08 junho 2007

Gonçalo Favinha deixa Juventude Ouriense

Gonçalo Favinha depois de quatro anos no Juventude Ouriense, ruma para Braga onde vai defender na próxima época as cores do Hóquei Clube de Braga.
Favinha nasceu para o hóquei no Parede. Ainda júnior foi para o Salesianos e já como sénior representou o Benfica, Turquel, Sporting de Tomar e Juventude Ouriense.
O camisola 7 do JO, é muito acarinhado pela massa associativa do clube, principalmente pelos mais jovens. Para isso terá contribuído a sua maneira de ser - sociável, simpático, mas também a forma como joga hóquei.
Com o seu stick a servir de "varinha mágica", vimo-lo fazer "magias", jogadas de encher o olho e habituou-nos a marcar golos. Muitos golos. Em representação do Juventude Ouriense, marcou 270 golos. Foi sempre o melhor marcador dos campeonatos nacionais que participou. Este ano não foi excepção, marcou 49 golos e conquistou o 1.º lugar na lista dos melhores marcadores do campeonato nacional da 1.ª divisão.

NO: Que balanço fazes destes quatro anos de Juventude Ouriense?
GF: Penso que o balanço é extremamente positivo, pois vim para este clube quando ele estava para acabar, e em quatro anos estamos na primeira divisão. É lógico que nem tudo foram rosas pois não foi fácil andar a jogar numa 3.ª divisão onde o hóquei praticado não é dos mais agradáveis de se ver nem jogar. Chegávamos a ter 2 e 3 pessoas a verem os jogos em certos pavilhões, não foi fácil, e ao longo dos anos foi um clube que foi ganhando o respeito dos grandes emblemas nacionais, isto tudo com muito trabalho. Felizmente conseguimos atingir a 1.ª divisão na época passada, feito inédito para este grande clube. Este ano conseguimos manter a equi-pa sénior na 1.ª divisão, foi mais uma festa que tive ao serviço deste clube que aprendi a gostar muito.
NO: Quais as razões que te levaram a trocar o JO pelo Hóquei de Braga?
GF: Várias razoes, mas a principal foi a proposta do Braga que foi bastante boa para mim em todos os aspectos. Claro que saio com alguma tristeza porque este já é o meu clube, penso que já faço parte dele e ele de mim, mas a vida tem destas coisas. A vida continua para ambos e que seja de muito sucesso. Desde já quero aqui publicamente desejar muitas felicidades ao Jorge Godinho e ao Manel, que vão ser as duas pessoas que vão orientar a equipa na próxima época. Que tudo lhes corra bem.
NO: O contrato é de quantos anos?
GF: O contrato que me foi apresentado é por dois anos, mas como sou apolo-gista dos contratos de um ano, em principio será de uma época.
Como vai ser jogar contra o Juventude Ouriense?
GF: Logicamente que não vai ser fácil, pois tenho aqui muitos amigos onde fui sem-pre bem tratado, tanto a nível directivo como de associados. E esta foi a minha segunda casa durante 4 anos. Vai ser bastante estranho, mas tenho de defender as cores do clube onde estou, mesmo que me custe.
NO: Os ourienses podem contar com o teu regresso?
GF: Quem sabe? Não sei o que o futuro me reserva mas logicamente que deixo as portas abertas onde sempre me trataram muito bem. Não depende só de mim, mas claro que gostaria de voltar, as pessoas sabem o meu gosto pelo clu-be.
NO: Queres deixar alguma mensagem aos teus colegas e aos sócios do Juventude Ouriense?
GF: Sim, quero. Quero a-gradecer em especial a uma pessoa que me ajudou imen-so no meu início de Juventude Ouriense. Uma pessoa por quem tenho grande estima, esteja onde estiver, essa pessoa é a professora Mada-lena. Obrigado por tudo.
Em relação aos meus co-legas queria-lhes dizer um obrigado a todos por me ajudarem em todos os aspectos, e que eles tenham sucesso tanto desportivo como pessoal, porque vão todos no meu coração. Lógico de que uns mais que outros, devido ao facto de ter passado momentos muito bons, refiro-me ao Jorge Godinho, ao Manel e ao Hélder Ferreira, com quem passei momentos únicos.
Uma palavra de agradecimento aos directores, seccionistas esses que "atu-ram" os atletas. Em relação aos sócios um muito obrigado pelo carinho que sempre me deram em ringue e fora dele e que continuem a encher o pavilhão como o fazem sempre, e que continuem a apoiar a equipa como o têm feito. Um muito obrigado às gentes de Ourém, vocês são fantásticos.
Não digo um adeus mas sim um ate já. Felicidades para todos os ourienses.

Sem comentários: