A Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida, Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede em Ourém, continua a pôr em marcha o projecto que visa a animação e o enriquecimento cultural e recreativo dos idosos, promovendo e realizando actividades variadas dentro e fora de portas.
Em Junho, utentes participaram num convívio à moda antiga na Mata Municipal de Ourém, junto à Escola Secundária, celebrando o Dia Mundial do Ambiente. Não faltou a merenda ao jeito de outros tempos, revivendo-se bons hábitos e costumes e matando-se um pouco as saudades de outrora. Ainda nesse mês, teve lugar a Colónia de Férias no Pedrógão, onde houve oportunidade para apanhar os ares retemperantes do mar, num ambiente diferente do habitual.
Os Santos Populares também não foram esquecidos e não faltou a popular cantora Lélita que animou a festa. Cumpriu-se a tradição com sardinha na broa e vinho da terra a acompanhar. Estas festividades registaram um excelente intercâmbio entre gerações, com os menos novos a conviverem com as crianças da Casa Dr. Alves, lar de crianças também gerido pela Fundação.
No mês seguinte, foi a área envolvente do Castelo de Ourém a receber mais um convívio. Do alto do morro, as vistas perdiam-se com a beleza da paisagem e o difícil foi mesmo o ter de regressar à base. A Administração está já a trabalhar numa outra visita, tal foi o sucesso da iniciativa.
Em Agosto, organizou-se uma viagem cheia de entusiasmo. É que muitos dos idosos só conheciam da televisão e da rádio os hipermercados. Cheios de vontade, aí foram eles conhecer com os próprios olhos uma grande superfície comercial, na circunstância, o Continente de Leiria. A diferença para a pequena mercearia a que estavam habituados, que não tinha sequer máquina registadora, era realmente abismal e foi uma oportunidade simples mas muito eficaz de contactarem com um mundo novo repleto de novidades.
Em Setembro, o Agroal fez parte da rota de actividades. Muitos nunca tinham visitado o local e quiseram mesmo molhar os pés nas águas com propriedades curandeiras de que tinham ouvido falar ao longo dos anos.
Já no final do mês, registou-se a participação no Dia do Idoso, actividade promovida pela Câmara Municipal.
O Conselho de Administração da Fundação aproveita a oportunidade para agradecer à empresa Aquino & Rodrigues a colaboração com a cedência de chapéus bem vistosos que permitem aos monitores e funcionárias identificar mais facilmente os participantes nos vários eventos exteriores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário