20 julho 2007

Câmara implementa compostagem doméstica

A Câmara de Ourém vai distribuir pelos munícipes, gradualmente durante três anos, 860 compostores domésticos, que para além de permitirem uma significativa redução dos resíduos em aterro, tornarão possível o aproveitamento de resíduos orgânicos através da sua transformação em adubo de elevada qualidade, adianta o gabinete de comunicação do município.
A distribuição dos compostores irá abranger, nesta primeira fase as freguesias de Atouguia, Fátima e Nossa Senhora da Piedade, recebendo, respectivamente, cada uma 235, 440 e 185 compostores. Serão ainda nesta fase, distribuídos a estabelecimentos de ensino que possuam áreas ajardinadas, permitindo aos mais novos o contacto com esta técnica simples.
A distribuição do material terá início em Setembro, sendo assegurada formação aos utilizadores e aos técnicos da autarquia que irão acompanhar o processo.
Os interessados poderão inscrever-se junto da Divisão de Ambiente da autarquia, sendo dada prioridade a habitações que possuam alguma forma de energia alternativa. Os aderentes podem solicitar a qualquer momento apoio à autarquia na implementação do processo.
O que é a compostagem?
É um processo através do qual materiais exclusivamente orgânicos (restos alimentares, desperdícios de jardim, etc.) são transformados num composto fertilizante orgânico através da acção de diversos microorganismos, micróbios, fungos, pequenos animais e até algumas plantas.
A compostagem é um processo simples, requerendo apenas um recipiente (contentor) e a acção do tempo. Desde que todos os cuidados –que serão transmitidos durante a formação- sejam seguidos, é um processo que não tem riscos para a saúde e necessitará de atenção mínima.

Sem comentários: