28 novembro 2008

Notícias de Ourém, 28 de Novembro de 2008


Sobreviver com pouco mais de 160 euros

«Se calhar ainda há gente que vive pior que isto», dispara de modo calmo Jorge Baptista que vive num cubículo. É uma casa como aquela que Vinicius de Moraes canta no tema "A casa". Mas, não é uma casa, é um «barraco» como a moradora Maria Lucília Oliveira Nunes, 46 anos, apelida. Ali vive com Jorge Baptista, de 40 anos.
Perdida no meio da mata, ouvem-se ao fundo os madeireiros a cortar árvores, há uma pequena construção arcaica com umas placas de lusolite, de chapa e até mesmo pedaços de cartão fecham o espaço. É um quarto, mas é também cozinha, dispensa… tudo. Tudo naqueles pouco mais de três por três metros quadrados de espaço cimentado.


leia a notícia completa na edição impressa

Crise: 27 penhoras

No site das Finanças, em www.e-financas.gov.pt, na secção de vendas, é possível consultar os bens penhorados para venda: Há imóveis de várias tipologias, de T0 a T9, penhorados devido a dívidas. Há 27 resultados que podiam ser encontrados no dia de fecho desta edição e que dizem respeito a bens cuja venda acontecerá, nalguns casos, já em 2009.
Para além de consultar as características do bem penhorado, a pessoa pode apresentar uma proposta de aquisição. Por norma, as propostas devem ser entregues em carta fechada. O Notícias de Ourém consultou ainda as secções de outros bens, como viaturas, participações sociais ou outros bens penhorados, mas não encontrou dados referentes ao concelho de Ourém.
112 empresas com dívidas ao Fisco
No distrito de Santarém há 1.503 empresas que devem dinheiro ao Fisco. No caso de Ourém há 11 empresas nesta situação. As dívidas destas ascendem a 4.707.561,01 euros, adianta ‘O Mirante’ na sua última edição. Quanto ao número de pequenas e medidas empresas oureenses com dívidas ao fisco são 101 e o montante global da dívida é de 1.690.083,89 euros.
Santarém é o concelho do distrito que apresenta maior número de empresas com dívidas. As grandes empresas devedoras são 53 e as pequenas e médias empresas são 240. O distrito conta com 231 grandes empresas com dívidas. As pequenas e médias empresas nesta situação são, no total, 1272. Quanto à verba em dívida, das grandes empresas , é de 56.400.697,61 euros. As pequenas e médias empresas devem ao Estado 35.469.179,30 euros.
Nas cartas que as Finanças estão a enviar às empresas devedoras, avisam que a «persistência das dívidas em seu nome gera custos acrescidos, nomeadamente um por cento de juros ao mês sobre o valor da dívida». As empresas com dívidas não podem, por exemplo, concorrer a concursos públicos.

Mais de 5.600 pessoas apoiadas

A 29 e 30 de Novembro, os voluntários do Banco Alimentar Contra a Fome vão abordá-lo a entrada de um dos vários supermercados em Ourém e Fátima. Entregar-lhe-ão um saco de plástico, identificado, onde poderá colocar alguns bens alimentares.
Arroz, leite, massa, entre outros bens não perecíveis (isto é, que não se estraguem com facilidade) e que ainda tenham grande prazo de validade. Há dois anos que, esta campanha de recolha de alimentos passou a fazer-se nos supermercados Ulmar, Pingo Doce, Lidl, Minipreço ...



leia a notícia completa na edição impressa

Festival de folclore vai na 29ª edição



Dezenas de pessoas assistiram ao Festival de folclore da cidade de Fátima, realizado a 22 de Novembro. 29 anos precisamente passados sobre o primeiro festival, cinco ranchos folclóricos subiram ao palco do salão paroquial de Fátima. Irene Reis, presidente da Casa do Povo é um dos elementos do rancho desde que foi fundado.
Além do gosto e orgulho de dançar no rancho de Fátima, a presidente da colectividade sublinhou, aos representantes dos grupos, recebidos na sede da Junta de Freguesia, aquando da entrega de lembranças, a "grande honra" de receber estes grupos.



leia a notícia completa na edição impressa

Ourém na RTP

Vai ser transmitido, no próximo dia 30, domingo, o programa do historiador José Hermano Saraiva "A Alma e a Gente" sobre Ourém, com especial enfoque nas personagens históricas que nela passaram e dela fizeram história.
O programa será emitido no segundo canal da RTP pelas 19h30 e tem a particularidade de ter sido gravado faz precisamente um mês na data de emissão, pelo que é um programa novo sobre uma visita recente do historiador a Terras de Oureana.

Primeira casa em Ourém a vender à rede



A primeira casa de Ourém ligada à REN – Rede Energética Nacional já começou a vender-lhe energia.
Junto ao Modelo, a casa é de um engenheiro civil que, naturalmente, até por brio profissional, fez questão de construir a habitação própria com linhas contemporâneas e apostando no aproveitamento das energias renováveis. Na verdade Carlos Simões é também o primeiro perito energético do concelho de Ourém. Logo, como o próprio diz, havia que dar o exemplo. Um exemplo que começa com as preocupações de construção da casa, voltada a sul e com muitos vidros a fim de aproveitar ao máximo a luz e o calor solar.
E foi já durante a fase de construção que surgiu a hipótese de colocação dos painéis fotovoltaicos, o que obrigou a algumas alterações ao que estava inicialmente previsto.


leia a notícia completa na edição impressa

Cabeleireiro de Ourém com mérito reconhecido em França



É português, cabeleireiro e o seu mérito foi reconhecido tendo sido premiado em França em 2006. Mário Lopes emigrou para a França, com 13 anos, acompanhando os pais que se radicaram na região de Paris.
"A minha mãe queria que eu fosse cozinheiro, o meu pai, que era pedreiro, achava que devia ser mecânico. Eu não sabia muito bem o que queria fazer, mas não me apetecia sujar as mãos", lembra.



leia a notícia completa na edição impressa

PS digital

No próximo dia 05 de Dezembro, pelas 21 horas será dado a conhecer a página do PS Ourém, de forma a divulgar a actividade deste Partido na Vereação, Assembleia Municipal, política concelhia, actividades e acções do Deputado António Gameiro, entre outras.

Jantar de Natal
Entretanto, está agendado para dia 13 de Janeiro, no restaurante Marques, em Rio de Couros, um Jantar de Natal do Partido Socialista de Ourém, que contará com a presença do Governador Civil de Santarém, o oureense Paulo Fonseca. Para além dos telefones inscritos no convite, as inscrições podem ainda ser feitas através dos números 91 33 44 188 e 91 07 93 836.
O PS alerta para o facto das inscrições estarem limitadas aos lugares da sala, pelo que aconselha a uma inscrição rápida.

Meia maratona de teatro

O Grupo de Teatro Apollo realiza nos dias 6 e 7 de Dezembro no Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas, a 3ª Meia Maratona de Teatro. A Meia Maratona, realizada pelo 3º ano consecutivo vali levar a Peras Ruivas, grupos de teatro do concelho de Ourém, Porto de Mós, Leiria e Tomar.
A Mostra abrirá as portas pelas 17h00 no dia 6 de Dezembro e encerrará no dia 7 pelas 0h00. De duas em duas horas estará em cena um novo trabalho apresentado pelos grupos convidados. O bilhete para 1 dia é de 5 euros, para os dois, custa 6 euros.
A Meia Maratona de Teatro tem como principais objectivos: a partilha de trabalhos no domínio das artes performativas; estreitar relações com outros grupos de teatro promovendo intercâmbios e parcerias; a partilha de um momento de refeição entre público e actores sendo esta uma forma de socialização; entender o acto teatral como um momento que nos emocione. Mais informações: www.gteatroapollo.blogspot.com

Jorge Melo expõe na Marinha

A partir de dia 29 deste mês e até dia 7 de Dezembro, Jorge Melo expõe as suas obras na Galeria Municipal da Marinha Grande destinando o produto da vensa das mesmas, em leilão, ao Centro de Acolhimento Temporário «Girassol».

Casos de Polícia

A PSP de Ourém deteve um indivíduo de 18 anos, do sexo masculino, por furto de um ciclomotor. Depois do furto, ocorrido a 23 de Novembro, a Polícia de Segurança Pública efectuou algumas diligências e acabou por deter o jovem no bairro, em Ourém.
Para além do furto, o suspeito cometeu também o crime de condução sem habilitação legal, tendo sido notificado para comparecer no Tribunal de Ourém. O ciclomotor foi apreendido e entregue ao seu proprietário. Como o indivíduo não compareceu em tribunal, a 25 de Novembro, acumula-se ainda um outro crime, o de desobediência .
A 21 de Novembro foi apresentada denúncia por furto no interior do estabelecimento comercial, por meio de arrombamento tendo sido furtado o valor de 380 euros.
Foi apresentada queixa pelo furto de uma caixa de tupperwares, do interior de uma carrinha. O furto, no valor de 150 euros ocorreu durante o fim-de- semana passado . O rombo na fechadura causou um prejuízo de 250 euros.
Foi apresentada queixa por furto em residência, a 24 de Novembro, durante o dia. Foi levada a quantia de 1300 euros em dinheiro e brincos no valor de cem euros. O dinheiro foi retirado de uma gaveta, além do proprietário ter encontrado a casa desarrumada. Ao que tudo indica a porta estava destrancada.
Perante situações deste género, a PSP alerta as pessoas para não deixarem as portas sem ser fechadas à chave. Devem ainda alertar a PSP, (como meio de prevenção) se depararem com pessoas, próximas das suas habitações, a pedir esmola.
Fraude
Várias empresas de Leiria, Ourém e Fátima foram visitadas a 20 de Novembto pela PSP, no âmbito de uma investigação por suspeita de fraude fiscal desenvolvida pelo Ministério Público de Leiria.
Nas oito buscas efectuadas pelas autoridades foram apreendidos documentos e material informático para recolha de dados probatórios. A operação incidiu sobre empresas de distribuição e comércio de material informático e foi acompanhada por inspectores das Finanças.

21 novembro 2008

Notícias de Ourém, 21 de Novembro de 2008


Novos Paços do Concelho só no início do próximo ano

A saída de David Catarino na Câmara de Ourém foi o pretexto para uma conversa com o presidente, onde procurámos esclarecer algumas situações: sai ou não antes do fim do mandato?, a Câmara está endividada ao ponto de ficar ingovernável ou não? E a nível partidário, há ou não rupturas fracturantes no PSD?...


leia a entrevista na íntegra na edição impressa

Manuela Ferreira Leite em Fátima: «Estado tem que pagar o que deve às empresas»



"Portugal em crise! Que alternativa?" foi o tema do colóquio que a líder do PSD veio proferir a Fátima na passada quarta-feira à noite.
Para Manuela Ferreira Leite não há dúvidas que o grande passo para a resolução da crise financeira que o país atravessa não passa pelos apoios às empresas, que o Governo tem vindo a anunciar recentemente, mas sim pelo pagamento das dívidas que o Estado tem para com estas.



leia a notícia completa na edição impressa

6ª apresentação no país: Secretário de Estado apresenta linha de crédito a hoteleiros



O secretário de Estado do Turismo veio a Fátima explicar a nova linha de crédito bonificado dirigida exclusivamente aos empresários do sector no valor de 500 milhões de euros.
Menor burocracia, mais simplificação, princípio de responsabilização e qualificação da oferta são as vantagens apontadas por Bernardo da Trindade aos empresários fatimenses do sector.
O secretário de Estado trouxe uma equipa do seu gabinete para responder a todas as questões que pudessem suscitar dúvidas. Certo é que a nova legislação neste sector permite aos empresários apresentar um projecto para obedecer à nova classificação nos estabelecimentos hoteleiros. A classificação já não é «para toda a vida» como antigamente. Mas, os hoteleiros podem pedir uma nova licença, respeitando ainda a lei antiga.

Bispo exorta à criação de redes de formadores: A importância da formação nos caminhos da Fé



Foi em Ourém que o Bispo da Diocese de Leiria/ Fátima iniciou o seu périplo pela diocese. D. António Marto esteve em Ourém, no salão paroquial de Nossa Senhora da Piedade, na passada sexta-feira, dia 14, reunido com cerca de quatro centenas de fiéis da vigararia de Ourém. O tema deste encontro foi a formação, tendo o bispo baseado a sua reflexão na carta de S. Paulo aos Romanos.
A saudação inicial foi feita pelo padre António Bento que agradeceu as muitas presenças que responderam ao chamamento para ouvir aquele que, nas palavras do pároco de Ourém, «sempre atento às necessidades do seu rebanho, nos congregou aqui, para nos falar como Pastor, Pai e amigo», a fim de alimentar e fortalecer a fé.


leia a notícia completa na edição impressa

Banco Alimentar recolhe alimentos a 29 e 30 de Novembro

Generosidade e solidariedade para com os mais necessitados. É este que o desafio do Banco Alimentar contra a Fome faz a 29 e 30 de Novembro de 2008.
O Banco Alimentar de Leiria-Fátima vai integrar a campanha de recolha de alimentos que se realiza nas superfícies comerciais dos concelhos de Leiria, batalha, Porto de Mós, Marinha Grande, Pombal e Ourém, em 41 supermercados.
Os voluntários que desejem participar nesta recolha, que as informações e inscrições serão efectuadas no cartório da Igreja Paroquial ou pelo telefone 961018228 – Vítor Marques, Conferência São Vicente Paulo - Ourém.

leia a notícia completa na edição impressa

Nós de Fátima: Novo nó sim, mas mantendo o actual

Mário Albuquerque quer saber qual a localização do novo nó da A1 em Fátima e para isso, juntamente com os dois outros deputados do PSD eleitos por Santarém apresentou, na Assembleia da República, uma pergunta que pretende ver respondida pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Referindo a construção do IC9, pela qual manifestam satisfação, dizem os deputados que a par disso, «surgem informações» que consideram preocupantes «quando se diz que o actual nó da A1 de Fátima iria ser encerrado em favor de outro a construir a norte do mesmo».
Afirmam nada ter a opor a que «a inserção do IC9 se faça num novo nó» reconhecendo mesmo que essa é «uma medida que há muito se impõe e é reclamada, por força das respostas mais adequadas a dar em dias de grandes concentrações, com todas as graves implicações rodoviárias que se conhecem».

leia a notícia completa na edição impressa

Ana Catarina Silva e Ana Luisa Fernandes, duas jovens do concelho, seleccionadas para integrar o grupo português

No âmbito da Presidência da União Europeia, o Governo Francês convidou jovens dos 27 países-membros a debaterem a temática "Sociedade do Conhecimento" e a apresentarem as suas conclusões à própria Presidência da UE, à Comissão Europeia, ao Parlamento Europeu e à comunidade científica em geral.
A nível nacional, o projecto foi entregue à Ciência Viva, que seleccionou a equipa – 15 jovens – a representar Portugal no ponto alto do programa: o encontro de todas as comitivas, de todos os países envolvidos, na semana de 20 a 28 de Outubro, em França. Ana Catarina Silva e Ana Luisa Fernandes, duas jovens do concelho, foram seleccionadas para integrar o grupo português.


leia a notícia completa na edição impressa

Distribuirão de pelouros alterada: Nova dança de cadeiras

Após a suspensão de mandato apresentada pelo vereador Humberto Piedade, que passou a assumir a presidência do conselho de Administração da empresa municipal Ambiourém, e consequente entrada para o executivo camarário de Armando Neto, David Catarino, Presidente da Câmara, distribuiu as funções da seguinte forma:
Presidente da Câmara
1. Coordenação geral dos serviços: Acompanhamento do Departamento de Administração e Planeamento; Acompanhamento do Departamento de Ambiente, Ordenamento do Território e Obras; Acompanhamento do Departamento de Educação, Cultura e Acção Social; Acompanhamento do Projecto Municipal de Sistemas de Informação, Qualidade, Formação e Inovação; Acompanhamento do Projecto Municipal de Ordenamento do Território de Ourém
2. Planeamento - estudos e projectos
3. Gestão dos recursos humanos
4. Relações exteriores/representação do Município
5. Planeamento urbanístico
6. Gestão de projectos
7. Acompanhamento do Sector Empresarial Municipal
8. Apoio ao desenvolvimento económico
9. Desenvolvimento de parcerias
Vereador Vítor Frazão
1. Substituição do Presidente da Câmara nas suas faltas e impedimentos
2. Acompanhamento da Divisão de Ordenamento do Território
3. Acompanhamento da Divisão de Obras Municipais
4. Acompanhamento do Gabinete de Contratação Pública
5. Gestão de pagamentos
6. Acompanhamento da Tesouraria
Vereador João Moura
1. Política ambiental do Município
2. Acompanhamento da Divisão de Ambiente (Águas e Saneamento, Higiene e Limpeza, Espaços Verdes)
3. Urbanismo e ordenamento do território
4. Acompanhamento do Projecto Municipal de Ordenamento do Território de Ourém
5. Protecção civil
6. Acompanhamento da Divisão de Planeamento e Desenvolvimento
7. Candidaturas a programas de apoio ao desenvolvimento
Vereador Armando Neto
1. Gestão administrativa e financeira: Aprovisionamento e Património; Contabilidade; Taxas e Licenças; Metrologia; Feiras e Mercados; Acompanhamento dos serviços de apoio (protocolo, reprografia e limpeza); Contencioso; Fiscalização Municipal; Processos de Contra-Ordenação
2. Acompanhamento da Divisão Administrativa e Financeira
3. Educação, Desporto, Cultura e Acção Social: Apoio à juventude; Bibliotecas/Mediatecas; Acção social; Educação; Transportes escolares; Museus; Equipamentos desportivos municipais; Equipamentos culturais municipais; Arquivo histórico; Desporto e tempos livres
4. Acompanhamento do Departamento de Educação, Cultura e Acção Social: Divisão de Educação e Acção Social; Divisão de Cultura e Desporto.

Decisões e Soluções abre em Ourém


Precisa de um especialista financeiro que o ajude a negociar com as várias instituições bancárias e financeiras? A Decisões e Soluções - consultores financeiros, empresa de consultadoria abriu as portas em Ourém, a 17 de Novembro. José Caseiro e Rita Rodrigues lideram a agência que pretende proporcionar um serviço de aconselhamento financeiro e apoio em financiamento. O objectivo é «estar próximo do cliente»
José Caseiro defende que a agência vem colmatar uma falha existente no concelho já que «a zona de Ourém precisa de aconselhamento». Por um lado as pessoas recorrem cada vez mais ao crédito para a compra de casa, o que não acontecia no passado e torna-se necessário avaliar qual a instituição bancária que melhor responde às necessidades do cliente. O director de agência adianta que, em certos casos, o cliente já conseguiu uma poupança efectiva de 30 euros mensais, o mínimo estipulado pela própria empresa. Noutros o valor chegou aos 600 euros.




leia a notícia completa na edição impressa

“Tertúlias no Museu”

No próximo dia 28 de Novembro, pelas 21h, terá lugar no Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, a terceira edição de "Tertúlias no Museu". O arquitecto Leonel Fadigas do Departamento do Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e a arquitecta Inês Maria Marrazes da Divisão de Ordenamento e Território da Marinha Grande, são os convidados para falarem sobre o tema "Urbanismo - Presente e Futuro em Fátima".

“Tertúlias no Museu”

No próximo dia 28 de Novembro, pelas 21h, terá lugar no Museu de Arte Sacra e Etnologia, em Fátima, a terceira edição de "Tertúlias no Museu". O arquitecto Leonel Fadigas do Departamento do Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa e a arquitecta Inês Maria Marrazes da Divisão de Ordenamento e Território da Marinha Grande, são os convidados para falarem sobre o tema "Urbanismo - Presente e Futuro em Fátima".

Festival do chícharo

De 21 a 25 de Novembro, decorre em Santa Catarina da Serra o terceiro festival gastronómico e cultural do Chícharo. O programa coincide com o 459º aniversário da freguesia de Santa Catarina da Serra.
O festival tem abertura marcada nesta sexta-feira, 21 de Novembro, pelas 18h. O encerramento do festival ocorre às 16h, na terça-feira, dia da freguesia, pelas 16h. o visitante terá oportunidade de degustar chícharos além de outras iguarias. O programa contempla ainda muita animação e música. Programa completo em http://santacatarinadaserra.no.sapo.pt/.

07 novembro 2008

Notícias de Ourém, 7 de Novembro de 2008


Pilotos do mundo correm no Escandarão



Adrenalina ao máximo na pista do Escandarão para a primeira prova internacional de motocross, em Portugal, este fim de semana, a 8 e 9 de Novembro.

O Troféu mediterrânico tem já garantida a participação de selecções de Portugal, Itália, França, Marrocos e Tunísia. No caso da representação lusitana, é certo que alinhará com cinco pilotos em cada classe.
Os pilotos nacionais que não foram seleccionados participam num "Track day", no domingo, 9 de Novembro. Englobará uma sessão de treinos e uma manga de corrida, sem direito a prémios.



leia a notícia completa na edição impressa

«Nós somos capazes de fazer mais e melhor»



O líder do PS em Ourém, António Gameiro não assume pré-candidatura à Câmara e diz que só em Abril será oficialmente apresentado o candidato do seu partido. No entanto não esconde que a escolha deverá passar por um de três nomes, a saber, ele próprio, Paulo Fonseca ou José Alho.
Até lá, garante que o PS tem um projecto e uma estratégia bem definidos para o concelho e até sabe como resolver a «crise» criada com a construção do novo edifício dos Paços do Concelho



leia a entrevista na edição impressa

Santa da Casa da Misericórdia festeja terceiro aniversário com espectáculo de solidariedade




Um espectáculo solidário. A Santa Casa da Misericórdia de Fátima-Ourém proporcionou aos fatimenses um espectáculo diferente com um objectivo maior, o da solidariedade. Pelo palco do Centro Pastoral Paulo VI passaram artistas da terra, do concelho e do panorama nacional musical, para festejar o terceiro aniversário da mais recente das Santas Casas do país.



leia a notícia completa na edição impressa

Cestos lavados e a vindima por fazer

O Atlético Ouriense regressou a casa depois de dois resultados negativos fora de portas. Contudo, foi um retorno de má memória, em nada condizente com a belíssi-ma prestação com que havia presenteado os seus ade-ptos, aquando do último encontro no Adelino dos San-tos Júnior.
O Atlético entrou a perder no desafio. Não por um mas por dois golos. Aos 3 minu-tos já os visitantes venciam por 3-0, dando origem a um começo de partida verdadeiramente traumatizante para os atletas oureenses.


leia a notícia completa na edição impressa

Alburitel Cultural além das expectativas




Um jantar convívio que encheu por completo o salão da ACRA, marcou o encerramento da edição deste ano do Alburitel Cultural.
Agradecendo os contributos de quantos ajudaram a tornar possível um mês repleto de actividades diversas que se desenvolveram durante os fins-de-semana, o presidente da Junta de Freguesia, Elias Silva reconheceu a ambição do programa deste ano mas considerou que as expectativas haviam mesmo sido ultrapassadas, face à grande participação da população.


leia a notícia completa na edição impressa

Nazaré prefere o Oeste

A Câmara da Nazaré deliberou, por unanimidade, pedir ao Governo uma alteração legislativa para que o município passe a integrar o Turismo do Oeste. A medida foi aprovada a 3 de Novembro, pretendo a autarquia deixar a entidade de Turismo de Leiria-Fátima.
Há uma "clara a ligação à Entidade Regional do Turismo do Oeste", na qual a Nazaré vai manter "uma hegemonia de marca distintiva", dada a sua "notoriedade actual", sublinhando igualmente ser uma "mais-valia" para toda a região.


leia a notícia completa na edição impressa

Desafio 2017 ‘Fátima, cidade da paz’, ampliado

A Sociedade de Reabilitação Urbana da Cova da Iria – Fátima apresentou o seu relatório previsional de gestão o quinquénio de 2009-2013.
«O desafio mantém-se e é ampliado na sua dimensão física e financeira. Os objectivos para 2017 permanecem e são definidas estratégias que vão para além desse período», pode ler-se no documento.
Para resolver os problemas já identificados como escassez de vias pedonais, ausência de passeios ou passeios descontínuos e vias em mau estado de conservação), «são acrescentadas competências operacionais que vão aproximar no imediato, a actividade da empresa à população mediante a intervenção de uma brigada no contexto urbano de Fátima».


leia a notícia completa na edição impressa

Alburitel – a terra e o povo



A encerrar o VI Alburitel Cultural(ver última página), foi feita a apresentação do livro de David Simões Rodrigues, «Alburitel – a terra e o povo».
Uma apresentação que esteve a cargo do alburitelense Mário Albuquerque, a quem coube fazer o elogio do autor.
Reconhecendo, como homem da terra, ser «conhecedor mais de perto das nossas raízes e vivências» Albuquerque começa por se congratular pela «monografia da terra» que surge «qual pedrada no charco» mas «cuja necessidade há muito se fazia sentir».



leia a notícia completa na edição impressa

Protecção Civil treina evacuação de escola

O Serviço Municipal de Protecção Civil da Câmara Municipal de Ourém vai proceder à evacuação da EB 2/3, D. Afonso, IV Conde de Ourém no próximo dia 12 de Novembro, num exercício de treino para eventuais situações de catástrofe.
A evacuação sucede-se a um conjunto de acções de esclarecimento que o serviço de Protecção Civil tem vindo a realizar junto de auxiliares de acção educativa, directores de turma e demais pessoal docente do estabelecimento de ensino. As acções tiveram início em finais de Julho, indo terminar agora com o exercício de evacuação.
De acordo com informação do serviço, os principais aspectos da evacuação prendem-se com o reconhecimento do sinal de emergência e com a necessidade de articular acções e medidas a tomar entre pessoal auxiliar, docentes e alunos.
Para além das forças de segurança e de emergência, estarão envolvidos 600 alunos do estabelecimento.
Gab.Imp. CMO

Bispos convidam Papa a vir a Portugal

O próximo ano, 2009, poderá ser uma boa oportunidade para a visita de Bento XVI a Portugal, tendo por base a possível canonização do beato Nuno Álvares Pereira.Assim, o convite feito por D.Jorge Ortiga incluirá uma visita a Fátima, além da celebração de canonização, algo que só o Papa pode fazer. Os bispos portugueses pretendem que, a cerimónia de canonização do beato Nuno de Santa Maria, em vez de se realizar no Vaticano, se faça em Portugal.
"É um assunto delicado e ainda não totalmente resolvido mas tudo indica que o Beato Nuno será canonizado", salienta o também arcebispo de Braga. O Vaticano avançou já no processo de reconhecimento do beato como santo, ao autorizar, em Julho de 2007, a promulgação de dois decretos que atestam um milagre que lhe é atribuído e as suas "virtudes heróicas". O processo de canonização está praticamente concluído, faltando apenas marcar a data da cerimónia.
A cura milagrosa reconhecida pelo Vaticano foi relatada por Guilhermina de Jesus que sofreu lesões no olho esquerdo por ter sido atingida com salpicos de óleo a ferver quando estava a fritar peixe. A sexagenária, natural de Vila Franca de Xira, pedido a intervenção do Santo Condestável e ficou curada. Foi observada por diversos médicos em Portugal e foi analisada por uma equipa de cinco médicos e teólogos em Roma, que consideraram a cura miraculosa.