08 março 2007

Novo Intermarché abre portas


Depois de muito se ter falado e de muita tinta se ter gasto, eis que abre finalmente as portas o novo Intermarché de Ourém. É já amanhã, dia 10, embora apenas para convidados já que a abertura ao público terá lugar apenas dia 14.
Um novo Centro Comercial que tem já concessionadas 20 das 22 lojas que possui.
Para lhe dar uma ideia do que ali vai encontrar, o NO fez, na semana passada, um visita guiada pelo próprio promotor, António Figueira.
Voltado para a ribeira, a primeira impressão é a da beleza do espaço que tem como fundo uma vista esplêndida dos castelos. Mas começamos a visita pelas traseiras, ou seja, pela parte que está voltada para a estrada e por onde entrarão os carros. A azáfama era muita e própria dos momentos em que é preciso aprontar tudo o que ainda falta. Na entrada, então, começamos pelo Stationmarché. As oficinas dos mosqueteiros que vão fazer reparações rápidas, mudanças de óleo, etc. e com capacidade para receber cinco carros, em simultâneo. Logo ao lado está a loja onde vão poder encontra-se todos os produtos necessários para os automóveis e outros veículos motorizados. A nossa visita prossegue agra pela entrada lateral com uma galeria que desemboca no restaurante. No momento em que ali estivemos havia ainda algumas dúvidas se este estaria pronto para o dia da abertura, já que alguns atrasos na cozinha faziam temer que tal possa não vir a suceder. Trata-se de um espaço amplo que vai servir pratos do dia, grelhados, comidas rápidas mas sem ser fastfood. Cá fora terá uma esplanada voltada para o parque de estacionamento e para a ribeira com os castelos em pano de fundo. Continuamos por uma galeria com mais de 100 metros. De um lado as lojas do grupo, do outro, os lojistas, concessionários do espaço. Entramos depois no espaço do supermercado. A área é sensivelmente a mesma do actual Intermarché. O que altera é o conceito. Trata-se do «último grito» no que toca à distribuição moderna. A charcutaria é muito maior; a peixaria apresenta melhores condições e é também maior. Todos os produtos de frio entram directamente dos transportes para câmaras frigoríficas e todas estas têm ligação directa à respectiva secção, não sofrendo, por isso, alterações de temperatura, o que se traduz num produto final que oferece muito maiores garantias de qualidade.
Quanto à carne, esta é, também, transferida, através de uma manga, do transporte para a Câmara frigorífica, sem que haja contacto físico nem alteração de temperatura.
Outra novidade é que a padaria/ pastelaria passa a estar dentro do espaço do próprio supermercado, evitando a passagem por mais caixas e aqui é acrescentado um serviço de churrasqueira e comida feita para quem quiser levar as refeições prontas.
Saídos do supermercado continuamos pela galeria. De referir que centro comercial vai ter três entradas principais, uma lateral e duas frontais. Na ponta oposta ao restaurante vai existir mais um café.
Entramos no Bricomarché que será o único da região. Com um espaço de 1300 m2, ali pode ser encontrado um pouco de tudo na área da bricolagee da decoração, sem esquecer o espaço destinado aos jardins.
E chegamos a mais uma loja da marca, o Vetimarché. Neste os consumidores vão encontrar roupas de marcas conhecidas mas também as marcas próprias do grupo o que promete «preços interessantes» em roupa de criança, homem e senhora.
Cá fora, o estacionamento tem 600 lugares.
No final da visita, António Figueira reconhece que a criação deste espaço foi «um processo complicado que acarretou muitos custos com alterações de projecto, paragens e tribunais, que não estavam previstos, o que acabou por duplicar o valor da obra
Inicialmente previa-se um custo a rondar os cinco milhões de euros e no final resultaram gastos do dobro. Mas António Figueira não se mostra arrependido. «Vamos levar mais tempo a amortizar», diz, «mas não me arrependo». É que «vivo em Ourém e gosto desta terra. Não investi aqui apenas por motivos económicos. Sinto que Ourém já merecia e precisava de algo assim».
O shopping vai funcionar das 9 às 21h00, podendo este horário vir a ser alargado no Verão pelo que a população de Ourém vai deixar de necessitar de sair do concelho para fazer as suas compras em concelhos vizinhos, particularmente aos fins-de-semana, já que ali encontrará um pouco de tudo.
O NO foi convidado para a abertura oficial pelo que prometemos reportagem alargada na próxima edição. Até porque se trata do empreendimento mais badalado no último ano e promete ser, por isso mesmo, um acontecimento a que poucos estarão indiferentes.


As lojas do Vila Shopping
4 Insígnias do Grupo os Mosqueteiros:
- Intermarché
- Bricomarché
- Stationmarché
- Vetimarché

Outras lojas
- Artigos de desporto - Ourem Sport
- Perfumaria - Balvera
- Parafarmácia - Ourem Saúde
- Telecomunicações - Osfone
- Cabeleireiro - Coiff & Co (Isidore)
- Sapataria - Inês Ferreira
- Cafetaria - DAC
- Florista - O Bouquet
- Reparação de calçado e chaves - Chav’e Sola
- Agência de viagens - Templar
- Electrodomésticos - Elourem
- Restaurante - Sabores da Ponte
- Ourivesaria - Dona Jóia
- Lavandaria - 5 à Sec
- Prendas e mimos - Prendas e Mimos
- Decoração da casa - A Olaria

1 comentário:

lcx disse...

Só faltava mesmo era uma loja de informática...