17 maio 2007

Nove obras de arte

São nove as obras de arte que vão embelezar a nova Igreja da Santíssima Trindade.
São de de Siza Vieira, Pedro Calapez ou Kerry Joey Kelly (Canadá).
Segundo revelou o reitor do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra, Pedro Calapez encarregar-se-á dos painéis superiores laterais da porta principal da nova igreja, com peças em bronze, enquanto o canadiano Kerry Joe Kelly terá a seu cargo os painéis inferiores, em vidro.
O pórtico de entrada terá ainda uma escultura de anjos em adoração da autoria de Maria Loizidou, do Chipre, enquanto o crucifixo do interior do templo tem a assinatura de Catherine Green, da Irlanda.
Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, do italiano Benedetto Pietrogrande, a colocar no presbitério da Igreja, cuja parede de fundo, com mais de 500 metros quadrados, receberá uma obra em mosaicos dourados do esloveno Marko Ivan Rupnik.
Siza Vieira ficará ligado à nova igreja com um painel de azulejos no átrio dos apóstolos S. Pedro e S. Paulo, enquanto o polaco Czeslaw Dzwigaj está a esculpir uma estátua do Papa João Paulo II, que será colocada no exterior do templo.
Também no espaço exterior será erigida a nova Cruz Alta, da autoria do alemão Robert Schad.
A nova igreja está orçada mais de 60 milhões de euros, terá capacidade para cerca de nove mil pessoas, e tem arquitectura do grego Alexandros Tombazis.

Sem comentários: