01 junho 2007

Fados a Nossa Senhora


Nos 90 anos das Aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos, a comunidade de Boleiros que se reúne habitualmente, por esta altura, para uma Serenata a Maria.
A população compareceu na capela de Boleiros onde além dos vários fados marianos, foram lidos textos das passagens das Aparições. Foram assim reproduzidos os diálogos entre Nossa Senhora e Lúcia, sendo a serenata estruturada de modo a que a cada uma das 5 primeiras aparições correspondeu um extracto narrativo, a recitação de um mistério do terço e a interpretação de um fado.
Após a 6ª e última aparição foi recitada uma Oração de Intercessão e o final foi de novo um fado. Três crianças vestidas à época que representavam os três pastorinhos e, de uma forma simples, coreografaram os aspectos da narração. As crianças foram escolhidas em função da idade e participação noutras actividades como o grupo coral.
“Avé Maria Fadista” (Isabel Carreira), “O Xaile da minha mãe” (Belmira Prazeres), “Foi Deus” (Ana Oliveira), “Senhora da Saudade” (Paulo), “Senhora do Livramento” e “Avé Maria” (Mafalda) foram os fados cantados e interpretados.
Duas dezenas de pessoas estiveram envolvidas nesta iniciativa conduzida pelo capelão da comunidade, padre Rodrigo Carvalho.

Sem comentários: