17 maio 2007

90 anos da primeira Aparição: Meio milhão de peregrinos na peregrinação aniversária


“Queremos pedir a Maria que mostre uma vez mais toda a sua solicitude materna pelos homens e mulheres do nosso tempo, às vezes tentados a esquecerem Deus para se prostrarem diante do ‘vitelo de ouro’ das fatuidades da terra”, afirmou o cardeal Ângelo Sodano, que presidiu à peregrinação de 12 e 13 de Maio.
Assinalou o esquecimento de Deus na Europa e lembrou que “está em curso uma apostasia sub-reptícia que não pode deixar-nos indiferentes”, aos mais de meio milhão de fiéis que estiveram em Fátima, fazendo desta a maior peregrinação depois da beatificação dos dois videntes em Maio de 2000.
Na homilia, o legado pontifício de Bento XVI entregou ao Imaculado Coração de Maria “os destinos dos homens e dos povos do nosso continente”. Apela ainda o enviado do Papa a que os fiéis reencontrem o valor da fé e se comprometam a “colocar novamente no coração da nossa sociedade aquele fermento do Evangelho”.
Sodano recordou a mensagem de Maria, neste mesmo local, há 90 anos às três crianças, e do seu triunfo apesar da “incredulidade do mundo, da oposição das autoridades e da reserva da Igreja”. Sem esquecer as várias visitas papais a este local, em particular a devoção de João Paulo II para salientar que se encontra aqui enquanto legado do Papa Bento XVI que se encontra no Brasil. “As nossas aclamações se elevam hoje, como um arco sobre as praias opostas do Atlântico que nos une aos nossos irmãos no Brasil, todos irmanados no mesmo desejo de nos entregarmos ao Coração Imaculado de Maria acolhendo-nos à sua materna intercessão”.

29 países
Milhares de peregrinos estrangeiros de 29 países estão a participar nesta peregrinação internacional aniversaria que marca os 90 anos da primeira Aparição aos videntes. Itália, Polónia, Alemanha, França e Espanha são os países com mais peregrinos inscritos. Mas há ainda grupos de África do Sul, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Cabo Verde, Canadá, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Estados Unidos da América, Holanda, Irlanda, Líbano, Reino Unido, República Democrática do Congo, Singapura, Suíça e Ucrânia.
Foram acolhidos no posto de socorros 844 peregrinos e 419 doentes. Recorreram ao serviço de confissões 5 730 pessoas e ao lava- pés 1353 pessoas. Cumpriram promessas 1249 fiéis. Prestam serviço 233 servitas, 40 escuteiros, quatro médicos e oito enfermeiros.

Ícone
Uma réplica do ícone da Mãe de Deus, Nossa Senhora de Fátima, venerado na Igreja católica de Tsarskoe Selo, São Petersburgo, na Rússia foi entregue em Fátima por um sacerdote espanhol. Foi apresentado como dom no ofertório na eucaristia da peregrinação internacional aniversária da primeira Aparição.
Tem o Rosário na mão direita de Maria e, na esquerda encontra-se escrita a palavra “coração”, rodeada de espinhos. Além da tradicional inscrição “Maternidade divina de Maria” tem ainda outra: “Ícone da Santíssima Virgem de Fátima. Em Ti, a Unidade”.
Este trabalho realizado pelo iconógrafo russo Ivan Lvovich pretende agradecer a graça da profecia de Nossa Senhora. A festa do ícone celebra-se a 13 de Julho e, nesse dia, em 1917, a Virgem falou da Rússia na Aparição aos videntes. O trabalho de execução deste ícone que demorou dois anos, foi mostrado à irmã Lúcia que “apreciou” o que viu, nas fotografias enviadas. Morreu, no entanto, antes de o ver.

Mensagem
Foi enviada uma mensagem ao Papa pelo bispo da diocese de Leiria-Fátima em nome dos peregrinos de Fátima “Posso assegurar-lhe a profunda comunhão e o sincero amor pessoal e de todo o nosso povo juntamente com os seus pastores, pela sua pessoa e pelo seu ministério”, pode ler-se. No pequeno documento, António Marto agradece o envio de um legado e a “presença espiritual connosco”. A Bento XVI “queremos dizer-lhe Santo padre, que o acompanhamos com a nossa oração, na sua visita pastoral ao Brasil”, escreve o prelado da diocese.

Visita
Após as celebrações, o cardeal Ângelo Sodano, visitou as obras da Igreja da Santíssima Trindade.
Acompanhou-o o Núncio Apostólico em Espanha, D. Manuel Monteiro (de nacionalidade portuguesa), o Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e outros Senhores Bispos que também concelebraram na Eucaristia desta manhã. A visita foi guiada por Monsenhor Luciano Guerra, Reitor do Santuário de Fátima.
Durante a visita, mostrou-se sempre interessado em conhecer pormenores técnicos e de construção da obra, e foram-lhe apresentados alguns projectos em termos de iconografia.
No final, afirmou que a construção “é uma obra maravilhosa da arquitectura moderna” e concluiu: “Espero vir vê-la quando estiver finalizada”.
Sobre a sua deslocação ao Santuário de Fátima, o Cardeal Sodano afirma ter sentido durante esses dias “uma grande emoção”.
“Foi um momento de um entusiasmo único na história da Igreja contemporânea, um momento de fé autêntica”, disse.

Sem comentários: