26 setembro 2008

Notícias de Ourém, 26 de Setembro de 2008

Chama da solidariedade em Fátima


Todos unidos num gesto solidário. A chama da solidariedade foi recebida em Fátima e aqui foi passando de mão em mão até acender a pira, já no espaço do salão paroquial.
Uma dos utentes do Centro de Recuperação Infantil de Fátima entregou ao presidente da Câmara o archote, colocado depois na pira.
Diversos grupos e instituições acompanharam o percurso da chama desde que foi recebida na Chancelaria e entregue no dia seguinte de manhã, junto ao limite da freguesia de Fátima, à União Distrital de Leiria das IPSS.

leia a notícia completa na edição impressa

Pouco vinho mas de qualidade

A adega da Divinis, antiga cooperativa de Ourém, está a laborar em pleno embora com poucas uvas.
De acordo com Armando Neto, a adega espera, até final da campanha, receber 500/ 600 toneladas de uvas, sendo metade proveniente do concelho e destinada a fazer vinhos regionais. Mas o facto é que este é um ano de pouca quantidade, segundo os produtores, embora se espere uma boa qualidade. Claro que tudo depende do tempo que fizer até à vindima. É que no concelho de Ourém, deverá ser esta semana e o próximo fim-de-semana, os momentos mais escolhidos para a colheita das uvas e a chuva tem andado por aí. Pouca, explicam-nos, não perturba. Até «lava as uvas». Já se for muita, a chuva pode por em causa a tal boa qualidade anunciada, uma vez que a uva perde grau.



leia a notícia completa na edição impressa

Serrano agraciado


Os funcionários da Verourém organizaram, no passado sábado, no restaurante Paço do Conde, um jantar de homenagem e despedida ao Serrano Rodrigues que deixou recentemente a gestão da empresa municipal onde foi substituído por Purificação Reis.
Para além dos familiares de serrano Rodrigues e dos funcionários da Verourém, apenas foram convidados os presidentes da Câmara e Assembleia Municipal e os vereadores da maioria Vítor Frazão e Humberto Piedade.


leia a notícia completa na edição impressa

PSD forma e divulga agenda


Decorreu, na passada segunda-feira à noite mais uma acção de formação autárquica do PSD de Ourém em parceria com a distrital do partido, no novo edifício multi-usos do Cercal. Apenas a primeira parte da iniciativa foi aberta à comunicação social. O presidente da Junta de Freguesia de Cercal deu as boas vindas aos presentes manifestando satisfação por os receber na «sua casa nova» e formulando votos para que outras iniciativas ali venham a ter lugar. A Vítor Frazão coube explicar o objectivo destes encontros que têm vindo a decorrer pelo distrito sendo que em Ourém é já o segundo devido «a procura registada e interesse manifestados no primeiro». Também desta vez, afirma Frazão, «muitos queriam vir» e, por isso, houve que estabelecer critérios para a inscrição que passaram por privilegiar os membros da Comissão Política, da Assembleia Municipal, das Juntas e Assembleias de Freguesia e ainda dos militantes do PSD do Cercal.


leia a notícia completa na edição impressa

Monsenhor Luciano Guerra recebe medalha de ouro


Monsenhor Luciano Guerra recebeu a medalha de ouro de Fátima. Uma homenagem simples e restrita e que o reitor tentou dissuadir por defender que as homenagens devem ser feitas «o mais tarde possível».
O reitor do Santuário defendeu que «Fátima tem que tentar encontrar capacidades para resolver os seus problemas urbanísticos, porque já houve muitas tentativas sem resultado».
Para que Fátima seja, de facto, cidade da paz, o futuro deve ser pensado nessa perspectiva. «É bom que se interessem, hoje, com os peregrinos daqui a mil anos, e com a pureza dos lugares onde nasceram estas crianças. Se isso acontecer, Fátima será cidade da paz», afirmou.


leia a notícia completa na edição impressa

Operação: GNR detém nove indivíduos

onal Republicana deteve nove indivíduos em Ourém, no âmbito de uma operação especial de prevenção criminal que decorreu entre a meia noite e as quatro da manhã de 21 de Setembro.
Seis indivíduos são estrangeiros e foram detidos por permanência ilegal no país. Destes, um é moldavo, um é arménio, um é brasileiro e três são ucranianos.


leia a notícia completa na edição impressa

Caso Figueira: aleagado homicida recebe apoio psicológico em França

A tomade de decisão estava marcada para o passado dia 16 mas voltou a ser adiada. Só a 30 de Setembro é que a justiça francesa deverá tomar uma decisão sobre a eventual extradição para Portugal do cidadão francês suspeito do homicídio do empresárioureense António Figueira. Para já, e segundo o advogado de Lastavel, a arma alegadamente usada para o homicídio, não foi encontrada durante a perícia realizada no Mercedes de António Figueira.


leia a notícia completa na edição impressa

19 setembro 2008

Notícias de Ourém, 19 de Setembro de 2008

Finalmente a sede

A freguesia do Cercal tem, finalmente, uma sede para a sua Junta.
Foi no domingo à tarde que foi inaugurado o novo edifício multiusos que, para além da sede da Junta vai agregar o Jardim Infantil e espaços que poderão ser usufruídos pelas diversas entidades locais.
Após a bênção das instalações pelo pároco da freguesia e do descerramento da lápide, decorreu uma visita às novas instalações a que se seguiu a inauguração oficial precedida por dois momentos musicais.
José Pereira era um homem feliz, incapaz de esconder a comoção por ver realizado um sonho de muitos anos. Depois dos agradecimentos, o presidente da Junta diz que «após 23 anos de criação da freguesia» chega, finalmente, a sede.


leia a notícia completa na edição impressa

Alegado homicida de António Figueira diz que disparo foi acidental


Foi durante as férias do Notícias de Ourém que chegou a notícia que chocou o país em geral e Ourém em particular. O presidente do grupo Mosqueteiros e dono do Intermarché de Ourém havia sido assassinado.
O choque foi imediato e ninguém parecia entender como havia sido possível. É que o empresário era conhecido no concelho não apenas pelo seu empreendedorismo mas também pela calma que demonstrou em muitas situações. Prova disso foram as dificuldades que encontrou pelo caminho para instalar o Villashoping no local onde se encontra, sem que por isso tenha deixado a sua postura serena sem recriminar ou culpar quem quer que fosse pelas contrariedades que o fizeram perder muito dinheiro. Por outro lado e foi já largamente reconhecida a sua solidariedade manifestada através das mais diversas acções. Também o NO pode testemunhar isso mesmo, recordando a sua prontidão em ajudar-nos pelo Natal, sempre que o procurámos para acções que se prendiam com as Feiras dos Pobres.


leia a notícia completa na edição impressa

Chama da solidariedade passa por Ourém

A chama da solidariedade vai passar por Fátima e Ourém a caminho de Braga, onde chegará 26 de Setembro para a festa que decorrerá, também, em Barcelos, no dia seguinte.
A iniciativa da Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade leva a chama a percorrer o país durante nove dias. Atravessa os distritos de Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto e Braga, representando o empenhamento solidário do povo português.
Chega ao concelho de Ourém, pelas 14h, ao Bairro depois de ter sido recebida na Chancelaria. O percurso inclui uma passagem por diversos locais da freguesia de Fátima, até ao estacionamento, junto à Igreja paroquial de Fátima, uma iniciativa que conta com a organização da Associação de Pais de Fátima –Apajefátima . Segue-se um convívio musical e cultural. No dia seguinte, far-se-á, pela manhã, a entrega da chama à União Distrital de Leiria, prosseguindo a chama o seu percurso até Braga. Este evento tem hino com letra e música de Jorge Gonçalves.

Tertúlias no museu para debater Fátima


O Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima promove, em parceria com a Junta de Freguesia de Fátima um ciclo de ‘Tertúlias no museu’.
O reitor emérito do santuário de Fátima, monsenhor Luciano Guerra é o convidado do primeiro encontro, já a 26 de Setembro, pelas 21h, no Centro missionário Allamano. Será a primeira conferência , depois de ter deixado oficialmente o seu lugar de reitor do Santuário, já que o padre Virgílio Antunes toma posse a 25 de Setembro.




leia a notícia completa na edição impressa

Desafios no novo ano lectivo

Já estão de volta à escola, as centenas de alunos para mais um ano lectivo. A azáfama habitual já lá vai e agora os alunos começaram a aprender as matérias. Para os professores, o ano lectivo de 2008/2009 é também um ano de novidades e mudanças.
A avaliação de professores, a implementação dos diplomas de autonomia e gestão das escolas, o estatuto do aluno e a lei do ensino especial, constituem um desafio para todos os docentes.



leia a notícia completa na edição impressa

A mulher mais velha da Europa

10 de Setembro de 1893, em Urqueira, então freguesia de Olival. Teve seis filhos, mas um morreu à nascença. Trabalhou muito na agricultura, não aprendeu a ler nem a escrever. Gostava de costurar e ir à missa mas nunca simpatizou com Salazar. Vive com a filha mais velha, de 84 anos. Já não vê nem ouve bem, mas nunca teve nenhum problema grave de saúde embora este ano se mostrasse bem mais apática do que em anos anteriores.


leia a notícia completa na edição impressa

Nova cantina escolar em Seiça

Foi inaugurada na passada sexta-feira, ao fim da tarde, a nova cantina escolar de Seiça. Trata-se de um espaço no edifício da Junta de Freguesia que foi modificado para, de acordo com os votos formulados por José Custódio, presidente da Junta, «trazer mais qualidade à formação das crianças».
Também o presidente da Câmara manifestou a sua satisfação pela obra apontando as alterações que estão a produzir-se «muito rapidamente» nas condições da educação, no concelho e no país.


leia a notícia completa na edição impressa

Alho é o novo Director Regional das Florestas

O oureense José Alho é desde o passado dia 1 de Setembro o novo director regional de florestas da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
Ex-dirigente da Quercus e vereador na Câmara de Ourém, José Alho tem 46 anos e é licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.


leia a notícia completa na edição impressa

Oureense é primeiro na escalada


Ricardo Neves encontra-se em primeiro lugar no campeonato de escalada de dificuldade. Na prova disputada em Marco de Canavezes , a 14 de Setembro, organizada pelo grupo de montanhismo de Vila Real, o jovem oureense de 23 anos conquistou cem pontos e encontra-se em primeiro lugar, em ex-aqueo com outros dois atletas.
Esta é a primeira prova do campeonato nacional 2008/2009 e, logo o atleta do clube ‘Pé no trilho’ da Batalha, conquistou o primeiro lugar no escalão sénior.


leia a notícia completa, na edição impressa

O maior fogo do ano no distrito


O fogo deflagrou perto das 14h00 da passada sexta-feira, no Porto Velho, freguesia de Formigais, estendendo-se pouco depois, ao concelho de Tomar.
Foi o maior do ano no distrito de Santarém, tendo sido combatido por 316 homens, entre bombeiros e elementos de outras forças, a saber: elementos da GNR, da Associação de Empresas de Celulose, do Grupo de Análise e Uso do Fogo da Autoridade Florestal Nacional e uma força especial de bombeiros, apoiados por 87 veículos de 46 corpos de bombeiros. Contou ainda com dois aviões e dois helicópteros e 4 máquinas.


leia a notícia completa na edição impressa

GNR fiscaliza e sensibiliza para a problemática dos fogos


Já de férias o NO acompanhou uma das operações da GNR com vista à fiscalização e informação. Optando por se colocarem estrategicamente em zonas florestais, os militares ao mesmo tempo que fiscalizavam o trânsito faziam sensibilização para a problemática dos incêndios florestais. Para tal contaram com a colaboração da Câmara Municipal através da impressão de folhetos que foram distribuindo aos automobilistas que iam mandando parar.
E no dia em que o NO acompanhou a operação foram muitos os que tiveram que apresentar documentos e soprar no balão. Nesse dia, estiveram empenhados 25 militares mas o comandante do destacamento referiu que, embora com menor número de militares, estas acções têm sido prática constante neste Verão não apenas no concelho de Ourém mas em toda a área de intervenção do destacamento, a saber: Ourém, Fátima, Tomar, Ferreira do Zêzere e Barquinha.
No dia 28 de Agosto, com a presença do NO e do vereador com o pelouro da Protecção Civil, a inspecção decorreu nas freguesias de Formigais, Seiça e Alburitel. Depois de mandarem parar os veículos, a fiscalização decorria de forma normal como em qualquer operação stop mas, no final, ao condutor era entregue um folheto acompanhado de alguns alertas para as regras básicas na prevenção de incêndios.