01 fevereiro 2007

Cinco mil ciclistas em Fátima



Nem o frio nem a chuva que depois acabou por cair já no final da eucaristia afastaram os fiéis das duas rodas que participaram na V ciclo-peregirnação que se realizou a 28 de Janeiro.
A organização adianta que cinco mil ciclistas, vindos de todo o país, alguns tendo andado vários quilómetros de bicicleta para estarem em Fátima.
Sérgio Silva, 7 anos e residente na freguesia de Fátima é a primeira vez que participa nesta peregrinação. Foi um dos quatro elementos, conjuntamente com o pai que representou o Montamora.
O miúdo costuma andar frequentemente de bicicleta e gostou da eucaristia, sendo que no próximo ano pretende voltar.
Manuel Pereira é outro dos elementos deste grupo. Treina todos os domingos e quis juntar-se aos outros ciclistas. É também um dos responsáveis pelo passeio de BTT que aquela associação costuma organizar em Abril.
Este adepto do BTT considera que a data não é a mais apropriada para a realização desta cerimónia. O frio e chuva; em 2006, a neve, podem afastar muitos que gostariam de vir. O facto de serem dias pequenos leva-o a sugerir que a data fosse alterada para Abril, por exemplo.
Henriques Mendes é um ciclista que corre a título individual. Era um dos elementos da equipa de ciclistas de Fátima e como esta acabou resolveu federar-se e disputar algumas corridas.
Aos 23 anos, morador em Aljustrel adianta que o ciclismo é um hobby e que quando pode participa nas provas.
Número recorde
Foi um número recorde, adianta o presidente da União de Ciclismo de Leiria, aquele que juntou em Fátima quase cinco mil ciclo-peregrinos.
Destes, o maior grupo veio da Loureira, perto de Fátima com cem elementos, alguns destes trazendo ainda as velhas "pasteleiras".
Apesar do tempo, as expectativas da organização.
Carlos Vieira salienta que este é um evento desportivo e de fé e que as palavras do bispo emérito de Leiria-Fátima, que presidiu à eucaristia, foram de esperança e de amizade. O momento serviu para pedir a bênção a Nossa Senhora, para que sirva de amparo quando percorrem as estradas.
Paralelamente a esta organização, a União de ciclismo de Leiria promove o Grande prémio da Carreira, a 9 de Abril e o Grande prémio de ciclismo de Leiria, a 6 de Maio.
Este responsável adianta que é possível ponderar uma outra data para esta realização, antes do início da época, em Fevereiro, ou depois da mesma ter terminado, em Outubro. É que – salienta – durante a época "muitos querem estar presentes e não podem" por estarem a participar nas provas.
Esta iniciativa é da responsabilidade da União de ciclismo de Leiria em colaboração com o Santuário de Fátima e a diocese.

Sem comentários: