01 fevereiro 2007
Agrupamento 977 de Ourém aposta na formação
O agrupamento 977 de Ourém aposta na formação já que se debate com falta de dirigentes.
Em 2007 é comemorado o centenário do escutismo, fundado por Baden Powell. Há grupos que têm previsto uma ida ao Quénia onde este líder está sepultado. O agrupamento de Orem não vai comemorar esta data de modo especial uma vez que, quando foi necessário marcar as actividades de aniversário, "não tínhamos condições e o efectivo de dirigentes é reduzido", salienta a chefe do agrupamento.
A prioridade é formar "caminheiros para que assumam as rédeas", refere. Actualmente estes elementos da IV secção já fazem trabalho de animação, na chamada comissão de serviço. A situação não é a ideal reconhece Elsa Bernardes mas necessária para fazer face à situação.
Este agrupamento conta actualmente com 70 elementos, entre escuteiros no activo e dirigentes. Estão distribuídos pelos lobitos, exploradores, pioneiros e caminheiros.
Entre as actividades que estão a realizar, os caminheiros cantaram as janeiras, com canções tradicionais, em alguns pontos do concelho. O objectivo foi angariar fundos para actividades de Verão ou material de desporto radical, já que são aqueles que fazem actividades de escalada, rappel.
Paralelamente estão já definidas algumas das actividades: acampamento do patrono, da III secção; acampamento da Páscoa, comemoração do dia de Baden Powell bem como acampamento de Verão.
Os escuteiros reúnem todos os sábados, à tarde. Uma das actividades mais visíveis é o fogo de conselho em que os filhos preparam algumas actividades para mostrar aos pais. Certo é que adianta a chefe deste agrupamento, os pais participam e apoiam ao longo do ano, nos pedidos que lhes são feitos.
18 anos
Um momento simples para promover o contacto entre a família escutista. Para festejar o 18º aniversário do agrupamento 977 de Ourém, os escuteiros realizaram diversas actividades ao ar livre, em grupos. As famílias, assim foram denominados os grupos incluíam elementos de diferentes secções de forma a permitir um maior conhecimento entre eles. O jogo do conhecimento, o jogo da família permitiu-lhes partilhar conhecimentos, lidar com problemas de compreensão e fortalecer a união e a amizade.
As actividades do dia foram encerradas com o corte do bolo de aniversário e com a participação na eucaristia. O padre António Bento, assistente do grupo referiu-se à importância do escutismo no crescimento integral da pessoa, ao longo da vida.
Escuteira há quase 18 anos
Zita Oliveira, 26 anos é o elemento mais antigo deste agrupamento. Há 17 anos e meio que faz parte deste grupo que nasceu em Janeiro de 1989. Ela juntar-se ia aos primeiros elementos só em Setembro, por convite de uma amiga. O divertimento e os jogos foram o chamariz para a convencer a ela e a outra amiga. E seguindo o ensinamento de Baden Powell, o fundador do escutismo que defendia "aprender, brincando".
Hoje, continua nos escuteiros "porque é um grupo que nos ajuda a formar, a tornar pessoas melhores". E "como já recebi, quero ajudar a dar um bocadinho". E este dar é "ajudar o próximo" e "tentar deixar o mundo um bocadinho melhor". Condição essencial é as pessoas estarem dispostas a dar-se aos outros, refere. É certo que o escutismo ocupa algum tempo mas "vale a pena". Apenas interrompeu a presença no escutismo devido aos estudos entre 2003 e 2005.
Entre os valores que destaca ter aprendido nos escuteiros estão o da amizade e até mesmo o do "desenrascanço". Isto é "se não somos práticos, passamos a ser".
Depois, a vida num agrupamento de escuteiros, como o 977 é saudável já que aqui conhecem-se, aprendem e divertem-se. Tudo graças ao facto de "vivermos muitas horas juntos e termos de contar com os outros", salienta. A garantia é que se sentem em família já que o colega tem os mesmos valores, salienta esta dirigente.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
o blogue do 977ourém está em www.977ourem.blogspot.com
o site dos exploradores é o: www.freewebs.com/explourem
Enviar um comentário