22 fevereiro 2007

Terra do móvel: balanço positivo

Só por isso valeu a pena, apresentar estes projectos”. E isto a que se refere o vice-presidente da Associação Terra do Móvel, Joaquim Mendes.
Este responsável salienta a importância da discussão sobre novos projectos, novo design para o mercado.
Mas o recente projecto que envolveu cinco empresas do Vilar dos Prazeres, alunos da Escola Profissional de Ourém (EPO) e técnicos de um centro de design italiano serviu para apresentar novos modelos de móveis e novas linhas, algumas das quais vão ser comercializadas.
O grande objectivo é “divulgar o que se faz nesta região”, salienta. As próprias parcerias que têm sido desenvolvidas quer com o Centro de emprego e formação profissional até mesmo com a EPO visa também mostrar aos jovens que a revitalização do sector é necessária e que é uma oportunidade de emprego para eles. Para superar a crise “que existe mais na cabeça das pessoas”, “temos que ir pelo design, qualidade e divulgação”.
A Associação Terra do Móvel tem desde Maio de 2006 um show room em Fátima, onde estão representadas12 empresas. Esta aposta na qualidade e no design numa estratégia conjunta para mostrar tanto aos profissionais como aos particulares aquilo que vão fazendo. Por exemplo, numa semana de Dezembro do ano passado, o número de visitantes foi de 370.
Pela primeira vez esta Associação vai estar representada na Export home, um certame de mobiliário internacional, para profissionais.
No stand estarão representadas todas as empresas através de folhetos com as suas linhas de mobiliário estando uma pessoa credenciada a prestar outros esclarecimentos.
Em jeito de balanço, Joaquim Mendes salienta que a Associação Terra do Móvel “tem atingido os objectivos a que se tem proposto”. A falta de maiores verbas, neste projecto que junta como parceiros ainda a Câmara Municipal de Ourém e a associação empresarial do distrito de Santarém- Nersant, tem impedido a associação de levar a cabo outros projectos.
Em embrião estão iniciativas na área da internacionalização, na formação profissional.

Sem comentários: