04 janeiro 2007

Boleiros festeja quatro séculos de culto a Santa Bárbara



As comemorações dos 400 anos do culto a Santa Bárbara abrem um novo momento para a comunidade de Boleiros.
Mais de oito dezenas de pessoas trabalham já há mais de um ano na preparação de um programa de festejos que pretende cimentar ainda mais o já existente espírito "bairrista" de que fala o hino comemorativo desta efeméride.
As iniciativas vão-se repetir a um nível mensal, até final do ano. A selecção foi feita com base num conjunto de sugestões e "seleccionadas as melhores ideias", adianta Nuno Oliveira, um dos elementos desta comissão coordenadora. Foi definido não dedicar apenas um fim-de-semana ou uma semana apenas, mas prolongar até o Dia de Santa Bárbara, com festa a 4 de Dezembro.
Muitas iniciativas, todas distintas, que vão "de encontro ao gosto das pessoas". Mas são apenas mais algumas que as já habituais realizadas por esta comunidade. "É das comunidades que organiza mais coisas", lembra Nuno Oliveira.
A última iniciativa realizou-se no revéillon e juntou três centenas de pessoas, em convívio. No último dia do ano de 2006, os fiéis voltaram à sua capela, agora remodelada e com obras no valor de 120 mil euros. Maior comodidade e outra estética interior bem como um novo órgão são as grandes alterações visíveis.
As pessoas assinala, Nuno Oliveira, têm a noção do esforço efectuado nestas obras e também o orgulho nas mesmas.
O sucesso das comemorações parece ser garantido, pelo amor à terra que tem sido demonstrado ao longo do tempo e pelo facto de muitas pessoas, de forma mais ou menos directa, fazerem parte das várias equipas.
"As pessoas continuam a aderir porque são conscientes" e apoiam. O contacto com a população que está fora da terra feito a partir da página da internet, em http://www.boleiros400anos.org/.
As notícias e lembranças dos acontecimentos pré-definidos, tal como a constituição das equipas, elementos que as compõem e trabalho desenvolvido, tudo está disponível para consulta bem como o espaço aberto para sugestões e comentários.
Entre as várias iniciativas previstas está a realização de uma prova de atletismo. A captação de participantes está a ser efectuada em provas que se vão realizando, podendo, a devido tempo, ser efectuadas na página da Internet.
A matança do porco, a feira à antiga e as tasquinhas com gastronomia serão algumas das actividades que se vão realizar.
A recolha cultural fotográfica e documental resultante do enorme trabalho de pesquisa deverá ser compilada numa monografia.

Sem comentários: