09 novembro 2006

Voltaram as cheias



No passado fim-de-semana as cheias voltaram a assolar o país. O distrito de Santarém voltou a ser um dos mais flagelados e o concelho de Ourém não foi poupado à força das águas que desta vez atacaram mais o norte do concelho, com a freguesia de Seiça a ser a mais sacrificada. Mas Nossa Senhora das Misericórdias, sobretudo em Vilar dos Prazeres e Lagoa do Furadouro, também sofreram inundações e tiveram estradas com trânsito condicionado.
Mas foi em Seiça, na Valada, que as coisas estiveram mais complicadas. A povoação ficou completamente cercada pelas águas e houve que derrubar muros. Uns caíram com a enxurrada e outros tiveram que ser derrubados para fazer o escoamento das águas que entrou pelas habitações adentro, levando tudo o que encontrava à passagem. Foi lá que um carro ficou completamente destruído ao ser retirado da ribeira. Mas não foram apenas habitações particulares que sentiram a desolação entrar portas adentro. Ainda não havia sido feita a recuperação da semana anterior e eis que mais estradas, pontes, barreiras, taludes caem, ou ficam em vias disso, obrigando a autarquia a deitar mãos à obra, um pouco por todo o concelho.
Também a freguesia de Formigais ficou mais uma vez assolada. Sensivelmente desde a zona da Junta de Freguesia até ao Agroal, era praticamente impossível passar de carro. No Agroal, segundo informações do CDOS, as águas subiram até 4, 99 metros, muito mais que na semana anterior
Os bombeiros de Ourém receberam, no dia 4, duas dezenas de pedidos de socorro, sobretudo para habitações em Seiça e no norte do concelho. No entanto, segundo informações do seu comandante, a meio da tarde deste dia, a situação estaria controlada, apesar de também terem tido que acorrer à estação ferroviária de Vale dos Ovos onde, como foi largamente noticiado pelas televisões, a linha do norte esteve interrompida e foram necessárias várias intervenções.
Já a Câmara viu-se obrigada a colocar na rua tudo quanto era maquinaria pesada para fazer face à situação.
Sessenta pedidos de ajuda em Fátima
Também a freguesia de Fátima viveu momentos difíceis, sobretudo na semana passada, o que levou a Associação Humanitária dos Bombeiros de Fátima a emitir um comunicado onde dão conta do ocorrido. «O concelho de Ourém e em particular a freguesia de Fátima», lê-se no comunicado, «foi assolada na madrugada do dia 25 de Outubro, por uma tempestade de água que causou graves prejuízos, nomeadamente devido a inundações em caves e garagens de edifícios e casas particulares.
Os bombeiros de Fátima mobilizaram todos os seus meios materiais e humanos para socorrer os muitos pedidos de ajuda que não pararam de chegar durante toda a madrugada e ainda ao longo do dia.
Devido à dimensão da tragédia, foi solicitada colaboração a outras corporações de bombeiros, que vieram de Ferreira do Zêzere, Caxarias, Ourém, Pernes, Minde, Chamusca e Constância. Estiveram envolvidos na operação dezasseis veículos e méis centena de bombeiros.
Tendo chegado ao conhecimento dos bombeiros de Fátima algum descontentamento de pessoas afectadas pela tragédia e que não foram prontamente socorridas pelos bombeiros, vem a direcção e comando esclarecer que foram registados, no quartel, sessenta pedidos de ajuda. Logo, seria humanamente impossível socorrer todos ao mesmo tempo.
Deu-se prioridade ao socorro de pessoas e também ao salvamento de bens. Naturalmente que a bombagem de água provocada pelas inundações não teria muita lógica fazer-se durante as enxurradas, já que não haveria, na maior parte dos casos para onde a bombear. Tudo estava inundado.
Os bombeiros procuraram minimizar os prejuízos e empenharam-se voluntariamente na operação ao longo da madrugada do dia 25 e durante todo o dia. A operação só terminou por volta das dez horas da noite. Mais não lhes podia ser exigido.
O seu trabalho acaba por ser reconhecido pela Junta de Freguesia de Fátima que, em ofício assinado pelo seu presidente, fez chegar à Direcção o seguinte agradecimento: "no rescaldo da intempérie ocorrida na noite de 24 para 25 e após ter constatado presencialmente em alguns sítios o desempenho rápido, corajoso e altruísta de todos os bombeiros, vimos prestar o devido reconhecimento em nome da Junta de Freguesia e de toda a população de Fátima, por todo o empenho dispendido"». O comunicado é assinado pelo Comando e Direcção.

Sem comentários: