15 fevereiro 2007

Clube de veículos antigos D. Carlos I nasce no Vilar


Chama-se “Real clube de veículos antigos D. Carlos I”, é um grupo que reúne automóveis, motos e outros meios de transporte antigos. Ganha este nome em jeito de homenagem ao rei D. Carlos I, pioneiro do automobilismo e trouxe a Ourém, pela vez um automóvel.
Segundo explicou Carlos Evaristo, o carro era transportado via comboio até ao concelho conduzindo-o até ao pinhal do Rei, actual Carapita onde o veículo ficava numa garagem improvisada. Depois, o rei subia a pé, até casa, na actual junta de freguesia.
Com o apoio de D. Duarte “porque não juntar o útil ao agradável?”, questiona Carlos Evaristo.
Às várias iniciativas realizadas ao longo dos anos e que incluem figuras públicas, como a recepção a Amália, o cortejo com o Emanuel, a homenagem a Roberto Leal junta-se agora uma outra vertente, a dos passeios de clássicos bem como um clube que se dedique à “colecção e restauro de veículos antigos” bem como ser impulsionador de que “se faça, anualmente, uma recordação abrangente”.
Este grupo pretende ainda promover o convívio entre associados bem como formação na área do restauro e o calendário já definido prevê a realização de uma actividade mensal, para os amantes e interessados em veículos antigos.
O clube foi fundado a 10 de Fevereiro, conta para já com 23 associados fundadores, provenientes dos concelhos de Ourém, Tomar, Alcanena e Torres Novas. No futuro contará ainda com sócios honorários e o sócio patronos que será o duque de Bragança, D. Duarte.
Hermínio da Silva e Carlos Prino ficaram mandatados pelos sócios para desenvolver todas as diligências necessárias com vista à constituição como associação e respectiva escritura bem como a adopção de estatutos que já se encontram definidos.
O logótipo já está definido e consta de uma roda dentada, dentro do qual o carro de D. Carlos I. A coroa real encima a imagem estando ainda escrita a designação do clube com sede no Vilar dos Prazeres.

Sem comentários: