01 fevereiro 2007

Lançado na Som da Tinta a 27 de Janeiro: Com foto&legenda


Há fotos com legendas e legendas com fotos. Dos 300 posts escritos, no blogue, "foto&legenda" foram seleccionados entre Fevereiro e Outubro de 2006, 70 de legendas a fotografias e de fotografias de legendas, feitas a quatro mãos: Nuno Abreu, Sérgio Faria e Pedro Gonçalves, Sérgio Ribeiro.
"Foi uma coisa muito gira, entre nós quatro", salientou Sérgio Ribeiro na apresentação do livro. Deste "trabalho que achei empolgante" surgiu o desafio: escolha de textos para dar corpo às 162 páginas. As objectivas dos fotógrafos registaram momentos da vida oureense: pessoas, situações, afazeres, olhares, natureza e tantos outros que proporcionam o clique. A cores, noutros casos a preto e branco.
Figuras de Ourém como o Fabrício, o senhor Manuel Cartuxo, o senhor Silva e outros nomes guardos para ler e reler. Como o Fabrício que encontra a vertente terapêutica no texto escrito por Pedro Gonçalves com uma foto tirada em estúdio. "Quando chegar a casa aborrecido leio e livro e fico bem disposto".
Em tom informal, as conversas sobre os momentos das fotos, outros momentos, participados por aqueles que deram o seu contributo para que os posts e o livro fossem realidade.
12 empresas do concelho apoiaram a edição deste livro com a compra de exemplares numa obra que conta com uma capa de Filipe Saraiva.
Neste blogue que continua a ter posts, mais de 250, juntam-se outras palavras: de Carmen Zita, de Mário Abreu e outras visões: de Pedro Figueiredo e Paulo Vaz Henriques, entre outros.

Sem comentários: