23 março 2006

«Queremos fazer mais por quem precisa»



A direcção da Santa Casa da Misericórdia de Ourém-Fátima, agora eleita pretende Centro de Apoio a Dependentes para dar assistência a pessoas vítimas de doenças terminais, de média e longa duração e paliativas. Implementar a vertente de apoio domiciliário à noite, fins-de-semana, feriados e férias e, ainda, em segundo plano as valências de Lar e/ou Centro de Dia, ATL e prolongamentos de horário é outro dos objectivos.
Num futuro próximo vislumbra-se como grande objectivo a construção de uma Unidade de Cuidados Continuados.
"Acima de tudo queremos fazer mais por quem precisa, não só, de cuidados médicos, mas também de mais atenção e apoio. É nosso objectivo tratar das pessoas e contribuir para a melhoria da sua saúde, mas, essencialmente, para que tenham o bem-estar que merecem", refere, o presidente recentemente eleito, Vítor Frazão.
A sede administrativa será numa ala da União das Misericórdias Portuguesas com várias salas que serão cedidas em regime de comodato. Quanto ao Centro de Apoio a Dependentes estamos em negociações com uma instituição de Fátima para ali instalar os serviços da Santa Casa.
Quanto à selecção dos utentes, está a ser elaborado um regulamento de selecção dos mesmos.

Como nasceu
Em 1999 começa o sonho. Um grupo de fatimenses encontra-se informalmente para expressar dificuldades sentidas ao nível da população idosa, particularmente da dependente de apoio de terceiros.
O imperativo de institucionalizar o conjunto de vontades e projectos, levou a que o mesmo grupo, depois de um período de amadurecimento e crescimento, optasse pela constituição de uma Misericórdia, identificando-se aos valores cristãos e humanitários que subjazem à natureza daquela instituição.

A acção
A Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém é uma Associação pública de fiéis, constituída na ordem jurídica canónica, com o objectivo de praticar a solidariedade social, concretizada nas Obras da Misericórdia.
A actividade da Instituição tem por finalidade essencial a caridade cristã no campo da Assistência Social a todos os cidadãos carecidos de auxílio e apoio material ou espiritual, sem distinção de raças, credos religiosos ou ideologias políticas, procurando a valorização integral dos indivíduos e das famílias, de forma a assegurar a promoção da saúde e bem-estar, bem como a luta contra as exclusões (art.1º Compromisso da Misericórdia Fátima Ourém).

Sem comentários: