06 dezembro 2006

Catarino irritado

As declarações proferidas durante a convenção autárquica do PS/ Ourém, de que o NO deu conta na passada edição, irritaram o presidente da Cãmara que, em reunião do executivo, apresentou a declaração que transcrevemos
"Entendemos que o Partido Socialista tenha feito a sua convenção autárquica. É normal.
Entendemos também que, para animar a festa, se tenham dito umas coisas, numa espécie de alienação provocada por um conjunto de frases que se pretendem emblemáticas.
Entendemos até que se possa animar a festa com palhaços, com balões e outras coisas que, se não houver na casa, podem vir de fora.
Até a afirmação de que o PSD não tem estratégia na orientação dos destinos do concelho não mereceria que gastássemos tempo com a sua contestação.
A este propósito, gostaríamos de perguntar aos senhores vereadores do Partido Socialista se já entregaram a alguém os seus contributos para o Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo e para o QREN. Aquilo com que temos dificuldade em pactuar é com a mentira.
Por isso, esclarecemos: 1º. É mentira o que é dito sobre a Estrada Nacional 357. As duas Câmaras Municipais receberam a estrada da Junta Autónoma de Estradas que pagou as obras de beneficiação, tendo sido acordado que, para efeitos do concurso, o dono de obra seria a Câmara Municipal de Torres Novas.
Quanto à estrada de Alburitel- Fungalvaz, a Câmara Municipal de Ourém mandou elaborar o projecto para a sua totalidade. Como o projecto apontava para mais de duzentos mil contos, a Câmara Municipal de Ourém comunicou à de Torres Novas que iria executar a beneficiação no concelho de Ourém por administração directa, trabalho que já foi iniciado, ficando a cargo da Câmara Municipal de Torres Novas a intervenção na sua área de jurisdição.
Aliás, não temos confiança suficiente no presidente da Câmara da Torres Novas para executarmos uma obra e sermos depois reembolsados pelo executivo que ele dirige, apesar de ter pessoas por quem nutrimos outro tipo de consideração.
2º. É também mentira o que se diz sobre a captação de fundos comunitários, em resultado de não termos o PDM em vigor. Durante muitos anos, estivemos nos primeiros lugares do distrito na utilização de fundos comunitários e foi somente na parte inicial deste Quadro Comunitário de Apoio, entre 2000 e Janeiro de 2003 que estivemos impedidos, no nosso entender por culpa de organismos da administração central, os mesmos que fazem com que um plano de pormenor demore 6 ou 7 anos a fazer, os mesmos que têm a responsabilidade de limpar as linhas de água e não o fazem, etc., etc.. Quanto às restantes afirmações de incompetência e outras mentiras, propositadamente feitas para atingir o presidente da Câmara, não nos pronunciamos. Não merecem que com elas percamos tempo."

Sem comentários: