O serviço de Urologia até agora no Hospital de Abrantes, foi transferido para o hospital de tomar. De acordo com nota informativa emanada do Centro Hospitalar do Médio Tejo, «esta deslocalização decorre da estratégia definida em 1998 que aponta Tomar como unidade detentora do pólo de especialidades cirúrgicas.
Esta circunstância associada ao interesse de descongestionar a utilização programada do bloco operatório de Abrantes e à própria vontade do director de serviço de operar a transferência, são de molde a que se considere adequado e oportuno, em termos estratégicos, proceder à reinstalação do serviço em espaço próprio na unidade de Tomar, aproveitando a potencialidade de blocos cirúrgicos instalados nesta unidade, a partir de 1 de Julho».
Face a esta deslocalização, o jornal O templário, na sua edição da semana passada afirma que «Tomar vai ter um Centro de Urologia por excelência, que poderá ser ao nível dos grandes hospitais», tendo em conta o curriculum do cirurgião PauloVasco, chefe da equipa cirúrgica de urologia. A chegada desta equipa ao hospital de Tomar, ainda segundo O Templário, implica a entrada em funcionamento de «uma ala do edifício hospitalar que se encontra fechada, possibilitando a instalação de 26 camas, com a possibilidade de efectuar cirurgias diariamente». De Paulo Vasco, refere o jornal nabantino, tratar-se de «conceituado cirurgião com provas dadas, integra a Associação Nacional de Urologia, instituição cujos profissionais estão geralmente nos grandes centros hospitalares de Lisboa e do Porto».
Sem internamento pediátrico
Enquanto isso, o mesmo comunicado do Centro informa também sobre a suspensão do internamento pediátrico em Tomar devido a carência de recursos, nomeadamente de médicos pediatras. Mantém-se, ainda assim, o serviço de urgência pediátrico.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário