
22 agosto 2008
Jovens arqueólogos procuram tesouros do passado
As técnicas vão sendo aprendidas ao longo dos dias que durar o campo, para os que têm o primeiro contacto com este tipo de experiência. De chapéu de sol na cabeça ou lenço, de joelhos ou de cócoras, 17 jovens, vindos de todo o país, cumpriram até 22 de Agosto, o primeiro dos três campos que se realizarão este Verão.
leia a notícia completa na edição impressa
Artigos religiosos dentro das lojas
A deliberação visa pôr cobro ao que considera ser uma «má imagem» que a cidade-santuário transmite.«Avaliámos no sentido de perceber se poderia haver alguma abertura para permitir a colocação de artigos nos passeios e a possibilidade do regulamento que proíbe esta prática ser alterado mas chegámos à conclusão que não faz sentido», afirmou David Catarino.
leia a notícia completa na edição impressa
Oureenses de moto em campeonatos nacionais
leia a notícia completa na edição impressa
Agroal interdito… mas pouco
A população dos lugares à volta sabe que, desde sempre, o dia 15 de Agosto é de encontro de amigos e familiares naquele local.
De fora chegam os emigrantes e também eles recordam esta tradição que marca ponto de encontro junto à nascente. Este ano, porém, as obras impediram que tal sucedesse…mas não muito.
É que quer as placas a avisar da interdição quer as barreiras colocadas no local não bastaram para manter longe as pessoas que quiseram continuar a tradição.
leia a notícia completa na edição impressa
Furos contaminados com descargas de lagares

Torneiras ligadas a furos em Formigais sai gordurosa e com mau cheiro». A notícia é do Diário de Notícias, do dia 15 de Agosto e segundo a mesma «os populares apontam o dedo a duas lagoas onde são feitas descargas de fossas de lagares e refinarias de azeite», tendo um casal de emigrantes denunciado o caso à GNR, afirmando segundo o DN, que “a água nem para lavar o carro serve”». Isto porque a água do furo que abastece a habitação se transformou “num líquido gorduroso e com cheiro a podre.”
Água do Agroal com qualidade
As últimas análises em posse da autarquia feitas pela CCDR às águas da nascente do Agroal, realizadas a 11 de Agosto, dão a qualidade da água como “Aceitável”, relatando como “Ausente” a existência de óleos e gorduras.
A Câmara Municipal de Ourém salienta, contudo, que apesar da qualidade das águas no concelho ser excelente, os lençóis freáticos estão sujeitos a agentes contaminantes, pelo que a única água a ser ingerida ou usada no preparo de alimentos deverá ser a da rede de distribuição, cuja qualidade é constantemente assegurada e monitorizada.
Único festival de música da região
Todo o festival é de acesso livre
Programa
22 Agosto (Sexta-Feira)
Palco Principal
21h30 - Pedra Branca (Brasil)
23h00 - Müchen
00h30-Galandum Galundaina
2h00-Kumpania Algazarra
Noites Longas
03h00 - Suuh Dj Set
23 Agosto(Sábado)
Música Na Igreja
17h30 - Duo Sellium
18h30 - Power Trio
Auditório
21h00 - Sem Título Até Hoje... De Ana Trincão E João Bento
Palco Principal
22h30 - O’questrada
00h00 - Deolinda
1h30 - Tora Tora Big Band + Rao Kyao
Noites Longas
03h00 - Dj Athletic Cocktail
24 Agosto(Domingo)
Tarde Ao Sol
16h00 - Bombos De Lavacolhos
18h00 - Grupo De Pauliteiros De Palacoulo
Palco Principal
21h00-Roncos Do Diabo
22h30 - Brigada Victor Jara
22, 23 E 24 De Agosto: Feira De Marroquinarias
16 A 31 De Agosto: Exposição De Artes Visuais
Zona De Campismo e Tasquinhas
Arte sobre rodas

Miguel Ribeiro e Rodolfo Fernandes, dois criativos jovens oureenses, dedicam-se há alguns anos a personalizar motos. A brincadeira de criar novos modelos, de alterar completamente o aspecto das motos, acabou por tomar proporções muitos furos acima do inicialmente suposto.
leia a notícia completa na edição impressa
Fátima com nota positiva
leia a notícia completa na edição impressa
18 agosto 2008
Cientista oureense destaca-se na América
É cientista, actualmente a trabalhar na área da oncologia e fala-nos de si e das pesquisas em que está envolvida num dos mais prestigiados Institutos de Investigação do mundo
leia a notícia completa na edição impressa
Corrida de toiros em Fátima
Para lidar os seis touros da prestigiada ganadaria de José Salvador, entrarão em arena os cavaleiros Rui Salvador, Ana Batista e Gilberto Filipe acompanhados das respectivas quadrilhas de bandarilheiros.
As pegas estarão a cargo de dois grupos de formados amadores, de Tomar e Chamusca, com os cabos Carlos Alberto e Nuno Marques. Paulo Marques, um fatimense, irá fazer uma pega de caras. O evento será abrilhantado pela banda Filarmónica de Salvaterra.
Os bilhetes podem ser adquiridos nas associações locais e, no dia da corrida, nas bilheteiras da praça. Espectáculo para maiores de seis anos.
A iniciativa visa a angariação de verbas para a construção do novo quartel, um anseio dos bombeiros de Fátima, estando já definido o local onde deverá ser construído, junto à rotunda norte e à A1. Será ainda um momento de confraternização do quinto aniversário da corporação de Fátima.
GAF com época positiva
leia a notícia completa na edição impressa
Urqueira amplia cemitério
«O cemitério está cheio» salienta o presidente António Neves. «Há poucos lugares vazios porque toda a gente compra campas», isto é, são adquiridos os espaços onde estão enterrados os familiares.
A obra deverá ficar concluída até final do ano de 2008, salienta o autarca.
A proposta arquitectónica do Gabinete de arquitectura Filipe Saraiva visa «pretende dar uma certa continuidade aos “retalhes” das constantes apropriações que este teve ao longo dos tempos, a qual se acresce uma nova ampliação à preexistência, cerzindo o existente com a malha mais reticulada da ampliação proposta».
Pretende «melhorar o equipamento a nível funcional interno e para a comunidade, conferindo-lhe uma maior identidade de equipamento urbano».
Esta ampliação acrescenta 359 campas e significa um aumento de 3.867.88 m2 aos já existentes 16.323.45 m2 ocupados pelo actual cemitério.
A obra prevê uma área ajardinada «concedendo uma maior envolvência ao equipamento», e será dotado de uma zona de parqueamento, com capacidade para 51 viaturas. Nos arranjos exteriores, serão utilizados materiais de revestimento de pavimento considerados mais apropriados para o efeito, tais como areia de saibro branca nos passeios exteriores e calçada à portuguesa.
Grupo de trabalho quer certificação da pista
leia a notícia completa na edição impressa
Protecção Civil é «exemplo para outros concelhos»
Estes encontros são já tidos como exemplo apresentado em reuniões distritais da Protecção Civil e considerados como prática a seguir noutros locais.
Na passada quinta-feira, João Moura, o vereador com o pelouro da protecção civil e coordenador destas reuniões convidou o Notícias de Ourém e a Veólia para acompanharem os trabalhos que se iniciaram com João Moura a fazer o ponto da situação.
leia a notícia completa na edição impressa
Vila Shopping solidário com bombeiros
a dinamizar uma campanha de sensibilização, para uma causa que é de todos
nós: a luta pela preservação da natureza, do património e de tantas vitimas humanas causadas pelo flagelo, que são os incêndios.
Até 15 de Setembro, encontrará no Centro Comercial Vila Shopping, as t-shirts desta campanha, pelo preço unitário de 5€, em que os lucros revertem a favor dos bombeiros do concelho.
O Notícias de Ourém associa-se a esta campanha e vai disponibilizar algumas edições onde os fogos e os bombeiros fizeram destaque, para serem expostos nas galerias do Vila Shopping.
As T-shirts vão estar à venda em todas as lojas do Centro Comercial e quem tiver filmes ou fotos dos incêndios do concelho ainda está a tempo de as levar ao Vila Shopping para que, quem sabe, possam ser seleccionadas para ser expostas.
Para os responsáveis do Vila Shopping esta é «uma forma de nós agradecermos o trabalho, dedicação e empenho, desenvolvido por estes Homens, desde sempre».
A campanha reverte a favor de todos, a saber: Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Ourém (inclui as secções de Espite e Freixianda); Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Fátima e Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Caxarias.
Mostra e venda de produtos da região
A apresentação da loja esteve a cargo de Armando Neto e o presidente da Divinis, Mário Mendes referiu a importância destas acções para apoiar os produtores da região.
PRODER substitui LEADER
A ADIRN, a partir de Outubro, vai estar a trabalhar com o novo Programa PRODER que veio substituir os Leader e Leader +.
Trata-se, no fundo, de dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido por estes programas e, por isso, os produtores deverão ficar atentos para que possam, desde logo, iniciar as suas candidaturas. A informação, mais próximo do mês de Outubro, poderá ser consultada no site da ADIRN em www.adir.pt
08 agosto 2008
Fogo nas entranhas da terra

Na Lagoa de Santa Catarina, freguesia da Freixianda, em tempos houve uns fornos de carvão há muito desactivados. Mas as jazidas permaneceram no local e nos grandes incêndios de há três anos, que devastaram o norte do concelho, o carvão subterrâneo entrou em combustão e desde então assim se tem mantido fazendo abrir grandes brechas no solo e provocando mesmo abatimentos na estrada de terra que existe no local.
Um incêndio que deflagrou no local no passado domingo veio acordar os receios da população que ali vive com alguns mesmo a atribuírem as causas deste fogo ao calor que brota do solo.
O NO esteve no local com o presidente da Junta de Freguesia de Freixianda, o vereador responsável pela protecção civil, João Moura e o engenheiro Nuno Touré. A verdade é que, conforme constatámos, das fissuras abertas no solo sai mesmo calor e um cheiro bastante forte a enxofre.
Mas o facto é que esta não é uma situação nova e no Inverno era ainda mais evidente o fumo que saia da terra.
É importante fixar pormenores
Fechar devidamente as portas, não abrir as portas de acesso ao bloco de prédios sem antes se certificar quem pretende entrar.
Recolher o máximo de informações perante qualquer suspeita não descurando qualquer pormenor que por mais pequeno que seja pode revelar-se de grande importância.
Pormenores referentes à pessoa, nomeadamente:
Idade, sexo, constituição física, altura, pele (cor, aspecto), sotaque, cabelo (cor e tipo de corte), olhos (cor), óculos (formato/cor), dentes, brincos, tatuagens, anéis, relógios, cicatrizes ou sinais ou outras marcas, tipo de vestuário ( fato, casaco, sapatos e outras indicações) é importante fixar para, em caso de necessidade, poder ajudar as autoridades a encontrar o suspeito
Outros dados referentes ao veículo (se for caso disso) como a cor, marca, modelo, matrícula, número de portas ou outros acessórios que o carro possa ter, podem ainda ajudar.
Cuidado com as burlas

Tipos de burlas mais frequentes:
"Um indivíduo encontra uma carteira no chão"
Passa pela vítima uma pessoa a correr, deixa cair no chão uma carteira, logo d seguida um indivíduo com bom aspecto e bem vestido, que se encontra próxima da vítima apanha-a, abre-a e mostra o seu interior repleto de notas, convence a pessoa que divide o dinheiro com ela. Chega novamente o comparsa que pergunta se não encontraram uma carteira e fala em quantias avultadas e procedem à troca por uma igual com jornais no interior, sem que a vítima se aperceba. Como a resposta é negativa, este afasta-se e é nessa altura que o burlão diz à vítima que tem assuntos urgentes a tratar e que deixa a mesma à sua guarda, mas que para tal precisa que este lhe entrega os seus valores para garantir que não vai embora com o dinheiro. O burlão nunca mais volta e a vítima verifica que foi burlão ficando sem os seus haveres e com uma carteira cheia de jornais.
"Deixar uma encomenda para um vizinho pagando o seu valor"
A vítima é abordada por um desconhecido, que começa por falar no nome de um vizinho que tem familiares no estrangeiro, declarando que este lhe mandaram uma encomenda, mas como este não se encontra na residência, pergunta se a vítima não pode receber e entregar ao vizinho. Para o efeito pede o pagamento de determinada quantia, argumentando que tem de se deslocar de imediato novamente para o estrangeiro, não tendo outra forma de efectuar a entrega.
"Falso funcionário da EDP"
A vítima é abordada por um indivíduo bem vestido, que diz ser funcionário da EDP, que pergunta se está não está a pagar muito de luz, ao que esta responde afirmativamente.
O burlão argumenta de seguida que precisa verificar o contador e já no interior da habitação confirma a avaria, pedindo à vítima a última factura para verificação. Enquanto esta procura a factura, este apodera-se dos artigos "mais à mão" com valor, nomeadamente ouro e dinheiro, e quando vê a factura confirma o elevado custo e diz que vai resolver a situação abandonando o local com artigos furtados.
GNR detém e apreende ouro

A Guarda Nacional Republicana deteve um indivíduo de 20 anos, croata, 20 anos, por furtos de ouro, no interior de residências, na zona de Fátima Foi ainda apreendida uma viatura de matrícula estrangeira, dinheiro (euros e dólares) e várias peças de ouro.
O jovem de etnia cigana, 20 anos, bem parecido, fluente em italiano e bem vestido encontra-se preso preventivamente, no Estabelecimento Prisional de Leiria. Já era procurado em Espanha para localização por suspeita de furtos em interior de residência. Encontrava-se ilegal na União Europeia com pedido pendente de extradição, adianta a GNR.
Foram as indicações dos populares que complementadas pelas acções de vigilância dos elementos da Guarda permitiram a detenção. O indivíduo actuava em conjunto com outros, familiares, sendo o grupo constituído por cerca de 10 elementos.
Na zona de Fátima actuaram três, tendo o primeiro dos assaltos ocorrido em início de Julho. O modus operandi aponta para um estudo prévio das vítimas escolhendo proprietários de habitações que possuíssem peças em ouro. Foi inclusivamente furtado o proprietário de uma ourivesaria, sendo o valor do furto de cerca de 40 000 euros.
Foram assaltadas moradias e apartamentos, sendo que nestes últimos chegou a ocorrer três furtos no mesmo prédio e no mesmo dia. Os furtos ocorriam durante o dia, quando as habitações se encontravam sem ninguém.
Sentidos de trânsito não agradam a todos

Os comerciantes de Fátima não estão muito satisfeitos com as alterações de trânsito nas ruas João Paulo II e cónego Formigão, depois da requalificação das mesmas. Queixam-se de que há "menos peregrinos" e "menos negócio".
Joaquim Gonçalves, proprietário de um pronto-a-vestir no centro comercial situado a cem metros do santuário, defende que a nova sinalização deveria ter assumido um carácter experimental. "Depois, faziam o balanço", argumenta.
"Como está, as pessoas não encontram estacionamento e são obrigadas a sair para a avenida", aponta.
"A crise contribui um bocado, mas o estado das ruas conta muito", admite, por seu turno, Luís Augusto Silva, dono de um café. Para José Silva, que tem um estabelecimento de artigos religiosos próximo das pracetas de São José, a nova sinalização "baralhou" os peregrinos.
A mudança do sentido nas duas artérias provocou um abaixo-assinado de protesto.
O presidente da Câmara de Ourém, David Catarino, que considera aquela "a melhor solução".
Ourém no Anuário
No ranking dos 35 municípios com maior saldo primário ou efectivo positivo (saldo na base de caixa), Ourém aparece em 20º lugar com
8.3 milhões de euros.
O estudo divulgado recentemente, indica a 33ª posição no quadro dos municípios com menor liquidez, isto é com, saldo negativo de 9 099 891 euros.
Ourém é apresentado como um município de média dimensão, em 58º lugar no ranking dos 308 concelhos e apresenta 50.183 habitantes em 2008.
Francisco Vieira pede suspensão de mandato na AmbiOurém

Ainda antes de iniciar o mandato na AmbiOurém, Francisco Vieira pediu a sua suspensão por dois meses. Em causa estão dúvidas sobre a compatibilidade do exercício da presidência nas duas empresas municipais (SRU e AmbiOurém). Assim, foi pedido parecer jurídico e enquanto este não chega a presidência é exercida pelo Vereador João Moura que já fazia parte da equipa directiva desta empresa municipal.
Comunicado “Universidade Sénior”
-Não é esta autarquia promotora de qualquer actividade relacionada com a "Universidade Sénior";
-A Autarquia desvincula-se de qualquer informação prestada à Comunicação Social sobre esta matéria, tendo sido o seu nome e os seus serviços inadvertidamente envolvidos;
-A responsabilidade da informação sobre o início de actividades da Universidade Sénior recentemente publicada na Comunicação Social fica, única e exclusivamente, com quem a remeteu;
-A Câmara Municipal de Ourém não pode pactuar e ver-se indevidamente envolvida em iniciativas individuais que não decorrem de uma decisão colectiva;
-A Câmara Municipal de Ourém colabora, como tem colaborado sempre, com a legítima entidade promotora da iniciativa, a Associação Fátima Solidária, dando-lhe todo o apoio logístico e funcional que esteja ao seu alcance.
Gameiro em 16º
É o primeiro lugar obtido pelo distrito de Santarém neste ranking, já que o segundo deputado aparece em 22º lugar. Trata-se de Sónia Sanfona, Vice-Presidente do Grupo Parlamentar, com 19 intervenções.
Em 38º lugar aparece a outra deputada eleita pelo distrito e, sendo também, como Gameiro, este o primeiro mandato. Trata-se de Fernanda Asseiceira, Especialista em Educação, com 12 intervenções no plenário.
Nelson Baltazar fez sete intervenções no plenário e situa-se em 69º lugar, enquanto que Nuno Antão, no seu primeiro mandato na Assembleia da República, contabiliza quatro intervenções e alcança o 93º lugar.
No top das intervenções socialistas encontra-se Alberto Martins, deputado eleito pelo distrito do Porto e Presidente Grupo Parlamentar, com 89 intervenções em plenário. No fim da lista, em 120 lugar, duas deputadas em ex-aqueo. São elas: Isabel Pires de Lima, ex-ministra da Cultura e eleita pelo Porto, e Eugénia Alho, de Beja, ambas sem nenhuma intervenção. Esta última deputada tomou posse recentemente.
Incêndios dois dias seguidos

Dois helicópteros e quatro aerotanques pesados ajudaram a dominar um incêndio que ameaçava complicar-se devido às mudanças súbitas de vento, que provocaram o aparecimento de alguns focos.
No terreno, o Notícias de Ourém constatou que as chamas deflagaram perto da estrada principal e de habitações. Um dos populares disse ao nosso jornal que é já habitual haver incêndios nesta altura do ano, particularmente perto da altura da festa em Seiça. O fogo foi combatido por 70 elementos e 19 viaturas de uma dezena de corporações de bombeiros. Foi extinto pelas 16h32. Arderam sete hectares.
Nersant assume posição relativamente ao nó de Fátima
Por isso enviou ofícios aos secretários de Estado do Ambiente e das Obras Públicas e Comunicações apontando a imprescindibilidade de um nó a sul da cidade já que, como afirma a associação «é impensável que todo o tráfego que chega a Fátima pela auto-estrada venha a ser conduzido para a EN 357 e rotunda norte».
Por isso, a Nersant enviou a planta de localização da ALE – Área de Localização Empresarial, prevista em PDM procurando que na solução do problema que está a ser a localização do novo nó de Fátima, «esta realidade seja tida em consideração e tenhamos o devido planeamento das acessibilidades em tempo útil».
Ponte nova da Marta
Enquanto isso aguarda-se para breve o avanço das obras de alargamento da estrada da Soalheira – Marta que contempla também a construção de uma rotunda.
Adquiridos terrenos para alargamento do cemitério
Enquanto isso a Junta está em conversações com o GAT com vista à elaboração do projecto mas para que as coisas avancem, segundo Manuel Lourenço, há, primeiro que avançar com algumas movimentações de terras.
Ainda no que se refere ao cemitério, a Junta acaba de comprar uma mini-escavadora para fazer as covas, pelo que o alargamento terá que ter em conta esta nova realidade.
Carlos André na Academia
A escolha tem em conta a apreciação curricular de Carlos André, que passa a integrar a 2ª secção – Filologia e Linguística da Classe de Letras.
Lusoibéria quer construir lar em Ourém

O jantar de gala que se realiza amanhã, 9 de Agosto, em Ourém servirá para a recém-criada Associação Lusoibéria apresentar um dos seus projectos. Trata-se da construção de um lar, «um projecto ambicioso», uma vez que «o lar pretende apoiar os emigrantes que regressem ao país, mas também os seus familiares, quando os emigrantes se encontrem no estrangeiro», afirma o presidente da direcção, António Pedroso Leal.
O investimento de quatro milhões de euros já tem «estudo económico e projecto». Falta o terreno mas, «existe uma pré-promessa quanto ao terreno», disse o presidente da associação, não revelando a freguesia onde poderá ficar o investimento.
A escolha de Ourém para construção do lar para emigrantes e familiares, da associação com sede em Lisboa deve-se ao facto de ser um concelho com muitos emigrantes. «Basta passar por Ourém no mês de Agosto e ver a quantidade de carros com matrícula estrangeira», refere.
Governador Civil apoia atletas olímpicos

O Governador Civil de Santarém recebeu na passada segunda-feira, parte da comitiva dos atletas olímpicos naturais ou que estão ao serviço de clubes do distrito. Paulo Fonseca falou do orgulho que o grupo representa para a região e da necessidade de uma mentalidade mais virada para a prática desportiva, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP).
«Vão estar lá vocês, mas nós vamos estar lá com o coração ao vosso lado». Foi desta forma que o Governador Civil manifestou o seu apoio e de todo o distrito aos atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos em Pequim. A comitiva é motivo de orgulho e também de inspiração para o futuro. Paulo Fonseca falava da ausência de hábitos desportivos em Portugal, um país onde existem demasiadas infraestruturas subaproveitadas. Desta forma, a qualidade dos atletas deve servir de motivação para a construção de uma nova mentalidade, baseada na cidadania e na prática saudável do desporto. Isto, porque «não pode haver um país que tem uma equipa tão forte e tão honrosa para todos nós e depois haver todo um país de absoluta distracção no que se refere ao fenómeno desportivo em si», defendeu o representante do Governo.
Hugo Santos apresenta Campoamor
Um poema dedicado à figura da mãe, com o título "Velha" foi declamado e foi pedido ao homem nascido no Alentejo e que passou por Ourém a leccionar na década de 80, que lesse um excerto de um texto seu.
Dele, foi dito que é o «grande poeta do amor», uma escrita com características do escritor Gabriel Garcia Marquez, com uma «capacidade de descodificar o que observa». Hugo Santos é o «na realidade, o grande poeta da poética do amor», apontou o apresentador da obra.
Adriano Milho, professor disse ainda ter pena que o escritor não seja mais lido«porque a maior parte dos escritores não têm, nem de perto nem de longe, a qualidade estética que o Hugo tem».
Hugo Santos foi vencedor do Prémio de Poesia Mário Viegas, Prémio Miguel Torga (romance), Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama.
O livro Campoamor - Uma História de Encornados, Encornadores e Pássaros Avisadores encontra-se à venda na livraria "A Letra", em Ourém.
Castings para filmes
Castings para filmes
Dia dos Avós na APDAF
Governo reconhece Aljustrel como área crítica

O Conselho de Ministros de 31 de Julho declarou Aljustrel como Área Crítica de Recuperação e Reconversão Urbanística.
Uma pretensão antiga da autarquia e uma resposta aos anseios da SRUFÁTIMA – Sociedade de Reabilitação Urbana de Fátima, EEM.
O governo declara como ACRRU cerca de 16 hectares. «Pretende-se requalificar o espaço urbano, tanto na óptica do bem-estar e qualidade de vida da população residente, como para defesa da imagem de Fátima, enquanto destino de turismo religioso de importância nacional, justificando-se, nessa medida, uma intervenção célere de reabilitação e requalificação do aglomerado de Aljustrel e respectiva zona envolvente».
Este reconhecimento vem permitir o avanço de um importante conjunto de trabalhos de conversão urbanística de um espaço que, ao longo dos anos e fruto da pressão turística, bem como urbanística, foi sendo descaracterizado.
As férias dos nossos autarcas
Neste tempo estival em que, quem não está, gostaria de estar a banhos, quisemos saber onde passam os nossos autarcas as suas férias e onde gostariam de as passar. Com alguns, poucos, não conseguimos falar porque… estão de férias, claro
Leia a notícia completa na edição impressa
Rotunda
As proprietárias do terreno já manifestaram disponibilidade para a cedência desse terreno, devendo ser assinado um protocolo entre Câmara e proprietárias.
Miminho aos avós em Castelo Branco
"Fazia mesmo falta um apoio como este";
"Fico mais tranquilo com esta oferta de serviços de excelência";
"Descobriram o que mais me preocupava agora".
Este espaço que dispõe de um amplo número de serviços direccionados para a população sénior, ou com qualquer tipo de limitação, consultas de especialidade e uma extensa variedade de artigos que proporcionam uma superior qualidade de vida. Instalado junto ao Hospital e ao Centro de Saúde.
X Concentração Nacional de Moto Turismo

Decorreu no passado fim-de-semana a décima concentração nacional de moto turismo.
A Associação Natureza escolheu o Parque Aventura do Agroal para a realização do evento. Perante a dificuldade de captar o público para aquele local, algo isolado e recôndito, os promotores decidiram investir no futuro e arriscar. Assim decidiram que a partir de 2008 a concentração de moto turismo passará a ser naquele local, no pressuposto de que a Câmara Municipal de Ourém continue a cedê-lo para o efeito.
De facto, durante o fim-de-semana o publico nunca foi muito numeroso, porém foi suficiente para que se vivessem uns dias animados.
Das várias actividades disponíveis no local, foram o jogo do prego e a canoagem as mais concorridas.
Fátima recebe U. Leiria

O Fátima continua a sua preparação para a época 2008/09, para além dos treinos normais, já efectuou até agora quatro jogos treino, tendo ganho o primeiro com o Carregado e empatado os restantes com Benfica (Juniores), Odivelas e Pinalnovense. Amanhã o Fátima recebe uma equipa do Sindicato de Jogadores no Municipal de Fátima, em jogo previsto para as 10H30.
Para a próxima semana, dia 16, está agendada a apresentação da equipa aos sócios, em jogo com a União de Leiria. A partida terá lugar no Estádio Municipal de Fátima e está a despertar curiosidade, tendo em conta o valor de ambas as equipas, apesar de competirem em patamares diferentes. Quando falamos em divisões diferentes, estamos a cingir-nos à classificação do Fátima e consequente despromoção, mas é bom recordar que os processos que envolvem Vizela e Gondomar ainda não estão decididos.
Antigo hospital de Santo Agostinho
"Cuidados Continuados Integrados", Maria Inês Guerreiro ao antigo hospital de Santo Agostinho, o diagnóstico aponta para a inutilização do edifício para cuidados continuados integrados. A avaliação técnica revela que a requalificação do antigo hospital de Santo Agostinho para essa valência «implicaria custos muito acrescidos e com um número bastante limitado de camas. Na sua opinião, um edifício novo ficaria menos dispendioso e permitiria uma maior rentabilização», adianta a comunicação do presidente na reunião camarária.
David Catarino propôs ao executivo a reconversão do antigo hospital de Santo Agostinho para biblioteca municipal, retomando um processo já antigo, estando a Fundação disposta a ceder o direito de ocupação do edifício mediante protocolo durante um período alargado de anos. Por outro lado, a autarquia cederá um terreno (no areeiro do Carregal) à Fundação para execução do projecto de Unidade de Cuidados Continuados de Saúde".
A deliberação foi tomada tendo em conta a «necessidade premente de uma unidade de cuidados continuados integrados de saúde em Ourém». A proposta do presidente foi aprovada por unanimidade.
Procuram-se famílias para acolher estudantes de todo o mundo
O Programa AFS – Famílias de Acolhimento, promovido pela Intercultura – AFS Portugal, é uma experiência de intercâmbio em que um estudante escolhe Portugal para viver, durante um ano, um semestre ou um trimestre lectivo, sendo acolhido por uma família, e frequenta o ensino secundário.
Anualmente a Intercultura – AFS Portugal recebe cerca de 70 estudantes com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, provenientes de diferentes países, entre eles a Argentina, Austrália, Canadá, China, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Rep. Dominicana, Finlândia, Alemanha, Hungria, Islândia, Holanda, México, Noruega, Nova Zelândia, Rússia, Suíça, Suécia, Tailândia e EUA.
As famílias que pretendam acolher um destes estudantes, podem inscrever-se durante todo o ano, podendo optar por uma das durações do programa: anual (de Setembro de 2008 a Junho de 2009); semestral (de Setembro de 2008 a Março de 2009) ou trimestral (de Setembro a Novembro de 2008).
O estudante deverá ser integrado como um membro da família. Partilhará da vida familiar, responsabilidades e privilégios, tal como todos os menbros da família. Estes programas permitem à família de acolhimento um contacto com outra cultura, outra língua e outra forma de pensar e sentir as coisas. Dar-lhe-à acesso a uma enorme riqueza a nível de relacionamentos pessoais, fazendo-os participar na maior família do mundo, a família AFS.
Para mais informações, contactar:
Coordenador de Recrutamento – Daniel Ferreira (daniel.ferreira@afs.org) ou Eunice Neta – coordenadora de Apoio e Aconselhamento (Eunice.neta@afs.org) ou ainda através da Internet no endereço: www.intercultura-afs.pt.
Concessionária da água «arrecadou e não gastou»

A concessionária de água de Ourém, Veolia, apresentou o seu Plano de Investimentos do ano 2008 e a listagem de obras a executar no âmbito do aditamento do contrato de concessão da exploração e gestão do sistema de captação, tratamento e distribuição de água para consumo público no concelho de Ourém, assunto que foi apreciado na última reunião de Câmara e que suscitou o desagrado da oposição.
Os vereadores do PS denunciam o «imcumprimeto do Plano de Investimentos a que a Veolia está obrigada pelo contrato de concessão e, por isso apresentaram uma declaração política onde apontam o que consideram ser o «vergonhoso incumprimento do Plano de Investimentos da Veolia decorrentes das obrigações da respectiva concessão registamos a nossa profunda e indignada preocupação».
01 agosto 2008
De olhos na floresta

De olhos postos na floresta. Estes jovens escuteiros ocupam as férias na vigilância da floresta do concelho de Ourém. Em três postos de vigia estratégicos, de binóculos e em estado de alerta, vigiam toda a qualquer situação que possa ser uma ocorrência.
São 40 jovens e pertencem aos Agrupamentos de escuteiros de Fátima, Ourém e Nossa Senhora das Misericórdias. Estão de vigilância no posto do Calvário Húngaro, na Pista da Giesteira e no Castelo de Ourém.
A localização privilegiada permite-lhes observar uma área grande e, assim antecipar quando vêm uma coluna de fogo. O programa de vigilância começou a 1 de Julho e vai prolongar-se até 31 de Agosto.
A par das equipas que se encontram nas torres há ainda um responsável no centro de comando que faz a triangulação das informações recebidas. Há elementos que ficam de vigia no Posto enquanto outros fazem percursos a pé, no meio da floresta.
Estes elementos móveis - salienta o responsável do projecto - verificam se o
mato junto às habitações está cortado e sensibilizam os proprietários para a limpeza da floresta e a salvaguarda dos perímetros de protecção limpos.
Ourém investe na prevenção
Segundo este projecto, a Câmara de Ourém fica responsável pelo desenvolvimento social e produção da cartografia e caracterização do território. O INGA vai apoiar o projecto com investigação e análise na genética e espécies florestais bem como o estudo das melhores resinas.
«Floresta com resina é floresta limpa», defende João Moura, o vereador responsável pela pasta da Protecção Civil.
A limpeza da floresta é um dos grandes objectivos da candidatura a par de uma outra: «Ter a floresta pensada», refere.
Quando o plano estiver implementado no terreno, depois da fase inicial, em 2011, a condicionante económica será atractiva, aponta. João Moura espera mesmo que, em vez de plantarem eucalipto, os proprietários tenham a preocupação de plantar pinheiro bravo.
Leia a notícia completa na edição impressa
Desde o primeiro ano

Tiago Ribeiro, 19 anos é um dos elementos que se mantém neste projecto desde o início do mesmo. É chefe de operações e «faço isto porque gosto», explica ao Notícias de Ourém.
O IPJ subsidia apenas um mês de trabalho deste jovem mas ele vai estar no activo, neste projecto até 31 de Agosto, os dois meses de duração do mesmo.
Assim que alguém detecta uma coluna de fumo comunica via rádio. Aguarda que a outra torre confirme esta ocorrência sendo que o cruzamento dos dois ângulos mostra a zona de incêndio, identificado em mapa. A partir daí é só avisar o 117 ou os bombeiros.
Este ano, cada agrupamento de escuteiros vigia a sua zona mas, é objectivo de José Fernandes que, no futuro, haja um intercâmbio. Ou seja, os escuteiros de Ourém possam vigiar a floresta de Fátima, por exemplo, de modo a permitir um maior conhecimento do concelho a estes jovens. No próximo ano, José Fernandes gostaria que este projecto fosse alargado ao resto do concelho.
Junta de Caxarias

A Junta de Freguesia de Caxarias foi uma das entidades que também promoveu uma candidatura ao IPJ para o projecto de Vigilância nas florestas.«Tem sido excelente porque não tem havido fogos na nossa freguesia», afirma a presidente, Natália Nunes.
Este é o terceiro ano em que a iniciativa decorre naquela freguesia. Os jovens dividem-se por dois turnos (8h/13h30 e 13h30/19h) e são dois por turno, funcionando a vigilância diariamente, inclusive ao fim-de-semana.
A candidatura foi aprovada de Junho até final de Setembro. Em Junho não apareceram candidaturas, devido aos exames, explica a autarca. Esta responsável refere ainda que a Junta continua a receber candidaturas de jovens para esta tarefa. «É uma maneira de evitar os fogos que tem de ser acarinhada» , sublinha.
O primeiro ponto de vigilância definido de acordo com a protecção civil municipal e GNR foi o Outeiro do Marco. «Como os jovens me diziam que não tinham grande visibilidade, passaram para o cemitério», refere a gestora do projecto.
Natália Nunes é uma entusiasta deste projecto e refere que tanto os responsáveis da protecção civil municipal bem como a GNR têm manifestado grande interesse por este trabalho. Inclusive, a presidente comunicou à Autoridade Nacional de Protecção Civil, via 117, os horários e os turnos de vigilância.
6 Juntas com kits
Casal dos Bernardos, Caxarias, Fátima, Freixianda, Rio de Couros e Ribeira do Fárrio foram as contempladas. Do kit faz parte uma motobomba de ferro automática portátil, dois laços de mangueira 25mx25mm, duas agulhetas de caudal regulável e um reservatório de 1000lt em plástico reforçado. No caso do reservatório da Junta de Freguesia de Fátima este é de três mil litros. Este equipamento encontra-se instalado num veículo da Junta de Freguesia, tendo funcionários das juntas participado numa acção de formação, realizada a 14 de Junho, na Freixianda.
Família Henriques em convívio

120 pessoas participaram no primeiro encontro pessoas com o sobrenome Henriques, realizado a 27 de Julho, no parque de merendas do Olival. O mais novo presente neste almoço convívio era o Duarte, com menos de dois anos e residente nos Vilões, o mais velho era Manuel Pereira Henriques, com 88 anos e residente em Casais Carcavelos, Olival.
Na frescura dos seus já muitos anos, Manuel Henriques nasceu a 1 de Janeiro de 1920, tendo estado 30 anos no estrangeiro.
«É bom encontrar as famílias», adianta ao Notícias de Ourém, o homem cuja família é constituída por 11 irmãos.
Ao receber um livro sobre D. Afonso Henriques, em jeito de homenagem, por ser o Henriques com mais idade presente, o senhor Manuel referiu que a família Henriques é «boa gente, boa família». No próximo ano «estamos cá todos», afirmou.
Vereadores socialistas votam contra
Argumentam que «o que está em causa é praticamente o mesmo que há um ano atrás nos foi proposto para a constituição do direito de superfície».
Dizem os socialistas que «agora, propõe-se um procedimento por negociação sem publicação prévia de anúncio». E vão mais longe as críticas socialistas: «Admitimos que o resultado possa ser outro para as pretensões da maioria PSD de contornar o endividamento municipal e criar desafogo imediato que facilite o ano eleitoral, mas apresentará o mesmo resultado negativo para os munícipes no médio e longo prazo porque vão estar em causa valores de arrendamento por 40 anos que oneram as próximas gerações».
Votaram também contra a proposta da Ambiourém que diz respeito à construção de um edifício para o espaço da actual rodoviária de Ourém. Os vereadores do PS questionam o «timing e a forma processual» como esta proposta é apresentada. Nomeadamente «qual a legitimidade para uma empresa municipal em fase de mudança da sua administração nos vir fazer uma proposta desta natureza? Não caberá à Câmara a iniciativa de definir um modelo de investimento para um projecto deste tipo?».
Os socialistas dizem ter «sempre« manifestado«sérias reservas e mesmo oposição à dimensão da intervenção prevista para o local». Os vereadores dizem concordar «com a necessidade de valorizar o espaço em causa».
Concordam com a «criação de condições para a Loja do Cidadão, ainda assim entendemos que não há respostas suficientes quer do ponto de vista do projecto de edifício e suas funcionalidades, quer do ponto de vista financeiro, para o projecto merecer o nosso acordo».
Empate no jogo de convívio

Foi um jogo onde mais do que o resultado foi o convívio a nota dominante. Os elementos do município de Ourém divididos em equipas entre o deliberativo (Assembleias de freguesia e Assembleia municipal) e o executivo (Vereação e executivos das Juntas de freguesia) disputaram uma partida de futebol na manhã do último domingo.
O resultado, um empate a duas bolas, acabou por deixar para a terceira parte, o convívio ao almoço, o desempate entre as duas equipas. O derby acabou por ser arbitrado pelo presidente da Junta de Freguesia de Matas, Manuel Antunes.
O presidente da Câmara apontou a boa disposição e o convívio das pessoas que trabalham e interagem por motivos laborais, agora num encontro saudável e de lazer.
Gondemariense comemora 100 anos

"É obviamente uma data muito especial, que nos enche de orgulho e nos traz muita felicidade, já que não é todos os dias que se comemoram 100 anos!" Foi com palavras de reconhecimento e visível satisfação que Manuel Lopes Sousa se referiu à data em que a sua mãe comemorou o 100º aniversário, transformando-se, assim, na pessoa mais velha da freguesia de Gondemaria.
Josefa de Jesus, natural do lugar da Calçada, freguesia do Olival, nasceu a 28 de Julho de 1908 e dedicou toda a sua vida à agricultura e às tarefas domésticas, criando os seus nove filhos sempre com base nos ensinamentos católicos que eram cumpridos a rigor. "A minha mãe sempre nos incutiu uma vivência cristã muito profunda, e não foi por acaso que, dos nove filhos que teve, acabaram por sair quatro vocações, ao serviço da Missão: o Pe. António, da diocese de Leiria, o meu irmão José, missionário da Congregação dos Missionários do Espírito Santo, a minha irmã Maria da Conceição que está ao serviço da Congregação das Missionárias do Espírito Santo e eu, que pertenço à Congregação dos Irmãos Maristas", distinguiu.
ACTIVIDADES PARA TODOS OS GOSTOS

O desenvolvimento de actividades diversificadas que contribuam para o bem-estar dos utentes tem sido um dos grandes objectivos da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, instituição particular de solidariedade social.
No Centro de Apoio a Idosos, as datas mais significativas do calendário são assinaladas e comemoradas ao longo do ano, proporcionando momentos verdadeiramente especiais de entretenimento, lazer e convívio. Em Maio, festejou-se o dia da mãe, visitou-se Constância, experimentou-se o comboio turístico de Fátima e desfrutou-se da colónia de férias de Pedrógão.
Em Junho, os Santos Populares estiveram em destaque, com a boa música da cantora Lelita, a sardinha na broa, a boa pinga "de uvas" e os jogos tradicionais. A cultura não foi esquecida e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas teve o seu espaço, porque o saber não ocupa lugar e é sempre bom aprender.
Áreas ardidas isentas de taxas
As operações de florestação implicam, no seu início, o pagamento de uma taxa, sendo essa taxa que a câmara irá abolir para as operações que decorram até meados de 2011.
Com esta medida a câmara pretende fomentar a reflorestação dos espaços ardidos nos grandes incêndios de 2005 e 2006, isto apesar da medida englobar qualquer espaço florestal alvo de incêndio, qualquer que tenha sido o ano em que este ocorreu.
Férias arqueológicas
A iniciativa é dirigida a todos os interessados com mais de 14 anos, e visa promover a iniciação na arqueologia através da aplicação das técnicas, práticas e processos desta ciência directamente no monumento mais importante do Concelho de Ourém.
As actividades arqueológicas decorrerão de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.
Os interessados em participar nas Férias Arqueológ
As inscrições são gratuitas e limitadas a 15 pessoas por grupo, sendo que os participantes podem optar por se inscrever num ou nos dois grupos. O grupo I
decorre de 19 a 22 de Agosto; o grupo II decorre de 25 a 29 de Agosto; o grupo III decorre de 1 a 5 de Setembro.
Esta é uma iniciativa do Município de Ourém. dinamizada pelo DECAS, em colaboração com o IGESPAR e a Fundação da Casa de Bragança.
Vespourém em convívio

O clube de vespas de Ourém Vespourém festejou o quarto aniversário com um almoço convívio realizado a 27 de Julho. O parque de merendas da Amieira, na Urqueira permitiu aos vespistas e famílias saborear um churrasco com sardinhada e febras, em jeito de piquenique.
O convívio juntou 130 pessoas juntando aos sócios de Ourém outros de Torres Novas, Caranguejeira, Tomar. 20 quilos de sardinha, 100 febras e 100 tiras de entremeada, 20 grades de cerveja além de fruta e bolo de aniversário fizeram parte deste menu de piquenique.
É a terceira vez que o grupo opta por realizar este almoço ao ar livre no parque de merendas da Amieira, já que possui todas as condições, aponta o presidente do clube, Vítor Mota.
Depois da participação recente, na peça de teatro "Pegadas de dinossáurios", os vespistas de Ourém preparam-se para participar na Concentração de Góis, de 15 a 17 de Agosto. Seguem-se as concentrações vespistas de Fátima (6 e 7 de Setembro) e Alpiarça (20 e 21 de Setembro).
Jovem de Ourém nas Jornadas da Juventude

Dália Reis foi uma das participantes das Jornadas Mundiais da Juventude realizadas em Sidney, na Austrália, de 15 a 20 de Julho. A jovem integrou o grupo de nove elementos da diocese de Leiria-Fátima e o de 56 portugueses que rumaram até ao outro lado do mundo para estarem com outros jovens e com o Papa.
«Aqui foi mais viver, em Colónia foi absorver» afirma em jeito de comparação com as Jornadas de 2005. Certo é que «são experiências diferentes».
Nestas Jornadas foram alguns dias mais cedo. «Aconselho, a quem puder, que faça as pré-Jornadas», salienta.
Dália Reis destaca a mensagem de chegada e de envio de Bento XVI, como momentos marcantes da viagem, a que se junta o facto do Santo Padre ter falado em português.
Licenciatura em cinema
É um curso de documentário em que se sublinha de raiz a diferença entre este e a reportagem. Em conformidade, não se trata de um curso de audiovisual jornalístico, mas sim de um curso de clara vocação artística na área do cinema e do vídeo – onde, portanto, a formação artística é entendida como base e catalisador da própria formação em áreas comunicacionais.
Mais informações em www.ipt.pt
Encontro JSF no Caneiro
Curso de Vídeo
Este curso tem como objectivos a aprendizagem das técnicas associadas ao vídeo e a produção e pós-produção de um trabalho Final, em vídeo, contando com os seguintes conteúdos programáticos: Tecnologia vídeo (Betacam e DVCAM); Análise de trabalhos de vídeo; Novas Tecnologias em vídeo; Montagem vídeo: A montagem não linear; Pós – Produção, exercícios; Produção e pós – produção de um trabalho final em vídeo e Avaliação.
A formação é pós – laboral, das 18h00 às 21h00 e tem a duração total de 40 horas. A taxa de inscrição é de 88,00 euros e 76,50 euros para portadores de Cartão-Jovem.
O Curso é ministrado por Miranda Ferreira (Formador Creditado pelo IEFP) e Monitorizado por Júlio Torres (Apple Certified Trainer-Final Cut Pro 6., Adobe Certified).
Mais informações e inscrições: E-mail: ipj.lisboa@ipj.pt Tel: 21 892 0800
‘Campoamor’ é lançado hoje

‘Campoamor’ é o título do livro que será apresentado, hoje, 1 de Agosto, pelas 19h30, no Arte Caffé. A obra de Hugo Santos será apresentada por Jorge Lino.
Trata-se de uma «história de encornados, encornadores e pássaros avisadores».
"Campoamor é uma branca e lenta vila alentejana, cuja vida secreta o narrador, ou o escriba, como ele gosta de se nomear, vai pouco a pouco revelando, em tom irónico, afectivo e mesmo terno, os seus amores e desejos refreados, ambições e desaires, hábitos, coscuvilhices, pequenas intrigas e até cenas dramáticas. (…)
Romance mágico, na concepção e na escrita, este belíssimo livro de Hugo Santos estará decerto destinado ao êxito."
Leia a notícia completa na edição impressa
Escuteiros oureenses

De 2 a 10 de Agosto, a Charneca do Nicho, Souto da Carpalhosa será o quartel do ACAREG – Acampamento regional de escuteiros da diocese de Leiria-Fátima. São esperados 1400 escuteiros para participar nas actividades destes dias.
«Jamboree» é o nome que Baden-Powell, fundador do Escutismo, dava aos acampamentos de escuteiros, nome que continua a ser usado no Escutismo, sobretudo em acampamentos a nível internacional. Por isso o nome: nesta actividade teremos como imaginário de fundo esta realidade mundial do Escutismo. O campo estará dividido em continentes e estes em países. Cada país procurará tornar presente a cultura e a realidade própria desse país.
Em missão no mês de férias

Edgar Duarte, 22 anos, parte em missão para Angola, hoje, dia 1 de Agosto. Vai ficar por um período de um mês, inserido no grupo de voluntariado missionário que se prepara para cumprir a Ponte 2008, uma iniciativa dos Jovens Sem Fronteiras, ligados aos missionários do Espírito Santo.
Edgar é um dos 17 jovens que viajarão acompanhados pelo coordenador do projecto, padre Tony Neves, até à missão do Chinguar em Angola, a meio caminho entre o Huambo e o Kuito-Bié. Ali se encontrarão com o padre Agostinho Loureiro e as Irmãs de São José de Cluny.
Ali começa uma outra experiência de vida, o encontro de culturas traduzido em actividades concretas como trabalho e formação na área da saúde materno-infantil, formação de professores, intervenções na área da justiça e direitos humanos, dinamização de actividades com crianças e jovens, promoção da mulher, cursos de informática e música.

“É com emoção que venho à Fátima em peregrinação de agradecimento à Virgem Santíssima pela vida que me dá para continuar a servir o meu povo e a humanidade”, escreveu o presidente de Timor Leste, no livro de honra do Santuário. Ramos Horta veio agradecer a protecção que Maria lhe concedeu por ocasião do atentado de que foi alvo no dia 11 de Fevereiro deste ano. O prémio Nobel da Paz veio acompanhado do bispo Ximenes Belo e teve à sua espera um grupo de jovens timorenses a residir em Fátima que, cantou para toda a comitiva. Na altura, o reitor do Santuário, monsenhor Luciano Guerra salientou que “nós acompanhámos com muita emoção e oração tudo o que lhe aconteceu e damos graças a Deus porque pôde restabelecer-se plenamente”. Sobre o líder timorense, afirmou o reitor: “Conhecemos os esforços que ele fez, de embaixada em embaixada até às Nações Unidas, para que todos pudessem compreender o que acontecia em Timor, acompanhámos a independência, acompanhámos a atribuição do Prémio (Nobel da Paz)” e expressou o desejo que “a sua missão possa realizar-se como sempre sonhou”. Ximenes Belo veio a Fátima, em gesto de solidariedade para com Ramos Horta e também de uma gesto de oração “para que Nossa Senhora o proteja, para que continue a sua missão de paz”.
Acesso gratuito à Internet
Espaço Internet – indica que no local/zona é possível aceder à Internet através de um computador existente para o efeito ou através da tecnologia Wifi® - rede sem fios – denominada "LeiriaRegiaoDigital".
Zona Wireless – indica que o local/zona é possível aceder à Internet através da tecnologia Wifi® - rede sem fios – denominada "LeiriaRegiaoDigital". Wireless significa "sem-fios".
A localização geográfica dos diversos locais/zonas onde existe acesso gratuito à Internet, disponível através de PBL, pode ser consultada no Mapa Interactivo – "Ourém Interactivo" , disponível no Portal do Município.
Há 300 pontos de acesso à internet instalados em todo o território (freguesias) da AMLEI; Dois carros da Net, viaturas devidamente equipadas com 9 postos de acesso à internet; Redes Municipais de Banda Larga interligando cerca de 98 edifícios autárquicos e diversos locais de interesse público: forças de segurança, bombeiros, centros de saúde, bibliotecas, escolas, parques industriais,.
Agroal sem época balnear

O Agroal está interdito a banhos nesta época balnear. As obras de beneficiação ainda não estão concluídas, o que impede que os veraneantes se possam banhar na única zona fluvial do concelho.
O presidente da Câmara salienta que «impossível a prática balnear com as obras em curso». Ou seja, «não vale a pena ter ilusões» sendo que o Agroal estará apto a funcionar como zona lazer e banhos dentro em breve.
Ao Notícias de Ourém, David Catarino salientou que «as chuvas também complicaram» as obras orçadas em mais de um milhão de euros e que devem estar concluídas a 15 de Setembro. A obra devia ter ficado concluída em final de Junho, mas o autarca também aponta que o prazo, inicialmente definido, foi muito apertado.
A Câmara municipal já comunicou aos empresários com negócio naquela zona, a nova data prevista para conclusão dos trabalhos. Foi ainda comunicado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo que a nascente do Agroal se encontra em obras e sem condições para a prática balnear.
Meio milhar de peças

A Câmara Municipal de Ourém vai receber de uma particular de Ourém cerca de 500 peças, sobretudo brinquedos e miniaturas, datadas da primeira metade do século passado, tendo em vista a sua integração no futuro Museu Municipal de Ourém, em fase de conclusão.
O Museu Municipal situa-se no largo Vitorino de Carvalho, no centro da cidade, num edifício que foi residência do Administrador no início do século passado, e onde, na altura das aparições, estiveram os videntes de Fátima. Prevê-se o seu início de funcionamento a curto prazo.
400 em Fátima

"Queremos mostrar ao poder político que temos força e não deixamos acabar com os pára-quedistas", disse Joaquim Fialho, um dos promotores do encontro., para reforçar a atenção com que os pára-quedistas estão atentos à restruturação das Forças Armadas.
Além da Eucaristia, no Santuário de Fátima, em memória dos militares mortos em combate, os participantes participaram num almoço-convívio. Seguiu-se o lançamento de pára-quedistas que deixaram cair milhares de pétalas de rosas, simbolizando as lágrimas derramadas em combate. O encontro contou ainda com um balão de ar quente.
Três mil a ver passar os aviões

50 aeronaves puderam ser vistas e conhecidos pormenores das mesmas, pelos muitos visitantes, de mais ou menos idade. 50 baptismos de voo foram efectuados durante a tarde . Uma das novidades na animação consistiu nos insufláveis que mantiveram ocupados os mais pequenos enquanto os pais tiveram oportunidade de ver os aviões.
Sardinhada GTA
Na sede do Centro Cultural e Recreativo de Pêras Ruivas.
Câmara alarga vias no centro da cidade
Plano de pormenor apresentado

O Plano de Pormenor da Avenida Papa João XXIII tem por objectivo criar uma nova centralidade para a cidade de Fátima, estabelecendo uma estrutura de espaços públicos e de relação com o edificado concebidos sobretudo a pensar nas pessoas que circulam a pé.
«Todo o espaço urbano foi pensado para o peão», apontou Alberto Mendes do Gabinete José Lamas e Associados, Lda. O novo plano pretende que a cidade de Fátima tenha uma vertente inter-geracional com «vários espaços públicos voltados para várias faixas etárias» numa cidade que se pretende «sustentável».
Distrital do PSD quer aeroporto em Fátima
A distrital do PSD considera que a infra-estrutura, além de «servir o país, poderia servir também a coesão regional com o centro do país». Na tomada de posição pública sobre o Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT) reconhece Fátima como «âncora para o desenvolvimento regional».
Leia a notícia completa na edição impressa
Governador Civil fala de cooperação a jovens europeus
«Queria dizer-vos que tenho muita inveja vossa, porque são jovens e têm nas vossas mãos o futuro da construção europeia.» Foi desta forma que o Governador Civil começou por falar à plateia composta por jovens entre os 15 e os 17 anos. É um desafio aliciante e «mais profundo», considerou Paulo Fonseca, porque «até agora tínhamos a responsabilidade de encontrarmos formas de cooperarmos entre nós, mas agora temos a responsabilidade de encontrarmos formas de nos consolidarmos a nossa relação entre os 27 países da União Europeia (UE)».
Leia a notícia completa na edição impressa
Valorlis apresenta “Vidro e Vidrão, grande paixão”
"Vidro e Vidrão, uma grande paixão" é o nome da campanha da Valorlis, que surge da necessidade de aumentar os índices de colocação dos resíduos de vidro nos ecopontos adequados, os chamados "vidrões". Esta campanha, inédita, que conta com o apoio do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, tem como ícone um vidrão humanóide, simpático e bonacheirão, que será apadrinhado por todas as crianças da Alta Estremadura.
O ponto alto da campanha é o Concerto do Vidrão, uma iniciativa inédita a nível mundial, em que é produzida e adaptada música, de vários géneros, a partir do mote do vidro e utilizando não só instrumentos de vidro, mas também o som de vidro a partir – recriando o som produzido pelo vidro a quebrar-se quando é lançado no vidrão.
Leia a notícia completa na edição impressa
Jantar de Gala
Informações sobre o Jantar, sobre o projecto e sobre a própria associação podem ser obtidas pelo telefone 249.821.172.
Jovem ferida por rotweiller
A jovem de 19 anos foi mordida por um cão, de raça "rotweiller", na manhã de 25 de Julho, em Casal Pinheiro, freguesia de Freixianda.
A mãe, Ilda Pereira contou ao Notícias de Ourém contou que, «fomos às compras» e os cães já as seguiam. «não houve problemas». À vinda da loja, «a minha filha já vinha com medo» e a mãe ter-lhe –á dito que caminhasse para voltarem a casa.
Entretanto, os cães atacam a jovem e a mãe só teve tempo de gritar. «Pedi socorro». «Gritei pela vida da minha filha», conta ainda. Ilda diz agora que, se não tem gritado, os rotweiller podiam ter morto a filha.
Leia a notícia completa na edição impressa
Comissão de Utentes da Saúde pede reunião a Catarino
«Pretende-se debater o actual nível de prestação de cuidados de saúde, onde muitos milhares de utentes não têm médicos de família e as perspectivas futuras enquadradas num cenário da previsível reforma de alguns clínicos e na anunciada nova organização dos Cuidados de Saúde Primários, a criação e implantação dos denominados Agrupamentos dos Centros de Saúde«, adianta a Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo.