22 fevereiro 2007

Mais peregrinos em Fátima


O Santuário de Fátima registou a afluência de mais de 4,2 milhões de pessoas: os números foram divulgados no XXIX encontro de hoteleiros, realizado a 15 de Fevereiro.
Os números apontam para um aumento de mais 95 976 peregrinos que em 2005. “Sente-se que há um crescente interesse por Fátima, particularmente nos países do Leste Europeu, que agradecem a Nossa Senhora a libertação do regime materialista e ateu que os dominou nas últimas décadas do século XX”, explicou o director do Serviço de Peregrinos do Santuário, padre Virgílio Antunes.
Para este aumento sucessivo contribuiu, também segundo este responsável, o destaque que Fátima obteve no pontificado de João Paulo II bem como o terceiro segredo de Fátima e a morte da irmã Lúcia e trasladação do seu corpo para a basílica.
Aos hoteleiros e responsáveis de casas religiosas que acolhem peregrinos, Virgílio Antunes defende que Fátima “poderá tornar-se um destino muito mais apetecido durante os meses de Inverno” depois da inauguração da nova igreja.
“Se assumirdes que a vossa instituição gira maioritariamente à volta dos interesses espirituais dos vossos hóspedes, empenhareis muitos esforços procurando corresponder a essa característica”, referiu ainda perante os hoteleiros.

Preparar centenário
O reitor do Santuário defende que “Fátima está capaz de se centrar neste centenário (das Aparições). Dez anos são suficientes para aglutinar todas as nossas energias”.
Luciano Guerra defendeu a criação de “um centro regulador de estudo e de projecto”, um gabinete para pensar o futuro da cidade defendendo que 2017 é uma “meta muitíssimo importante para Fátima”
Fátima é marca desta Região de turismo, um lugar que adquiriu naturalmente pela sua importância. “Há muita gente que vem a Portugal porque vem a Fátima”, referiu o reitor do Santuário de Fátima, salientando que toda a região “está incluída neste centro espiritual que é Fátima”.
À afirmação de Luís Patrão que Fátima não tem qualidade hoteleira, monsenhor Luciano Guerra prefere pensar que se tratou de um “deslize de linguagem” que “vai corrigir-se”.

Insuficiências
Carlos Baptista, presidente da Associação empresarial Ourém-Fátima é “bastante satisfatória”a qualidade da oferta hoteleira existente.
O responsável da Aciso aproveitou a sua intervenção para assinalar insuficiências existentes na cidade de Fátima, nomeadamente insuficiente iluminação, passeios precários ou inexistentes, deficiente sinalização de trânsito e de lugares para condutores com mobilidade reduzida, bem como a insuficiência de casas de banho. À autarquia chamou ainda à atenção para a “falta de decisão em relação a obras de construção civil que estão inacabadas”, perto do Santuário.
A actuação da Polícia de Segurança Pública, mereceu alguns reparos de Carlos Baptista que se referiu à “exigência de atenção, na prevenção da criminalidade” e pediu a intervenção “mais incisiva” da polícia em relação aos vendedores ambulantes, em situação ilegal.
Das palavras de Luís Patrão, refere que “não podemos aceitar a profunda falta de respeito pelo quarto destino turístico do país”, uma omissão que considera “grosseira”.

Promoção conjunta
A hotelaria é de qualidade, defende o presidente da Junta de freguesia de Fátima. Quanto à qualidade do serviço de hotelaria, diz ainda o mesmo responsável que “o número de reclamações é muito pouco significativo, o que quer dizer que é um serviço de qualidade”.
Sobre a promoção de Fátima a concretizar no futuro, o responsável salienta que esta terá que ser feita pelos empresários, em conjunto. E pediu a todos os hoteleiros e responsáveis de casas religiosas que mantenham à vista a bandeira de Fátima neste período comemorativo dos 90 anos das Aparições, defendendo ainda uma estratégia conjunta de autarquias (Junta e Câmara), Santuário, entidades económicas e população para “vencer o desafio de desenvolvimento” nestes próximos anos.

Projectos âncora
Depois de uma intervenção num jornal onde se mostrou desagradado pela actuação da PSP, David Catarino veio explicar que tal se deve à existência de “carros a vender pão” ilegalmente e “carros em cima de passeios”, matéria de uma reunião futura entre as duas entidades.
O autarca voltou a insistir na necessidade de regularização dos estabelecimentos hoteleiros e referiu a necessidade de apoiar “projectos âncora” para que “se desenvolvam”. A nova igreja e o museu da vida de Cristo que “a Câmara teve de viabilizar plano de pormenor, pena é que tenha demorado tanto tempo”, mas, “sem dúvida que é âncora para aquela zona”, apontou.
A melhoria do espaço urbano, os passeios e a iluminação, a recolha e tratamento do lixo bem como o mobiliário urbano “são necessidades da cidade de Fátima”, a que se acrescenta a “parte escolar que também é urgente”.

Promoção
Quarenta autocarros com a imagem de Fátima estarão a promover o Santuário, por ocasião dos 90 anos das Aparições, durante o mês de Março.
Esta promoção ocorre ainda integrada no plano de acção estratégica que foi contratualizado entre esta região de turismo e o estado, via Instituto de Turismo de Portugal relativo ao ano de 2006.
Sem verbas que contemplem a promoção em 2007, a estratégia – assinalou Miguel Sousinha – vai ser nos mercados de Espanha, Itália, Polónia, Irlanda, Brasil, França.
No primeiro semestre deste ano será apresentado um estudo científico sobre a motivação do peregrino de Fátima, sob a orientação de Graças Poças Santos. A partir deste estudo, haverá bases científicas para apostar no turismo religioso, refere o responsável. No primeiro semestre será ainda lançado um sítio na internet, sobre os lugares de peregrinação, em sete línguas, além de um DVD promocional, ao abrigo do projecto Coesima.
Miguel Sousinha salientou aos hoteleiros e responsáveis de casas religiosas que “nada está decidido” em matéria de regionalização turística. A Região de turismo, a Câmara de Ourém além de outras forças vivas têm feito “um esforço grande para que não se tire a cultura desta região. Não é que Fátima desapareça mas é importante que alguém, além da força da Igreja na promoção religiosa, também haja a turística dirigida a crentes e também a outras culturas”.

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