Armando Lopes Baptista é natural da Gondemaria e está há alguns anos emigrado no Brasil onde desempenha funções de assessor parlamentar do gabinete de um vereador de S. Paulo. Para além disso, faz também parte da direcção da Casa de Portugal em S. Paulo.
Em deslocação recente a Ourém Armando Baptista fez saber do interesse declarado da cidade de S. Paulo em ser «irmã» da cidade de Ourém. Apesar das discrepâncias na dimensão de ambas e no seu número de habitantes, a AM votou favoravelmente a geminação que pretende assegurar um maior intercâmbio e aproximação entre as duas cidades, ao nível das relações culturais, sociais e económicas.
Com a assinatura do documento, pretende-se «o fortalecimento dos laços de amizade entre os povos; a troca de informações e a difusão entre ambas de obras de várias índoles; acordos de colaboração e/ ou cooperação dentro das diversas áreas; o contacto entre empresas e/ ou instituições interessadas em efectuar intercâmbios; a realização de acordos bilaterais visando a troca de conhecimentos a nível folclórico, musical, etc. e a realização de intercâmbios estudantis, proporcionando a atribuição de prémios aos melhores alunos, viagens de estudo e/ ou turismo.
Já a geminação de Fátima com as cidades de Loreto (Itália), Lourdes (França), Mariazell (Áustria) e Altötting (Alemanha), tem como pressuposto afinidades particulares, fazendo todas parte do grupo das cidades com Santuário Mariano. O grupo «Shrines of Europe» tem como principal objectivo a divulgação das cidades Santuário, bem como o intercâmbio que lhes permita trocar experiências.
Para além das referidas, faz ainda parte do grupo, a cidade de Czestochowa, na Polónia, com quem Ourém já está geminada.
O acordo de geminação com as agora propostas, deverá ser assinado no decorrer do II Congresso Ibero-Americano de Destinos Religiosos, a ter lugar em Fátima, no próximo ano.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário