30 outubro 2007

Cartas Abertas

Dois exemplares magníficos do que está a ser a disputa pela distrital do PSD de Santarém:


A carta de Moita Flores a João Moura:




Meu caro

João Moura

Excelso Candidato à Presidência da Comissão Distrital

Do PSD Santarém


Acabo de ler o seu manifesto à presidência da distrital do PSD de Santarém e pasmo. Bom, diria mais, arrasou-me. Pérola igual há muito que não me passava por estes olhos cansados de ler lugares comuns, ou fórmulas repetidas do género ‘Emita-se Licença’, ‘Autorizo’, ‘Indefiro’, expressões da pobreza literária que habita os quotidianos de qualquer autarca. É, por isso, que no meio desta crueldade que hesita entre um verbo imperativo e um pouco mais rebuscado ‘proceda-se em conformidade e nos termos legais’, a prosa do seu Manifesto seja um momento de alegria, um oásis, neste deserto de palavras escritas que cruzam os meus quotidianos.
A sua prosa fez um prodígio. Remeteu-me directamente, com saudade infinita, para Eça de Queirós e não posso deixar de reconhecer que, se o magnífico escritor apanhasse o seu texto à mão, chamava-lhe um figo. E de si, seguramente, faria um dos deputados que ele magistralmente criou. O seu Manifesto não é um texto político. É prosa cuja beleza inconfundível só encontro nas eloquentes palavras do manhoso Conde d’Abranhos. Ainda bem que o meu caro escreveu este texto cem anos depois da morte do insigne escritor e com referências bem actuais para ninguém ousar admitir o plágio. Mas é seguramente um herdeiro.Não só da vitória de Luís Filipe Menezes mas também de Eça. Digo bem, um herdeiro!, do que mais vazio e inócuo o nosso Abranhos pariu.Essa grande figura do Estado que não se ficou por deputado, chegou a ministro e a ministro da marinha, muito embora não gostasse do mar, embora o sogro, juiz de maus fígados, só o tratasse por pascácio!
O Manifesto é, portanto, um ponto doutrinário do não dizer nada. Não é uma vírgula, não é uma interrogação. É um ponto. E dramáticamente um ponto final. Não acrescenta nada aos discursos do liberalismo retórico que empanturravam de gozo Eça de Queirós e seus amigos de tertúlia. Redondo, redondinho, sem programa nem sentido, igual, preguiçosamente igual a todos os discursos que lhe ouvi, e devo confessar a minha infelicidade por apenas o ter ouvido duas vezes, à pressa, entre duas colheradas de arroz doce. Nem o oportunismo é novidade. O facto de procurar alinhar a sua candidatura com a candidatura de Luís Filipe Menezes é de aplaudir. Alguém com ambições no terreno político deve sempre surgir do lado dos vencedores, pelos vencedores e, se possível, amesquinhando os vencidos. E aqui, o meu caro amigo, excedeu-se. Querendo atazanar os vencidos, atazanou também muitos dos seus companheiros que consigo partilharam a jornada eleitoral de Menezes. E o ponto é este. Percebi que se V.Exª ganhar a Comissão Distrital estarei impedido de me recandidatar à Câmara Municipal de Santarém. É certo que me ajuda. Não me puxa o pé para essa decisão. Mas mesmo que por razões que agora não me ocorrem, decidisse essa nova candidatura, como podia fazê-lo, sabendo que o meu caro, condiciona qualquer cidadão, por si apoiado, a saber de cor e salteado ‘o valor de um quilo de arroz ou o preço do bilhete do comboio entre o Entroncamento e Santa Apolónia’? Aliás, nem fica margem para dúvidas, pois em enérgico bold, assume que quem sabe estes preços são ‘os melhores, mais capazes, com mais talento, com provas dadas de trabalho efectivo no terreno’, gente que faz, que faz acontecer, gente com provas dadas nas suas vidas de trabalho’.
A prosa é magnífica, bons atributos, e como deve ser de bom tom sem especificar o que é ‘ser mais capaz’, qual é o ‘talento’, o que é que essa ‘gente faz’, e sobretudo ao entrar no domínio da ontologia ‘faz acontecer’, nem quais são as ‘provas dadas nas suas vidas de trabalho’. Eu não estou seguramente neste grupo. Pela simples e despudorada razão, pela ignorância política e ética de não saber o preço do tal bilhete de comboio. E confesso já, perdido de culpas e penitências, que desconheço por completo o preço do quilo de arroz. Estou definitivamente entre os incapazes, sem talento, incapaz das provas de trabalho que o meu caro tem dado sobejamente.
Por outro lado, pelo que vejo e me vão contando, V.Exª é não só o legítimo herdeiro de Luís Filipe Menezes, mas também o depositário do velho mas sempre presente espírito dos políticos da Regeneração, que eu estimo e aprecio para as minhas ficções, mas que Guerra Junqueiro, um poeta atravessado, e que lhe digo desde já não subscrever, considerava tão iguais, tão vazios,tão nulos como as duas metades do mesmo zero. Os seus adversários criticam-no porque terá ganho uma eleições a que se candidatou por tê-las agendado para um noite de Natal, com estadias pagas no hotel aos seus correlegionários, e assim, no pérfido linguajar dos seus oponentes, garantir uma vitória incontestável. Não alinho nessa má língua. Confesso que considero brilhante fazer coincidir a sua vitória com a noite em que nasceu o Menino. A carga simbólica é por demais evidente, aproximaram-no de uma espiritualidade profunda, infelizmente arredada dos seus companheiros que à mesma hora se alambazavam de bacalhau e outras iguarias, ignorando o acto eleitoral tão natalício que V.Exª no seu empenho bíblico acabara de organizar. Também não alinho nessa má língua a que os jornais do fim de semana deram estampa. Andará, segundo eles, o meu amigo a pagar quotas em massa com distribuição abundante de sistemas de pagamento. Recordo-me de ter denunciado práticas iguais durante a campanha de Luís Filipe Menezes e, na altura, declarei que essa manipulação de batota e caciquismo era um caso de polícia e não de política. E V. Exª aplaudiu-me, que eu vi. Ora chegou ao poder, pelo menos desse poder reclama-se herdeiro, e lá está a proceder de igual forma. Fica-lhe bem e julgo que, mais uma vez, tenho de me penitenciar. Tem razão! Quem não conhece o valor do quilo de arroz, não pode conhecer os mistérios da alta política e esta manda que depois agarrar os cornos do poder, tudo aquilo que se aplaudiu é para fazer ao contrário. Alta Política! A minha admiração por V.Exª sobe em cada dia de campanha que passa. Dizem-me que conseguiu com a sua grande capacidade doutrinária convencer um presidente de câmara a deixar de apoiar a outra candidatura a troco de um lugar de eurodeputado. O homem terá percebido a profundidade da sua doutrina e, de imediato, trocou de posto de combate. V.Exª e meu distinto amigo, tenha piedade de mim e ajude-me a descobrir o panteão de divindades que habitam tão brilhante universo ideológico, pois seguramente serei o seu mais devoto apoiante. Dispenso lugares de ministros, secretários, eurodeputados, deputados, presidentes de câmara e outras prebendas que exigem o brilhantismo imposto por V.Exª. Mas para que eu deixe esta autarquia e para que me suceda um PSD feito à sua imagem e semelhança, peço-lhe, imploro-lhe que me ensine o destino da metafísica política. Afinal de contas, quanto custa um quilo de arroz? Sobre a viagem de comboio entre o Entroncamento e Lisboa não vejo necessidade da sua resposta. Não quero subir tão alto.Mas o quilinho de arroz dava-me jeito.

Creia-me um seu humilde servo

Francisco Moita Flores


E a resposta de Moura a Moita:

Caro
Dr. Francisco Moita Flores
Ilustre Presidente da Câmara Municipal de Santarém


O meu prezado amigo enviou-me uma carta, através da comunicação social. É – tem sido – um hábito seu, que cultiva e que respeito.

Confesso-me surpreendido com o seu memorando. Não, que não considere legitimo o seu desagrado com este projecto político, que tenho a honra de liderar, mas por nada me levar a suspeitar que tal o poderia exasperar. Lembra-me a minha memória que foi o Dr. Moita Flores, uma das vozes a criticar e motivar a mudança no distrito Santarém. Talvez esteja errado, talvez tenha ouvido mal. Perdoe a minha dureza de ouvido se tal se confirmar.

Compreenda que a prosa não é minha especialidade e por tal, não me levará a mal tender uma resposta mundícia, à designada, “A carta dirigida por Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, a João Moura, candidato à Comissão Política Distrital do PSD”, enviada hoje, pela Direcção de Campanha de Vasco Cunha a muitos militantes do distrito de Santarém, tornando-a pública. Sei agora a consideração e respeito que nutre pela minha pessoa, pois inclusivamente muitos a receberam primeiro que eu, mas adiante.

A carta do Dr. Moita Flores é um mau contributo para a discussão de ideias e projectos que o PSD do distrito de Santarém deve e tem de fazer. Porque este apoiante da outra candidatura decidiu pessoalizar o seu ataque, não contribuindo com uma única ideia positiva e construtiva para o futuro do distrito de Santarém. Os militantes do PSD não esperam este tipo de atitudes, estão saturados desta forma de fazer política, estão cansados da retórica moral de quem não é, para todos os efeitos, militante filiado no partido, apesar de se não dispensar de ir opinando sobre a sua vida interna com certa regularidade.

Na sua prosa habitual de conto literário para adaptação a mais uma série televisiva, o Dr. Moita Flores é fiel ao seu estilo: vem com mais um dos seus "discursos pachorrentos, lacrimantes e aquém da lógica factual", denotando uma falsa superioridade intelectual.

Reconheço no Dr. Moita Flores um homem culto, respeitado e frontal. Porém, a sua meteórica chegada ao campo da política, associada à presença constante nas televisões para comentários de criminologia, tê-lo-á feito alimentar expectativas superiores às que são possíveis de realizar. O Dr. Moita Flores cometeu aqui um erro: confundiu visibilidade e exposição com referência e liderança.

Insatisfeito por se terem gorado as suas diligências junto do líder nacional para que uma sua colaboradora pudesse fazer parte da Comissão Política Nacional, vem agora despejar a sua fúria em cima de companheiros do PSD que não conhece, pela simples razão de que não foi por eles ouvido ou os ouviu, não sendo possível generalizar um grupo de militantes, de modo grosseiro, catalogando-os todos com o mesmo rótulo. Tomou a nuvem por Juno.

Ora o Dr. Moita Flores, ao que fez parecer na qualidade de juiz da indignação e da birra, deverá à boa moda do Ribatejo, de que se diz e muito bem, fervoroso defensor e adepto, pedir contas a quem de direito.
Será a mim que quer pedir contas?
Santo homem, que mal lhe fiz eu?
Que mal lhe fez o projecto político que represento?
Algum ódio de juventude, por quem?

O Dr. Moita Flores cometeu outro erro, que não consegue nem pode provar: não foi feito convite nenhum para lugar de eurodeputado a troco de apoio algum. Houve o convite feito a um Presidente de Câmara prestigiado para aceitar ser candidato a Vice-Presidente da Mesa da Assembleia Distrital, o que este aceitou e muito nos honrou. Esse convite foi-lhe efectuado pelo Engº José Eduardo Marçal, candidato a Presidente da Mesa da Assembleia Distrital. Esta sua frase, infundada, caluniosa, ofende um colega seu Presidente de Câmara Municipal, na sua dignidade pessoal e institucional, na sua honra, por admitir que este se deixou vender e trocou convicções por conveniências.

Para o Dr. Moita Flores, parece que há o PSD bom e o PSD mau. Para ele, quem apoia Miguel Relvas, Vasco Cunha e Mário Albuquerque é genuíno e bem intencionado; ao contrário, quem apoia José Eduardo Marçal, João Moura e Rui Paulo Calarrão é mal intencionado, foi comprado ou possui má consciência. A vida não é assim e o Dr. Moita Flores deveria ter a obrigação de o saber.

A tentativa de menorizar os candidatos de uma lista que se propõe aos órgãos distritais de um partido onde o Dr. Moita Flores não milita não surte os seus efeitos: não ofende quem quer, ofende quem pode e o Dr. Moita Flores, pura a simplesmente, não pode.

De Natal em Natal se constrói o futuro e está o Dr. Moita Flores muito bem informado, ou melhor, bem mal informado do que se passa em casa alheia. E pasme por esse seu triste paragrafo, não me merecer sequer grande comentário. A verdade está registada, e esse não foi sequer um dia de véspera. Foi um dia de grande actividade politica; o acto eleitoral com maior mobilização na história da JSD distrital e que merece ser respeitado.


O Dr. Moita Flores é um poço de contradições. Na campanha das eleições directas assumiu o apoio frontal ao Dr. Luís Filipe Menezes, tendo sido seu empenhado apoiante. Ouvimo-lo atentamente em dois jantares: em Fátima, mais restrito e em Santarém, aberto aos apoiantes e à comunicação social.

No jantar de Fátima, o Dr. Moita Flores criticou o comportamento dos barões, falsos barões, condes e viscondes do PSD e, em particular referindo-se a Santarém, disse que era tempo de acabarmos com aqueles que fazem parte do bloco central de interesses e conveniências, que estão interessados em que o PSD desça até resultados eleitorais baixos, embora mantendo-se com acesso aos negócios de Estado e que, à mesa do Gambrinus ou do Hotel Ritz têm acesso a esses grandes negócios, deles beneficiando. Disse mesmo que esses dirigentes usufruem também de passaporte diplomático para manterem os seus negócios na América do Sul. Só faltou dizer os nomes das pessoas a quem se dirigia. Agora, insatisfeito por se terem gorado os seus intentos, despeja a sua fúria sobre aqueles que estavam consigo ao lado do Dr. Luís Filipe Menezes. Sabe o Dr. Moita Flores que eu sei, que estaria do lado da luta pela mudança no PSD do distrito de Santarém, se o cabeça de lista à Comissão Política Distrital fosse o nome por si indicado.

O Dr. Moita Flores tem vindo a dar a entender que não se quer recandidatar à Câmara Municipal de Santarém. Já o dizia antes das eleições directas, em Julho do corrente ano, criticando na altura os dirigentes nacionais e distritais do PSD, estes últimos agora apoiados por si. Qualquer que seja a sua vontade, aceitá-la-emos. Contudo, não aceitaremos que nos use como desculpa, pelo facto de, como acredito, irmos vencer as eleições. Não é por nós nos candidatarmos e podermos vencer as eleições que o Dr. Moita Flores deixará de ser recandidato à Câmara Municipal de Santarém. Se isso suceder será por sua livre opção.

Não guardamos rancor nem mágoa ao Dr. Moita Flores. Connosco, se o Dr. Moita Flores quiser ser candidato a novo mandato, terá o nosso apoio institucional. Se não o quiser ser, teremos de começar a trabalhar o quanto antes na busca de uma solução equilibrada que permita manter a maioria de governação social democrata no concelho de Santarém.

Para terminar, só para que saiba, o preço do bilhete de comboio do Entroncamento para Santa Apolónia é o mesmo que de Santa Apolónia para o Entroncamento e o preço do quilo de arroz depende da marca e do tipo de arroz. Mas se quiser pergunte a qualquer português da classe média, desses que têm de fazer contas aos cêntimos da carteira, que ele dar-lhe-á a resposta de que precisa.

Naturalmente, acreditamos que a posição do Dr. Moita Flores é racional e que o facto de ainda há menos de um mês criticar aqueles que agora apoia e apoiar aqueles que agora critica é o resultado de uma coerente forma pessoal de ser e estar na política embora, com rigor, não consigamos encontrar nessa coerência nenhum dos valores que norteiam o PSD e a social democracia. Será, por certo, outra qualquer coerência.

A carta do Dr. Moita Flores é um mau exemplo da forma como se deve estar na política, porque cria ruído, não traz propostas, não lança desafios programáticos, antes preferindo a via do ataque e do falso moralismo. Quem não se sente não é filho de boa gente e eu sinto e, francamente, não consinto que se passe além dos limites da elegância e da boa educação.
As suas ofensas e desconsiderações intelectuais, faça o Dr. Moita Flores o favor de as levar para outra banda, pois por aqui dispenso-as bem. Tenho em casa barulho que chegue para aturar com prazer.

A polémica termina aqui. Não a alimentarei. Porque esta tipo de atitudes não prestigia o PSD, não prestigia os políticos, não prestigia a política. Não voltarei a este assunto mas, em face do teor da carta e pelos motivos que já expliquei, esta resposta era necessária.

Por fim, agradeço que não faça desta candidatura uma Tragédia…, não há por estas bandas nenhuma Genoveva nem teia de incesto.

Aceite um abraço com igual amizade, sem falso servilismo, do

João Moura


E, já agora, para que se perceba, o «inspirador» manifesto onde não falta o tal «arroz» nem o «bilhete de combóio»


Todas as grandes caminhadas têm início com um pequeno passo.
Ao decidirmos propor aos militantes do PSD do distrito de Santarém uma nova forma de conceber e agir politicamente, estamos convictos da responsabilidade que sobre nós pesa.
Somos militantes conscientes, alguns com maior experiência, outros mais novos em política, todos, no seu conjunto, com a mesma determinação: fazer do PSD o partido político com maior expressão eleitoral e maior identificação com o eleitorado do distrito de Santarém.
A nossa vontade é grande, a nossa ambição legítima, a nossa determinação inquebrantável. Afirmamo-nos com a força das nossas convicções e para unir o PSD e todos os que se revêem no projecto político dinamizado por este espaço de social democracia, sem retóricas balofas, sem demagogia, recusando o populismo.
Não somos oposição a nada, nem a ninguém – afirmamo-nos pela positiva, por causas, por ideais, por bandeiras, porque temos uma visão global, abrangente, esclarecida, sobre o distrito de Santarém, as suas carências, as suas potencialidades, as ameaças, as oportunidades, os grandes desafios emergentes.
Procuraremos encontrar as melhores soluções para os incontáveis problemas existentes, com real impacto na qualidade de vida das pessoas – a grande razão de ser dos partidos políticos – em áreas tão sensíveis quanto importantes, que vão da saúde à segurança, da agricultura ao
desenvolvimento industrial, do emprego ao ambiente, das políticas activas para fixar os jovens e desenvolver o interior, sem esquecer as enormes potencialidades que se abrem deste mundo globalizado e crescentemente urbano.
Ao longo dos últimos doze anos, o PS governa o país há nove anos. Em nove anos não houve políticas de incentivo ao desenvolvimento do interior do país, o tecido económico, verdadeiro motor das regiões, foi enfraquecido, as famílias atacadas com aumentos de impostos que quebraram promessas feitas, encerraram-se SAP’s de apoio nos cuidados de saúde primários, adiou-se a reforma dos centros de saúde, criou-se instabilidade na repartição de valências nos cuidados hospitalares do Médio Tejo, não houve coerência nem uma posição de rumo quanto ao futuro aeroporto internacional, iniciou-se um processo de reorganização do mapa
judiciário que poderá vir a implicar o desmantelamento de estruturas há muito existentes e muito necessárias junto das populações, fecharam-se escolas apenas pela lógica economicista, encerraram-se esquadras das forças de segurança, o desemprego teve aumentos significativos e
preocupantes, o futuro dos jovens está cada vez mais comprometido e difícil, faltam políticas mais fortes de apoio aos carenciados. Há um longo caminho a percorrer e o PSD tem de ser capaz de encontrar respostas concretas, concretas e realistas.
O governo do PS não está a ajudar o distrito de Santarém. Bem pelo contrário: faz o que não deve e não faz o que deveria. Procura criar simpatias com uma política de compra de associações e instituições, como se desejasse viver em permanente estado de graça, não obstante a desgraça
a que nos está a conduzir.
O PS de Santarém precisa de uma oposição à altura dos desafios. Uma oposição firme, frontal, combativa, esclarecida, que saiba o que quer e como quer fazer, que tenha propostas concretas para contrapor, que chegue à fala com as pessoas, que organize iniciativas descentralizadas de forte contacto com as pessoas, que não se limite a estar fechado em Santarém ou
a conduzir o partido a partir de Lisboa ou de Bruxelas.
O PSD tem, neste grupo de pessoas, um conjunto de quadros políticos fortemente identificados com os problemas do distrito, pessoas com elevada disponibilidade para trabalhar, massa humana que pensa, reflecte, propõe e executa.
O nosso compromisso é mais vasto do que cumprir as formalidades estatutárias, reunindo o mínimo possível com as estruturas, elaborando uma proposta de comunicado cujo conteúdo final já está feito mesmo antes de as bases se pronunciarem. Vamos romper com esta prática do passado recente.
É tempo de ouvir e estar ao lado das bases do partido, em todos os momentos, mesmo para além dos períodos de campanha eleitoral.
Queremos devolver a esperança de podermos obter novas vitórias eleitorais autárquicas, já em 2009, em municípios onde, no passado, não houve apoios visíveis, como se de um processo nebuloso de bloco central de interesses se tratasse. Queremos ser o partido mais forte para as
eleições legislativas. Temos ambição mas conhecemos os problemas com que somos confrontados e a situação difícil que iremos herdar. Uma situação de grande distância face aos nossos adversários socialistas.
Os militantes de Salvaterra de Magos têm direito a ter o mesmo apoio e as mesmas ferramentas de trabalho que os de Tomar; os de Rio Maior também têm direito a lutar pela vitória autárquica, tal como no Entroncamento; ou em Alcanena, como os de Ferreira do Zêzere; ou Torres Novas, Chamusca, Almeirim, Alpiarça, Barquinha, Abrantes, Golegã, Coruche ou Constância, têm o mesmo direito que os de Mação, Sardoal ou Santarém.
Não pode haver concelhias de primeira, a quem tudo é dado, sem negação de esforços, concelhias de segunda, onde jogamos para manter a honra, admitindo que o PS ou a CDU devem ganhar e ainda concelhias de terceira, que são abandonadas à sua sorte e destino mais que anunciado, onde alguns dirigentes até passam o tempo a elogiar os nossos adversários.
Com este grupo, isso vai acabar. Sabemos que somos incómodos e que vamos mexer em interesses há muito instalados. Queremos um partido livre, democrático, participativo, onde todos tenham os mesmos direitos à partida. Connosco, ninguém tem lugar cativo e não haverá
direito a perpetuação de mordomias sem justificação de trabalho feito.
Queremos os melhores, mais capazes, com mais talento, com provas dadas de trabalho efectivo no terreno, gente que faz, que faz acontecer, gente com provas dadas nas suas vidas de trabalho, gente que sabe o valor de um quilo de arroz ou o preço do bilhete de comboio entre o
Entroncamento e Santa Apolónia. Gente que conhece de facto a heterogeneidade do distrito, as suas diferentes matizes sociológicas e que tem uma estratégia para abordar o trabalho de campo.
Muito mais poderia ser dito, mas deixamos esse momento, de apresentação de uma moção, para dentro de alguns dias. Por agora, ficamos por este compromisso, por esta proposta, por estes rostos que significam um momento histórico na vida do partido.
Há mais de 15 anos que não se via duas listas a concorrer aos órgãos distritais do partido. Da última vez, o Engº José Eduardo Marçal venceu as eleições contra outro candidato. Tal como nessa altura, com ele ao nosso lado, candidato agora a Presidente da Mesa da Assembleia Distrital, estamos convictos de que vamos conseguir vencer. Cumprindo as disposições estatutárias, apresentamos listas a todos os órgãos do partido no distrito. Por isso, serão candidatos Rui Paulo Calarrão, para o Conselho de Jurisdição Distrital e, finalmente, para o órgão de direcção política distrital, a Comissão Política Distrital, João Moura.
Conciliamos neste projecto juventude e maturidade, ambição e sabedoria, impetuosidade e ponderação, utopia e realidade.
Somos um grupo equilibrado mas com um propósito solene: alterar a forma como se faz política no distrito de Santarém e, em particular, dentro do PSD, abrindo o partido à sociedade, interagindo com ela, permitindo a livre discussão de ideias, promovendo a reflexão colectiva, procurando perseguir princípios de obtenção de justiça, de liberdade, de solidariedade, de tolerância, de contributo cívico para as reformas necessárias, pela (res)sintonização com a comunidade, apelando à sua participação, convidando mesmo à sua participação, dando-lhe espaço de afirmação e trabalho.
Trabalharemos virados para o exterior, não descurando o interior do PSD. Criando espaço para que mais cidadãos possam aderir ao nosso projecto, estando ao lado da direcção nacional na redefinição do regulamento de quotas, trabalhando solidariamente com os órgãos nacionais e reclamando uma relação de lealdade sã, recíproca, aberta, de diálogo franco e trabalho em parceira, com os deputados actualmente em funções na Assembleia da República. É para nós um orgulho ter nesta equipa uma militante que faz também parte da direcção política do Dr. Luís
Filipe Menezes. É um sinal inequívoco da nossa sintonia com a nova direcção nacional do PSD, recentemente eleita. Temos ainda, entre nós, um eleito para o Conselho Nacional na mesma lista proposta pelo Dr. Luís Filipe Menezes.
É tempo de exigir…
…MAIS E MELHOR PARA O
DISTRITO DE SANTARÉM!
Pela equipa candidata,
João Moura
Para não sermos acusados de estar a ser facciosos publicando o manifesto, fica a declaração de candidatura de Vasco Cunha:
Exmos. Senhores Jornalistas,
Caros Companheiros e Companheiras,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Quero, antes de mais nada, agradecer a presença dos Senhores Representantes da Comunicação Social e saudar a presença de todos os militantes ou simpatizantes que aqui compareceram, num sinal que interpreto como de apoio e solidariedade.

Tal como afirmei há 1 ano atrás, a liderança do PSD distrital exige uma clara noção da sua agenda, quer no plano interno, da organização do Partido, quer externamente, garantindo a todos os nossos concidadãos que somos uma organização incontornável na estruturação política da região.

Na sequência das recentes eleições internas para a escolha directa da nossa liderança nacional – por cada um dos militantes do PSD – o Dr. Luis Filipe Menezes foi consagrado Presidente da Comissão Política Nacional do Partido Social-Democrata.

Ainda de acordo com os nossos Estatutos, a imediata realização do XXX Congresso Nacional – concretizado durante o passado fim-de-semana – determinou a eleição de novos órgãos nacionais, mandatados para executar a estratégia e a orientação política do PSD – aí aprovada – para os próximos 2 anos.

Tendo em consideração esta nova realidade política interna e atendendo ao facto de que – em 2009 – no plano externo, nos confrontaremos com um ciclo eleitoral extremamente exigente e determinante, com disputas eleitorais para o Parlamento Europeu, para as 21 Autarquias do nosso distrito e ainda para a Assembleia da República, solicitei ao Presidente da Assembleia Distrital do PSD de Santarém a realização antecipada de eleições para os órgãos distritais.

Caros Amigos,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Admito que esta decisão possa não ter sido compreendida por uma parte, ou por alguns dos militantes do distrito de Santarém, dado que as eleições para os órgãos distritais se realizaram há exactamente um ano, em 20 de Outubro de 2006, e que o actual mandato apenas ficaria concluído em Outubro de 2008.

Porém, não creio que possamos estar alheios àquilo que a vida interna do Partido nos determina. E, em boa verdade, seríamos completamente cegos e surdos se a isto não associássemos uma interpretação da nossa agenda externa.

A legitimidade para corresponder a um tempo novo no PSD que resultou das últimas eleições directas e do nosso último Congresso Nacional, assim como a necessidade de acertar o passo relativamente ao calendário eleitoral que o horizonte nos determina para todo o ano de 2009, só nos podem levar à conclusão de que é preferível devolver aos militantes do distrito de Santarém a decisão sobre o rumo que pretendemos imprimir, com responsabilidade, a esta exigente caminhada.

Aliás, também sei – e sabemos todos nós em nome da coerência política – que os ruídos de fundo ou os jogos de sombras não servem a acção determinada de quem tem de decidir.

Não era – por isso – difícil de adivinhar que a oportunidade da crítica se manifestaria rapidamente contra a nossa demissão, exactamente nos mesmos termos e proporção em que era previsível que se assumisse, com o mesmo tom e discordância, caso não tivéssemos assumido esta atitude.

Diz o povo que “quem não deve, não teme”, por isso, tendo consciência da responsabilidade desta decisão, assumi também imediata e publicamente a intenção da minha candidatura a Presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Santarém, nas próximas eleições a realizar em 9 de Novembro, que agora – e aqui – concretizo.

Deste modo e no tempo oportuno, o PSD do distrito de Santarém fica em condições – através de eleições distritais – para se pronunciar, clarificar e posicionar face aos exigentes desafios e ás complexas opções que 2009 nos irá colocar.


Desde 15 de Julho – e já passaram 3 meses – que o PSD, nas suas concelhias e na sua distrital, não debate, não reflecte, não contribui, não participa nesta vida colectiva que é o distrito de Santarém.

Por isso, as próximas eleições distritais serão um momento importante na nossa vida interna. Não só porque elas constituirão o momento sereno em que todos os militantes podem participar no debate do “que queremos?” e para “onde queremos ir?”, mas também porque esta será a oportunidade onde todos se podem exprimir, com ideias e protagonistas.

Para esse efeito, já na próxima semana vou enviar uma carta a todos os Presidentes de Comissões Políticas Concelhias e aos Presidentes das estruturas autónomas, disponibilizando-me para apresentar as linhas gerais desta candidatura, quer em reuniões com as Comissões Políticas, quer em Plenários de militantes, quer ainda em reuniões informais que possam ocorrer com militantes e simpatizantes.

Todavia, esta será – também – a oportunidade para continuar a construir uma alternativa credível ao actual poder socialista na nossa região. Não devemos esquecer que o Orçamento de Estado para 2008 já se encontra no Parlamento para discussão e aprovação.

Caros Amigos,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Como tenho afirmado – o PSD não pode ser visto como um Partido da direita ou como um Partido populista. O nosso objectivo é reconquistar o centro do espectro político, de acordo com um projecto reformista – que o PS tem tentado imitar – mas que se tem revelado uma autêntica fraude política.

Os desafios que referi, só serão ultrapassados com sucesso se todos os militantes do distrito de Santarém estiverem empenhados, disponíveis e verdadeiramente alerta contra os pequenos interesses de alguns, para construir um PSD verdadeiramente genuíno, orgulhoso do seu passado mas com coragem para os combates políticos do futuro próximo.

Não estamos aqui para separar ou para repartir! A nossa missão é unir!

Não estamos aqui para prometer a lua aos marcianos, o Parlamento Europeu aos Presidentes de Câmara Municipal ou um qualquer lugar no Estado a um dirigente concelhio. Para promessas, propaganda e mentiras já basta o Partido Socialista.

Não basta reconhecer que o distrito de Santarém é o espelho eleitoral do país. É fundamental entender que o 2º distrito do país que mais municípios agrega tem de ser solidário nas suas opções, solidário nos seus defeitos e solidário nas suas virtudes.


Somos uma comunidade de 450 mil portugueses que tem de valorizar as suas especificidades. Saber viver com as suas diferenças. Valorizar o que temos de excepcional.

Rejeitamos assim o principio de que o interesse particular de alguns – num qualquer concelho do distrito – se sobreponha às prioridades e ao destino de um distrito de 21 concelhos. Seja em que concelho for…

A esses que assim se posicionam, aconselhamos a auto-crítica e a auto-avaliação. A avaliação do que fizeram e o que deixaram ou foram incapazes de fazer.

O que exigem sem que no passado alguma vez tenham assumido sequer necessitar.

O que agora lamentam sem que alguma vez o tenham afirmado com pública coragem…


Minhas Senhoras e Meus Senhores,

De acordo com o calendário político, não é previsível que nos próximos dois anos, sejamos confrontados com qualquer acto eleitoral.

Por isso, o mandato dos próximos órgãos distritais deve ser ajustado a este ciclo político e deve ter como lema a construção de “Um PSD forte onde 1 está por todos e 21 estão por um”.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Para este desafio que vos proponho, precisamos da dinâmica e da ousadia das Comissões Políticas Concelhias e de Núcleo, dos Autarcas e dos Deputados, da Juventude e dos Trabalhadores Social-Democratas, todos eles na primeira linha do protagonismo regional e local, prestigiando o Partido e disponíveis para resolver os reais problemas das populações.

Para tal, é por isso, para mim, uma renovada honra poder contar com o apoio de 2 militantes que, pelo seu passado no PSD, pela experiência e conhecimento profundos que têm do distrito e pelo protagonismo local e regional que assumem, estão dispostos a apoiar-me neste combate político.

Refiro-me aos Deputados Miguel Relvas e Mário Albuquerque, a quem agradeço o estímulo e a confiança, respectivamente candidatos a Presidentes da Mesa da Assembleia Distrital e do Conselho de Jurisdição Distrital do PSD.

Em conjunto com eles, creio poder afirmar que espero, sinceramente, no próximo dia 9 de Outubro, merecer a confiança dos militantes para poder levar por diante este manifesto eleitoral.

O compromisso que hoje volto a assumir com todos os militantes é o de ter sempre presente que pretendo ser o seu representante, com tudo o que isso implica, no respeito pelos princípios da democraticidade interna, da interpretação da vontade que – em cada momento – seja a que melhor responda aos seus anseios.

Deste modo, creio que a actuação do PSD no Distrito será eficaz na luta por uma sociedade mais justa e mais solidária, e em consequência mais coesa e mais desenvolvida.


Muito Obrigado.



Santarém, 20 de Outubro de 2007

26 outubro 2007

Notícias de Ourém, 26 de Outubro de 2007

Moura é candidato à distrital do PSD


No dia em que este jornal chegar às mãos dos seus leitores, já João Moura terá anunciado oficialmente a sua candidatura à distrital de Santarém do PSD.
Num discurso onde é evidente como que um «acertar de agulhas» (leia-se o que disse na passada edição David Catarino ao NO) com aquilo que defende a autarquia para o concelho, Moura deixa claro que, se ganhar a distrital, não se candidatará à Câmara de Ourém nas próximas autárquicas. Pelo meio vai deixando muitas criticas ao que tem sido a actuação da actual Comissão Política ao nível do distrito em geral e do concelho de Ourém, em particular.


leia a notícia c0mpleta na edição impressa

Cunha, Relvas e Albuquerque de novo juntos na corrida à distrital


Na apresentação da sua candidatura à distrital do PSD, no passado dia 20, Vasco Cunha apresentou-se com Miguel Relvas e Mário Albuquerque, também eles candidatos, mais uma vez e respectivamente, à Mesa da Assembleia Distrital e ao Conselho de Jurisdição do partido.


leia a notícia completa na edição impressa

Bebé vítima de alegados maus-tratos ao cuidado da CPCJ

O caso de alegados maus tratos a um bebé de seis meses que ocorreu recentemente em Ourém e de que a comunicação social nacional tem vindo a dar grande destaque, levanta mais uma vez uma série de questões para as quais fomos tentar encontrar respostas junto do responsável máximo da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Ourém (CPCJ).


leia a notícia completa na edição impressa

Incêndio corta linha do Norte


Um incêndio que deflagrou numa locomotiva obrigou ao corte da linha de caminho de ferro do Norte, junto ao viaduto da Lameirinha, Seiça. Tudo aconteceu depois das 16h15.
Ao que o Notícias de Ourém conseguiu apurar, logo após terem sido detectadas as chamas, o motorista terá parado o comboio intercidades proveniente da Guarda e com destino a Santa Apolónia.
O fogo , na parte eléctrica, foi logo atacado com dois extintores da locomotiva, tendo os bombeiros de Ourém acorrido ao local em duas viaturas (uma de combate a incêndios urbanos e uma de apoio) e sete homens.
As chamas, na parte de baixo da cabine, foram extintas pelos bombeiros que procederam ao arrefeci-mento da locomotiva.
Os passageiros fizeram o transbordo e seguiram viagem, logo após o incidente. A locomotiva foi depois transportada para a oficina da CP, tendo o trânsito sido restabelecido num sentido, a partir das 17h40 e, posteriormente, antes das 20h, a circulação voltou a fazer-se nos dois sentidos.
Ao Notícias de Ourém, o adjunto dos Bombeiros de Ourém adiantou que este tipo de ocorrências é “muito raro”.

Casos de polícia

Suspeitos de tráfico detidos
No decorrer, da missão de patrulhamento levada a cabo pelos militares do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Fátima, do Destacamento Territorial da GNR de Tomar, no dia 20 de Outubro de 2007, pelas artérias da cidade de Fátima, foi detectado pelos referidos militares, um grupo de indivíduos que apresentaram um comportamento comprometedor.Ao serem aportados, verificou-se tratarem-se de seis (6) indivíduos de nacionalidade Portuguesa, com idades compreendidas entre os 16 e 33 anos e residentes três na cidade de Fátima e os outros três em Alhandra.Após diligências efectuadas pelos referidos militares, vieram a ser apreendidos 33 doses individuais de Cocaína e 110 doses individuais de Haxixe.Dos factos, foi dado conhecimento ao Ministério Público do Tribunal Judicial da Comarca de Ourém, sendo que dois dos indivíduos foram constituídos arguidos e sujeitos ao Termo de Identidade e Residência e os outros quatro identificados.

Nota falsa
Um homem aparentando ter 30 anos pagou uma despesa de 3,45 euros num café de Ourém com uma nota falsa de 50 euros. A situação foi denunciada à PSP da cidade e ocorreu na segunda-feira, dia 22, por volta das 10h30. Na altura em que recebeu a nota a empregada do estabelecimento não se apercebeu que a mesma era falsa. O caso foi comunicado à Polícia Judiciária que é quem tem competências de investigação nesta área.

Mudança da hora

No dia 28 de Outubro, tem início o período de “Hora de Inverno”. Assim, os relógios irão ser atrasados de 60 minutos às 2h00 da madrugada de Domingo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para a 1h00.
Na Região Autónoma dos Açores a mudança será feita à 1h00 da madrugada de Domingo, dia 28 de Outubro, passando para a meia-noite (00h00).

19 outubro 2007

Notícias de Ourém, 19 de Outubro de 2007

Padre Pereira anuncia saída do Fátima

O Pe. António Martins Pereira, actual presidente do C.D. Fátima, foi uma figura chave neste clube durante os últimos dez anos. A ele – e aos homens que o acompanharam nessa caminhada – se deve o grande impulso, dinamismo e vitalidade que o Fátima atravessa. Não é por acaso que neste momento o clube dispõe de uma equipa de futebol profissional a militar na Liga de Honra. A consolidação financeira e estrutural do clube foi fundamental para a obtenção de resultados desportivos. O Fátima é hoje um clube conhecido e respeitado a nível nacional. Os resultados da época transacta foram muito bons – o que permitiu a subida – mas teremos que ter em conta sobretudo esta época, dado que quer no campeonato (onde está bem posicionado), quer na Taça Vitalis, em que afastou sucessivamente Santa Clara, Académica e F.C. Porto, esses feitos catapultaram a equipa de Fátima para as primeiras páginas da imprensa, rádio e televisão. Justificava-se uma conversa com o presidente não apenas pelo passado, mas sobretudo pelo futuro. Um futuro que poderá ser melhor ou pior, mas que será diferente, pois o Centro Desportivo de Fátima não continuará a ser o mesmo sem ele. O Pe. António Pereira confirmou que vai abandonar a presidência do Fátima no final deste mandato que, possivelmente, terminará em Março do próximo ano.


leia a notícia completa na edição impressa

PSD: Cunha apoia candidatura de Frazão

O presidente demissionário da distrital social-democrata e recandidato às próximas eleições confirmou ao NO que vai apoiar a candidatura de Vítor Frazão à Câmara de Ourém.


leia a notícia completa na edição impressa

A Fátima que se quer

presidente da Câmara de Ourém considera que Fátima não tem tido do Governo a merecida atenção. A prová-lo, o facto de que, no que toca às intervenções necessárias em torno da nova igreja, até hoje está assegurado apenas um pequeno financiamento para essas obras que passa pelo acordo com as EP – Estradas de Portugal e pela candidatura ao PICTUR. Mas, diz Catarino, «as obras ainda não avançaram mais por questões burocráticas» devido à falta de aprovação do PP – Plano de Pormenor que permitirá avançar com o processo de expropriação.




leia a notícia completa na edição impressa

Pista da Giesteira de interesse regional

Um dos assuntos que mais tem dado que falar, nos últimos tempos, é o da requalificação e legalização da pista da Giesteira, em Fátima, para que se transforme num aeroporto com características especiais, obviamente não para voos regulares mas para voos que sirvam os peregrinos e os empresários.



leia a notícia completa na edição impressa

Quarta maior igreja do mundo de portas abertas


Muitos ficaram de fora e puderam acompanhar a celebração de dedicação e bênção da nova igreja através dos dois ecrãs gigantes colocados no recinto exterior. Muitos estavam já à espera há longas horas quando, por volta das 15h, as portas foram abertas.
A cerimónia de dedicação da nova igreja demorou mais de três horas e foi presidida pelo enviado papal e número dois do Vaticano, cardeal Tarcísio Bertone.


leia estas e outras notícias sobre a inauguração da nova igreja na edição impressa

Comitiva romena visita Ourém

Uma comitiva romena acompanhou, na passada terça-feira, o Governador Civil do distrito de Santarém, ao concelho de Ourém. A visita iniciou-se em Fátima e continuou por Ourém com uma passagem pelo parque linear, e castelo, seguido de almoço na adega da Divinis e completada com passagem pela empresa Alaço.



leia a notícia completa na edição impressa

Junta de Fátima e Câmara com novos sites

A Junta de Freguesia de Fátima tem um novo site. Ao clicar no mesmo endereço: http://www.jf.fatima.pt/portal/, o visitante pode encontrar indicações sobre a freguesia além das actualidades.
Também a Câmara Municipal de Ourém renovou a imagem que o site da autarquia apresenta ao público.


leia a notícia completa na edição impressa

A Revisão do PDM

Os vereadores socialistas na Câmara de Ourém apresentaram o seu contributo com vista à revisão do PDM. Eis, na íntegra, as propostas apresentadas:

«Para cumprir os seus objectivos, relativamente ao desenvolvimento do concelho o PDM – Plano Director Municipal deve obedecer a um conjunto de princípios orientadores:
1. A necessidade duma leitura integrada do território do concelho, nas suas múltiplas diversidades e complementaridades



leia a notícia completa na edição impressa

II Encontro de concertinas


Os Amigos da Farra festejaram o terceiro aniversário e segundo encontro de concertinas numa festa que durou a tarde inteira. Grupos de concertina vindos de diversos pontos do país, em particular da zona minhota, de Vila do Conde, Barcelos, Ponte da Barca, entre outros.


leia a notícia completa na edição impressa

Paulo Marques repete 2º lugar


O piloto Paulo Marques, da Freixianda, voltou a alcançar o segundo lugar no campeonato nacional de perícia automóvel 2007.
Ao NO, Paulo Marques diz que «o primeiro lugar continua a ser muito difícil, por vários factores» No entanto, considera que «o segundo já é muito bom» Isto «apesar de este ano ão ter tido tanta concorrência».
Questionado sobre aquilo que falta para chegar ao primeiro lugar no pódio,
Paulo é peremptório: «dinheiro. Principalemente dinheiro porque não tive nenhuns patrocínios e assim não posso evoluir o carro».
No entanto faz questão de referir algumas ajudas obtidas em oficinas da sua terra, a Freixianda, destacando os apoios de António Rosa que lhe «trata e afina os carboradores», carlos Duarte que «trata da parte mecânica», Vítor Almeida da eléctrica e «o Artur dos pneus, que lá me vão aturando», afirma.
participar neste campeonato com cerca de 30 provas exige, «se não houver problemas com o carro», uma verba de 4 a 5 mil euros por ano. Por isso o piloto dis que «tendo em vista o próximo ano, «vou começar à procura de patrocínios» e «conforme o dinheiro que arranjar, talvez pense em fazer um carro novo para atacar o 2º lugar».

12 outubro 2007

Empresários belgas usam pista da Giesteira



Um Citation jet 3, avião de 6 passageiros e dois tripulantes aterrou na pista do aeródromo da Giesteira, a 3 de Outubro. O aparelho aterrou na pista pelas 11h54 e levantou voo às 15h25.
O Notícias de Ourém apurou tratar-se do avião de matrícula OO-FPE, com apenas dois meses e transportou vários empresários belgas que se deslocaram depois a Torres Novas, em negócios.
Laia toda a notícia na edição impressa

“Cidades Criativas – Reflexão sobre o Futuro das Cidades”

"Cidades Criativas – Reflexão sobre o Futuro das Cidades" é um concurso organizado pela Secção Autónoma de Ciências Sociais, Jurídicas e Políticas da Universidade de Aveiro e a Associação Portuguesa de Planeadores do Território com o apoio da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular.
Este Concurso tem como destinatários os alunos do 12.º ano, no âmbito da Área de Projecto. O tema enquadra-se nos objectivos definidos para a Área de projecto, área curricular não disciplinar, em particular, pela natureza interdisciplinar e transdisciplinar do trabalho, pela procura da realização de projectos concretos, com o fim de desenvolver nos alunos uma visão integradora do saber, promovendo a sua orientação escolar e profissional e facilitando a sua aproximação ao mundo da trabalho e ainda, pela criação de oportunidades que aproximem a escola da comunidade e da sociedade em que esta se insere.
Todas as escolas com ensino secundário podem concorrer a esta iniciativa devendo, para o efeito preencher o boletim de inscrição, disponível nos sites: http://www.ua.pt/csjp/cidadescriativas ou http:/cidadescriativas.blogs.sapo.pt. (sites onde poderá ser recolhida toda a informação necessária à participação no concurso).
Até agora apenas o colégio de S. Miguel, em Fátima, tem uma equipa a concurso.
De referir ainda que o Notícias de Ourém aceitou ser parceiro desta organização, comprometendo-se a divulgar os trabalhos apresentados por equipas do concelho.
Como participar
Em primeiro lugar devem ler o regulamento do concurso com cuidado.
Podem participar todos os alunos do 12.º ano, cons-tituindo equipas com um máximo de cinco alunos, todos da mesma turma.
O trabalho que se propõe - reflexão sobre o futuro da cidade onde vive - deve ser apresentado com os seguintes elementos:
- um relatório (no máximo 30 páginas), no fim do ano lectivo
- um poster formato A0, no fim do ano lectivo
- criação e animação de um blogue (no SAPO) durante o ano lectivo
Se dentro da mesma turma se formarem várias equipas o poster e o blogue podem ser feitos em conjunto (dentro da mesma turma).

Quercus já entregou acção em tribunal

O Núcleo do Ribatejo e Estremadura da associação ambientalista Quercus vai interpor uma providência cautelar com efeito suspensivo da construção do edifício, junto ao Centro de saúde.
Recentemente, a Quercus veio alertar para a construção em zona de REN, argumento contestado pela autarquia e pelo promotor da obra (Notícias de Ourém de 3 de Agosto).
"O caso foi entregue a um advogado da especialidade que estuda a viabilidade jurídica", adianta ao Notícias de Ourém, Domingos Patacho. Estudado o caso, a acção "com efeito suspensivo da obra" já deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria, salienta o responsável da Quercus.

Leia toda a notícia na edição impressa

Encontro de tocadores

A Associação Cultural e Recreativa "Os Amigos da Farra" comemoram o terceiro aniversário da associação no próximo domingo, 14 de Outubro.
Assim, a partir das 14h, no Centro de negócios de Ourém, a animação estará garantida por tocadores de concertinas e outros instrumentos tradicionais.
A entrada é livre. Haverá serviço de bar e restaurante (almoços e jantares).

Caminhada de burro



É comum antigos colegas de escola juntarem-se para fazer jantares de curso. Menos comum é que isso aconteça para fazer grandes caminhadas na natureza. Mas foi o que aconteceu no sábado onde uma turma de ciências económico - sociais da escola secundária de Ourém se juntou para fazer duas grandes caminhadas, de burro, pela freguesia.
Leia toda a notícia na edição impressa

ESETN muda de mãos

A Escola Superior de Educação de Torres Novas passou formal e definitivamente, no passado dia 2 de Outubro para a alçada da APEFF, Associação Promotora de Ensino e Formação de Fátima, entidade formativa vocacionada para a formação ao longo da vida.
A cerimónia de assinatura do protocolo de transferência pedagógica, administrativa e financeira decorreu nas instalações da ESETN e contou com a presença de parte do corpo docente da instituição. A assinar o documento estiveram, pela parte da APEFF David Catarino, presidente da direcção e, pela parte da antiga administração o Bispo de Santarém, D. Manuel Pelino.
"A APEFF já operava desde 1 de Setembro de 2004 com todas as condições, em contratos renovados anualmente; este é o contrato definitivo", Afirmou David Catarino à redacção.
De acordo com o protocolo celebrado, apenas fica em posse da Diocese o edifício e o Alvará emitido pelo Ministério competente que, de acordo com a legislação actual é intransmissível.
No final da assinatura, ambos os intervenientes usaram da palavra. Catarino referiu o papel histórico que a instituição teve, "no tempo em que a oferta formativa era escassa, permitindo que muitos tivessem acesso a um nível superior de estudos". D. Manuel Pelino Domingues referiu a necessidade de "continuar um projecto de educação global, que forme pedagógica e moralmente pessoas".
A ESETN tem actualmente aprovadas licenciaturas em Educação Básica e em Educação Social e Desenvolvimento Comunitário. Lecciona ainda Pós-Graduações em Organização e Gestão Escolar, Educação Especial domínio-Cognitivo e Motor e em Tecnologias de Informação e Comunicação. Tem ainda disponível, em parceria com a Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro um mestrado em Comunicação e Tecnologias Educativas.

Projecto “ímpar” para conhecer redes de água e saneamento

7 por cento das instalações das habitações do concelho de Ourém já foram verificadas pelos técnicos da Veolia. A empresa está a levar a cabo um levantamento do cadastro urbano e funcional, redes de água e saneamento.
O objectivo é conhecer ao edifício, as redes de água e saneamento - o CURAADEMO.

Leia toda a notícia na edição impressa

Central FM entrega prémios de “orgulho nacional”

Um dos momentos mais esperados da noite encerrou a XV Gala da Central FM (rádio que emite a partir de Leiria na frequência de 93.0), a 4 de Outubro, em Fátima.
Os Gato Fedorento receberam o troféu de "Melhor humor nacional", o último galardão entregue nas cinco horas de espectáculo musical, multimédia, para recordar o "Orgulho nacional" português.
"Não podemos deixar de distinguir o que mexe com o orgulho nacional", assinalou a directora da rádio e apresentadora da Gala, Emília Pinto.
Ao longo dos 15 anos de galas, 300 pessoas já receberam os troféus "Pedrada no charco".
Do fado, ao atletismo, da música ao teatro passando pela comunicação social e actuação na sociedade, a rádio premiou 15 personalidades que, ao longo de 2007, se distinguiram no panorama nacional.
O humor dos quatro gatos, contagiou a plateia de mais de dois mil espectadores, que viram Herman José entregar-lhes o galardão. O sucesso foi justificado, em tom humorístico, pelas "taxas de alcoolismo português".
O bom humor, esteve também patente nas respostas dos humoristas quando convidados a fazer corresponder nomes a designações. Por exemplo: Pinto da Costa recebeu como resposta "ponto final".
Pedro Abrunhosa, o homem que "canta poemas" como frisou o professor Carlos André, saudou, por seu turno, a iniciativa, realizada no centro do país reunindo figuras do país inteiro. E de Fátima essa divulgação chega através de rádio e da televisão até à diáspora.
Comunicadores como Carlos Malato, Fátima Campos Ferreira, Sílvia Alberto, o animador João Baião mostraram a sua vitalidade e empenho no trabalho que desenvolvem em programas do canal 1 da RTP.
Por dois momentos, as pequenas bailarinas da Academia de ballet - Annarella, de Leiria, estiveram em palco, animando a noite também.

Governo Civil com novas ompetências na segurança rodoviária

Desde 1 de Outubro, os Governos Civis passaram a:
- Guardar e a devolver os documentos apreendidos (título de condução, livrete, título de registo de propriedade, certificado de matrícula) ao abrigo do artigo 173.º do Código da Estrada;
- Receber e a guardar os títulos de condução ou os documentos de identificação de veículo para cumprimento de sanção acessória de inibição de conduzir ou apreensão de veículo;
- Registar o cumprimento da sanção acessória e a emitir o auto de entrega de documento;
- Receber e a registar defesa, pedidos de pagamento da coima em prestações ou dilação do prazo de pagamento e impugnações judiciais que, após registo, são reencaminhados à ANSR para apreciação, no âmbito dos respectivos processos de contra-ordenação.
Nestas circunstâncias, todos os cidadãos poderão dirigir-se aos Governos Civis dos distritos onde residem, onde passarão a ser tratados todos os assuntos relacionados com as matérias acima identificadas.

Entrega solidária de livros ajuda crianças

No próximo dia 17 de Outubro, todas as pessoas poderão entregar livros e filmes infantis nalgumas superfícies comerciais do distrito, contribuindo para o incentivo à leitura e para a formação das crianças, independentemente da sua condição social, como «cidadãos de corpo inteiro», afirmou o Coordenador do Núcleo Distrital da REAPN/ Portugal de Santarém.

"Ler, Ouvir e Contar…!" é o nome de uma campanha de solidariedade organizada pelo Núcleo Distrital da REAPN/ Portugal de Santarém em parceria com o Governo Civil de Santarém e o Centro Distrital de Segurança Social de Santarém. No âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a 17 de Outubro, a iniciativa consiste na recolha de material lúdico para distribuição por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do Distrito.

Ler toda a notícia na edição impressa