17 maio 2007

Lançada Enciclopédia de Fátima

Já está à venda a “Enciclopédia de Fátima”, uma obra de 650 páginas, 127 entradas escritas por 58 autores.
“A consciência dos limites não nos retira a intuição de que temos nas mãos o melhor guia para um trabalho no próximo decénio. Um passo essencial foi dado em ordem a uma história crítica das Aparições de Fátima. A organização de um arquivo, a publicação de uma bibliografia e de uma cronologia serão bons auxiliares para o caminho a percorrer até ao centenário (2017)”, afirmou o bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, na apresentação do livro, a 11 de Maio.
“O assunto é não só verdadeiramente marcante para a religiosidade lusa, mas igualmente sintoma dos seus contornos”, sublinhou. O livro “não é reduzido à acumulação de memórias” mas, aparece como uma “interpretação severa, crítica, aberta, objectiva e histórica” da mensagem e acontecimentos depois das Aparições de 1917.
A obra é grande e pretende ser um “serviço” para quantos procuram “informação sobre os actores, a evolução” de Fátima. Visa ainda oferecer uma “visão global” e ser “impulsionadora de avanço, de novos estudos”, salientou Carlos Azevedo.
“Vamos aconselhar (a enciclopédia) às pessoas que querem saber mais sobre Fátima, com seriedade”, afirmou o reitor do Santuário de Fátima, durante. Esta obra “vai ser um instrumento precioso”, salientou monsenhor Luciano Guerra que diz esperar por uma segunda edição para breve.
A enciclopédia conta com 127 entradas na área de História, Teologia, Arte, Sociologia, Etnografia, Urbanismo e Botânica, sobre elementos relacionados com Fátima. Escritos estes pela mão de 58 autores entre os quais o cardeal patriarca de Lisboa que escreve sobre “Conversão” e “Penitência”, o próprio reitor do Santuário que escreve sete entradas, sobre a ligação dos vários Papas a Fátima. Stefano de Fiores, um dos oradores convidados do Congresso internacional da Santíssima Trindade é autor das duas principais entradas deste livro: “Mariologia e Fátima” e “Reparação”.
A obra encontra-se à venda na livraria do Santuário e custa 33.50 euros. A capa é a pintura de João Sousa Araújo “A glorificação de Nossa Senhora de Fátima” que se encontra no altar-mor da Basílica.

Sem comentários: