28 setembro 2007

Notícias de Ourém, 28 de Setembro 2007

Fátima abateu campeão nacional


O dia 26 de Setembro de 2007 vai ficar na história e na lembrança de todos quantos participaram e assistiram – 2800 espectadores – no Estádio Municipal de Fátima ao desafio Fátima-Porto, a contar para a 3.ª eliminatória da Taça Carlsberg.
Foi a maior moldura humana que aquele complexo alguma vez albergou, numa noite serena para receber o campeão nacional.


leia a notícia completa na edição impressa

Igreja da Santíssima Trindade vai custar 70 milhões de euros


A contagem decrescente está a começar. A nova igreja da Santíssima Trindade ficará concluída a 9 de Outubro, adianta a Somague – empresa de construção do novo templo. Será abençoada e sagrada a 12 de Outubro, às 16h com a presença do número dois do Vaticano, Tarcísio Bertone .
Provisoriamente será arranjada a praça Pio XII (do meio da igreja em direcção à avenida, do lado do centro pastoral). Como o túnel ainda não foi construído, será colocada uma vedação transparente que substitui os tapumes de obra que ali se encontram.



leia a notícia completa na edição impressa

ASAE no mercado de Ourém


Na passada quinta-feira, dia 20 de Setembro, teve lugar uma operação conjunta entre a PSP e a ASAE, no Mercada Semanal de Ourém, tendo por objectivo detectar e apreender artigos contrafeitos.
Da operação resultaram dois detidos, um homem e uma mulher, por crime de usurpação, tendo sido identificados 4 indivíduos, sendo dois por contrafacção e dois por usurpação.

leia a notícia completa na edição impressa

Carrinhas para as escolas

A Câmara deliberou por unanimidade, na reunião da passada segunda-feira, dia 24, adquirir, através da Central de Compras do Estado, 12 autocarros de 19 lugares, mediante a entrega de alguns veículos de que dispõe actualmente e que, face à nova legislação, deixam de poder ser utilizadas para transporte escolar de alunos, sendo que uma delas será entregue à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco.



leia a notícia completa na edição impressa

Freixianda: Câmara vai à escola e reúne com pais


Tal como havia sido anunciado e na sequência de protestos das mães dos alunos da escola do 1º ciclo da Freixianda, uma comitiva camarária presidida pelo presidente, esteve naquela escola no passado sábado de manhã. Acompanhado pelo arquitecto Nuno Nobre e por Armando Neto, responsável da AmbiOurém, era aguardado no local pelo vereador da educação, por responsáveis da Junta de Freguesia e diversas mães. Antes de passar revista à escola, Catarino e a sua equipa reuniu com os encarregados de educação que encheram uma das salas de aula.

leia a notícia completa na edição impressa

Santa Casa abre centro de convívio e gabinete de apoio


A Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém inaugurou o Gabinete de apoio ao familiar e doente de Alzheimer, a 21 de Setembro, Dia mundial do doente de Alzheimer. Na mesma altura foi ainda oficializada a abertura do centro de convívio.
A vertente do Centro de convívio destina-se a apoiar duas dezenas de idosos que, semanalmente, ali se deslocam para conviver com outros na mesma situação e com os que vivem ali no lar.


leia a notícia completa na edição impressa

Criança nasce na ambulância


Chama-se Mariana, nasceu a 21 de Setembro e nasceu numa ambulância, a dois quilómetros do hospital de Santo André, Leiria.
Eram 7h27 quando a menina, a quarta filha de um casal que mora na freguesia de Fátima, nasceu.
Os pais da menina deslocaram-se até aos bombeiros de Fátima e daí, a mãe seguiu na ambulância. Só que não houve tempo para chegar nem a Coimbra, onde a mãe gostaria que a menina nascesse, já que estava a ser seguida por um médico. Nem sequer a Leiria.


leia a notícia completa na edição impressa

Mulher fica ferida em incêndio

Uma mulher de 52 anos sofreu esta segunda-feira queimaduras com gravidade num incêndio ocorrido em área de mato em Ninho de Águia, freguesia de Cercal, Ourém, informa a agência Lusa.
Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro, a mulher foi assistida no local pela Viatura Médica de Emergência e Reanimação do Hospital de Leiria, para onde foi transportada.
No local esteve ainda uma viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica de Ourém e os bombeiros de Ourém, Fátima e Caxarias.

Morte de idosa causa protestos: Mais segurança para o cruzamento do Olival


morte recente de uma senhora que sofreu um acidente no início do mês, no cruzamento à entrada do Olival, levantou uma onda de protestos com a população a pedir mais segurança para o local.
O acidente em causa ocorreu quando um casal de idosos se deslocava no sentido Olival/ Ourém, tendo sido abalroado por um carro que chegou ao cruzamento vindo da estrada da Conceição. Os dois idosos de 74 e 78 anos ficaram em estado grave, sendo que o idoso ainda não se encontra livre de perigo, enquanto a idosa acabaria por falecer tendo-se o funeral realizado na passada quarta-feira e, segundo testemunhos, foi um dos que mais acompanhantes verificou nos últimos tempos na freguesia do Olival, vindo, inclusivamente, pessoas de França para a última despedida à senhora, em tempos emigrante e que agora, com a reforma, com o marido, regressara ao Olival.


leia a notícia completa na edição impressa

Casos de Polícia

GNR - OURÉM
Dia19 foi apresentada uma queixa por maus-tratos a cônjuge, sendo elaborado o respectivo Auto de Denúncia para o Tribunal.
Dia 21, foi emanado pelo Ministério da Saúde, Sub-Região de Saúde de Santarém, o Mandado de Condução para Internamento Compulsivo, referente a um cidadão de nacionalidade Portuguesa e residente no concelho de Ourém. Pelos militares do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana em Ourém, foi dado cumprimento ao mesmo, conduzindo o referido indivíduo à Urgência Psiquiátrica do CHMT – Hospital de Tomar, onde foi entregue.

GNR - FÁTIMA
Dia 19 foi apresentada uma queixa por maus-tratos a cônjuge, sendo elaborado o respectivo Auto de Denúncia para o Tribunal.
Dia 24 foi elaborado auto de notícia por acidente de trabalho.
Do mesmo resultou um ferido grave, identificado como sendo um cidadão de nacionalidade indiana e residente naquela cidade, que à altura dos factos laborava junto de uma máquina de arestas, sofrendo um corte profundo no braço, recebendo cuidados médicos no local pelo VMER de Leiria, sendo posteriormente transportado para o Hospital de Leiria.
A ocorrência foi comunicada ao Ministério Público do Tribunal Judicial da Comarca de Ourém.

PSP
Detenções por condução sob a influência de álcool após serem intervenientes em acidentes de viação
No dia 23 de Setembro de 2007, foram detidos dois indivíduos, respectivamente de 29 e 19 anos de idade, um deles em Ourém e o outro em Santarém, por cerca da 00H30, quando conduziam viaturas automóveis, terem sido intervenientes em acidentes de viação e ao serem testados à alcoolemia no sangue, acusaram, respectivamente, a taxa de 2,08 e 2,09 g/l.

21 setembro 2007

Notícias de Ourém, 21 de Setembro de 2007

Mães protestam por falta de condições de higiene e de segurança na escola


ido e a água está castanha”. As sanitas “estão partida e cheiram um bocadinho mal”. É desta forma que Sérgio explica como se encontram as instalações sanitárias da EB1 de Freixianda. O irmão André salienta que não está na escola porque “não tem condições”. E a mais pequenita, Vera acrescenta: “não tem condições”.
Na manhã do primeiro dia de aulas, 17 de Setembro, as mães da maioria dos alunos daquela escola não os deixaram ir às aulas. As mães protestam contra a falta de condições existentes na escola. Por isso envergaram cartazes de protesto: “Obrigada pela Internet mas preferimos as sanitas” e “Queremos auxiliares” são alguns dos textos que constam nas cartolinas que as mães levantavam.


leia a notícia completa na edição impressa

Agrupamento já tinha feito muitos pedidos

O Conselho Executivo do Agrupamento de escolas da Freixianda adianta que já no anterior ano lectivo este Agrupamento enviou diversos ofícios à autarquia, a propósito deste assunto. Aliás - lembra - um dos ofícios foi mesmo lido durante uma das assembleias municipais, descentralizada e realizada na Freixianda.
Nos vários ofícios, foram pedidos caixotes do lixo, vedação e arranjo das instalações sanitárias. A vedação foi aliás, das “coisas mais batalhadas”. A docente ressalta ainda que “o recinto tem uma certa idade e nada está como deve ser”, nomeadamente o “piso com frestas” e “mobiliário estragado”.


leia a notícia completa na edição impressa

Dois anos juntos na mesma turma

Também de pais da escola de Rio de Couros nos chegam queixas. Manifestam o seu descontentamento por existir apenas uma turma para os 3º e 4º anos, juntando um total de 20 alunos. A insatisfação acontece também porque, dizem, está a haver descriminação entre os alunos, uma vez que quer o 1º, quer o 4º ano, estão em turmas separadas.
Contactado o Agrupamento, explica-nos o seu presidente, Ramiro Arquimedes, que «há regras para a constituição de turmas» e que «os arranjos na constituição de turmas podem determinar que se juntem anos, conforme os plafons». Ora, estes plafons estabelecem que não podem existir quatro turmas, face ao número de alunos da escola, do mesmo modo que duas turmas não bastariam.

leia a notícia completa na edição impressa

Festa solidária


A 23 de Setembro realiza-se na Lagoa do Furadouro uma Festa taurina de campo. A iniciativa é solidária, partiu de Adelino Nunes e visa angariar fundos para apoiar Luís Espanhol, um homem que ficou paraplégico na sequência de um acidente na construção civil.
Para a festa taurina de campo será montado um recinto próprio no campo de futebol. A partir das 16h, serão lidadas cinco “bravíssimas” reses oriundas dos campos de Vila Franca de Xira. Serão toureadas nos três tércios por “três dos mais jovens artistas” de Portugal.
Um deles é o Daniel Nunes, 24 anos, matador de novilhos que se encontra em Espanha. A iniciativa conta ainda com a participação de alunos de uma escola de toureio. No final haverá ainda uma pequena bezerra para todas as crianças que se queiram aventurar na arte do toureio.
No campo haverá ainda um bar com petiscos, contando nesta secção com o apoio da Associação Cultural Recreativa Lagoense.
Para participar neste espectáculo de carácter benéfico, as pessoas que ainda não adquiriram uma rifa que dá acesso ao recinto podem fazê-lo no dia 23 ou contactar a organização. Cada rifa custa 2,5 euros e são vendidas em livros de 10. Durante a tarde será sorteada uma vaca, um porco e um borrego.
O objectivo deste evento é, segundo o organizador, proporcionar um dia diferente e de convívio a Luís Espanhol.

Ganhar 2007...para governar em 2009


Marques Mendes esteve em Ourém, na passada sexta-feira à noite onde, no Centro de Negócios, decorreu um jantar distrital de campanha.
Cerca de cinco centenas de convivas encheram a ala mais pequena do espaço de exposições mas sem a euforia e o calor de outros tempos quando a vinda de líderes do partido enchiam os dois espaços e todos queriam estar perto do líder, dificultando o trabalho da imprensa. Desta vez, foi tudo muito calmo, com as pessoas ordeiramente sentadas nas mesas aguardando a chegada do candidato.

6.º Intercâmbio com o coro «La Pastourelle»

Decorreu de 6 a 11 de Setembro mais uma estadia do “Chorus Auris” em França, consolidando uma relação musical e de amizade que dura há 21 anos. Em Pas-de- Calais, norte de França, na pequena localidade de Hinges/Béthune, o coro “La Pastourelle” que junta cerca de 60 elementos da região, proporcionou à delegação de Ourém uma estadia admirável que vai juntar-se às memórias destes encontros que unem corações, culturas, povos, num sentimento vivo de pertença a uma comunidade mais vasta a que chamamos Europa. Quando em 1986 se deu início a estes encontros estávamos longe de calcular que os laços fortes que então nos uniram, iriam permanecer por 21 anos e projectar-se para o futuro. Muitos são os coralistas que estão presentes desde a primeira hora mas ao longo do tempo outros se têm juntado, criando um intercâmbio que vai muito para além da música, porquanto permite um convívio e uma amizade que ganhou raízes nas comunidades respectivas.



leia a notícia completa na edição impressa

Fátima vai receber o II Congresso Iberoamericano de Destinos Religiosos

O presidente da Câmara de Ourém participou, nos dias 23 a 25 de Agosto, no I Congresso Iberoamericano de Destinos Religiosos que teve lugar em Guadalajara de Buga, na Colômbia.
E a intervenção de Catarino ter-lhe á corrido tão bem que acabou sendo desafiado para que o II Congresso, em 2009, se realize em Fátima. Depois de reunir com os responsáveis presentes e de ter feito alguns telefonemas para Portugal, verificando o consenso em torno da proposta, o autarca aceitou o desafio pelo que o II Congresso Iberoamericano de Destinos Religiosos deverá realizar-se em Maio de 2009, na cidade de Fátima.


leia a notícia completa na edição impressa

«Onde estava vossa mercê nos painéis?»


«Onde estava vossa mercê nos painéis?» é o título da obra de Gonçalo Ribeiro, acabada de lançar pela Som da Tinta.
O local escolhido para o lançamento do livro foi um torreão do castelo de Ourém, no passado domingo à tarde.
A apresentação coube a Sérgio Ribeiro, enquanto editor, como fez questão de frisar, embora confessando «alguma emoção» e dificuldade na apresentação. Refere também a dificuldade em falar do autor até porque «ele é difícil». Uma dificuldade extensível aos seus métodos de trabalho que terão provocado algumas dores de cabeça ao editor que, nem por isso, deixa de lhe reconhecer as qualidades: competência na sua área, aliada a um «bom manejo da língua portuguesa».


leia a notícia completa na edição impressa

Apollo regressa ao palco do Torreão

O Grupo de Teatro Apollo , de Pêras Ruivas regressa dia 22 de Setembro ao Torreão onde apresentará a peça “Leandro, Rei de Helíria”. O mesmo espectáculo será repetido no sábado seguinte, 29 de Setembro. Em Outubro, mantém-se o teatro no castelo, desta feita com a apresentação de duas peças: a 6 e 13, “Na terra dos sonhos” e a 20 e 27 “O Principezinho”. Sempre às 18h18.
“O regresso é a continuidade do trabalho que temos desenvolvido no Torreão do Castelo desde que iniciámos espectáculos semanais naquele espaço (no início de 2006)”, salienta Dora Conde.
Além das repetições, o grupo Apollo vai estrear as duas peças, “O cliente nunca tem razão” e “Coração vende-se”. Desta vez é mesmo assim, “o cliente nunca tem razão” é uma peça adaptada por Sérgio Ribeiro que “abre mais um novo conceito de teatro no Grupo”. São “peças mais pequenas, interpretadas, no caso de ‘O cliente nunca tem razão’, por apenas dois actores e que poderá servir-nos para utilizarmos com outro tipo de público e de outras áreas”, salienta a actriz e encenadora.
As peças serão apresentadas no Jantar de angariação de fundos para a Casa da criança do Olival no dia 4 de Outubro e no dia 5 volta a repetir na Taverna Típica “O Pátio da Ti Emília” em Ourém durante o jantar.
No final do ano, repete-se a Meia Maratona de Teatro no Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas, a 1 e 2 de Dezembro. “Foi uma experiência que resultou muito bem, e lá vamos nós para a segunda”. Já confirmadas estão as presenças do o grupo de teatro Ultimacto, e grupo de teatro Cem Soldos. O convite será extensível aos grupos de teatro do concelho bem como a mais dois grupos, adianta ainda esta responsável.
Reservas: 249 540 913 ou bilheteira 30 min. antes espectáculo. Duração: 1h30 + 2 momentos de refeição
Preço: Bilhete infantil (até 8 anos) - 2.50 Euros/ Bilhete Normal: 5 Euros

Concerto de Outono

A Orquestra de Sopros da Academia de Música Banda de Ourém leva a cabo o seu concerto de Outono, a 23 de Setembro.
Junta-se-lhe em palco a Banda da Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, de Palmela, também dirigida pelo maestro José Pedro Figueiredo.
A partir das 16h, no Cine-Teatro municipal. A entrada é livre.

20 anos de Quinta do Bill: Concerto adiado

Devido à chuva, o concerto dos Quinta do Bill marcado para o passado sábado, teve que ser adiado para data a anunciar. Recorde-se que este era um concerto que marcava os 20 anos da banda e durante o qual deveria ser gravado o seu primeiro DVD. Preparado para ser realizado ao ar livre com a praça da república, em Tomar, como pano de fundo, o mau tempo impediu a realização do mesmo.

Casos de Polícia

No Comando de Polícia da PSP de Santarém, em 15SET2007, na cidade de Ourém, cerca das 01H25, foi detido 1 H de 17 anos de idade, por ter sido encontrado por esta Polícia, a conduzir motociclo sem habilitação legal para o efeito.

14 setembro 2007

Notícias de Ourém, 14 de Setembro de 2007

O futuro começa aqui

Nesta edição, o Notícias de Ourém espreita o trabalho de formação que o Clube Atlético Ouriense desenvolve. O clube da terra que é já uma “instituição” e, de onde já saíram jogadores para o Sporting, aposta não só nos resultados, mas também na educação dos jovens atletas


leia a notícia completa na edição impressa

Festa marca regresso às aulas


Antes que o Verão termine e regressem às suas actividades, utentes do Centro João Paulo II aproveitaram a tarde de sexta-feira, 7 de Setembro de 2007 para dançar um pouco. O Solar da Amizade foi o local escolhido para marcar o final das férias de Verão e o recomeço do novo ano lectivo, a 10 de Setembro.
Quarenta utentes com idades compreendidas entre os 18 e os 60 anos participaram na tarde lúdica, depois de terem realizado várias actividades de exterior durante os meses de Julho e Agosto.


leia a notícia completa na edição impressa

Com 114 anos: A mulher mais idosa da Europa é de Ourém


Maria de Jesus nasceu a 10 de Setembro de 1893, em Urqueira, então freguesia de Olival. Teve seis filhos, mas um morreu à nascença. Trabalhou muito na agricultura, não aprendeu a ler nem a escrever. Gostava de costurar e ir à missa mas nunca simpatizou com Salazar. Vive com a filha mais velha, de 83 anos. Já não vê nem ouve bem, mas nunca teve nenhum problema grave de saúde

leia a notícia completa na edição impressa

Mega agrupamento acolhe profissionais


O «mega» agrupamento da secundária de Ourém iniciou oficialmente o ano lectivo na passada quarta-feira, com uma cerimónia muito concorrida que teve lugar no salão nobre dos Bombeiros de Ourém e a que se seguiu almoço de convívio na escola secundária

leia a notícia completa na edição impressa

Padre Rui Marto assume paróquia de Fátima


O padre Rui Marto, claretiano, assumiu a paroquialidade de Fátima, a 9 de Setembro, numa celebração em que estiveram representados os centros da paróquia. Os juízes das comissões das diferentes capelas, agora denominadas de igrejas não paroquiais, entregaram, simbolicamente, as chaves dos templos respectivos, em sinal de ligação ao novo pároco. Os alunos da catequese ofereceram-lhe uma vela e um arranjo composto com oito arcos, tantos quantos os centros de catequese.


leia a notícia completa na edição impressa

Jantar de apoio a Marques Mendes

Hoje, 6ª feira, dia 14 de Setembro, pelas 20 horas, realiza-se um Jantar de Apoio à Candidatura de Marques Mendes a Presidente do PSD, no Centro de Negócios de Ourém.
Estarão presentes, entre os vários responsáveis politicos locais, Miguel Relvas (ex-Secretário-Geral do PSD e Deputado) e Carlos Coelho (Eurodeputado e Director Nacional de Campanha).

Grande concerto nos 20 anos de Quinta do Bill

Os Quinta do Bill celebram os seus 20 anos de carreira amanhã, sábado, com um grande concerto na Praça da República, em Tomar. Com entradas livres, promete ser um espectáculo memorável. Para marcar a data, o NO falou com o vocalista da banda, Carlos Moisés


leia a notícia completa na edição impressa

Travessia garante vindimas


“Mudaram o leito do rio. Agora como é que se passa?” questionava o proprietário há mais de 57 anos de uma vinha do outro lado do rio, na Ramila, perto da fronteira entre a freguesia de Fátima e a de Nossa Senhora das Misericórdias.
O rio separa várias propriedades sendo a única forma de ligação e acesso dos proprietários às vinhas. Quase no período das vindimas, esta passagem torna-se mais necessária aos mais de dez donos dos terrenos em causa.

leia a notícia completa na edição impressa

Mais de quatrocentos na IV concentração Vespinga


“Só com vossa presença foi possível criar este calor humano de 443 inscrições e cerca de 300 vespas na nossa concentração Vespinga 2007”, adianta o presidente do Vespa Clube de Fátima.
Mais uma vez a concentração realizou-se em Santa Catarina da Serra no espaço desportivo daquela vila.
Estiveram presentes 34 grupos vindos de vários pontos do país e Europa: Peniche, Guimarães, Torres Vedras, Lisboa, Sines, Pombal, Ourém, Bairrada, Coimbra, Figueira da Foz, Gaia (Porto), Lamego, Castelo Vide, Glória Ribatejo além de dois representantes de um clube de Itália.
Filipe Primitivo defende que a iniciativa “superou as nossas expectativas” sendo que cumpriram os objectivos que tinham traçado. O responsável destaca a união e o convívio como os elementos dominantes desta concentração. O momento alto destes dois dias de convívio vespista foi a visita e lanche realizado no
recinto da Associação Equestre Regional Fátima, animado pelo grupo concertinas Barrenta. Alunos e profissionais desta associação apresentaram aos vespistas um espectáculo de hipismo na qual também esteve presente o cavaleiro Miguel Fonseca - campeão europeu de equitação, sagrado a 1 de Setembro em Londres.
O maior grupo presente nesta concentração foi o Vespa Clube Oeste com 32 elementos inscritos . Dois vespistas percorreram mais quilómetros para estar presentes, vieram da Póvoa do Lanhoso. Nestes dois dias de convívio vespista estiveram presentes 58 senhoras. No jantar de sábado, estiveram presentes representantes das autoridades civis de Fátima, Ourém e Santa Catarina da Serra bem como o vice-presidente Clube automóveis antigos de Santa Catarina da Serra e o delegado do Vespa Clube Portugal.
No próximo domingo, 16 de Setembro, o clube organiza um jogo de futebol entre sócios clube (solteiros vs casados) e, de seguida, um almoço com tarde de banho, caso o tempo o permita, numa quinta cedida por um sócio. No final do ano, o clube volta a criar uma iniciativa que visa ajudar quem mais precisa.
Elementos do Vespinga que, conta actualmente com 112 sócios, vão representar o clube na concentração em Alpiarça (Vespa Clube Dani Doce) e no primeiro passeio de regularidade Guimarães-Lisboa.

SIMLIS promove Educação Ambiental

Durante o próximo ano lectivo, a SIMLIS disponibiliza às escolas do 1º ciclo do ensino básico, um conjunto de acções lúdico – pedagógicas, no âmbito da Educação Ambiental.
Estas actividades serão dinamizadas gratuitamente por técnicos da SIMLIS que se deslocarão às escolas que pretendam participar nestas acções.
As escolas poderão escolher uma actividade de entre as seguintes:
- A Fábrica da Água vem à nossa Escola (maqueta interactiva de uma ETAR); - Descobre Experimentando (realização de experiências alusivas ao tratamento das águas residuais); - Comemoração de Dias Temáticos (Dinamização de jogos lúdico pedagógicos e animação com a LIZA mascote da SIMLIS). Para mais informação contactar a SIMLIS pelo telefone: 244 849 100 ou através do e- mail: s.vieira@simlis.pt

07 setembro 2007

Notícias de Ourém, 07 de Setembro de 2007

Novas escolas marcam início do ano lectivo

O presidente da Câmara de Ourém não tem dúvidas de que a actual prioridade do concelho é a educação.
Daí que este ano lectivo vá ficar marcado pela abertura de três novos equipamentos e por obras de melhoramento num quarto.
Mas para a abertura do ano lectivo apenas estará concluído o novo complexo escolar de Gondemaria bem como a recuperação da escola de Urqueira. Para mais tarde, já no decorrer do ano lectivo, deverão abrir os novos complexos do Cercal e de Atouguia.


leia a notícia completa na edição impressa

De volta à escola

O concelho de Ourém arranca com novidades no início do novo ano lectivo, entre elas a construção de novos edifícios e a reorganização dos agrupamentos de Escolas. No arranque de mais um ano lectivo, o concelho de Ourém apresenta-se com uma reorganização e concentração de alunos nos agrupamentos: de seis passou-se a quatro....


leia a notícia completa na edição impressa

Apoio às escolas

As escolas do Médio Tejo dispõem de uma nova equipa de apoio que, embora em moldes diferentes, vem substituir a antiga coordenação educativa extinta em Março deste ano.
Coordenada por Paulo Arsénio, a equipa de apoio está sedeada em Tomar e conta cinco elementos de diferentes áreas.


leia a notícia completa na edição impressa

O «mega» agrupamento

Na reestruturação dos agrupamentos, era o novo agrupamento da secundária de Ourém que mais preocupações levantava, sobretudo por se tratar de um «mega» agrupamento e por juntar realidades distintas. Porém, contactada pelo Notícias de Ourém, a presidente do agrupamento garantiu-nos «está tudo a correr bem». Após reuniões com os docentes foi já acordado que quer o material existente em Fátima quer o pessoal administrativo, vêm para a secundária mas haverá uma tarde por semana em que um destes funcionários se deslocará a Fátima, em princípio à sala de professores da EB1 dos Monfortinos para tratar de assuntos burocráticos. Caso se venha a manifestar necessário, até porque este é um ano experimental em que, naturalmente, haverá necessidade de fazer ajustamentos, a deslocação far-se-à mais vezes.



leia a notícia completa na edição impressa

Oureenses no estrangeiro dão cartas na música

O sonho tornou-se realidade para a jovem Sabrina Simões. Aos 16 anos lançou o seu primeiro álbum “Bailinho à portuguesa”.
Nascida em França mas filha de emigrantes começou a cantar desde muito cedo. “Cantava músicas franceses, todo o tipo. O que conseguia imitar, cantava”, contou ao Notícias de Ourém.

Roberto Adriano, 25 anos, é de Ourém mas encontra-se em França. Ali pertence a uma banda, “Blackpearl” que existe desde Maio de 2005.



leia a notícia completa na edição impressa

Ourém Fashion no ArteCaffé com Diana Chaves

O 1º grande evento de moda em Ourém vai ter lugar no sábado à noite, no Arte Caffé.
Será efectuada uma produção ao nível dos grandes acontecimentos do género suportada por produtores do Portugal Fashion mobilizando um conjunto de técnicos e meios em grande numero.
O evento será constituido pelo desfile de moda a cargo da agência Fashion Studio que nos irá trazer modelos profissionais, entre eles, Diana Chaves, a conhecida actriz de «Morangos com Açúcar» e «Ilha dos Amores» e Mafalda Pinto, (a Lisa da Ilha dos Amores) que irão desfilar com material dos Designers de moda Ana Encarnação, Pedro Batim, Andreia Lobato, Micaela Oliveira e Rafael Freitas.
O evento conta ainda com os bailarinos «Ritmos Urbanos» e Set Dj´s.
Projecção multimédia com cenários de 150 m2.

Água falta de novo em Urqueira

A falta de abastecimento da água na Urqueira volta a motivar o descontentamento dos moradores. Dia 17/7 das 06h30 às 00h30 do dia 18/7, dia 14/8 das 15h às 19h30 e dia 21/8 das 16h às 23h30 “voltámos a não ter água”, adianta A. Moura ao Correio da Manhã.
A moradora questiona: “Será alguma campanha agressiva de poupança de água sem aviso prévio? Em qualquer caso temos direito a ser ressarcidos do valor correspondente às horas em que o serviço público não está a ser prestado ou não? Para quando a resolução definitiva do problema?”.
Às questões, o vereador João Moura salienta que a situação de corte, de novo verificada, foi “pontual”. “Este mês de Setembro vai começar a ser feita a renovação das condutas”, refere o veredaor responsável pelo pelouro das obras e urbanismo.
João Moura aponta que “as rupturas registadas em vários locais obrigam à realização de obras o mais depressa possível. A Câmara e a empresa concessionária, a Águas de Ourém, já acordaram num plano de investimento e, desta vez, esperamos que a situação fique mesmo resolvida”.

Associação de Artistas e Artesãos de Ourém: Saber e arte de mãos dadas


Aberto há cerca de ano e meio com produtos feitos por associados, a loja da Associação de Artistas e Artesãos de Ourém, na antiga cadeia, no castelo, é um espaço quase mágico, onde produtos que vulgarmente destinamos ao lixo, se transformaram dando origem a verdadeiras obras de arte, através de mãos hábeis de muita gente. Tanta que a variedade é uma das características daquele espaço onde podemos encontrar um pouco de tudo o que as mãos podem fazer: desde a pintura e a escultura, em tela, madeira, cerâmica… à tapeçaria, passando por brinquedos, pequenos e grandes objectos de ornamentação feitos dos mais diversos materiais onde a criatividade foi rainha. E porque a diversidade é imensa, também os preços diferem muito, podendo ali encontrar-se objectos para todos os gostos mas também para todas as carteiras, o que torna indispensável uma visita para encontrar aquela prendinha diferente para alguém que nos é especial.



leia a notícia completa na edição impressa

Missão empresarial à Roménia

A Nersant está a organizar uma missão empresarial à Roménia, no âmbito do desenvolvimento de acções de promoção da internacionalização das empresas da região de Santarém durante o próximo mês de Novembro.
As empresas interessadas em participar deverão fazer a sua inscrição podendo, para isso, contactar o Departamento de Apoio Técnico e Desenvolvimento Regional da Nersant através do e-mail datdr@nersant.pt ou do telefone 249 839 500. O período de inscrição decorrerá até ao próximo dia 14 de Setembro.

JSD critica reestruturação dos serviços do Instituto Português da Juventude

A Comissão Política distrital da Juventude Social Democrata (JSD) de Santarém critica a reestruturação dos serviços do Instituto Português da Juventude que “vai fazer sair de Santarém os serviços da Delegação Regional sendo certo que a futura Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo funcionará em Setúbal”. Em causa está a extinção do cargo de delegado regional do IPJ de Santarém.


leia a notícia completa na edição impressa

Karting com os Rogérios

A Associação Rogérios de Portugal promove a prova de karting “1º Troféu Associação Rogério de Portugal”, a 22 de Setembro, no kartódromo de Fátima.
A iniciativa não é de competição e visa ser um momento de convívio entre os participantes de nome Rogério que podem ainda trazer amigos e familiares. A manhã é livre e, os participantes reúnem-se às 13h, no Funpark. O almoço de confraternização será servido às 13h30 e pelas 17h, os entusiastas do kart vão disputar o Troféu da associação. A prova terá a duração de uma hora.
Os concorrentes podem inscrever-se a título individual ou em equipa (2 pilotos). As inscrições devem ser efectuadas até 18 de Setembro junto de Rogério Ribeiro 914037985 ou Rogério Motrena 914571508. Até ao momento estão já confirmadas a presença de 12 kartings em circuito.
O preço é de 60 euros por equipa (2 pilotos). O almoço custa dez euros e o aluguer de fato é de cinco euros. Haverá troféus para o 1º, 2º, 3º lugar e uma medalha de participação para os outros classificados. Aquele que ficar classificado em último lugar receberá uma lembra da Associação.

Obras no Centro Histórico

Segundo o presidente da Câmara, o IGESPAR, I.P (antigo IPAAR) pronunciou-se, finalmente, em relação à necessidade de obras a efectuar no Centro Histórico. Recorde-se que aquando das últimas cheias caiu a muralha junta à escola do Centro histórico, tendo-se ali criado uma situação de perigo evidente. Razão para que o presidente da Câmara considere prioritárias as obras naquele local. Está assim a ser elaborado projecto para a situação que Catarino considera «preocupante». Até à sua execução o local será vedado tentando evitar-se o pior.


leia a notícia completa na edição impressa

Parque eólico obriga a relocalização do Pias Longas

A Junta de Freguesia de N. S. das Misericórdias quer ver desafectada da REN de uma parcela de terreno, no Sobral, para ai relocalizar o Pias Longas aeroclube.
Recorde-se que para o local onde está actualmente instalado o aeródromo, está prevista a colocação de um parque eólico com 14 aerogeradores.
Entretanto, a Câmara deliberou solicitar à Assembleia Municipal a emissão de declaração de interesse público municipal no que se refere à colocação do parque eólico.
Para David Catarino, o «interesse público do parque eólico justifica que se encontre uma alternativa para a pista do Pias Longas».

Festa do Avante

A Festa do Avante deste ano decorre de 7 a 9 de Setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal.
Feita de muitas músicas e de muitos palcos, abrangendo variadas expressões musicais, das mais populares às mais vanguardistas, centenas de artistas, profissionais e amadores, estão envolvidos nos espectáculos que os visitantes da Atalaia têm à sua disposição.
A celebração dos 90 anos da Revolução Russa é uma das propostas centrais da 31.ª edição da Festa, bem como um tributo a Adriano Correia de Oliveira, por ocasião da passagem dos 65 anos do seu nascimento.
As outras grandes evocações desta edição da Festa do Avante recordarão Frank Zappa (através do projecto Low Budget Research Kitchen) e José Afonso. Este último verá algumas das suas canções recordadas, agora na voz de Cristina Branco e da Couple Coffe Big Band. O espectáculo Redondo Vocábulo, de João Afonso e João Lucas, também percorrerá a sua música.
A programação musical aposta num cartaz maioritariamente português (com nomes que vão de Sam The Kid a Deolinda, de Carlos Bica aos Blind Zero). As presenças internacionais centram-se essencialmente na área da world music, blues e jazz, através de presenças como as de Toumani Diabaté & Symmetric Orchestra (Mali), Fanfarre Ciocarlia (Roménia), Chicago Blues Harp All Stars ou o Quarteto Matt Pavolka. Uma das atracções maiores do cartaz musical é a banda folk punk Levellers, célebre pelas dinâmicas actuações ao vivo.
A programação inclui um palco integralmente destinado à música tradicional portuguesa, assim como outro, inteiramente vocacionado ao teatro mas também haverá animação de rua com a participação já habitual dos Tocá Rufar e com a presença de novos grupos que teimam em reinventar a música popular portuguesa.
A par das animações tradicionais ou nela inspiradas, também o novo circo estará presente na Festa, prometendo encher de colorido as noites da Atalaia.

Captações de água só com autorização

A Câmara deliberou solicitar ao Presidente da CCDR-LVT – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a deslocação ao Concelho de Ourém de técnico adequado, para abordagem com a Câmara, da problemática dos furos ilegais e dos furos que, em permanência, contribuem para o abaixamento dos lençóis subterrâneos.
Já anteriormente havia ficado acordado entre as duas entidades que se «deveria proceder à divulgação da necessidade de se regularizarem as captações particulares, existentes no concelho, muitas delas artesianas, com exploração contínua dos aquíferos e inerente desperdício de água».
De acordo com a nova prevê-se «a possibilidade de regularização das utilizações existentes no prazo de 2 anos (até 1 de Junho de 2009), ficando os utilizadores, nesse espaço de tempo, isentos da aplicação de coima pela utilização não titulada, até à emissão do respectivo título».



leia a notícia completa na edição impressa

Furto em residência

No Comando de Polícia da PSP de Santarém, no dia 29 Agosto de 2007, na cidade de Ourém, foi elaborado auto de denúncia contra desconhecido(s) por furto de interior de residência, ignorando o Modus Operandi utilizado (sabendo-se apenas que teria(m) entrado por um pátio vedado anexo a casa), tendo sido furtado um televisor no valor de 250 Euros e cerca de 1600 Euros em notas do Banco Europeu.