pessoa ficou ferida sem gravidade na sequência do despiste de um veículo ligeiro no Lavradio, Matas, a 22 de Julho. Uma pessoa ficou, também ferida na sequência do choque entre um ligeiro e um ciclomotor em Casais Carcavelos, Olival. Já do despiste de um ligeiro em Abadia, Caxarias, só resultaram danos. O choque entre dois ligeiros na Granja, Freixianda, também só provocou danos.
A 23 de Julho, a colisão entre duas viaturas ligeiras na Estrada de Fátima – Atouguia só provocou danos. Em Fátima, uma pessoa foi atropelada na Avenida Beato Nuno tendo ficado ferida sem gravidade.
A 24 de Julho, o despiste de um ligeiro em Sandoeira, Rio de Couros, provocou um ferido leve. Em Fátima registaram-se duas colisões em que um dos veículos intervenientes pôs-se em fuga. O primeiro ocorreu na Rotunda Norte, o outro na rua de São Paulo. Registaram-se só danos materiais.

20 julho 2007

Notícias de Ourém, 20 de Julho 2007

Novo edifício dos Paços do Concelho à venda

feira a reunião extraordinária da Assembleia Municipal de Ourém que teve como objectivo a aprovação da venda do novo edifício dos Paços do Concelho.
Ao presidente da Câmara coube dar as explicações sobre os motivos de tal decisão. Motivos que o NO já noticiou em edição anterior. Na mesma altura deu conta da posição contrária dos vereadores socialistas, uma posição que agora se estendeu à AM, onde os deputados desta bancada bem como o da CDU, votaram contra, exceptuando-se os presidentes de Junta presentes, tendo-se abstido um e votado a favor outro.
Mas voltemos aos motivos da resolução. David Catarino apontou o novo quadro legal, no que se refere às finanças locais, que impede o município de recorrer ao crédito bancário e voltou a apontar todos os benefícios desta construção e que passam pela concentração de serviços, agilizando-os e trazendo mais comodidade ao munícipe, mas também pela libertação da autarquia de várias rendas, a rondar os cinco mil euros mensais, que paga actualmente para a instalação desses mesmos serviços. Por outro lado haverá espaços autárquicos que serão libertados e que poderão vir a ser fonte de algum rendimento. Como fonte de rendimento futuro apontou também o parque de estacionamento que ficará na cave do novo edifício.


leia a notícia completa na edição impressa

Pista da Giesteira será aeródromo civil

A pista do aeródromo da Giesteira vai, no futuro, receber aviões de passageiros, até 60 lugares. Esta será a segunda fase de um projecto que a autarquia espera ver concluído em breve. O que deverá acontecer “muito antes” de 2017, por ocasião do centenário das Aparições de Fátima.
O modelo de exploração ainda não foi definido, avançou o presidente da Câmara que adiantou já estar constituído um grupo de trabalho liderado pelo fatimense Francisco Vieira para “estudar e preparar o processo para elaboração de um modelo de exploração”.



leia a notícia completa na edição impressa

Memórias de novo em palco


A Orquestra Típica de Ourém (OTO) da Academia Música Banda de Ourém (AMBO) levou a cabo a segunda edição do concerto etnográfico “Memórias”. “A repetição deste concerto deveu-se ao êxito alcançado na primeira edição”, em Agosto de 2006, salienta Gonçalo Cardoso, representante da secção da OTO.
Foi o público que solicitou, a reposição, o que “tentámos realizar ainda no passado ano. No entanto, por ser um espectáculo em parceria com outros dois grupos, não foi possível concretizar por questões de agenda”.
Desta vez a iniciativa foi repetida durante os dias, com uma lotação de 240 lugares. No primeiro dia, os espectadores afluíram e não houve lugares vagos. No segundo dia de espectáculo “tivemos mais de meia casa. A chuva caída durante a tarde, que ameaçou a realização do concerto, terá contribuído para a lotação não ter esgotado”.
Na edição de 2007, o guião foi seguindo tendo sido apresentados novos quadros etnográficos e um tema musical “Valsas” que aborda os amores e desamores de outrora.
Estiveram envolvidas mais de uma centena de pessoas dos grupos participantes: Orquestra Típica de Ourém, Grupo de Teatro Apollo de Peras Ruivas e o Rancho Folclórico “Lírios do Nabão” S. Jorge – Freixianda num espectáculo que demorou dois meses a preparar. Depois desta segunda edição, a OTO está em fase de “avaliação e reflexão”, havendo “vontade em continuar”.
A ser repetida, “terá de ser agora reformulada, não sendo difícil fazê-lo dadas as imensas fontes etnográficas do nosso concelho”, salienta Gonçalo Cardoso. Quanto a apresentá-lo noutros locais do concelho “seria muito interessante”, depende “dos convites que nos forem feitos e da disponibilidade dos grupos”.
A Orquestra Típica retoma as suas actividades em Setembro com a gravação do CD “Memórias” e outras actividades, no âmbito das comemorações dos 25 anos desta secção da AMBO.

Música e história
A dona Maria de Almeida, viúva de um magistrado de Lisboa que veio viver para Ourém, na casa dos magistrados, na praça Mouzinho de Albuquerque é a anfitriã de uma viagem no tempo, de finais do século XIX a princípios do século XX.
Ao longo de hora e meia partilha com os espectadores as memórias e vivências do povo da antiga Vila Nova de Ourém. Os 12 temas musicais apresentados pela Orquestra Típica de Ourém e alguns do rancho folclórico vão assinalando os momentos vários destas memórias: a actividade da tremoceira, o atar das canas, as descamisadas, a vindima, os namoricos e casamentos.
Colaboraram neste espectáculo o Grupo de teatro Apollo e o rancho folclórico Lírios do Nabão, de São Jorge, Freixianda.

Câmara implementa compostagem doméstica

A Câmara de Ourém vai distribuir pelos munícipes, gradualmente durante três anos, 860 compostores domésticos, que para além de permitirem uma significativa redução dos resíduos em aterro, tornarão possível o aproveitamento de resíduos orgânicos através da sua transformação em adubo de elevada qualidade, adianta o gabinete de comunicação do município.
A distribuição dos compostores irá abranger, nesta primeira fase as freguesias de Atouguia, Fátima e Nossa Senhora da Piedade, recebendo, respectivamente, cada uma 235, 440 e 185 compostores. Serão ainda nesta fase, distribuídos a estabelecimentos de ensino que possuam áreas ajardinadas, permitindo aos mais novos o contacto com esta técnica simples.
A distribuição do material terá início em Setembro, sendo assegurada formação aos utilizadores e aos técnicos da autarquia que irão acompanhar o processo.
Os interessados poderão inscrever-se junto da Divisão de Ambiente da autarquia, sendo dada prioridade a habitações que possuam alguma forma de energia alternativa. Os aderentes podem solicitar a qualquer momento apoio à autarquia na implementação do processo.
O que é a compostagem?
É um processo através do qual materiais exclusivamente orgânicos (restos alimentares, desperdícios de jardim, etc.) são transformados num composto fertilizante orgânico através da acção de diversos microorganismos, micróbios, fungos, pequenos animais e até algumas plantas.
A compostagem é um processo simples, requerendo apenas um recipiente (contentor) e a acção do tempo. Desde que todos os cuidados –que serão transmitidos durante a formação- sejam seguidos, é um processo que não tem riscos para a saúde e necessitará de atenção mínima.

Novo pároco em Fátima

O padre Rui Marto é o novo pároco de Fátima. O sacerdote claretiano que tem desempenhado funções de coadjutor do pároco assume agora as funções, por inteiro, na paróquia de Fátima.
Substitui o pároco Manuel António Henriques que é dispensado da paroquialidade “a seu pedido por motivos de saúde”. O sacerdote esteve à frente da paróquia de Fátima mais de 50 anos.
O padre Rui Marto foi ainda nomeado pelo bispo de Leiria-Fátima Coordenador do Serviço para a Vida Consagrada.
O padre João Feliciano é nomeado pároco de Colmeias, deixando o serviço paroquial em Nossa Senhora das Misericórdias - Ourém e continuando os estudos de Direito Canónico na Universidade Católica de Lisboa.
As nomeações de D. António Marto foram hoje divulgadas a 14 de Julho e são “fruto de muito diálogo, de muita escuta e oração, para corresponder às necessidades do povo de Deus”. As tomadas de posse serão efectuadas em Setembro.

Agrupamento de Escolas Ourém


Num ano marcado por grandes alterações no âmbito da carta educativa concelhia, foi eleita a nova direcção do também novo Agrupamento de Escolas Ourém, com sede na Escola Secundária.
Assim, a nova Comissão Executiva Instaladora para o Agrupamento de Escolas de Ourém, é composta por Isabel Batista (presidente); Luís Silva; Maria José Faria; Leonel Marques e Maria José Graça (vice-presidentes).



leia a notícia completa na edição impressa

30 dias para rever o PDM

Foi já publicada em Diário da República, no passado dia 11 de Julho, a revisão do PDM – Plano Director Municipal, de Ourém. Assim, está a decorrer o período de formulação de sugestões e apresentação de informações pelos interessados, por um prazo de trinta dias, a contar da data de publicação. Conforme redacção do artigo do Diário da República, «todas as organizações económicas, sociais, culturais e ambientais interessadas em participar na comissão mista de coordenação (CMC) de acompanhamento da elaboração do Plano, a apresentarem requerimento à Câmara Municipal, no prazo de quinze dias a contar da presente publicação».
Pode ler-se ainda neste aviso nº 12 579/ 2007 da II Série – Nº 132 do DR de dia 11, que «as sugestões e informações deverão ser dirigidas ao presidente da Câmara Municipal de Ourém e entregues na secretaria» da mesma.

Divinis: uma aposta e uma esperança

Divinis é o nome da empresa que se constitui, congregando muitas vontades que procuram ajudar a resolver alguns problemas de vitivinicultores de Ourém.
Decretada a falência da Cooperativa, esta foi vendida em hasta pública. Para a comprar juntaram-se onze empresários de Ourém que contaram com uma participação de 20% da Câmara Municipal, todos conscientes da importância do sector vitivinícola, para o concelho.


leia a notícia completa na edição impressa

Agrupamento 977 de Ourém tem nova sede

A Câmara Municipal de Ourém cedeu a antiga escola do 1º ciclo do ensino básico da Valada ao agrupamento 977 do Corpo Nacional de Escutas para que este possa desenvolver lá as suas actividades. Segundo o protocolo assinado na reunião do executivo de 16 de Julho, a cedência é feita a título gratuito para o ano 2007 e mais um ano, podendo ser renovado após novo pedido do Agrupamento, até 30 dias antes do final da vigência, reportada à data da assinatura, caso se mantenha a disponibilidade do edifício.
O Agrupamento fica responsável pela “reparação de quaisquer anomalias verificadas durante a utilização das instalações”; pela utilização do edifício unicamente para actividades de carácter cultural, bem como dos custos de manutenção.
Para o autarca “o edifício não vai perder o seu uso principal, pois os escuteiros têm sobretudo um papel de educação para o civismo”.

Jantar e inauguração
Os caminheiros do agrupamento 977-Ourém organizam um jantar de antigos escuteiros, a 4 de Agosto, na nova sede da associação. A partir das 20h30, no espaço exterior da antiga escola básica do primeiro ciclo da Valada, Pêras Ruivas, decorrerá a refeição e o convívio com animação prometida.
Na altura será inaugurada a sede, pela chefe do Agrupamento, Elsa Bernardes.
O jantar visa ainda a angariação de fundos para o desenvolvimento de uma actividade da IVª secção. Mais pormenores em http://977ourem.blogspot.com/

Borges de Freitas eleito presidente da concelhia CDS

O ex-vice presidente do CDS-PP e ex-secretário geral do partido foi eleito presidente da Comissão política concelhia de Ourém, nas eleições que decorreram a 12 de Jukho, depois de ter transferido a sua filiação para Ourém e de ter sido convidado a encabeçar uma lista. Na mesma altura foram eleitos os delegados do concelho de Ourém à Assembleia Distrital de Santarém do CDS.
A primeira reunião ocorreu a 25 de Julho de 2007, com início às 21h0, na sede concelhia do CDS.
Na carta que endereçou aos militantes defende que “o CDS tem de ter também uma agenda política própria. Nós, no concelho de Ourém, é desta que teremos de tratar. Com a certeza de que só precisaremos de marcar a agenda política do concelho no tempo próprio”. Quando? “Depois de estudadas e trabalhadas as políticas alternativas que queremos construir, pudermos dizer aos eleitores do concelho de Ourém que a Alternativa Política está pronta”, para que “votem em nós por nos escolherem, por sermos aqueles que propõem as melhores soluções para o concelho, dispondo também dos melhores intérpretes para as executarem”.
Martim Borges de Freitas salienta também que um dos objectivos é a constituição do Conselho Económico e Social, bem como a “formação política, inclusivé, doutrinária”, criando para isso o Gabinete de Estudos. “Institucionalizaremos também as concelhias abertas” e vão operacionalizar a Rede de Autarcas DC. O site deverá ser ainda uma realidade.
Mesa da Assembleia Concelhia do CDS-PP de Ourém - Presidente: Rui Pedro Marto Pereira
Comissão Política Concelhia do CDS-PP de Ourém - Presidente: Martim José Rosado Borges de Freitas
Vice-Presidente : António Miguel Lopes Mangas Reis
Secretário: Daniel Marques de Carvalho
Delegados à Assembleia Distrital do CDS-PP de Santarém - Efectivos: Sandra Isabel Nunes da Silva, Rui Pedro Marto Pereira e António Miguel Lopes Mangas Reis.

“Memórias de Boleiros” em livro

As memórias, a vida, as tradições da localidade de Boleiros estão reunidas no livro “Memórias de Boleiros, uma aldeia de Fátima”, de José Manuel Poças das Neves, que será apresentado ao público a 28 de Julho.


leia a notícia completa completa na edição impressa

Vespourém festeja aniversário



Mais de uma centena de vespistas festejou o terceiro aniversário do clube Vespourém, a 15 de Julho, no parque de merendas da Amieira, Urqueira.
Apesar da chuva miudinha que teimou em cair durante a manhã, os 120 sócios e familiares não deixaram de aproveitar o momento de convívio. As sardinhas, as febras, pão e broa, além da fruta e bolo de aniversário fizeram parte deste piquenique ao ar livre. Este é um momento de festa proporcionado pelo clube em que os sócios não têm custos, um mimo para eles e as famílias directas.
Nesta iniciativa do clube que conta já com mais de cem sócios, o apoio da Junta de Freguesia de Urqueira, foi essencial, salienta o presidente, Vítor Mota. Além do espaço do qual puderam usufruir, aquela autarquia disponibilizou-se ainda para pagamento da água e electricidade utilizadas na iniciativa.
Neste fim-de-semana, o grupo vespista estará representado na concentração que se realiza no Bom Sucesso, na Figueira da Foz, com 12 elementos.

Clube do Olival festeja 32 anos

O Centro Cultural e Recreativo do Olival está a comemorar 32 anos de vida com um conjunto de actividades desportivas e culturais. Assim, nesta sexta-feira, 20 de Julho, a partir das 23h, os “The Peorth”. Amanhã, 21 de Julho, às 21h30 haverá BTT nocturno e no domingo, 22, haverá um Fotopaper, a partir das 14h30.
No fim de semana seguinte, na sexta-feira, pelas 22h terá início um torneio de petanca. No Sábado, 28 a partir das 21h e durante 12horas será disputado o torneio de futsal.
No domingo, a partir das 15h30 haverá um leilão tradicional e meia hora depois entram em campo solteiras e casadas para um jogo de futebol. Pelas 17h, a disputa dentro das quatro linhas será entre casados e solteiros. O encerramento oficial está marcado para as 18h e meia hora depois inicia-se o festival de sopas.

Casos de Polícia

A 10 de Julho, um incêndio florestal em Toucinhos, Alburitel consumiu trinta mil metros quadrados de área florestal. As causas e os prejuízos são desconhecidos. O incêndio ocorreu numa zona de caça associativa. Em Fátima, um choque entre um pesado e um ligeiro na Avenida Papa João XXIII provocou apenas danos.
Uma pessoa ficou ferida sem gravidade na sequência do despiste da motoquad em que seguia, em Ramalheira, Freixianda, a 11 de Julho. Uma colisão entre dois ligeiros em Vale da Perra, Atouguia, provocou apenas danos. Um choque no parque do Intermarché entre um ligeiro e um outro veículo provocou danos materiais no primeiro automóvel. Um incêndio consumiu cem metros quadrados de área em Toucinhos, Alburitel. As causas e os prejuízos são desconhecidos. O incêndio ocorreu numa zona de caça associativa. Em Fátima, a colisão entre dois ligeiros, na Estrada de Minde provocou danos.
Uma pessoa ficou ferida na sequência do choque entre um motociclo e um veículo ligeiro em Vilar dos Prazeres, a 12 de Julho. O choque em Carvalhal, Seiça entre uma ambulância e um veículo ligeiro provocou apenas danos. No mesmo dia registou-se um despiste de uma viatura ligeira em Lagarinho, Ourém.
As chamas consumiram dois mil metros quadrados de floresta em Toucinhos, Alburitel, a 13 de Julho. As causas e os prejuízos são desconhecidos. O incêndio ocorreu numa zona de caça associativa. Em Fátima, o choque entre dois veículos ligeiros em Eira da Pedra provocou danos.
A 14 de Julho, as chamas devoraram cem metros quadrados de área em Tomareis, Olival. As causas e os prejuízos são desconhecidos. O incêndio ocorreu numa zona de caça associativa.
Duas pessoas ficaram feridas na sequência do despiste do veículo ligeiro em que seguiam, em Carapita, freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, a 15 de Julho. O despiste de um veículo ligeiro em Caxarias provocou um ferido leve. Uma outra pessoa ficou ferida de uma colisão entre dois ligeiros em Moinho da Areia, Melroeira. Também do despiste de um ligeiro em Casal da Aroeira, Pinheiro, resultou um ferido leve.
Em Fátima, a colisão entre dois ligeiros na Estrada da Moita do Martinho provocou danos materiais.
A 16 de Julho, o choque de dois ligeiros em rio de Couros provocou danos materiais. O mesmo sucedeu na sequência do choque entre duas viaturas nos Jardins de São Miguel, em Nossa Senhora da Piedade. Em Fátima, o choque entre ligeiros, na Estrada de Minde provocou também danos materiais.

Posto de Fátima
Em 6 Julho de 2007, foi apresentada uma queixa por maus-tratos a cônjuge, sendo elaborado o respectivo Auto de Denúncia para o Tribunal. Em 9 Julho de 2007, foi detida cidadã ucraniana de 25 anos idade, por permanência ilegal no país, presente Tribunal foi-lhe aplicada seguinte medida coação, apresentações semanais no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Leiria. No dia 14 de Julho de 2007, decorreu na zona do Posto Territorial da GNR em Fátima, uma operação STOP, empenhando 14 militares, que fiscalizaram 87 viaturas e levantaram 24 autos de contra-ordenação ao código da estrada, um auto de contra ordenação ao Regulamento Sinalização Trânsito, e levantados ainda dois autos de contra-ordenação por excesso de álcool. Em 16 de Julho de 2007, um cidadão de nacionalidade Mexicana, de 42 anos de idade, apresentou queixa no Posto da GNR de Fátima, contra desconhecidos, pelo crime de furto em veículo, quando este se encontrava estacionado numa artéria daquela cidade.

Posto de Ourém
Em 11 de Julho de 2007, foi realizada na área do Posto Territorial da GNR de Ourém, uma operação inopinada no âmbito do Dec.Lei 124/06 e 310/02. Foram empenhados 4 militares e levantados três autos: dois relativamente ao decreto lei 124/06 (Falta de Gestão de Combustível) e um ao decreto lei 310/02 (Poços em inconformidade com a legislação em vigor).
Em 15 de Julho 20007, foi apresentada no Posto Territorial da GNR em Ourém, uma queixa contra desconhecidos, pelo furto de veículo ligeiro de mercadorias, vindo o mesmo a ser recuperado no dia 16 de Julho de 2007.
PSP
Na cidade de Ourém, no dia 14 Julho de 2007, pelas 20H15, foi apresentada denúncia por furto em estabelecimento de Clínica Dentária, tendo sido furtados 210 Euros.

Contactos por SMS trazem jovem a Ourém

Uma jovem de 13 anos foi entregue aos pais, no final da tarde de 16 de Julho, depois desta se ter deslocado desde Oliveira do Douro até Ourém. Não seria este caso notícia se a jovem não tivesse forjado uma declaração da mãe que lhe daria autorização para visitar um rapaz, em Ourém com quem tinha mantido contacto via SMS.
Tudo aconteceu quando a jovem se apresentou em casa do jovem (vinha de táxi) por volta das 10h30 para o visitar durante uns dias. O pai do jovem de 19 anos estranhou o facto porque não conhece a menor ou familiares que, supostamente a deixaram vir até ao concelho. Sabia que o filho tinha mantido contactos com uma jovem porque havia colocado o seu contacto num chat da MTV mas não sabia que se tratava de uma menor já que a miúda sempre fizera crer tratar-se de maior de idade.
A PSP de Ourém contactou a psicóloga da Comissão de Protecção de Crianças e Menores em risco de Ourém para prestar apoio à jovem. Os pais foram contactados e vieram buscar a jovem. Estes já haviam dado conta do desaparecimento da filha.
Paulo Faria, subcomissário da PSP alerta aos pais e famílias para os perigos da Internet e a necessidade de controlar os movimentos dos adolescentes.

Jovem de 14 anos detido por furtos

Um jovem de 14 anos foi detido na sequência de um furto levado a cabo numa ourivesaria da cidade a 16 de Julho, durante a tarde. Tudo aconteceu depois das 17h. Por acaso, um agente da PSP que se encontrava de férias, viu o proprietário do estabelecimento furtado a gesticular na rua. Tendo por base uma descrição do assaltante, o agente entra em contacto com o colega da Esquadra e são encetadas diligências para localizar o suspeito. Vão encontrá-lo em casa e, confrontado com os factos confirmou a autoria do furto, tendo sido inclusivamente reconhecido pelo lesado. O produto do furto, 90 euros, foi encontrado numa garagem existente no aglomerado habitacional.
Perante o modus operandi de vários furtos ultimamente levados a cabo, acabou por confessar ter sido o autor de um levado a cabo numa clínica dentária da cidade, bem como de uma churrasqueira, cujos proprietários não chegaram a apresentar queixa e, de uma florista onde para concretizar o furto, partiu um vidro.
Quanto ao destino a dar ao dinheiro furtado, além de bebidas e tabaco era também gasto em prostitutas.
O processo foi enviado para o Ministério Público e Comissão de Protecção de Crianças e Menores em risco de Ourém que já possui outros processos do mesmo menor. Na eventualidade deste tipo de situações ocorrer mais vezes, a medida de coação que o menor incorre é de internamento num centro.
O comandante da PSP de Ourém salienta que esta força de segurança está atenta e a actuar mas apela à atenção de comerciantes para que não tenham falhas de segurança e, no caso de furto, devem apresentar sempre queixa.

Editorial

Com esta edição, o Notícias de Ourém” comemora 74 anos de vida. Foi precisamente no dia 20 de Julho de 1933 que este semanário se apresentou ao concelho de Ourém e aos ourienses espalhados por todo o mundo.
Desde então, tem sido uma caminhada nem sempre fácil, eivada de obstáculos, felizmente ultrapassados devido à persistência de quantos o tornaram e tornam realidade. Jornalistas, colaboradores, pessoal administrativo, leitores, assinantes, anunciantes e os conselhos de administração que por ele têm passado.

O Notícias de Ourém foi sempre fiel aos princípios norteados por quem lhe deu a existência e por quantos o orientaram na sua já longa caminhada. E assim quer e há-de continuar. Com seriedade, com responsabilidade,dando voz a quem a não tem, contribuindo para o debate de problemas e ideias de interesse para o concelho.
E se por vezes alguns problemas vão surgindo, é porque acompanha e participa na vida da sociedade ouriense. Fala das coisas agradáveis e menos agradáveis. Respeita o cidadão, mas privilegia o bem comum. Critica quando tem de criticar e confronta o poder instituído e as suas propostas porque só assim entende a vivência em democracia.

Os nossos antecessores, verdadeiros mestres na arte de utilizar a “pena” e na forma peculiar de observar e relatar o quotidiano da sociedade ouriense, produzindo o registo do fazer colectivo e de individualidades que se foram distinguindo, registando as ideias e os valores da cultura na sua diversidade e contradições, permitiu que o Notícias de Ourém se impusesse como fonte documental na realização de pesquisas no que se refere à história do concelho de Ourém.
Tem sido também meritória a sua acção junto de quantos mais acentuadamente sentem as agruras da vida, e a sua secção “Feiras dos Pobres” que já vem de algumas décadas, continua bem viva, ainda que com as alterações que a mutação dos tempos exige.

Ultimamente, tem-se assistido a algumas iniciativas do poder instituido no país, criando sucessivos obstáculos à imprensa regional, pondo em causa a liberdade de expressão (valor sagrado que o povo conquistou na Revolução de Abril). Jornais houve que já fecharam as portas. Outros ponderam esta situação como muito provável. A Associação da Imprensa Não Diária luta por encontrar soluções que viabilizem a continuidade dos seus associados.
O Notícias de Ourém, apesar das dificuldades impostas, vai continuar na luta. Reduziu custos e pediu alguns sacrifícios aos seus leitores e assinantes, conforme largamente anunciado nas últimas edições. Ao mesmo tempo, procedeu a algumas alterações. A composição passou para outra gráfica inteiramente dedicada ao sector da imprensa e registaram-se algumas alterações que permitem uma melhor qualidade de apresentação para o leitor, crescendo para o anunciante as opções de apresentação do materialcom o alongamento dos prazos e horários de entrega.

Hoje, passados que são 74 anos e, creio, que credores da confiança e carinho que os leitores e anunciantes nos têm manifestado, desejamos continuar o nosso caminho em prol do concelho de Ourém.
Com a ajuda destes mesmos leitores e anunciantes o futuro será risonho.

13 julho 2007

Notícias de Ourém, 13 de Julho de 2007

Aviões combatem fogos a partir da Giesteira

A Câmara Municipal de Ourém deu parecer positivo à utilização da pista da Giesteira, no combate a incêndios florestais. A medida foi aprovada, por unanimidade, na reunião do executivo da última segunda-feira, 9 de Julho.



leia a notícia completa na edição impressa

Parque eólico no Bairro

Uma comitiva integrada pelo presidente da Câmara e por elementos da Junta de Freguesia de N. S. das Misericórdias, visitou, na passada terça-feira, um parque eólico no concelho de Torres Vedras.


leia a notícia completa na edição impressa

Moto Clube Ourém descontente com Câmara

O Moto Clube Ourém viu rejeitada a sua pretensão de sede por parte da autarquia de Ourém. Esta foi a ‘gota de água’ num processo que se arrasta há já algum tempo e que começou com a atribuição dos subsídios às colectividades, referentes a 2006.

Mas o mal estar começa antes, no final da concentração de 2006, um artigo no site da Federação Nacional de Motociclismo dá conta que “foi com pena que constatámos não ter havido autorização por parte da autarquia” para que as piscinas “pudessem ser utilizadas e as zonas verdes”. Dessa forma “concerteza, estariam muitos mais participantes e o esforço do clube seria bem mais recompensado”, pode ler-se no artigo.
O Moto Clube queixa-se da falta de apoio na concentração, não só monetário mas também logístico.
No período estipulado, em 2007, a colectividade candidata-se ao subsídio anual referente a 2006. Por engano dos serviços da autarquia, refere aponta a presidente, a candidatura é incluída na freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias. Verificado o erro, a deliberação da reunião de Câmara de 30 de Abril, foi enviada a Dora Catarina Vaz, refere a actividade promovida por esta colectividade “Não se enquadra na política cultural nem desportiva do concelho”. A carta, assinada pelo vereador do pelouro aponta ainda que “associações desta natureza poderão ser apoiadas na realização de provas que possam funcionar como atracção turística ao concelho e que sejam reconhecidas pelas organizações desportivas do sector”.
A presidente do clube lembra que a concentração atrai centenas de pessoas ao concelho e que os sócios do moto clube “vão para tantas concentrações com o nome de Ourém às costas”. E dá o exemplo de outras concentrações onde as autarquias locais apoiam esse tipo de realização.
Em 2007, por falta de apoios, segundo refere, o Moto Clube não apresentou candidatura para a realização da concentração. Mas tem feito outras iniciativas, a última das quais, a 1 de Julho.


Sem sede
O descontentamento subiu de tom com o pedido de uma cedência de uma sede. “Já comecei a tratar disso o ano passado”, explica a responsável. Fala de reuniões que teve, em representação do clube, com o vice-presidente da autarquia. A escola das Louças era uma possibilidade. No entanto, foi cedida à Associação de artistas e artesãos de Ourém.
Mas recebe uma carta, tendo em conta um despacho de 20 de Março de 2007 onde pode ler-se que “deverá abordar o presidente de Junta de Freguesia de Seiça, a fim de verificarem a viabilidade da cedência de uma das EB1 devolutas, nomeadamente: Cristovãos, Valada e Fontaínhas”.
Sem desistir, em colaboração com o Vespa Clube de Ourém fazem diligências para que lhes seja cedido um local (que serviria de sede aos dois clubes) na cidade ou próximo.
A deliberação foi tomada, por unanimidade, na reunião de 21 de Maio de 2007. Foram prestados esclarecimentos por parte do vereador do pelouro, Humberto Piedade referentes à “indisponibilidade” da escola de Louças. Os responsáveis das colectividades propuseram que houvesse uma troca já que a Associação de artistas e artesãos tinha manifestado a disponibilidade para libertar a básica das Louças se pudessem usufruir da EB1 de Pinhel. “Ora, a EB1 de Pinhel está ocupada com obras de arte e não me parece aceitável propor a sua mudança”.
Na mesma reunião foi ainda ouvido o chefe da Divisão de Educação, Desporto e Cultura. Mário Catarino adiantou que “a proposta é inviável para além de acarretar muitas alterações nos protocolos”.
A Câmara informou, “as associações requerentes que a cedência pretendida não tem enquadramento nos objectivos culturais e/ou desportivos da Câmara”.
Insatisfeita com esta decisão, a presidente da Moto Clube questiona o presidente da Câmara sobre o assunto, na reunião pública de 4 de Junho de 2007.
Segundo a acta “a associação em causa poderá ser financiada pontualmente, consoante as actividades que for organizando e o interesse das mesmas a nível promocional do concelho”. A autarquia informou que “não pretende ceder o antigo edifício escolar ao Moto Clube de Ourém, por considerar que não há componente cultural na associação criada e que os referidos edifícios têm vindo a ser cedidos a algumas Juntas de freguesia, para uso cultural exclusivamente”.

Idosos em passeio


Iniciou-se, no passado dia 10 de Julho, o já tradicional passeio dos idosos do concelho de Ourém. Esta iniciativa da Câmara Municipal realiza-se este ano na região de Coimbra, com visitas à Universidade e ao Jardim Botânico, almoço convívio no parque de merendas de Montemor-o-Velho, visita ao Castelo desta localidade, paragem na praia da Figueira da Foz e lanche no parque de merendas de S. Pedro - Gala.
Tendo como objectivos proporcionar aos mais velhos momentos de convívio, animação e alegria, complementados pelo conhecimento do património mais significativo das regiões visitadas, esta actividade conta este ano com a participação de 2544 pessoas, provenientes de todas as freguesias do concelho. As viagens são repartidas por oito dias (10, 11, 12,13, 24, 25, 26 e 27 de Julho) estando prevista a utilização de um total de 51 autocarros.
Sendo uma actividade de grande envolvimento, ela conta com a participação, para além dos técnicos do Município, de várias alunas da Escola Profissional de Ourém, Enfermeiras do Centro de Saúde e o apoio fundamental das Juntas de Freguesia, que se encarregam de efectuar as inscrições dos participantes e os acompanham nas viagens. Além disso, são ainda importantes os apoios da PSP, na partida de Ourém, nas paragens em Coimbra e na orientação do trânsito na Figueira da Foz, de modo a tornar possível a circulação simultânea desta comitiva, composta por cinco a oito autocarros por dia.
Em Coimbra o grupo divide-se em dois, para visitar o Jardim Botânico e a Capela de S. Miguel, na Universidade mais antiga do país.
Nos locais de paragem, em Montemor-o-Velho e em S. Pedro, o convívio é animado pela participação de vários acordeonistas, que dão o mote e o acompanhamento ao canto e à dança dos participantes, após o repasto repartido entre todos sob a forma de piquenique. Também durante as deslocações, em cada autocarro, a animação é grande, com informações culturais, canções, poesia e anedotas, proporcionando momentos de boa disposição a todos os participantes.

COMUNICADO DE IMPRENSA

A Assembleia-Geral de Militantes da Secção de Ourém do PSD, recentemente reunida, deliberou emitir o seguinte comunicado:
LOCALIZAÇÃO DO NOVO AEROPORTO INTERNACIONAL


leia a notícia completa na edição impressa

JS não quer Modelo no Vale da Aveleira

A Concelhia de Ourém da Juventude Socialista emitiu novo comunicado reforçando a sua posição relativamente à instalação do Hipermercado Modelo, no Vale da Aveleira, em Ourém.

leia a notícia completa na edição impressa

JS foi a votos

Depois das últimas eleições concelhias da JS, foi eleito como Secretário Coordenador Concelhio o militante Filipe Gaspar.
Juntamente com o responsável máximo da Juventude Socialista da Concelhia de Ourém da JS, foi eleito como número 2 da Concelhia, Nuno Baptista como Presidente da Comissão Política Concelhia.
A próxima reunião da Comissão Política Concelhia, constituída por 22 militantes irá eleger o Secretariado Concelhio (órgão executivo) sob proposta do Coordenador Concelhio.
Filipe Gaspar tem como prioridades a reestruturação interna da JS Concelhia, a formação dos militantes e a preparação para as próximas Eleições Autárquicas, estando sempre a JS alerta para as questões mais prementes da vida política, social, cultural e económica do nosso Concelho.

Ourém impõem-se na distrital
No último fim de semana realizou-se a XIII Convenção Distrital da JS.
O Presidente da JS Distrital é Bruno Gomes da Concelhia de Ferreira do Zêzere.
Nuno Baptista foi eleito Presidente da Comissão Política Distrital.
Para este órgão foram ainda eleitos Filipe Gaspar, Micael Nunes, Pedro Abreu, Patrício Santos, Dinis Antunes, Francisco Santos, Sérgio Antunes, Pedro Nobre, Patricio Gameiro e Pedro Reis, naquela que foi a maior representatividade da Concelhia de Ourém neste órgão distrital.
Como representantes da JS na Comissão Política Distrital do PS, foram eleitos os Nuno Baptista e Micael Nunes, reforçando a presença de Ourém no órgão consultivo do PS a nível distrital.

PSD com novo núcleo de Freixianda

A Comissão Política do Núcleo de Freixianda do PSD tomou posse no passado domingo, dia 8 de Julho, congregando cinco freguesias do norte do concelho, a saber, Casal dos Bernardos, Formigais, Freixianda, Ribeira do Fárrio e Rio de Couros.

Liderado por Humberto Piedade o novo núcleo social-democrata do norte do concelho acaba de concretizar um desejo antigo. Segundo Humberto Piedade, trata-se de «uma aspiração com cerca de 20 anos que tem vindo sempre a ser adiada sem qualquer razão aparente». Agora, afirma, «reuniram-se as vontades necessárias e o núcleo avançou».
Coube a Humberto Antunes, a condução das formalidades e, pós a leitura da acta e das referências a José Simões Marques, impulsionador do projecto, reafirmadas pelos oradores que se seguiram, os elementos assinaram o compromisso.
Humberto Piedade, agradeceu a preparação e a força dada por «homens com um passado valoroso no PSD» que permitiram chegar a esta fase, o que «eleva a responsabilidade do muito trabalho que há pela frente.»
Vítor Frazão, presidente da concelhia, destacou a «fibra» dos militantes e simpatizantes do PSD e referiu que a iniciativa “100 dias/100 novos militantes”, realizada recentemente, que tinha culminado no próprio dia com 183 novos militantes, se actualizou para 214, prova da vitalidade e espírito de abertura do partido. Apelou, ainda, à unidade do Partido, com vista às eleições de 2009.
Vasco Cunha, Presidente do PSD Distrital, encerrou a tarde, dizendo que a nova equipa tem já um grande desafio pela frente, as intercalares da Ribeira do Fárrio, agendadas para 5 de Agosto. Enquadrando a tipologia do Núcleo à luz dos estatutos do PSD, definindo-o como uma célula vital, constituída pelos «intérpretes mais próximos das populações». Cunha apelou à lógica do estreito relacionamento e forte complementaridade com a Comissão Política concelhia, mostrando-se satisfeito com a dedicação evidenciada em Ourém nos mais diversos actos e com o posicionamento e as raízes muito profundas entre o PSD e o povo.
Ao NO, o presidente do novo núcleo, garantiu que este «não pretende ser um espartilho mas sim uma porta aberta para a discussão de ideias e para a cimentação de algum lobby que seja necessário para defender os interesses do norte do concelho». Mas, garante, «nunca contra, antes sempre com os órgãos concelhios e distritais do partido».
Quanto a prioridades que possa ter este «lobby», Humberto Piedade prefere esperar pela primeira reunião do núcleo para que, afirma, «todos possam apresentar as suas opiniões sobre os vários interesses a defender». Mas, desde já, vai avançando que uma das grandes prioridades será, sem qualquer dúvida, a questão das acessibilidades.

Composição da Comissão Política
Presidente – Humberto Lopes Piedade
Vice-Presidente – Humberto Luis Ferraz Antunes
Tesoureiro – Francisco Caetano
Vogais:
Sérgio Manuel Gameiro Fernandes; Pedro Nelson Pereira Marques; Manuel Dias de Abreu; Carla Cristina Pereira da Costa; Paulo Luis Marques Nunes; Manuel Jesus Gaspar; José Luis Marques Brito; Daniel Alves Gomes; José Simões Marques

O perigo à espreita


A denúncia vem da JS de Ourém. Recordam o abate do muro que ladeia o parque da escola do 1º ciclo dos castelos, aquando das chuvas de Inverno e não entendem como é que a situação ainda não foi resolvida.

leia a notícia completa na edição impressa

Encontro de pára-quedistas

Dia 29 de Julho tem lugar, em Ourém, um encontro de pára-quedistas. A concentração é às 11h00 junto ao monumento dos Combatentes (junto à igreja), onde serão homenageados todos os militares falecidos, com a presença de uma força militar. Segue-se, pelas 12h00, o almoço-convívio no restaurante Ponto de Encontro.
As inscrições podem ser feitas através dos telefones: 934 571 511 (Manuel Henriques); 934 580 980 (Francisco Fernandes); 914 995 884 (Rui Cardoso); 918 630 104 (Vítor Henriques) e 914 493 604 (Daniel Silva).

Avenida e escavações na encosta

Fomos contactados por um leitor devidamente identificado que nos pediu para tentarmos saber o que se passa na encosta por trás da casa mortuária onde, esta semana, se iniciaram escavações. Contactámos o presidente da Câmara que nos esclareceu existir para aquela zona um plano que está activo. A única ilegalidade aparente passava pela falta da placa afixada, informando sobre a obra em curso.
O mesmo leitor fez um reparo sobre o mau estado em que se encontra a avenida Nuno Álvares Pereira, principal artéria da cidade. Em relação a esta, David Catarino diz estar em preparação uma acção integrada, denominada Valourém II que prevê a reabilitação de algumas estruturas, nomeadamente de água e esgotos. Esta avenida e a rua dos Bombeiros fazem parte desta acção que se prevê avançar no próximo ano.

ACISO promove: Sessão de Informação a empresários

“Novo Sistema de Informação de Boletins de Alojamento (SIBA) – utilização obrigatória, a partir de 18 de Agosto de 2007, em todos os estabelecimentos e unidades de alojamento” .
De acordo com o disposto no n.º 1 do Artigo 98.º do DecretoLei n.º 244/98, de 8 de Agosto, todos os Estabelecimentos que facultem, a título oneroso, alojamento a Cidadãos Estrangeiros estão obrigados a comunicar ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), através do denominado Boletim de Alojamento (BA), no prazo de 3 dias úteis a partir da data do checkin e da data do checkout, todo o alojamento facultado a Cidadão Estrangeiros (incluindo-se os Nacionais de Outros Estados membros da UE), obrigação cujo incumprimento constitui uma contra-ordenação punível com coima que poderá chegar aos 125,00 euros por cada Cidadão não registado.
Decorrente desta imposição e em consequência da entrada em vigor da Portaria n.º 287/2007, de 16 de Março, foi tornada obrigatória a realização da Comunicação de Alojamento de Estrangeiros, junto do SEF, por via electrónica (Internet) e em substituição dos BA’s, pelo que se torna necessário proceder a um PréRegisto de cada Estabelecimento/Unidade por forma a validar e viabilizar a sua utilização do SIBA.
Nesta conformidade, a Direcção da Associação Empresarial Ourém Fátima julgou oportuno agendar, para o próximo dia 20 de Julho (SextaFeira), pelas 15H30’ na Sede da ACISO em Ourém, uma Sessão de Esclarecimento especificamente direccionada para facultar aos seus Associados toda a informação relacionada com esta temática.

ArteCafé: Balanço positivo com algumas agruras


Tal como anunciámos na anterior edição, a propósito do seu segundo aniversário, conversámos com um dos sócios gerentes do ArteCafé.

Paulo Assis começou por fazer um balanço positivo destes dois anos de funcionamento do bar. Isto porque, afirma, «a resposta dos clientes e amigos, em termos gerais, tem sido positiva». Se bem que, confessa, ainda não há habituação e uma postura cultural como deveria, nomeadamente aquando de alguns espectáculos que requeriam menos barulho do que aquele que, por vezes, acontece». Mas Paulo Assis acredita que «essa é uma questão que se resolverá com o tempo e com a habituação».
Questionado se o modelo actual de funcionamento do bar era o que estava na ideia dos seus gerentes quando avançaram com o projecto, Paulo Assis diz que, «inicialmente, o que estava subjacente ao nascimento do Artecafé, passava por uma complementaridade com a Sala Luso-galaica», onde se esperava existir forte actividade de índole cultural. Mas «como tal não se veio a verificar e a sala se tem mantido fechada, a decisão foi de avançar para espectáculos. Inicialmente às sextas-feiras e sábados, depois também às quintas. Desde há uns meses passou a haver espectáculos permanentemente às quintas e sextas». Trata-se de «espectáculos variados com música, teatro, dança…».
Por outro lado, Paulo Assis fala de uma postura assumida pelo bar em relação à comunidade. «Nestes dois anos dispusemo-nos sempre a colaborar, às vezes com algum sacrifício, com associações e instituições da terra. É uma casa que tem sempre as portas abertas», afirma. Daí que já ali tenham sido realizados vários espectáculos de solidariedade e outros estão já agendados. Para além disso, «também ajudamos algumas instituições, umas com géneros, outras monetariamente, na medida das nossas possibilidades». Até porque «por vezes pode parecer que é uma casa que gera grande fluxo de capitais mas na verdade têm grandes despesas. Até porque há espectáculos que são caros e que não chegam a gerar o suficiente para se auto-financiar». Por isso «foram dois anos complicados mas há sempre umas seis instituições que vamos apoiando, por vezes lutando contra muitas adversidades». Destas diz que passam sobretudo por «habituar as pessoas a um conceito completamente novo em Ourém e ao respeito pela casa, pelos artistas que por ali passam mas também pelos seus frequentadores», no sentido de criar um ambiente onde as pessoas possam «sentir-se bem com as famílias sem que se sintam incomodados por comportamentos menos desejáveis».
Mas apesar de tudo, considera que o tal balanço é positivo e a prova disso está na festa de aniversário que reuniu «mil pessoas, o que não acontece frequentemente em Ourém».

«Há invejas»
Face a algumas criticas que têm por base os laços familiares de alguns elementos da casa com personalidades ligadas à política concelhia, Assis diz que «fomos um pouco vítimas dessa conjuntura. Logo no início fomos confrontados com algumas dificuldades que em certos casos passaram mesmo por atitudes de má fé. Mas penso que isso tem vindo a ser ultrapassado». No entanto, é com alguma mágoa que diz acreditar existir «alguma inveja» que não entende, até porque «foi tudo feito dentro da lei e a esse nível somos absolutamente cumpridores». Para além disso refere o facto de ajudarem na protecção do parque linear, «pagando segurança privada» e ajudando assim a que aquele espaço não se degrade. Manifesta a sua satisfação por a Câmara ali ter colocado, recentemente, câmaras de segurança, embora considere que são poucas, mas «já foi uma boa medida» para desencorajar alguns comportamentos menos aconselháveis».
Garante ainda que «nunca houve favorecimentos, bem pelo contrário, muitas vezes acabamos sendo prejudicados e o que ali está é fruto de muito trabalho e de muitos sacrifícios pessoais». Agora, é facto que tem havido o cuidado de «manter um bom relacionamento com o senhorio», até porque acreditem que «se as coisas se fizerem bem, em parceria e com boa fé, quem tem a ganhar é a terra».
Confrontado com as criticas que se fazem através dos blogs, Assis aponta-as como actos de «cobardia no seu expoente máximo», porque as pessoas não têm coragem de dar a cara e preferem mandar bocas e fazer acusações sem ter conhecimento de causa e sem terem consciência da responsabilidade do que estão a dizer sob a capa do anonimato».
Mas diz que «já ultrapassámos isso». Até porque estão conscientes do trabalho que desenvolvem». Recebemos artistas que trabalham nas melhores casas da capital. A maioria vem cá por amizade porque pelo seu estatuto já não andam por bares». Dá o exemplo da vinda de António Feio que considera uma referência nacional no teatro e não só para dizer que ele «veio por amizade com interposta pessoa. A ideia foi vir tocar umas guitarradas, uma faceta sua que as pessoas não conhecem e também fazer conversa de café. Mas as pessoas esperavam o espectáculo das “conversas da treta” e não perceberam que era impensável pagarmos um espectáculo desses. O que acabou por acontecer não foi bonito e nem dignificou a imagem de Ourém».
Outro exemplo que aponta é o do grupo Serva La Bari que, mais uma vez aponta como artisitas de topo, recordando que fizeram a inauguração do Campo Pequeno no espectáculo de La Féria. Foi a segunda vez que vieram ao ArteCafé. Assis recorda que foi pedido algum comedimento no barulho mas que tal não sucedeu. Mais uma vez manifesta-se esperançado que, com a habituação, as pessoas assumam uma postura diferente para com estes actos culturais.

Para o Verão estão agendados vários espectáculos que quer manter em segredo «por questões comerciais» mas garante a sua qualidade. Para já vai apontando uma grande festa de encerramento da época estival, em Setembro, com muita música e artistas convidados. Haverá, pela primeira vez, um Ourém Fashion que contará com a presença de modelos nacionalmente reconhecidos e a temporada de Inverno abrirá com um grande espectáculo de José Cid, já em preparação.

Maravilhas na região

O Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e Óbidos foram eleitos como duas das “7 Maravilhas de Portugal”, anunciadas na cerimónia internacional da eleição das novas 7 Maravilhas do Mundo, que decorreu no passado dia 07.07.2007, em Lisboa.


O Mosteiro de Alcobaça, ou Abadia de Santa Maria de Alcobaça, foi fundado em 1153 por doação de D. Afonso Henriques a Bernardo de Claraval no seguimento de um voto feito por D. Afonso Henriques aquando da conquista de Santarém aos Mouros. A construção decorreu entre 1178 e 1254, seguindo o modelo da casa mãe da Ordem de Cister em Claraval, França. Trata-se da maior e primeira grande obra do Gótico primitivo português, é uma das mais importantes abadias cistercienses europeias e foi classificada Património Mundial pela UNESCO em 1989.

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Vila da Batalha, foi construído na sequência de um voto feito por D. João I à Virgem se vencesse a Batalha de Aljubarrota contra os Castelhanos. As obras decorreram entre 1388 e 1580, ao longo de seis reinados. É o grande monumento do gótico final português, um dos primeiros onde ao gótico flamejante quinhentista se juntou a nova arte manuelina de seiscentos - simbolo da Expansão Maritima Portuguesa. Em 1983 foi classificado Património Mundial pela UNESCO.


A vila de Óbidos guarda séculos de história entre as suas muralhas. Com um vasto património de arquitectura religiosa e vestígios histórico-monumentais, a vila de reis e rainhas foi, noutros tempos, local de preferência para descanso ou refúgio das desavenças da Corte. D. João IV e D. Luísa Guerra, D. Pedro II e D. Maria I, D. Leonor, D. Catarina de Áustria e D. Carlos, foram alguns dos monarcas que passaram por estas terras deixando, de uma forma ou de outra, marcas que a vila ainda hoje mantém. A origem da vila de Óbidos remonta ao século I, à cidade de Eburobrittium. Romanos, visigodos e árabes foram povos que marcaram presença por estas paragens. O ano de 1148 marca a tomada aos mouros de Óbidos, sendo em 1210 doada por D. Afonso II à Rainha D. Urraca. O primeiro condado de Óbidos é instituído em 1636 e, sete anos mais tarde, D. João IV manda reparar novamente as muralhas.
Pensa-se que o Castelo de Óbidos é de origem romana mas foi depois uma fortificação sob o domínio árabe. Classificado como Monumento Nacional o castelo apresenta um estilo arquitectónico militar.

Falta de água na Urqueira

A falta de água nos primeiros dias de Julho, em Urqueira, motivou algum descontentamento por parte dos moradores. Do dia 1 para 2, a população não teve água durante 22 horas.


leia a notícia completa na edição impressa

GNR preso por extorsão

Um militar da GNR de Ourém foi detido na quinta-feira, dia 5, por suspeita da prática de um crime de corrupção, aor tentar extorquir dinheiro em troca do perdão de uma multa a uma automobilista que não respeitou um sinal vermelho.

leia a notícia na edição impressa

Casos de polícia

Em Fátima, a 3 de Julho, uma colisão entre dois veículos ligeiros na Estrada da Moita-Fátima, entre dois ligeiros provocou danos materiais. Um choque entre duas viaturas ligeiras na rua padre Raimundo Anjos beirão, na Cova da Iria, provocou danos. Uma colisão na Avenida D. José Alves Correia da Silva entre dois ligeiros resultou em danos materiais nas viaturas.
Uma pessoa ficou ferida, embora sem gravidade na sequência do despiste da viatura em que seguia, a 4 de Julho, em Espite. Em Fátima, um acidente que envolveu dois ligeiros na rua Visconde Montelo.
Um incêndio em Fontainhas de Seiça consumiu 200 metros quadrados de floresta. As causas e prejuízos são desconhecidos tendo ocorrido em zona de caça associativa. Em Alburitel, as chamas consumiram 50 metros quadrados de área. As causas e prejuízos são desconhecidos tendo ocorrido em zona de caça associativa.
Quanto a acidentes, uma pessoa ficou ferida sem gravidade na sequência do despiste da viatura em que seguia, em Pinhal do Rei, Nossa Senhora das Misericórdias. De um outro despiste em Lagoa do Furadouro, resultou um ferido ligeiro. Já da colisão entre dois veículos ligeiros resultaram dois feridos leves.
A 6 de Julho, um incêndio em Cisterna, freguesia de Olival consumiu 100 metros quadrados de zona florestal. As causas e prejuízos são desconhecidos tendo ocorrido em zona de caça associativa.
Duas pessoas ficaram feridas com gravidade, na sequência do despiste de um ligeiro em Alburitel, a 7 de Julho. Um incêndio nos subúrbios de Carcavelos de Cima, Olival consumiu uma área de 2 000 metros quadrados de área. As causas e prejuízos são desconhecidos tendo ocorrido em zona de caça associativa.
Três incêndios foram registados no concelho de Ourém, a 8 de Julho. O primeiro deflagrou em Portela da Mata, Urqueira, consumiu 100 metros quadrados sendo as causas e valores desconhecidos. Dois mil metros quadrados arderam em Castanheiros, Casais da Abadia, Caxarias. As causas e prejuízos são desconhecidos tendo ocorrido em zona de caça livre.
Em Vale de Areias, Toucinhos, Alburitel, as chamas consumiram 2 500 metros quadrados de área florestal. As causas e prejuízos são desconhecidos tendo ocorrido em zona de caça associativa.
Na Estrada de Loureira – Fátima, o choque entre dois ligeiros provocou danos materiais.
As chamas voltaram a Toucinhos, Alburitel, a 9 de Julho. As chamas consumiram 2 500 metros quadrados de floresta. As causas e prejuízos são desconhecidos tendo ocorrido em zona de caça associativa.
No dia seguinte, 10 de Julho, arderam 30 mil metros quadrados de área num incêndio florestal em Toucinhos, Alburitel. As causas e prejuízos são desconhecidos tendo ocorrido em zona de caça associativa.
Em Fátima, uma colisão na avenida Papa João XXIII entre um pesado e um ligeiro resultou em danos materiais.

Área da PSP

Condução sob o efeito de álcool: dia 5 , foi detido um indivíduo, do sexo masculino, de 37 anos de idade, por ser detectado a conduzir viatura automóvel e ao ser fiscalizado acusar a taxa de 2,71 gramas por litro no sangue.
Furto em residência - dia 7 foi apresentada denúncia contra desconhecidos que depois de abrirem a porta que se encontrava fechada apenas no trinco, introduziram-se no interior de uma residência e subtraíram os seguintes artigos: 2 fios de ouro com crucifixo; 1 medalha em ouro com madre pérola; 3 anéis em ouro com pedras; 1 anel em ouro com inscrição; 2 pares de brincos em ouro; 1 aliança em ouro; 1 pulseira em ouro. O valor atribuído ao furto é de 2500 euros.

06 julho 2007

Notícias de Ourém, 06 de Julho de 2007

No combate aos incêndios

O dispositivo de combate a incêndios já está preparado. A fase Charlie iniciou-se a 1 de Julho e os meios estão preparados.
A rede de pontos de água existentes foi ampliada, contando agora com mais dois pontos de abastecimento, num total de 23, capazes de abastecer tanto meios aéreos como meios terrestres de combate a fogos. Um dos pontos situa-se na freguesia de Freixianda e o outro na freguesia de Caxarias. Ambos os terrenos onde estas estruturas se encontram foram cedidos pelas juntas de freguesia locais.
A torre de vigia existente em Óbidos, freguesia de Olival, foi substituída por outra com maiores capacidades, permitindo uma prevenção mais eficaz.
Numa outra perspectiva de prevenção e combate a incêndios, a autarquia tem feito esforços, no sentido de “apelar ao bom senso e civismo de todos” para “evitarem comportamentos capazes de resultar em incêndio”, assim como para contactarem as autoridades locais ou os números de emergência 112 ou 117, no caso de detectarem algum potencial fogo.
Por outro lado, a autarquia deliberou não permitir, no período crítico de incêndios, a emissão de “autorizações prévias para o lançamento de foguetes ou fogo de artifício”.
Com esta medida, David Catarino, presidente da câmara de Ourém, pretende “limitar uma das causas de incêndio e, assim, contribuir para os restantes esforços” que o município tem realizado.

Pista em acção
Na pista de aviação, situada na localidade de Giesteira, freguesia de Fátima, irão ficar disponíveis dois aviões ligeiros de combate a incêndios, «que ficarão em prontidão total, arrancando logo na fase de detecção de incêndio», refere a Câmara, adiantando que estes meios ficarão no concelho, até finais de Setembro.
Os bombeiros de Fátima estão a dar apoio logístico à equipa de aeronaves. Três elementos dos soldados da paz de Fátima: um operador de comunicações, um motorista e um técnico de apoio estarão diariamente a prestar apoio no Centro de Meios Florestais. Na pista estão dois aviões de combate a incêndios florestais, Dromaders.

4º aniversário da autonomia de Fátima: Bombeiros recebem divisas


Onze aspirantes passaram a bombeiros de terceira classe, 14 bombeiros passaram de bombeiros de terceira a bombeiros de segunda classe, um elemento passou de bombeiro de segunda a bombeiro de primeira. Uma enfermeira recebeu, também, as insígnias numa cerimónia interna do corpo de bombeiros de Fátima, que serviu para assinalar os quatro anos de autonomia.
Familiares, amigos e outros bombeiros participaram neste momento que, no próximo ano, segundo o presidente da direcção, deverá ser oficial e alargado às famílias, no almoço convívio.
Todos – disse - referindo-se às bombeiras e bombeiros “estão cá para servir” mesmo em prejuízo da vida pessoal e familiar. E “estão aqui, sempre que precisamos”. José Gonçalves apontou ainda o “reconhecimento” pelo trabalho efectuado, tanto dentro como fora do quartel.
Quanto a material, o presidente da Direcção anunciou que o corpo de bombeiros está em vias de adquirir uma ambulância de socorro e que “está prometido” um carro de combate a incêndio florestal. Em Julho, aquando do arraial, promovido pelos bombeiros será também apresentada uma viatura, usada, oferecida à corporação.
Os voluntários de Fátima continuam a debater-se com a questão do espaço, o que, seria resolvido com a construção de um quartel. Aos bombeiros José Gonçalves disse que estava a aguardar a publicação de um decreto-lei sobre a matéria (o que deve acontecer até final do ano) depois de uma reunião privada com o secretário de estado da tutela, para depois iniciar esforços que conduzam ao quartel. Entretanto, a direcção está a efectuar diligências quanto ao local onde deverá ser construído o quartel.
O presidente sossegou a população garantindo ainda que a verba angariada no quartel não será gasta senão nesse fim, estando depositada numa conta bancária.
O comandante do corpo dos bombeiros voluntários sublinhou que se tratava de um “dia inesquecível” para os soldados da paz apontando o entusiasmo e esforço com que, depois do horário laboral, estes homens e mulheres se dedicaram aos estudos para progressão na carreira.
”Vamos continuar com a nossa dedicação, pondo em prática tudo o que sabemos para levar mais alto o nome de Fátima”, sublinhou Costa Pereira.
O presidente da Mesa da Assembleia Geral, Nazareno do Carmo salientou o esforço e dedicação, desta e anterior direcção bem como dos bombeiros no trabalho que têm feito em prol da população. “Estamos orgulhosos da sua presença”, acrescentou. E incentivou bombeiros e direcção para que “continuemos a desempenhar o nosso papel, com toda a comunidade”.

Enfermeira e bombeira


Dissociar a bombeira da enfermeira e a Cláudia desses dois papéis é algo que não se consegue. Cláudia Gameiro, 24 anos, enfermeira há dois, bombeira há um ano na corporação de Fátima recebeu os galões de enfermeira, a 1 de Julho. Agora é adjunta do quadro de especialistas.
Tudo está ligado, diz esta jovem que, apesar dos galões recebidos, isto não vai mudar em nada a forma como trabalha e como se relaciona com os colegas. “Tenho orgulho em ser enfermeira e bombeira”, refere. Para ela, o momento do último domingo, foi de “reconhecimento” partilhado com a família.
Enquanto bombeira sai sobretudo, nas noites de serviço, em emergências de saúde. Além disso, faz questão de, quando pode, depois do seu trabalho, passar pelo quartel, saber se pode ajudar. Enquanto enfermeira, na Urgência do hospital de Torres Novas, ao ver colegas bombeiros e, quando se proporciona, “identifico-me como bombeira de Fátima”.
E mudou a forma como vê o trabalho dos bombeiros já que “estamos dispertos para outras coisas”. A urgência por outro lado, deu-lhe “uma bagagem muito forte” já que é muito do pré-hospitalar, cuidados que os soldados da paz, prestam numa primeira fase. O pré-hospitalar “depende muito da capacidade de improviso”.
Enquanto bombeira “há a expectativa do que vou encontrar (tipo de situações)” enquanto que, o seu papel de enfermeira “é estar e acompanhar o doente”, dos 0 aos 104 anos, diz a jovem que, sempre quis ser enfermeira e que “não me vejo a fazer a fazer outra coisa”.

Domingo é o dia grande da Festa dos Tabuleiros


A festa dos mais pequenitos não defraudou a multidão que no passado domingo invadiu as ruas do centro histórico de Tomar.
Foi o «Cortejo dos rapazes» que reuniu perto de duas mil crianças das escolas e jardins-de-infância do concelho. Como gente grande, desfilaram transportando tabuleiros e, os mais pequeninos, cestas, todos cheios do colorido próprio desta festa centenária que, de quatro em quatro anos, enche de cor a cidade templária.
Tudo foi feito como se se tratasse do Cortejo dos Tabuleiros dos «adultos». As crianças levam os trajes de tradição: as meninas vestidas de branco com uma fita de cor à cintura e à tiracolo, sogra ou rodilha e transportam o tabuleiro que terá a sua altura e os rapazes trajam calça preta, cinta preta, barrete preto no ombro, camisa branca e gravata da cor da fita da menina.
Cortejo dos Tabuleiros
No próximo domingo é o dia do cortejo maior, aquele que leva a Tomar milhares de pessoas.
As palavras do historiador Manuel Guimarães, traduzem a emoção que percorre quem vai no Cortejo e quem assiste à sua passagem: «As raparigas, figuras principais, desfilam em duas longas filas ao lado dos seus ajudantes (os rapazes) que seguem do lado de dentro mas sempre atentos às companheiras. Dirigem-se à Praça da República onde o Cortejo enrola harmoniosamente até preencher sem sobressaltos a placa central. Um representante da Igreja vem à Praça, paramentado, dar a bênção aos Tabuleiros. Depois, a um sinal do sino, é a elevação, um momento inesquecível. Uma moldura humana impressionante aplaude comovida, este momento mágico, único, pela sua grandiosidade, simbolismo e beleza, único na nossa arte e na nossa cultura.»

Ruas engalanadas
Mas já na sexta-feira à noite, são abertas as ruas enfeitadas com milhões de flores de papel feias pelos seus moradores, procurando cada uma ser a mais bonita.
E se o dia grande da festa é no próximo domingo, a verdade é que a cidade está em festa há já muito tempo. Isto porque, em cada ano que esta se realiza, as cerimónias têm início no Domingo de Páscoa.
O Cortejo das Coroas é o primeiro acto solene da Festa dos Tabuleiros e destinava-se, antigamente, a anunciar à população a próxima celebração da sua Festa maior. No chamado terceiro ciclo da Festa (após 1950), O Cortejo sai da Misericórdia, fiel depositária do Pendão e Coroas da cidade de Tomar, dirige-se à Igreja de S. João Baptista ou Igreja de Santa Maria do Olival onde é celebrada a Missa Solene do Espírito Santo na presença das Coroas e dos Pendões que são colocados na capela-mor.
Terminada a Missa, o Primeiro cortejo das coroas percorre o itinerário do Cortejo dos Tabuleiros.
As saídas das coroas
Como é uma Festa religiosa há sete saídas de Coroas. 7 é o número perfeito a nível da Igreja Católica: 7 dias da semana; 7º dia é o da plenitude da caminhada (quando Deus descansou); 7 Dons do Espírito Santo; 7 domingos da Páscoa ao Pentecostes quando se celebra a plenitude da Vida Nova.
A primeira saída é no Domingo de Páscoa, a segunda no Domingo de Pascoela e as restantes de quinze em quinze dias até ao dia 24 de Junho, último Cortejo de Coroas antes da Festa dos Tabuleiros. O percurso das restantes saídas de Coroas é variável e tem sido adaptado ao crescimento da cidade pretendendo-se levar o anúncio da Festa à maioria dos habitantes.
As ruas estão decoradas com colchas coloridas nas janelas e o chão com verdura. À passagem do Cortejo o povo vai lançando flores criando assim um efeito de cor ímpar e o clima de alegria que se vive sempre em anos de Festa dos Tabuleiros.
A antecipar o Cortejo e bem à frente vai o fogueteiro anunciando a aproximação da procissão; em seguida vêm os gaiteiros e tamborileiros, a Banda, o Pendão do Espírito Santo, as três Coroas do Espírito Santo da cidade, as dezasseis Juntas de Freguesia representadas por um Pendão e por uma Coroa, os membros das diferentes Comissões e o povo.
Nas demais saídas vai havendo rotatividade entre as dezasseis Juntas de Freguesia que só se voltam a juntar no dia do Cortejo dos Tabuleiros.

Ofertas celebram colheitas
As origens da Festa dos Tabuleiros, não são consensuais, mas pensa-se que misturem rituais pagãos e religiosos. Pensa-se que as primeiras celebrações teriam sido dedicadas a Ceres, deusa romana das plantas e dos cereais e que simbolizava o amor maternal; os tabuleiros enfeitados com trigo, pão e flores silvestres apontam para a celebração das colheitas.
Na sua vertente religiosa, as festas estão, desde o século XIII, ligadas à rainha Santa Isabel que, segundo reza a lenda, transformou o pão que distribuía aos pobres, em rosas, quando o seu marido, D. Dinis, a mandou revelar o que transportava.

Cortejos Parciais
Para os que quiserem ver os tabuleiros que desfilarão no domingo, com mais calma e sem a multidão esperada, no sábado de manhã decorrem os chamados «Cortejos Parciais». A necessidade de reunir os Tabuleiros das diferentes freguesias para o Cortejo de Tabuleiros levou, a partir dos anos 50, à introdução de um elemento novo – um desfile em separado dos tabuleiros das diversas freguesias que partindo de um local previamente escolhido passam junto ao edifício dos Paços do Concelho onde são recebidos pelo Mordomo, Presidente da Câmara e Vereação dirigindo-se para a Mata Nacional dos Sete Montes onde ficam em exposição até ao Cortejo de domingo.
Os Cortejos Parciais decorrem amanhã, dia 7 de Julho. Iniciam-se pelas 10h00 da manhã, saindo do largo Cândido dos Reis, seguem pela Av. Marquês de Tomar, Rua Serpa Pinto (Corredoura), Pç. da República, R. Infantaria 12 (R. do cinema), Av. Cândido Madureira e Mata Nacional dos Sete Montes, onde ficam em exposição.

Jogos Populares
A inspiração vem de tempos recuados pois a Festa dos Tabuleiros era o grande acontecimento que atraía a Tomar a população das redondezas que se deslocava, como era habitual na época, a pé, de carroça ou sobre os muares.
A corrida de burros era a parte mais animada e interessante da festa. Em 1964, realizaram-se os primeiros Jogos Populares adaptando-se os jogos tradicionais inspirados no trabalho da nossa gente rural (corte de troncos a machado e corte de troncos a serrote).
Cada freguesia tem um representante em cada jogo, excepto no chinquilho (equipa), na gincana de burros (um rapaz e uma rapariga), na luta de tracção (equipa) e no corte de troncos a serrote (dois homens). Além destes jogos também se disputam a corrida de carroças, corrida de cântaros, subida de mastro, corrida de sacos, corrida de pipas, corrida de púcaros e corte de troncos a machado.
Os Jogos Populares realizam-se amanhã, 7 de Julho. O desfile dos participantes começa às 14h30 e a final é a partir das 15h00 no antigo Parque de campismo da cidade.

Bodo ou Pêza
Os bodos do Espírito Santo, (refeição sagrada), instituídos pela Rainha Santa Isabel que em Tomar, com a passagem dos anos se passaram a designar Pêza e é o último acto de cada Festa dos Tabuleiros. Acontece no dia a seguir ao Cortejo dos Tabuleiros (segunda-feira) e seguindo a tradição (porque os Dons de Deus - frutos da terra e dos rebanhos - carne, pão e vinho - são para todos), numa forma de agradecimento a Deus, consta da partilha do pão, da carne e do vinho agora só com os mais pequenos, os mais necessitados.
O Bodo ou Pêza decorre na manhã do dia 9 de Julho (segunda-feira).

Um fim-de-semana cheio
Para além de desporto, teatro, exposições e muita música, deixamos alguns destaques:
Hoje, sexta-feira, pelas 18h00 realiza-se o «cortejo do mordomo» cuja origem se perde no tempo. De início seria um hino à abundância simbolizada nos bois que iriam ser abatidos para o Bodo.
«Os Bois do Espírito Santo» como eram chamados, desfilavam perante o olhar da população sendo posteriormente abatidos e a carne distribuída a toda a população, ricos e pobres, em memória de um mundo novo e fraterno.
Desde 1966 que os bois já não são abatidos e a carne não é distribuída a todos passando a ser distribuída unicamente pelas famílias carenciadas. A carne é obtida junto dos proprietários dos talhos.
No entanto a tradição mantém-se: os bois são enfeitados com colares e brincos de flores desfilando pelas ruas da cidade ao som de foguetes, gaiteiros e banda de música. A acompanhar vão algumas charretes que transportam os Mordomos e convidados e vários cavaleiros.
Durante as três noites há arraias populares na Várzea Pequena.
Na noite de sábado actuam os Da Weasel, junto ao estádio municipal e à meia-noite há um espectáculo pirotécnico junto ao rio.

Dois anos de ArteCafé


Ao entrar no ArteCafé, na noite da passada sexta-feira, a sensação era a de entrar numa qualquer história de magia, daquelas que nos fazem sonhar, tipo «mil e uma noites». As velas estratégicamente colocadas dentro do espelho de água e à sua volta contribuiam para essa sensação, bem como toda a forma como o espaço da esplanada estava organizado.
O bar comemorou o seu segundo aniversário e mostrou bem o espaço único que veio ocupar nas noites de Ourém.
Vários convidados de renome nacional, dos quais destacamos os Corvos ou Olavo Bilac, vieram ajudar à festa e não foi apenas cantando. É que o facto de se tratar de um bar de médias dimensões, permite a confraternização de uma forma muito mais intimista do que possa acontecer em grandes espaços ou em concertos. Por isso foi possível estar lado a lado com os convidados, trocar com eles palavras, pedir-lhes esta ou aquela música. Sempre de um modo informal e muito, muito animado.
Na próxima edição o NO faz um balanço do que têm sido as noites do «Art» nestes dois anos e do papel que acabou por vir a desempenhar em Ourém, na área da música e da cultura. para já ficam os parabéns a todos quantos contribuiram para a festa.

Nova concelhia do PSD/ Ourém apresenta trabalho: 183 novos militantes


«O PSD está vivo» e «a população está aberta a colaborar connosco em benefício da sua terra». Palavras de Victor Frazão, na passada sexta-feira à noite, no restaurante Colina Verde, no Olival, onde teve lugar a iniciativa «100 dias/ 100 novos militantes». Mas, na verdade, segundo Frazão, não são 100 mas sim 183, os novos reforços do PSD. Isto, ainda de acordo com o presidente da concelhia, sem contar com alguns boletins que ainda não deram entrada no partido, o que deverá acontecer entretanto. Feitas essas contas, diz Frazão, serão 1143 os militantes do partido em Ourém que reforça assim o seu primeiríssimo lugar no distrito. Não espanta pois a presença do líder distrital neste encontro em que, por força da quantidade de nomes a ler, segundo Armando Neto, que apresentou o evento, se tivesse optado por colocar um projector na sala onde iam passando os nomes dos novos militantes e as respectivas freguesias.
O primeiro a usar da palavra foi o líder concelhio da JSD. Também para António Mariano, esta iniciativa é a «prova cabal de que o PSD continua activo e em crescimento». Por isso manifesta a sua satisfação em pertencer a tão grande família, consciente de que pertencendo à organização jovem do partido, esta representa o lado irreverente. No entanto deixa claro que apesar dessa irreverência, «as ideias são pensadas e amadurecidas de forma a que se tornem numa mais valia para os jovens do concelho». Manifesta pois a vontade da Jota contribuir para as políticas de fundo do partido e refere as suas actividades, destacando a recente criação da página na Internet.
Mas António Mariano deixa o alerta ao partido para que não deixe fugir os jovens da região, tornando-a atractiva e aponta já os «próximos tempos», considerando que serão difíceis. É clara a referência às próximas autárquicas que começam a agitar águas. Por isso Mariano fala da necessidade de continuar um trabalho «exigente» que, afirma, «não nos assusta». Para terminar, e citando as suas próprias palavras, o jovem laranja diz que muitos o fazem citando poetas mas ele preferiu levar o poeta, que segundo se disse depois, foi buscar ao Alentejo nesse mesmo dia. O poeta era Manuel Delgado que ali foi ler um poema que fez e dedicou À JSD de Ourém e do qual ressalvamos uma quadra:
«Compete a vós juventude/levar este país para a frente/ restituir-lhe a saúde/ porque o país está doente».

Uma
«grande família»
O presidente da concelhia começou por manifestar a sua satisfação pelo aumento da «grande família» e fez um balanço destes 100 dias de mandato, destacando o «profícuo diálogo com a distrital e o seu presidente», afirmando que tem convidado Vasco Cunha para as iniciativas e que este sempre tem dito sim. Aliás, afirma Frazão, do mesmo modo que também «eu, ou alguém em representação da concelhia» tem estado presente nas iniciativas da distrital do partido. Mas deste tempo de liderança, Frazão salienta e saúda também a chegada do novo núcleo da Freixianda e refere o bom diálogo que afirma existir com a Jota através da presença nas suas actividades mas também do apoio institucional e material para o desenvolver das mesmas.
Continuando a falar da actividade do partido destaca a homenagem a Ruy de Carvalho e a emissão de quatro comunicados «onde damos as nossas ideias e defendemos posições». Refere ainda obras na sede concelhia com afixação de um novo placard, de modo a dignificá-la, bem como a criação de um gabinete jurídico de apoio aos autarcas, a funcionar na sede do partido, nas primeiras terças-feiras de cada mês e onde apenas se esclarecem dúvidas sobre questões autárquicas.
Fala depois da preparação da candidatura à Junta de Freguesia do Fárrio afirmando que muitos dos candidatos são presença naquela sala como novos militantes. Em relação a esta eleição informa que, tal como no anterior acto eleitoral, o mandatário é Mário Albuquerque a quem o presidente da concelhia tece rasgados elogios, afirmando tomá-lo como exemplo porque, afirma, «sempre vi nele o estender a mão a toda a gente, mesmo de outros credos políticos».
Quanto ao mandatário financeiro, anunciou que será Orlando Cavaco.
Continuando a desfiar o trabalho da concelhia, Frazão fala da necessidade de possuir endereços electrónicos dos militantes dado o seu grande número e nos custos que implicao envio da correspondência de forma tradicional, pelos correios. Daí o empenho dos dirigentes social-democratas em criar uma base de dados com os militantes.
Para Frazão, aponta a importância desta iniciativa de acolhimento a novos militantes, «pessoas que estão disponíveis a sacrificar o seu tempo com as famílias, para se dedicarem não só a um partido, mas ao concelho e ao seu desenvolvimento». E por isso afirma que «não importa só granjear novos militantes». Importa também «explicar a cada um os seus direitos e deveres», consciencializá-los que «têm voz nas decisões do partido» para que «possam lutar pela sua terra, com afinco».
Mas para Frazão, esta adesão significa também que, contrariamente ao que acontece no resto do país, por cá, a política e os políticos não estão descredibilizados, considerando que tal confiança «só se conquista com muito trabalho e com a apresentação de obra feita». A partir daqui fala nos 30 anos de liderança social-democrata no concelho de Ourém que aponta como um município «aprazível, desenvolvido e onde as pessoas gostam de viver». E deixa o apelo à unidade partidária afirmando a importância de «deixar a crítica fácil» em prol de um partido coeso»
Mas também ficaram os avisos em relação ao que considera ser a desinformação da comunicação social e dos blogues, acompanhado do apelo aos militantes para que procurem esclarecimentos junto dos órgãos do partido, «em caso de dúvidas, afirmações bombásticas, independentemente do que se lê na comunicação social ou nos blogues». Isto porque, afirma, «muitas vezes a desinformação serve para dividir». Diz o presidente da concelhia que «não aceito aqueles que fazem acusações sem saber o que de facto se passa». Por isso, defende, «temos que lutar contra a desinformação».

Vasco Cunha começou por fazer o elogio de Mário Albuquerque, apontando-o não apenas como «um amigo», mas também como alguém «com quem aprendi muito, na política». E ao deputado oureense aponta a «lealdade e a franqueza de dizer aquilo que lhe vai na alma, contrariamente a muitas pessoas que estão hoje na política». Fala ainda da «frontalidade» de Albuquerque, de «olhos nos olhos, às vezes levantando a voz, mas sabendo que, no minuto seguinte continuamos amigos, com respeito mútuo».
Referindo a presença de David Catarino que entretanto necessitara de se ausentar, aponta-lhe o «grande trabalho», mas que ele «não conseguiria ter feito sozinho». Para o presidente da distrital e também deputado da nação, «Ourém tem condições únicas no país», até porque «não tem situações complicadas de desemprego nem graves problemas sociais, como o resto do país».
Depois, Vasco Cunha dá os parabéns a Frazão pela iniciativa, fazendo o retrato do distrito e apontando Ourém como um concelho muito diferente do resto. Aliás, o líder distrital do partido fala da impossibilidade que consistiria ter uma iniciativa destas noutros concelhos quando nas reuniões que vão acontecendo, refere, dificilmente se consegue juntar mais de 20 ou 30 pessoas. O que cá não acontece, mostrando o peso e a força que o partido tem no concelho.
Mas para Vasco Cunha, mais que esta união e esta força, está a demonstração de que a descredibilização da política não existe em todo o lado e por isso diz que, muitas vezes, o que colunistas e comentadores nacionais escrevem e dizem nos órgãos de imprensa, só mostram o desconhecimento do país real. Mais, para o dirigente, se esses comentadores «aqui estivessem, julgariam tratar-se de encenação» e «não acreditariam que ainda houvesse 183 pessoas dispostas a dar o seu contributo». Mas reconhece que esta é uma situação tão diferente que «até no país seria difícil organizar algo como isto».
Segue-se uma dissertação sobre os princípios que regem o PSD enquanto partido humanista «que acredita que as pessoas é que são a causa de todas as preocupações políticas» e fala do seu nascimento, considerando-o como o mais genuinamente partido português que «nunca teve necessidade de se afirmar internacionalmente associando-se a organizações internacionais».
Talvez por isso considera que o PSD continua sendo um partido «inquieto e rebelde mas não indisciplinado», com inquietações e interrogações capazes de empolgar a população quando encontra líderes fortes como os casos de Sá Carneiro ou Cavaco Silva.
Afirma-o ainda como sendo um partido sem classes e sem idades onde «todos podem entrar e falar sobre o que entenderem, no reconhecimento e no respeito pelas diferenças pessoais.
No caso de Ourém aponta as responsabilidades do partido há já muitos anos e regozija-se pelas novas entradas que, no seu entender, são a prova da sua capacidade de rejuvenescimento e do facto do partido continuar a apresentar-se como alternativa credível. Considera que isto se deve à capacidade dos seus actuais dois maiores protagonistas, David Catarino e Vítor Frazão, «não se atropelarem» e de «cada um saber qual o seu papel», o que, afirma, «muitas vezes não acontece noutros sítios» onde se «entra em lutas por protagonismos, em disparates, que levam à descredibilização dos políticos». E Vasco Cunha termina dirigindo-se aos novos militantes, incitando-os a que «não se sintam castrados para dizer aquilo que pensam». Porque «todos são mais uma cabeça a pensar para o PSD». Por isso, instiga: «contribuam para fazer melhor e exijam que se faça sempre melhor».