Dois professores da Escola da Freixianda participaram na passada semana numa reunião internacional realizada na ilha italiana da Sicília. O encontro foi promovido pela escola G. Carducci da cidade de San Cataldo, no centro da Sicília, e destinou-se a preparar as actividades do Projecto Comenius em que a escola da Freixianda está inserida.
O grupo de escolas europeias, constituído por uma escola francesa, uma alemã, uma italiana e uma estónia, além da representação portuguesa, obteve para o presente ano lectivo a aprovação para a continuação do projecto iniciado no ano de 2004. Assim, o tema "As profissões dos nossos avós" deverá continuar a ser o elo de ligação para alunos e professores destas cinco instituições de ensino.
Este tipo de projectos de cooperação é promovido pela Comissão Europeia e destina-se a aprofundar o sentido de cidadania europeia e a partilha de experiências ao nível do ensino. Para a escola da Freixianda, é da maior importância esta oportunidade de contactar com parceiros comunitários, especialmente porque permite a alguns alunos conhecerem realidades diferentes da sua experiência quotidiana e, assim, alargar os seus horizontes. Além dos trabalhos conjuntos feitos por meio da internet, alunos e professores têm possibilidade de participar em sessões realizadas em cada uma das escolas participantes. Depois dos encontros que tiveram lugar em Biganos (França), na Freixianda (Portugal), em Potsdam (Alemanha) e em San Cataldo (Itália), está previsto o encerramento das actividades conjuntas para o mês de Maio de 2006 na cidade de Talin, capital da Estónia.
De acordo com o regulamento oficial, estes encontros internacionais permitem, além das sessões de trabalho, o conhecimento da região em que se insere a escola organizadora. Por isso, este encontro siciliano, deu oportunidade aos professores participantes de visitarem alguns dos pontos turísticos de maior interesse, nomeadamente na cidade de Palermo, a capital daquela região italiana. Sendo uma ilha no centro do Mediterrâneo, ali se conservam importantíssimos monumentos representativos das várias épocas e culturas que se estabeleceram naquelas paragens. Desde a pré-história, passando pelos Fenícios, Gregos, Romanos, Normandos, Árabes, muitos povos ali deixaram a sua marca. Também a estância turística e histórica de Cefalú foi ponto de visita, com a sua cidade antiga nascida junto à praia mediterrânica.
No seguimento dos trabalhos de preparação, cada escola deverá agora pôr em marcha o projecto, produzindo materiais que serão apresentados no final do ano lectivo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Fiquei siderado com toda a descrição da ilha! Deve ser fantástica! Mas já agora quem são os professores? O jornalista que escreveu esta porra não teve curiosidade? Grande profissional sim senhor!
Enviar um comentário