17 maio 2007

Bento XVI quer vir a Fátima

O Papa espera vir um dia a Fátima, ainda no seu pontificado. O cardeal Ângelo Sodano revelou, na conferência de imprensa que Bento XVI manifestou vontade de voltar ao Santuário, desta feita enquanto líder da Igreja católica.
“Estou seguro que um dia também o tereis aqui”, afirmou o ex-secretário de Estado do Vaticano que presidiu à peregrinação internacional aniversária dos 90 anos da primeira aparição aos videntes.
Quanto ao programa e data da visita, o cardeal salientou apenas que ainda não há e que será preparada com antecedência.
Antes do início da peregrinação internacional aniversária, Sodano que acompanhou João Paulo II em 51 viagens, a primeira das quais em 1982, a Fátima, recordou o “amor particular” que o antigo Papa nutria por este santuário mariano.
Sobre os processos de canonização de Francisco e Jacinta Marto, Sodano considera que “a causa poderá progredir” esperando que nos próximos haja um desfecho no processo. “Espero poder assistir à canonização”, disse. Em relação à abertura do processo de beatificação da irmã Lúcia, antes dos cinco anos depois da morte (período normal obrigatório) “pode-se pensar”.
A visita de Bento XVI a Moscovo, Rússia poderá acontecer nos próximos anos. Esta é a convicção do cardeal Ângelo Sodano que se encontra em Fátima para presidir à peregrinação internacional aniversária dos 90 anos da primeira Aparição. Na Rússia já “existe liberdade” mas não completa. No entanto, a “perseguição religiosa terminou”, afirmou em conferência de imprensa. Ainda assim há conflitos entre católicos e ortodoxos, “por questões de culto ou de rito”.

Sem comentários: