04 janeiro 2007

GNR detém sucateiro

A GNR de Ferreira do Zêzere, com o apoio do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) e de uma equipa do serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) de Tomar, apreendeu diverso material roubado, de montante elevado mas ainda não quantificado, em casa de um sucateiro residente na zona de Alvaiázere, Leiria. A suspeita de que o homem, de 37 anos, seria o receptador de produtos provenientes de furtos a residências na área de Ferreira do Zêzere, Ourém e Tomar, vieram a confirmar-se na quinta-feira, 21 de Dezembro, quando as autoridades, munidas de um mandado de busca, entraram na sua residência e na empresa que possui.
Há ano e meio que o empresário do ramo da sucata andava a ser investigado pela GNR, por suspeita de pertencer a uma rede de receptação de material roubado alegadamente existente na zona de Ferreira do Zêzere e Alvaiázere. Foram efectuadas vigilâncias, escutas telefónicas e recolha de informação que culminaram com a emissão, na semana passada, de um mandado de busca por parte do Tribunal de Ferreira do Zêzere.
Na residência do suspeito foi encontrado inúmero material alegadamente proveniente de furtos a dezenas de residências e empresas na zona norte do Ribatejo. Talhas, candeeiros e outros artigos antigos, geradores, rebarbadoras, empilhadores, centenas de metros de fio (de onde seria retirado o cobre), esquentadores, dezenas de botijas de gás e até torneiras de casa de banho. Foram ainda encontradas diversas armas – uma pistola calibre 6,35 milímetros e três carabinas de 9 milímetros - e munições.
Muitos dos artigos recuperados, alguns encontrados numa antiga pocilga propriedade do suspeito, estão relacionados com queixas de roubo apresentadas nos postos da GNR de Ferreira do Zêzere, Ourém e Tomar, já estando referenciados em nove inquéritos pendentes no Ministério Público. O homem foi no mesmo dia presente a tribunal, constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência. A GNR continua no entanto a efectuar diligências no sentido de localizar e recuperar outros artigos também referenciados como provenientes de roubos, assim como a tentar encontrar os seus responsáveis.

Sem comentários: