19 outubro 2006

Finalmente: Agroal



A Câmara Municipal de Ourém adquiriu esta semana, por 250 mil euros, as parcelas de terreno necessárias à implementação das estruturas para planeadas para o Agroal, no âmbito do Plano de Pormenor aprovado.
As parcelas de terreno adquiridas, com uma área aproximada de 5.000 metros quadrados, incluem as estruturas que servirão como balneários e os terrenos na encosta adjacente. Prevê-se assim a breve trecho o arranque dos trabalhos de requalificação previstos.
O Plano de Pormenor
A intervenção a efectuar divide-se na área de circulação pedonal, estrutura verde, estrutura física e actividades de divulgação.
A nível de circulação pedonal serão requalificadas as pontes pedonais existentes, será criada uma área de circulação pedonal paralela ao percurso do rio, serão criados novos caminhos pedonais no interior da vegetação, será recuperada e reforçada a sinalética turística. A nora existente e os respectivos acessos serão recuperados.
A estrutura verde será também reforçada. Será criado um parque de merendas e de recreio/lazer; as margens do rio serão desmatadas, valorizando-se a vegetação existente; será criada uma praia fluvial de areia e serão criados espaços verdes de utilização pública fornecidos de mobiliário urbano indispensável –papeleiras, bancos e bebedouros, entre outros.
Fisicamente será instalado um Parque Infantil, a piscina natural será requalificada e serão criadas unidades de apoio à piscina e à praia fluvial através da recuperação das construções existentes. No entanto, aquela que será, talvez, a obra mais marcante, será a construção de um anfiteatro, cravado na encosta e aproveitando o declive natural do terreno, destinado, por exemplo, à realização de eventos culturais, espectáculos ou actuações.
Dando a conhecer o Agroal, estão ainda previstas campanhas de sensibilização e promoção, através da concepção e distribuição de panfletos, brochuras e info-mails.
A obra tem um custo estimado próximo de 1.5 milhão de euros.
Gab.Imp.CMO

Sem comentários: