22 junho 2006

Relógio da Torre da Igreja Velha do Olival

A notícia foi recolhida na net, após uma dica que nos chegou de um leitor. Diz que está «em fase final de restauro na nossa oficina (Tic Tac Temporis - Conservação e restauro de Campanários e Relógios de Torre), o relógio da Igreja Velha do Olival» que, afirma-se ali, «é um magnífico exemplar da relojoaria francesa de Amorez/Jura, fabricado na oficina de Delphin Odobey».
Ea a informação continua afirmando tratar-se de «uma máquina tecnicamente evoluída, com escape de cavilha, está preparado para dar horas, com repetição, e quartos progressivos, sistema ding-dang, accionando dois sinos.
Existe alguma indefinição na sua data de fabrico.
O mostrador de serviço, esmaltado, é do relojoeiro português José Pereira Cardina.
Tem quase todos os componentes marcados com o número 1941, eventual ano de fabrico, contudo, as paletes do escape apresentam uma gravação com a data de 1905, existindo duas hipóteses para a sua datação: ou a máquina é de 1905 e terá sido restaurada em 1941 por José Pereira Cardina, o que não parece provável, pois a maioria dos componentes é de origem, ou foi importado em 1941 e, talvez por qualquer acidente, o escape original tenha sido substituído por outro mais antigo, de 1905.De realçar os belos relevos laterais da estrutura, em ferro fundido, apresentando figuras angélicas e motivos vegetalistas».
In, http://www.tictactemporis.com/

Sem comentários: