25 julho 2008

Noticias de Ourém, 25 Julho 2008


Jardim-de-infância inaugurado


A Atouguia inaugurou o novo jardim-de-infância, no dia em que comemorou as bodas de diamante. Um edifício construído de raiz, ali bem perto da sede da Associação Cultural e Recreativa da Atouguia e com amplo espaço exterior, com árvores.
Foram muitos os que quiseram visitar as novas instalações, entre os quais se contavam algumas crianças. A chave da nova escola que, funcionará a partir de Setembro, foi entregue à responsável pelo Agrupamento de escolas.



Leia a notícia completa na edição impressa

Cortejo rende 25 mil euros


Areia, brita, tijolo, blocos de cimento, gado vivo, pinho e eucalipto foram alguns dos produtos oferecidos no cortejo de oferendas do Olival, realizado a 20 de Julho. Bolos, algumas mercearias, uma manta foram ainda entregues em cortejo para serem leiloadas.
Juntou-se ainda a verba conseguida com as tasquinhas exploradas: uma pelos escuteiros, com doces e alguns petiscos; outra pelo Centro Cultural e Recreativo do Olival, com bebidas.



Leia a notícia completa na edição impressa

Fátima joga amanhã 

O Centro Desportivo de Fátima vai defrontar amanhã, sábado, a Associação Desportiva do Carregado, equipa que disputou a II Divisão B na época passada. O encontro terá lugar no Estádio Municipal de Fátima e está aprazado para as 18H00. É o primeiro jogo de preparação da nova equipa fatimense, tendo em vista a época de 2008/09.

Morangos com açucar no Ribeira Bar

O Ribeira Bar recebe esta Sexta, 23 de Julho, a banda PLAGUITA, cujo vocalista é o Actor Vitor Machado, o Prof. de Música - Eugénio dos Morangos com Açucar, a série popular da TVI.

Um shopping para a casa


Desde 10 de Julho que a Taró está aberta ao público num novo espaço, na Estrada Nacional 349, ao quilómetro zero, num dos vários acessos à cidade de Ourém. O projecto assume uma outra dimensão associando-se à Habitacle e apresentando-se no mercado como o shopping para a casa. Paralelamente mantém uma gama de serviços para profissionais, na área do bricolage.
Este «já era um projecto que tínhamos há muitos anos», refere José Luís Oliveira. A falta de estacionamento fez com que houvesse uma quebra no volume de vendas, além da loja na Rua Alexandre Herculano, na cidade de Ourém, não ter um grande espaço para exposição, aponta o empresário.



Leia a notícia completa na edição impressa

Leilões animam freguesia


É num clima festivo e de grande animação que estão a decorrer, todos os domingos, nos diversos lugares da freguesia de Gondemaria, os tradicionais leilões com o objectivo de angariar fundos para a festa de Agosto, em honra de Nª. Sra. da Graça. Ao critério das pessoas fica o tipo de produtos a oferecer, garantindo-se, desta forma, a diversidade dos leilões.
No lugar de Fartaria, as zeladoras Leonor Antunes e Sandrina Marques já não são propriamente novas nestas andanças e é com grande dedicação que ajudam a vender os diversos produtos que a população faz questão de oferecer. "Já participo há algum tempo no leilões e não posso deixar de concordar que são um importante contributo para a festa. As pessoas trazem, essencialmente, fruta, bolos e azeite, mas também há quem ofereça animais, como galos ou coelhos", esclareceu Sandrina Marques.



Leia a notícia completa na edição impressa


Câmara isenta de taxas áreas ardidas

A Câmara Municipal de Ourém deliberou isentar de taxas as operações de reflorestação de áreas ardidas, desde que essa reflorestação seja feita com espécies adequadas, mediante as cartas de ordenamento, ao local.
As operações de florestação implicam, no seu início, o pagamento de uma taxa, sendo essa taxa que a câmara irá abolir para as operações que decorram até meados de 2011.
Com esta medida a câmara pretende fomentar a reflorestação dos espaços ardidos nos grandes incêndios de 2005 e 2006, isto apesar da medida englobar qualquer espaço florestal alvo de incêndio, qualquer que tenha sido o ano em que este ocorreu.

Orquestra de Sopros de Ourém no X Festival de bandas de San Miguel de Oia - Vigo


A convite da Agrupación Musical "Lira" de San Miguel de Oia, Vigo, a Orquestra de Sopros da Academia de Música Banda de Ourém (AMBO), deslocou-se nos dias 12 de 13 de Julho à Galiza, a fim de participar no X Festival de Bandas promovido por aquela associação.
O Festival, que se realizou no dia 12 de Julho, pelas 20 horas, no Auditório Veciñal de San Miguel de Oia, que dista cerca de 6 km de Vigo, perante uma numerosa assistência, contou com a participação de três agrupamentos, o organizador, a Unión Musical Ponteledesma e a Orquestra de Sopros, que encantou a assistência com o repertório executado, merecendo destaque as obras "Hungarian Rhapsody n.º 2", de Lizt, "New York - Overture" e "Caribeean Concerto", de Kess Vlack, peças de difícil execução excelentemente interpretadas.



Leia a notícia completa na edição impressa

Dia dos avós

A 26 de Julho, comemora-se o Dia dos avós. Para assinalar a data em que se relembra a figura de São Joaquim e Santa Ana, o Santuário de Fátima tem um programa de actividades. Avós e netos são convidados para a Peregrinação Nacional dos Avós, a celebrar em Fátima no fim-de-semana de 26 e 27 de Julho.
Todos são chamados a participar no Rosário e Procissão de Velas, na noite de Sábado, e na Eucaristia Dominical Internacional, às 11h00, no Recinto de Oração.
Segundo uma antiga tradição, que remonta ao séc. II, assim se chamavam os pais da Santíssima Virgem Maria. O culto de Santa Ana existia no Oriente já no séc. VI e estendeu-se ao Ocidente no séc. X. Mais recentemente foi introduzido o culto de São Joaquim.

“A Paixão do Menino Jesus” patente até 31 de Agosto

A exposição temporária "A Paixão do Menino Jesus" patente no Museu de Arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, irá ser prolongada até 31 de Agosto e não a 27 de Julho conforme o previsto.
O adiar do seu encerramento justifica-se pelo crescente interesse nesta mostra composta por cerca de três dezenas de peças do acervo deste museu, cuja maioria tem permanecido nas reservas e que representam Jesus Cristo na sua infância transmitindo, através das suas expressões faciais e acessórios da Paixão, o Seu conhecimento pleno da vontade de Deus: a Paixão e Morte para a remissão dos pecados da Humanidade. Um espírito verdadeiramente da época barroca.
A exposição pode ser visitada diariamente, excepto à segunda-feira, das 10hàs 19h. Preços especiais para estudantes e terceira idade. Visitas guiadas para grupos a partir de 15 pessoas mediante marcação prévia (Tel. 249 539 470).

Zé do Pedal passa por Fátima


José Geraldo de Souza Castro, 51 anos, feitos há poucos dias, já em Leiria partiu domingo, cedo de Fátima, onde havia chegado, a 16 de Julho. Alguns dias de paragem na cidade santuário onde foi recebido pelos companheiros do Lions Clube de Ourém.
Zé do Pedal, como é mais conhecido, saiu de Fátima, a 20 de Julho, para completar mais uma etapa da viagem que realiza até Joanesburgo, África do Sul. Partiu a 10 de Maio de Paris e espera chegar em 2010, a tempo de "ver o Brasil vencer a final" do Campeonato do mundo de futebol.



Leia a notícia completa na edição impressa

Meios aéreos combatem incêndio


Um incêndio florestal deflagrou ao final da tarde de sexta-feira, 18 de Julho, próximo da localidade de Vale Travesso. Passava das 18h quando foi dado o alerta. Foi aombatido por um helibombardeiro pesado Kamov e três helicópteros, segundo informação da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
21 veículos 78 homens estiveram no combate ao incêndio que foi extinto pelas 19h30.

CRIF encerra ano lectivo com tasquinha e actividades


Foi a segunda edição de uma iniciativa que ganha já contornos de tradição. O Centro de Recuperação Infantil de Fátima (CRIF) assinalou o final de ano lectivo com uma festa da qual fez parte um espectáculo que do tempo de Astérix e Obélix em versão Crifix. Os tempos da Gália francesa foram recuperados para esta encenação.
Foram muitos os que aproveitaram a noite também para jantar nas tasquinhas, apreciar os trabalhos expostos, feitos pelos utentes, ouvir música ou adquirir a obra de culinária do mestre Aleixo. O lucro dos livros de receitas reverteu para apoiar o CRIF.



Leia a notícia completa na edição impressa

«Serei candidato mesmo que engendrem um golpe palaciano»


Assumidamente candidato nas eleições do próximo ano à Câmara de Ourém, esta é, segundo o próprio, a primeira entrevista de Vítor Frazão para quem a grande aposta de governação passa por «descentralizar e corresponsabilizar», afirmando-se «um homem do concelho» e não apenas de Fátima.



Leia a intrevista completa na edição impressa

Junta comemora bodas de diamante


«O dia 20 de Julho ficará certamente na memória de todos nós, como um grande dia para a população da freguesia de Atouguia», afirmou o presidente da Junta, na sessão solene dos 75 anos da freguesia.
Na sessão solene em que muitos populares quiseram participar, «é tempo de valorizar o papel da freguesia como lugar da democracia, reconhecer a necessidade de dignificar o trabalho dos eleitos e de se assumir plenamente os desafios que hoje se colocam, tendo em vista a melhoria da qualidade de serviços aos cidadãos», assinalou Manuel Tavares Lopes apontando que as freguesias «estão sempre na base da proximidade da população, muitas vezes sem meios mas sempre com vontade de bem servir».



Leia a notícia completa na edição impressa

Câmara avança com enriquecimento curricular


Vão envolver 110 turmas, 2049 alunos e 64 professores, as actividades de enriquecimento curricular que a autarquia oureense, em colaboração com os agrupamentos de escola do concelho estão a dinamizar para o ano lectivo de 2008/2009, envolvendo os quatro primeiros anos do primeiro ciclo de ensino.
Os protocolos que a autarquia assinou envolvem o ensino de inglês, a actividade física e desportiva e a animação sócio-cultural, todos protocolados com a Insignare. O ensino de música, foi protocolado com Ourearte e com o Conservatório de Música de Ourém.



Leia a notícia completa na edição impressa

Biblioteca recebe oferta de livros

A Biblioteca Municipal de Ourém vai receber, oferta de uma particular, 824 livros para incorporar o ser acervo. A iniciativa parte de uma pessoa de Lisboa mas com segunda residência em Ourém que, desta forma, dá destino à sua biblioteca pessoal resultante do seu interesse e da sua antiga actividade profissional de livreira.
De acordo com informação que a autarquia avançou, a colecção é composta por livros de diferentes temáticas, sendo que muitos deles não existirão na biblioteca, aumentando-se assim o seu catálogo.
A Biblioteca Municipal funciona no centro da cidade, no Largo Professor Egas Moniz, dispondo de publicações de diversas áreas, periódicos e espaço de acesso à internet. Possibilita ainda o empréstimo de livros para leitura domiciliária.

Biblioteca recebe oferta de livros

A Biblioteca Municipal de Ourém vai receber, oferta de uma particular, 824 livros para incorporar o ser acervo. A iniciativa parte de uma pessoa de Lisboa mas com segunda residência em Ourém que, desta forma, dá destino à sua biblioteca pessoal resultante do seu interesse e da sua antiga actividade profissional de livreira.
De acordo com informação que a autarquia avançou, a colecção é composta por livros de diferentes temáticas, sendo que muitos deles não existirão na biblioteca, aumentando-se assim o seu catálogo.
A Biblioteca Municipal funciona no centro da cidade, no Largo Professor Egas Moniz, dispondo de publicações de diversas áreas, periódicos e espaço de acesso à internet. Possibilita ainda o empréstimo de livros para leitura domiciliária.

Refeições serão servidas no salão da Junta


Está garantido o serviço de refeições em Casal dos Bernardos. A Junta de Freguesia chegou a acordo com a Câmara de Ourém e vai continuar a servir refeições aos alunos do ensino do primeiro ciclo do ensino básico e pré-primária.
Para isso, irão ser efectuadas obras de melhoramento na cozinha do salão da Junta de Freguesia, de forma a cumprir todos os requisitos, adiantou ao Notícias de Ourém, o presidente da Junta de Freguesia, Sérgio Fernandes.



Leia a notícia completa na edição impressa

Purificação Reis despede-se

Na hora da despedida da Escola Profissional de Ourém e da Insignare, Purificação Reis agradece a todos os que com ela colaboraram ao longo dos 1º anos em que foi presidente da direcção e 18 ao serviço, na EPO.
«Lembro o dia em que me perguntaram se estaria disponível para assumir a Direcção da EPO em substituição do Dr. Francisco Vieira, pessoa com quem tive a honra de trabalhar durante os 7 anos em que foi Director da EPO. Senti-me honrada com o convite e tremendamente ansiosa pela responsabilidade que iria ter pela frente».


Leia a notícia completa na edição impressa

Ocorrências da GNR

No dia 17 de Julho de 2008, o Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana em Ourém, procedeu à detenção de uma cidadã de nacionalidade brasileira de 22 anos de idade por esta se encontrar ilegalmente em território nacional.
Em 17 de Julho de 2008, o Grupo Territorial da Guarda Nacional Republicana em Santarém, levou a cabo uma operação de fiscalização, em toda a área do distrito de Santarém, com vista a fiscalizar a falta de documentos, a falta de inspecção obrigatória de veículo, bem como a condução de veículo sem o respectivo cinto de segurança. Estiveram empenhados na mesma, (103) cento e três militares, tendo sido fiscalizados (698) seiscentos e noventa e oito veículos/condutores, do que resultou o levantamento dos seguintes autos de contra-ordenação: Código da Estrada: 54, Regulamento de Sinalização e Trânsito:7, Regulamento Código da Estrada:9
Legislação Complementar:3 e Outros:1.

Bebé ferido com gravidade

Um bebé de 17 meses caiu de um terceiro andar, de um prédio em Fátima, a 22 de Julho. Pelas 19h30, um bebé do sexo masculino caiu, ficando ferido com gravidade. Ainda não estavam esclarecidos, até ao fecho desta edição, os contornos deste acidente ao qual acorreram os bombeiros voluntários de Fátima. A criança foi transportada para o Hospital de Santo André com fracturas múltiplas.

18 julho 2008

Noticias de Ourém, 18 Julho 2008

Centro escolar já não vai para o Caneiro


Os Vilarenses indignaram-se contra a vontade da Câmara em construir o novo complexo escolar da freguesia no Caneiro, junto ao pavilhão desportivo. A freguesia reuniu no sábado à noite no pavilhão de Vilar dos Prazeres e daí saiu um abaixo-assinado para ser entregue na terça-feira, na reunião da Assembleia Municipal. E foram às centenas tanto os que se reuniram em Vilar dos Prazeres como os que desceram a Ourém e «invadiram» a pequena sala do cine-teatro que ficou a abarrotar, apesar de que só cerca de metade dos que ali se dirigiram puderam entrar.


Leia a notícia completa na edição impressa

Abaixo-Assinado

Nós abaixo-assinados, habitantes de Vilar dos Prazeres, depois de termos sido surpreendidos com a decisão da localização do novo Centro Escolar Nossa Senhora das Misericórdias, (o qual iria integrar a EB1 e JI de Vilar dos Prazeres, através de Edital de 19 de Junho), vimos por este meio demonstrar o nosso descontentamento e indignação por essa possibilidade.
A nossa escola de Vilar dos Prazeres foi fundada em 1913, fruto da doação de um benemérito, e ao longo destes anos a nossa população escolar sempre cresceu, contando actualmente com 120 alunos.


leia a notícia completa na edição impressa

Oureenses apoiam Luís Gomes


ais de 150 pessoas estiveram presentes num jantar de apoio ao sargento Luís Gomes, a 12 de Julho, na Quinta dos Noivos, no Olival. Entre as personalidades que apoiaram a causa de Luís Gomes contam-se nomes como o do governador civil de Santarém, Paulo Fonseca, o deputado António Gameiro, o vice-presidente da Câmara , Vítor Frazão bem como presidente da Junta do Olival, José Maria Henriques.
José Esteves foi o impulsionador desta iniciativa: «Juntar os meus amigos e os amigos do senhor Vítor (dono da Quinta), num jantar de apoio», explicou ao Notícias de Ourém.


leia a notícia completa na edição impressa

Os reforços


O destaque das novas aquisições vai para Tiago Pedrosa, um defesa contratado ao Sporting, assim como Luís Paez (avançado) e André Santos (médio) emprestados pelo mesmo clube. Nivaldo (defesa) ex-Caniçal; Sérginho e Vasco Barão (médios) ex-Oliv. e Moscavide; Heldon (avançado) ex-Caniçal, e

Parceria público-privada para construir e gerir equipamentos desportivos

O ponto principal da reunião extraordinária da Assembleia Municipal da passada terça-feira seria (se não tivesse havido «invasão» de vilarenses), a apreciação e votação de uma proposta da Câmara com vista à «constituição de uma sociedade comercial anónima de direito privado – concepção, implementação, desenvolvimento, construção, exploração, manutenção e conservação de quatro equipamentos de uso colectivo e fim público, no concelho de Ourém».
Depois de uma intervenção de especialista na matéria que, a convite da Câmara, ali foi explicar as virtudes deste tipo de parcerias, David Catarino informou que os quatro equipamentos apontados são os pavilhões multiusos e campos sintéticos para Fátima e Ourém.


leia a notícia completa na edição impressa

Recolha de Resíduos Volumosos

Os resíduos de grandes dimensões, tais como electrodomésticos, mobiliário e outros de grandes dimensões, não devem ser postos ao abandono na via pública.
Pode entregá-los gratuitamente na Estação de Transferência de Ourém (Gondemaria), de segunda a sábado, das 9h às 13h.
Pode ainda telefonar para a Ambiourém, E.M. (249 545 147) para combinar o dia de recolha e terá de colocar o seu resíduo volumoso junto ao contentor mais próximo.

Hospital privado já tem logótipo


O novo logótipo do Hospital Privado de Fátima já é conhecido. A apresentação pública do mesmo ocorreu a 14 de Julho.
David Pires, 22 anos, finalista do curso de Design do IADE venceu o concurso promovido pelo Hospital Particular de Fátima para encontrar o logótipo desta nova unidade de saúde.
O trabalho representa a chama e, de perfil, a coroa de Nossa Senhora de Fátima, além da designação do hospital. Foi um trabalho individual e «não tinha a mínima ideia de poder chegar a vencedor», confessa o artista.
Escolheu um «símbolo que identificasse o factor religioso da cidade de Fátima e que transmitisse ideias de religião, de fé, de emoção».


leia a notícia completa na edição impressa

Operação Férias

Partir para férias e deixar a casa desabitada é a preocupação de muita gente. Todos nós sabemos que a habitação constitui um espaço privado que guarda toda a nossa intimidade e que, quando devassado, ofende o nosso direito à privacidade e causa prejuízos materiais, acrescidos de inevitáveis danos psicológicos. Ajude-nos a aumentar a segurança da sua residência.
Se for de férias entre 01 de Julho e 15 de Setembro, não hesite:·Desloque-se à Esquadra mais próxima da sua residência e obtenha informações.
OBJECTIVO·Auxiliar os cidadãos a gozarem as férias mais tranquilamente
.PÚBLICO-ALVO·Todos os cidadãos que se ausentem da residência, no gozo de férias de verão.
ÂMBITO TEMPORAL·Meses: Julho, Agosto e Setembro e deve ser solicitado até 48h úteis antes do serviço.
ÂMBITO GEOGRÁFICO·Todo o território nacional cuja a segurança esteja no âmbito da PSP.


leia a notícia completa na edição impressa

Congresso missionário

“Com este congresso pretende a Igreja em Portugal despertar nas comunidades cristãs o espírito de missão, reacender um novo ardor missionário, descobrir novos caminhos da missão, na esteira da nossa melhor tradição como um povo de missionários”, salienta D. António Marto.
“A missão é uma irradiação da luz e do amor de Deus que em Cristo entra na história dos homens. Nenhum cristão é estranho a esta tarefa”, escreve o bispo de Leiria-Fátima na mensagem que dirigiu aos diocesanos, a propósito do congresso missionário nacional.


leia a notícia completa na edição impressa

Novo reitor toma posse a 25 de Setembro


Virgílio Antunes que sucede a monsenhor Luciano Guerra, 35 anos à frente do Santuário de Fátima, assumirá, oficialmente as novas funções, a 25 de Setembro. A indicação é dada pelo gabinete episcopal da diocese de Leiria-Fátima.
O sacerdote continua como docente do Instituto Superior de Estudos Teológicos em Coimbra e deixa as funções de Delegado Episcopal para o Diaconado Permanente. O novo reitor é nomeado para um mandato de cinco anos.


leia a notícia completa na edição impressa

Biblioteca pública de Fátima recebe novos livros

A Biblioteca Pública de Fátima recebeu no passado dia 15 de Julho cerca de 400 livros. Trata-se de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Fátima e uma dádiva de uma ONG com sede na Batalha - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento Santa Maria da Vitória. Este organismo tem dentro do seu âmbito a angariação de livros, novos e usados, cujos destinatários serão mormente os PALOP e organismos culturais nacionais. Os livros abarcam várias temáticas, estão em bom estado de conservação e, depois de seleccionados, serão catalogados, incorporados no Fundo da Biblioteca e disponibilizados ao público.

António da Cruz comemora centenário


Obrigado Senhor pela minha vida!
E, obrigado a todos aqueles que comigo partilham esta estrada da vida,
me ajudaram e continuam a ajudar; a viver, e a sonhar...”
António da Cruz assinou cada um dos convites endereçados para a festa do centésimo aniversário. Ainda lê muito bem sem óculos e mantém presentes diversos momentos da história. Já viveu entre dois séculos e, como o futuro a Deus pertence, quem sabe mais quantos anos acrescentará aos cem que já conta.


leia a notícia completa na edição impressa

Activos diplomados


ultos receberam A entrega de diplomas é «motivo de orgulho» porque, para aqueles que os recebem é confirmação do esforço, do trabalho desenvolvido, da adaptação e da motivação bem como adaptação às exigências e a «novas realidades» do mercado de trabalho.
Purificação Reis salientou em particular, o facto da assembleia (composta por adultos em idade laboral) não se ter «acomodado àquilo que receberam na vida escolar», anterior à entrada no mercado de trabalho e, ao longo da vida «adaptaram-se à realidade do mundo que os rodeia».


leia a notícia completa na edição impressa

Ministro quer voluntariado


O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior defendeu a criação de um movimento de voluntariado para a digitalização de documentos. «Não deveria haver neste momento nenhum livro impresso em Portugal, nenhum manuscrito numa biblioteca, nenhum som em arquivo sonoro, nenhum filme ou nenhum arquivo fotográfico que não tivesse sido digitalizado», afirmou a 15 de Julho, em Ourém
Na sessão de apresentação de resultados do projecto ‘Leiria Região Digital’, Mariano gago assinalou que «este trabalho sistemático tem de ser feito». A digitalização e disponibilização da informação ao público é «uma das grandes ambições para o futuro».


leia a notícia completa na edição impressa

Tribunal de Ourém condena burlas a ourives

O Tribunal de Ourém condenou cinco suspeitos de burla a ourives a penas efectivas de prisão e a penas suspensas, a 16 de Julho. Dois dos arguidos foram condenados a 15 anos e dez meses de prisão efectiva, no caso de Paulo Freitas e, de dez anos e seis meses, no caso de José Freitas.
O principal arguido foi condenado por 18 crimes de burlas, algumas qualificadas e outras em co-autoria, e um de branqueamento de capitais.


leia a notícia completa na edição impressa

Reciclagem ajuda CRIF

A Câmara Municipal de Ourém vai proceder, juntamente com o CRIF –Centro de Recuperação Infantil de Fátima, à entrega dos dísticos dos participantes na campanha “Passa Cartão”, que ambas as entidades levaram a cabo.
A campanha consistia simplesmente em convidar as empresas e particulares a entregar, num contentor colocado nas instalações do CRIF, todo o papel e cartão para reciclar. Esse papel foi depois entregue à Valorlis que, por cada tonelada atribuía uma contrapartida financeira. Em 2006, ano em que a campanha começou, foram recolhidas cerca de 13 toneladas de papel. Em 2007 o valor ascendeu a cerca de 68 toneladas.
Pela entrega deste papel à empresa e pela atitude ecologicamente louvável e cívica dor participantes, o CRIF recebeu 3.171,77 euros.
Pela sua participação exemplar, as 19 entidades que se destacaram pelo volume e regularidade das suas entregues vão receber o dístico “Passa Cartão” no próximo dia 18, pelas 21 horas, nas instalações do CRIF.

Universidade Sénior

As pessoas interessadas podem fazer as inscrições para o ano académico de 2008-09, a partir de 1 de Setembro, na Casa da Cultura (junto ao Café Central). As disciplinas disponíveis no 1º ano são as seguintes: inglês, informática, artes, música, teatro, cuidados de saúde, literatura, história de Ourém, geografia e canto gregoriano.
No acto da inscrição, os alunos escolhem obrigatoriamente 4 disciplinas. As aulas terão lugar entre as 15 e as 19 horas.

Tasquinhas na Urqueira


No passado fim-de-semana houve tasquinhas e muita animação no parque de merendas da Amieira, Urqueira. Foi a VI Festa Cultural e Gastronómica da freguesia que começou na sexta-feira à noite, tendo o presidente da Junta reunido um grande grupo de amigos para a inauguração que culminou com um jantar-convívio.
Antes disso, António Neves a manifestar a sua satisfação pelo modo como a festa se iniciou e agradecendo a todos, em particular às associações presentes já que «sem elas não haveria fim-de-semana cultural». Mas o autarca fez também alusão ao investimento feito pela Junta que afirmou ser «muito grande», porém «valeu a pena» dado o «grande apreço» que afirma nutrir pelas colectividades.


leia a notícia completa na edição impressa

PSD questiona ministra da Educação

Os deputados de Santarém eleitos pelo PSD, Vasco Cunha, Miguel Relvas e Mário Albuquerque, apresentaram uma pergunta na Assembleia da República, tendo como destinatária a ministra da Educação, sobre o encerramento de escolas e ordenamento do parque escolar no distrito de Santarém.
Querem os deputados saber, neste âmbito e no próximo ano lectivo de 2008 – 2009, quais os estabelecimentos de ensino que vão ser extintos, quais os que vão ser suspensos ou desafectados, quais os que vão ser criados e/ ou reactivados, quais os que serão alvo de alteração de tipologia e quais os contactos encetados e as respostas obtidas, por parte das autarquias, dos professores e dos pais, para a tomada dessas decisões.

11 julho 2008

Notícias de Ourém, 11 de Julho de 2008

Saúde sem expectativas


O deputado comunista Bernardino Soares esteve em Ourém na passada terça-feira, onde confirmou o «problema sério» que se vive no Centro de Saúde em Ourém, devido à falta de médicos e de perspectivas de vir a encontrar soluções.
Foi numa visita que decorreu durante a manhã que o deputado tomou conhecimento da situação que já não era novidade para si mas que quis confirmar pessoalmente. Aquilo que disse ao nosso jornal no fim da visita não traz nada de novo sobre o panorama já por demais conhecido dos oureenses mas o deputado do PCP não quis deixar de manifestar a sua preocupação pela situação actual e cujo agravamento se prevê com a chegada de mais médicos à idade da aposentação.


leia a notícia completa na edição impressa

Revolução nas empresas municipais


O presidente da Câmara acaba de promover uma alteração profunda no que toca à gestão das empresas municipais. Foi na última reunião de câmara, que teve lugar na passada segunda-feira que Catarino apresentou as propostas que foram aprovadas pela maioria PSD com abstenção dos socialistas que, duma assentada, foram exonerados dos cargos os actuais gestores da VerOurém e AmbiOurém, tendo sido propostos os novos nomes que deverão passar a gerir estas empresas. E vêm todos de Fátima.
À frente da VerOurém vai ficar Purificação Reis, a actual directora da Escola Profissional, sem que se saiba ainda quem ocupará o seu cargo na escola. Já a gestão da AmbiOurém ficará entregue a Francisco Vieira que vai acumular funções, uma vez que deverá continuar à frente da SRU.


leia a notícia completa na edição impressa

Moura de moto


«Ecológica, Silenciosa e muito económica» são as três características da scooter especial, que a Bomcar disponibilizou ao Vereador Jõão Moura, para que este a pudesse testar.
Esteticamente bem conseguida, a Vectrix Maxi-Scooter transmite uma sensação de condução fácil, dado o seu baixo centro de gravidade e o chassis em alumínio, permitindo percorrer cerca de 100km com o «depósito», leia-se bateria, completamente carregada, atingindo uns velozes 100km por hora. Para atestar esta Scooter basta ligar a uma tomada de 220volts e passadas 2 horas teremos a Vectrix preparada para umas voltas no trânsito.

leia a notícia completa na edição impressa

60 anos pela Natureza em Portugal


Em 2008 comemoram-se os 60 anos do Movimento Ambientalista em Portugal. A publicação “60 Anos pela Natureza em Portugal” pretende assinalar estes 60 anos retratando o percurso do Movimento Ambientalista em Portugal e as “batalhas” travadas em prol da Natureza desde a década de 40.
Com esta publicação, a LPN pretende recuperar algumas das histórias e das memórias que compõem o percurso deste Movimento e homenagear todos aqueles que nele participaram. Com esse objectivo, solicitou a diversas personalidades que relatassem as suas experiências e reflexões pessoais, centrando-se sobre uma ou mais décadas dessa história:
Carlos Almaça; Carlos Pimenta; Eugénio Menezes de Sequeira; Fernando Catarino; Francisco Ferreira; Gonçalo Ribeiro Telles; Helena Freitas; Humberto Vasconcelos; João Joanaz de Melo; Jorge Paiva; Jorge Palmeirim; José Almeida Fernandes; José Correia da Cunha; José Manuel Alho; Luís Palma; Luísa Schmidt; Miguel Magalhães Ramalho; Ruy Freire de Andrade e Viriato Soromenho Marques

Marchas animaram Espite


A freguesia de Espite foi pioneira na organização de marchas populares no concelho de Ourém. A primeira marcha surgiu em 2001 e, a partir daí, outras freguesias têm vindo a seguir-lhe o exemplo, razão porque a Câmara já decidiu que, no próximo ano, haverá desfile na sede do concelho.
Este ano, Espite foi a última a apresentar as suas marchas embora elas tenham já desfilado por outros locais do concelho. Nós encontrámo-las na escola de Caxarias e no Centro de Negócios, no decorrer das Festas da Cidade. Agora, passados que são os Santos Populares, durante o fim-de-semana cultural organizado pelo Clube Desportivo de Espite e pela Liga dos Bombeiros, eis que, ao lado de outras marchas convidadas, os marchantes de Espite desfilaram em casa, no passado domingo à noite, momento alto destas festividades.


leia a notícia completa na edição impressa

Alegria e côr expostas em telas


«Exuberância» é o adjectivo que melhor pode classificar o espectáculo de cor, luz e alegria que se sente ao olhar a obra de Marina Mourão.
Uma arte que se distingue pela diferença dado o tipo de materiais utilizados e a forma como se misturam num arrojado jogo de luminosidade que combina a cor das tintas com as pedras que vem do Brasil, donde é natural a artista e onde, como nos diz, há grande variedade.
O amor pela arte vem da infância «quando ganhei a primeira caixinha de lápis de cor. Foi a melhor prenda», recorda.

leia na íntegra na edição impressa


Balanço positivo na sinistralidade do distrito


Realizou-se no passado 24 de Junho, no Governo Civil, mais uma reunião do Observatório de Segurança Rodoviária, agora designado de Conselho Coordenador de Segurança Rodoviária Distrital de Santarém (CCSRDS). Foi feita uma análise dos resultados desde 1 de Janeiro e foi unânime a avalização positiva aos números.
Embora «resultados sejam sempre negativos», o Governador Civil afirmou que Santarém já não é o «distrito lanterna vermelha», tendo abandonado a última posição no ranking a nível nacional. Desde o dia 1 de Janeiro até 15 de Junho deste ano, a região tem menos oito vítimas mortais em comparação com o mesmo período de 2007 e uma redução de 22 feridos graves para o mesmo espaço temporal de análise.
As acções desenvolvidas tanto pelo CCSRDS como pelos agentes individualmente têm contribuído para o decréscimo dos valores da sinistralidade rodoviária, considerou Paulo Fonseca, para quem o sucesso das iniciativas permite estimular à continuação do trabalho efectuado. Indicador disso mesmo é a realização de uma campanha de sensibilização para o período das férias, para que os resultados continuem a ser «menos maus», defendeu.
No entanto, para o Gover-nador Civil, esta melhoria ainda não satisfaz, até porque «este é um sector onde não há motivo de festa, basta morrer uma pessoa na estrada. Há motivo de aquisição de um novo impulso de energia para podermos chegar mais longe e sermos mais eficazes.»
Uma outra novidade apresentada no encontro foi a existência de uma nova realidade. Actualmente, as causas e os locais onde ocorrem os acidentes não correspondem aos padrões e aos pontos negros identificados. Por isso, é necessária «uma atenção mais diversificada capaz de se adaptar a cada uma das circunstâncias», defendeu Paulo Fonseca.
A próxima reunião ainda não tem local definido, mas cumprirá o objectivo da descentralização dos encontros.

Período Crítico de Incêndios em vigor

Está em vigor, até 15 de Outubro, o período crítico de incêndios, uma definição legal que impõe determinadas regras com a finalidade de limitar o risco de incêndios.
Assim, e até final do período crítico, é proibido fazer qualquer tipo de fogo -incluindo fumar - no interior dos espaços florestais e nas vias que os delimitam ou atravessam, fazer queima de sobrantes, fazer queimadas, fazer fogo controlado, lançar balões de mecha acesa e usar máquinas sem o devido equipamento (extintor, tapa chamas, etc.).
É obrigatório limpar os matos num raio de 50 metros de todas as instalações humanas, equipar máquinas agrícolas com um ou dois extintores de 6kg, manter aceiros ou corta-fogos limpos de matos e de produtos de exploração florestal e resguardar devidamente fendas, poços e fossas.
As coimas para infracção atingem sessenta mil euros.
Qualquer esclarecimento pode ser solicitado junto do Serviço Municipal de Protecção Civil, a funcionar nos serviços técnicos da autarquia, junto ao Centro de Negócios.
Em caso de incêndio use o número nacional de socorro: 117.

Bate e foge


Foi este o estado em que ficou o Renault 5 estacionado na Av. Nuno Álvares Pereira, em frente à imobiliária Impacto Verde, um pouco antes dos semáforos da estrada para Caxarias, após ter sido abalroado, segundo testemunhas, por uma carrinha Mitsubishi Strakar, cinzenta, entre as 23 e as 24h00 da passada terça-feira.
Segundo essas mesmas testemunhas, o condutor, após o embate, ainda terá saído da carrinha mas nela voltou a entrar, pondo-se em fuga.
O Renault 5 é propriedade de João Santos que só se apercebeu do sucedido quando os vizinhos lhe tocaram à campainha, já a polícia se encontrava no local.
João Santos e a esposa trabalham ambos fora de Ourém, onde vivem e ficaram sem modo de se deslocarem e sem disporem de capacidade económica para comprar outro carro. Por isso, o proprietário da viatura «atropelada» apela ao responsável pelo acidente para que o contacte para que possam através do seguro, tentar resolver esta situação complicada em que ficou.
«Não quero prejudicar ninguém», garante João Santos. Por isso, apela ainda a quem possa ter visto o acidente, que o contacte através do telemóvel 919397848.

VI Festa Cultural e Gastronómica

A Junta de Freguesia de Urqueira organiza nos próximos dias 11, 12 e 13 de Julho de 2008, no Parque de Merendas de Amieira o VI Festival Cultural e Gastronómica.
Sexta-Feira dia 11 de Julho a partir das 20h00, com Cerimónia oficial de abertura, Abertura das Tasquinhas e Baile com “Isidro Alves”.
Sábado dia 12 de Julho a partir das 12h00, com Abertura das Tasquinhas, Abertura da Tasquinha da junta e Baile com “N&S”.
Domingo dia 13 de Julho, a partir das 12h00, com Abertura das Tasquinhas, Animação Infantil com Balões Moldáveis e Pinturas Faciais, Actuação do Rancho Folclórico “Os Moleiros da Ribeira”, Demonstração de Danças de Salão e o Encerramento da festa.

Férias Arqueológicas

De 19 de Agosto a 5 de Setembro de 2008, decorrem as férias arqueológicas dirigidas a todos os interessados com mais de 14 anos.
Os interessados em participar nas Férias Arqueológicas devem realizar a inscrição, até ao dia 25 de Julho nas instalações do Departamento de Educação, Cultura e Acção Social; Biblioteca Municipal de Ourém; Loja Ponto Já; ou através do endereço electrónico: decas@ mail.cm-ourem.pt. Para mais informações poderão contactar-nos pelo tel. 249 540 900.
Inscrições são gratuitas.

Festas

Em Formigais
A Associação Desportiva Formigais realiza nos próximos dias 18, 19 e 20 de Julho de 2008 uns Festejos com o seguinte programa:
Sexta-Feira dia 18 (Festa da Cerveja)
- 20H00 – Actuação do Grupo N&S MUSIC;
Sábado dia 19
- 14H00 – Início do Arraial com Quermesse e Jogos Populares;
- 19H00 – Jogo Futsal entre Sócios;
- 20H00 – Início dos Jantares;
- 21H00 – Baile com o Duo Manuel Brás
Domingo dia 20
- 12H00 – Início do Arraial com Almoços;
- 17H00 – Jogo Futsal Entre Solteiros e Casados
- 18H00 – Jogo Futsal Infantil;
- Início dos Jantares;
- 21H00 – Inicio da Actuação da famosa Organista / Vocalista “Graciete”;
Durante os Festejos, haverá no Bar: Sopa da Pedra, Borrego, Frango Assado; Bifanas e outros Petiscos, bem como uma variada gama de Refrigerantes e o Bom Vinho da Região.


Em Seiça
O Grupo Desportivo e Cultural de Seiça promove, este fim-de-semana, a sua festa de Verão. O arranque das festividades tem lugar hoje, pelas 21h, com um torneio de sueca e com petiscos. Amanhã, sábado, o arraial abre às 15h com serviço de bar, quermesse e jogos populares. À noite, o baile é ao som do Duo Musical Manuel Brás. No domingo, o arraial abre depois da missa e pelas 18h actuam Lélita e Maria João. A noite está a cargo da organista Graciete.
O bar está aberto no sábado com serviço de Jantar e no domingo com almoço e jantar, havendo sopa, frango, borrego e leitão.