31 agosto 2007

Piedade recupera fontes



A importância social das fontes, para além da sua importância no plano da própria subsistência física foi uma realidade até há bem poucos anos, antes da massificação dos serviços que canalizaram a água para as nossas casas.
Talvez por isso, e apesar da sua existência já não se apresentar hoje como ma primeira necessidade, a verdade é que as fontes continuam a ser importantes para as populações, muitas vezes ainda locais de encontro, lazer e convívio.
Percebendo essa importância, a Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade tem vindo a fazer um esforço no sentido da conservação das suas fontes, aliás, uma conservação que é exigida pelas populações.
Leia toda a notícia na edição impressa

Valorlis comemora 10 anos de vida




Para comemorar os seus 10 anos de vida, a Valorlis – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA, lançou um livro que pretende comemorar esta década de trabalho, mas também um ponto de partida para o futuro.
Logo a abrir, a presidente do Conselho de Administração, Almerinda Antas, recorda os primeiros tempos da empresa e o desafio que constituiu o trabalho desenvolvido com base numa «colaboração muito estreita» entre os municípios que a compõem.
Mas desafio foi, também, «a consciência de que se precisava provocar uma mudança de comportamento para garantir a adesão da população à recolha selectiva» que se «tornou objectivo prioritário».
Diz Almerinda Antas que «dirigentes e técnicos desdobraram-se, durante estes 10 anos, em entrevistas aos mass-media, orientaram acções de formação e reuniões de mobilização, colaboraram e deram a cara nas acções de animação de rua e escolas, e suportaram o peso da logística inerente».
Mas «este esforço continuado» permitiu que a Valorlis tenha recebido diversos prémios».
O livro agora editado, todo em papel recilado, prossegue com testemunhos e entrevistas de todos os colaboradores da empresa, faz o seu historial, apresenta o trabalho desenvolvido e as parcerias estabelecidas e perspectiva o futuro através de objectivos e projectos e nem esquece alguns recortes de imprensa, que marcam também parcerias que se estabeleceram num objectivo comum que é o de ajudar a tornar o planeta em geral, e a nossa terra em particular, um local onde vai continuar a ser possível viver.

Porque é que este recipiente está aqui escondido? Geocaching!



O Geocaching começou em 2000 nos Estados Unidos e tem hoje mais de 350 000 seguidores por todo o mundo, em 222 países.
Em Portugal a primeira cache foi colocada nos Açores a 15 de Maio de 2001 e desde essa altura até hoje existem 1334 caches colocadas de norte a sul com cerca de 1530 participantes inscritos.
Leia toda a notícia na edição impressa

Livro de Mapone relata Guerras intestinas


"Não era bom esquecer, durante o dia, passar a noite na terra dos outros", repetia o povo há mais de seis décadas. A frase traduzia antigas "batalhas" na posse administrativa da Charneca do Algar d`Água, limite do concelho de Batalha com o da então Vila Nova de Ourém.
As origens deste episódio da história local remotam ao século XVIII. Manuel Poças das Neves, Mapone partiu dos testemunhos orais, juntou-lhe a "verdade dos documentos" e passou para o papel a "Charneca do Algar d`Água - História duma guerra intestina no concelho da Batalha (1882-1940) - suas origens e consequências".
"Era necessário esclarecer e repor a verdade dos factos", esclarece o autor referindo-se que daqui a algumas gerações já ninguém saberá, por tradição oral, o que ali se passou. Em causa está a divisão dos limites entre os dois concelhos na parte que liga a Giesteira à Moita de Ervo e que levou à intervenção da Guarda Nacional Republicana. Houve inclusive episódios de pancadaria e tiros no meio desta disputa das delimitações entre os dois territórios. Em 1940, a questão haveria de ficar sanada.
Além da história da contenda, escrita pela mão de Mapone são incluídos documentos vários, transcritos dos Arquivos das autarquias e da própria Administração. O autor apresenta ainda pistas e fontes de investigação para que outros, quem sabe, investigadores a fazer teses de mestrado.
No prefácio, o historiador Joaquim Veríssimo Serrão, refere que o autor "fará, no decorrer das páginas do livro, do que ouviu contar desde a sua meninice, um autêntico monumento à memória dos povos envolvidos".
"O autor concede toda a limpidez nas páginas deste apreciado livro histórico", refere ainda.
O livro foi patrocinado pela câmara municipal da Batalha. António Lucas, presidente da autarquia realçou o investimento na publicação de livros, como "forma de perpetuar memórias e raízes".
A obra está à venda na "Papelaria Gomes" em São Mamede, "Verdade e Vida" e "Loja do Francisco" em Fátima. Pode ainda ser adquirido em Santa Catarina da Serra e no Reguengo do Fétal.
O livro vai ainda ser distribuído nas várias escolas destas freguesias de forma a permitir que os alunos "se debruçassem, estudassem e conhecessem a génese das freguesias". Isto num tempo em que "cada palmo de chão era disputado".
Mapone está já a preparar um novo livro, "Trezentos livros escolhidos", um conjunto de textos escritos por si e publicados em diversos órgãos de comunicação social com os quais tem colaborado ao longo dos anos. São textos que reflectem o "gosto de escrever" e da investigação que tem feito.


O autor

Mapone é o pseudónimo de Manuel Poças das Neves, natural do Reguengo do Fétal e residente em Fátima.
Fundou e dirigiu durante dez anos "O Jornal do Reguengo" e desempenhou funções d director-adjunto de "O Compadre Alentejano", publicado em Vila Viçosa, no pós Revolução do 25 de Abril.
No seu percurso incluiu-se a passagem pela Região de Turismo de Leiria enquanto secretário-geral (1983-1993) e responsável e promotor das Grutas de Mira de Aire desde a abertura ao Turismo em 1974 até 1996, quando atinge a idade de aposentação.
Possui carteira de jornalista de turismo, é confrade e co-fundador das Confrarias gastronómicas do Minho (Viana do Castelo) e da Morcela de arroz da Alta Estremadura (Leiria), Confrade de mérito da Confraria gastronómica Panela ao lume (Guimarães).
Tem-se interessado particularmente por assuntos gastronómicos e culinários, com vasta colaboração dispersa em publicações além de livros publicados.
Em 1993, foi agraciado com a medalha da ordem de Lieber Augustin (Áustria). Em Agosto de 1997, recebeu a medalha de mérito municipal do concelho de Batalha. Em Junho de 2005 foi agraciado com a medalha de mérito municipal do concelho.
Entre os 14 volumes publicados encontram-se três relacionados com a gastronomia da região de Leiria. O último dos livros publicados é sobre o "Fundão – terra do bom queijo".

Ourém celebra aniversário da morte do seu 4º Conde


Ourém recuperou, na passada quarta-feira, uma tradição perdida há 20 anos. Quem o disse foi Carlos Evaristo, autor do livro «Os Conde de Ourém e os Barões e Viscondes de Vila Nova de Ourém», apresentado neste dia, após um conjunto de actividades dedicadas a celebrar o 538º aniversário da morte de D. Afonso, 4º Conde de Ourém, contando com a presença de D. Duarte entre outras figuras com títulos nobres, ligados à história de Ourém.
A comemoração da efeméride iniciou-se pelas 12h00 com Missa por alma D. Afonso, na Sé Colegiada e Guarda de Honra com deposição de Coroa de Flores no seu Túmulo.
Durante o almoço que se seguiu no restaurante Medieval Oureana decorreu uma entrega de diplomas de entronização aos confrades fundadores. Mais tarde foi a assinatura de Protocolo de colaboração entre Fundações e Associações a que se seguiu uma visita à Adega da "Divinis Agro-productos de Ourém Lda." com prova de "Vinhos Medievais" tendo ai decorrido também a assinatura de Protocolo para renovação da marca Medieval - "Conde de Ourém".
Por volta das 18h00, na livraria "LETRA", teve lugar o lançamento do livro de Carlos Evaristo, apresentado pelo próprio autor que explicou que esta como outras obras entretanto escritas, surgiram dos estudos que tem vindo a ser desenvolvidos com vista à beatificação de D. Nuno.
A obra, refira-se, é profusamente ilustrada com algumas imagens relativamente recentes mas outras bem antigas e, segundo Evaristo, algumas delas também inéditas.
D. Duarte de Bragança elogiou o trabalho que este tem vindo a desenvolver e considerou que «Ourém se tem manifestado uma cidade muito interessada na sua história», defendendo a preservação do núcleo histórico e da identidade cultural da sua história. E se para o núcleo histórico D. Duarte defende a preservação sem modernices arquitectónicas, o mesmo já não faz em relação à apresentação gráfica de obras deste tipo que considera preservarem uma imagem demasiado ultrapassada, defendendo a sua modernização.
No final, o gerente da livraria fez os agradecimentos e ofereceu aos presentes um porto de honra.

Nova Cruz Alta já se encontra junto à nova igreja



Às 18h, a nova cruz alta ficou imponente no seu lugar na futura praça João Paulo II, junto à nova igreja da Santíssima Trindade que será benzida a 12 de Outubro pelo cardeal Bertone.
Desde as 13h30 que alguns se mantinham ali perto da obra para ver levantar a Cruz Alta. Outros houve que, desde ontem, foram circundando o local à espera de ver o decorrer dos trabalhos. Miúdos e graúdos espreitavam junto às redes da obra, os mais pequenos foram aproveitando os caixotes do lixo para servirem de banco em cima do qual espreitavam os trabalhos.
Há quem goste da nova Cruz Alta considerando que fica enquadrada no resto do conjunto. Outros gostariam mais de ver apenas a Cruz sozinha sem o Cristo.
Frei Bento Domingues, foi uma das pessoas que passou pelo local quando a Cruz Alta já estava no local. Considera o monge que a Cruz "não é banal", é "uma peça errática". No entanto "não percebo a relação que tem com a arquitectura da nova igreja e o resto", frisou.
Ficou colocada do lado sul, voltada para o recinto do Santuário. Substitui a antiga Cruz Alta retirada por causa das obras e que se encontra no Santuário do Cristo Rei, em Lisboa.
Trata-se de uma obra do artista Robert Schad, da Alemanha, feita em aço corten, tem 34 metros de altura e 17 metros de largura ao nível dos braços. Possui ainda uma figura de um Cristo estilizado.
Por ser uma peça de grande dimensão, a cruz chegou em peças separadas desde o dia 27. Desde então foi pré-montada na horizontal e desde as 16h que foi suspensa e colocada no lugar com recurso a duas gruas.


Diocese tem página remodelada

Quem clicar na página da diocese de Leiria-Fátim, em www.leiria-fatima.pt encontra um site diferente. Apresenta-se com informações variadas da diocese, seus organismos bem como notícias várias e documentação diversa.
Do lado direito encontra-se o calendário do mês com as actividades agendadas para cada dia. São ainda apresentados os cursos de formação existentes na Escola Teológica de Leigos da diocese.
"É neste espírito de expansão e irradiação da beleza e da alegria da fé, que encontramos em Cristo Jesus, que abrimos este espaço da diocese de Leiria-Fátima. Move-nos o desejo de corresponder ao desafio lançado por Jesus Cristo "Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho", salienta o bispo diocesano aos internautas. António Marto adianta também que a Internet "tornou-se um meio imprescindível para fazer ecoar ao longe e ao largo a mensagem que nos torna felizes e alegres. Por isso não podemos deixar de a utilizar".

Portugueses podem apoiar população do Peru

A Cáritas Portuguesa está a levar a cabo uma campanha de angariação de fundos para apoio às pessoas vítimas dos violentos sismos.
A Cáritas do Peru, em conjunto com organizações humanitárias e em parceria com as Igrejas locais, está a desenvolver um plano de apoio às vítimas, com prioridade para centros alimentares, distribuição de água potável e outros bens essenciais.
A Cáritas Portuguesa disponibilizou, de imediato, 15.000 euros, para bens alimentares e medicamentos. Além disso está a levar a cabo uma campanha de recolha de donativos para apoio às necessidades mais urgentes e para a construção ou recuperação de casas de famílias com menores recursos financeiros.
Os portugueses são chamados a colaborar com os milhares de pessoas que mais necessitam através do depósito do seu contributo na na conta "Cáritas Ajuda o Povo do Peru", com o nº. 003300004534118830805, em qualquer Agência do Millenium, até 31 de Outubro.
Os donativos podem ser entregues também na Cáritas em Leiria, ou nas paróquias da diocese. "Certos de que não ficarão indiferentes ao drama que estão a viver milhares de irmãos peruanos, acreditamos, de novo, na generosidade dos portugueses", adianta o presidente da Cáritas de Leiria, Ambrósio Jorge.

Mandatários Concelhios do PSD

Em Ourém, o mandatário concelhio de Marques mendes é Vitor Frazão, vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém e presidente da Comissão Política Concelhia do PSD.
O mandatário concelhio de Luis Filipe Menezes é Natálio Reis, presidente da Junta de Freguesia de Fátima

Fátima prepara-se para receber voos religiosos


O Santuário de Fátima está a preparar-se para receber voos religiosos com peregrinos de todo o mundo. O projecto da Obra Romana para as Peregrinações (ORP), órgão da Santa Sé em parceria com a Companhia aérea Mistral vai trazer já em 2008 fiéis a partir de Roma.
Os voos são mais baratos e a iniciativa visa levar os fiéis aos locais santos do mundo. A 27 de Agosto foi inaugurada a rota até Lourdes. Mas Santiago de Compostela, Terra Santa, Czestocowa e Egipto são alguns dos itinerários para o próximo ano.
A Companhia espera transportar 150 mil fiéis por ano.

Leia toda a notícia na ediçâo impressa

Banco Alimentar distribui bens a famílias de Ourém


Vinte famílias da freguesia de Nossa Senhora da Piedade recebem mensalmente um apoio de bens alimentares. A estas juntam-se 15 famílias da freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias.
Todos os meses, a Conferência de São Vicente de Paulo distribuiu alimentos das cinco toneladas recolhidas pelo Banco Alimentar em Maio, nas superfícies comerciais do concelho.
Pela primeira vez foi efectuada a recolha em Maio. E a 24 de Agosto, foi já a terceira vez que as famílias seleccionadas foram buscar os sacos com os mantimentos.
Leite, azeite, bolachas, arroz, batatas fritas são alguns dos produtos colocados nos sacos do Banco Alimentar e entregues pelos quatro elementos da Conferência, ali presentes. A próxima entrega de bens alimentares far-se-á a 21 de Setembro. O grupo da Conferência vai buscar os bens na segunda-feira, na quarta distribui-os consoante as famílias e entrega-os na sexta-feira.
As famílias foram seleccionadas tendo por base uma listagem da Conferência de São Vicente de Paulo, dados do Património dos Pobres da paróquia de Nossa Senhora da Piedade cruzados ainda com indicações da Segurança Social. Depois de uma pré-selecção resultaram 50 famílias candidatas que foram entrevistadas pelos elementos da Conferência. "Já conhecíamos quase todos os casos", refere Vítor Marques.
Dos vinte casos, há situações em que os avós sustentam a família (filhos e netos), há casos de pessoas divorciadas com filhos ao seu encargo, e ainda situações pontuais assinaladas pela Segurança Social bem como casos de famílias com crianças que já são apoiadas pela APDAF – Associação para a Promoção e Dinamização do Apoio à Família.
O Banco Alimentar apoia núcleos familiares de jovens famílias, por norma com 25 anos. Há ainda casos de famílias apoiadas cujos elementos têm mais de 65 anos. A 1 e 2 de Dezembro, o Banco Alimentar contra a fome volta a recolher bens em supermercados do concelho.
Paralelamente a este apoio, a Conferência de São Vicente de Paulo continua a entregar de 15 em 15 dias um apoio a famílias mais carenciadas da paróquia. Dinheiro este que serve para pagar bens alimentares e medicamentos.
A Confraria volta a reunir-se a partir de 11 de Setembro depois de um curto período de férias. Esta direcção liderada por Vítor Marques pretende encontrar um local (sala grande ou armazém) onde possam ser colocados vários bens que as pessoas já não precisam. Posteriormente, quando alguém necessitasse de um destes bens ser-lhe-ia entregue. Por isso apela à generosidade dos oureenses para que façam chegar à Conferência bens em bom estado como colchões, frigoríficos ou fogões, cadeiras de rodas, camas articuladas, fraldas.
Este responsável pretende contactar a Junta de Freguesia e Câmara Municipal de forma a conseguir concretizar esta pretensão do espaço.

Festa no Olival

De 1 a 3 de Setembro o Olival está em festa, em honra do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria. Assim, na sexta-feira, haverá preparação espiritual. De tarde, a 1 de Setembro, haverá a preparação do arraial com música ambiente. Pelas 19h será celebrada Missa vespertina e pelas 22h, entra em palco o grupo "Made in Portugal". Encerramento às 24h.
No domingo, a festa inicia-se às 8h com a alvorada. Duas horas depois chega a Sociedade Recreativa Filarmónica Figueiroense que, inicia, ás 11h, a recolha dos andores e fogaças. Às 14h haverá missa e procissão. A partir das 15h, há insuflável para as crianças brincarem e às 17h está marcado um espectáculo de magia com Lany Drak. Uma hora depois é entregue a bandeira e, ás 19h, entra em cena o Grupo de teatro Apollo com a peça "Na terra dos sonhos". Às 22h actua o grupo "Banda Pacífico" e às 24h faz-se o encerramento do arraial.
Na segunda-feira, 3 de Setembro, a alvorada é às 9h. Pelas 15h haverá missa solene e às 21h30, o duo musical "Manuel Brás" actua.

Santa Casa inaugura gabinete de apoio e centro de convívio

A Santa Casa da Misericórdia de Fátima -Ourém vai inaugurar, oficialmente, o Gabinete de apoio ao familiar e doente de Alzheimer e o Centro de convívio. O acto ocorrerá a 21 de Setembro, pelas 17h30, na sede da Misericórdia, na estrada de Fátima-Leiria. A 21 de Setembro assinala-se o Dia mundial do doente de Alzheimer.

Curso “Formação de Formadores”

A ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima vai levar a cabo mais duas acções do curso "Formação Pedagógica Inicial de Formadores". Este é homologado pelo IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional e destina-se a pessoas que exerçam ou pretendam vir a exercer a actividade de formador tendo como objectivo principal desenvolver as competências pedagógico-didácticas necessárias à actividade formativa.
A primeiro curso terá início no próximo dia 05 de Setembro e terminará a 31 de Outubro, realizando-se às 2ª, 4ª e 6ª feiras. A realização do segundo curso está prevista para 11 de Outubro a 13 de Dezembro, às 2ª, 3ª e 5ª feiras. Ambos os cursos tem lugar na sede da ACISO, em Ourém, no horário das 19.00 às 23.00.
Para mais informações deverá ser contactada a ACISO através do telefone 249 540 220, do fax 249 540 221 ou do e-mail: silvia.eugenio@aciso.pt

Requalificação urbana

A Sociedade de Reabilitação da Cova da Iria, E.M. já avisou a Câmara Municipal e a Tagusgás – empresa de gás do Vale do Tejo que "não serão facilitadas as intervenções de instalação de quaisquer novas infra-estruturas, depois de efectuada a requalificação das quatro principais vias de acesso a Fátima".
Em causa estão a EN 360 – Estrada de Minde (Rotunda Sul até Rotunda de Minde), a EN 356 – Estrada da batalha (Rotunda Norte até à Ponte sobre a A1), EN 356 – Estrada de Ourém (Rotunda Sul até ao limite urbano de Fátima) e EN 357 - Estrada da Loureira (Rotunda Norte até ao limite urbano de Fátima).
A Câmara deliberou solicitar a melhor atenção à empresa de gás sobre esta situação, frisando que "após as intervenções previstas, será difícil que se possam autorizar obras que venham danificar os pavimentos sem grandes exigências de reposição da qualidade total das infra-estruturas existentes".

Largo do Cruzeiro em Lomba d’Égua

O largo do cruzeiro em Lomba d’Égua vai sofrer obras de requalificação. A Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) da Cova da Iria analisou um projecto já efectuado e "após a análise do projecto, efectuada por técnicos da Câmara, foi detectado que deveriam ser feitos alguns ajustamentos, nomeadamente através da definição dos circuitos de trânsito pedonal e de uma melhor articulação com o logradouro do prédio confinante", adianta a SRU. A empresa fica assim "responsável pela promoção das diligências necessárias, quer acompanhando a Junta de Freguesia na conclusão do projecto, quer executando a obra, após celebração do contrato-programa com o Município de Ourém e a Junta de Freguesia de Fátima".

Festa de final de Verão

Os utentes do Centro João Paulo II vão realizar uma festa de final de Verão, a 7 de Setembro, no Solar da Amizade, na Lourinha. A partir das 15h haverá convívio e animação para duas dezenas de utentes que ali se deslocam pela primeira vez. Esta actividade encerra as diferentes actividades de Verão que estes utentes com idades compreendidas entre os 16 e os 50 anos realizaram, como piqueniques, saídas e visitas.

24 agosto 2007

Notícias de Ourém

Serões de Ourém


A ARPO – Associação de Reformados e Pensionistas de Ourém, organiza semanalmente, às terças-feiras, os Serões de Ourém, no Jardim Municipal, junto à sua Sede.
É uma organização de noites de convívio musical, despretensiosas, no intuito de proporcionar aos oureenses um ciclo estival de animação lúdica e cultural, que tem decorrido durante o mês de Agosto e irá prolongar-se até fins de Setembro, ao ar livre, sempre que as condições climatéricas o permitirem.
Assistir a estes Serões é grátis, dependendo apenas da vontade de cada um poder desfrutar uns momentos diferentes da rotina diária e que se pretende sejam agradáveis e variados.
A organização avançou com esta realização graças à imediata e generosa adesão dos artistas contactados, que abraçando a ideia, não se pouparam a esforços para a pôr em prática, tendo já actuado dois grupos musicais: a jovem Ana Catarina e o muito jovem João Lotra, e houve uma noite de fados.
Esta foi a forma encontrada para que os Serões de Ourém fossem uma realidade. A população está convidada e tem uma palavra a dizer aproveitando a oferta, para se saber se a realidade deste ano terá futuro.

Vilarense de ouro

O Clube Atlético Vilarense comemorou o seu 50º aniversário no passado dia 15. Um jantar de confraternização entre sócios e amigos do clube marcou a efeméride e, no dia seguinte, decorreram actividades de índole desportiva bem como a apresentação do plantel para esta época desportiva.
Actualmente, a principal actividade do Vilarense é o futebol, incluindo as escolas. Porém o clube pensa em avançar com uma nova modalidade, o ténis, uma vez que, segundo declarações do seu presidente ao Notícias de Ourém, «dispõe de espaço para o efeito». Para avançar, «só é necessário que as pessoas assim o desejem», afirma Américo Leal que refere a necessidade de «fazer obras» e, para isso, «é preciso que haja dinheiro».


leia a notícia completa na edição impressa

Enriquecimento curricular garantido

Foram assinados, na segunda-feira, antes da reunião semanal da Câmara de Ourém os protocolos com os agrupamentos com vista à promoção de actividades de enriquecimento curricular nas escolas do 1º ciclo.



leia a notícia completa na edição impressa

Reforço nos circuitos de recolha de resíduos

A produção de resíduos aumenta significativamente na nossa região nos meses de Verão, em particular no mês de Agosto. Apesar dos esforços desenvolvidos pela VALORLIS com o reforço da frequência de alguns circuitos de recolha de ecopontos, tem havido algumas situações de enchimento acima do esperado, o que leva a que a resposta da Valorlis não seja a mais adequada, no que respeita às recolhas.


leia a notícia completa na edição impressa

Muita animação na festa do Sandoeirense


A canoagem foi o momento alto da festa de aniversário do Grupo Desportivo Sandoeirense que teve lugar nos dias 11 e 12. Foram muitos os que se aventuraram a uma descida do Nabão, na manhã de segunda-feira, dia 12 e a quem nem a manhã cinzenta assustou. Na verdade apesar do frio, não havia dúvidas da diversão vivida e os que mais molhados chegavam à meta, junto à fábrica do Prado, já em Tomar, eram, sem dúvida os que mais divertidos iam.
Com a participação de 70 pessoas, foi um record de participações. Terminada a canoagem, toda a gente se dirigiu para perto da ponte dos Beirões onde iriam chegar os cerca de 35 participantes do motocrosss e moto 4 para uma prova especial.
Durante o dia de domingo ainda houve um jogo GDS - emigrantes, um jogo feminino GDS - GRUDER e a final do XII torneio de futsal com vitória da URBE que encheu todo o espaço à volta do ringue.

Dupla oureense ganha prémios com veículo de duas rodas : Uma moto “fora de série”


Foi o gosto das motos que os uniu. Desde há quatro anos, Miguel Ribeiro e Rudolfo Fernandes dedicam-se, ano após ano, a embelezar uma moto. Mas não se trata só disso, porque dito assim até parece simples. O que um vendedor de peças de automóveis, 37 anos, de Ourém e um carteiro de Urqueira, 30 anos, fazem é, a partir do motor e do volante construir um veículo diferente.



leia a notícia completa na edição impressa

Mandatários distritais do PSD são de Ourém

Ninguém duvida do peso que o concelho de Ourém tem no seio do PSD no distrito. A prová-lo, mais uma vez, o facto das duas principais candidaturas à presidência do partido terem vindo cá escolher os seus representantes distritais. Mário Albuquerque é mandatário de Marques Mendes, enquanto João Moura é mandatário de Luís Filipe Menezes.
Aos dois, o Notícias de Ourém colocou as mesmas questões:
1. Estando o partido a atravessar um momento de alguma complexidade com fracturas internas, o que o levou a aceitar ser mandatário distrital do candidato que apoia? 2. O que deverá mudar, dentro do Partido, em caso de vitória desse candidato? 3. - Sendo o concelho de Ourém um «baluarte» do PSD, o que é que este poderá vir a ganhar com a vitória do mesmo? 4. - Que tipo de campanha está a ser desenvolvida dentro do concelho e quais os apoios já alcançados? 5. Como encara a questão das eleições directas?

leia as respostas na edição impressa

Futebol Show on tour

A 28 de Agosto, o futebol vai fazer vibrar os mais novos em Ourém. Das 9h às 18h, no Jardim Pléssis-Trevise estará estacionado o camião do Futebol Show on tour. Trata-se de um camião TIR com suportes de animação ligados ao futebol, como insufláveis, jogos electrónicos, entre outros. Animação gratuita.

Populares do Brejo pedem limpeza para fonte

É uma fonte centenária, dizem os populares. Um dos moradores afiança mesmo tratar-se de 1637. A fonte encontra-se no meio do pinhal com um acesso ainda de terra batida mas o local é muito utilizado pelas pessoas que moram ali próximo. Além do fontenário que já sofreu um restauro durante este século, há ainda um tanque de água. É ali que muitas senhoras vêm ainda lavar as suas roupas além de tapetes e carpetes.



leia a notícia completa na edição impressa

Vespistas oureenses em Góis


“A Vespourém levou o nome de Ourém até Góis”, afirma o presidente do Vespa Clube de Ourém, Vítor Mota. 300 quilómetros percorridos para participar na 14ª concentração mototurística de Góis que reuniu milhares a 18 e 19 de Agosto, naquela localidade.
Se bem que a concentração seja sobretudo motard, há também concentração de vespas e mini-Hondas além de mostra de motos.
A presença destes vespistas oureenses valeu-lhes o reconhecimento de serem o maior grupo a nível nacional, com a presença de 14 elementos. O segundo maior grupo de vespistas foi o clube fatimense, Vespinga.
Além do convívio com outros amantes de veículos de duas rodas, o presidente do Vespourém destaca ainda o passeio “muito agradável”, na zona, tendo tido oportunidade de desfrutar de “paisagens deslumbrantes”. No recinto, houve ainda concertos e uma feira com material diverso bem como a mostra de diferentes motos.
Esta foi a segunda vez que o clube vespa de Ourém participa nesta concentração motard. A última vez tinha ocorrido em 2005, com a participação de 12 elementos. Em 2008, é certo que Ourém voltará a estar representada em Góis já que “houve pessoas que foram pela primeira vez e adoraram”.
A 7 e 8 de Setembro, o Vespourém participa na concentração do clube fatimense, Vespinga.

UNIVA ajuda quem procura emprego

Desempregados, pessoas que procuram o primeiro emprego são aqueles que mais procuram a Unidade de Inserção da Vida Activa (UNIVA) de Ourém. Há uma média de 55 pessoas que recorrem, mensalmente, aos serviços desta Unidade.



leia a notícia completa na edição impressa

Feira das panelas em Caxarias.

A 25 e 26 de Agosto realiza-se a já tradicional Feira das panelas em Caxarias.
A animação está garantida às 21h30, de sábado, com o Rancho “Os Moleiros da Ribeira”, do Olival.
Durante os dois dias pode comprar-se diverso artesanato numa feira onde a louça de barro tem destaque.

Chamas fustigam concelho


Nos dias 20 e 21 de Agosto, entre Monchique e o Agroal, os bombeiros foram chamados para combater um violento incêndio que consumiu vários hectares. Na quarta-feira, na Zona Indústrial de Vilar dos Prazeres a rápida intervenção dos “soldados da paz” evitou prejuízos maiores.

Festa da cerveja na Freixianda

Organizada pela secção da Freixianda dos Bombeiros de Ourém, decorre hoje, dia 24 de Agosto, a partir das 22h00, a Festa da Cerveja, Na vila de Freixianda, junto ao pavilhão desportivo. A festa conta com a actuação das bandas «A-part» e «The Peorth».

17 agosto 2007

Notícias de Ourém, 17 de Agosto de 2007

Testemunhos médicos

Quando fazia esta reportagem sobre o Agroal, o NO deparou-se, nos arquivos de António Pardal, com uma publicação fantástica. Trata-se de um pequeno livro com uma «comunicação feita em 26 de Outubro de 1931, no Congresso de Hidrologia, Climatologia e Geologia Médica», apresentada por Vieira Guimarães, «médico cirurgião pela escola de Lisboa».
Nesta publicação de folhas envelhecidas pelos tempos, começa por fazer-se uma descrição do Agroal, «que significa campo de agriões» apontando-se como razão para o nome, a existência de muitos agriões.


leia a notícia completa na edição impressa

Agroal: projecto avança ainda este Verão

David Catarino apresentou-nos o projecto final do Plano de Pormenor (PP) do Agroal, em vias de ir a concurso, o que, segundo o presidente, deverá suceder ainda no decorrer deste Verão.
ervenção com vista à requalificação daquele espaço, embora aquilo que é a essência, a piscina natural junto à nascente, se mantenha sensivelmente nos mesmos moldes.


leia a notícia completa na edição impressa

Alburitel em festa por um novo Lar

A ACRA – Associação Cultural e Recreativa de Alburitel organiza, nos dias 25 e 26 de Agosto, uma festa popular com o objectivo de angariar fundos para a aquisição do terreno do seu futuro Lar Residencial.
Trata-se de um terreno à saída de Alburitel, em direcção a Tomar que, segundo o presidente da colectividade, Elias Silva, «está já apalavrado».


leia a notícia completa na edição impressa

Agroal às portas da requalificação

Apesar da evidente falta de condições, o Agroal continua a ser um dos principais pontos de encontro, sobretudo de emigrantes em férias, das gentes da região.
Afinal, trata-se da única «praia fluvial» do concelho e um destino tradicional de veraneantes que procuram a frescura das suas águas mas também das suas margens frondosas que imprimem um clima de paz e sossego a quem as procura.

leia a notícia completa na edição impressa

Santuário com plano de emergência

O Santuário de Fátima está a ultimar o plano de emergência para o recinto das grandes celebrações. “Cremos que não haverá problemas”, afirmou o reitor em conferência de imprensa., referindo-se à possibilidade de evacuação da nova Igreja da Santíssima Trindade. As 13 portas e as rampas de acesso aos confessionários bem como as escadarias sossegam monsenhor Luciano Guerra, na necessidade de evacuação.

leia a notícia completa na edição impressa

Muitos emigrantes, cem mil peregrinos no Santuário

O cardeal Sean O’Malley conhece as dificuldades que os emigrantes sentem quando chegam a um país estrangeiro. “A sorte dos emigrantes é difícil, sobretudo no início”, afirmou na homilia da peregrinação de 13 de Agosto que ainda decorre no Santuário de Fátima.


leia a notícia completa na edição impressa

31 anos de tradições

A Associação Cultural e Recreativa do Vale do Nabão comemorou, no domingo, o seu 31º aniversário e, da festa do dia, destaca-se o encontro de folclore que juntou os ranchos da casa, dos Redondos, Seixal e do Carvalhal, Figueira da Foz. A apresentação esteve a cargo de Lélita e Casimiro Marques.


leia a notícia completa na edição impressa

Uma aventura nas férias

Todos os anos se realiza uma actividade de Verão que é idealizada e escolhida por todos. Este ano, essa escolha recaiu na praia das Rocas, em Castanheira de Pêra. Foi uma actividade de um grupos de escuteiros do agrupamento 1263 da Ribeira do Fárrio mas que, devido à enchente, apenas viram a praia ao longe, sem chegar aí a entrar. Mas nem por isso o divertimento foi menor.


leia a notícia completa na edição impressa

Kit’s de primeira intervenção para as Juntas de Freguesia

Mais de metade das candidaturas apresentadas pelas Juntas de Freguesia do distrito de Santarém no âmbito do protocolo de aquisição de kits de primeira intervenção no combate aos incêndios florestais foram aprovadas pelo Governo. Trata-se de um investimento de quase 317 mil euros, que vem reforçar o dispositivo já montado na região.
De um total de 72 candidaturas enviadas à Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), foram 46 as Juntas de Freguesia contempladas e que agora poderão dar os próximos passos para a compra do material e integrar o conjunto dos meios preparados para o combate aos fogos.



leia a notícia completa na edição impressa

Fábrica de cal com impacte ambiental em consulta pública

O estudo de impacte ambiental, incluindo o resumo não técnico para instalação de uma unidade industrial de fabricação de cal, em Boleiros, Fátima, está disponível para consulta pública, até 12 de Setembro. O documento pode ser consultado na Câmara de Ourém, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT) e na Agência Portuguesa do Ambiente, em Lisboa. O resumo não técnico pode ainda ser consultado na Junta de Freguesia de Fátima encontrando-se também disponível na internet, em wwwccdr-lvt.pt.
A empresa FassaLusa com um centro de produção em vale de Ourém, freguesia de São Mamede, possui também a pedreira “Cabeço da Moita negra”, em Boleiros, onde pretende instalar um estabelecimento industrial. As reservas existentes, pode ler-se no estudo, permitem o abastecimento de cal por um período de 30 anos.
Serão instalados dois fornos com uma altura de 34 metros e chaminés de 40 metros. A cal viva será carregada a partir de 4 silos. Nesta unidade industrial irão trabalhar 30 pessoas, funcionando 24h sobre 24h.
A consulta pública tem como principal objectivo proporcionar a participação das entidades e cidadãos interessados na apreciação do projecto, antes deste ser licenciado. No âmbito da consulta pública serão consideradas e apreciadas todas as exposições apresentadas por escrito, desde que relacionadas especificamente com o projecto em causa. As sugestões/reclamações deverão ser enviadas ao presidente da CCDRLVT até à data do termo da consulta do documento.
O licenciamento ou autorização do projecto só poderá ser concedido após Declaração de impacte ambiental favorável ou condicionalmente favorável, emitida pelo secretário de Estado do Ambiente, ou decorrido o prazo para a sua emissão.

Mais uma vitória histórica

Como preâmbulo ao jogo, poderemos dizer que o Fátima ganhou este desafio com brilhantismo, mostrando que dispõe de um conjunto que sabe como defender, quando e como atacar. A surpresa – se é que existiu – foi para os forasteiros, para aqueles que não conhecem a equipa de Fátima. Um estádio completamente cheio foi sinónimo do interesse que este jogo suscitou e que irá ficar na memória daqueles que tiveram o privilégio de o ver.

leia a notícia completa na edição impressa

Atlético apresenta o novo grupo de trabalho

A equipa de futebol sénior do Clube Atlético Ouriense iniciou os trabalhos na passada sexta-feira dia 10, numa sessão aberta aos sócios e à comunicação social, com a recepção aos jogadores por parte dos presidentes dos órgãos sociais, director desportivo e treinador.


leia a notícia completa na edição impressa

Santuário de Fátima Seguro

A inciativa resulta de uma parceria entre o Santuário de Fátima e a Guarda Nacional Republicana. Aos jornalistas, o capitão do Destacamento de Tomar da GNR, (que tem a seu cargo o posto de Fátima) Duarte da Graça salientou que o objectivo do peojecto “Santuário de Fátima seguro” é a qualidade na segurança dos peregrinos que se dirigem ao Santuário”.
O folheto que contará numa primeira fase com uma edição de dez mil exemplares e será distribuído pelos militares da GNR que se encontram no terreno, guardas do Santuário e poderá ser encontrado também nos postos de informações. Possui nas centrais um mapa de Fátima com os serviços que o peregrino necessita, nomeadamente a localização de postos de socorro, parques, casas de banho, entre outros.
Na última página são dados dez conselhos aos peregrinos, o primeiro dos quais é “Venha como peregrino”. Importante é não perder crianças e idosos de vista, manter-se em grupo e a importância de ter identificação de um responsável do grupo. Os valores não devem ser deixados à vista é outra das indicações que GNR e Santuário dão aos peregrinos para que venham ao Santuário e voltem em segurança.

Dez conselhos
1. Venha como peregrino;
2. Mantenha-se em grupo;
3. Nunca perca de vista os idosos e as crianças que venham consigo;
4. Se veio em grupo fique com a identificação e o n.º de telemóvel do responsável;
5. Verifique que sabe onde deixou o carro ou autocarro;
6. Não deixe bens à vista dentro do veículo;
7. Nunca deixe no porta-luvas os documentos da sua viatura, livros de cheques, cartões de crédito, armas de defesa pessoal, etc....
8. Não deixe carteiras e malas com fácil acesso ou abertas;
9. Leve o dinheiro suficiente, mas não em excesso;
10. Em caso de necessidade ou de dúvidas contacte os militares da GNR ou os guardas do Santuário.

Contactos: GNR/Fátima – 249 530 580; Santuário – 249 539 600

GNR previne contra “Conto do Vigário”

O Destacamento de Tomar da Guarda Nacional Republicana está a levar a cabo na área do Destacamento o projecto “Segurança para todos”.
Desde o início do mês de Agosto, quatro elementos da GNR têm contactado as pessoas, no concelho de Ourém, para as sensibilizar para algumas medidas que devem ter quanto à sua segurança bem como quanto às medidas a tomar quando forem interpelados por desconhecidos, de forma a não caírem no “Conto do vigário”. A acção da Guarda traduziu-se em acções efectuadas em centros de dia e outras instituições com pessoas idosas. Foi ainda pedida a colaboração aos párocos das freguesias pelo contacto privilegiado que têm com a população mais idosa. Depois de Vila Nova da Barquinha e Ourém esta acção de sensibilização será levada a cabo em Ferreira do Zêzere e Tomar.

Cuidado
1. Os alvos preferidos são pessoas idosas e que vivem sozinhas, ou em locais isolados.
2. O meliante apresenta-se como funcionário do Estado invocando falta de pagamentos, incitam os potenciais alvos a efectuarem voluntariamente o devido pagamento, sob pena de multas ou outras sanções mais graves.
3. Apresentam-se como familiares das vítimas e, alegando virem entregar encomendas, solicitam dinheiro em troca.
4. Apresentam-se como pretensos vendedores, dotados para a venda de “autênticas pechinchas” e, assim, de uma forma subtil, burlarem as pessoas.
5. Outra técnica do burlão é afirmar que vítima ganhou um prémio, dizer ter poderes curativos e de bruxarias, bem como outros pretextos para entrar em casa das vítimas para depois, recorrendo a manobras de diversão, efectuarem os furtos.
O que deve fazer: Não assinar documentos; Não deixar desconhecidos entrar em casa; - Não dar informações a desconhecidos; Desconfie de esquemas em que lhe prometam ganhos fáceis e informe a GNR.

Casos de polícia

A 8 de Agosto, uma pessoa ficou ferida na sequência do despiste do veículo ligeiro em que seguia, em Barrocaria, Olival. Da colisão em Pinhel entre dois ligeiros resultaram danos materiais.
Em Fátima, o choque entre duas viaturas ligeiras, na Rotunda Norte resultou em danos materiais assim como semelhante choque no arruamento norte do Santuário de Fátima que teve como consequências, também danos materiais. A colisão entre um ligeiro e um pesado na rua de São Mateus, em Boleiros resultou em danos materiais.
Deflagrou um incêndio na Rua do Arieiro, em Carvalhal de Baixo, Rio de Couros, a 9 de Agosto. Desconhece-se a área ardida, as causas e os prejuízos tendo o incêndio ocorrido em zona de caça associativa.
No mesmo dia deflagrou um incêndio nos silos da fábrica Cicomol, na zona industrial do qual resultou um morto. Ver notícia na página 11.
Em Fátima, do choque entre dois ligeiros, na Rotunda Norte resultaram danos. Na avenida D. José Alves Correia da Silva, um choque entre dois ligeiros também resultou em danos materiais.
Um outro choque entre dois ligeiros na Rotunda Norte provocou danos materiais.
A 10 de Agosto, um despiste de um veículo ligeiro em Águas Formosas, Rio de Couros resultou em danos materiais. No mesmo dia, um veículo ligeiro atropelou um cão, tendo resultado danos.
Uma pessoa ficou ferida na sequência de um choque em Alvega, entre dois ligeiros. Em Fátima, uma colisão entre três ligeiros na rua Imaculado Coração de Maria provocou danos materiais.
A 11 de Agosto, da colisão entre um ligeiro e um ciclomotor em Lagoa do Grou, Freixianda, resultaram danos materiais. De uma situação de choque semelhante, desta vez em Freixianda, resultaram danos materiais. Uma outra colisão entre um ligeiro e um velocípede, também na Freixianda, em Póvoa, provocou um ferido grave e três feridos leves.
Em 12 de Agosto, um choque entre dois ligeiros, em Gondemaria, provocou danos materiais. Em Fátima, um incêndio florestal em Maxieira consumiu 30 m2 . As causas e os prejuízos são desconhecidos. O incêndio ocorreu em zona de caça municipal.
A 13, o choque entre dois ligeiros, em Frexianda, resultou em danos materiais. Um despiste de um ligeiro em Freixianda também resultou em danos materiais. Em Fátima, registaram-se duas colisões entre dois ligeiros. Uma das quais no parque 12 do Santuário tendo como consequências danos materiais. Também do choque registado na rua Cónego Formigão resultaram danos.

10 agosto 2007

Notícias de Ourém, 10 de Agosto 2007

Abate legal de sobreiros para construir Modelo


O abate de sobreiros na zona do vale da Aveleira onde será construído o futuro Modelo está a causar preocupação a alguns moradores. A questão da localização do espaço comercial já deu azo a que os vereadores do Partido Socialista na Câmara Municipal dessem conta desse descontentamento, em reunião de Cãmara.
A situação chegou ao conhecimento da Quercus que esteve no local e questionou o SEPNA – Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR sobre a autorização para o abate.

Leia toda a notícia na edição impressa

Janeiro sucede a Janeiro na Ribeira do Fárrio


Os resultados
Inscritos - 855
Votantes - 617
Lista Independente - 440 (71,3 por cento)
PSD - 171 (27,7 por cento)
Brancos - 3
Nulos - 3
Abstenção - 27,8 por cento


Pedro Miguel Janeiro é o novo presidente da Junta de Freguesia da Ribeira do Fárrio.
Dos 855 eleitores inscritos na Ribeira do Fárrio, 617 votaram e deram a maioria à lista de Independentes liderada por Pedro Miguel Janeiro, nas eleições do passado domingo.
Pedro Miguel, um jovem de 30 anos natural da freguesia, sucede ao pai que se havia demitido em Maio passado, devido a divergências com a Câmara de Ourém quanto à construção de um muro particular na sua freguesia.

Leia toda a notícia na edição impressa

Crianças devem usar parque com supervisão de um adulto

Inaugurado em Maio de 2003, o parque infantil junto ao tribunal motivou algumas preocupações a pais devido à existência de equipamentos danificados.
O Notícias de Ourém questionou a autarquia sobre a manutenção.

Saiba o que foi dito na edição impressa

Quercus tem e-loja

A Quercus disponibiliza agora no seu site, uma loja on line de produtos ambientais "que espelham os valores ambientais que defendemos".
"Ao optar por um consumo responsável, comprando na loja Quercus, está a fazer não só um pequeno gesto em prol da sustentabilidade, mas também um grande contributo para a preservação da biodiversidade, na medida em que todas as receitas não reinvestidas revertem para o Fundo Quercus de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, onde serão aplicadas em projectos como a rede de micro-reservas biológicas".
No site podem encontrar-se produtos diversos na secção de Têxteis, Papelaria, Mercearia, Livraria, Casa e decoração, Jardim e tempos livres, Cosméticos naturais, entre outros.
De álbuns a ganchos de cabelo, sabonetes, livros, caixas-ninho, há um grande número de eco-produtos que podem ser adquiridos em http://e-loja.quercus.pt/scid/eStore/
Depois da compra feita, os produtos são enviados via correio, a partir da sede da loja, na Mata municipal em Ourém.

Padres da diocese reunidos na Freixianda

Os consagrados nascidos na paróquia de Freixianda reúnem-se para o habitual encontro anual, a 13 de Agosto.
É um momento de convívio e de encontro dos naturais desta paróquia num momento que este ano é alargado. Todos os consagrados da diocese são convidados a participar uma vez que a diocese de Leiria-Fátima está a viver o "Ano da vocação".
Dezenas de consagrados já se inscreveram para este encontro que conta com o seguinte programa:
17h – Acolhimento, junto à igreja paroquial
18h – Encontro dos consagrados com a presença do bispo da diocese
19h – Eucaristia presidida por D. António Marto e aberta a toda a comunidade paroquial.
20h – Jantar de convívio com todos os consagrados, oferecida pela paróquia da Freixianda.

Parque Linear com reconhecimento internacional


Ninguém duvida que o Parque Linear é uma das «meninas dos olhos» de David Catarino. Já todos o ouviram comentar, numa ou noutra ocasião, que a obra teve honras de figurar num livro de arquitectura de paisagem, internacional. O facto enche de orgulho o autarca, até porque se trata da única obra portuguesa aí inscrita.
O Parque Linear de Ourém faz parte de uma selecção de 18 projectos de arquitectura paisagística, espalhados pelo mundo. O projecto oureense surge entre 5 espanhóis, 4 franceses, um chinês, 3 alemães, um dos EUA, outro do Brasil, um de Singapura e outro da Dinamarca, num total de 18.

Leia toda a notícia na edição impressa

Câmara apoia construção de salão multiusos no Vale da Perra

A Câmara municipal de Ourém, a Junta de Freguesia de Atouguia e Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Atouguia vão assinar um protocolo de colaboração que visa a comparticipação desta Autarquia nas obras de construção de um salão multiusos em Vale da Perra, naquela freguesia.
A Fábrica paroquial da freguesia de Atouguia irá construir um salão multiusos em Vale da Perra num terreno seu e com o apoio da comunidade local.
O investimento do projecto estima-se em 50.000 euros. O espaço será disponibilizado para actividades culturais promovidas pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia, e bem assim para apoio às actividades escolares.
A Câmara comparticipará nas obras com o montante de quinze mil euros, a entregar em três tranches:
A primeira tranche, no montante de 5.000,00 euros, será liquidada no acto de assinatura do presente protocolo; a segunda tranche, no montante de 5.000,00 euros, será liquidada até 31 de Dezembro de 2007 e a terceira e última tranche será liquidada até ao fim do primeiro semestre de 2008.
O presente protocolo, no que diz respeito à parceria de utilização, será válido pelo período de cinco anos, renovável por igual período, a menos que qualquer das partes, com antecedência mínima de 90 dias, participe aos restantes outorgantes a sua intenção de o não renovar.
.

Serões voltam na terça-feira

Os serões de Ourém que se iniciaram na passada semana, organizados pela Associação de Reformados e Pensionistas de Ourém, não se realizaram esta terça-feira, o que deixou desapontadas algumas pessoas que se dirigiram ao local, o jardim municipal, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
Segundo nos explicou a organização, o evento não teve lugar por indisponibilidade de última hora dos artistas convidados a actuar. No entanto a associação acredita que esta foi uma contrariedade pontual e não duvida que nas próximas terças-feiras, até final de Setembro, a animação do espaço vai continuar.

Veículos antigos benzidos no Calvário


Três dezenas de veículos antigos e clássicos participaram no passeio de clássicos organizado pelo VilarClássicos – Real Clube de veículos antigos D. Carlos I. Um dos momentos altos deste dia de passeio foi a bênção das viaturas de duas e quatro rodas junto ao Calvário em Aljustrel. No ano em que se assinala os 90 anos das Aparições, "achámos que era próprio fazer a bênção dos automóveis em Fátima", salienta Carlos Evaristo.
O momento de cariz religioso e eucaristia foi presidida por monsenhor José Geraldes Freire, capelão do clube. O cónego, professor jubilado da Universidade de Coimbra benzeu cada automóvel com a relíquia de São Cristóvão, padroeiro dos viajantes.
Antes, nas palavras que dirigiu aos participantes, lembrou os dez mandamentos do bom condutor recentemente conhecidos.
A eucaristia foi celebrada por intenção dos membros do clube e por todos os que conduzem. Para que "tenham cautela e Deus os proteja nestas viagens".
O passeio por terras oureenses foi ainda estendido à Pia do Urso, em Crespos, já no concelho da Batalha. Sessenta e três pessoas participaram nesta iniciativa, frisando Carlos Evaristo que o clube teve como participantes os sócios fundadores do clube além de jovens. O motivo maior para estas iniciativas é o convívio e o passeio em segurança, já que se tratam de veículos com alguma idade.
Em 29 de Setembro, o Clube está a preparar uma iniciativa em Alcobaça.

Ourém comercial on line


Notícias de Ourém (NO): Como e quando nasce este projecto?
Ivo Vicente (IV), sócio gerente da WSP Design: O projecto Ourém Comercial surgiu aproximadamente há um ano, pela mão da empresa WSP Design com o apoio da empresa Dogma XXI. Nessa altura sentimos a necessidade de apresentar aos empresários da região um espaço específico onde estivesse centralizada informação empresarial.
Foi pensado que seria uma boa ideia limitar o projecto, numa fase inicial, a um espaço geográfico, neste caso o concelho de Ourém e dar mais ênfase aos produtos e serviços de cada empresa. O objectivo é permitir ao cibernauta saber, de imediato, tudo o que precisa sobre empresas, negócios, notícias desporto e muito mais.
NO: Quais as necessidades sentidas?
IV: A Internet era, obviamente, o melhor campo para agirmos. Mais do que nunca, o mundo está à distância de um clique e era essencial que pudéssemos apresentar um serviço eficiente e dinâmico às empresas do concelho. Por outro lado, o projecto Ourém Comercial também pretende ajudar na divulgação e união do tecido empresarial oureense, conhecido sobretudo pelas pequenas e médias empresas com muito prestígio e potencial a nível regional e nacional.
NO: Que se pretende do novo portal?
IV: O portal já está on line desde há algum tempo, ainda que numa fase experimental. Quisemos perceber a importância que este teria e o impacto do mesmo. Actualmente, estamos já a proceder a uma reformulação, apresentando novos conteúdos e novos serviços. À medida que vamos implementado novas funcionalidades, estas vão ser bem visíveis. Estamos a trabalhar para prestar um serviço cada vez mais amplo cientes das necessidades e exigências dos empresários do concelho.
NO:Que serviços presta?
IV: O principal serviço do Ourém Comercial é o directório de empresas, ou seja, um espaço onde as empresas se dão a conhecer e promovem os seus serviços e produtos. A lógica é simples é permite a quem procura conhecer e contactar em poucos segundos as empresas que necessita.
Mas, o portal não se fica por aqui. São vários os motivos para que diariamente o portal seja visitado. Há informações úteis, notícias de âmbito local e desportivo, bolsa de emprego e informação cultural.
NO: Quando estará on line, em versão definitiva?
IV: Até final de Agosto, o portal terá a sua versão definitiva. Actualmente estamos a apresentar o projecto a empresas e a parceiros para que ele ganhe corpo. Nesta fase estamos a premiar aqueles que se associem, desde já a nós, proporcionando-lhes grandes descontos às primeiras 30 empresas.
NO: Que tipo de empresas já aderiram?
IV: Neste momento temos empresas de área completamente distintas, desde o mobiliário, informática, publicidade e construção, mas queremos alargar e proporcionar ao visitante um leque enorme de serviços.

Fátima venceu e convenceu


No primeiro jogo oficial da época, o conjunto fatimense já fez história.
Uma equipa composta com jogadores de boa qualidade e com um orçamento bas-tante baixo – tendo em conta outras equipas de mais historial e com bases financeiras mais elevadas – conseguiu mostrar que o prestígio dos nomes individuais ou clubísticos não ganha jogos. Que o diga o Santa Clara que saiu de Fátima vergado pela derrota em contraponto a um Fátima ga-nhador e que com esta vitória além de passar à fase seguinte ainda arrecada vinte mil euros (prémio atribuído pela Liga Carlsberg ao vencedor) e que certamente cai que nem ginjas nos cofres do Fátima.
Mas vamos ao jogo.

leia toda a notícia completa na edição impressa

Sandoeira em Festa

O grupo Desportivo Sandoeirense (GDS), comemora o seu 27º aniversário este fim-de-semana.
Assim, amanhã, sábado, dia 11, a alvorada é às 9h00. Às 16h00 começam os jogos populares e abre a quermesse. A partir das 17 a tarde é dedicada ao desporto com um jogo entre casados e solteiros e outro entre os 3º e 4º lugares do torneio que está a decorrer desde o dia 29 de Julho e que termina dia 12.
Pelas 19h30 há ainda missa pelos sócios falecidos. À noite, a partir das 22h00, actua o duo musical «Sem Limites».
Domingo, dia 12, a alvorada é às 8 da manhã, seguindo um encontro de motociclismo e uma descida de canoagem do Agroal a Tomar.
Às 14 retomam-se os jogos tradicionais e reabre a quermesse. Às 17 inicia-se a tarde desportiva com um jogo feminino entre o GDS e o Gruder; um jogo entre o GDS e uma equipa de emigrantes e ainda o final do torneio de futebol de cinco.
Às 20h00 há danças latinas e às 22 começa o baile ao som do duo musical «Pedro e Isa». Pelo meio, cerca das 23h00 será feita a entrega de prémio do Torneio e sorteio das rifas.
Canoagem no domingo
Do programa de festas destaca-se a canoagem no domingo. A concentração para a mesma tem lugar no Agroal às 8h45, iniciando-se um quarto de hora depois e terminando com um almoço no GDS, previsto para as 13h00
Os preços de inscrição, de 25 euros e 22,5 euros para sócios incluem a actividade, o almoço, a monitorização e a oferta de uma t-shirt. O pagamento é feito no acto da inscrição e a organização aconselha os interessados em participar a levar sandálias ou sapatilhas em vez de chinelos, fato de banho e/ou calção, protector solar e boné e, ainda, uma muda de roupa.
Contactos para informações e inscrições: Pedro Marques – 916604760 e Mini-mercado Maria: 249559272.
Se está a pensar participar, apresse-se porque as inscrições terminam hoje.

03 agosto 2007

Notícias de Ourém, 03 de Agosto de 2007

Construção «enquadra-se na zona do Plano de Pormenor»


A Câmara de Ourém defende que “a movimentação de terras” para a construção de um edifício junto à casa mortuária “enquadra-se na zona do Plano de Pormenor (PP) do Centro de Saúde de Ourém”.
Na “informação técnica” aprovada a 30 de Julho, “por unanimidade, na reunião do executivo camarário”, é salientado que o PP “foi ratificado pela portaria 190/97 de 20/03, mantendo-se em vigor conforme a alínea b) do n.º 3 do art.º 96 da regulamentação do Plano Director Municipal de Ourém”.
(.....)
“O que a Câmara diz não é verdade”
O Núcleo Regional da Estremadura e Ribatejo da Quercus pondera a “via judicial” face ao facto das obras ainda não terem parado. Depois de ter reunido com o promotor da obra que teve uma “posição de bom senso”, a associação ambientalista aguarda agora resposta positiva ao pedido de audiência efectuado ao presidente da Câmara para discussão do assunto.


leia a notícia completa na edição impressa

Imotecnorém reage: “Respeitado o Plano de Pormenor e a Resolução do Conselho de ministros”


O promotor da obra alvo de discórdia é a Imotecnorém – Construção e Administração de Imóveis, Lda. Contactado pelo Notícias de Ourém, o empresário Carlos Baptista adiantou que as escavações para a construção do prédio estão a decorrer na mais estrita legalidade, de acordo com a licença da autarquia e o Plano de Pormenor (PP) da zona do Centro de Saúde.


leia a notícia completa na edição impressa

Travessa de Castela: Proprietários não concordam com propostas da autarquia

De acordo com a acta da reunião de Câmara do passado dia 16 de Julho, a maioria dos proprietários de prédios na rua de Castela, não concorda com as propostas de indemnização propostas com vista à execução dos arruamentos do Plano de Pormenor da zona do Centro de Saúde de Ourém.
De acordo com a acta, o Director do Departamento de Administração e Planeamento,
Informou que “na sequência de Declaração de
Utilidade Pública, publicada no Diário da República, II Série, n.º 96, de 18 de Maio de
2007 (Edital n.º 410/2007), da expropriação das parcelas de terreno, sitas na Rua de Castela em Ourém, necessárias à execução de arruamentos do Plano de Pormenor da
Zona do Centro de Saúde de Ourém, os proprietários das parcelas e demais interessados foram notificados para se pronunciarem sobre a proposta dos montantes indemnizatórios a atribuir.
Dos interessados que responderam, apenas um «concordou com a proposta ficando, no entretanto acordado que, aquando da realização das obras se efectuariam pequenos acertos».
Todos os outros se manifestaram contrários às propostas apresentadas e alguns apresentaram contra-propostas. Porém, a câmara deliberou, por unanimidade «não concordar com as contra-propostas apresentadas» e «notificar os interessados e o perito que se irá efectuar a vistoria “ad perpetuam rei memoriam” nos termos do artigo 21.º, da lei n.º 168/99, de 18 de Setembro (código das expropriações).

Espite: Direcção de Centro social repudia teor da denúncia do Sindicato

“Não corresponde à verdade, de maneira nenhuma”. Esta é a reacção do Centro social paroquial São João Baptista de Espite à posição assumida pelo Sindicato dos trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Centro de que o Notícias de Ourém deu conta na última edição.
A direcção do Centro Social paroquial manifesta o seu repúdio em relação ao conteúdo do comunicado do Sindicato assinalando que é “altamente difamatório e caluniador, prejudicando gravemente a honra e o bom nome do centro Social paroquial São João Baptista de Espite, da sua direcção bem como toda a freguesia”.
A direcção da instituição fez chegar um comunicado em que garante estar “de consciência tranquila”. A provar isso “estão as mais recentes visitas de acompanhamento e respectivos relatórios das técnicas de Segurança Social e até o parecer da Inspecção Geral do Trabalho, delegação de Tomar recebido no mês de Julho”. Esta instituição “reserva-se no direito de actuar judicialmente nos termos que tiver por convenientes, contra o sindicato”.

«Verão sempre a abrir» em Alburitel

As crianças de Alburitel têm, desde o passado dia 1 de Agosto e até dia 14, umas férias «à maneira». São quinze dias de muita animação proporcionados pela ACRA – Associação Cultural e Recreativa de Alburitel que organiza as Férias Desportivas «sempre a abrir». Animadas por um professor de edução física e duas animadoras, mais de duas dezenas de miúdos vão desenvolver muitas actividades no ringue da associação, onde não faltam os insufláveis, jogos e actividades lúdicas. Mas os passeios também não faltam e as crianças vão ter muita acção na água, como pede o Verão e as crianças tanto gostam: canoagem no Agroal, actividades aquáticas nas piscinas de Torres Novas, no parque aquático de Mira d’Aire, nos Olhos de Água, em Alcanena. Fora de água, há passeios de bicicleta e pedestres, karting, escalada e slide e ainda visitas a grutas, almoços em parques da região, enfim, uma imensa variedade para todos os gostos com muitas visitas a concelhos vizinhos onde vão encontrar mais animação.

Serões de Ourém


Os Serões de Ourém são momentos musicais promovidos pela ARPO – Associação de Reformados e Pensionistas de Ourém que, durante os meses de Verão, desde que o tempo o permita, organizam momentos de descontracção musical para quem a eles quiser assistir, de forma gratuita, no jardim municipal, em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
O objectivo destes serões, segundo a organização é o de abrir a associação à comunidade, proporcionando momentos de bem-estar e procurando contribuir com alguma animação para as noites estivais oureenses.
Procura-se o aproximar das pessoas através da música e do convívio mas também atenuar o fosso entre gerações pelo que, sempre que possível, contará com a actuação de jovens que apoiam a iniciativa, de forma graciosa.
Os Serões de Ourém têm lugar às terças-feiras a partir das 21h30 e para os organizar a associação não recorre a quaisquer subsídios nem angaria apoios, para «não cansar as empresas concelhias», assumido qualquer despesa inerente à actividade. Como contrapartida, a ARPO espera apenas a adesão da população.
Na passada terça-feira, o pontapé de saída foi dado pelo grupo «Kontra mão», composto por Rui Sérgio, Fábio Reis, Vando Valente, Vasco Romão e Liliana que tocaram e cantaram vários temas bem conhecidos da música portuguesa.

JSD lança conciurso de fotografia

“Cinza ou verde depende de ti!” é o tema da campanha de Verão que a Juventude Social Democrata (JSD) de Ourém está a levar a cabo desde 1 de Agosto. Com vista à sensibilização, “empenho e participação, sobretudo dos jovens” para a temática dos incêndios florestais, a iniciativa decorrerá durante os meses de Agosto e Setembro.
António Mariano, presidente da JSD salienta que está colocado um outdoor na estrada que liga o centro comercial Vila Shopping ao centro da cidade de Ourém, para “sensibilizar todos os cidadãos para a importância da preservação da floresta”.


leia a notícia completa na edição impressa

Clube do Olival quer campo de desporto aventura


Um mês de actividades desportivas, culturais e lúdicas para festejar o 32º aniversário do Centro Cultural e Recreativo do Olival. Esta foi a forma que a direcção encontrou já há dois anos para festejar o aniversário em vez de concentrar tudo num único dia. E durante o mês de Julho, todos os fins-de-semana tiveram actividades várias.
13 eventos desde o futebol ao cicloturismo, às corridas de carrinhos de rolamentos, festa da cerveja e o foto paper.


leia a notícia completa na edição impressa

Boleiros era a localidade da freguesia de Fátima “mais importante até 1930/1940”


“Memórias de Boleiros, uma aldeia de Fátima”, o livro que traduz a memória colectiva desta localidade de Fátima foi lançado a 28 de Julho. Um momento em que a população quis participar já que foram muitos aqueles que cederam informações e fotografias relativas à vida desta comunidade.
O autor “respondeu acertadamente” à pergunta fundamental deste livro, assinalou o director do SESDI – Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima que apresentou o autor e a obra. À questão “Boleiros era Boleiros por si mesmo ou era o que o era devido a Fátima?”, na opinião de Luciano Cristiano, “o lugar de Boleiros haveria de ter seguido uma linha de rumo de progresso contínuo, como aliás seguiu, mesmo com aqueles factos, tornando-se um dos dois pólos desta comunidade paroquial”. 383 páginas em que o autor “vai-nos guiando seguramente na história de Boleiros, não deixando de dar o contexto local, regional e nacional em que essa história se move”.


leia a notícia completa na edição impressa

XXVIII Almoço em Seiça

O Grupo Desportivo e Cultural de Seiça promove oXXVIII almoço de confraternização de reformados, emigrantes e seus familiares e amigos, a 15 de Agosto. A iniciativa começa às 13h no salão do clube desportivo.
É garantido o transporte do comboio até ao salão. O preço do almoço é de 15 euros para adultos e 7,5 euros para crianças dos 6 aos 12 anos.
Os interessados devem fazer a inscrição até 13 de Agosto.
Alguns contactos telefónicos para inscrição:
António Pinhão - 249 541 670, António Martins - 249 543 513, Café “O Freixo” - 249 542 444, Café “O Fontanário” - 249 545 455, Café “O Engenho” - 249 566 700

Campanha de recrutamento

Está em curso a campanha de recrutamento de famílias de acolhimento para jovens que chegam a Portugal em Setembro, para o programa anual da Intercultura - AFS Portugal.
Este programa funciona no intercâmbio em que uma família acolhe um jovem do ensino secundário durante um trimestre, semestre ou ano lectivo completo.
O estudante deve ser integrado como membro da família, partilhando da vida familiar permitindo ao jovem um contacto com outra cultura, outra língua bem como outra forma de pensar e sentir as coisas.
Actualmente a Intercultura - AFS Portugal recebe 65 estudantes, com idades compreendidas entre 15 e 18 anos, provenientes de diferentes países, entre eles: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia. Costa Rica, Dinamarca, Finlândia, Guatemala, Hungria, Islândia, Holanda, Hungria, México, Noruega, Paraguai, República Dominicana, República Checa, Rússia, Suiça, Tailândia, Turquia, Venezuela e Estados Unidos da América. Desde 1965 que promove intercâmbios de jovens em Portugal e para o estrangeiro.
Para mais informações, as famílias interessadas podem contactar a associação de voluntariado através do tel. 21 324 7070 ou por mail ao coordenador de recrutamento, André Oliveira, andré.oliveira@afs.org ou ao assistente de programas hugo.vieira @afs.org.

Artes Plásticas: Pintura do IPT

Foi inaugurada no mês de Julho, no Instituto Politécnico de Tomar, a Exposição 06.07, que apresenta os trabalhos dos alunos finalistas do curso superior de Artes Plásticas - Pintura do Instituto Politécnico de Tomar, no edifício INTERPRESS, em Lisboa.
Esta exposição foca os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Atelier, Seminários de Arte Contemporânea e Correntes Artísticas Contemporâneas concluindo o percurso iniciado pelos alunos durante o Curso.
Ao longo desta Formação pretendeu-se que os alunos adquirissem os mecanismos necessários para o desenvolvimento das suas capacidades individuais promovendo a pesquisa e a reflexão no âmbito das Artes Plásticas, no seu sentido mais amplo, bem como o aprofundamento e consolidação de uma linguagem própria.

Música e hip hop nas férias de Verão


46 miúdos mostraram aos pais no final da tarde de segunda-feira alguns dos resultados das suas actividades em tempo de férias. Afinados, os miúdos, com idades entre os 6 e os 12 anos brincaram com os sons e deram uma outra animação à praça junto à Rua Jacinta Marto. O local foi escolhido por ser o “indicado para os miúdos brincarem e também para mostrar aos pais o que fazem no ATL” já que o “espaço lá é reduzido”.


leia a notícia completa na edição impressa

Postos de turismo abertos

A Região de Turismo Leiria/Fátima informa que durante Agosto os seus 13 Postos de Turismo estarão abertos ao público.
Os Postos de Turismo de Alcobaça, Batalha, Leiria e Fátima estarão abertos ininterruptamente entre as 10 e as 19 horas. Os Postos da Marinha Grande, Monte Real, Ourém, Pombal, Porto de Mós, e São Martinho do Porto, abrem de terça a domingo das 10 às 13 e das 15 às 19, assim como os Postos Sazonais das Praias do Pedrógão, Vieira, e São Pedro de Moel, a funcionar até 31 de Agosto.

Ourém revê PDM: Autarquia aceita sugestões

A Câmara Municipal de Ourém está a aceitar sugestões dos munícipes no âmbito do processo de revisão do Plano Director Municipal em curso. De acordo com informação prestada pela autarquia, o objectivo será, logo à partida, elaborar um plano que tenha em conta as necessidades e as incoerências detectadas pelos munícipes, de modo a que, quando o plano for sujeito a inquérito público, esteja o mais próximo possível da satisfação dos munícipes.
As sugestões deverão ser formalizadas junto da autarquia, acompanhadas por plantes de localização. As sugestões serão, na medida do possível, tidas em conta na proposta de plano que a Câmara submeterá às entidades competentes.
O processo é gratuito, à excepção do custo de emissão das plantas (6.04 euros) por terreno. Todas as sugestões obterão uma resposta da autarquia, seja ela positiva ou não. A autarquia aceitará sugestões até ao próximo da 22 de Agosto.
Gab. Imp. CMO

Em caso de necessidade

Os bombeiros e o INEM deram-se conta que muitas vezes, nos acidentes rodoviários, os feridos trazem consigo um telemóvel. No entanto, na hora de intervirem, não se sabe a quem contactar da lista interminável de números.
Lançam-nos por isso a ideia de que toda a gente acrescente na sua agenda o telefone da pessoa à qual contactar em caso de urgência sob o mesmo nome.
O nome internacional é ICE (= In Case of Emergency). Com este número inscreveremos a pessoa com a qual deverão contactar os bombeiros, polícias, INEM, protecção civil...
Quando houver várias opções poderemos assinalá-las como ICE1, ICE2, ICE3, etc. É simples, não custa nada e pode ajudar-nos muito.

Casos de Polícia

Posto de Ourém
De 20 a 27 de Julho de 2007, foi apresentada uma queixa por maus-tratos a cônjuge, sendo elaborados os respectivos Autos de Denúncia para o Tribunal.
Em 30 de Julho de 2007, foi recuperada em Caxarias, pelo Posto Territorial de Ourém, a viatura que havia sido utilizada no assalto à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Urqueira – Ourém, ocorrido em 20 de Julho de 2007.

Posto de Fátima
Em 21 Julho de 2007, foi apresentada uma queixa por maus-tratos a cônjuge, sendo elaborado o respectivo Auto de Denúncia para o Tribunal.