14 dezembro 2006

Rei do Ruanda visita concelho



O Rei Jean Baptiste Kigeli V Ndahindurwa do Ruanda acaba de regressar aos Estados Unidos depois de uma peregrinação por vários santuários da Europa em acção de graças pelo seu 60º aniversário.
Na sua visita a Fátima, este católico que vive exilado na América, desde a década de 1960, rezou na Capelinha das Aparições. Foram "momentos de meditação e consagração pessoal à nossa boa Mãe do Céu", salientou .
Nas suas preces recordou uma consagração nacional efectuada a Cristo Rei e a Nossa Senhora de Fátima pelo seu falecido irmão e relembrou também as vítimas inocentes do genocídio e da fome que seguiu ao seu afastamento do governo.
No silêncio da oração, recordou a rainha do Ruanda, sua Mãe, que "foi sempre muito devota de Nossa Senhora de Fátima " e que o havia instruído na história de Fátima e ensinado a rezar o terço desde muito jovem.
Em Aljustrel, visitou as casas do Pastorinhos e o Poço do Arneiro na companhia e depois, na exposição "Fátima, Paz e Luz" Kigeli V pôde admirar algumas dádivas oferecidas a Nossa Senhora oferecidas pelos povos de Africa, incluindo a sua terra natal do Ruanda.
O monarca exilado inaugurou, na Galeria dos Artistas e Artesões de Ourém, uma exposição dedicada ao tema "Terras de Preste João" que reuniu obras de vários artistas, nacionais e estrangeiros, entre eles o Mestre H. Mourato e os membros da Associação Escadote Cultural. Participou num jantar promovido pelo Instituto Preste João para a angariação de fundos para a Fundação Kigeli V de ajuda ao povo do Ruanda onde recebeu um donativo de 5000 euros.

Sem comentários: