Ourém prepara-se para celebrar, ao longo de três dias, o nonagésimo aniversário da beatificação de D. Nuno Álvares Pereira, proeminente figura nacional –foi ele quem comandou as 6 mil tropas portuguesas contra as 30 mil castelhanas na batalha de Aljubarrota- e de importante destaque local, tendo sido 3º Conde de Ourém e figura histórica estimada na terra.
O programa das celebrações inicia-se a 6 de Novembro, com uma missa celebrada pelo meio-dia na Igreja Colegiada pelo vice-postulador Frei Francisco Rodrigues. Após a missa será apresentado o compromisso de honra da Real Confraria de S. Nuno Álvares Pereira, ao que se seguirá um almoço no Restaurante Medieval, organizado pela Real Confraria Enófila e Gastronómica Medieval.
Da parte da tarde, e a partir das 15 horas, terá início um programa de inaugurações, com o descerrar de uma lápide em memória às vítimas da guerra do Ultramar, no Monumento aos antigos combatentes, seguido da inauguração de uma exposição em honra do 3º conde de Ourém, na Galeria Municipal. Pelas 17 horas terá início a conferência intitulada "Vida e obra do beato Nuno de Santa Maria", na Igreja Colegiada
Dia 7, pelas 20h30 e no mesmo local, terá lugar uma conferência intitulada "D. Nuno Álvares Pereira – herói e santo", com o coronel Vítor Portugal dos Santos, director emérito do Museu Militar de Aljubarrota. Seguir-se-á um concerto pela Sociedade Filarmónica Oureense. Dia 8, pelas 14h30, terá início um passeio de automóveis antigos e, pelas 17h30, Carlos Evaristo, da Fundação Sócio Cultural Oureana, dará uma conferência intitulada "O culto internacional de D. Nuno". Às 19h30 a Quinta de S. Gens receberá uma gala/jantar a favor da Sociedade Filarmónica Oureense.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário