29 junho 2006

Novo bispo recebido calorosamente

Quando saiu do carro, as palmas dos fiéis começaram a ouvir-se, junto à Sé de Leiria. Desde esse momento, às 16h30 até ao momento em que entrou na Sé e rezou na capela do Santíssimo, as palmas ecoram por várias vezes, na Sé de Leiria, repleta de fiéis, durante a celebração em que, tomou oficialmente posse, como bispo diocesano.
Foi calorosa a recepção com que os diocesanos presentearam D. António Marto que entrou oficialmente, na diocese de Leiria-Fátima. A emoção foi visível particularmente, no abraço mais apertado aos seus familiares.
Mais de 150 sacerdotes e vinte e cinco bispos quiseram estar presentes nesta passagem de testemunho, entre os quais um representante do núncio apostólico. Juntaram-se ainda diversas personalidades civis e religiosas que apresentaram cumprimentos ao novo bispo. Presentes estiveram o presidente de Câmara de Ourém e o governador civil de Santarém.
À entrega do báculo por D. Serafim ao novo bispo, as palmas voltaram a ouvir-se num templo apinhado de gente.
"Tu foste considerado perfeitamente idóneo para acolher esta família de fiéis", ouviu-se da carta apostólica, lida publicamente, durante a cerimónia.
Na missiva, Bento XVI exorta o novo prelado da diocese de Leiria-Fátim a pedir a protecção à virgem de Fátima, para o seu trabalho, "da qual serás especial fiel".
D. António Marto reconduziu provisoriamente todos os responsáveis, nos respectivos cargos, até que seja, constituído, "oportunamente" o "conselho presbiteral".
Ao que tudo indica, D. António Marto deverá reconduzir o padre Jorge Guarda como vigário-geral da diocese. Vítor Coutinho, director do Centro de Formação e Cultura deverá ser seu secretário. Estas nomeações aguardam confirmação, por decreto, do novo bispo.
D. Serafim Ferreira e Silva passa a bispo emérito da diocese e fixa residência na Casa Nossa Senhora do Carmo, em Fátima.
Papa convidado a vir a Fátima
D. António Marto irá pedir uma audiência ao papa bento XVI, para final deste ano. Nesse encontro, o bispo de Leiria-Fátima irá formalizar o convite para que Bento XVI se desloque a Fátima, por ocasião das comemorações dos 90 anos das Aparições aos pastorinhos.
"Naturalmente, eu creio que todo o país está a desejar um a vinda do Papa a Portugal", principalmente num momento em que se comemora os "90 anos das Aparições" e é esperada a "conclusão do processo de canonização dos Pastorinhos" Francisco e Jacinta Marto, afirmou D. António Marto.
"Agora, vamos ver se (a visita) será 13 de Maio ou a 13 de Outubro porque a inauguração da nova basílica de Fátima será em Outubro de 2007", disse D. António Marto, salientando que a decisão final só será tomada após contactos com "o reitor do Santuário e com a Conferência Episcopal para saber qual a melhor data".
O trabalho pastoral em Fátima irá merecer uma particular atenção, disse D. António Marto, revelando que o papel do Santuário foi também destacado por Bento XVI, numa mensagem recente que lhe dirigiu através da Congregação dos Bispos.
"O Santo Padre põe expectativas grandes na dimensão europeia e mundial do Santuário e isso será uma das preocupações a ter em conta", afirmou D. António Marto, que quer afirmar a instituição como um "centro de espiritualidade europeia e mundial".
"Maria, Mãe da Igreja, sustenta a fé eclesial nos momentos de dificuldade e de provação. A Ela peço que guie os meus passos na minha missão de confirmar os irmãos na fé. Junto do seu santuário, na Cova da Iria, em união íntima ao seu Coração Imaculado, deixemo-nos confortar pelas palavras de Jesus: "Não tenhais medo! Tende confiança! Eu estarei convosco, todos os dias, até ao fim dos tempos!"". As palavras são de António Marto que, hoje, 25 de Junho, tomou posse como bispo da diocese de Leiria-Fátima. No último parágrafo da sua homilia, o prelado reafirmou a sua devoção a Nossa Senhora e lembrou a importância de Fátima.
Já na diocese de Leiria-Fátima, António Marto não deixa de recordar os seus antigos diocesanos de Viseu. "Desde que disse sim à nomeação do Santo Padre, vós entrastes no meu coração de pastor. Dele não sairão os muitos que até agora amei e guiei na fé, mas com eles – tende a certeza – entrais todos vós com pleno direito de filhos", afirmou.

Sem comentários: