A Câmara Municipal de Santarém escolheu o Centro Histórico de Ourém e o Santuário de Fátima como destinos de passeio para os cerca de 1000 idosos das Juntas de Freguesias e Lares de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e outras, que desde o verão passado têm vindo a participar no programa "Passeio dos Avós 2006".
Em Abril passado a Fundação Oureana propôs ao Departamento de Assuntos Culturais e Sociais – Sector de Acção Social da autarquia escalabitana, a ideia de dar a conhecer a grupos da terceira idade, o Centro Histórico de Ourém, feudo que foi do 1º Conde de Ourém, D. João Afonso Tello de Menezes, fundador da Igreja da Graça onde se encontra sepultado o descobridor do Brasil, D. Pedro Àlvares Cabral.
A proposta que sugeriu na sequência da colaboração dada pela Fundação Oureana à equipa de produção da série "Pedro e Inês", produzida pelo Presidente da Câmara de Santarém Dr. Moita Flores, levou a Divisão Sócio – Cultural da Câmara Municipal de Ourém e a Fundação Oureana a proporcionar alternadamente visitas guiadas a estes grupos, num programa que incluiu recepção e almoço no Restaurante Medieval do Castelo.
O Presidente da Direcção da Fundação transmitiu, em reunião da Direcção a semana passada, a satisfação destes "Turistas de Terceira Idade" com idades compreendidas entre os 50 e os 90 de reviverem as histórias de infância no antigo Condado do Santo Condestável.
Para a Fundação Oureana a visita de grupos de terceira idade e de escolas ao Centro Histórico e à Fátima, compõem cerca de 20, 000 visitantes por ano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário