26 dezembro 2008

Notícias de Ourém, 26 de Dezembro de 2008


Lista de consenso ao turismo

foto Diário de Leiria

As duas candidaturas que se anunciavam ao pólo de turismo de Fátima, acabaram por resultar numa só após acordo entre os dois candidatos, David Catarino e Acácio Mendes.
Este acordo acontece porque, diz Catarino, «ele não era alguém que estivesse contra mim. Era alguém que também entendia fazer alguma coisa, vindo do sector empresarial, tem formação na área da hotelaria e pareceu-me que, com opinião favorável da Câmara de Leiria, podia ser uma pessoa a integrar esta equipa e foi isso que me levou a falar com ele». Acrescenta que «com facilidade entendemos que havia um trabalho a fazer em conjunto».


leia a notícia completa na edição impressa


Presidente despede-se de funcionários

David Catarino despediu-se publicamente dos funcionários da Câmara municipal, naquele que foi o último almoço natalício em que participou enquanto presidente da Câmara.
Aos funcionários agradeceu o empenho e dedicação ao trabalho que têm manifestado. «Contribuíram com a vossa ajuda para o concelho». Agradeceu a todos «a ajuda que me prestaram ao longo de 19 anos» e «o apoio que me deram», reforçou o autarca. Uma palavra ainda para um «pedido de desculpas por todas as insuficiências, por tudo aquilo que possa ter feito menos bem».


leia a notícia completa na edição impressa

Música e animação no Natal da Apajefátima

Alegria, magia e animação foram as notas dominantes das festas de Natal dos meninos do Apajefátima. Os meninos da creche Meio palmo II e do CATL palmo e Meio realizaram a sua festa no pavilhão do Seminário da Consolata. 35 crianças da creche e 45 do ATL subiram ao palco nesta festa onde não faltou o Pai Natal que trouxe lembranças aos meninos.


leia a notícia completa na edição impressa

Catarino "tem mais encanto na hora da despedida"

Os períodos de Antes da Ordem do Dia são, por norma, os mais animados das Assembleias Municipais. É aí que as diferentes bancadas fazem as suas análises de política local ou nacional, que o presidente da Câmara apresenta o trabalho desenvolvido no órgão executivo, e onde tudo é discutível.
Mas nesta reunião aconteceu algo que poderíamos considerar quase insólito. Foi o momento em que a bancada socialista fez «o louvor» do presidente da Câmara. Quase apetece dizer que "Catarino tem mais encanto na hora da despedida".

leia a notícia completa na edição impressa

Orçamento aprovado

Foi longa a última sessão da Assembleia Municipal de Ourém. Com início marcado para as 14h30, só terminou perto das 20h. Uma verdadeira maratona de fim-de-ano cujo prato forte era a apresentação das contas municipais
Da Câmara Municipal havíamos já recebido notícia da aprovação, por maioria, do Orçamento para o próximo ano.
Os documentos apresentados são os últimos deste mandato autárquico e partem duma previsão económica desfavorável, quer a nível nacional quer internacional. No entanto, crê o Presidente da Câmara na sua nota introdutória que, "certamente haverá medidas para relançar a economia" e ainda que "sobre a crise há-de construir-se a oportunidade."

leia a notícia completa na edição impressa

T-shirts dão dois mil euros aos bombeiros



Faltou pouco para que se tivesse chegado às mil. Ao abrigo da campanha ‘Eu ajudo’ do Centro comercial Vila Shopping foram vendidas 990 t-shirts a favor dos bombeiros do concelho.
As três corporações de Ourém receberam das mãos de Lurdes Figueira os cheques de mil euros – Ourém (com as secções) e quinhentos euros, para Fátima e Caxarias, respectivamente, numa pequena cerimónia realizada a 21 de Dezembro.



leia a notícia completa na edição impressa

Aniversário da Orquestra de Sopros

A Orquestra de Sopros da Academia de Música Banda de Ourém festeja o 23º aniversário a 28 de Dezembro. O espectáculo tem início às 15h30, no Cine-teatro municipal e a entrada é livre. Pelo palco passarão a Banda juvenil da Escola de música, a Orquestra de sopros e a Sociedade musical União e Trabalho – Lapas, Torres Novas. A entrada é livre.

Reiseiros cumprem tradição

A Casa do Povo de Fátima vai, mais uma vez, dar voz à tradição de ‘Cantar os Reis’, um hábito muito antigo praticado nesta região. Um grupo constituído apenas por homens, a quem chamam os Reiseiros, percorrerá as ruas e lugares da freguesia, de casa em casa, a cantar ou a rezar. A iniciativa decorre de 26 de Dezembro a 6 de Janeiro, com dois grupos de 25 homens.
Para terminar esta quadra, a Casa do Povo de Fátima realiza o Encerramento da quadra Natalícia, a 11 de Janeiro de 2009, na sede da associação, pelas 16h. O evento já habitual contará com cânticos de adoração ao menino, cantar os reis e uma pequena demonstração de foclore. No final haverá filhós e café para todos. A entrada é gratuita.

Em jeito de balanço autárquico

A informação prestada à Assembleia Municipal por parte do presidente da Câmara, na passada sexta-feira, foi feita em jeito de balanço «no termo de um ciclo».
Diz Catarino, «vamos iniciar o último ano de um mandato autárquico particularmente difícil» mas que, «nos três anos decorridos, apesar das dificuldades, continuámos a fazer obra e a criar melhores condições de vida para a população que em nós confiou».
Acusa a política nacional de controlo do défice público de ter penalizado «gravemente o município de Ourém» mas acreditando que em 2009 «serão visíveis medidas concretas para relançar a actividade económica». Baseia essa esperança nas «medidas anunciadas sobre o sector financeiro» e no arranque do QREN que fazem prever que o próximo ano será «um período de importantes investimentos, também no nosso concelho».
Garante que o município se preparou e diz que isso é demonstrado pelos documentos previsionais apresentados».


leia a notícia completa na edição impressa

Cortes de energia

Os «sucessivos cortes no abastecimento de energia eléctrica em variadas zonas do concelho», foi assunto levado à reunião de sexta-feira da AM, pelo deputado Mário João.
Recordou os anos 80 e 90, «até à construção da subestação de Ourém, quando eram aterradores os invernos ou dias mais chuvosos de qualquer época do ano». Diz o deputado que então «eram muitas as avarias, as linhas de má qualidade» mas diz que existia um esforço da concessionária para colmatar os problemas. Porém, considera que «hoje estamos de volta a essa época» apontando o último mês como exemplo, em que, por várias vezes, a cidade de Ourém ficou sem luz por duas a três horas consecutivas o que, frequentemente, tem vindo a originar avarias em aparelhos eléctricos e, sobretudo, material informático.
Mas, diz, o mais grave, é a demora em aparecer alguém para fazer as reparações. «Antes a EDP tinha nomes, tinha rostos e sabíamos onde bater numa altura crítica». Hoje «ligamos para um número impessoal que prevê a reparação dentro de 30 minutos» ou nem sequer se consegue ligação.
Por isso o deputado quer saber «de onde vêm para arranjar as avarias?» embora considere que isso não seria importante se os problemas se resolvessem com celeridade.
Po isso, e porque «a EDP não é mais que uma concessionária da Câmara» propõe que seja enviado um comunicado à EDP «manifestando o desagrado da Assembleia Municipal perante este voltar a tempos idos, de escuridão e falta de qualidade do serviço». Ao mesmo tempo, Mário João deixa o pedido à Câmara para que «procure ter um contacto directo com alguém responsável da EDP, uma vez que todos nós sabemos como funciona o atendimento em dia de avarias».

Bombeiros de Ourém festejam 97 anos

A Associação humanitária dos bombeiros voluntários de Ourém vai comemorar o 97ºaniversário a 4 de Janeiro de 2009. A cerimónia tem início às 8h, com o hastear da bandeira. Pelas 10h, haverá concentração no quartel e, meia hora depois, formatura com Guarda de honra e Fanfarra. Pelas 11h, far-se-á a recepção às entidades convidadas. A sessão solene com entrega de distinções honoríficas decorre pelas 11h15. A festa termina com o almoço de confraternização.

Lusoibéria vai realizar jantar com emigrantes em Paris

Há já iniciativas planeadas para 2009 e «ainda não perdemos de vista do horizonte a construção do lar para emigrantes», explica Pedroso Leal. No primeiro semestre do ano será realizado um jantar em Paris, com a comunidade portuguesa de emigrantes, para apresentação do projecto.
«As coisas estão a andar», refere sobre o projecto lançado em Agosto de 2008. num jantar. «É óbvio que temos sentido algumas dificuldades. Em termos nacionais há um grande despertar para a questão da terceira idade», refere. No entanto, este projecto «tem uma vocação fundamental que é o emigrante que retorna e é nessa área que se vai implementar o projecto».
O presidente da associação diz receber «grandes palavras de estímulo» por parte de pessoas e «julgo que há condições para materializar o projecto. De uma forma ou de outra encontraremos uma via para o fazer».
Há projecto, desenho, apoios, «falta dinheiro», construir esse edifício. Orçado em mais de meio milhão de euros, o lar pretende servir cerca de 200 pessoas. A construção poderá ser efectuada por fases, salienta o responsável

Pesar e louvor

Foram dois os votos de pesar e um de louvor, votados unanimemente na Assembleia Municipal por iniciativa do PSD. Três homens que tendo falecido recentemente deixaram o concelho mais pobre e o dignificaram pelas suas actividades profissionais e acções na vida pública e associativa, a saber Mariano Coelho dos Reis, Alexandre Vieira dos Santos e António Lopes. Pesar para os dois primeiros e louvor para o terceiro.

Mais «irmãs» para Ourém e Fátima

Armando Lopes Baptista é natural da Gondemaria e está há alguns anos emigrado no Brasil onde desempenha funções de assessor parlamentar do gabinete de um vereador de S. Paulo. Para além disso, faz também parte da direcção da Casa de Portugal em S. Paulo.
Em deslocação recente a Ourém Armando Baptista fez saber do interesse declarado da cidade de S. Paulo em ser «irmã» da cidade de Ourém. Apesar das discrepâncias na dimensão de ambas e no seu número de habitantes, a AM votou favoravelmente a geminação que pretende assegurar um maior intercâmbio e aproximação entre as duas cidades, ao nível das relações culturais, sociais e económicas.
Com a assinatura do documento, pretende-se «o fortalecimento dos laços de amizade entre os povos; a troca de informações e a difusão entre ambas de obras de várias índoles; acordos de colaboração e/ ou cooperação dentro das diversas áreas; o contacto entre empresas e/ ou instituições interessadas em efectuar intercâmbios; a realização de acordos bilaterais visando a troca de conhecimentos a nível folclórico, musical, etc. e a realização de intercâmbios estudantis, proporcionando a atribuição de prémios aos melhores alunos, viagens de estudo e/ ou turismo.
Já a geminação de Fátima com as cidades de Loreto (Itália), Lourdes (França), Mariazell (Áustria) e Altötting (Alemanha), tem como pressuposto afinidades particulares, fazendo todas parte do grupo das cidades com Santuário Mariano. O grupo «Shrines of Europe» tem como principal objectivo a divulgação das cidades Santuário, bem como o intercâmbio que lhes permita trocar experiências.
Para além das referidas, faz ainda parte do grupo, a cidade de Czestochowa, na Polónia, com quem Ourém já está geminada.
O acordo de geminação com as agora propostas, deverá ser assinado no decorrer do II Congresso Ibero-Americano de Destinos Religiosos, a ter lugar em Fátima, no próximo ano.

JS solidária



Foram dez os carrinhos de compras de supermercado que a JS de Ourém conseguiu encher, no passado sábado, à porta do Intermarché de Ourém. Cerca de 1500 quilos de produtos alimentares que agora vão direitinhos para o Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em risco, da Ribeira do Fárrio, podendo alguns destes produtos ser distribuídos também pelo Centro de Idosos da mesma instituição, daquela freguesia.
No sábado, o presidente da Instituição, Filipe Janeiro, foi até junto dos jovens que faziam a recolha para ali lhes agradecer a acção que desenvolviam.



leia a notícia completa na edição impressa

Casos de Polícia

GNR
No dia 21 de Dezembro de 2008, militares do Posto de Ourém da Guarda Nacional Republicana, no decorrer de acção de fiscalização detiveram uma cidadã de nacionalidade Ucraniana, com 45 anos de idade, por condução sob influência de álcool, acusando uma taxa (TAS) de 1,88 g/l.
Foi o mesmo presente no Tribunal de Ourém na terça-feira pelas 10H00.
PSP
A 20 de Dezembro foi apresentada denúncia por furto de interior de viatura automóvel ligeira de passageiros, através de arrombamento, que se encontrava estacionado na via pública, não tendo sido retirados objectos avaliados pelo queixoso em 92 euros.
No mesmo dia foi apresentada queixa por furto de interior de viatura automóvel ligeira de passageiros, através de chave falsa, que se encontrava estacionado na via pública, tendo sido retirados objectos avaliados pelo queixoso em 200 euros.

19 dezembro 2008

Notícias de Ourém, 19 de Dezembro de 2008


NO cumpre tradição de Natal



No passado sábado, à tarde, foram entregues os primeiros cabazes que a tradição manda que o Notícias de Ourém distribua pelas famílias carenciadas. Uma entrega que decorreu nas instalações do Jornal, onde se deslocaram as pessoas da freguesia de N. S. da Piedade.
Já no ano passado havíamos convidado o governador civil de Santarém mas porque se encontrava no estrangeiro à data da entrega, o convite transitou para este ano. Assim, Paulo Fonseca teve a oportunidade, tal como aconteceu antes com várias outras figuras da nossa praça, de verificar in loco, o trabalho desenvolvido e o modo como isso acontece. Pôde ainda dirigir algumas palavras às pessoas que ali foram receber o saco que as ajudará a ter uma consoada um pouco mais feliz. Não precisou de falar muito para que a emoção das suas palavras fosse evidente e alagasse de água os olhos de muitos dos que o ouviam.



leia a notícia completa na edição impressa

Pais natais vespistas visitam meninos

Um pai Natal foi resistente. Apesar da chuva e do frio que se fazia sentir percorreu todo o caminho até ao Centro de Atendimento Temporário da Ribeira do Fárrio de vespa. Os outros pais natais acabaram por se juntar a este, transportando uma vespa numa carrinha.
A tradição, ainda que meio assombrada e encurtada devido ao mau tempo, voltou a repetir-se. Seis pais natais visitaram as crianças que se encontram à guarda do Tribunal naquela instituição.

leia a notícia completa na edição impressa

PSP apresenta Programa para aproximar a polícia dos cidadãos


A PSP de Ourém apresentou publicamente, no Centro de Negócios de Ourém, na passada sexta-feira o novo programa de policiamento de proximidade. Após a introdução do tema pelo subcomissário Faria, a apresentação esteve a cargo do chefe Basílio Duarte. Trata-se de um programa que, no fim de contas, acaba por abranger toda a actividade policial, direccionado para transmitir uma maior segurança à população e, simultaneamente maior confiança nas forças da ordem que se pretende que seja vistas como amigos em quem se confia. Por isso o programa deve ser adequado a cada comunidade embora conte com directrizes mestras que o entroncam. Naturalmente que se pretende, com esta proximidade, uma focalização de atenção em grupos considerados de risco, mas também a absorção de conhecimento do maior número possível de dados advindos da efectiva ligação entre a polícia e as outras instituições da comunidade.



leia a notícia completa na edição impressa

Idosos mais seguros



Que cuidados a ter quando se vai, por exemplo, ao banco. O que fazer quando se é abordado na rua por estranhos? Estes e outros conselhos foram deixados pela equipa do Policiamento integrado de proximidade que se apresentou aos idosos da fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, a 11 de Dezembro.
Para Deonilde de Oliveira Dias, 71 anos, os conselhos já não foram novidade. No fórum do bem-estar, realizado em Outubro passado, já tinha visto outras apresentações a apelar para cuidados a ter com a segurança.



leia a notícia completa na edição impressa

Natal de Lions


Na continuação do plano de actividades do Lions Club de Ourém, decorreu no fim de semana passado de 6, 7 e 8 de Dezembro uma Venda/Quermesse de Natal, cujos proveitos reverteram a favor do CRIO e do Centro João Paulo II, numa cedida pelo Intermarché/Galerias VIlashopping.
Neste espaço funcionou ainda uma recolha de material didáctico e brinquedos a favor do IPO de Lisboa e uma recolha de toalhas para o "Movimento dos Sem Abrigo". Os Lions contaram também com a colaboração de vários artesãos de Ourém que cederam algumas peças que também vendidas nesta ocasião.
Na continuação do plano de actividades do Lions Club de Ourém, decorreu no fim de semana passado de 6, 7 e 8 de Dezembro uma Venda/Quermesse de Natal, cujos proveitos reverteram a favor do CRIO e do Centro João Paulo II, numa cedida pelo Intermarché/Galerias VIlashopping.
Neste espaço funcionou ainda uma recolha de material didáctico e brinquedos a favor do IPO de Lisboa e uma recolha de toalhas para o "Movimento dos Sem Abrigo". Os Lions contaram também com a colaboração de vários artesãos de Ourém que cederam algumas peças que também vendidas nesta ocasião.
leia a notícia completa na edição impressa

QREN: Projectos prioritários para Ourém

Mais Centro delega nas associações de municípios cerca de 470 milhões de euros
A Comissão Directiva do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro promove na próxima terça-feira, dia 16 de Dezembro, a sessão de assinaturas de contratos relativos à contratualização com as Associações de Municípios.
A sessão de assinaturas de contratos conta com a presença do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia, do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, e do Presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses, Fernando Ruas.


leia a notícia completa na edição impressa

Concerto de Natal da OUREARTE



No passado dia 8 de Dezembro, decorreu como vem sendo hábito o Concerto de Natal da Ourearte – Escola de Música e Artes de Ourém, onde participaram várias classes instrumentais da Escola, tais como, Percussão, Viola Dedilhada, Piano, Fagote, Clarinete, Saxofone, Trompa, Trompete e o Coro, este último abrilhantado com a prestigiada colaboração do Quinteto de Metais da Ourearte, executando alguns temas de Natal.
Foi com enorme prazer, que os alunos da Escola apresentaram a todo o público presente, que praticamente esgotou o Cine-Teatro, algum do trabalho desenvolvido ao longo deste 1.º período.
A Ourearte, gostava de agradecer a todos os que estiveram presentes a assistir a este Concerto e de forma especial aos pais pela sua colaboração e acompanhamento das diversas iniciativas levadas a cabo nesta primeira etapa, aproveitando para desejar Um Feliz Natal e um Próspero Ano de 2009.

Concerto de Natal da AMBO



No domingo dia 14, perante um Cine-Teatro praticamente repleto, a Academia de Música Banda de Ourém (AMBO), realizou o seu habitual Concerto de Natal.
Ao longo de cerca de três horas, passaram pelo palco, a Classe de Iniciação do Coral Infantil, o Coral Infantil/Juvenil, o Chorus Auris, os Romeiros, a Orquestra Típica, a Escola de Dança, a Banda Juvenil da Escola de Música e a Orquestra de Sopros, num total de mais de 200 participantes, mostrando um pouco do trabalho que dia após dia vão realizando no seio da AMBO, o qual foi merecedor dos mais calorosos apluasos.
Este concerto constituiu mais uma grande prova de vitalidade desta associação, que acolhe todos os que pretendam integrar as suas actividades, independentemente das suas idades, abarcando as diversas gerações. A este propósito, refira-se que este Concerto foi aproveitado pela D. Emília Frazão fazer a sua despedida do Chorus Auris e da Orquestra Típica, agrupamentos que integrou de forma muito empenhada durante longos anos.
No final, realizou-se o tradicional Jantar de Natal, nas instalações do Salão Paroquial, servido pela empresa de catering "Paladares da Aldeia", que como de costume brindou todos com a excelente qualidade do seu serviço.

Breves

ARPO festeja Natal

A Associação de Reformados e Pensionistas de Ourém vai realizar o seu convívio de Natal, a 21 de Dezembro, a partir das 15h. A festa destina-se aos sócios e familiares desta associação.


ApajeFátima também

A APAJE Fátima realiza a festa de Natal a 20 de Dezembro. A partir das 18h, realiza-se a festa do ATL e uma sala de creche, no pavilhão da Consolata. A partir das 19h30, no salão da Moita Redonda, a festa será dos meninos da outra sala de creche.


Natal do Bombeiro

O ‘Natal do Bombeiro’, festa de Natal da Associação humanitária dos bombeiros voluntários de Ourém realiza-se a 21 de Dezembro. «Pretende-se que seja uma festa simples, mas que mantenha acima de tudo o brilho e a dignidade de outros anos e transmita o calor e o carinho aos nossos bombeiros, pela sua abnegada missão».