10 maio 2007

Agrupamento de escolas de Caxarias submete-se a acção inspectiva


O objectivo era perceber que imagem têm os de fora do agrupamento de Caxarias. Este "de fora" refere-se ao olhar que fora do concelho os responsáveis educativos têm em relação ao agrupamento de Caxarias e ao trabalho desenvolvido. Daí que numa primeira fase, tenham sido um agrupamento a voluntariar-se para uma acção inspectiva. Numa primeira fase não foram seleccionados mas foi averiguada a sua vontade de colaborar numa segunda fase. O que aconteceu.
Durante três dias, dois inspectores do Ministério da Educação e uma professora universitária efectuaram uma avaliação externa ao Agrupamento de escolas cónego Dr. Manuel Lopes Perdigão – Caxarias, no âmbito de uma medida impulsionada pela ministra da Educação.
Na primeira manhã de trabalho foi feita uma apresentação do Agrupamento, seguindo-se uma visita à escola-sede para permitir ter à equipa avaliativa uma "visão global da mesma e das suas instalações gerais e específicas (laboratórios, salas de computadores, entre outros), bem como o ambiente vivido na escola. Sucederam-se os diálogos e entrevistas entre a equipa de avaliação e as várias entidades da escola. Foram ouvidos o Conselho Executivo, presidente e membros da Assembleia de escola, presidente do Conselho Pedagógico, coordenadores dos departamentos e do Conselho de docentes, representantes das direcções de turma e sua coordenação, bem como alunos, pais e funcionários não docentes.
Depois desta inspecção e, se a avaliação for favorável, o Agrupamento poderá assinar protocolos de autonomia com o Ministério da Educação quanto a recursos físicos, humanos e financeiros. Em termos práticos, a diferença, poderá verificar-se na contratação de pessoal docente ou de um psicólogo para serviço no Agrupamento, entre outros casos. "A comunidade está sempre a beneficiar connosco" refere o Conselho executivo assinalando o espírito de "escola aberta". O que pretende distinguir este Agrupamento em relação a outros é o "equilíbrio da formação" aliada à "lógica de continuidade dos vários ciclos".
Além do programa curricular que inclui Português e Matemática, sempre leccionados pela manhã, os quase 900 alunos das várias escolas que compõem o Agrupamento. Juntam-se ainda uma panóplia de actividades como o inglês, a educação musical, a educação física, natação, apoio ao estudo e, em dois casos por opção dos pais em vez do inglês os meninos têm aulas de expressão plástica.
Dia do Agrupamento
O Agrupamento está já a fazer os preparativos para a "Semana da prevenção e segurança" que decorrerá na última semana de Maio e incluirá os festejos do Dia mundial da criança. Será esse o ponto alto da semana e contará com uma demonstração do trabalho desenvolvido pela GNR com os cães. Haverá ainda um espectáculo musical, uma sessão com um mágico e palhaço além de vários ateliers e stands: do centro de saúde, dos bombeiros, para sensibilização do público.
Ao longo dessa semana estão ainda planeadas outras actividades como exposições, feira do livro, simulacros e conferências várias no âmbito da saúde. Está ainda prevista a vinda de dois ecritores: Maria Teresa Gonzalez e António Torrado, respectivamente co-autora da colecção "O Clube das chaves" e autor de "O homem sem sombra" e "À esquina da rima buzina", por exemplo.

Sem comentários: