23 novembro 2007

Leiria-Fátima considera “inaceitável” mapa de turismo

A Região de Turismo de Leiria-Fátima está preocupada com o actual mapa de Turismo que implica a redução das actuais 19 regiões de turismo para apenas 5, estas correspondentes às circunscrições territoriais das designadas NUTS II.
A identidade que a Região diz conquistado internacionalmente, ao longo dos últimos 50 anos “corre o risco de desaparecer”. São “anos de trabalho, esforço e recursos públicos desperdiçados”, adianta em comunicado, a Comissão Regional da Região de Turismo Leiria/ Fátima.
A Comissão Regional, considera, “inaceitável o eventual desmembramento da área geográfica da Região de Turismo Leiria/Fátima e a sua total perda de identidade”. Os responsáveis da Região de Turismo entendem a necessidade de uma reestruturação do sector, aceitam a fusão com outras regiões numa “lógica de complementaridade do produto turístico, numa realidade em que os agentes regionais privados do sector se possam rever e não numa mera divisão politica/administrativa, sem que a regionalização nacional seja uma realidade”.
“É inquestionável a mais valia de Fátima enquanto “marca” potenciadora de toda a Região; é inquestionável a sua afirmação internacional, assim como o é o facto de toda esta Região estar dotada de um vasto património histórico e edificado, afirmado na presença de castelos, santuários, igrejas e na imponência dos Mosteiro de Alcobaça e da Batalha, ambos classificados como Património da Humanidade pela UNESCO”, refere ainda a Região de turismo.
O documento a ser enviado à Secretaria de Estado do Turismo refere ainda que, dos 10 produtos seleccionados,, ao abrigo do PENT, a Região de Turismo Leiria/Fátima pode afirmar as suas potencialidades no âmbito da Gastronomia e Vinhos, Touring Cultural e Paisagístico, Saúde e Bem Estar, Turismo de Natureza, Mice, City&Short Breaks, Turismo Náutico e Sol & Mar.

Sem comentários: